Histórico de Set/2017

  • Foto: Site Voz da Bahia
  • 29 // Set // 2017
  • 17h18

Incêndio destrói loja de móveis em Cruz das Almas

Uma loja de móveis foi atingida por um incêndio na cidade de Cruz das Almas, recôncavo baiano, no final da noite de quinta-feira (28). Até a manhã desta sexta (29), equipes do grupamento de Santo Antônio de Jesus ainda estavam no local. Segundo informou o Corpo de Bombeiros ao site G1, o incêndio foi de grande proporção. Além do grupamento de Santo Antônio de Jesus, foram acionados grupamentos das cidades de Cachoeira e Feira de Santana. Três carros-pipa de reabastecimento foram deslocados para a loja. Até a publicação desta reportagem, não havia informação de feridos. 

  • Foto: Patrick Cassiano | Bahia Verdade
  • 29 // Set // 2017
  • 12h13

Em mensagem vazada, Lúcio Vieira chama de sacanagem operação da Polícia Federal

Retornando às atividades parlamentares e políticas após a prisão do irmão Geddel Vieira Lima, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) teve suas mensagens vazadas de um aplicativo de mensagens. O parlamentar prestava solidariedade ao senador Romero Jucá (PMDB-RR), que teve filhos e enteados como alvos da Polícia Federal, em operação nesta quinta-feira (28). Na mensagem, Lúcio chama de ”sacanagem” a ação dos policiais. ”Essa sacanagem é em função do caso de Aécio para inibir o Senado, são indignos, não tenho poder em ajudar em nada, mas ao menos quero retribuir o carinho paternal que você tem dedicado a mim e sou grato. Qualquer coisa estarei em Brasília direto! Abraços e dá um beijo na minha amiga Tereza”, escreveu. Na manhã de hoje, a PF deflagrou uma operação em Boa Vista (RR) para investigar Marina e Rodrigo Jucá, filhos do senador Romero Jucá (PMDB-RR), e Ana Paula e Luciana Surita, enteadas dele e filhas da prefeita da capital roraimense, Teresa Surita. Todos são alvos de mandados de busca e apreensão e condução coercitiva. A Operação Anel de Giges apura a atuação de uma organização criminosa acusada de peculato, lavagem de dinheiro e desvios de verbas públicas. Os mandados são cumpridos em Boa Vista, Belo Horizonte e Brasília. A defesa de Jucá afirma que o senador não está entre os investigados.

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Set // 2017
  • 01h16

Com município em situação de emergência Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora contrata banda Patchanka por 43 mil

Sofrendo com efeitos da seca o município de Livramento de Nossa Senhora vai gastar R$ 43 mil por um show da banda Patchanka. O valor do cachê, bem como a contratação da empresa BARÃO PRODUÇÕES MUSICAIS E ARTISTAS LTDA-ME foram publicados no Diário Oficial do município na última terça-feira (26). O show está previsto para acontecer no dia (06) de outubro no aniversario da cidade, porém o município comandando pelo prefeito Ricardo Ribeiro (REDE) vem enfrentando os efeitos da estiagem, Livramento teve situação de emergência decretada pelo Governo do Estado no último dia 13 de setembro pelo período de 180 dias. Um fato que vem chamando atenção de alguns livramentenses é que esse valor tende a aumentar ainda mais, já que na programação oficial da festa consta apresentação da banda Patchanka em um trio elétrico saindo do Primeiro Gole até a Praça João Marques, mas até a publicação dessa matéria não consta no Diário Oficial do município a contratação do referido veículo. Vale ressaltar que a banda Patchanka foi fundada em Jequié e fez muito sucesso com as musicas ‘Te amar é preciso’ e 'Nega' de 2002 a 2008, quando o vocalista Cristiano Santos o ‘Kill’ decidiu deixar o grupo para seguir carreira de empresário. Em 2014 a banda anunciou o retorno aos palcos, mas não conseguiu almejar  o mesmo sucesso  de 16 anos atrás.

