Histórico de Jan/2020

  • Foto: Reprodução | Bananinha
  • 30 // Jan // 2020
  • 14h16

Mais de 600 kg de carne clandestina são apreendidos na feira livre de Livramento em operação da Adab

Em operação conjunta, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com o apoio da Polícia Militar (46ª CIPM) e fiscais da Vigilância Sanitária Municipal, apreendeu mais de 670 kg de carne clandestina na feira livre de Livramento de Nossa Senhora. Essa é a terceira vez que a ação acontece, o material apreendido estava em péssimas condições de armazenamento, e boa parte não apresentava os requisitos mínimos para a comercialização, podendo afetar gravemente a saúde daquele que consumisse. Segundo o veterinário e fiscal da Adab regional, Clemente Fernandes, o caso será encaminhado para a Promotoria Pública e, caso os comerciantes não se adequem, o açougue municipal poderá interditado. Ressaltou, que ações como esta serão também realizadas nos municípios vizinhos. 

  • Foto: Divulgação | Polícia Militar
  • 30 // Jan // 2020
  • 13h33

Livramento: Motorista perde controle da direção e colide automóvel contra clinica

Na madrugada desta quinta-feira (30), por volta das 02h40, o condutor de um veículo Hyundai Veloster colidiu o veículo contra uma clínica quando transitava pela Rua Delclides Alcântara sentido Av. Presidente Vargas, em Livramento de Nossa Senhora. A Polícia Militar (46ª CIPM) foi acionada e aos militares o motorista disse que perdeu o controle da direção do veículo, causando danos materiais na porta de vidro, na coluna alvenaria da clínica e danificando toda a frente do veículo. De acordo com informações da polícia, o motorista estava com a CNH vencida e categoria diferente do veículo que dirigia. Deste modo, foi confeccionado o Registro de Acidente de Trânsito e extraído as notificações, recolhida a CNH e encaminhado ao órgão de trânsito.

  • Foto: Reprodução
  • 29 // Jan // 2020
  • 10h03

Livramento: Mulher tem seus pertences furtados dentro de carro no Bairro Taquari

Uma mulher teve seus pertences furtados, entre eles, documentos que estavam dentro de uma bolsa em um veículo que estava estacionado no Bairro Taquari em Livramento de Nossa Senhora. O furto aconteceu no último sábado (25), na Rua Caetité. De acordo com informações, o esposo da mulher deixou a janela do veículo Hilux aberta, quando o suspeito passou e acabou furtando a bolsa. Dentro havia vários pertences e documentos em nome de Vanderleia Luz Santos e Rhanna Vitória luz Santos. Ela pede que se alguém encontrar os documentos favor entregar na Delegacia de Polícia onde um boletim foi registrado ou na Polícia Militar.

  • Foto: Divulgação / SSP-BA
  • 29 // Jan // 2020
  • 09h55

Suspeito de estuprar menina de 11 anos é preso em Paulo Afonso

Um homem foi preso, na manhã de terça-feira (28), por suspeita de estuprar uma menina de 11 anos, em Paulo Afonso. O crime também ocorreu na cidade. Segundo informações do G1, a delegada Antônia Jane, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), disse que no domingo (26), a criança tinha fugido de casa e ido até a residência do suspeito. Ao longo da madrugada, a mãe descobriu onde a criança estava e a levou de volta para casa. Então, na segunda (27), a menina voltou a fugir para a casa do homem. Não há mais informações sobre o crime, mas, de acordo com a publicação, o suspeito tem 20 anos e foi preso em flagrante na própria residência. Ele foi encaminhado à delegacia local para depois passar por uma audiência de custódia. Já a criança passou por exames de perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

