Histórico de Ago/2023

  • Foto: Reprodução - Rede Sociais
  • 31 // Ago // 2023
  • 21h28

Tenente Davi Aguiar se despede da 46ª CIPM rumo a novos desafios na RONDESP

O tenente Davi Aguiar compartilhou um emocionante post em suas redes sociais, marcando sua despedida da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) em Livramento de Nossa Senhora e anunciando seu próximo passo na carreira, onde ingressará na RONDESP (Rondas Especiais da Polícia Militar). A mensagem reflete seus anos de serviço na unidade e a gratidão por todas as experiências que vivenciou. No dia 23 de novembro de 2020, coincidentemente também o dia de seu aniversário, o então Aspirante Aguiar ingressou na 46ª CIPM. Desde o momento da sua chegada, ele foi recebido calorosamente por todos, tanto oficiais quanto praças, e isso deixou uma marca profunda em sua jornada. Aguiar descreve seus quase três anos de serviço na unidade como cruciais para seu crescimento profissional, um período que o desafiou e o enriqueceu com aprendizados valiosos. O tenente expressa sua gratidão ao Major PM Wagner Rocha, seu comandante, que se tornou uma referência e desempenhou um papel fundamental em sua preparação para o concurso e sua formação como oficial. Também menciona o Capitão PM Arão Durval, seu subcomandante, que se revelou uma figura de grande valor em sua jornada, transmitindo ensinamentos inestimáveis que ele levará consigo para futuras unidades. Em um tom de apreço e emoção, o oficial estende seus agradecimentos a todos os oficiais, praças e especialmente ao seu pelotão, que ele descreve como uma família. Para ele, esses colegas de farda se tornaram laços de irmandade que irão acompanhar suas próximas etapas na carreira. Aguiar reconhece o papel histórico que desempenharam juntos na cidade. Com a alma leve e a sensação de dever cumprido, o tenente Davi Aguiar parte para embarcar em sua nova missão na RONDESP. Sua postagem ressoa com gratidão, compromisso e o espírito de seguir em frente com as valiosas lições aprendidas durante sua jornada na 46ª CIPM.

  • Foto: Divulgação - PRE
  • 31 // Ago // 2023
  • 21h06

Luto em Livramento: Morre Jonas Goncalves conhecido como 'Seu Jonas da Quitanda'

Na tarde desta quinta-feira (31), um trágico acidente na BA-262, no trecho da Serra dos Pombos, na cidade de Anagé, região sudoeste da Bahia, tirou a vida de Jonas L. Gonçalves, conhecido carinhosamente como "Seu Jonas da Quitanda". O idoso, que tinha 82 anos de idade, deixou um legado como pioneiro no ramo de quitandas na cidade de Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações fornecidas pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu por volta das 15h40, quando o veículo em que Seu Jonas estava saiu da pista e capotou. No momento do acidente, havia outras duas pessoas no veículo, um pai e seu filho, que sofreram ferimentos e foram prontamente socorridos. As autoridades prontamente isolaram a área do acidente aguardando a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou os procedimentos legais no local. O corpo de Jonas foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista. Seu Jonas era uma figura muito conhecida e respeitada em Livramento de Nossa Senhora, onde por muitos anos ele conduziu seu comércio de quitanda. Sua banca, localizada ao lado da agência do Bradesco na cidade, tornou-se um ponto de referência para os moradores e visitantes, que frequentemente desfrutavam dos produtos frescos e da simpatia de Seu Jonas. Neste momento de tristeza e pesar, familiares e amigos prestam suas condolências à família de Jonas Gonçalves. Seu legado como pioneiro no comércio local e sua presença amável certamente serão lembrados com carinho por todos que tiveram a honra de conhecê-lo. O Blog Regional se une a todos na expressão dos mais sinceros sentimentos neste momento difícil.