  • 29 // Set // 2017
  • 01h16

  • Foto: Divulgação
  • 28 // Set // 2017
  • 14h18

Deputado Luciano Ribeiro: Honorários a Advogados Dativos em debate

Por iniciativa do deputado Luciano Ribeiro, vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, será realizada Audiência Pública para debater o Pagamento de Honorários a Advogados Dativos, objeto do Projeto de Lei de Nº 21.861/2016, de sua autoria. Para Luciano, a discussão pela efetividade jurisdicional é bem pertinente. “Assistência jurídica é dever do Estado, e como a defensoria pública baiana não consegue atender a demanda, então o Estado deve assegurar a remuneração de advogados particulares, na forma de honorários advocatícios,garantindo assim o direito à defesa aos mais necessitados, como já acontece em outros Estados”, salienta Ribeiro. A Audiência será dia 02 de outubro, às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

  • Foto: Roque de Sá
  • 28 // Set // 2017
  • 00h54

Senadores articulam revogar o afastamento do senador Aécio Neves

Em pleno ápice das acusações contra Michel Temer e sua cúpula de governo, com parlamentares peemedebistas, o Plenário do Senado estaria se preparando para rejeitar o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG). O prazo estipulado é que a votação do Senado para validar ou não a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ocorra até esta quinta feira (28). Logo após a decisão da Primeira Turma do STF de afastar o parlamentar tucano das atividades legislativas e impor a ele o recolhimento noturno, em resposta ao pedido de prisão da Procuradoria-Geral da República contra Aécio, senadores já se manifestaram contra a medida. ”Não podemos permitir que uma turma do Supremo Tribunal Federal, seja a que pretexto for, afaste um senador e rasgue a Constituição”, manifestou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), na noite desta terça, após a decisão por 3 votos a 2 do Supremo. De acordo com o peemedebista, não há previsão constitucional para a determinação e afirmou que o Senado não pode se calar diante do fato. Momentos antes, o líder do PSDB na Casa, Paulo Bauer (SC), também havia pedido que o Senado avaliasse a decisão do STF. Para Bauer, o artigo 53 da Constituição prevê que a decisão sobre o assunto deve ser tomada pela Casa no prazo de 24 horas e, por isso, os senadores precisariam articular, o quanto antes, uma votação pelo Plenário do Senado.
 

  • Foto: TV Santa Cruz
  • 27 // Set // 2017
  • 17h25

Em fazenda atribuída a Geddel, índios dizem que terra é sagrada e querem demarcação

Os índios pataxó que ocuparam a fazenda atribuída ao ex-ministro Geddel Vieira Lima e ao irmão dele, o deputado Lúcio Vieira Lima, no município de Potiraguá, no sul da Bahia, já estão no local há cinco dias e querem a demarcação das terras, que segundo eles são indígenas. A área tem, ao todo, 643 hectares, o que equivale a 643 campos de futebol. Os indígenas, de várias aldeias da região, dizem que, na fazenda, existem ao menos três cemitérios indígenas e que, por isso, o local é considerado ”sagrado”. ”Foi uma ocupação pacífica. Nosso objetivo aqui, nesse local, é a nossa terra sagrada”, disse o índio Araruã Pataxó. “Precisamos ocupar aqui, porque é o nosso território”, afirmou outro índio, o Capitlé Pataxó. A Polícia Civil do município, que até então estava à frente das investigações, encaminhou o caso para a Delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Isso porque a PF, segundo a Polícia Civil, é o órgão reponsável por atuar em situações como essa, que envolvam indígenas. Apesar da ocupação na fazenda, o clima em Potiraguá é de tranquilidade. Nesta terça, uma equipe da Polícia Militar fez uma ronda na região. ”Encontramos um clima de paz, um clima tranquilo. Orientamos os mesmos [os índios], em caso de haver alguma iminência de conflito aqui, a buscar intervenção da Polícia Militar”, destacou o comandante da PM Major Edmário Araújo. Até o último sábado (23), mais de mil cabeças de gado estavam na fazenda, mas, segundo os índios, no domingo (24), funcionários da fazenda levaram os animais. A reportagem do site G1, que publicou a nota, disse que não conseguiu contato com a defesa de Geddel e nem com o deputado Lúcio Vieira Lima.

