Histórico de Jan/2019

  • Foto: Divulgação
  • 31 // Jan // 2019
  • 09h47

Ney Eventos promete grandes novidades na Choppada Vip 360º no carnaval de Rio de Contas

Uma das festas mais aguardada e respeitada do Carnaval de Rio de Contas promete grandes novidades. Vem aí Choppada Vip 360º, um evento totalmente dinâmico, com All Inclusive e muita modernidade. Alimentação: Churrasco, Sushi e Acarajé. Open Bar: Cerveja, Vodka, Catuaba, Caipiroska, água e refrigerante. Em contato com o Blog Regional na última quarta-feira (30), o promoter Ney Eventos responsável pela melhor festa dentro do carnaval, disse que a Choppada Vip 360º está sendo idealizada com uma produção de qualidade para oferecer o que há de melhor para os foliões que irão participar do evento. Vale ressaltar que a Choppada Vip 360º, acontecerá dentro do circuito do carnaval no domingo dia (03) de março. Aguarde breve mais novidades.

  • Foto: Divulgação
  • 31 // Jan // 2019
  • 06h53

Livramento: Cidão Aracatu cumpre intensa agenda de trabalho em Salvador

O Presidente da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, Aparecido Lima da Silva, “Cidão Aracatu” esteve em Salvador cumprindo uma intensa agenda de trabalho. Na Capital Baiana, Cidão esteve reunido com o deputado federal eleito João Roma (DEM) onde o mesmo reafirmou seu compromisso para com o povo de Iguatemi e Livramento. “Estive em Salvador para lutar por benefícios para Livramento e para o Distrito de Iguatemi. Na oportunidade aproveitei para visitar o amigo e nosso deputado federal João Roma.  João Roma tomará posse dia 1º de fevereiro. Com ele conversei reafirmando compromissos e lembrando as reivindicações no nosso povo”. Escreveu Cidão em sua conta no facebook.

  • Foto: Divulgação/AgênciaALBA
  • 30 // Jan // 2019
  • 21h49

Bahia: Deputados tomam posse e elegem mesa diretora nesta sexta-feira

A posse dos 63 deputados estaduais eleitos para a 19ª Legislatura acontece nesta sexta-feira (1º), no Plenário Orlando Spínola, no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. Presidida pelo deputado estadual Sandro Régis (DEM), a primeira sessão preparatória será iniciada às 9h30. A eleição para Mesa Diretora ocorre no mesmo dia logo após a posse oficial dos parlamentares. Apenas os deputados estaduais e funcionários com atividades relacionadas ao rito de abertura terão acesso ao plenário. O presidente da sessão convidará dois parlamentares dos partidos com o maior número de deputados eleitos para secretariar a cerimônia. PT, com dez deputados, e PSD, com nove, indicarão o primeiro e segundo secretários. A seguir, serão chamados nominalmente todos os deputados eleitos para registrar a presença oficialmente. Após a leitura dos nomes dos eleitos feita pelo primeiro secretário, o presidente da sessão presta o juramento regimental: “Prometo cumprir fielmente a Constituição Federal e a Constituição do estado da Bahia, promover o bem geral do Estado e observar as suas leis”. Prestado o juramento pelo presidente, o primeiro secretário da Mesa chamará cada deputado para declarar “assim o prometo”, confirmando também o juramento. Após os 63 parlamentares cumprirem o rito, o presidente empossa os deputados oficialmente. Na segunda sessão do dia, caberá também a Sandro Régis abrir os trabalhos e enumerar os cargos que serão disputados na Mesa Diretora para o primeiro biênio (2019 e 2020) da 19ª Legislatura. São nove cargos eletivos: presidente, vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, 4º vice-presidente. 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário, além de cinco suplentes. Até o encerramento da leitura dos cargos da Mesa Diretora qualquer deputado pode se inscrever para disputar uma das vagas. Encerrada a leitura, inicia-se a votação. O sufrágio é secreto. O presidente entrega uma cédula de votação para que cada deputado se dirija à cabine secreta e depois coloque suas escolhas na urna lacrada, localizada na mesa do plenário. Após os 63 parlamentares votarem, o presidente convida dois ou três deputados para acompanhar a apuração. Contabilizados todos os votos, cabe ao presidente da sessão empossar os eleitos e convocar o novo presidente, além do primeiro e segundo secretários para assumir seus respectivos mandatos. O presidente eleito faz o primeiro pronunciamento no posto e já convoca a primeira sessão solene do ano, agendada para o dia 4 de fevereiro, às 16h. Na ocasião, o governador Rui Costa vai ler a mensagem que abre o ano legislativo.
 

