Histórico de Mar/2022

  • Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
  • 30 // Mar // 2022
  • 21h06

Acidente na BR-020 deixa 4 mortos e mais de 20 feridos em Correntina

Um acidente grave envolvendo um ônibus de viagem deixou ao menos quatro pessoas mortas e mais de 20 feridas na BR-020, no trecho da cidade do município de Correntina, no oeste da Bahia. A situação aconteceu na madrugada desta quarta-feira (30). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus seguia em direção a Brasília, e havia passado pelo entroncamento da BR-349, quando o motorista perdeu o controle da direção, invadiu a BR-020, subiu em um canteiro e tombou. A PRF informou que as causas do acidente ainda são desconhecidas. Os feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles foram levados para hospitais das cidades goianas de Posse, Alvorada do Norte e Buritinópolis. Os nomes das vítimas e suas cidades ainda não foram divulgados. Equipes da polícia foram acionadas para auxiliar os feridos e organizar o trânsito. De acordo com a PRF, equipes da polícia seguem no local na tarde desta quarta-feira, mas o ônibus capotado não está na via e o trânsito flui normalmente.

  • Foto: Divulgação
  • 30 // Mar // 2022
  • 20h27

ACM Neto lidera em todos os cenários na disputa pelo governo, aponta nova pesquisa

Em nova pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (30), ACM Neto (União Brasil) vence em todos os cenários da corrida pelo governo do estado. Neto lidera nas pesquisas espontânea e estimulada. Na pesquisa espontânea, Neto aparece com 33,77% das intenções de voto, seguindo de Jerônimo Rodrigues (PT) com 3,60%, João Roma (PL) com 1,77% e Kleber Rosa (PSol), com 1,05%. Também aparecem Rui Costa (3,08%), Jaques Wagner (0,20%), César Borges (0,07%), Ricardo (0,07%), Lula (0,07%) e Felipe Fernandes (0,07%). Nulos somam 10,41% e não sabem ou não responderam, 45,88%. Já na estimulada, Neto lidera com 63,48% das intenções de voto. Jerônimo aparece em segundo, com 6,54%, João Roma em terceiro, com 5,69% e Kleber Rosa (1,83%). Votos nulos somam 12,37% e não sabem ou não opinaram são 10,08%. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Séculus, entre os dias 24 e 26 de março, em 72 municípios baianos. Foram realizadas 1.526 entrevistas. A confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada sob o nº BA 04461/2022. Na pesquisa estimulada, incluindo os apoios políticos, Neto aparece com 55,63%. Já Jerônimo, com apoio de Wagner, Rui Costa e Lula, tem 20,29%. João Roma, com apoio de Bolsonaro, aparece com 6,54%. Votos nulos somam 9,16%. Não sabem ou não opinaram são 8,38%. Para a vaga de senador da república, Otto Alencar (PSD), aparece liderando, com 26,18% das intenções de votos. João Leão (PP) vem em segundo, com 16,36%. Drª Raissa Soares (PL) tem 9,10% das intenções, e Tamara Azevedo (PSol), 3,01%. Votos nulos somam 21,66% e não sabem, 23,69%.  *Com informações do Correio 24 horas

  • Foto: Arquivo/Rede Social
  • 30 // Mar // 2022
  • 20h00

Rui diz que determinou planejamento de festas juninas no estado

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, nesta quarta-feira (30), que a Secretaria de Turismo do estado já começou a planejar a realização de festas durante o período junino em todo estado. Segundo Rui, diante da queda dos números atuais de Covid-19, a possibilidade da realização das festas é superior a 90%. “Como é em junho, São João, Santo Antônio e São Pedro, eu diria que a probabilidade é de ter as festas. Já determinamos que a secretaria de Turismo comece a organizar, junto com as prefeituras o São João da Bahia. Em abril, a gente faz o anúncio definitivo, mas se tivesse que dizer hoje, eu diria que é de mais 90% as chances de ter (festas). Acreditamos que teremos condições. Já determinei a secretaria de Turismo que comece a programar, contratar programação de artistas, estrutura para que possamos fazer essa festa”, disse, em entrevista à TV Record. O governador ainda destacou que a festa junina é a maior do estado, já que ocorre em praticamente todas as cidades. “A maior festa da Bahia não é o carnaval, são as festas juninas, porque acontece em praticamente em 417 municípios. Mas lá para o dia 15 de abril a gente faz o anúncio definitivo”, disse.

