Histórico de Abr/2024

  • Foto: Reprodução/Redes Sociais/Câmara de Lagoa Real
  • 30 // Abr // 2024
  • 19h00

Vereadores de Lagoa Real anunciam investigação contra prefeito e presidente da Câmara

Os vereadores da cidade de Lagoa Real, localizada no sudoeste da Bahia, anunciaram a decisão de instaurar uma Comissão de Investigação Processante (CIP) para apurar uma denúncia contra o prefeito Pedro Cardoso Castro (MDB) e o presidente da Câmara, Ancelmo Pessoa Ferreira, também do MDB. As informações são do Folha do Vale. Segundo o vereador Santo Batista de Almeida, conhecido como Santão (PSD), existem fortes indícios de que a prefeitura teria realizado pagamentos no valor de R$ 347 mil para empresas "laranjas", supostamente de propriedade do presidente da Câmara. Santão destacou que um dos supostos proprietários de uma das empresas citadas nas denúncias é uma pessoa humilde, que trabalha como diarista. Ele mencionou que empresas de transporte, material de construção e postos de combustíveis estariam envolvidas nas alegações. O vereador apontou a existência de notas fiscais emitidas com valores exorbitantes em nome de empresas que, segundo ele, nunca prestaram serviços ou realizaram obras no município. Ele ressaltou que a maioria dos membros da Câmara Municipal está a favor da investigação das denúncias. "Já estamos com os contratos em mãos e na sexta-feira vamos apresentar o pedido de requerimento para a abertura da CPI e a formação da comissão", afirmou Santão.

  • Foto: Ahgência Retratah
  • 30 // Abr // 2024
  • 17h52

Pré-candidatura de Célio Evangelista e Marinaldo Oliveira ganha força em evento em Rio de Contas

No último sábado (27), o Clube Rio Contense, localizado em Rio de Contas, Bahia, foi o cenário de um evento político marcante que deu destaque à pré-candidatura de Célio Evangelista e Marinaldo Oliveira. O evento contou com a presença significativa de deputados federais e estaduais, bem como prefeitos da região, incluindo Ricardinho Ribeiro de Livramento, Phellipe Brito de Ituaçu e Roberval Meira de Dom Basílio, entre outros líderes políticos. Além dos políticos, o evento também atraiu uma participação expressiva de apoiadores e cidadãos interessados no futuro político de Rio de Contas. O clima era de entusiasmo e mobilização, com discursos que ressaltavam a importância da mudança para a cidade.

  • Foto: Ahgência Retratah
  • 30 // Abr // 2024
  • 17h52

Um dos pontos altos do evento foi a exibição de vídeos dos senadores Angelo Coronel e Otto Alencar em um telão instalado no local, demonstrando apoio à pré-candidatura de Célio Evangelista e Marinaldo Oliveira. Essa demonstração de apoio de figuras políticas influentes fortaleceu ainda mais a candidatura e trouxe otimismo aos presentes.Durante seus discursos, Celio Evangelista e Marinaldo Oliveira enfatizaram a necessidade de mudança e renovação para Rio de Contas, destacando propostas e ideias que visam o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade local. Suas palavras foram recebidas com aplausos e demonstrações de apoio dos presentes.

