Histórico de Jul/2020

  • Foto: Divulgação
  • 30 // Jul // 2020
  • 18h00

Blog Regional lança a Rádio Regional - a sua rádio na web

O Blog Regional, comandado pelo radialista Patrick Cassiano, lançou mais um produto de comunicação para a população de Livramento, Bahia e principalmente da Região Sudoeste, a Rádio Regional FM. Com o slogan, “Tá Legal, Tá Na Regional”, a Rádio Regional FM funcionará durante 24 horas valorizando sempre a programação local.  A rádio já está disponível nos sites www.webregional.com.br , www.blogregional.com.br  e  também em nosso aplicativo onde você tem acesso aos nossos conteúdos na palma da sua mão, baixe no Play store (Clique aqui). O site Blog Regional, também sofrerá mudanças em seu layout em breve, sempre com o compromisso de manter as informações atualizadas de Livramento, Bahia, do Brasil e do mundo.

  • Foto: Divulgação/ANTT
  • 30 // Jul // 2020
  • 10h04

ANTT e Agerba flagram e apreendem ônibus do transporte interestadual clandestino na Bahia

Seis veículos que faziam transporte clandestino de pessoas foram apreendidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA). A ANTT não detalhou data das apreensões, mas informou que elas ocorreram na semana passada, durante fiscalização para combater o transporte interestadual clandestino na Bahia. As ações ocorreram na BR-116, entre os municípios de Jequié, no sudoeste do estado, e Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Foram vistoriados 12 veículos e seis deles transportavam os passageiros irregularmente. A ANTT detalhou que cinco veículos faziam o transporte interestadual clandestino de passageiros e um realizava viagem sem atender aos requisitos da legislação de transportes. Como não regularizou a situação, também foi apreendido. Todos os passageiros foram transferidos para ônibus de empresas regulares, com as despesas de passagem pagas pelas empresas flagradas. A operação também teve apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. A Agência Nacional de Transportes Terrestres detalhou que a ação na Bahia integra a Operação Pascal, que está sendo realizada em todo o Brasil e desde o início, em julho, foram feitas 65 apreensões. Além do perigo de contaminação pela Covid-19, uma vez que os veículos irregulares não seguem as determinações da ANTT de higienização, e do uso de máscara à bordo, os passageiros correm riscos de acidente. Foram constatadas diversas irregularidades nos veículos como ausência de itens obrigatórios de segurança e itens com defeitos, como pneus carecas e para-brisas trincados.

  • Foto: Divulgação
  • 30 // Jul // 2020
  • 09h46

Livramento: Prefeito assina ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva e novo cemitério em Lourenço

Na quarta-feira (29) o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho Ribeiro, visitou a comunidade Lourenço onde assinou as ordens de serviços para a construção de uma quadra poliesportiva e do novo cemitério local. Ricardinho também visitou a Unidade de Resfriamento de Leite do povoado, local onde os pequenos produtores entregam sua produção de leite que é adquirida pela COOPLLAR (Cooperativa dos Produtores de Leite e Cereais de Lagoa Real), parceria do município, através da SEMAR, com a CAR e a cooperativa. Esta é a terceira unidade que é implantada no município, as outras duas ficam no Jacaré e Tamboril. Todas essas obras estão sendo custeadas com recursos próprios do município. Mais frutos de uma administração responsável, que cuida com zelo do erário municipal.

  • Foto: Divulgação
  • 30 // Jul // 2020
  • 09h46

  • Foto: Divulgação | Policia Civil
  • 30 // Jul // 2020
  • 09h06

Moto furtada em Livramento é localizada em Brumado pela Polícia Civil

Na noite de terça-feira (28), a coordenação de SI da Polícia Civil, em Livramento de Nossa Senhora, recuperou a motocicleta Yamaha YBR, de cor vermelha, placa NTI-7858, que havia sido furtada na manhã do mesmo dia, na zona rural deste município. Ao tomar conhecimento do furto de uma motocicleta no Povoado de Várzea de Dentro, Investigadores de Brumado e Livramento de Nossa Senhora iniciaram as diligências, no sentido de identificar o autor e recuperar o bem subtraído. As investigações se desenvolveram até o município de Brumado, onde foi localizada a motocicleta, em um posto de gasolina, na entrada da cidade. O autor do ilícito não foi alcançado, mas as investigações estão sendo realizadas para identificação do mesmo. A motocicleta foi apreendida e apresentada na  delegacia de Livramento, para adoção das ações legais.

