Histórico de Fev/2021

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Fev // 2021
  • 09h46

Cantor Neto LX é preso após ser pego em posse de carro roubado

O cantor Neto LX, que ficou famoso pelo sucesso da música “Gordinho Gostoso” em 2015 foi detido em Ilhéus, após ser pego em posse de um carro roubado. De acordo com informações do Jornal da Manhã, da TV Bahia, ele foi conduzido à delegacia e explicou que tinha alugado o veículo, com placa de Minas Gerais, e não tinha conhecimento da restrição. O artista pagou a fiança e foi liberado. Em 2018, ele foi conduzido para a delegacia de Itabuna, também no sul do Estado, após ser flagrado com maconha e ecstasy. Na época, a assessoria informou que as drogas não pertenciam a ele. Segundo a Polícia Civil, o cantor estava com dois homens dentro de um carro.

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Fev // 2021
  • 09h40

Deputado Marquinho Viana e a prefeita de Maetinga em audiência na SEC

O deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhou a prefeita de Maetinga, Aline, e seu esposo, em audiência com o Secretário Estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues,na sexta-feira (26.02), quando levaram demandas para melhorias dos ensino médio. De imediato, o Secretário autorizou uma visita técnica da SEC para a reforma e ampliação da escola estadual do município.
 

  • Foto: Alberto Maraux/SSP-BA
  • 27 // Fev // 2021
  • 09h33

PMs e empresário são presos em operação contra policiais investigados por atividade de milícia

Sete policiais militares e um empresário foram presos em uma operação conjunta do Ministério Público (MP-BA) e da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) realizada nesta sexta-feira (26), contra organização criminosa formada por policiais militares suspeitos de atividade de milícia. A polícia não detalhou onde ocorreu cada prisão, mas disse que as ações foram realizadas nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Ubatã, Uruçuca e Ipiaú, no sul da Bahia, além de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Segundo informações da SSP-BA, o empresário preso teve o nome citado em trocas de mensagens que estão no inquérito policial que investiga as mortes de dois policiais militares, ocorridas em janeiro de 2020. De acordo com as denúncias, o empresário teria financiado os crimes, no entanto, ele nega. Além das prisões, a polícia cumpriu 18 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos dez pistolas calibres 40, 45 e 380, um revólver calibre 38, carregadores, munições, um colete balístico, R$ 2,5 mil em espécie, R$ 1,5 milhão em cheques porções de drogas e uma balança. Segundo o advogado do empresário, o cliente foi preso temporariamente por determinação da vara do júri da comarca de Itabuna. De acordo com o MP-BA, o grupo é investigado por diversos crimes de homicídio, com intimidação coletiva e possíveis recebimento de valores. Também atuaram na operação, promotores de Justiça que atuam na área criminal no Município de Itabuna.

  • Foto: Divulgação
  • 26 // Fev // 2021
  • 00h42

Deputado Marquinho Viana recebe lideranças do interior em seu gabinete, na ALBA

O deputado Marquinho Viana (PSB), recebeu nesta quinta-feira, 25.02, em seu gabinete na Assembléia Legislativa da Bahia, lideranças políticas do interior, dentre eles o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, o chefe-de-gabinete Tuca Brito, e o amigo Negão, da Lagoa dos Patos. Os encontros estão rigorosamente dentro dos protocolos de segurança determinados pelas autoridades sanitárias em função da pandemia do Covid-19.
 

