BUSCA PELO ARQUIVO "07/2019"

24 Julho 2019 - 20:30

Comunidade de Livramento participa dos debates sobre Regularização Fundiária

Foto: Blog Regional

A comunidade da região de Livramento de Nossa Senhora teve oportunidade de esclarecer questões importantes sobre a regularização fundiária urbana e rural (Reurb). O Projeto Área Legal, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia, por meio da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), realizou debates sobre o tema, no auditório da Câmara de Vereadores do município, na terça-feira (23). A primeira palestra abordou o conceito, modalidades, implicações legais e a importância do Reurb para fomentação do desenvolvimento econômico. A exposição ficou por conta do Delegatário do Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos do município de Barra, Hervison Barbosa Soares. Em seguida, a Delegatária do Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos do município de Livramento de Nossa Senhora, Célia de Castro Meira, falou sobre o papel do cartório de imóveis na Reurb. O Delegatário Hervison comentou sobre a experiência das palestras ministradas e a importância da regularização fundiária. 

Comunidade de Livramento participa dos debates sobre Regularização Fundiária

Foto: Blog Regional

O Projeto Área Legal aproxima os agentes envolvidos na regularização fundiária urbana e rural e a comunidade, a fim de promover esclarecimentos sobre os procedimentos a serem adotados para registro de um imóvel irregularmente ocupado, assegurando a função social da propriedade. O Juiz de Direito da Vara de Registros Públicos da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, Antônio Carlos do Espirito Santo Filho, representou o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Salomão Resedá, que não pode estar presente no evento. O Desembargador enviou um vídeo cumprimentando os participantes e destacando a importância do Reurb. O evento contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Lindembergue Cardoso, que dissemina a música, educação e a arte entre adolescentes e adultos na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Também estiveram presentes o Juiz de Direito da Vara Crime de Livramento de Nossa Senhora, João Lemos Rodrigues; o Presidente da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, José Araujo Santos; e o Diretor de Finanças do Município de Livramento de Nossa Senhora, Jander Rego Vieira.

24 Julho 2019 - 20:23

Prefeitura de Jussiape entrega ordem de serviços para Construção da Praça Dr. Procópio Pereira Alencar

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Jussiape pelo seu secretário de administração, Everton Santos Novais entregou a empresa Construmendes na última segunda-feira (22) a ordem de serviços para Construção da Praça Dr. Procópio Pereira Alencar no município, conforme contrato de repasse Ministério da Cidade 856801/2017- operação 1045195-17. Será um espaço livre para recreação e lazer, com acessibilidade garantida por piso tátil e rampas, em uma área central da cidade e que, hoje, estar carente de manutenção. O objetivo da administração e tornar a Praça um local bonito, preservado para que as famílias possam se reunir em um espaço agradável. Veja o projeto:

24 Julho 2019 - 07:09

Vem aí Treinão Circuito do Umbu de Mountain Bike  em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação

Acontecerá no próximo domingo (28), Treinão Circuito do Umbu de Mountain Bike em Livramento de Nossa Senhora. O evento contará com a presença de ciclistas de toda região. Segundo apurou o Blog Regional, aproximadamente 100 participantes irão abrilhantar o Treinão Circuito do Umbu de Mountain Bike, que terá a concentração  e largada na Comunidade dos Caíres, na Rua do Fogo e chegada no mesmo local. A realização e maiores informações na Eco Bike, localizada na Avenida Dr. Nelson Leal, Nº 48 no centro de Livramento ou pelos telefones: 77 3444-1758 ou 77 99997-8417. Venha prestigiar mais um evento de todos nós. A organização do evento é nossa, mais só acontece com sucesso com a presença de cada um de vocês, atletas e público!

23 Julho 2019 - 08:57

Livramento encerra ciclo de reuniões do mês de julho do Projeto Área Legal

Foto: Blog Regional

Durante o mês de julho o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Salomão Resedá, dá continuidade aos debates do Projeto Área Legal, com a promoção de reuniões para discutir a Regularização Fundiária (Reurb). A ação, uma iniciativa da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), já aconteceu este mês nas Comarcas de Lençóis, Amargosa e Una. Nesta terça-feira (23), às 14 horas, será a vez da realização do evento no Município de Livramento de Nossa Senhora, no auditório da Câmara de Vereadores. No decorrer das reuniões, a Corregedoria fortalece o diálogo entre os Delegatários (Tabeliães e Registradores de Imóveis) das serventias extrajudiciais do estado da Bahia, com prefeitos, vereadores, servidores públicos e demais agentes políticos e/ou administrativos, além de cidadãos interessados na Regularização Fundiária de suas cidades. O objetivo da ação é aproximar os agentes envolvidos na regularização fundiária urbana e rural, de cada município, no sentido de esclarecimentos aos procedimentos a serem adotados, com o fim de registro de um imóvel irregularmente ocupado e, ainda, assegurar a função social da propriedade. O Corregedor, Desembargador Salomão Resedá, faz a abertura oficial do projeto em Livramento de Nossa Senhora, acompanhado do Juiz de Direito da Vara de Registros Públicos da comarca, Antônio Carlos do Espirito Santo Filho, e do Prefeito do Município, José Ricardo Assunção Ribeiro. Na primeira semana de agosto, será a vez das Comarcas de Queimadas (02/08) e Itapetinga (05/08) receberem o Projeto Área Legal. Conceição do Coité e Casa Nova foram as primeiras a realizar o projeto, nos dias 24/05 e 11/06, respectivamente.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO EM LIVRAMENTO:

14h – Recepção dos participantes

14h30 a 15h – Abertura oficial:
Desembargador Salomão Resedá, Corregedor das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia;
Dr. Antônio Carlos do Espirito Santo Filho, Juiz de Direito da Vara de Registros Públicos da Comarca de Livramento de Nossa Senhora;
Sr. José Ricardo Assunção Ribeiro, Prefeito do Município de Livramento de Nossa Senhora;

15h – Apresentação da Orquestra Sinfônica Lindembergue Cardoso, que dissemina a música, educação e a arte entre adolescentes e adultos na cidade de Livramento de Nossa Senhora;

15h10 a 15h50 – Palestra Reurb (significação): Conceito, modalidades, implicações legais e sua importância para fomentação do desenvolvimento econômico.
Expositor: Hervison Barbosa Soares, Delegatário do Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos do município de Barra.

15h50 a 16h20 – Palestra: O papel do cartório de imóveis na Reurb
Expositora: Célia de Castro Meira, Delegatária do Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos do município de Livramento de Nossa Senhora.

16h20 a 16h40 – Encerramento

23 Julho 2019 - 08:46

Bahia é o estado do Nordeste com maior número de mortes por Hepatite B desde 2000

Foto: Marcelo Martins

A Bahia é o estado do Nordeste com maior número de mortes por Hepatite B, de acordo com dados de uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde (MS). Foram 256 casos de morte pela doença entre os anos de 2000 e 2017. Os dados apontam ainda que, com relação ao tipo C – o gênero mais grave da doença – o estado fica em segundo lugar na região: foram 855 no mesmo período. Em dados nacionais, a Bahia ocupa os 7º lugar do país por Hepatite C e 8º por Hepatite B. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), este ano já foram registradas 55 mortes por hepatites virais. Os dois tipos da hepatite são perigosos, porque a doença pode se tornar crônica e evoluir para cirrose ou câncer. Para o tipo B da doença há vacinha, que ainda não existe para o vírus tipo C. A aposentada Terezinha Santana, de 64 anos, descobriu há 11 que tinha hepatite do tipo C. Por causa da doença ela desenvolveu outros problemas de saúde. "Não era só hepatite C, era muita coisa. Era hepatite C, era cirrose, hepatite autoimune e ainda tinha um nódulo", listou. Na maioria das vezes a doença é silenciosa e a pessoa não percebe que tem o vírus, por isso é preciso fazer teste de detecção. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que uma em cada 20 pessoas com hepatite sabe que tem o vírus. "Tanto a hepatite B, quanto a hepatite C são patologias silenciosas. Evoluem por cerca de 30 anos e só na fase final é que os sintomas aparecem", explicou o hepatologista Antônio Ricardo Andrade. O Hospital das Clínicas é referência em casos de doenças do fígado. O diagnóstico precoce ajuda no tratamento das hepatites "No caso da hepatite B nós utilizamos drogas orais, que controlam a doença. Infelizmente, essas drogas não eliminam o vírus do indivíduo, apenas controlaram. Mas no caso da hepatite C, hoje em dia nós utilizamos drogas orais altamente eficazes, com pouquíssimos efeitos colaterais, e com altíssimas taxas de cura", detalhou o também hepatologista Andre Lyra.

23 Julho 2019 - 08:33

Conquista: Governador Rui Costa diz que não vai a inauguração de aeroporto, com Bolsonaro

Foto: Blog Regional

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta segunda-feira (22) que não vai participar da cerimônia de inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. No evento, estará o presidente Jair Bolsonaro. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador afirmou que não irá ao evento porque o ato se transformou em ato político-partidário, se referindo à presença de Bolsonaro. O Palácio do Planalto informou que não irá comentar as declarações de Rui Costa. A cerimônia está marcada para a terça-feira (23). Essa será a primeira vez que o presidente irá ao nordeste após causar indignação ao usar um termo pejorativo para se referir aos nordestinos. Ainda no vídeo, o governador da Bahia diz que a forma como a cerimônia será feita exclui a participação do povo da inauguração de um equipamento público. “A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso”, disse ao explicar a decisão. O aeroporto de Vitória da Conquista começou a ser construído em 2014, durante o segundo mandato do ex-governador Jaques Wagner, com recursos estaduais e federais. Cerca de 30% dos recursos vieram do governo estadual.