  • Foto: Reprodução
  • 28 // Jul // 2020
  • 14h42

Prefeito de Barra da Estiva é punido por irregularidades em transporte público

Na sessão desta terça-feira (28/07), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios julgaram parcialmente procedente denúncia formulada contra o prefeito de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro, em razão de irregularidades em processos licitatórios e na execução do contrato celebrado com a empresa “Tribo Transporte e Serviços Ltda. EPP”, para transporte escolar no município. O relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Além disso, os conselheiros determinaram o ressarcimento, com recursos pessoais, no montante de R$291.707,73, referente ao superfaturamento na prestação de serviços de transporte escolar contratado pela Prefeitura de Barra da Estiva. O gestor foi multado em R$5 mil. De acordo com a relatoria, empresa vencedora não apresentou, junto aos contratos, os documentos dos veículos contratados, documentos de habilitação dos motoristas, contratos celebrados em relação aos veículos e com os motoristas. Além disso, foi identificado que houve subcontratação no Pregão Presencial nº 018/2017, uma vez que foram utilizados veículos de terceiros na prestação dos serviços. Segundo a denúncia, isso teria gerado graves prejuízos à administração pública, “pois ela estaria pagando muito além do que dispenderia se contratasse diretamente os proprietários ou responsáveis pelos veículos”. Em sua defesa, o gestor não conseguiu sanar as irregularidades apontadas. Para a relatoria, ele teria se defendido de forma genérica com relação às falhas apontadas no Pregão Presencial nº 018/2017. O conselheiro José Alfredo Rocha Dias alertou o prefeito para que não renove ou prorrogue o contrato em questão, acaso ainda esteja em vigor, devendo realizar o quanto antes adequado e regular processo licitatório para a contratação de tais serviços. O Ministério Público de Contas se manifestou pela procedência da denúncia, com a imputação de multa ao gestor. Cabe recurso da decisão.

  • Foto: Divulgação | SSP-BA
  • 28 // Jul // 2020
  • 10h31

Anagé: Integrante do Baralho que fugiu do presídio vestido de mulher é preso

Um homem que tinha fugido de um presídio vestido de mulher foi preso nesta segunda-feira (27) em Anagé, no sudoeste. O acusado, ainda não identificado, integrava o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Ele estava foragido desde 2015 quando escapou do Conjunto Penal de Jequié usando roupas femininas. Ainda segundo a SSP-BA, o então foragido é autor de homicídios nas cidades de Iguaí e Ibicuí, no Médio Sudoeste baiano. A prisão ocorreu após um trabalho de campana depois que investigações apontaram que ele estaria escondido em um imóvel, na zona rural de Anagé. A captura do foragido foi realizada pelos Departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e de Polícia do Interior (Depin). Após depoimento e exames, o acusado deve retornar ao sistema prisional.

  • Foto: Divulgação | Polícia Militar | 46ª CIPM
  • 27 // Jul // 2020
  • 17h44

Acidente envolvendo carro e moto deixa homem ferido em Livramento

Na noite de sábado (25) um acidente envolvendo uma motocicleta e um veículo deixou um motociclista ferido na Avenida Lindemberg Cardoso, Bairro Piçarrão, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações apuradas pelo Blog Regional via Polícia Militar, os ocupantes não tiveram ferimentos. Já o condutor da moto foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado a UPA 24h com ferimentos pelo corpo. Não há informações sobre as causas do acidente. Todos os veículos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia.

  • Foto: Divulgação | Policia Militar | 46ª CIPM
  • 27 // Jul // 2020
  • 11h54

Livramento: Polícia Militar detém indivíduo por porte ilegal de arma, ameaça e violência doméstica

Na noite de domingo (26), a guarnição do PETO da 46ª CIPM recebeu denúncia da ocorrência de uma confusão na Fazenda Riachão, próximo ao Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações da vítima, um senhor havia os ameaçado com um facão e uma tesoura. Isso aconteceu após o agressor ter tido uma crise de ciúmes da senhora, que havia criado  página em uma rede social.  O senhor então teria começado a quebrar objetos dentro de casa e, além disso, disse que iria matar o filho com uma espingarda. A guarnição localizou e recolheu a arma que estava carregada e conduziu as vítimas e o agressor até a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para as devidas providências cabíveis. E ainda foram apreendidos e entregues na delegacia, os seguintes materiais: uma espingarda, um facão e uma tesoura.

