BUSCA PELO ARQUIVO "12/2020"

30 Dezembro 2020 - 15:34

Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, é reaberto para turismo

Foto: Reprodução/Branco Pires

O Parque Natural Municipal do Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, foi reaberto nesta quarta-feira (30) para visitação. A permissão foi anunciada em nota pela Secretaria do Turismo da prefeitura de Palmeiras/Ba. O departamento justificou que a reabertura acontece devido ao “transtorno que vem sendo causado com o fechamento do Parque”. Completou mensagem pedindo “o zelo pela segurança de todos” e ressaltou que será necessário o uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras. Desde o dia 14 de dezembro, algumas trilhas e atividades da Chapada já haviam sido liberadas para visitantes, mas o Morro do Pai Inácio até então estava interditado.

30 Dezembro 2020 - 15:18

Seis mil PMs fiscalizarão praias, hotéis, bares e condomínios no dia 31

Foto: Divulgação/SSP-BA

Seis mil policiais militares atuarão no dia 31 de dezembro, fiscalizando possíveis festas ilegais, na Bahia. Unidades territoriais e especializadas darão atenção especial às praias, condomínios, hoteis, bares e espaços com histórico de eventos. Em Salvador, os bairros da orla marítima contarão com patrulhamento reforçado. Viaturas quatro e duas rodas, além de aeronaves serão empregadas. Regiões mais populares, com registros recentes de paredões, também serão verificadas. Na RMS e interior, principalmente nas cidades turísticas, as guarnições realizarão patrulhamento terrestre e, se necessário, com uso de embarcações para acessos à ilhas.

30 Dezembro 2020 - 15:05

Justiça suspende festas no Sul da Bahia

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

À pedido da Procuradoria Geral do Estado, a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia Cinthya Maria Pina Resende suspendeu a eficácia da decisão do juiz plantonista da Comarca de Porto Seguro que autorizou da realização de eventos festivos de fim de ano na referida cidade. “O perigo da demora de uma decisão judicial é latente, considerando o notório volume de eventos programados e as notícias veiculadas nos meios de comunicação nacional e na rede mundial de computadores, da circulação de pessoas e desembarque de passageiros ao Município de Porto Seguro, bem como, diante da vigência da norma Estadual retromencionada, o que poderá, a despeito das deliberações pelos entes federativos interessados, ensejar perigosa e catastrófica aceleração do processo contaminação pela COVID-19, impondo reflexos irreparáveis em toda a população regional e local”, pontou a magistrada. Ainda de acordo com a desembargadora, a decisão contestada pela PGE, subjuga a decisão emanada do Tribunal de Justiça da Bahia, detentor da atribuição para conhecer e julgar demandas envolvendo municípios do Estado e o Estado da Bahia, na medida em que determina, por decisão judicial, o suprimento da autorização municipal para realização de eventos, bem como determina a comunicação acerca da necessidade de efetivo Policial Militar, para tornar viável a realização dos eventos pelos quais o Tribunal fundamentadamente deliberou pela proibição, em clara burla a usurpação de competência constitucional do TJBA, a quem compete apreciar tal matéria.

30 Dezembro 2020 - 15:01

Instituto Butantan recebe mais 1,5 milhão de doses da vacina Coronavac

Foto: Divulgação / Instituto Butantan

O governo de São Paulo recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), a sexta remessa com mais 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A carga veio em um voo comercial e chegou ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, em São Paulo, por volta de 5h30, 20 minutos antes do previsto. Ao todo, com a chegada do novo lote, o Butantan já recebeu 10,6 milhões de doses da Sinovac. A vacina ainda não foi autorizada pela Anvisa para uso e está na terceira fase de testes. Na véspera de Natal, São Paulo recebeu a maior carga do imunizante, com 5,5 milhões de doses.

