Histórico de Jun/2020

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Jun // 2020
  • 17h53

Deputado Marquinho Viana, em sessão da ALBA, denuncia desvio de recursos do Covid-19 pelo prefeito de Barra da Estiva

O deputado Marquinho Viana (PSB), participou hoje (29.06), de mais uma sessão virtual da Assembléia Legislativa da Bahia, quando votou a favor da renovação do decreto de calamidade pública para os municípios, até 30 de dezembro próximo. O deputado pediu uma questão de ordem para relatar que alguns gestores municipais, a exemplo do prefeito de Barra da Estiva, não estão utilizando os recursos para o enfrentamento do Covid 19, mas, ao contrário, estão fazendo uso do decreto de calamidade pública para alugar veículos e contratar pessoas com a finalidade de garantir votos para sua reeleição. Marquinho Viana afirmou que "estamos atentos, acompanhando todo e qualquer desvio de recursos, e  prontos para denunciar ao Ministério Público. É impossível concordar que a população fique à revelia nesta pandemia, com os gestores utilizando os recursos públicos para interesses eleitoreiros", concluiu.
 

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 29 // Jun // 2020
  • 05h31

Prefeitura de Livramento realiza obras de pavimentação em diversas ruas e avenidas do município

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está realizando o maior Programa de Pavimentação asfáltica e com paralelepípedos da história de Livramento em várias ruas e avenidas do município com o objetivo de oferecer maior qualidade de vida à população, melhores condições de tráfego e valorização dos bairros. Serão 132 mil metros quadrados de pavimentações e o pacote de obras vão demandar investimentos superiores a R$ 11 milhões provenientes de Recursos Próprios e do Governo Federal.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 29 // Jun // 2020
  • 05h31

Além das Pavimentações, a atual gestão tem realizado intenso trabalho na melhoria da infraestrutura do município como: Construção de galerias de águas pluviais, construção de guias, sarjetas, calçadas, redes de esgotos, acessibilidade, manutenção de vias e abertura de ruas para facilitar a mobilidade urbana. As ações fazem parte do planejamento estratégico da administração. Em breve mais ruas e avenidas irão receber alguma benfeitoria, seguindo o planejamento de trabalho da Prefeitura Municipal.

  • Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
  • 29 // Jun // 2020
  • 05h26

Celso de Mello pede avaliação da PGR sobre depoimento de Bolsonaro à PF

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre o depoimento de Jair Bolsonaro à Polícia Federal. A delegada Cristiane Correa Machado informou ao relator do inquérito que apura interferência do presidente na Polícia Federal a necessidade de ouvi-lo. O despacho solicitando manifestação da PGR foi encaminhado ao procurador-geral Augusto Aras nesta sexta (26). Apesar do pedido de manifestação da PGR, será Celso de Mello a decidir se Bolsonaro poderá depor por escrito ou se será colhido depoimento presencial. As informações são da coluna Radar, de Veja. O inquérito foi aberto em abril para investigar os relatos de Sergio Moro, ex-ministro da Justiça, sobre Bolsonaro tentar interferir na corporação. A investigação já colheu provas, como o celular de Moro e a gravação da reunião ministerial de 22 de abril, na qual Bolsonaro fala em trocar a segurança para não prejudicar família e amigos. Ministros e delegados da PF também foram ouvidos.

  • Foto: GOVBA
  • 29 // Jun // 2020
  • 05h16

Governo envia novo lote de insumos para combate ao coronavírus em 38 municípios

O Governo do Estado enviou insumos para unidades de Saúde de todo o estado. Foram 318.000 máscaras de tecido e TNT para 38 municípios da Bahia, além de túneis de desinfecção do Senai Cimatec para Juazeiro, Eunápolis e Feira de Santana. A ação faz parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Econômico (SDE). “O Governo da Bahia tem atuado em diversas frentes para conter a pandemia do Coronavírus e, para isso, tem enviado de forma sistemática túneis de desinfecção e insumos como forma de contribuir para o combate à Covid-19 em todo o território baiano”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. Em Eunápolis será implantado um Túnel de Desinfecção no Hospital Regional, que também vai receber cinco bolhas de contenção, 100 litros de álcool em gel, 1.000 máscaras e 50 protetores faciais de acrílico. O município também vai receber 20.000 máscaras. Porto Seguro vai receber 40.000 máscaras e o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães vai recepcionar cinco bolhas de contenção. Uruçuca vai receber 100 litros de álcool em gel e 7.000 máscaras. Já Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália vão receber 37.500 máscaras. Outras 90.000 máscaras serão entregues em Itapetinga, Caatiba, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itarantim, Itororó, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Potiraguá e Santa Cruz da Vitória. Em Feira de Santana, o Hospital de Campanha Mater Dei vai receber um Túnel de Desinfecção, 5 bolhas de contenção, uma bolha de intubação, 100 litros de álcool em gel, 50 protetores faciais de acrílico e 1.000 máscaras. Para Feira de Santana, também serão entregues 32.000 máscaras. Já os municípios de Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estêvão, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova vão recepcionar 88.500 máscaras.