  • Foto: Divulgação | PRF
  • 27 // Jul // 2020
  • 11h47

Casal é preso após ser flagrado com 100 Kg de maconha escondidos em porta-malas de carro em Eunápolis

Um casal foi preso após ser flagrado com quase 100 Kg de maconha escondidas no porta-malas do carro onde estava, na BR-101, altura de Eunápolis, cidade do sul da Bahia, na noite de domingo (26). A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O flagrante ocorreu no Km-720, por volta das 20h. Segundo a polícia, após a ordem de parada ao veículo, os agentes solicitaram os documentos do motorista e da passageira do carro, quando os os dois apresentaram nervosismo. Os policiais então, desconfiados, iniciaram as buscas no veículo. A droga foi achada quando eles abriram o porta-malas. No total, foram encontrados 123 tijolos escondidos em três sacos. Ainda de acordo com a PRF, o motorista do carro disse que recebeu a maconha em São Paulo. Ele contou que recebeu, inicialmente, R$ 2 mil para as despesas da viagem e que receberia mais R$ 3 mil caso a droga fosse entregue em Eunápolis. O casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Os dois foram levados para a delegacia da cidade.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 27 // Jul // 2020
  • 11h40

Auxílio Emergencial: Caixa paga 4ª parcela a 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família com NIS final 6 nesta segunda

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta segunda-feira (27) a quarta parcela do Auxílio Emergencial para 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família qualificados no programa, cujo número do NIS termina em 6. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa. 

  • 27 // Jul // 2020
  • 11h40

Para os demais beneficiários do Auxílio Emergencial, a quarta parcela começou a ser paga na última quarta-feira (22). A data é para aqueles que estão no Cadastro Único, e para os inscritos por meio do aplicativo e do site que receberam a primeira parcela até 30 de abril. Os demais aprovados também receberam a partir de 22 de julho: aprovados no segundo lote receberam a terceira parcela; aprovados no terceiro e quarto lotes receberam a segunda; e novos aprovados receberam o primeiro pagamento.

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Jul // 2020
  • 11h31

Caixa libera novos saques do FGTS para trabalhadores nascidos em maio nesta segunda; veja calendário

A Caixa Econômica Federal libera nesta segunda-feira (27) o crédito dos novos saques do FGTS para os trabalhadores nascidos em maio. Os pagamentos serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual. Nesta etapa, poderão ser pagos até R$ 3,3 bilhões. O saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de maio, estão liberados a partir de 19 de setembro (veja o calendário completo mais abaixo). A liberação dos créditos para os nascidos em janeiro começou em 29 de junho, e os saques para esse grupo começarão em 25 de julho. Essa nova liberação do saque do FGTS se deu em razão da pandemia do novo coronavírus, que afetou as atividades econômicas e a renda dos trabalhadores. Para evitar aglomerações nas agências, a Caixa fixou datas diferentes para a liberação do crédito em conta e para o saque em espécie ou transferência dos valores. O calendário considera o mês de nascimento do trabalhador. Veja as datas a seguir:

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Jul // 2020
  • 11h31

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Jul // 2020
  • 09h25

Com acordo selado para presidir a AL-BA em 2021, Adolfo Menezes rebate argumento de Nelson Leal para reeleição: Não se sustenta

O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), para quem foi prometido o cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no biênio 2021-2022, rebateu o argumento do atual ocupante da função, Nelson Leal (PP), de que merecia ser reeleito já que, por causa da pandemia do novo coronavírus, o ano de 2020 tem sido "perdido". "O argumento, pra mim, não se sustenta. Se fosse assim, o prefeito ACM Neto (DEM) vai dizer que quer mais um mandato porque perdeu esse ano. Os gastos da AL-BA continuam o mesmo, o dinheiro não diminuiu", disse, em entrevista ao BNews na sexta-feira (24). Em entrevista ao jornalista José Eduardo, na Rádio Metrópole, em junho, Leal confirmou que vai tentar se reeleger presidente da AL-BA. Ano passado, o BNews revelou a existência de um planejamento nos bastidores para o pepista continuar na cadeira de presidente. A reeleição quebraria um acordo com o grupo do governador Rui Costa (PT), uma vez que a escolha de Menezes para o cargo em 2021 já havia sido sacramentada. Para conseguir ser reeleito, o atual presidente teria que conseguir mudar, novamente, o regimento da Casa e permitir a reeleição. Em 2017, a possibilidade de reeleição foi proibida após aprovação, por unanimidade, da proposta, da qual o próprio Adolfo Menezes foi relator. A AL-BA é integrada por 63 deputados. "Seria difícil, depende dos votos abertos de 3/5. E o presidente não vota. São os mesmos [deputados] que votaram contra a reeleição há 3 anos. Qual seria a justificativa agora?", indagou Menezes. Alguns deputados já vieram a público se manifestar contra a ideia de reeleição. Em entrevista ao vivo ao quadro Política Agora, do BNews, na quarta-feira (22), Robinson Almeida (PT) elogiou a gestão de Nelson Leal, mas se posicionou contra a proposta. "Esse um ano e meio de gestão de Nelson Leal eu avalio como positivo o esforço que tem feito pra equilibrar as contas na AL-BA, honrar os compromissos com os servidores, fornecedores. Agora, não sou favorável à reeleição. E não é para o 'caso Nelson Leal'. Eu creio que é muito saudável pro Poder Legislativo que haja sempre uma renovação no exercício do presidente", argumentou.

