BUSCA PELO ARQUIVO "11/2020"

21 Novembro 2020 - 09:56

Anagé: Motorista morre após batida entre micro-ônibus e carro; ele ficou preso às ferragens

Foto: Blog do Anderson

Um motorista de um carro morreu após uma batida entre o veículo onde estava e um micro-ônibus na BA-262, altura de Anagé, cidade do sudoeste da Bahia, na noite de sexta-feira (20). A informação foi confirmada pelo 7º Grupamento de Bombeiros Militar. (GBM). Segundo a corporação, o acidente ocorreu na altura da Serra dos Pombos. Não há detalhes sobre as circunstâncias da batida e nem de feridos. Ainda de acordo com o 7º GBM, o motorista já estava morto quando os militares chegaram no local. O corpo foi retirado das ferragens e levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há detalhes se o motorista do micro-ônibus teve ferimentos.

20 Novembro 2020 - 15:15

Deputado Marquinho Viana celebra o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data em que faleceu Zumbi dos Palmares, um grande líder negro do Brasil que lutou durante toda a sua vida pela libertação da comunidade negra contra o sistema da escravidão. Essa comemoração é uma forma de fomentar a importância da igualdade entre os povos, de celebrar a inclusão dos negros na sociedade brasileira e de levantar diversas questões sobre discriminação, racismo e cultura afro-brasileira, assim como debates que buscam valorizar a cultura africana.

19 Novembro 2020 - 19:03

Cidades da Bahia são alvos de operação da Polícia Federal contra fraudes em verbas públicas da saúde

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Na manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Metástase,  para desarticular esquema de fraude em licitações e desvio de recursos públicos destinados ao Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no norte da Bahia. A ação cumpriu mandados nos municípios de Salvador, Castro Alves, Guanambi e Juazeiro. De acordo com reportagem da TV Bahia, a Polícia Federal, responsável pela Operação Metástase, informou que com o apoio da Controladoria-Geral da União, foram cinco mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e 16 de busca e apreensão. Entre os locais onde foram cumpridos os mandados, está a sede da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em nota, a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) informou que acompanha o cumprimento do mandado de busca e apreensão na sede da Sesab, de documentos relacionados ao Hospital Regional de Juazeiro e às instituições IBDAH e APMI. "A orientação é a de garantir o fiel cumprimento da decisão judicial, considerando que o Estado da Bahia é o maior interessado nos esclarecimentos dos fatos", diz a nota.

19 Novembro 2020 - 13:10

Carro cai dentro do canal de irrigação em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Na manhã desta quinta-feira (19), um automóvel Gol de cor vermelha, caiu dentro do canal de irrigação do perímetro irrigado do Brumado, na Comunidade de Barrinha em Livramento de Nossa Senhora. Segundo uma testemunhas, "o motorista do veículo ficou dormindo dentro do veículo por mais de duas horas". Apesar do susto, o motorista foi socorrido pelo Samu 192. 

19 Novembro 2020 - 12:37

 Eleições: Situação faz o maior número de vereadores em Livramento

Vereadores da situação. Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Na eleição do último domingo (15), foram eleitos 13 vereadores em Livramento de Nossa Senhora, destes, 08 são da base do prefeito reeleito Ricardinho Ribeiro (REDE): Cidão Aracatu (PL), Batata (REDE), Huga de Lafaiete (REDE), Paulo Lessa Filho (REDE), Vitalmir Moura (REDE), Zé Pinha (REDE), Kinka (PL) E Deca de Dionisio (PL).  Pela oposição, se elegeram: Alan de Goncalinho (PSD), Juscélio Pires (PSD), Zé de Vital (PSD), Professor Zemar (PSD) e Osvânio da Barrinha (PSD).

 Eleições: Situação faz o maior número de vereadores em Livramento

Vereadores de oposição. Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional | Redes sociais

19 Novembro 2020 - 12:04

Eleições: 28.462 cidadãos votaram nas eleições de 2020 em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O município de Livramento teve 33.646 eleitores aptos a votarem nas eleições do último domingo (15). Destes, 28.462 compareceram às seções eleitorais para votarem, onde elegeram o prefeito Ricardinho Ribeiro e os 13 vereadores. Votaram em branco 337 eleitores e nulos 972.

18 Novembro 2020 - 16:35

Guanambi: MPF denuncia secretário de Saúde por fraudes em projeto de tratamento de glaucoma pelo SUS