  • Foto: Reprodução/TV Bahia
  • 23 // Fev // 2021
  • 19h43

Jovem e filho de três anos são achados mortos no interior da Bahia

Uma jovem de 18 anos e o filho dela, de três, foram encontrados mortos em Conceição do Jacuípe, cidade do interior da Bahia a cerca de 75 km de Salvador. A jovem foi identificada como Leandra Firmino de Lima já a identidade da criança não foi revelada. De acordo Erivaldo Moura, pai de Leandra, ela foi achada morta dentro de casa, na quinta-feira (18), no Loteamento Pedro de Silva de Castro. O neto, no entanto, ficou desaparecido por quase dois dias. A criança só foi achada no sábado (20), morta em uma cisterna. “Eu cheguei na quinta-feira, encontrei minha filha morta dentro de casa. Procurei por meu neto e não encontrei. Na sexta-feira, enterrei minha filha. No sábado, encontrei meu neto e enterrei no domingo. Por enquanto, até agora nenhum suspeita e está sob investigação investigação do perito”, relata Erivaldo. Ainda de acordo com o pai da vítima, a família pede por justiça e deseja que o crime seja solucionado. “A justiça tarda, mas não falha. Nada fica encoberto. Um dia vai ser descoberto quem fez e quem não fez”, disse. Uma das vizinhas de Leandra, a diarista Eliane Estrela, disse que ficou surpresa com o crime. “A gente ficou surpresa. Eu a vi no domingo e depois acontece isso. Movimento estranho a gente nunca viu aqui na rua, não. É um bairro tranquilo”, explicou.

  • Foto: Reprodução
  • 23 // Fev // 2021
  • 19h31

Rui Costa descarta suspensão do transporte intermunicipal

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), descartou a suspensão do transporte intermunicipal no estado devido ao novo coronavírus. Em live na noite de segunda-feira (22) ele afirmou que a medida aplicada no início da pandemia teve resultado porque impediu que a doença chegasse a alguns municípios, no entanto, agora ela não é mais válida “porque o vírus está presente em todas as cidades da Bahia”. O decreto mais recente aplicado pelo governo da Bahia foi o toque de recolher, que proíbe a circulação de pessoas e o funcionamento do comércio das 20h às 5h em 381 cidades baianas, com exceção da região oeste. A medida é válida desta segunda até o próximo dia 28 de fevereiro.

  • Foto: Reprodução/TV São Francisco
  • 23 // Fev // 2021
  • 19h10

Homem é preso suspeito de matar duas mulheres a golpes de facão em Juazeiro; suspeito alegou surto

Um homem de 24 anos foi preso em Juazeiro, norte da Bahia, suspeito de matar duas mulheres a golpes de facão. As vítimas foram identificadas como Yvonice Marta Maia e Rosângela Aparecida Pereira. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), no sábado (20), horas antes do crime, o homem havia declarado que iria matar duas pessoas, contudo não informou quem seriam as vítimas. No dia seguinte ao crime, ele pediu à mãe que fosse internado para cuidados psiquiátricos. Ele foi preso no domingo (21), dia seguinte ao crime. Durante o interrogatório, o homem confessou ter matado as mulheres, alegou ter sido vítima de um surto e que usou um facão retirado da cozinha do local do crime para cometer o crime. Ainda de acordo com a SSP, o suspeito disse é sobrinho da esposa do caseiro de uma das vítimas. Ele contou ainda à polícia que não tinha raiva das mulheres e que decidiu matá-las sem nenhuma razão. Foram colhidas evidências da presença do suspeito no local e identificados ferimentos em sua perna e e nas suas costas, que a polícia suspeita ter sido resultado da defesa das vítimas. O homem foi submetido a exame de lesões corporais e está na carceragem do Complexo Policial de Juazeiro, de onde deve seguir para o conjunto penal do município.

  • Foto: Divulgação/Sesab
  • 23 // Fev // 2021
  • 19h04

Lacen identifica variante peruana da Covid-19 na Bahia

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) identificou uma cepa peruana da SARS-CoV-2 em circulação na Bahia, segundo divulgado no início da noite desta terça-feira (23) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). De acordo com a Sesab, trata-se da cepa C.14, que foi introduzida na Bahia a partir de um viajante que desembarcou em Salvador de navio, em fevereiro. Desde que começou a realizar o sequenciamento genético do vírus SARS-CoV-2, o Lacen identificou 13 diferentes linhagens do vírus em cerca de um ano.O Lacen já identificou 11 casos da variante de Manaus, conhecida como P.1, considerada uma cepa mais contagiosa. Em 17 de fevereiro, a Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia confirmou a transmissão comunitária da variante B.1.1.7 do SARS-CoV-2, originalmente detectada no Reino Unido.