  • Foto: Reprodução
  • 30 // Jan // 2019
  • 09h25

Inscrições para o ProUni 2019 começam nesta quinta

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsas de estudo em instituições de Ensino Superior privadas do país começam nesta quinta-feira (31). O prazo para candidatos se inscreverem pelo site http://prouniportal.mec.gov.br/ vai até 3 de fevereiro. Os resultados dos candidatos pré-selecionados em primeira chamada estarão disponíveis na página do programa a partir de 6 de fevereiro. A entrega da documentação em primeira chamada deve ser feita pelos estudantes nas instituições entre 6 e 14 de fevereiro. O prazo para quem for pré-selecionado em segunda chamada vai de 20 a 27 de fevereiro.

Veja  o calendário:

31 de janeiro até 3 de fevereiro: inscrições para o programa que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de Ensino Superior

6 de fevereiro: divulgação do resultado da primeira chamada

6 a 14 de fevereiro: comprovação das informações nas instituições de ensino

20 de fevereiro: resultado da segunda chamada

20 a 27 de fevereiro: comprovação das informações nas instituições de ensino para os aprovados na segunda chamada.

  • Foto: Reprodução
  • 30 // Jan // 2019
  • 09h06

Tribunal nega recurso para Lula ir ao velório do irmão

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Leandro Paulsen, negou, na madrugada desta quarta-feira (30), o recurso do ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva (PT) para ir ao enterro do irmão Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá. Segundo o G1, Paulsen, que manteve a decisão da juíza Carolina Lebbos, concordou com a Polícia Federal, que argumentou que o órgão não teria condição de fazer o transporte do ex-presidente. O enterro está marcado para as 13h (horário de Brasília) desta quarta-feira (30).
 

  • Foto: Blog Regional
  • 29 // Jan // 2019
  • 16h33

Cruzamento no centro de Livramento torna-se palco frequente de acidentes

Colisão entre veículos tem se tornado comum no cruzamento da Avenida Drº Edilson Pontes com a Rua Francisco de Paula Lima próximo Agência dos Correios no centro de Livramento de Nossa Senhora. Na tarde do último sábado (26) um veiculo Gol e uma moto Honda Biz ocupada por duas mulheres colidiram no local, já na tarde desta terça-feira (29) duas motocicletas protagonizaram outro acidente, uma das vitimas foi socorrida por uma unidade do SAMU192 e encaminhada a UPA24h. De acordo informações apuradas pelo Blog Regional junto a  moradores e comerciantes da área, a pouca sinalização e falta de atenção por parte de alguns condutores contribui para a quantidade de acidentes acontecem no local. 

  • Foto: Reprodução
  • 29 // Jan // 2019
  • 16h01

Irmão do ex-presidente Lula morre aos 79 anos

Faleceu nesta terça-feira, 29, Genival Inácio da Silva, ou Vavá como era conhecido. O irmão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tratava um câncer no pulmão, doença que fez com que ele tivesse amputar a perna esquerda. Ele estava internado desde a semana passada. Irmão mais velho de Lula, Vavá era um dos mais próximos ao ex-presidente. A Defesa solicitou que o ex-presidente possa ir ao enterro. O artigo 120 do código penal prevê que Lula terá direito ao comparecimento. Entretanto a decisão fica a cargo da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, cidade onde o ex-presidente está sendo detido, na sede da Polícia Federal. Na semana passada a mesma juíza endureceu as regras para as visitas recebidas por Lula. Lideranças petistas e alguns sindicatos publicaram nota de solidariedade. No Twitter a ex-presidenta Dilma disse ter recebido a notícia com “muita tristeza”, já a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann disse que o falecimento do irmão do petista representa “mais uma tristeza para Lula” .