  • Foto: Divulgação
  • 30 // Mar // 2022
  • 19h47

Polícia toca fogo em plantação com 32 mil pés de maconha em Juazeiro

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga erradicaram uma plantação de 32 mil pés de maconha, prenderam seis pessoas e apreenderam uma arma de fogo na terça-feira (29), na zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia. A PM recebeu denúncia de uma plantação de maconha em uma fazenda no povoado Lagoa do Boi, zona rural do município de Juazeiro, e deslocou uma equipe até o endereço. A guarnição encontrou o plantio da droga e deu voz de prisão aos seis suspeitos que estavam no local. Um deles portava uma espingarda e resistiu à prisão, mas foi contido por um disparo na perna, sendo socorrido e hospitalizado sem risco de morte, informou a corporação. Além da arma de fogo, a guarnição apreendeu com o grupo quatro cartuchos calibre 28, um saco de nylon com sementes de maconha, quatro celulares e R$ 35,00 em espécie. O plantio foi erradicado e incinerado no local. Os suspeitos foram conduzidos para a delegacia de Juazeiro, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por tráfico.

  • Foto: Divulgação/PRF
  • 30 // Mar // 2022
  • 18h44

PRF e CIPPA BA resgatam pássaros silvestres escondidos dentro de cabine de caminhão dos Correios

Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal na Bahia e de policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), resultou no resgate de 26 aves silvestres. A ação ocorreu na manhã de hoje (30), em trecho do município de Eunápolis, no extremo sul baiano. Por volta das 11h, os policiais faziam fiscalização em frente a unidade operacional da PRF (Km 720 da BR 101), quando deram ordem de parada a um caminhão SCANIA que tracionava um semirreboque do tipo baú. Durante fiscalização a cabine do veículo, os policiais encontraram 26 aves presas em 07 gaiolas que estavam sujas. Os animais foram encontrados aglomerados, dificultando a respiração, mobilidade e descanso dos pássaros, além da higienização precária e da temperatura elevada. Os pássaros resgatados são da espécie popularmente conhecidas por papa-capim e coleirinho. Só quatro animais possuíam as anilhas que são fornecidas pelo órgão ambiental, e são colocadas nos pés dos pássaros quando ainda filhotes. As anilhas possuem, inclusive, uma numeração que podem ser rastreadas na fiscalização. O motorista de 42 anos relatou que trabalha para uma empresa prestadora de serviços para os Correios. Ele informou que comprou os animais na cidade de Teixeira de Freitas e disse que pretendia revendê-los na capital baiana com um lucro superior a 200%. Ele também não apresentou a guia do Sispass e nem a Guia de Tráfego Animal da Defesa Agropecuária, documentos que são obrigatórios para o transporte de animais silvestres regularizados. Configurado a ocorrência de crime ambiental (art. 29 da Lei Ambiental 9.605/1998) e mais receptação de animal (art. 180 da Lei 2.848/1940), o motorista de 43 anos foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. As aves ficaram sob os cuidados da CIPPA e quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat natural.

  • Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
  • 29 // Mar // 2022
  • 23h58

Esposa de homem que morreu após cirurgia de implante capilar acusa negligência

A companheira do homem que morreu após passar mal durante uma sessão de implante capilar acusa negligência da clínica. Ao Acorda Cidade, Liliane Adorno declarou que não houve assistência adequada, que a cirurgia demorou mais que o previsto e que ela foi impedida de entrar como acompanhante. Cláudio Marcelo veio a óbito na noite do último domingo (27) após ser levado ao Hospital Geral Clériston Andrade. O sepultamento ocorreu na segunda-feira (27) no Cemitério Jardim Celestial.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional/Arquivo
  • 29 // Mar // 2022
  • 14h18

46ª CIPM intensifica policiamento preventivo em toda sua área de atuação

A 46ª CIPM, sediada em Livramento de Nossa Senhora, tem intensificado as Operações em toda sua área de atuação que inclui também os municípios de Rio de Contas, Dom Basílio, Jussiape, Paramirim, Caturama, Érico Cardoso, Botuporã e Rio do Pires. As ações visam a prevenção e o combate de atividades ilícitas, bem como, irregularidades de trânsito. O trabalho é incansável, ininterrupto, para garantir a segurança da população. Ao realizar abordagens, verificação de pessoas e veículos, atender chamados e denúncias, os policiais militares demonstram o comprometimento da Unidade em servir e proteger, nas mais diversas circunstâncias.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 29 // Mar // 2022
  • 08h01

