Histórico de Jun/2023

  • Foto: Blog Regional
  • 30 // Jun // 2023
  • 22h36

Salvador: Prefeito exonera Luciano Ribeiro e nomeia novo titular da Secretaria de Ordem Pública

O prefeito de Salvador Bruno Reis (União) exonerou nesta sexta-feira (30), em publicação no Diário Oficial do Município, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Caculé Luciano Ribeiro do cargo de titular da Secretaria de Ordem Pública (Semop). O gestor nomeou para o cargo o até então diretor de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Alexandre Almeida Tinoco. Era esperado que Bruno Reis nomeasse interinamente para o posto o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, que já acumulou as duas funções anteriormente e é visto como um “apagador de incêndio” na secretaria. Entretanto, Omar deve ser candidato a vereador em 2024 pelo PDT, o que obrigaria o prefeito a mexer novamente no comando da pasta em menos de um ano. Alexandre Almeida Tinôco é graduado em administração pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pós-graduado em gestão de negócios. Iniciou sua trajetória profissional na área comercial de multinacionais e em 2021 começou a atuar na gestão pública. Nesses dois anos passou pelos cargos de diretor de desenvolvimento urbano e diretor de fiscalização da Sedur. Ele é primo do vereador Cláudio Tinoco (União).

  • Foto: Blog Regional
  • 30 // Jun // 2023
  • 22h20

Por maioria de votos, TSE declara Bolsonaro inelegível por 8 anos

Por maioria de votos (5 a 2), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a inelegibilidade do ex-presidente da República Jair Bolsonaro por oito anos, contados a partir das Eleições 2022. Ficou reconhecida a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros no dia 18 de julho do ano passado. Walter Braga Netto, que compôs a chapa de Bolsonaro à reeleição, foi excluído da sanção, uma vez que não ficou demonstrada sua responsabilidade na conduta. Nesse ponto, a decisão foi unânime. O julgamento foi encerrado na tarde desta sexta-feira (30) com a proclamação do resultado pelo presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes.

  • Foto: Divulgação
  • 30 // Jun // 2023
  • 22h00

Deputado Marquinho Viana marca presença em diversos municípios da Bahia durante os festejos juninos

O deputado estadual Marquinho Viana tem percorrido diversos municípios do estado para participar dos animados festejos juninos. Durante suas visitas, ele tem aproveitado para se encontrar com autoridades locais, líderes políticos, vereadores, amigos e apoiadores, fortalecendo assim sua presença junto à comunidade. Em Barra da Estiva, no povoado dos Morrinhos, Marquinho Viana participou dos festejos de São Pedro, acompanhado do líder político Wilson do Café, dos amigos e apoiadores. Além de ter também participado no São João do São João Quente na Terra do Frio. Na ocasião, o deputado também prestigiou o forró do Ipiti no Barra Center, proporcionando momentos de descontração e alegria aos presentes. No Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, o deputado teve a oportunidade de encerrar os festejos juninos, em uma noite repleta de animação. Ele esteve acompanhado do prefeito Gerson, da primeira dama Sra. Celia, do vice-prefeito Zico, do presidente da Câmara vereador Rege, do deputado federal Valmir Assunção e de amigos, celebrando o encerramento dessa importante tradição. Em Ituaçu, no Arraiá do Brejo Grande, Marquinho Viana marcou presença em uma noite de muita festa e animação. Ao lado do prefeito Phellipe Brito de Ituaçu e de diversos amigos e apoiadores, o deputado aproveitou o evento para compartilhar momentos de descontração com a comunidade. Em Livramento de Nossa Senhora, o deputado acompanhou o prefeito Ricardinho, a primeira dama Leila, a vice-prefeita Joanina, vereadores e o deputado federal José Rocha nos festejos de São João na Rua do Areião. A festa contou com a presença animada do público e proporcionou uma experiência única para celebrar a cultura local. No município de Ituaçu, Marquinho Viana acompanhou o prefeito Phellipe Brito e os vereadores Almir e Zé Paixão para a entrega dos equipamentos do trator agrícola no povoado do Barreiro. Essa ação visa fortalecer a agricultura local e contribuir para o desenvolvimento da região. Além das entregas, o deputado participou dos festejos juninos no povoado de Lagoa dos Patos, organizado pelo vereador Joel.  Em Anagé, acompanhado pelo prefeito Rogério, o presidente da Câmara Toenzinho Sim, Messias, Lucinha, o vice-prefeito de Caraíbas Carlinhos, os vereadores Gil e Clovis, além de outros amigos e apoiadores, Marquinho Viana marcou presença no Arraiá do Gavião, evento tradicional que reuniu a população para celebrar as festividades juninas. No distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, o deputado participou dos festejos juninos ao lado do prefeito Cristiano, da vice-prefeita Dona Iu, dos vereadores e demais amigos e apoiadores. A ocasião foi marcada por celebrações típicas da época, fortalecendo os laços com a comunidade local. Além disso, em Boquira, o deputado Marquinho Viana teve a honra de inaugurar a praça Irmã Elizabete, na presença do prefeito Luciano, do secretário de Saúde Alan, vereadores, amigos e apoiadores. Em seguida, participou da inauguração da praça Edite Pereira.