  • Foto: Divulgação/PRF
  • 22 // Fev // 2021
  • 08h06

Operação policial resgata mais de 450 aves em situação de maus-tratos no Sul da Bahia

Uma operação policial resgatou 455 aves que estavam em situação de maus -tratos, em imóveis da localidade de São João do Paraíso, cidade de Mascote, no sul da Bahia. Dentre os animais, havia espécies como cardeal, pássaro preto, papa capim, coleira, azulão, sofrê, canário da terra, trinca ferro, tico tico e sabiá, além de uma grande quantidade de filhotes de papagaios e periquitos com apenas algumas penugens sobre o corpo. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na sexta-feira (19), eles foram acionados pelo Inema, em Itabuna, para averiguar uma denúncia de crime ambiental. A informação era de que centenas de pássaros silvestres eram mantidos aprisionados em um imóvel. Equipes da PRF e do Inema foram até o local e, ao adentrarem na residência, constataram os animais. Ainda segundo a PRF, as aves estavam amontoadas em caixas de papelão, gaiolas e viveiros, e em condições precárias de falta de higiene, cobertas com fezes e urina. Além disso, as aves estavam sem água, com restrição de movimento, privação de luz e sem circulação de ar. Muitos estavam desidratados e debilitados, sendo que alguns já foram encontrados mortos.

  • Foto: Divulgação/PRF
  • 22 // Fev // 2021
  • 08h06

Também foram apreendidos no local diversos apetrechos utilizados na captura ilegal desses animais. Os policiais continuaram a abordagem, e encontraram em um imóvel vizinho 42 galos de rinha. A PRF explicou que esses animais são utilizados em competições ilegais, para duelarem entre si, muitas vezes até a morte. De acordo com a polícia, ao todo foram resgatados 413 aves silvestres, sendo que oito morreram, além dos 42 galos. As aves silvestres foram encaminhadas para o CETAS de Cruz das Almas. Lá eles serão triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários e biólogos, onde passam por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. Já os galos foram entregues na sede da Cavalaria do 15° do CPM-BA. O responsável pelo aprisionamento ilegal dos animais foi identificado e a ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil, em Mascote, para instauração do inquérito policial e demais procedimentos cabíveis.

  • Foto: Divulgação/SSP-BA
  • 22 // Fev // 2021
  • 08h02

Feira de Santana: Homem é preso após ser flagrado com 46 tabletes de maconha em ônibus

Um homem foi preso na manhã de domingo (21), na entrada da cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, após ser flagrado com 46 tabletes de maconha em um ônibus. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o homem é natural da cidade de Riachão de Jacuípe e trazia a droga de São Paulo. A abordagem policial foi feita após denúncia anônima. De acordo com a SSP, equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana e das Rondas Especiais (Rondesp) Leste foram informados da possibilidade do transporte ilegal e seguiram o ônibus de turismo onde estava o suspeito. O coletivo foi parado próximo da entrada de Feira de Santana. Em duas malas pertencentes ao homem, os policiais encontraram 46 tabletes de maconha prensada. Os entorpecentes e o homem foram apresentados na Central de Flagrantes de Feira de Santana.

  • Foto: Divulgação/Policia Militar/46ª CIPM
  • 22 // Fev // 2021
  • 07h52

Novo toque de recolher começa nesta segunda-feira na Bahia; confira mudanças

As determinações do novo toque de recolher foram decretadas nesta segunda-feira (22), entre elas estão: ampliação do horário da medida e também dos dias e cidades. Além dos 343 municípios que já estavam na lista, outros 38 passaram a ser incluídos. Ampliação acontece depois da Bahia registrar 80% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Antes, o horário era das 22h às 5h. Agora, o toque de recolher segue das 20h às 05h, até o dia 28 de fevereiro, não mais 25. Só será permitida o trânsito na rua para quem tiver procurando serviços de saúde ou farmácia, em que seja comprovada a urgência. Servidores, funcionários e colaboradores que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança também têm transito liberado durante este período, caso estejam desempenhando suas funções. 