  • Foto: hiveminer.com
  • 29 // Jan // 2020
  • 09h48

Treze ministros de Bolsonaro utilizaram avião da FAB para viagem internacional

Desde o início do governo de Jair Bolsonaro, 13 ministros utilizaram os jatos da Força Aérea Brasileira (FAB) para deslocamentos ao exterior. O campeão de uso é o chanceler Ernesto Araújo, que viajou 22 vezes, seguido de Ricardo Salles (Meio Ambiente), Osmar Terra (Cidadania), Tereza Cristina (Agricultura) e Fernando Azevedo (Defesa) – três viagens cada um. O uso das aeronaves para voos internacionais não está previsto na legislação. Isso porque o decreto que regulamenta o tema, de 2002, dispõe sobre o transporte de autoridades no País, e não menciona a possibilidade de viagens ao exterior. A interpretação, porém, não é consenso no governo e os aviões são constantemente utilizados para viagens para fora do Brasil. Segundo a Aeronáutica, não cabe à instituição questionar os pedidos das autoridades, apenas julgar as prioridades. Além de ministros, têm direito a usar voos da FAB o presidente da República, o vice; os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal; e os comandantes das Forças Armadas e do Estado-Maior. O secretário-executivo da Casa Civi, Vicente Santini, foi demitido por Bolsonaro nesta terça-feira (28), após solicitar o jato para ir a Davos, na Suíça, e depois se juntar à comitiva presidencial em Nova Délhi, na Índia. Neste caso, o que motivou a reação de Bolsonaro foi o fato de o então número 2 da Casa Civil requisitar um “voo particular”, enquanto outros ministros optaram por voos regulares, de companhia aéreas comerciais. Uma viagem como esta, segundo cálculos de integrantes da Aeronáutica, não sai por menos de R$ 740 mil. O valor inclui, além do combustível, gastos com tripulação e manutenção da aeronave.

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Jan // 2020
  • 09h30

Deputado Marquinho Viana e prefeito Haroldo Aguiar, de Ibicoara, recebem ambulância furgão

O deputado Marquinho Viana (PSB), e o prefeito Haroldo, comemoram na terça-feira (28.01), o recebimento de mais um equipamento do setor de saúde para o município de Ibicoara. A pedido do deputado e do prefeito, em audiência com o senador Otto Alencar, este, de pronto, autorizou a liberação de recursos de sua emenda parlamentar para a aquisição de uma ambulância furgão, cujo termo de cessão de uso foi assinado com a chefe de gabinete da SESAB, Sra. Nelma, e ainda no mesmo dia a ambulância foi entregue. O deputado destaca que “é importante registrar o tempo recorde entre o pedido e a entrega da ambulância. Aplausos para o senador Otto Alencar”.
 

  • Foto: Roque de Sá/Agência Senado
  • 29 // Jan // 2020
  • 08h42

CPMI das Fake News quer pena mais dura para notícias falsas sobre saúde

A CPMI das Fake News, presidida pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA), vai incluir em seu relatório um trecho específico sobre a disseminação de notícias falsas ligadas a questões de saúde pública. A informação é da coluna Painel, da Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, técnicos que auxiliam no parecer elaboram recomendações para prever novas penas ou agravar a punição de quem divulga dados mentirosos da área. Estudos que mostram relação da desinformação sobre vacinas com aumento de casos de sarampo no Brasil inseriram o assunto na comissão. E a propagação do coronavírus reforçou a preocupação. De acordo com a publicação, ainda não foi definido como isso vai se dar do ponto de vista jurídico, quais dispositivos podem ser utilizados. Uma das dificuldades dos técnicos é encontrar o limite entre a liberdade de expressão e o crime de fato. Há requerimentos de convites na CPMI das Fake News para ouvir o médico Drauzio Varella, colunista da Folha, e representantes do Ministério da Saúde e das Nações Unidas. O objetivo é intensificar a discussão e chegar a meios concretos de tratar as notícias falsas sobre saúde.

  • Foto: Reprodução/BBB20
  • 29 // Jan // 2020
  • 08h31

Lucas Chumbo é 1º eliminado do BBB20

O surfista Lucas Chumbo foi o primeiro participante do Big Brother Brasil 20 a deixar a casa mais vigiada do país. Com 75,54% dos votos, ele foi eliminado nesta terça-feira (28) após encarar o paredão com a influencer Bianca Andrade, a Boca Rosa. Ele tinha sido indicado, no domingo (26), pelos outros integrantes da casa. No confessionário, Pyong recebeu mais votos, porém se livrou da berlinda em uma espécie de prova de repescagem disputada com Chumbo – que foi o segundo mais votado, com quatro indicações. A votação foi encerrada às 23h05min. Antes de anunciar o resultado, Tiago Leifert fez o tradicional discurso sobre os brothers e a primeira semana. O apresentador afirmou que “não há mais anônimos” dentro da casa.