  • Foto: Blog Regional
  • 30 // Jun // 2023
  • 11h42

Senador Otto Alencar reafirma apoio ao prefeito Phellipe Brito e vereadora Lane Castro durante encontro no PSD

Na manhã desta sexta-feira (30), o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, e sua esposa, Lane Castro, vereadora em Rio de Contas, realizaram uma importante visita à sede do Partido Social Democrático (PSD) em Salvador. Durante o encontro, foram recebidos pelo senador Otto Alencar, que reforçou seu apoio e amizade ao casal. O senador Otto Alencar destacou a longa relação de amizade e parceria com Albercinho, pai de Phellipe, que já dura por mais de três décadas, ressaltando o compromisso mútuo de trabalhar em prol do município de Ituaçu. Ele também expressou gratidão pelo voto de confiança da população, que o reconduziu ao Senado Federal. Durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas ao desenvolvimento da região e ações que possam beneficiar o povo de Ituaçu e municípios vizinhos. O senador ressaltou o bom trabalho realizado pela gestão do prefeito Phellipe Brito, que tem se destacado na região como uma jovem liderança dedicada e comprometida com o bem-estar da comunidade. Phellipe Brito, por sua vez, agradeceu o apoio e a confiança do senador Otto Alencar, enfatizando o compromisso de sua gestão em buscar melhorias para Ituaçu e região. Ele mencionou a importância da união política e do trabalho conjunto entre os governos estadual e federal para trazer avanços significativos à região. Lane Castro, vereadora em Rio de Contas e esposa do prefeito Phellipe Brito, também teve a oportunidade de agradecer o apoio recebido. Ela enfatizou a disposição em continuar trabalhando em prol da população e o compromisso em representar bem o PSD mulher. A visita à sede do PSD em Salvador reforçou o comprometimento político em favor do desenvolvimento de Ituaçu e da região como um todo. (Veja aqui).

  • Foto: Reprodução - Rede GN
  • 30 // Jun // 2023
  • 10h52

Violência marca a quinta-feira em Juazeiro, com dois óbitos, tentativas de homicídio e 'guerra' de fogos de artifício

Juazeiro, no Sertão do São Francisco, viveu um dia marcado pela violência na última quinta-feira (29). De acordo com o Rede GN, foram registrados dois casos de óbito, três tentativas de homicídio e uma série de conflitos envolvendo o uso de fogos de artifício. As mortes ocorreram nos bairros Vila Santa Inês e Residencial Mairi, sendo que as vítimas foram fatalmente atingidas por disparos de arma de fogo. As tentativas de homicídio ocorreram nos bairros Nova Esperança e Padre Vicente. Além dos casos de violência direta, o blog relata que conflitos envolvendo o uso de fogos de artifício também foram registrados em diversas localidades, incluindo Quidé, Palmares, Rua do Coliseu no bairro Alagadiço e bairro Brisa da Serra. Uma moradora, expressando sua indignação, comentou nas redes sociais sobre a situação caótica: "É triste ver minha cidade, Juazeiro, largada às traças. Todo ano essa guerra de meliantes, desocupados que passam a noite tirando o sono dos cidadãos do bairro Alagadiço, onde a Guarda Municipal e a Polícia Militar não atendem à população para dispersar esses meliantes. A cada mudança de gestão, a situação continua a mesma. Basta! Até quando nós, juazeirenses, teremos que passar por isso?", desabafou. Os crimes serão investigados pela delegacia de Juazeiro.