30 Dezembro 2020 - 09:59

Porto Seguro: 8° BPM encerra evento com 700 pessoas em Trancoso

Foto: Divulgação/SSP-BA

O 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro) encerrou mais um evento irregular, no distrito de Trancoso. A festa acontecia em um imóvel de luxo, na noite de terça-feira (29), com a participação de cerca de 700 pessoas. No último sábado, outra aglomeração foi finalizada, também em uma casa de alto padrão, na mesma localidade. Dessa vez, uma denúncia anônima levou as guarnições até o local. O evento, que segundo apuração inicial teve ingresso comercializado através de redes sociais, foi encerrado e o público dispersado. O responsável pela festa ilegal foi identificado e será apresentado na Delegacia Territorial (DT) de Porto Seguro.

30 Dezembro 2020 - 09:40

Congresso aprova na LDO a revitalização do canal do Perímetro Irrigado de Livramento

Foto: Divulgação

A revitalização de canal do perímetro irrigado no município baiano de Livramento de Nossa Senhora teve aprovação do Congresso Nacional na votação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), visando a destinação de recursos do Orçamento da União de 2021 para essa finalidade. A inclusão desse pleito de fruticultores e agricultores familiares livramentenses foi defendida pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT), através de emenda parlamentar de sua autoria. A emenda aprovada é a de número 2751001/2021 à LDO 2021, para a Revitalização e Modernização das Obras de Infraestrutura Hídrica no Canal de Irrigação do Perímetro de Irrigação do Brumado – Município de Livramento Nossa Senhora – Bahia. Com a aprovação dessa obra na LDO, o deputado Waldenor poderá defender junto à bancada do PT a apresentação de emenda destinando os recursos necessários no Orçamento da União de 2021. O pleito foi reforçado em reunião intermediada pelo suplente de vereador, Hugolino Lima, realizada em Livramento na ocasião da visita do deputado Waldenor por conta da campanha eleitoral. O parlamentar conversou sobre o assunto com a diretoria da Associação do Distrito Irrigado do Brumado (ADIB), presidida por Rosival Romão, quando também contou com a participação do candidato a prefeito Ricardo Ribeiro (Ricardinho). Na oportunidade, o parlamentar também se comprometeu a destinar à entidade que reúne cerca de 800 associados uma retroescavadeira para apoiar a produção local.

25 Dezembro 2020 - 10:26

Chapada Iphone realiza entrega de Brinquedos e Panetones à crianças de diversos Bairros e Comunidades de Livramento

Foto: Divulgação

Em inciativa de cunho solidário, a Chapada Iphone, realizou na tarde desta quinta-feira (24), entrega de brinquedos e panetones para crianças residentes na Barriguda, Cruzeiro, Matinha, Pernambuco, Itaguaçu, Rocinha, Vereda, Várzea de dentro, Jurema, Taquari e Benito gama em Livramento de Nossa Senhora. Os donativos foram adquiridos através de uma campanha realizada pela empresa no mês de dezembro, onde cada venda de um aparelho celular, parte do valor seria destinada a compras de brinquedos e panetones para serem distribuídos. Os idealizadores da iniciativa, ressaltam que além de ajudar essas crianças, a ação visa ainda mostrar a realidade em que essas pessoas se encontram.

Chapada Iphone realiza entrega de Brinquedos e Panetones à crianças de diversos Bairros e Comunidades de Livramento

Foto: Divulgação

“O Natal é uma época de amor e solidariedade. E 2020 foi um ano extremamente desafiador, quando milhares de pessoas perderam entes queridos com a pandemia, a economia sofreu grande impacto e por isso que a distribuição desses presentes e panetones é algo essencial neste momento. O verdadeiro espírito de Natal é este, estender a mão para os que precisam”, destacaram os sócios da Chapada Iphone, Rodrigo Skimell, Rony Júnior, Breno Izzo e Vitor Enzo que realizaram as entregas acompanhados por Eduardo Farias, Joanna Cezar e Maraiza Bonfim.