 

Podem funcionar fora do toque de recolher:

 

  • Terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem nestas atividades;
  • Serviços de limpeza pública e manutenção urbana;
  • Serviços delivery de farmácia e medicamentos;
  • Atividades profissionais de transporte privado de passageiros;
  • Serviços de funcionamento das indústrias, do setor eletroenergético e dos Centros de Distribuição e o deslocamento dos trabalhadores.

 

Outras medidas:

  • O transporte metropolitano deverá encerrar das 20h30 às 5h, durante o período do decreto.
  • Até as 18h é permitido atendimento presencial, funcionamento de bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcóolicas, incluindo a modalidade delivery.
  • Delivery de alimentos, que deverão ser prestados até as 23h
  • Todos os demais estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades até as 19h30, para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências.
  • Atividades e eventos estão suspensos, independente do número de pessoas.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 18 // Fev // 2021
  • 21h53

Coelba informa sobre desligamento programado de energia em Livramento nesta sexta-feira (19)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta sexta-feira (19), das 09h às 15h nos seguintes locais: Estrada da Ponte, Praça 15 de Agosto, Praça 7 de Setembro, Praça Antônio Vilas Boas, Praça Dom Hélio Pascoal, Povoado Barbosa, Rua 02 de Julho, Rua Barão do Rio Branco, Rua Cassimiro Correia e Silva, Rua da Ponte, Rua Ezequiel de Alcantara, Rua Joao Pessoa, Rua Joaquim Tanajura, Sitio Chicão e Tv. Leônidas Cardoso. BAIRRO: CENTRO MUNICÍPIO: LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

  • Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia
  • 17 // Fev // 2021
  • 18h21

Belo é preso por show em escola no Rio de Janeiro durante a pandemia

O cantor Marcelo Pires Vieira, o Belo, foi preso nesta quarta-feira (17) pela Delegacia de Combate às Drogas (DCOD). O artista realizou um show no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e está sendo investigado já que esse tipo de evento estava proibido por causa da pandemia. Belo foi preso em Angra dos Reis, na Costa Verde, junto com equipamentos e veículos numa produtora da cidade. A polícia também está investigando um evento no interior da Escola Municipal do Parque União, no último dia 13. A delegacia havia aberto um inquérito de investigação e nesta quarta-feira já realizou a prisão preventiva de cinco pessoas, junto com buscas e apreensão de objetos da produtora Serie Gold, que realizou o evento. De acordo com o G1, na época da investigação o cantor afirmou: “Fizemos o show seguindo todos os protocolos. Não temos controle do geral. Isso nem os governantes têm. As praias estão lotadas, transportes públicos, e só quem sofre as consequências são os artistas. Que foi o primeiro segmento a parar, e até agora não temos apoio de ninguém sobre a nossa retomada. Sustentamos mais de 50 famílias.” De acordo com a polícia, todas as pessoas envolvidas no evento serão ouvidas, inclusive o cantor, que será intimado para esclarecer quem pagou o cachê do show.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 17 // Fev // 2021
  • 17h54

Toque de recolher anunciado por Rui Costa valerá para 343 cidades; veja lista

O toque de recolher anunciado pelo governador Rui Costa na noite de terça-feira (16) valerá para 343 cidades da Bahia, inclusive Ipiaú e cidades da região sul e sudoeste. A lista de municípios foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (17). A medida, que passa valer a partir de sexta-feira (19), tem como objetivo frear o avanço da pandemia da Covid-19 no estado. A decisão ocorreu após reunião com representantes da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), prefeitos e técnicos das secretarias estaduais da Educação e da Saúde. O toque de recolher será válido por sete dias, das 22h às 5h. Segundo o governador, a decisão ocorre por causa da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado, seguindo uma apresentação de técnicos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) mostrando que a Bahia alcançou uma taxa de 74% de ocupação dos leitos de UTI dedicados para atender pacientes com casos mais graves de Covid-19. A seguir veja a lista das cidades que terão toque de recolher.