  • Foto: Blog Regional
  • 29 // Jan // 2019
  • 15h31

Rui Costa pede audiência com ministro para tratar de barragens federais na Bahia

Em meio ao luto dos baianos e brasileiros motivado pelo desastre de Brumadinho, em Minas Gerais, o governador Rui Costa mais uma vez se solidarizou com o povo mineiro e anunciou que quer uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para tratar das barragens federais localizadas no estado da Bahia. O pedido oficial já está em análise na Esplanada dos Ministérios, conforme antecipou o governador durante o Programa Papo Correria desta terça-feira (29). “Eu recebi centenas de mensagens nas redes sociais. Quero tranquilizar a todos, já que o Estado vem monitorando há muito tempo a situação das barragens na Bahia e, assim, vamos permanecer”, disse Rui Costa. Ele determinou inspeção especial na região de Ipiaú e Itagibá; já que muitos baianos desses municípios entraram em contato com esse alerta. O governador aproveitou para tranquilizar o povo baiano e assegurou estar atento. Desde o rompimento da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, na última sexta-feira (25), o governador de pronto disponibilizou as forças do Governo do Estado para dar apoio aos mineiros.

  • Foto: Blog Regional
  • 29 // Jan // 2019
  • 13h42

Rio de Contas e Paramirim estão na lista das 10 barragens com risco na Bahia segundo agência

Um relatório divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) no final do ano passado apontou 45 barragens em todo Brasil com algum nível de preocupação. Destas, cinco estão em Minas Gerais e dez na Bahia - maior número em todo o país. Na lista, no entanto, não consta a barragem Mina do Feijão, em Brumadinho (Minas), que se rompeu na sexta-feira (25). O número de barragens vulneráveis no país subiu, em um ano, de 25 para 45. A Bahia é seguida por Alagoas (6) e Minas Gerais (5). O balanço da ANA foi o segundo produzido após o desastre ambiental de Mariana, com o rompimento da barragem de Fundão, sob responsabilidade da mineradora Samarco, em novembro de 2015. “A maioria (das 45 barragens) se deve a problemas de baixo nível de conservação da barragem, mas existem outros motivos como insuficiência do vertedor e falta de comprovação documental da estabilidade da barragem”, diz um trecho do relatório. Na Bahia, as estruturas com risco são: Afligidos (em São Gonçalo dos Campos), Apertado (Mucugê), Araci (na cidade de mesmo nome), Cipó (Mirante), Luiz Vieira (Rio de Contas), RS1 e RS2, em Camaçari, Tabua II (Ibiassucê), Zabumbão (Paramirim) e Pinhões (Juazeiro/Curaçá). No estado, há 426 barragens registradas junto à ANA e, destas, 335 são fiscalizadas pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), ligado ao governo do estado. Mas, para fazer esse trabalho, o órgão conta com uma equipe de apenas seis fiscalizadores. Dados do Relatório de Segurança de Barragens de 2017, publicado no ano passado, apontam que a Agência Nacional de Mineração (ANM) é responsável pela fiscalização de 790 barragens de rejeito espalhadas pelo país. O trabalho de fiscalização, porém, limitou-se a apenas 211 vistorias ocorridas em 2017, o que equivale a 27% dessas instalações. O Brasil possuía, até dezembro de 2017, 24.092 barragens cadastradas pelos órgãos fiscalizadores, englobando todo tipo de barragem. Desse total, apenas 13.997 (ou 58%) estão regularizadas.

  • Foto: Divulgação | Polícia Civil
  • 29 // Jan // 2019
  • 13h39

Mulher é presa suspeita de torturar criança de seis anos em Teixeira de Freitas

Uma mulher foi presa suspeita de torturar uma criança de seis anos na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado. A denúncia foi feita pela mãe da criança, cujo nome não foi revelado. Segundo informações da Polícia Civil, Tatiana Ferreira da Costa  trabalhava como caseira, na Fazenda Santa Clara, localidade pertencente à cidade. O crime teria acontecido no momento em que a criança foi buscar lenha na propriedade. Tatiana foi conduzida à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), de Teixeira e será encaminhada ao sistema prisional. 
 

  • Foto : Ricardo Stuckert
  • 29 // Jan // 2019
  • 13h20

Sete baianos estão desaparecidos em Brumadinho

Foram identificados outros dois baianos desaparecidos na tragédia ocorrida na cidade mineira de Brumadinho, onde a barragem da Vale rompeu na última sexta-feira (25).  Carlos Augusto Santos Pereira e Cássio Cruz Silva Pereira, pai e filho naturais de Mata de São João, estão entre as vítimas. Além deles, o soteropolitano Tiago Coutinho do Carmo, 34 anos; e os santamarenses Alex Mário Moraes Bispo, 22 anos, Ademário Bispo, 51, Ednilson Dos Santos Cruz e George Conceição de Oliveira também estão desaparecidos.