  • Foto: Ahgência Retratah
  • 30 // Abr // 2024
  • 17h52

  • Foto: Reprodução / Calila Notícias
  • 30 // Abr // 2024
  • 17h00

Corpo de agricultor desaparecido é encontrado em Conceição do Coité

O corpo de um agricultor de 61 anos, identificado como Marcolino Carneiro de Oliveira, foi encontrado na segunda-feira (29) em Conceição do Coité, após ter sido reportado como desaparecido no domingo (28). Marcolino era residente do Povoado Mocambo, no município de Riachão do Jacuípe, cidade vizinha a Coité. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de latrocínio, roubo seguido de morte. Segundo informações do site Calila Notícias, o coordenador da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, Lucival Souza, responsável pelas buscas, afirmou que o desaparecimento foi notado pela família no sábado (27). Marcolino costumava ir ao sítio que possuía no povoado de Tanque Novo, zona rural de Conceição do Coité, onde cultivava hortaliças para vender em um pequeno comércio em Riachão do Jacuípe. Ele realizava esse trajeto semanalmente aos sábados. Após receber um vídeo enviado por Marcolino por volta do meio-dia, a família perdeu o contato com o agricultor. A Brigada Anjos Jacuipenses foi acionada no domingo, e o grupo esteve presente no sítio na noite de domingo. Na manhã de segunda-feira (29), o corpo foi encontrado enterrado em uma cova rasa nos fundos da casa no sítio. Até o momento, não há informações sobre a autoria do crime. O Departamento de Polícia Técnica de Serrinha foi acionado para realizar a remoção do corpo e determinar a causa da morte.

  • Foto: Reprodução
  • 30 // Abr // 2024
  • 16h00

Homem é encontrado morto com marcas de tiros em bar na zona rural de Cafarnaum

No último sábado (27), um homem foi encontrado morto com marcas de tiros na zona rural do município de Cafarnaum, localizado no centro-norte baiano. A identidade da vítima não foi divulgada até o momento. De acordo com informações do site Blog do Braga, o crime ocorreu em um bar no distrito de Queimada do Tiano. Testemunhas relataram que um grupo de suspeitos armados invadiu o estabelecimento e efetuou disparos contra o homem, resultando em sua morte. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML), onde passará por exames para determinar a causa exata da morte. A Polícia Civil esteve no local para realizar os procedimentos iniciais e agora ficará responsável pela investigação do caso. Até o momento, não há informações sobre a motivação por trás do crime ou a identificação dos autores dos disparos. 

  • Foto: Divulgação / PRF
  • 30 // Abr // 2024
  • 15h00

Motociclista é preso em posse de arma de fogo durante fiscalização na BR-407

No domingo (28), um motociclista foi preso em posse de uma arma de fogo na BR-407, no trecho do município de Senhor do Bonfim. A apreensão da arma e a prisão aconteceram durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no local. De acordo com informações da PRF, durante a abordagem, os policiais constataram que o veículo estava com o licenciamento atrasado e também apresentava equipamentos em mau estado de conservação. Foi durante a averiguação mais detalhada que a arma foi encontrada. O condutor informou ser o proprietário dos materiais, porém não possuía qualquer documentação que autorizasse a posse e o transporte da arma. Diante disso, ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município para a realização dos procedimentos legais necessários.

  • Foto: Divulgação / Prefeitura de Jequié
  • 30 // Abr // 2024
  • 14h00

Comando da PM de Jequié rebate reportagem nacional sobre violência na cidade

O Comando do 19º Batalhão de Polícia Militar de Jequié se manifestou em resposta a uma matéria veiculada em um jornal de grande repercussão nacional, que apresentou dados sobre casos de violência no município, localizado no interior da Bahia. Nos últimos dias, trechos de uma reportagem da Rede Record, exibida no programa "Domingo Espetacular", circularam nas redes sociais, classificando Jequié como a cidade mais violenta do país. Em uma nota de esclarecimento, o Comandante da PM, Tenente-Coronel Márcio Amorim de Marcelo, contestou a veracidade dos dados apresentados na reportagem e acusou a emissora de ser "negligente". Segundo o comunicado, a reportagem não verificou corretamente as informações estatísticas e não buscou checar os dados com o Comandante da Unidade ou com a Assessoria de Comunicação do Batalhão.