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Jun // 2020
  • 05h11

Deputado Marquinho Viana e o pré-candidato Bico visitam povoado de Barra da Estiva

O deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhou no domingo (28), o pré-candidato a prefeito de Barra da Estiva, vereador Bico, em visita ao povoado do Brejão, onde almoçaram na residência de Noélio, um almoço preparado pela sua esposa, Silvana. Na oportunidade, o deputado e Bico visitaram também os amigos Vavá, Jura, Zé, Romario, Tiago, Reginaldo, Iôzinho e diversos outros amigos residentes no povoado.

  • Foto: Reprodução | Foto Silva
  • 29 // Jun // 2020
  • 04h43

Prefeitura Municipal de Livramento construiu 03 portais nas entradas cidade

Uma antiga reivindicação dos livramentenses finalmente finalmente foi concluida, as obras dos Portais nas entradas da cidade. É uma obra que há vários anos era solicitada pela população e pela necessidade de sinalizar e construir um monumento que simbolizasse a cidade. Será uma marca, um símbolo da arquitetura e um local de fotografias turísticas que vai dar orgulho aos moradores e visitantes. Além de ser um dos principais cartões portais da cidade, os Portais de entrada servirá também, como instalação de Câmeras de vigilância para auxiliar aos órgãos de segurança pública do município. O objetivo da construção dos Portais é essencial para mostrar a identidade de Livramento de Nossa Senhora, além de deixar as entradas da cidade mais atrativa, elevando assim o potencial turístico do município.

  • Foto: Reprodução | Foto Silva
  • 29 // Jun // 2020
  • 04h43

Além dos pórticos nas entradas da cidade, a atual gestão tem investido muito em pavimentação de ruas, construção de pontes, escolas, ginásios, reforma do Hospital Municipal, recuperação de estradas vicinais, revitalização das praças e outras obras estruturais. A obra foi construída com investimentos do Ministério do Turismo e o local foi escolhido pelos Técnicos do Ministério como o mais adequado e desimpedido para construção. Foram 02 portais na BA 148, saída para Rio de Contas e para Brumado, e 01 na BA 152, saída para Paramirim.

 

  • Foto: Reprodução
  • 25 // Jun // 2020
  • 09h25

Prefeitura Municipal de Livramento instala Dessalinizadores na Zona Rural do município

A Prefeitura de Livramento, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, está dando andamento ao projeto de implantação de Dessalinizadores nas comunidades rurais do município. A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado e conta ainda com o apoio da coordenadoria do Programa Água Doce. O sistema é abastecido por um poço perfurado ou já existente no local, e a partir do seu funcionamento garante água da melhor qualidade para o consumo humano. Após a instalação do equipamento, o gerenciamento ficará a cargo dos presidentes de associações, com apoio dos usuários e suporte da Prefeitura Municipal. A ação busca estabelecer uma política pública permanente de acesso á água de boa qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização. Serão beneficiadas 389 famílias com 1.326 habitantes das comunidades de Pedrinhas, Várzea D'água, Queimada Comprida, Gameleira, Salobro, Sapato, Sítio Novo e Bem Posta. Após a instalação dos Dessalinizadores, serão realizados treinamentos e oficinas de gestão do uso da água, manejo dos equipamentos e manutenção das unidades. Além desses 08 Dessalinizadores, mais 04 estão em estudo para instalação. Os sistemas irão operar em comunidades que antes eram abastecidas com carro-pipa, água de poços com alta salinidade e também de açude, sem qualidade para o consumo. É um programa importante que atende a população de imediato, principalmente as pessoas que não têm a menor condição de acesso à água. O Programa Água Doce vai atuar nas regiões em que os poços apresentam um alto teor de sal e com a implantação de um Dessalinizador para o tratamento, a água vai ficar absolutamente potável. Esta água ficará livre de todas as doenças de veiculação hídrica que assolam a população, principalmente nos períodos inicias de chuvas. Além da diminuição com os problemas de doenças de veiculação hídrica (vírus e bactérias), também vai diminuir os problemas com oscilação da pressão arterial e formação de pedras no organismo oriundas de água com excessos de certos minerais.