  • Foto: Reprodução - Achei Sudoeste
  • 31 // Ago // 2023
  • 11h00

Trágico Acidente na BR-030: Motorista de ambulância morre em colisão

Uma triste ocorrência abalou o município de Feira da Mata, com o falecimento de um motorista de ambulância em um acidente fatal ocorrido nesta quarta-feira (30) na BR-030. A vítima foi identificada como Custódio Félix Clara, de 47 anos. O acidente ocorreu pela manhã e teve como desencadeador uma colisão impactante entre a ambulância em que Custódio estava e um caminhão carregado de milho, no trecho de Palmas de Monte Alto. A ambulância ficou completamente destruída e Custódio foi levado ao Hospital Geral de Guanambi (HGG) em busca de socorro, porém, infelizmente, os ferimentos foram fatais. Junto ao motorista, também estava a bordo da ambulância uma técnica de enfermagem que sofreu ferimentos leves. Ela foi encaminhada ao Hospital Municipal de Palmas de Monte Alto para receber atendimento. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde do motorista do caminhão envolvido no acidente. A ambulância retornava de Guanambi para Feira da Mata, após ter transportado um paciente que estava sendo regulado no HGG. O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) registrou o incidente e cuidou do tráfego na área do ocorrido. Já o Departamento de Polícia Técnica (DPT) conduziu o levantamento cadavérico. O corpo de Custódio Félix foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. A Delegacia Territorial de Palmas de Monte Alto, vinculada à 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).

  • Foto: Reprodução / Radar News
  • 31 // Ago // 2023
  • 10h00

Inquérito policial conclui que namorada não agiu em legítima defesa na morte de Sandro Reis dos Santos

O inquérito policial que investigava a morte de Sandro Reis dos Santos, ocorrida no povoado de Coqueiro Alto, em Porto Seguro, trouxe novos desdobramentos. Conforme informações do blog Radar, o resultado das investigações aponta que a namorada da vítima, Darlane Martins Silva, não agiu em legítima defesa. O trágico incidente aconteceu em 25 de junho deste ano, após um conflito entre o casal. Darlane, de 24 anos, teria desferido um golpe de faca no peito de Sandro, de 30 anos. Infelizmente, Sandro faleceu antes de chegar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Trancoso. Após o ocorrido, Darlane foi detida pela Polícia Militar na residência da vítima, alegando ter agido em autodefesa contra uma suposta agressão injusta de Sandro. No entanto, ao longo das investigações, a análise dos laudos periciais e os depoimentos de cinco testemunhas levaram a polícia a concluir que a versão de legítima defesa não se sustentava. O inquérito revelou que a suspeita possuía um temperamento explosivo e, em um momento de raiva, teria desferido o golpe fatal no peito de Sandro. O delegado responsável pelo caso, Laerte Neto, informou que, devido à ausência de elementos suficientes para uma prisão em flagrante na época, Darlane foi liberada. No entanto, diante das evidências reunidas durante a investigação, a conclusão foi de que a acusada não agiu em legítima defesa. Não tendo antecedentes criminais, o delegado optou por não solicitar prisão preventiva. O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público (MP), que tomará a decisão sobre oferecer ou não a denúncia à justiça. Um advogado consultado pela reportagem esclareceu que, se o MP aprovar a denúncia, o caso seguirá para um processo judicial. Darlane poderá enfrentar um julgamento popular, enfrentando uma pena de até 30 anos de prisão caso seja condenada.

  • Foto: Reprodução / Blog do Frahm
  • 31 // Ago // 2023
  • 09h00

Polícia Civil efetua prisão de suspeito por homicídio, tráfico e corrupção de menores em Maracás

Na terça-feira, 29 de agosto, a Polícia Civil realizou a prisão de um indivíduo suspeito de crimes graves em Maracás, cidade localizada no centro-sul da Bahia. A detenção ocorreu com base em um mandado de prisão preventiva, que havia sido decretado devido à suspeita de envolvimento do indivíduo em crimes de homicídio, tráfico de entorpecentes e corrupção de menores. A informação foi divulgada pelo Blog Marcos Frahm. De acordo com a Delegacia Territorial local, o suspeito, identificado como A.S.C ou 11, é acusado de ter cometido um homicídio contra Elenilton Marques Gama, conhecido como Tonhe, em dezembro do ano anterior. O crime teria ocorrido em meio a disputas relacionadas ao tráfico de drogas na região. Durante o incidente, a vítima teria sido atingida por três disparos de arma de fogo, vindo a óbito no local. As autoridades policiais relatam que já haviam tentado capturar o criminoso no mês de janeiro deste ano, porém, sem sucesso na ocasião. Durante uma busca e apreensão domiciliar, foram encontrados materiais bélicos na residência do suspeito. Continuando com as investigações, a polícia conseguiu efetuar a prisão do foragido na data atual. O indivíduo encontra-se sob custódia e à disposição da Justiça, devido às acusações de ter praticado homicídio, tráfico ilícito de entorpecentes e recrutamento de adolescentes para participar do comércio ilegal de drogas. Essa ação demonstra o comprometimento da Polícia Civil em combater crimes graves e proteger a segurança da comunidade local.