  • Foto: Divulgação | Polícia Civil
  • 29 // Jan // 2020
  • 06h28

Polícia Militar recupera veículo furtado em Livramento e prende suspeito do crime

Na manhã de segunda-feira (27), a Polícia Militar (46ª CIPM) foi acionada para verificar a ocorrência de furto de veículo no centro de Livramento de Nossa Senhora. Diante das informações, a guarnição realizou buscas e localizou o automóvel no bairro Estocada, onde o suspeito do crime foi detido em flagrante, dentro do veículo. Ele foi encaminhado à delegacia, onde as medidas cabíveis ao caso foram adotadas. De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito utilizou uma chave micha para ligar o veículo.

  • Foto: Reprodução | UOL
  • 29 // Jan // 2020
  • 06h16

Brasil tem três casos suspeitos de coronavírus, diz ministro

O Ministério da Saúde confirmou no fim da tarde de terça-feira (28) que o Brasil tem três casos suspeitos de coronavírus. Além de uma estudante de 22 anos, que está internada em Belo Horizonte, mais duas pessoas têm suspeitas de portar o vírus. Uma delas está em Porto Alegre (RS) e outra em Curitiba (PR). Segundo o ministério, esses pacientes se enquadram na atual definição de caso suspeito. Eles apresentaram febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório; além de terem viajado para a China, país onde a contaminação teve início, nos últimos 14 dias. O ministério não ofereceu mais detalhes sobre os casos. Dados do ministério apresentados na manhã desta terça-feira mostraram que, no período de 3 a 27 de janeiro, foram analisados 7.063 suspeitas de pessoas com coronavírus no Brasil. Desses, 127 exigiram a verificação mais detalhada e apenas o caso da estudante em Belo Horizonte havia sido enquadrado como suspeita. Diante da epidemia que tem se espalhado rapidamente pela Ásia e atingindo também países da Europa e da América do Norte, o ministério recomenda que os brasileiros evitem viagens à China. O ministro Luiz Henrique Mandetta pediu para que as viagens apenas sejam realizadas se forem necessárias. “Nós desaconselhamos e não proibimos as viagens para a China. Não se sabe, ainda, qual é a característica desse vírus que é novo; sabemos que ele tem alta letalidade. Não é recomendável que a pessoa se exponha a uma situação dessas e depois retorne ao Brasil e exponha mais pessoas. Recomendamos que, não sendo necessário, que não se faça viagens, até que o quadro todo esteja bem definido”, disse durante entrevista à imprensa.

  • Foto: Reprodução
  • 29 // Jan // 2020
  • 06h10

Ministério da Agricultura identifica mais 10 lotes de cerveja contaminada

Outros dez lotes de cerveja da marca Backer contaminados foram identificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a presença dos contaminantes etilenoglicol ou dietilenoglicol. Segundo informações divulgadas pela pasta na terça (28), até o momento, as análises constataram 41 lotes contaminados de 10 rótulos da cervejaria: Belorizontina, Backer Pilsen, Backer Trigo, Brown, Backer D2, Capixaba, Capitão Senra, Corleone, Fargo 46 e Pele Vermelha. O Ministério da Agricultura continua a examinar amostras de cervejas coletadas na própria fábrica e no comércio. As análises são realizadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária. O procedimento identifica e confirma inequivocamente os compostos monoetilenoglicol (MEG) e dietilenoglicol (DEG), fazendo uso da cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas, a qual, de acordo com a literatura científica consultada, é a técnica mais indicada para análise dessas substâncias. Esta técnica é a mesma utilizada em método de referência da agência americana Food and Drug Administration (FDA) para a determinação desses compostos. A FDA é agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. A empresa permanece fechada e os produtos somente serão liberados para comercialização após análise e aprovação do ministério. Até o momento, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) investiga 29 casos de pessoas que apresentaram os sintomas da síndrome nefroneural.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 26 // Jan // 2020
  • 22h19