  • Foto: Divulgação/Governo da Província de Córdoba
  • 25 // Jun // 2020
  • 09h16

Nuvem de gafanhotos: governo declara estado emergência no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

O governo federal decidiu declarar estado de emergência fitossanitária nas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A medida à uma nuvem de gafanhotos que está a cerca de 250 quilômetros da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. A preocupação das autoridades do setor agropecuário e de produtores rurais é o dano que os insetos possam causar às lavouras e pastagens, se houver infestação. O estado de emergência tem por objetivo permitir a implementação de plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais. De acordo com portaria publicada na quinta-feira (25) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a emergência fitossanitária é por um prazo de 1 ano.

  • Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
  • 25 // Jun // 2020
  • 08h50

Piripá: Polícia Civil investiga morte de recém-nascidas gêmeas que foram atacadas por cachorro da família

A Polícia Civil de Piripá, investiga a morte das duas irmãs gêmeas recém-nascidas que foram atacadas pelo cachorro da família, na tarde de terça-feira (23). A informação foi divulgada pela delegada Laíse Testa, responsável pela investigação. De acordo com a delegada, o caso é tratado como uma fatalidade, mas um inquérito policial apura a morte de Anne e Analu. Laíse Testa informou que uma perícia foi realizada na casa da família e que a mãe das recém-nascidas e testemunhas devem ser ouvidas oficialmente, em um momento "mais oportuno". Anne e Analu morreram após serem atacadas por o cachorro da família. A mãe das vítimas teria chegado a ouvir o barulho, correu para socorrer as filhas e conseguiu retirar o cachorro, que é mestiço e não tem raça definida. As recém-nascidas, que tinham 26 dias de nascidas, chegaram a ser socorridas por uma amiga da família que é técnica de enfermagem e prestou os primeiros socorros. Em seguida, elas foram levadas para o Hospital Municipal Maria Pedreira Barbosa, em Piripá. Segundo o médico plantonista da unidade médica, uma das crianças chegou sem vida no hospital e a outra em estado grave. De acordo com o profissional, que foi o responsável pelo pré-natal das meninas, todos os procedimentos médicos possíveis no momento foram feitos, mas a outra criança também não resistiu. O médico ressaltou que a mãe das gêmeas sempre demonstrou cuidado com as filhas durante a gravidez e após o nascimento das meninas. O enterro de Anne e Analú aconteceu no final da tarde desta terça, no cemitério da Saudade Dois, em Piripá.

  • Foto: Divulgação/SSP-BA
  • 25 // Jun // 2020
  • 08h45

Eunápolis: Homem é flagrado com R$ 110 mil no bagageiro de motocicleta

Um homem foi preso após ser flagrado com R$ 110 mil, em espécie, escondidos no bagageiro da motocicleta que dirigia. O flagrante ocorreu na quarta-feira (24), em Eunápolis, extremo sul da Bahia, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O homem responde a inquérito por tráfico de drogas e ao ser questionado, disse não saber a procedência do dinheiro. A apreensão foi realizada por agentes da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis). A Polícia Civil informou por meio da SSP-BA que os policiais passavam pela BR-367, em Eunápolis, quando viram o homem, em uma motocicleta. Diante do nervosismo do motociclista, os investigadores decidiram fazer a abordagem. No momento da revista, o dinheiro foi achado no bagageiro do veículo. Após dizer que não sabia a procedência do dinheiro, o homem foi conduzido até a Delegacia Territorial (DT) de Eunápolis. Os R$ 110 mil foram apreendidos e depositados em uma conta judicial. A Polícia Civil vai investigar a origem do dinheiro.