Planalto: Duas pessoas foram mortas dentro de casa nesta madrugada

Um crime brutal foi registrado na madrugada desta terça-feira (29), na cidade de Planalto, vizinha a Vitória da Conquista. De acordo com o Blog do Sena, duas pessoas, que ainda não foram identificadas, forma assassinada dentro de casa. Os moradores ficaram aterrorizados com a brutalidade do crime. Os corpos foram encaminhados para o IML de Vitória da Conquista, onde serão submetidos a autópsia. A autoria e motivações do crime serão investigadas.

  • Foto: Alberto Maraux /SSP-BA
  • 29 // Mar // 2022
  • 07h43

PMs são presos por suspeita de fornecerem armas para civis na Bahia

Três policiais militares foram presos em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia, por suspeita de entregarem duas pistolas da corporação para dois homens em um bar. O caso aconteceu no sábado (26), na localidade do Alto do Sobradinho. Segundo informações da PM, o trio estava de folga e foi localizado por equipes do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM) após denúncias de que homens consumiam bebida alcoólica em um bar com armas de fogo. Ao chegarem no endereço indicado, os policiais flagraram outros dois homens em companhia dos PMs em posse das armas de fogo da Polícia Militar e que deveriam estar sob os cuidados dos três policiais. O grupo foi conduzido para a 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), onde a ocorrência foi registrada. Os três policiais militares suspeitos de repassarem as armas foram encaminhados para a Corregedoria da instituição, que vai apurar o caso. A PM não detalhou se os militares foram afastados das funções. 

  • Foto: Alan Santos/PR
  • 28 // Mar // 2022
  • 22h08

Bolsonaro sente 'desconforto' e é levado a hospital para exames, informa ministro

O presidente Jair Bolsonaro foi levado na noite desta segunda-feira (28) para o Hospital das Forças Armadas, em Brasília, a fim de se submeter a exames devido a um "desconforto", segundo informou o ministro das Comunicações, Fabio Faria. Bolsonaro se dirigia a um evento do partido Republicanos, mas deixou de comparecer para ir ao hospital. O deputado Marcos Pereira, presidente do partido, também disse que o presidente fazia exames. Segundo a primeira-dama Michelle Bolsonaro, que compareceu ao evento, Bolsonaro "está bem". "Primeira-dama Michelle, receba os nossos cumprimentos, as nossas orações. Tenho certeza que o presidente está bem. São apenas uns exames que ele está fazendo, por isso não está presente aqui", disse Pereira durante o evento, no qual se filiaram ao partido os ministros Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos). Em janeiro, Bolsonaro ficou dois dias internado no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, devido a uma obstrução no intestino. Na ocasião, o médico que acompanha o presidente desde 2018, Antônio Luiz Macedo, disse que o problema tinha sido provocado por um camarão não mastigado corretamente.

  • Foto: Divulgação
  • 28 // Mar // 2022
  • 17h10

Ivana e Margareth asseguram linha de crédito para microempreendedores de Contendas do Sincorá

Após a união de forças da deputada Ivana Bastos e da prefeita de Contendas do Sincorá Margareth Pina, foi firmado o convênio com o Governo da Bahia para implantar o Programa de Microcrédito (CrediBahia) no município. A assinatura do termo foi realizada na última quinta-feira (24), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), pela prefeita e o secretário, Davidson Magalhães. Na oportunidade, Ivana Bastos pontuou que o CrediBahia vai fomentar o crescimento no município ao fortalecer o trabalho do microempreendedor. "Celebramos aqui o apoio ao microempreendedor, bem como a possibilidade da geração de emprego e renda a partir do apoio ao trabalho desenvolvido pelos empreendedores individuais, grupos de produção, associações produtivas e cooperativas de produção que não têm acesso às vias de crédito usuais", destacou Ivana Bastos.

  • Foto: Divulgação
  • 28 // Mar // 2022
  • 17h10

Outras pautas do dia

Após a assinatura do CrediBahia, parlamentar e a prefeita estiveram na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e na Secretaria de Saúde (Sesab). Com o presidente da Conder, José Trindade, a dupla acompanhou o andamento dos pedidos para a construção de praças e a ampliação do mercado municipal. Na sequência, Ivana e Margareth cobraram a liberação do Raio X para o município. A secretária Adélia Pinheiro informou que está agilizando a liberação do equipamento, o qual foi viabilizado através de emenda do mandato da deputada.