Abaíra
Abaré
Acajutiba
Adustina
Água Fria
Aiquara
Alagoinhas
Alcobaça
Almadina
Amargosa
Amélia Rodrigues
Anagé
Andaraí
Andorinha
Anguera
Antas
Antônio Cardoso
Antônio Gonçalves
Aporá
Apuarema
Araçás
Aracatu
Araci
Aramari
Arataca
Aratuípe
Aurelino Leal
Baixa Grande
Banzaê
Barra da Estiva
Barra do Choça
Barra do Rocha
Barro Preto
Barrocas
Belmonte
Belo Campo
Biritinga
Boa Nova
Boa Vista do Tupim
Bom Jesus da Serra
Boninal
Bonito
Boquira
Botuporã
Brejões
Brumado
Buerarema
Caatiba
Cabaceiras do Paraguaçu
Cachoeira
Caculé
Caetanos
Caetité
Cairu
Camacã
Camaçari
Camamu
Campo Alegre de Lourdes
Campo Formoso
Canavieiras
Candeal
Candeias
Candiba
Cândido Sales
Cansanção
Canudos
Capela do Alto Alegre
Caraíbas
Caravelas
Cardeal da Silva
Carinhanha
Casa Nova
Castro Alves
Catu
Caturama
Chorrochó
Cícero Dantas
Cipó
Coaraci
Conceição da Feira
Conceição do Almeida
Conceição do Coité
Conceição do Jacuípe
Conde
Condeúba
Contendas do Sincorá
Coração de Maria
Cordeiros
Coronel João Sá
Cravolândia
Crisópolis
Cruz das Almas
Curaçá
Dário Meira
Dias d’Ávila
Dom Basílio
Dom Macedo Costa
Elísio Medrado
Encruzilhada
Entre Rios
Érico Cardoso
Esplanada
Euclides da Cunha
Eunápolis
Fátima
Feira da Mata
Feira de Santana
Filadélfia
Firmino Alves
Floresta Azul
Gandu
Gavião
Glória
Gongogi
Governador Mangabeira
Guajeru
Guanambi
Guaratinga
Heliópolis
Iaçu
Ibiassucê
Ibicaraí
Ibicoara
Ibicuí
Ibipitanga
Ibiquera
Ibirapitanga
Ibirapuã
Ibirataia
Ibitiara
Ichu
Igaporã
Igrapiúna
Iguaí
Ilhéus
Inhambupe
Ipecaetá
Ipiaú
Ipirá
Irajuba
Iramaia
Iraquara
Irará
Itabela
Itaberaba
Itabuna
Itacaré
Itaetê
Itagi
Itagibá
Itagimirim
Itaju do Colônia
Itajuípe
Itamaraju
Itamari
Itambé
Itanagra
Itanhém
Itaparica
Itapé
Itapebi
Itapetinga
Itapicuru
Itapitanga
Itaquara
Itarantim
Itatim
Itiruçu
Itiúba
Itororó
Ituaçu
Ituberá
Iuiu
Jacaraci
Jaguaquara
Jaguarari
Jaguaripe
Jandaíra
Jequié
Jeremoabo
Jiquiriçá
Jitaúna
Juazeiro
Jucuruçu
Jussari
Jussiape
Lafaiete Coutinho
Lagoa Real
Laje
Lajedão
Lajedinho
Lajedo do Tabocal
Lamarão
Lauro de Freitas
Lençóis
Licínio de Almeida
Livramento de Nossa Senhora
Macajuba
Macarani
Macaúbas
Macururé
Madre de Deus
Maetinga
Maiquinique
Malhada
Malhada de Pedras
Manoel Vitorino
Maracás
Maragogipe
Maraú
Marcionílio Souza
Mascote
Mata de São João
Matina
Medeiros Neto
Milagres
Mirante
Monte Santo
Mortugaba
Mucugê
Mucuri
Mundo Novo
Muniz Ferreira
Muritiba
Mutuípe
Nazaré
Nilo Peçanha
Nordestina
Nova Canaã
Nova Fátima
Nova Ibiá
Nova Itarana
Nova Redenção
Nova Soure
Nova Viçosa
Novo Horizonte
Novo Triunfo
Olindina
Ouriçangas
Palmas de Monte Alto
Palmeiras
Paramirim
Paripiranga
Pau Brasil
Paulo Afonso
Pé de Serra
Pedrão
Pedro Alexandre
Piatã
Pilão Arcado
Pindaí
Pindobaçu
Pintadas
Piraí do Norte
Piripá
Planaltino
Planalto
Poções
Pojuca
Ponto Novo
Porto Seguro
Potiraguá
Prado
Presidente Jânio Quadros
Presidente Tancredo Neves
Queimadas
Quijingue
Rafael Jambeiro
Remanso
Retirolândia
Riachão do Jacuípe
Riacho de Santana
Ribeira do Amparo
Ribeira do Pombal
Ribeirão do Largo
Rio de Contas
Rio do Antônio
Rio do Pires
Rio Real
Rodelas
Ruy Barbosa
Salinas da Margarida
Salvador
Santa Bárbara
Santa Brígida
Santa Cruz Cabrália
Santa Cruz da Vitória
Santa Inês
Santa Luzia
Santa Teresinha
Santaluz
Santanópolis
Santo Amaro
Santo Antônio de Jesus
Santo Estêvão
São Domingos
São Felipe
São Francisco do Conde
São Gonçalo dos Campos
São José da Vitória
São Miguel das Matas
São Sebastião do Passé
Sapeaçu
Sátiro Dias
Saubara
Seabra
Sebastião Laranjeiras
Senhor do Bonfim
Sento Sé
Serra Preta
Serrinha
Simões Filho
Sítio do Quinto
Sobradinho
Souto Soares
Tanhaçu
Tanque Novo
Tanquinho
Taperoá
Teixeira de Freitas
Teodoro Sampaio
Teofilândia
Teolândia
Terra Nova
Tremedal
Tucano
Uauá
Ubaíra
Ubaitaba
Ubatã
Una
Urandi
Uruçuca
Utinga
Valença
Valente
Varzedo
Vera Cruz
Vereda
Vitória da Conquista
Wagner
Wenceslau Guimarães