  • Foto: Divulgação | Cipe Sudoeste
  • 22 // Jun // 2020
  • 09h07

Cipe Sudoeste apreende drogas em Barra da Estiva

Na tarde de sexta-feira (19),durante rondas pelo bairro Alto México, na Rua B, Urbis IV, uma  guarnição da Cipe Sudoeste se deparou com um indivíduo que ao avistar a viatura evadiu-se correndo e adentrou a sua residência; A guarnição, com autorização dos proprietários, entrou em seguida e ao proceder com busca minuciosa encontrou  dentro do forro da cozinha (38) trinta e oito papelotes de uma substância similar a cocaína,(13) treze trouxinhas de uma substância similar a maconha, diversos sacos plásticos transparentes possivelmente para acondicionar droga. Diante do fato foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido junto com o material apreendido até a Delegacia de Barra da Estiva, onde foi lavrado flagrante em seu desfavor.

  • Foto: Divulgação
  • 22 // Jun // 2020
  • 08h23

Deputado Marquinho Viana discute com grupo político as demandas de Caculé

O deputado Marquinho Viana (PSB), participou de reunião com o grupo político do município de Caculé, à frente Pedrão, pré-candidato a prefeito,  William, pré-candidato a vice-prefeito, e os pré-candidatos a vereadores. Também estiveram presentes as lideranças políticas, como  João Filho e Mimi. Na oportunidade, o deputado e as lideranças discutiram questões políticas e as demandas do município, firmando compromisso de trabalho.
 

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 22 // Jun // 2020
  • 08h11

Colisão entre motos deixa dois mortos na BA-148 em Livramento de Nossa Senhora

Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo duas motocicletas na noite de domingo (21) na BA-148, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações apuradas pelo Blog Regional, o acidente aconteceu próximo a Comunidade dos Patos, onde por motivos desconhecido as motos acabaram colidindo frontalmente. Os dois condutores das motocicletas não resistiram ao impacto da colisão, vindo a óbito ainda no local. A namorada de uma das vítimas foi socorrida pelo SAMU 192 e encaminhada a UPA24H. As vítimas foram identificadas como Gilberto Dantas Alves e Josimar Silva de Jesus. Os corpos das vítimas foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.

  • Foto : Divulgação
  • 18 // Jun // 2020
  • 08h38

Luís Eduardo Magalhães: operação desvenda esquema de fake news e ataques virtuais

Uma operação da Polícia Civil, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (LEM) desmontou na quarta-feira (17), um local usado para propagação de fake news e ataques na internet. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos por integrantes da Delegacia Territorial de LEM e da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Barreiras) e um homem foi conduzido. Dentre os materiais apreendidos no imóvel estão aparelhos celulares, notebooks, computadores, drone, pen drivers e câmeras. Os crimes, monitorados pelas equipes há alguns meses, eram referentes a injúria racial, calúnia e difamação, segundo informou o coordenador da 11ª Coorpin, delegado Rivaldo Almeida Luz. “Os materiais eletrônicos foram enviados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Com o resultado saberemos se ele praticava os crimes e se existem outras pessoas envolvidas”, contou o delegado.

  • Foto : Reprodução/TV Globo
  • 18 // Jun // 2020
  • 08h21

Polícia do Rio cumpre mandado de busca e apreensão em casa ligada a Jair Bolsonaro

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) cumpriram na manhã desta quinta-feira (18) um mandado de busca e apreensão em uma casa que pertence ao presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) em Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio. De acordo com o portal G1, a ação faz parte de uma operação, realizada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, em desdobramento das investigações sobre o esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A organização seria supostamente comandada por um dos filhos do presidente, Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), quando ele era deputado estadual. Segundo a investigação, o imóvel em Bento Ribeiro foi usado como um dos comitês de campanha eleitoral do presidente na Zona Norte do Rio. Na época da corrida eleitoral, Bolsonaro chegou a visitar o imóvel durante uma agenda pública e ainda cortou os cabelos em um salão próximo à casa. Ainda de acordo com o G1, enquanto as equipes estavam dentro da casa, era possível ouvir barulhos de marretadas nas paredes, sugerindo que os agentes quebravam a alvenaria enquanto realizavam as buscas. A ação de busca e apreensão no imóvel durou cerca de uma hora. Os agentes saíram carregando duas sacolas, mas sem dar detalhes do que foi apreendido. Morava na casa Alessandra Esteves Marins, que é ligada ao gabinete do senador Flávio Bolsonaro. Ela faz parte da equipe de apoio no Rio a que o parlamentar tem direito. Vizinhos contaram que ela se mudou do imóvel há cerca de um mês.