  • Foto: Reprodução
  • 26 // Set // 2017
  • 15h36

MP instaura Inquérito Civil a fim de apurar a suposta prática de abusos contra animais e negligência pelos gestores do município

O promotor Milen Castro Medeiros de Moura, com base na representação de cidadãos que pediram anonimato em matéria veiculada em 18 de setembro no site Mandacaru da Serra, a qual diz que a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, por meio de prepostos destreinados, estaria recolhendo cachorros de rua sem programa de assistência aos animais, nem controle ético populacional, custodiando-os de forma indiscriminada, em um galpão cheio de lixo, onde sofreriam maus-tratos, pois, quando machucados, não teriam veterinário para trata-los, e não receberiam alimentação ou dessedentação devida, resolve, diante dos fatos,  instaurar procedimento preparatório para Inquérito Civil, a fim de apurar a suposta prática de abusos contra animais e negligência pelos gestores do município em efetivar políticas públicas de controle ético populacional de animais  em situação de vulnerabilidade, desenvolvimento de atividades de educação ambiental e conscientização acerca da posse responsável e, ainda, suposta omissão estatal, ante à inexistência de local adequado para abrigamento e atendimento a animais em situação de maus tratos e/ou risco, como forma de prevenção e consecução do direito à saúde e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

  • Foto: Divulgação
  • 26 // Set // 2017
  • 14h35

Exclusivo: Festa de emancipação politica de Livramento terá trio elétrico e show com a banda Patchanka

No próximo dia 06 de outubro, Livramento De Nossa Senhora estará comemorando 96 anos de emancipação politica. O site Bahia Verdade, obteve informações através de fontes que, uma reunião foi realizada na última segunda-feira (25), onde a administração municipal no intuito de proporcionar dentro da realidade do município, uma grande festa para a população local decidiu a programação do evento. Segundo informações, além de desfiles pela principal Avenida do município a festa terá trio elétrico e animação com a Banda Patchanka. A programação oficial deve sair nos próximos dias.

  • Foto: Patrick Cassiano | Bahia Verdade
  • 26 // Set // 2017
  • 09h52

Ministério Público instaura Inquérito Civil para apurar irregularidades em atendimentos nas agências bancárias

O Ministério Público, através do promotor Milien Castro Medeiros de Moura, resolveu instaurar procedimento preparatório para Inquérito Civil, a fim de averiguar situações de irregularidade no atendimento ao público no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco de Livramento de Nossa Senhora. Consta que presencialmente as senhas de atendimento expedidas pelas referidas agências estariam sendo utilizadas de forma inadequada: seja porque mais de um cliente estaria sendo atendido com o mesmo número de controle; porque as prioritárias estariam sendo destinadas também a prepostos de empresas; ou  porque o tempo máximo de atendimento ultrapassa mais de 30 minutos, em virtude de ser insuficiente o número de funcionários trabalhando no caixa, situações que violariam a Lei Municipal n° 1.292/2014, a qual determina , sob pena de multa, o cumprimento de obrigações relativas aos atendimentos dos usuários nas agências bancárias desta cidade, entre as quais: a) o tempo de atendimento de 15 minutos em dias normais e 30 minutos em dia anterior ou posterior a feriado ou em datas de pagamentos de folha de servidores ou aposentados ou de recebimento de tributos; b) a obrigação de fornecimento de senhas para controle do tempo; c) a disponibilização de senhas prioritárias para idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais d) a afixação de cartaz com informações sobre a referida lei. Deste modo, as situações serão averiguadas buscadas soluções administrativa ou judicial para regularizá-las. 