  • 30 // Abr // 2024
  • 14h00

  • Foto: Reprodução / Acorda Cidade
  • 30 // Abr // 2024
  • 13h00

Quatro jovens são assassinados a tiros em Feira de Santana

Uma onda de violência assolou Feira de Santana nesta segunda-feira (29), resultando na morte de quatro jovens em diferentes bairros da cidade. Entre as vítimas, destacam-se dois irmãos. Até o momento, não há informações sobre uma possível conexão entre os assassinatos, que ocorreram em locais distintos. De acordo com informações do portal Acorda Cidade, uma das vítimas foi identificada como João Victor de Alcântara Venas, de 29 anos, que foi alvejado no bairro Rua Nova. Ele chegou a ser socorrido para uma policlínica, porém não resistiu aos ferimentos. Outra vítima, Taylon Fernandes Oliveira, de 28 anos, foi atingida por disparos nas costas e nos braços, no bairro Papagaio. Os irmãos Matheus Caic Silva Santos, de 21 anos, e Darlison Felipe Silva Santos, de 18 anos, foram mortos a tiros dentro da própria residência, no bairro Campo Limpo. Segundo relatos, os agressores invadiram a casa e efetuaram os disparos. Matheus faleceu no local, enquanto Darlison foi levado para a policlínica do conjunto George Américo, mas não resistiu e veio a óbito na madrugada desta terça-feira (30).

  • Foto: Reprodução / Gazeta 5
  • 30 // Abr // 2024
  • 12h39

Tragédia em Muquém do São Francisco: criança de oito anos morre atropelada

Uma tragédia abalou a zona rural de Muquém do São Francisco, no Oeste baiano, na segunda-feira (29), com a morte de uma criança de oito anos após ser atropelada. A vítima foi identificada como Wesley Reinan Ferreira Xavier. O acidente ocorreu no povoado de Pedrinhas, localizado a 54 quilômetros da sede do município, onde a criança estudava. As circunstâncias do acidente ainda não foram esclarecidas. O motorista, mesmo em estado de choque, compareceu à delegacia da cidade e prestou depoimento. Segundo informações da TV Oeste, uma ambulância do Samu foi acionada, mas infelizmente o garoto já não apresentava sinais vitais. A prefeitura de Muquém do São Francisco emitiu uma nota lamentando o ocorrido e informando que já mobilizou as secretarias de assistência social, saúde e educação para oferecer suporte à família da criança. A nota também destacou que o motorista envolvido no acidente era experiente e possuía habilitação. Este é o segundo caso de morte de criança por atropelamento envolvendo transporte escolar na região Oeste da Bahia e o terceiro caso de morte de criança por veículos de transporte escolar no estado. 

  • Foto: Divulgação / UPB
  • 30 // Abr // 2024
  • 12h26

Presidente da UPB busca apoio no Senado contra suspensão da desoneração da folha de municípios e setores econômicos

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho (PSD) de Belo Campo, esteve na tarde desta segunda-feira (29) em busca de apoio junto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). O tema em discussão foi a insatisfação causada pela suspensão da desoneração da folha de pagamento dos municípios e de 17 setores da economia, decorrente de uma decisão judicial. Quinho expressou seu descontentamento com a liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, após uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Planalto. Segundo informações da UPB, 404 municípios baianos estavam se beneficiando da redução da contribuição previdenciária sobre a folha de pessoal, que havia caído de 20% para 8% desde janeiro, resultando em uma economia estimada de R$1,1 bilhão anuais para as prefeituras baianas. Essa medida representava uma retomada da capacidade de investimento próprio em áreas como saúde, educação e infraestrutura para os municípios. Durante o encontro, Pacheco destacou a "desorganização e desorientação" do governo em relação aos "princípios básicos" da relação federativa, especialmente em um tema de grande importância para os municípios e o Congresso Nacional. Rodrigo Pacheco informou que no dia 13 de maio está prevista uma sessão de debate no Senado Federal, com os presidentes de associações municipalistas dos estados, para discutir a desoneração da folha e outras pautas de interesse dos municípios, como precatórios, dívida previdenciária, saúde, merenda escolar e gestão de resíduos sólidos. A disputa entre o Congresso e o Planalto envolveu também a prorrogação da desoneração para 17 setores, com destaque para uma emenda apresentada pelo senador baiano Ângelo Coronel, a pedido da UPB, que incluiu os municípios no projeto de lei. Após a aprovação, o presidente Lula vetou a medida, mas o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional, permitindo que a redução da contribuição previdenciária entrasse em vigor. Posteriormente, o governo enviou uma medida provisória ao Congresso retirando novamente o benefício, mas o texto acabou caducando. Agora, a questão está em análise pelo plenário do STF, sendo acompanhada de perto pelos envolvidos na defesa dos interesses municipais.