  • Foto: Divulgação - PRE-BA
  • 30 // Jun // 2023
  • 10h37

Bezerro é atingido por caminhonete em estrada entre Ipiaú e Ibirataia

Um acidente foi registrado pela Polícia Rodoviária Estadual - PRE, na noite desta quinta-feira (29). O incidente ocorreu no KM 36 da Rodovia BA-650, no trecho que compreende os municípios de Ipiaú e Ibirataia, localizados no Médio Rio de Contas. De acordo com informações da PRE, uma caminhonete Ford Ranger branca, com placa policial QKV-2J69, atingiu um bezerro, que ficou vivo, porém gravemente ferido. O motorista do veículo, identificado como Alessandro Souza dos Santos e residente em Ibirataia, saiu ileso do acidente. Devido à festa de São Pedro em Ipiaú, que teve início nesta quinta-feira, as estradas da região estão experimentando um intenso movimento.

INFORME PUBLICITÁRIO
Vem aí o XI Batizado e Troca de Cordas do Grupo de Capoeira Jogo de Dentro com a participação de grandes mestres da Bahia
  • Foto: Divulgação

Vem aí o XI Batizado e Troca de Cordas do Grupo de Capoeira Jogo de Dentro com a participação de grandes mestres da Bahia

Nos dias 14 e 15 de julho de 2023, os amantes da capoeira terão a oportunidade de vivenciar um evento especial na cidade. O XI Batizado e Troca de Cordas do Grupo de Capoeira Jogo de Dentro promete ser um momento de celebração e aprendizado. A programação terá início no dia 14 de julho, sexta-feira, com as Oficinas de Capoeira ministradas pelos mestres convidados. O evento terá início às 18 horas na Praça Zezinho Tanajura, onde os participantes poderão aprimorar suas habilidades e compartilhar conhecimentos com mestres renomados. Já no dia 15 de julho, sábado, as atividades continuam com mais oficinas de capoeira com os mestres convidados. Os participantes terão a oportunidade de aprender com grandes referências dessa arte marcial brasileira. Após as oficinas, será realizada uma grande apresentação cultural na feira livre, a partir das 8:00. O XI Batizado e Troca de Cordas é um momento especial para os praticantes de capoeira, pois representa o reconhecimento e a evolução dos alunos, que receberão suas novas graduações. Além disso, a presença dos mestres renomados da Bahia acrescenta ainda mais prestígio ao evento, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os participantes. Se você é apaixonado por capoeira ou deseja conhecer mais sobre essa expressão cultural brasileira, não pode perder o XI Batizado e Troca de Cordas do Grupo de Capoeira Jogo de Dentro nos dias 14 e 15 de julho de 2023. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora e comércio local. Coordenação: Professores Carlos e André, formado Ninho, supervisão do mestre Barreto e contra mestre Léo.

  • Foto: Gráfica Livramento cedida ao Blog Regional
  • 30 // Jun // 2023
  • 10h08

Livramento possui 43.911 habitantes, revela Censo do IBGE; população cresceu 5,49% em 13 anos

 

Por Tiago Rego | Jornalista

Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, tem 43.911 habitantes, conforme revelou o Censo 2022 do IBGE, divulgado nesta quarta-feira (28). Os dados apontam que em relação ao Censo de 2010, houve uma elevação populacional no município da ordem de 5,49%, o que coloca Livramento na  51ª colocação em número de habitantes no estado. A pesquisa do IBGE também aponta que Livramento possui uma densidade demográfica de 22,49 habitantes por km² e uma média de 2,98 moradores por residência. Dados econômicos - A pesquisa ainda evidenciou que a média salarial dos livramentenses é de 1,6 salários mínimos e a totalidade de pessoas ocupadas é de 4.330 pessoas, o que implica em 9,4%, conforme os dados de 2020. Educação - Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade [2010]: 98,1 %. IDEB – Anos iniciais do ensino fundamental (Rede pública) [2021]: 5,3. IDEB – Anos finais do ensino fundamental (Rede pública) [2021]: 4,8. Matrículas no ensino fundamental [2021]: 5.272 matrículas. Matrículas no ensino médio [2021]: 1.678 matrículas; Docentes no ensino fundamental [2021]: 289 docentes. Docentes no ensino médio [2021]: 63 docentes. Número de estabelecimentos de ensino fundamental [2021]: 27 escolas. Número de estabelecimentos de ensino médio [2021]: 2 escolas. Saúde - O IBGE divulgou que a taxa de mortalidade infantil do município é de 10,64 óbitos por mil nascidos vivos e que as internações, a cada mil habitantes, é de 1,7. Com uma área estimada de 1.952,510 km², Livramento é destaque no Sertão Produtivo por sua atividade agrícola, em especial no cultivo de manga e maracujá.