 

  • Foto: Divulgação
  • 26 // Set // 2017
  • 09h46

Arena Safadão: Corra e já garanta o seu ingresso antes da virada de preços

Faltando praticamente um mês para a maior festa do ano em Brumado e região, a Arena Safadão, que irá trazer o maior sucesso da música brasileira para a capital do minério, o incrível Wesley Safadão, a expectativa e o clima de alto astral já estão tomando conta da cidade. O evento que acontecerá no dia 27 de outubro no Parque de Exposições Gilson Brito, ainda terá o cantor revelação do momento, Gabriel Diniz e o grupo Donas do Bar como atrações. Então, os milhares de fãs já estão completa frenesi e, por isso, a venda dos ingressos está a todo vapor, diante disso, você que não vai ficar fora dessa já garanta o seu ingresso antes da virada de preços a preço promocional. Vá agora mesmo aos pontos de vendas em Livramento: Decore Festas e Embalagens, Restaurante Trindade e  Sofía Comissária. Arena Safadão o evento que irá sacudir Brumado e fazer a alegria reinar absoluta.

  • Foto: Reprodução
  • 26 // Set // 2017
  • 08h42

Governo lançará hoje programa para aumentar renda de beneficiários do Bolsa Família

Para estimular o aumento da renda dos beneficiários do Bolsa Família, o governo lança hoje (26) o programa Plano Progredir que, além de capacitação, vai disponibilizar R$ 3 bilhões por ano em linha de microcrédito. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a meta inicial do programa é atender, nos próximos 12 meses, entre 1 milhão e 1,5 milhão de famílias cadastradas no Bolsa Família. Atualmente, 13 milhões de famílias recebem o benefício. ”O objetivo é que essas pessoas possam progredir, ter uma vida melhor, uma renda melhor. Acho que o Bolsa Família não é objetivo de vida de ninguém. A média do Bolsa Família é de R$ 180. [O programa] é para evitar que as famílias mais pobres cheguem à miséria. Um programa para que essas pessoas possam se manter enquanto não tiverem outra opção. O que estamos buscando é dar outra opção”, disse Osmar Terra à Agência Brasil. De acordo com o ministro, a adesão ao Progredir e o eventual aumento da renda, caso o beneficiário consiga um emprego, não acarretará na exclusão imediata do Bolsa Família. ”Não vai ter exclusão automática de ninguém do programa. Vamos, inclusive, manter o Bolsa Família por dois anos para quem conseguir emprego com carteira assinada e ganhar até dois salários mínimos. Teremos uma série de regras que garantam que essas pessoas tenham o Bolsa Família enquanto precisarem, mas que elas possam almejar ter uma vida melhor”, argumentou o ministro. Além disso, as famílias que deixarem o Bolsa Família mas, posteriormente, perderem a nova fonte de renda poderão voltar a receber o benefício. Segundo Osmar Terra, em parceria com o programa, grandes empresas disponibilizarão vagas de empregos especificamente para beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único. ”Os maiores empregadores do Brasil estabelecerão uma cota de emprego para o público do Bolsa Família. Estamos com um amplo programa de capacitação de mão de obra com o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego], Sistema S, vários níveis de capacitação. Teremos programa de qualificação, empreendedorismo e geração de emprego”. As informações sobre o programa serão repassadas às famílias pelo sistema de pagamentos, pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e também pela internet. A cerimônia de lançamento do programa está marcada para  às 11h, no Palácio do Planalto.