Chapada Iphone realiza entrega de Brinquedos e Panetones à crianças de diversos Bairros e Comunidades de Livramento

Foto: Divulgação

24 Dezembro 2020 - 13:06

Mensagem de boas festas da Churrascaria e Restaurante Bocas Grill

Foto: Divulgação

Natal é época de renascimento; é época de reacender o fogo da vida, de renovar os sonhos e metas para o ano novo que já se anuncia. É época também de celebrar todas as conquistas vividas e os objetivos alcançados. Esta é a época da virada, é tempo de planejar um ano ainda melhor do que este que está dando adeus. É tempo de reafirmar parcerias, e olhar para a frente com determinação e otimismo, levando conosco todas as lições que aprendemos. Desejamos a você um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero. Esperamos, por mais um ano, compartilhar grandes momentos e conquistas!

24 Dezembro 2020 - 13:02

Feira de Santana: Dupla suspeita de homicídio e tráfico de drogas é presa com mais de 50 kg de maconha e submetralhadora

Foto: Divulgação/PM-BA

Dois homens foram presos em flagrante após serem flagrados com mais de 50 kg de maconha, uma submetralhadora e um revólver, dentro de uma mochila em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), um deles é suspeito de uma tentativa de homicídio e o outro tem entradas por tráfico de drogas, posse de arma de fogo e roubo. A abordagem aconteceu na madrugada de quarta-feira (23), na rua E, que fica no bairro de Gabriela. Os policiais faziam rondas na localidade, quando viram cinco homens com uma mochila. Conforme a SSP, parte do grupo conseguiu fugir das guarnições, mas dois suspeitos foram alcançados. Com eles, também foram encontrados sementes de maconha, carregador, munições, embalagens plásticas e cinco balanças. A dupla, de identidade não revelada, foi levada para Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), no Complexo de Sobradinho.

24 Dezembro 2020 - 11:14

Paulo Lessa e Fernando Ledo são homenageados com nome de escolas em Livramento

Foto: Reprodução/Mandacaru da Serra/Blog Regional

A Câmara Municipal aprovou e foi publicado no Diário Oficial do Munícipio no último dia (21), a Lei N° 1.433/2018, onde fica instituído o dia 06 de dezembro como o Dia da Bandeira do Município de Livramento de Nossa Senhora. A data se refere ao nascimento de Helena Meira Lessa e Silva, que foi uma das criadoras do símbolo municipal. No Dia da Bandeira Municipal a mesma deverá ser hasteada em todas as repartições públicas e escolas municipais. Na mesma data foi publicada também a Lei de N° 1.434/2020, que Dispõe Sobre a renomeação de escolas do município e dá outras providências. A Escola Polivalente de Livramento, por exemplo, passa a se chamar Escola Municipal Fernando Ledo Santos Pereira. O nome escolhido é uma homenagem ao ex-prefeito Fernando Ledo, que faleceu no dia 16 de junho de 2008. Fernando, foi o 31º prefeito do município de 01/01/1993 a 31/12/1996. Além de ter exercido o cargo de vereador do município, na legislatura de 1972 a 1973 e professor aposentado. Outra mudança também ocorre na Escola Municipal de Lagoa Nova, que passou a se chamar Escola Municipal Paulo Roberto Lessa Pereira, homenageando assim, o ex-vereador Paulo Lessa, que faleceu em outubro deste ano, aos 51 anos, vítima de complicações pelo novo coronavírus. Paulo Lessa, finalizava o sexto mandato de vereador em Livramento e concorria ao sétimo nessas eleições de 2020. Lessa, foi presidente da Câmara Municipal 2015/2016 e também atuou como Secretário de Educação no município. Paulo Lessa deixou viúva a professora Geórgia Carneiro, e mais os filhos José Luís, Rita de Cássia que é mãe do seu neto Ian Lucas e Paulo Lessa filho, esse último sendo eleito o 5° vereador mais bem votado no município nas eleições de 2020. “Todas as pessoas que foram homenageadas são pessoas que contribuíram muito na nossa história, na construção da nossa sociedade”. Disse o prefeito, Ricardinho Ribeiro. Clique (aqui) e confira outras mudanças.