  • Foto: Blog Regional
  • 28 // Jun // 2023
  • 20h14

Prefeito de Livramento de Nossa Senhora alcança recorde de aprovação em pesquisa de gestão

O prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardo de Assunção Ribeiro (Ricardinho), vem obtendo um reconhecimento crescente pela sua dinâmica na gestão pública. Desde que assumiu o governo municipal, Ricardinho tem sido bem avaliado nos levantamentos estatísticos, e nos últimos dois anos e meio do seu segundo mandato, alcançou um novo recorde de aprovação e reconhecimento. Uma pesquisa realizada entre os dias 14 e 17 de junho de 2023, com a população da sede e diversas comunidades rurais, revelou que a forma de administrar do prefeito é admirada e respeitada, sendo considerada uma referência para a região. Segundo os resultados divulgados pelo jornal e Instituto de Pesquisas O Eco, essa é uma das maiores aprovações já registradas na história de Livramento, abrangendo todas as áreas da gestão. O prefeito Ricardinho recebeu os resultados da pesquisa com imensa satisfação e agradeceu calorosamente aos munícipes, destacando que a análise feita pelo povo o motiva ainda mais a lutar por melhorias para todos. Ele ressaltou que o trabalho árduo, realizado com amor, carinho, honestidade e em equipe, tem construído uma nova realidade para o município. A pesquisa também avaliou o impacto desse trabalho na eleição municipal do próximo ano, quando os eleitores decidirão o sucessor do prefeito. Segundo o Instituto de Pesquisas O Eco, 64,2% dos entrevistados afirmaram ter intenção de votar no candidato apoiado pelo grupo do prefeito, enquanto 22,9% pretendem votar no candidato da oposição. Uma pequena parcela de 0,5% indicou que não votaria em nenhum candidato, e 12,4% não souberam ou não quiseram opinar. Os detalhes completos do levantamento estatístico, realizado pelo Jornal O Eco, são apresentados em gráficos e revelam a avaliação da gestão municipal e as potencialidades políticas para o pleito de 2024. A pesquisa ouviu 380 pessoas da sede e área rural do município de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, utilizando um sistema de amostragem. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% com um erro padrão de 5%. (Clique aqui).

  • Foto: Blog Regional
  • 28 // Jun // 2023
  • 19h50

Inoperante e dispersa, oposição livramentense sedimenta, ainda mais, caminho para feito inédito de Ricardinho em 2024

Por Tiago Rego | Jornalista

A praticamente um ano das eleições municipais, os chamados políticos ‘coruja’, aqueles que passam a maior parte do tempo entocados, começam a dar as caras. Pelo menos é esta sensação que o livramentense tem quando se trata da oposição, como bem expressou uma internauta nas redes sociais, diante de uma foto do ex-prefeito Paulo Azevedo, ao lado do ex-vice prefeito de Livramento, João Cambuí. “Este homem ainda existe?”, indagou. O certo é que ao longo de 2 anos e meio de mandato, o prefeito Ricardo Ribeiro, o Ricardinho, tem nadado de braçada. Na Câmara de Vereadores, por exemplo, Ricardinho conta com o apoio de 10 dos 13 vereadores. E com um arrojado programa de obras, que vai desde pontes, escolas, construção de praças até bairros inteiros calçados, o gestor tem se dedicado, bem mais do que no primeiro mandato, a divulgar os seus feitos pelas redes sociais, explorando a potencialidade desta ferramenta comunicacional, transformando seu perfil do Instagram e Facebook em uma verdadeira vitrine, onde tem se mostrado um eficiente garoto propaganda, com um aprumado slogan de o “trabalho não para”, enquanto seus opositores patinam ou nem sequer atuam neste campo. Além do mais, o prefeito reune em torno de si, um grupo coeso, forte e aguerrido, sem contar no alinhamento com o governo estadual, que foi consolidado por sua lealdade ao ex-governador e hoje ministro da Casa Civil Rui Costa, que resultou na esmagadora vitória de Jerônimo Rodrigues no município, do presidente Lula, sem contar nas votações expressivas de Marquinho Viana e de Zé Rocha. Do outro, tem-se uma oposição quase nada barulhenta, dispersa, inoperante e desorganizada, pois como bem diz o cientista político Wilson Gomes, o maior cabo eleitoral de quem está no poder, é uma oposição silenciosa. Portanto, pelo saldo mais do que positivo de seu segundo mandato, pelo aprimoramento comunicacional e pela inércia oposicionista, Ricardinho caminha para um feito inédito da política livramentense: o de fazer seu sucessor depois de ter sido reeleito. Joanina ou Jânio? Façam suas apostas para 2024.