  • Foto: Ricardo Stuckert
  • 25 // Set // 2017
  • 12h17

Aprovação a Lula sobe e rejeição a Sérgio Moro e Bolsonaro aumenta

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve sua taxa de aprovação ampliada em setembro na comparação com o mês anterior, segundo o mais recente Barômetro Político, pesquisa mensal de credibilidade realizada pelo instituto Ipsos, de acordo com a revista Veja. O percentual da população que não concorda com a atuação de Lula caiu de 66% para 59%, enquanto a parcela da sociedade que aprova subiu de 32% para 40%, a maior em dois anos de levantamento – 1% não soube opinar. Ao mesmo tempo, o juiz federal Sergio Moro, que condenou Lula a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e é um dos símbolos da Operação Lava Jato, alcançou uma taxa de desaprovação de 45%, recorde desde setembro de 2015.  As impressões da população foram colhidas entre os dias 1º e 14 deste mês, ou seja, já captam parte do efeito do depoimento do ex-ministro Antonio Palocci, que fez duras acusações a Lula. No dia 6, Palocci afirmou a Moro que o ex-presidente tinha um ”pacto de sangue” com a Odebrecht por propinas e que a empresa colocou 300 milhões de reais à disposição do PT no fim do mandato de Lula. Entre agosto e setembro, Lula foi o presidenciável com a maior taxa de aprovação, perdendo apenas para Moro e o apresentador de TV Luciano Huck – os dois negam interesse em disputar o cargo. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), pré-candidato à sucessão do presidente Michel Temer (PMDB), acumulou dois reveses no Barômetro Políticodeste mês: o percentual que o rejeita subiu de 56% para 63% (a pior taxa em dois anos) e a parcela que aprova sua atuação caiu de 21% para 19%, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O cientista político Carlos Melo, professor do Insper, afirmou, no entanto, que a aprovação e a rejeição a Lula tem um limite porque os grupos que aprovam e desaprovam o ex-presidente têm similaridades entre si.

Tucanos

Entre os tucanos, o prefeito da capital paulista, João Doria, ainda é o que tem os melhores índices, apesar de sua credibilidade com a população estar caindo. No último mês, quando intensificou sua agenda de viagens pelo Brasil com foco na corrida presidencial, Doria viu sua taxa de reprovação passar de 52% para 58% (um ponto abaixo da de Lula) e sua aprovação cair de 19% para 16% – menos da metade de Lula e só três pontos acima do índice positivo do governador Geraldo Alckmin, com quem disputa a indicação do PSDB para a eleição de 2018. Os números do governador paulista oscilaram para baixo no mês passado, dentro da margem de erro. Seu índice de desaprovação passou de 73% para 75% e o de aprovação, de 14% para 13%.

CONTINUE LENDO

  • Foto: Reprodução
  • 23 // Set // 2017
  • 22h18

DEM contabiliza dez pré-candidatos a governos estaduais; ACM Neto aparece na lista

O DEM planeja lançar ao menos dez candidatos a governos estaduais em 2018. De acordo com a coluna Época, entre eles está o deputado Rodrigo Garcia, que, licenciado da Câmara, exerce atualmente o cargo de secretário de Habitação no governo do tucano Geraldo Alckmin. Ainda segundo a publicação, além de Garcia em São Paulo, o DEM conta com Cesar Maia, ex-prefeito e vereador do Rio de Janeiro, ACM Neto, prefeito de Salvador, e os senadores Ronaldo Caiado, de Goiás, e Davi Alcolumbre, do Amapá.  A coluna detalha também que a lista tem ainda o ministro da Educação, o pernambucano Mendonça Filho, os deputados federais Onyx Lorenzoni (Rio Grande do Sul), Alberto Fraga (Distrito Federal) e Marcos Rogério (Rondônia), além do deputado estadual Márcio Miranda, do Pará.

  • Foto: Reprodução
  • 23 // Set // 2017
  • 22h05

Prefeita ”ostentação” é condenada a devolver quase R$ 1 milhão em cidade do Maranhão

A ex-prefeita da cidade de Bom Jardim, no Maranhão, Lidiane Leite da Silva, foi condenada pela Justiça a devolver R$ 998 mil em verbas públicas. Segundo informações da Folha de S. Paulo, a decisão judicial aponta que a gestão municipal deixou de executar um convênio para pavimentação de ruas da cidade e desviou todos os recursos ”para uso pessoal”. Ela já havia sido afastada do cargo em agosto do ano passada e foi expulsa do PRB ainda em 2015. Lidiane ganhou notoriedade em 2015 quando fugiu de Bom Jardim para não ser presa pela Polícia Federal por conta de desvios de recursos destinados para escolas municipais. Na época, ela publicava fotos nas redes sociais ostentando artigos de luxo, como carros, joias e champanhe.