  • Foto: Marlon Ferraz / Blog Braga
  • 31 // Ago // 2023
  • 08h00

Incêndio de grandes proporções atinge área equivalente a 15 campos de futebol em Luís Eduardo Magalhães

Uma área extensa de aproximadamente 15 hectares, correspondendo a cerca de 15 campos de futebol com medidas oficiais, foi devastada por um incêndio de grandes proporções em Luís Eduardo Magalhães, localizado na região oeste da Bahia. O fogo teve início na manhã de terça-feira (29) e, mesmo após o controle das chamas na tarde do mesmo dia, equipes de bombeiros continuam monitorando o local para evitar possíveis ressurgimentos. A fazenda atingida está situada às margens da BR-020 e a resposta rápida das autoridades foi notável. O comandante de Operações Florestais da região oeste, major Grimaldi Junior, relatou que uma equipe composta por 12 bombeiros foi mobilizada para conter o incêndio, que afetou mais de 150 mil metros quadrados de uma área coberta por capim. A ação eficaz dos bombeiros conseguiu controlar as chamas, mas devido ao calor residual, é necessário prosseguir com o rescaldo para evitar reacendimentos. Felizmente, não houve registros de feridos até o momento. No entanto, as causas do incêndio ainda não foram determinadas. Uma perícia será realizada para esclarecer as origens das chamas. Fatores como ventos fortes e as condições de tempo seco, comuns nesta época do ano, contribuíram para a rápida propagação do incêndio. A região oeste da Bahia enfrenta um período de seca que se estenderá até o mês de outubro, acompanhado de temperaturas que podem chegar a 40°C. Essas condições climáticas aumentam significativamente o risco de ocorrência de incêndios florestais. Não é surpresa, portanto, que Luís Eduardo Magalhães e o município vizinho, Barreiras, já tenham registrado um total de 84 incêndios florestais apenas no mês de agosto deste ano. Somando todos os incidentes ocorridos em 2023, até agora já foram contabilizados 307 casos nessas duas cidades, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.

  • Foto: Lesley Ribeiro / CBF
  • 31 // Ago // 2023
  • 07h11

CBF anuncia saída da técnica Pia Sundhage da Seleção Feminina

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (30/08) o desligamento da técnica Pia Sundhage do comando da Seleção Brasileira Feminina de Futebol. A treinadora sueca assumiu a Seleção Feminina em julho de 2019. "Encerramos a partir de hoje o trabalho de Pia com a CBF. Quero agradecer a ela e a todos aqueles que conviveram e fizeram parte da comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, que participou da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023 . Pia trouxe também, nesse período de 2019 até aqui, um trabalho que, para a CBF e para o futebol brasileiro como um todo, foi muito importante. Desejamos a ela, em seus novos desafios, todo o sucesso", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Nos próximos dias, a CBF irá anunciar a nova comissão técnica, que iniciará o ciclo visando os Jogos Olímpicos Paris 2024 e a próxima Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA.

  • Foto: Divulgação
  • 31 // Ago // 2023
  • 06h51

Mega promoção Queima de Estoque na Central das Carnes: Imperdível!

A Central das Carnes está com uma incrível mega promoção de queima de estoque que você não pode perder! São preços nunca antes vistos em produtos de alta qualidade.  E não perca tempo! Corra para a Central das Carnes e aproveite essas ofertas incríveis. A loja está aberta de domingo a domingo, das 7h às 22h, para garantir que você tenha a oportunidade de aproveitar essas promoções sensacionais. Você nos encontra na Avenida Nelson Leal, número 491, no Centro. A Central das Carnes está comprometida em trazer o melhor para você, seja na qualidade dos produtos ou nos preços que cabem no seu bolso. Não deixe essa oportunidade passar. Venha conferir e economizar enquanto desfruta das melhores opções em carnes e produtos alimentícios.

  • Foto: Divulgação/SESAB
  • 30 // Ago // 2023
  • 22h00

Feira Saúde Mais perto leva serviços ao município de Macaúbas

Diversos serviços de saúde serão ofertados nesta quinta-feira e sexta-feira (31 e 1º) para a população de Macaúbas, no sudoeste baiano. Os atendimentos serão realizados de 8h às 17h pelas equipes da Feira Saúde Mais Perto, uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado em Parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. As consultas e exames serão feitos em uma estrutura montada no espaço da Princy Eventos, na via de acesso a Macaúbas. A expectativa é que sejam feitos oito mil atendimentos. Serão consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram o procedimento (Yag Laser), atendimento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, imunização contra a Covid-19, vacinas de rotina e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Também é possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais, além de triagem para cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnia inguinal, epigástrica e umbilical. Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica. No local, estará estacionada uma carreta do SAC Móvel, onde será ofertada emissão de RG, inscrição de CPF e emissão de antecedentes criminais.