  • Foto: Alejandro Zambrana - Secom - TSE
  • 28 // Jun // 2023
  • 11h46

Relator vota pela inelegibilidade de Bolsonaro por 8 anos

"O Tribunal Superior Eleitoral se manterá firme em seu dever de, como órgão de cúpula da governança eleitoral, transmitir informações verídicas e atuar para conter o perigoso alastramento da desinformação que visa desacreditar o próprio regime democrático”. A afirmação foi feita na sessão desta terça-feira (27) pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral e relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85, ministro Benedito Gonçalves, ao votar pela inelegibilidade, por oito anos, de Jair Bolsonaro, candidato à Presidência da República nas Eleições 2022, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, cometidos em reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022. De acordo com o voto do relator, pela parcial procedência da ação ajuizada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), houve responsabilidade direta e pessoal de Bolsonaro ao praticar “conduta ilícita em benefício de sua candidatura à reeleição”. O prazo de inelegibilidade é contato a partir das Eleições Gerais de 2022. O ministro excluiu o então candidato à Vice-Presidência Braga Netto da sanção de inelegibilidade em razão de não ter sido demonstrada sua responsabilidade na conduta.

  • Foto: Blog Regional
  • 28 // Jun // 2023
  • 11h20

Operação São João: Aumento de Acidentes nas Rodovias da Bahia durante os Festejos Juninos

Durante a realização da "Operação São João", que teve início na quarta-feira (21) e se estendeu até a segunda-feira (26), as polícias Rodoviária Estadual (PRE) e Rodoviária Federal (PRF) registraram um triste cenário de acidentes nas rodovias da Bahia, resultando em um total de 16 mortes. Nas estradas estaduais, a Polícia Rodoviária Estadual contabilizou 10 acidentes, representando um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, em 2022. Um dos trechos mais críticos foi a BA-262, entre os municípios de Vitória da Conquista e Anagé, no sudoeste do estado, onde ocorreram seis acidentes e duas vítimas fatais. Um trágico exemplo dessa realidade ocorreu na BA-262, onde uma mulher foi atropelada por um micro-ônibus e veio a falecer no local. As circunstâncias e a identidade da vítima não foram divulgadas até o momento. A PRE também relatou mais de 300 autuações por infrações como excesso de velocidade, falta de documentação e casos de embriaguez ao volante. Além disso, cinco veículos com restrições de roubo foram recuperados pelas autoridades. Já nas rodovias federais da Bahia, a Polícia Rodoviária Federal registrou um total de 71 acidentes durante o período da Operação São João. Dessas ocorrências, 22 foram consideradas graves, envolvendo pelo menos uma vítima fatal ou feridos em estado grave. Ao todo, 78 pessoas ficaram feridas e 14 perderam a vida, sendo que oito desses óbitos ocorreram no dia 23 de junho, quando os festejos juninos atingem seu ápice. Os dados também revelaram que quase dois mil veículos foram flagrados acima da velocidade permitida durante a fiscalização da PRF. Ao todo, foram realizadas mais de 6.800 abordagens a veículos e mais de 8.100 pessoas foram fiscalizadas. Os agentes aplicaram 4.668 autuações e realizaram mais de 400 testes de bafômetro para combater a embriaguez ao volante. No âmbito das ocorrências policiais, a operação resultou em 49 registros, com 42 pessoas detidas por diversos crimes. Além disso, foram recuperados nove veículos roubados ou furtados, apreendidos quase 24 quilos de drogas, três armas de fogo, 17 munições e 68 comprimidos de anfetaminas.