Claro inaugura loja conceito em Livramento de Nossa Senhora

Depois de reformular a oferta de planos, disponibilizando ligações ilimitadas para qualquer operadora, a Claro passa a focar nos pontos de venda para atrair usuários da concorrência e ganhar ainda mais espaço no mercado. Pensando nisso, a empresa Inaugurou na última sexta-feira (24) a sua loja conceito em Livramento de Nossa Senhora, voltada para uma melhor experiência do consumidor.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 26 // Jan // 2020
  • 22h19

Com o intuito de oferecer atendimento presencial da operadora, bem como disponibilizar as melhores ofertas em planos de telefonia, internet e também aparelhos de última geração o casal de empreendedores Lucas Pierotty e Luciana Amorim contam ainda com uma equipe integrada e treinada para atender as expectativas dos clientes, oferecendo os melhores serviços.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 26 // Jan // 2020
  • 22h19

As vitrines antigas, abarrotadas de celulares no mostruário, dão lugar a um espaço mais convidativo e aconchegante, onde os clientes podem circular mais livremente. Faça-nos uma visita, Rua Casemiro Corrêa e Silva. (Clique aqui e veja fotos).

  • Foto: Divulgação
  • 26 // Jan // 2020
  • 21h05

Proposta do deputado Marquinho Viana eleva a 80% o abono para servidores que adiarem aposentadoria

O deputado Marquinho Viana (PSB) apresentou na quinta-feira (23), o Projeto de Lei 23.729/20, de abono permanência para militares e servidores civis estaduais, duas emendas: uma, que eleva de 60% para 80% o abono para quem vai se aposentar a partir da vigência desta lei; a segunda, que mantém os 100% do abono para os militares e servidores civis que já recebem este percentual, assegurando-lhes o direito adquirido.

  • Foto: Divulgação | Polícia Militar
  • 26 // Jan // 2020
  • 20h52

Livramento: Homem é atingido por tiro acidental na Comunidade de Barrinha

Na manhã de quinta-feira (23), a Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora  foi acionada pela Central de Operações para deslocamento a UPA 24 horas, onde um homem encontrava-se em atendimento após lesão por arma de fogo na região abdominal, fato ocorrido no povoado da Barrinha, zona rural. A guarnição localizou o autor do disparo e a arma de fogo, uma pistola calibre 6.35mm. O cidadão relatou à polícia que a vítima seria seu vizinho e que o mesmo havia sugerido que pegasse a arma no bolso da camisa que vestia. Em dúvida sobre se tratar de um objeto verdadeiro ou de brinquedo ela teria manuseado, momento em que o disparo teria ocorrido. A vítima foi então socorrida por populares a UPA 24h e posteriormente ao Hospital Municipal para intervenção cirúrgica devido a gravidade da lesão. O cidadão autor foi apresentado na delegacia e permaneceu a disposição da autoridade.

  • Foto: Divulgação | Polícia Militar
  • 23 // Jan // 2020
  • 08h17

Livramento: Diversas motocicletas foram apreendidas durante Tradicional Missa dos Motoqueiros de Canabrava

Policiais da 46ª CIPM aprenderam diversas motocicletas com escapamentos adulterados na noite de quarta-feira (22), após a tradicional Missa dos Motoqueiros que aconteceu na comunidade de Canabrava, zona rural de Livramento de Nossa Senhora. As motocicletas apreendidas foram apresentadas na Delegacia Territorial e encontra-se a disposição da Justiça. "Conforme recomendação do Ministério Público e em cumprimento as recomendação 001/2019 e o que prescreve o código de Trânsito, além das inúmeras denúncias realizadas via 190 foi realizada abordagens a motocicletas que estavam causando perturbação do Sossego púbico". Diz nota da PM. O Capitão PM Vandilson Araújo, Comandante da 46ª CIPM, informou que essa pratica é proibida e a PM seguirá intensificando as fiscalizações contra os escapamentos adulterados, as famosas ”Trombetas do Apocalipse” e motos que estiveram em desacordo com o código de trânsito serão apreendidas.