  • Foto: Blog Regional
  • 29 // Jan // 2019
  • 13h10

Rui anuncia Leão, Pinheiro e Davidson no novo secretariado

No #PapoCorreria desta semana, transmitido ao vivo nas redes sociais do governador excepcionalmente ao meio-dia desta terça-feira (29), Rui Costa anunciou os nomes de mais dez secretários para compor o Governo do Estado nesta segunda gestão. Ao longo das últimas semanas, o governador já havia confirmado a permanência dos secretários da Fazenda, Manoel Vitório; de Comunicação Social, André Curvello; da Saúde, Fábio Vilas-Boas; e da Casa Civil, Bruno Dauster. Com o anúncio de hoje, dos atuais 24 secretários de Estado, além dos quatro já anunciados, mais onze nomes foram confirmados para compor o secretariado de Rui. Permanecem no cargo os secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa; da Administração (Saeb), Edelvino Góes; da Administração Penitenciária (Seap), Nestor Duarte; Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti; Procuradoria Geral do Estado (PGE), Paulo Moreno; e da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis. Já as mudanças no secretariado ocorrerão nas pastas da Agricultura (Seagri), com a entrada do engenheiro agrônomo Lucas Teixeira Costa; da Educação, com Jerônimo Rodrigues; do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães; da Secretaria do Planejamento (Seplan), Walter Pinheiro; e a pasta do Desenvolvimento Econômico (SDE), que será ocupada pelo vice-governador, João Leão.

Secretarias sem titulares confirmados até o momento:

SECTI - Secretaria de Ciência, Tecnologia e inovação
SECULT - Secretaria da Cultura
SJDHDS - Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social
SDR - Secretaria de Desenvolvimento Rural
SEDUR - Secretaria de Desenvolvimento Urbano
SEMA - Secretaria do Meio Ambiente
SETUR - Secretaria de Turismo
SERIN - Secretaria de Relações Institucionais
SPM - Secretaria de Políticas para as Mulheres
SIHS - Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Jan // 2019
  • 13h10

  • Foto: Blog Regional
  • 29 // Jan // 2019
  • 09h54

Rui confirma Fábio Vilas-Boas na Sesab e diz que não fará muitas mudanças em secretariado

O governador Rui Costa (PT) que Fábio Vilas-Boas permanecerá à frente da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). De acordo com o Bahia Notícias, a informação foi confirmada durante assinatura ordem de serviço para reforma de prédio, localizado na Avenida Centenário, visando a implantação do Centro de Referência para Doença Falciforme. Em entrevista à imprensa, Costa afirmou que "de hoje para amanhã" anuncia novas mudanças. “O governador é sempre muito rigoroso e criterioso. Eu quero nomes que sejam especialistas nas áreas que vão atuar. É isso que estou pedindo. Nomes que possam acelerar ainda mais o investimento de cada pasta. Esse diálogo que estamos tendo”, afirmou.

  • Foto : Presidência da Republica
  • 29 // Jan // 2019
  • 09h19

Cinco suspeitos de envolvimento em tragédia de Brumadinho são presos

Três funcionários da Vale diretamente envolvidos e responsáveis pelo licenciamento da barragem que se rompeu em Brumadinho (MG) e dois engenheiros terceirizados que atestaram a estabilidade do empreendimento foram presos, durante operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF). A ação cumpre sete mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária, com o objetivo de apurar responsabilidade criminal pelo rompimento da barragem. A prisão foi decretada pelo prazo de 30 dias e todos os presos prestarão depoimento ao MPMG. Os documentos e provas também serão encaminhados ao Ministério Público para análise.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 25 // Jan // 2019
  • 12h54

Livramento: Prefeitura mantém a tradição e decreta feriado municipal em homenagem a São Gonçalo de Canabrava

Através do Decreto de Nº 030/2019, de 21 de janeiro de 2019, a Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, dispõe sobre o feriado municipal do dia 28 de janeiro de 2019, em homenagem aos festejos de São Gonçalo de Canabrava. “Considerando as tradições religiosas existentes neste município, envolvendo os festejos de ‘São Gonçalo de Canabrava’, no dia 28 de Janeiro de 2019; considerando que é de competência municipal, na conformidade da Lei Orgânica, manter as tradições das festas religiosas; fica mantido o feriado municipal, em homenagem aos festejos de ‘São Gonçalo de Canabrava’, no dia 28 de janeiro do presente ano”, diz o decreto.