  • Foto: Reprodução / Radar News
  • 30 // Abr // 2024
  • 12h21

Delegacia de Itabela investiga espancamento de mulher na Costa do Descobrimento

A delegacia de Itabela, localizada na região da Costa do Descobrimento, está apurando um caso de espancamento a pauladas envolvendo uma mulher. A vítima prestou depoimento nesta segunda-feira (29) ao delegado Robson Andrade, responsável por investigar a autoria e a motivação do crime. De acordo com informações do Radar News, o incidente ocorreu na última terça-feira (23) na localidade de Limoeiro, que faz parte do povoado de Porto Seguro e fica próximo ao limite com Itabela. Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra a vítima sendo agredida com pedaços de madeira por três homens. Os golpes foram desferidos nas costas da vítima. A suspeita é de que as agressões tenham sido ordenadas pelo ex-companheiro da mulher. A vítima apresentava hematomas nas costas e deve passar por exame de corpo de delito para documentar as lesões. O delegado Robson Andrade está empenhado em identificar os responsáveis pelo ataque e esclarecer a motivação por trás desse crime violento. As investigações estão em andamento e novas informações serão divulgadas à medida que o caso avançar.

  • Foto: Blog Regional
  • 30 // Abr // 2024
  • 07h39

Hospital de Brumado: Comandante da PM nega pedido de reforço de segurança

A notícia sobre a invasão registrada no Hospital Municipal de Brumado para a prática de homicídio de um paciente baleado continua gerando grande repercussão. Segundo informações do Tenente Coronel Elson Pereira, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Polícia Militar não foi solicitada pelo Hospital ou pela Secretaria Municipal de Saúde para reforço de segurança na unidade. Em suas declarações, o comandante afirmou: "Para que nós estivéssemos fazendo a salvaguarda do paciente deveríamos ter sido provocados. Não houve qualquer provocação através de ofício ou, no mínimo, oral do Município no sentido de que eles precisariam de um reforço policial lá dentro do Hospital Municipal". Ele também desmentiu a nota emitida pela prefeitura sobre o pedido de proteção do paciente e dos demais servidores da unidade. O Tenente Coronel Elson Pereira destacou que não é possível enviar policiais para o local sem um pedido formal e fundamentado. Ele enfatizou: "Não posso colocar um policial lá sem o lastro, uma fundamentação, sem no mínimo um ofício solicitando a presença da polícia no local. Não tive solicitação nem informal, nem formal para fazermos a custódia lá. Não recebemos sequer uma solicitação do hospital. Trabalhamos com base no legal". Essas declarações trazem à tona questões importantes sobre a segurança e o funcionamento das instituições de saúde, levantando discussões sobre a responsabilidade e a necessidade de medidas preventivas em situações de risco como essa registrada no Hospital Municipal de Brumado.

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Abr // 2024
  • 18h03

Joanina Sampaio e Jânio Soares marcam presença na Terceira Cavalgada de Itapicuru dos Dourados

No último domingo (28), Joanina Sampaio e Jânio Soares, pré-candidatos a prefeita e vice-prefeito do município de Livramento, marcaram presença na Terceira Cavalgada de Itapicuru dos Dourados. Eles estiveram acompanhados dos vereadores Ronilton Carneiro "Batata" e Joaquim da Silva "Kinka", Nelson da Barrinha, Zé Araújo, João de Ogum e Dilto da Asamil. O evento contou com uma animada programação, que incluiu apresentações musicais do cantor ED Rossi, Sandro Junior e os manos do forró, garantindo um clima de festa e descontração para os participantes.  A Terceira Cavalgada de Itapicuru dos Dourados foi um sucesso e contou com a participação de diversos moradores e visitantes, fortalecendo os laços entre os habitantes e celebrando a cultura rural da região.