  • Foto: Divulgação - PRF-BA
  • 28 // Jun // 2023
  • 11h08

Operação São João na Bahia registra quase 2.000 veículos acima da velocidade nas rodovias federais

Mobilidade e segurança viária estiveram no foco da Operação São João 2023 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que teve início na última na quarta-feira (21) e se encerrou na segunda (26). O reforço nas ações buscaram coibir condutas que colocariam em risco a segurança de quem viajou nesse período, e buscou ainda conscientizar motoristas e passageiros sobre o papel de cada um na construção de um trânsito mais humanizado. Apesar de todo o esforço da PRF nas ações estratégicas de fiscalização e conscientização, os policiais flagraram ainda muitos condutores e passageiros contrariando as leis de trânsito durante as festividades de São João. Em seis dias de atividades, foram fiscalizados 6.830 veículos e 8.118 pessoas, emitidas 4.668 autuações. Para coibir ultrapassagens em local proibido, que resultam em colisões frontais, foram realizados comandos em rodovias de pista simples e emitidas 1.273 autuações por essa prática, o que representa quase 9 flagrantes por hora de operação. Um total de 318 autos foram emitidos pelo não uso do cinto de segurança e outros 62, pela falta do capacete em motocicletas. Outra infração que representa um grande risco é o transporte de crianças sem a cadeirinha ou outros dispositivos de retenção, sendo emitidas 51 autuações por essa conduta. No combate à alcoolemia foram realizados 4.567 testes com o bafômetro, que contribuíram para autuar 150 pessoas sob efeito de álcool. Desses, 02 condutores foram presos e encaminhados para a Delegacia por crime de trânsito. Outro número preocupante foi a quantidade de motoristas flagrados trafegando na rodovia em excesso de velocidade. Ao longo dos seis dias, 1.964 imagens foram capturadas pelos radares da PRF. Vale ressaltar que quando o condutor de um veículo excede o limite indicado para via, ocorre o aumento do tempo necessário para frear, assim como eleva as chances de perder o controle da direção, ampliando os riscos de gerar acidentes, pois limita a capacidade de se antecipar aos perigos da via. Por diversas irregularidades, 144 veículos foram recolhidos, assim como 628 CRLVs. Em paralelo, os policiais prestaram auxílio a 162 motoristas que tiveram problemas mecânicos ou se envolveram em acidentes sem vítimas durante a viagem e recolheram 199 animais que soltos nas proximidades das BRs aumentavam as chances de acidentes.

  • Foto - Divulgação - Polícia Civil
  • 28 // Jun // 2023
  • 10h57

Mulher é presa suspeita de decepar pênis do marido

Em Feira de Santana, uma mulher foi presa na última segunda-feira (26) sob a suspeita de ter decepado o órgão genital do marido. A prisão ocorreu após a mulher buscar atendimento médico no Hospital Lopes Rodrigues, alegando problemas mentais. O caso teve início em 17 de junho, quando a polícia resgatou o homem, que estava inconsciente e mantido em cárcere privado dentro de um imóvel localizado no bairro do Tomba. Após o resgate, ele foi encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade, mas não há informações detalhadas sobre seu estado de saúde atual. Na semana passada, a vítima compareceu à delegacia e confirmou, bastante abalado, que sua companheira foi responsável pelo ato criminoso. A polícia conduziu a mulher para prestar depoimento e realizou exames de corpo de delito. Segundo informações fornecidas pelas autoridades policiais, após decepar o pênis do marido, a suspeita manteve-o em cárcere privado e negou o socorro médico necessário, descartando o órgão genital no lixo. A suspeita será submetida a uma audiência de custódia e poderá ser indiciada pelos crimes de cárcere privado e lesão corporal de natureza grave. Além disso, foi revelado que a mulher possui histórico de violência com outros companheiros, de acordo com informações fornecidas pela polícia.

  • Foto: Divulgação - Polícia Federal
  • 27 // Jun // 2023
  • 12h45

Suspeita de financiar golpe do 8 de janeiro é alvo de busca e apreensão

Um mandado de busca e apreensão, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi cumprido em Itapetininga (SP), na manhã desta terça-feira (27). A ação faz parte da 13ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal, que tem como objetivo identificar possíveis financiadores dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. O alvo desta terça é Milton de Oliveira Júnior, proprietário de uma rádio em Itapetininga, que foi afiliada ao sistema Jovem Pan. Na Durante uma transmisão ao vivo, ele chegou a confessar o financiamento dos atos ao dizer:"se eu tiver que ser preso por ter ajudado patriotas a irem a Brasília para protestar contra um governo ilegítimo, que assim seja. Não tenho problema algum em assumir os compromissos que fiz. Não tenho medo da Justiça. Contribuí, deputada, e se quiser, posso enviar os recibos de Pix com meu CPF para o seu WhatsApp”. A Operação Lesa Pátria é uma investigação permanente da PF que mira crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.