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o secretário de saúde da cidade de Guanambi por estelionato e falsificação em um projeto para tratamento de glaucoma pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Três médicos também foram denunciados pelos mesmos crimes, além de lesão corporal. O G1 tentou falar com o secretário Manoel Paulo Fraga Rodrigues, através do telefone e e-mail da secretaria, mas até a última atualização desta reportagem não havia conseguido contato. Os nomes dos médicos denunciados não foram divulgados. Segundo o MPF, os procedimentos do projeto de tratamento do glaucoma eram feitos em uma clínica, que chegou a receber R$ 9,4 milhões do SUS para atendimentos em Guanambi e em outros 30 municípios próximos, entre 2013 e 2017. A clínica tem sede em Salvador e filiais em outras cidades. Na denúncia, as apurações do MPF apontam que os médicos responsáveis colocaram em risco a saúde dos pacientes, inseriram dados falsos no sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e descumpriram diversos requisitos da Política Nacional de Atenção Oftalmológica. O Ministério Público Federal afirma ainda que os crimes só aconteceram, porque o secretário foi "omisso e conivente". Ele é o responsável por credenciar, regular, controlar e avaliar a empresa, além de ser quem reporta ao Ministério da Saúde as irregularidades encontradas, o que segundo o MPF não foi feito. Os médicos devem responder ainda por entrega de substância nociva à saúde cometida contra pacientes. O MPF pediu à Justiça a condenação dos três e do secretário.

18 Novembro 2020 - 16:17

Justiça determina descontos em mensalidades a três unidades de ensino de Brumado

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A Justiça acatou pedidos liminares realizados em ações civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público estadual e determinou a três instituições de ensino do município de Brumado, duas escolas e uma faculdade, a redução do valor das mensalidades cobradas aos alunos até o retorno das aulas presenciais, que estão suspensas em razão da pandemia da Covid-19. As três ações foram ajuizadas pelo promotor de Justiça Millen Castro. As decisões foram proferidas nos últimos dias 12 e 13 de novembro. Às escolas Centro de Educação Maria Nilza Siva e Nossa Senhora de Fátima, foi determinada a redução de 30% no valor das mensalidades dos alunos da educação infantil (três a cinco anos) e de 22,5% do ensino médio. Segundo as decisões, as unidades escolares devem possibilitar ao responsável financeiro cancelar ou suspender o contrato e as cobranças das mensalidades, para a educação infantil (creche) até 03 anos, caso a instituição de ensino não esteja prestando serviço em conformidade com os padrões dos Conselhos de Educação, como também garantir a opção da rescisão do contrato, sem considerá-la como inadimplência contratual. Já a Faculdades Pitágoras deve reduzir em 30% as mensalidades. O desconto poderá ser menor, de no mínimo 20%, desde que a instituição mantenha pelo menos 70% de sua grade de aulas em ambiente virtual. Os descontos, incluindo os das escolas, não podem ser cumulativos com outros previamente concedidos e não podem estar vinculados a qualquer documento comprobatório das condições financeiras do aluno. As instituições devem ainda substituir ou aprimorar a plataforma virtual de reuniões para as aulas remotas, ouvindo sugestões e opiniões dos alunos e pais, em um prazo de 15 dias. Cada descumprimento das decisões gera multa de R$ 1 mil.

18 Novembro 2020 - 14:48

Barra da Estiva: Homem é encontrado morto no Bairro Alto México

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Na manhã de terça-feira (17), o corpo de um homem identificado como José Lúcio Pires Silva, de 39 anos de idade foi encontrado por um transeunte, próximo a um matagal na Rua da Baixada, Bairro Alto Mexico, em Barra da Estiva. De acordo com informações da polícia, a vítima estava com ferimentos indicativos de projétil de arma de fogo. As polícias Civil e Militar estiveram no local e adotaram as  providências iniciais, tais como, isolamento e preservação local. A autoria do crime é desconhecida. 

17 Novembro 2020 - 18:52

46ª CIPM faz balanço das ações durante eleições municipais

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A Comandante da 46ª CIPM/ Livramento divulgou o balanço das ações de policiamento nos 09 municípios de responsabilidade da unidade, durante todo o dia 15, o qual estava sob a Coordenação Especial durante o pleito, do Ten Cel PM Silvio Berlink, desde o dia 10/11/2020: 01 tentativa de invasão a domicílio em Paramirim 01 crime de ameaça em Rio do Pires com apreensão de arma de fogo por porte ilegal; 01 boca de urna e posse de entorpecentes em Livramento. "Todos os envolvidos nas ocorrências citadas foram conduzidos às respectivas Delegacias de plantão", informou a unidade. A Major PM Cleise avaliou que as ocorrências policiais transcorreram de forma esperada neste domingo das eleições.  A operação "Eleições Municipais" da 46ª CIPM contou com 100% do efetivo de policiais militares e com o reforço da CIPE/Sudoeste e RONDESP, nos nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Dom Basílio, Érico Cardoso, Caturama, Rio de Contas, Rio do Pires, Botuporã e Jussiape. Foram mais de 36 horas de trabalho, iniciados com serviço de prontidão, às 14 horas do dia 14/11 em cada Destacamento de Polícia Militar e na Sede do Quartel, com a guarda e escolta de urnas para cada seção eleitoral e se estendendo até a madrugada desta segunda-feira com o policiamento ostensivo motorizado ou a pé. "Foi notório mais uma vez, que o planejamento operacional desenvolvido pela Polícia Militar e o desempenho e comprometimento de cada Policial Militar durante o processo eleitoral foram e sempre serão instrumentos de promoção da paz social e ordem pública", ressaltou a comandante.