CONTINUE LENDO

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 17 // Fev // 2021
  • 08h24

Pessoas que descumprirem toque de recolher poderão ser indiciadas, diz Rui Costa

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou na terça-feira (16), em uma live, que as pessoas que desrespeitarem o toque de recolher nos municípios do estado anunciados por ele poderão ser indiciadas criminalmente contra a saúde pública. A medida passa a ser válida a partir da próxima sexta-feira (19), durante setes dias, das 22h às 5h. A região Oeste e as cidades de Irecê e Jacobina não estão inclusas. "As pessoas serão indiciadas conforme a legislação nacional prevê como crime à saúde pública", disse o gestor sobre quem não cumprir a restrição. Segundo ele, como "estamos em uma emergência sanitária", o desrespeito ao decreto também pode ser enquadrado como crime contra a ordem pública. "As pessoas serão conduzidas à delegacia, registrado o procedimento e encaminhado ao Ministério Público para abertura de processo criminal", explicou. Rui ainda reforçou que os estabelecimentos que não pararem de funcionar às 22h poderão ser fechados e os donos igualmente indiciados."Será solicitado a cada prefeitura que casse o alvará de funcionamento dos estabelecimentos que descumprirem os decretos e, eventualmente, pedir ordem judicial para fechamento desses pontos comerciais", alertou. Os clientes do local, caso não obedeçam a ordem de retornar para as suas casas, serão encaminhadas à delegacia. "O estabelecimento será notificado, os seus proprietários indiciados, as pessoas encaminhadas para as suas residências e quem resistir será conduzido à delegacia para indiciamento", falou o governador.