  • Foto: Divulgação
  • 30 // Ago // 2023
  • 21h37

Deputado Marquinho Viana participa de entregas em Ituaçu

O deputado estadual Marquinho Viana participou de importantes entregas no município de Ituaçu.  O parlamentar integrou a comitiva do governador Jerônimo Rodrigues e dos secretários estaduais e junto com o prefeito Phellipe Brito, os vereadores de Ituaçu, os Barra da Estiva; o líder politico de Barra da Estiva Wilson do Café, o líder político de Tanhaçu, Toe Brito e o ex-prefeito de Ituaçu Albercinho. Neste dia de grande importância para a cidade, uma série de obras foram entregues, com destaque para as reformas do Hospital Municipal Dr. Ordálvo Souza Guimarães, do Aeroporto e do Mercado Municipal. Foram entregues também as pavimentações da BA-142 até as casas populares, além das pavimentações na sede do município e dos distritos: de Lagoa da Laje (32 km da sede), Melancia (35 km da sede), Cobra, São José de Lídio, Boca da Mata, Ovelha e Tranqueiras (40 km da sede).

  • Fotos: Divulgação
  • 30 // Ago // 2023
  • 20h46

Primeira atração para o Festival de Inverno 2024 será anunciada neste sábado (2)

A 18ª edição do Festival de Inverno Bahia já começou a ser preparada pelo time da Bahia Eventos, juntamente com a TV Sudoeste. Repetindo o sucesso do ano passado, o público terá a oportunidade de votar no melhor show da Arena da Música, que vai compor o line up do FIB24. Nesta quarta-feira (30), as redes sociais oficiais do evento divulgaram os três finalistas que estão na disputa: Robertinha, Peu do Acordeon e Filhos de Jorge. A partir de amanhã, às 18h, a votação será iniciada e ficará disponível por 24h. No sábado (2), às 12h, o anúncio será feito no perfil @fiboficial. Por mais um ano, a proposta da equipe organizadora do festival é trazer para o palco principal do evento talentos regionais que estão ganhando projeção no cenário musical estadual. A produção do Festival de Inverno Bahia é assinada pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste.

  • Foto: Mailson Santana/Fluminense
  • 30 // Ago // 2023
  • 08h51

Jovem talento livramentense João Neto se destaca no futebol nacional com gol decisivo pelo Fluminense

No último domingo (27), o jogador natural de Livramento, João Neto, ganhou os holofotes do futebol nacional ao ser o protagonista do empate emocionante entre Fluminense e Athletico-PR, com um empate de 2 a 2. A atuação do jogador se destacou, e seu nome e sobrenome ficaram marcados na história da partida que ocorreu na Ligga Arena. João Neto, que já tem uma história vinculada à Ligga Arena desde seus primeiros passos na carreira, demonstrou sua habilidade no palco principal do futebol brasileiro. Sua trajetória começou quando o estádio ainda era conhecido como Arena da Baixada. Naquela época, em 2020, ele se sagrou campeão brasileiro sub-17 vestindo a camisa do Fluminense, juntamente com companheiros de equipe notáveis como Alexsander, Kayky e Matheus Martins. No empate recente contra o Athletico-PR, João Neto não apenas mostrou sua capacidade de atuar em um nível profissional, mas também fez história ao marcar seu primeiro gol na carreira como jogador profissional. Essa partida também marcou a estreia do jovem atacante sob o comando do atual técnico tricolor, Fernando Diniz. Antes disso, suas três aparições pelo Fluminense ocorreram em 2021, todas enquanto Roger Machado estava no comando da equipe. A atuação de João Neto não passou despercebida pelo treinador Diniz, que elogiou não apenas o desempenho do jogador, mas também ressaltou a qualidade do elenco e a força contínua da base do Fluminense, Xerém. "Houve muita coisa positiva no jogo. Primeiro que mostrou-se que o Fluminense tem um elenco bastante forte. Mostrou também que a base, Xerém, continua muito forte. João Neto foi protagonista no jogo", destacou Diniz. O jogo contra o Athletico-PR também evidenciou a personalidade do time, que demonstrou resiliência e determinação ao longo da partida. Além de João Neto, outro estreante, Pedro Rangel, recebeu elogios de Diniz por sua atuação segura em campo. O treinador expressou sua satisfação com a equipe como um todo, elogiando o desempenho do time "do começo ao fim". Um dos momentos mais marcantes do jogo foi quando, aos 24 minutos, João Neto fez seu gol, conquistando assim seu espaço no ataque do Fluminense. Antes dessa partida, ele estava na quinta opção para a posição de centroavante, atrás de nomes como Cano, John Kennedy, Lelê e Yony González. Contudo, sua atuação e o gol contra o Athletico-PR podem ter mudado o cenário, elevando suas chances de ganhar mais oportunidades e visibilidade no time titular.