22 Julho 2019 - 12:42

Projeto de lei do deputado Marquinho Viana apresentado em maio institui o Dia de Irmã Dulce, em 13 de outubro

Foto: Divulgação


O deputado Marquinho Viana (PSB), apresentou no dia 23 de maio passado, na Assembléia Legislativa, projeto de lei que institui o Dia da Santa Irmã Dulce dos Pobres, no Estado da Bahia, a ser comemorado todos os anos no dia 13 de outubro, dia da sua canonização pelo papa Francisco, no Vaticano. A iniciativa pioneira do deputado aguarda a aprovação da ALBA para entrar em vigor. O deputado Marquinho Viana apresenta uma série de justificativas para o projeto, pedindo aos “ilustres pares, que aprovem o Projeto de Lei, como uma justa homenagem a quem tanto ajudou a Bahia e ao Brasil, considerando, especialmente, que Irmã Dulce deixou um legado de  virtudes e de trabalho que orgulha a todos os baianos”.

História

Marquinho Viana relembra em sua justificativa que “em 26 de maio de 1914 nasceu em Salvador, Maria  Rita de Souza Brito Lopes Pontes, que aos 13 anos manifestou sua vocação para a vida cristã de solidariedade e amor aos pobres e doentes. Com esta idade atendia  no portão de sua casa, intitulado  A Portaria de São Francisco. Em homenagem à sua genitora, adotou  o nome Irmã Dulce, quando tornou-se freira da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em 1933, no estado de Sergipe. Trabalhar pelos necessitados foi o grande objetivo de toda a sua vida. Sua obra caritativa se concretizou na assistência às comunidades carentes, como os Alagados, em Itapagipe, e na invasão a cinco casas, na Ilha dos Ratos, para abrigar doentes, e ainda ocupou o galinheiro do Convento Santo Antônio, para onde levou cerca de 70 pessoas doentes. Para socorrer os pobres não media obstáculos, nem poupava a sua saúde, sempre debilitada. Fundou também a primeira organização operária católica da Bahia, em 1936 – a União Operária de São Francisco. O trabalho assistencial de Irmã Dulce se expandiu com a fundação da Associação Obras Sociais da Irmã Dulce, que contempla o Albergue Santo Antônio e o Hospital. Falecida em 13 de março de 1992, aos 77 anos, sua vida foi marcada pela dedicação aos doentes, albergados, deficientes e órfãos. Após sua morte, casos extraordinários de curas foram revelados, justificando a decisão de Vaticano, através do Papa Bento XVI, de considerá-la Venerável. Após ser reconhecido o segundo milagre, foi-lhe concedido o título  de Bem  Aventurada Dulce dos Pobres. Com o decreto do Papa Francisco, a beata será proclamada SANTA”, finaliza o deputado Marquinho Viana.
 

22 Julho 2019 - 12:33

Livramento: Homem morre após ter 80% do corpo queimado em acidente

Foto: Divulgação | Arquivo Pessoal

Um homem identificado como Marivaldo Lima de Oliveira, 27 anos, conhecido como "Manchinha de Vado" veio a óbito na madrugada desta segunda-feira (22), após ter 80% do seu corpo queimado. Segundo informações apuradas pelo Blog Regional, Marivaldo transitava pelo Bairro Benito Gama quando por motivos desconhecidos acabou colidindo contra um veiculo. Na ocasião, Marivaldo levava uma embalagem com gasolina que acabou pegando fogo em consequência da colisão. O mesmo foi socorrido para UPA24 horas – Marilton Tanajura Matias onde aguardava transferência, porém o mesmo veio a falecer. O Blog Regional se solidariza com a família nesse momento de dor.

22 Julho 2019 - 11:57

Menino de 11 anos é baleado ao manusear arma de fogo no sul da Bahia

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Um menino de 11 anos atirou acidentalmente na própria perna, ao manusear uma arma de fogo de fabricação caseira, na localidade de Ponto Central, zona rural de Santa Cruz Cabrália, sul da Bahia. De acordo com a Coordenadoria da Polícia Civil na região, a arma pertence a um homem de prenome Zé, que trabalha como caseiro. Não há informações se há relação parental entre a criança e o dono da arma. O acidente ocorreu na sexta-feira (19). Após o disparo, a criança foi socorrida para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, também no sul da Bahia. O garoto tem estado de saúde estável, mas não há detalhes se ele já recebeu alta. Ainda não há registro do caso na Polícia Civil. Entretanto, equipes já estão tentando contato com a família para apuração formal da situação.

22 Julho 2019 - 11:41

Batida entre carros deixa quatro mortos em rodovia federal da Bahia

Foto: Thainá Lôbo/Site Voz da Bahia

Uma batida entre dois carros de passeio deixou quatro pessoas mortas, no fim da noite de domingo (21), na BR-101, trecho do município de Laje, a cerca de 235 quilômetros de Salvador. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 23h20, na altura do Km-280. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da batida e nem se outros feridos. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da PRF foram encaminhadas ao local e seguem a em atendimento. O impacto da batida foi tão grande, que o motor de um dos carros foi arrancado. O veículo ficou completamente destruído. Os corpos foram enviados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Santo Antônio de Jesus, que fica a cerca de 45 quilômetros de Laje, onde serão periciados.

Batida entre carros deixa quatro mortos em rodovia federal da Bahia

Foto: Thainá Lôbo/Site Voz da Bahia