  • Foto: Reprodução/Rede Sociais
  • 28 // Mar // 2022
  • 16h58

Para Dirceu, Rui Costa será ministro da Economia em um novo governo Lula

O ex-ministro da Casa Civil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu afirmou em entrevista ao Globo nessa segunda-feira (28)  que o ministro da Economia de um eventual governo Lula seria o governador Rui Costa, da Bahia. Rui também já foi lembrado pelo senador Jaques Wagner, da Bahia, e pelo deputado José Guimarães, do Ceará, pelo ajuste fiscal que ele fez no governo baiano. Quando perguntado se Lula não preferia um economista ou um técnico, Dirceu responde com autoironia. Diz que os quadros do partido ou já estão velhos ou são como ele, que enfrentam problemas com a Justiça. Economistas da Unicamp não teriam espaço num próximo governo Lula, ele afirma. O ex-presidente não confia neles. Dirceu garantiu ainda que será o fim de políticas como teto de gastos (regra que impede o crescimento das despesas da União acima da inflação) ou a regra de ouro (que proíbe o governo de se endividar para pagar gastos correntes, como salários).  Ainda segundo o petista, um futuro mandato de Lula repartiria de novo o ministério da Economia entre Fazenda e Planejamento.  Dirceu e seus colegas vem repetindo o que Lula defende em seus discursos públicos: a revogação de itens da reforma trabalhista (ressuscitando, por exemplo, o imposto sindical); a tributação de dividendos e de grandes fortunas; a retomada do controle de preços de combustíveis praticado no governo Dilma; o investimento em construção de refinarias.

  • Foto: Reprodução/Agência Brasil
  • 28 // Mar // 2022
  • 16h27

Ministro da Educação entrega pedido de exoneração a Bolsonaro

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, entregou nesta segunda-feira (28) pedido de exoneração ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele pede para deixar o cargo após denuncias de suposto favorecimento de pastores na distribuição de verbas do ministério. Ribeiro nega as acusações. As informações são do Blog Natuza Nery, no portal G1. Em um áudio gravado em uma reunião com prefeitos, no entanto, Ribeiro afirmou que repassa verbas para municípios indicados por dois pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro. O áudio da reunião foi obtido pelo jornal "Folha de S.Paulo", que revelou o conteúdo da fala de Ribeiro em 21 de março em reportagem no site da publicação. Na semana passada, o jornal "O Estado de S. Paulo" já havia apontado a existência de um "gabinete paralelo" de pastores que controlaria verbas e agenda do Ministério da Educação. Os pastores a que o ministro se refere no áudio são Gilmar Santos e Arilton Moura. Eles não têm cargo no governo, mas participaram de diversas reuniões com autoridades nos últimos anos.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 28 // Mar // 2022
  • 16h00

Funcionários do INSS entram em greve na Bahia

Funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que atuam na Bahia entraram em greve por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (28). Ao todo, 140 postos de atendimento e sete gerências estão fechados em todo o estado. A greve nacional de servidores do INSS começou na última quarta-feira (23). Na sexta (25), a categoria decidiu, em assembleia, que iria aderir ao movimento também no estado. Todos os atendimentos foram suspensos, exceto as perícias que estavam previamente agendadas. Os trabalhadores pedem reposição salarial, que, segundo eles, está defasada há três anos. O reajuste reivindicado é de 19,9%. Além disso, a categoria também afirma que há déficit de mil profissionais, e por isso pede a realização de um concurso público para reforçar os quadros. De acordo com o G1, a assessoria do INSS na Bahia foi procurada, mas não se posicionou a respeito da situação.

  • Foto: Reprodução/Rede Sociais
  • 28 // Mar // 2022
  • 15h37

Ilhéus: Homem persegue médico com estilete após ter exames recusados

Um médico foi ameaçado por um homem após o orientar a levar os exames de seu filho a uma outra unidade de saúde. O acusado correu atrás do médico com um estilete, no Hospital Santa Dulce, na sexta-feira (25), em Ilhéus. Segundo o Metro1, a Secretaria de Saúde do município informou que os exames não foram aceitos no local, pois a unidade funciona apenas como urgência e emergência. O médico registrou boletim de ocorrência e o pai da criança foi contido pelos funcionários do hospital.