  • Foto: Divulgação/Rondesp Sudoeste
  • 29 // Abr // 2024
  • 17h47

Suspeito de homicídio no hospital de Brumado morre em confronto com a Rondesp em Vitória da Conquista

Após receber informações da 46ª CIPM - Livramento de Nossa Senhora sobre um homem suspeito, supostamente envolvido em diversos crimes na cidade de Brumado, inclusive no homicídio ocorrido no hospital em 28 de abril, uma guarnição da Rondesp Sudoeste dirigiu-se ao Bairro Bateias 2 em Vitória da Conquista para averiguar a situação. Ao chegar ao local, os policiais foram informados por moradores que o suspeito havia se mudado recentemente para uma casa naquela rua e teria ameaçado os vizinhos com uma arma de fogo. Durante rondas no local e ao se aproximarem da residência para verificação, uma mulher que estava na casa percebeu a presença da viatura e fugiu, deixando o portão aberto. O suspeito, ao notar a abordagem policial, fugiu para o interior da residência e começou a disparar contra a guarnição, que agiu em legítima defesa e revidou os disparos. Após o confronto, o homem foi encontrado caído no interior da residência, ainda com sinais vitais, ao lado de uma arma de fogo. Ele foi socorrido e levado ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto pelo médico plantonista. O ocorrido foi registrado no plantão central do DISEP para as medidas cabíveis. Durante a operação, foram apreendidos diversos materiais, incluindo um revólver calibre .38 com estojos deflagrados, munições, dinheiro em espécie e moedas, além de substâncias ilícitas como maconha e crack, uma balança de precisão e embalagens para acondicionamento das substâncias.

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Abr // 2024
  • 17h37

Marquinho Viana participa de cavalgada em Barra da Estiva e de inauguração de escola em Rio de Contas

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) participou no último domingo (28) de uma cavalgada na comunidade quilombola da Moitinha, na sua cidade natal, Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. O evento, organizado pela liderança local Simone Santos, reuniu centenas de pessoas para andar a cavalo e também para acompanhar os shows de artistas locais. Além do deputado estadual, o empresário Wilson do Café, pré-candidato a prefeito de Barra da Estiva, também participou da cavalgada. Os cantores Huan Allex, Júnior Pauferro e Ronaldão dos Teclados se apresentaram para a população da Moitinha. Marquinho Viana ainda recebeu um presente da comunidade, uma pequena estátua artesanal reproduzindo uma foto antiga dele com sua mãe Ana Lúcia Aguiar Viana que foi professora e ex-prefeita de Barra da Estiva. “Toda vez que venho à Moitinha é muito especial. Participar dessa cavalgada, para mim, é estar em casa. Não só por vir à minha cidade natal e a essa comunidade onde tenho tantos amigos, mas é aqui no meio do povo sertanejo, cavalgando, fazendo uma festa, que me sinto realmente bem. Tem sido uma alegria representar Barra da Estiva e Moitinha na Assembléia Legislativa da Bahia, e faço isso por gratidão e por paixão. Parabéns a todos os organizadores, foi mais um ano de sucesso”, disse Marquinho Viana.

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Abr // 2024
  • 17h37

Antes, no sábado (27), Marquinho Viana participou da inauguração da Escola Municipal Coronel Rodolfo Abreu, na comunidade de Arapiranga, em Rio de Contas, também na Chapada Diamantina. O deputado esteve ao lado do prefeito, Dr. Cristiano Azevedo, e da vice-prefeita, Dona Iu, na entrega do equipamento que vai abrigar alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

  • Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 29 // Abr // 2024
  • 14h00

Jovem de 28 anos morre após sofrer descarga elétrica enquanto lavava roupas em Santaluz

No domingo (28), uma tragédia chocou a comunidade de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, quando uma jovem de 28 anos perdeu a vida após sofrer uma descarga elétrica enquanto lavava roupas em um tanquinho. A vítima foi identificada como Queila Tauane Santos Reis, conforme informações da Guarda Civil Municipal. O incidente aconteceu por volta das 8h, no povoado Boa Esperança, e os agentes da Guarda foram acionados para o local. Queila Tauane foi prontamente socorrida por familiares e encaminhada para um hospital do município, porém, infelizmente, não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil registrou o caso na delegacia da cidade para investigação. O corpo da jovem foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Serrinha para os procedimentos necessários.