  • Foto: Divulgação
  • 24 // Jul // 2020
  • 12h25

Livramento: Unopar destina doação para o projeto Social Convida20 sem fome

A Unopar realizou um sorteio: Amigo vale Prêmio no dia 21/07 em sua página do instagram e o prêmio não pode ser entregue por divergência de informações e descumprimento das regras. Contudo a instituição decidiu realizar a entrega do valor publicado em sua página para o Projeto Social Convida20 - Sem FOME, que desde o inicio da pandemia causada pelo COVID-19 tem a finalidade de amparar famílias carentes de Livramento e região com a doação de cestas básicas. Para a Gestora do Polo da Unopar, Cristiane Cordeiro esta foi a melhor maneira encontrada para que todos os participantes do concurso sintam-se satisfeitos com o desfecho da campanha realizada no mês do amigo. Considera o sorteio um sucesso, pois houve um numero expressivo de interação dos seguidores na página da empresa, que finaliza a campanha com o amparo às famílias em situação de vulnerabilidade social, já que a UNOPAR tem em seu planejamento estratégico o apoio às causas sociais de forma permanente. "A Campanha Convida  20 Agradece a Unopar a doação do prêmio do sorteio no seu Instagram!! Este prêmio irá ajudar na aquisição de itens da cesta básica para doação a famílias em situação de vulnerabilidade do nosso município!! Deus abençoe a todos que direta ou indiretamente participaram deste sorteio e permitiram que o prêmio fosse destinado a um fim solidário". Finalizou, Railia Machado representante do projeto.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 24 // Jul // 2020
  • 12h08

Caixa paga auxílio emergencial a 5,4 milhões de beneficiários nesta sexta

A Caixa Econômica Federal libera nesta sexta-feira (24) o pagamento do auxílio emergencial para 5,4 milhões de beneficiários. A parcela de R$ 600 ou de R$ 1.200 (mães solteiras) será paga a 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família com NIS (Número de Identificação Social) final 5. Também recebem hoje, pela poupança social da Caixa, 3,5 milhões de beneficiários nascidos em fevereiro. A ajuda financeira foi criada pelo governo federal para tentar reduzir os efeitos negativos na economia causados pela pandemia do novo coronavírus. O benefício é destinado a trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs), autônomos, desempregados e famílias integrantes do programa Bolsa Família. O pagamento para os integrantes do Bolsa Família segue o calendário habitual do programa. Já para os demais, o crédito na poupança social da Caixa e a liberação para saques e transferências foram organizados por ciclos, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.

Bolsa Família

O pagamento da quarta parcela para beneficiários do Bolsa Família começou na última segunda-feira (20). Ao todo, 19,2 milhões de brasileiros cadastrados no programa vão receber o pagamento até 31 de julho. A liberação dos recursos segue o calendário habitual do Bolsa Família para todos os integrantes do programa, conforme o último número do NIS de cada beneficiário. Na segunda-feira (20), foi a vez dos beneficiários com NIS final 1. Na terça-feira, receberam os de NIS final 2 e assim por diante, exceto final de semana, até o NIS final 0 no dia 31 deste mês.

Poupança social

A primeira parcela será paga para aqueles que fizeram o cadastro entre os dias 17 de junho e 2 de junho. Para os nascidos em janeiro, o crédito na conta foi liberado no último dia 22. Hoje é a vez dos nascidos em fevereiro. Quem nasceu em março, recebe no dia 29 de julho; em abril, 31 de julho; em maio, 5 de agosto; em junho, 7 de agosto; em julho, 12 de agosto; em agosto, 14 de agosto; em setembro, 17 de agosto; em outubro, 19 de agosto; em novembro, 21 de agosto; e em dezembro, 26 de agosto. O saque em dinheiro será entre os dias 25 de julho e 17 de setembro. Esse é o primeiro ciclo de pagamentos que envolve outras parcelas. Também recebem hoje os beneficiários nascidos em fevereiro que tenham recebido a primeira parcela em abril de 2020. Nesse caso, será feito o crédito da quarta parcela. Os beneficiários que tenham recebido a primeira parcela em maio de 2020 receberão o crédito da terceira parcela em poupança social digital seguindo o mesmo cronograma. Esse cronograma também é válido para os beneficiários que receberam a primeira parcela em junho de 2020 ou até 4 de julho de 2020. Nesse caso, será feito o crédito da segunda parcela.