  • Foto: David Fortunato/ TV Sudoeste
  • 30 // Ago // 2023
  • 01h05

Uma pessoa morreu soterrada em garimpo de manganês em Caetité

Uma pessoa morreu soterrada nesta terça-feira (29), em um garimpo de manganês no distrito de Brejinho das Ametistas, no município de Caetité, na região sudoeste da Bahia. Não há detalhes sobre o que causou o deslizamento de terra. As informações são do Corpo de Bombeiros de Guanambi. Informações iniciais apontam que pessoa que morreu soterrada é do sexo masculino, mas o dado não foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o garimpo de manganês onde aconteceu o soterramento é ilegal.

  • Foto: Blog Regional
  • 30 // Ago // 2023
  • 00h05

Homem é acionado por provocar incêndio no Morro do Junco em Rio de Contas

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública na última sexta-feira, dia 25, contra um homem que teria provocado um incêndio de grandes proporções no Morro do Junco, localizado na região serrana do Município de Rio de Contas, em 2019. Na ação, o MP requer, em caráter liminar, que Hércules Almeida Hemerly promova a reparação dos danos causados nas localidades que foram diretamente afetadas pelo incêndio, a partir do cumprimento do Projeto de Reabilitação de Áreas Degradadas (Prada), que deverá ser apresentado ao Inema e ao órgão ambiental municipal no prazo de 90 dias. O projeto deve contemplar a regeneração da vegetação nativa. Segundo os promotores de Justiça Jaílson Neves e Marco Aurélio Rubick, autores da ação a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio de Contas informou ao MP que foram destruídos 1.071 hectares em Rio de Contas e 1.362 hectares em Livramento de Nossa Senhora, sendo que as áreas afetadas eram habitadas por animais silvestres com risco de extinção e espécies vegetais raras e endêmicas. Na ação, o MP requer também que o acionado apresente fotografias da atual situação no Morro do Junco para comparação com as ações efetivadas posteriormente, devendo ser registrada cada etapa do projeto. Conforme a ação, o inquérito policial apurou que o acionado teria se utilizado de artefatos explosivos em minas de exploração de minério, com a finalidade de averiguar a qualidade do material encontrado para posterior comercialização, o que teria causado o incêndio. Na ocasião, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão que resultou no confisco de 67 detonadores; seis pedaços de estopim; três sacos de 25kg de amônia; 15 espoletas; 12 munições intactas calibre 32; cordel detonante, sendo que tudo foi devidamente periciado. Os promotores de Justiça ressaltaram que o incêndio atingiu parte do Parque Natural da Serra das Almas, seis reservas particulares de Patrimônio Natural e Áreas de Proteção Permanente (APP) de rios, nascentes e topos de morros.

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Ago // 2023
  • 21h56

Edigar Mão Branca realiza show em comemoração ao Dia do Vaqueiro em Barra da Estiva

Os festejos juninos acabaram oficialmente, mas o cantor Edigar Mão Branca continua em plena atividade para garantir muito forró. No último domingo, 27, ele esteve em Barra da Estiva, na XII Cavalgada Amigos da Cavalgada - A Top da Chapada, promovida pelo deputado estadual Marquinhos Viana (PV).  Esse festejo que acontece anualmente no último domingo de agosto, em comemoração ao Dia do Vaqueiro, conforme determina a Lei Estadual nº 14.179/2019, reuniu cerca de 10 mil pessoas e contou com a participação de mais de 40 grupos de vaqueiros e amazonas de vários municípios baianos, principalmente da Chapada Diamantina. Além disso, também estiveram presentes o deputado federal Diego Coronel (PSD) e o empresário Wilson do Café. De acordo com o forrozeiro Edigar Mão Branca, sempre foi um prazer cantar em Barra da Estiva, mesmo quando ainda não era lei. Segundo ele, o povo dessa cidade é alegre, animado, humilde e batalhador. “Não foi novidade ver e sentir tudo isso nessa apresentação. Que bom poder cantar naquele lugar mais uma vez”, declarou.  Além do show de Mão Branca, também se apresentaram Netinho do Forró, Ed Rossi e Huan Alex com Locução de Júnior Pauferro.  O Dia Estadual do Vaqueiro em Barra da Estiva contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da SUFOTUR.