Histórico de Set/2021

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 30 // Set // 2021
  • 19h47

Corte de energia por falta de pagamento da conta de luz volta a ser permitido a partir de outubro

O corte de energia por falta de pagamento no caso dos consumidores de baixa renda voltou a ser permitido a partir da próxima sexta (1º). Em abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu o corte de luz por inadimplência para os beneficiários da tarifa social em razão da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Inicialmente, a medida valeria até 30 de junho, mas foi prorrogada pela agência até 30 de setembro. Segundo a Aneel, não há previsão de outro adiamento. Antes de suspender o fornecimento de energia, a distribuidora deve encaminhar notificação ao consumidor. Essa notificação deve ser “escrita, específica e com entrega comprovada ou, alternativamente, impressa em destaque na fatura”. O envio deve ser feito com antecedência mínima de 15 dias.

  • Foto: Antônio Milena/Veja
  • 30 // Set // 2021
  • 19h39

Após um mês internado, Pelé recebe alta em São Paulo

O ex-jogador de futebol Edson Arantes Nascimento, Pelé, de 80 anos, recebeu alta hospitalar nesta quinta (30). Ele estava internado há um mês no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, após passar por uma cirurgia para remover um tumor no cólon direito. Segundo o Boletim médico ele "encontra-se estável e seguirá em quimioterapia, após a cirurgia de retirada de tumor no intestino, realizada em 04 de setembro". Pelé foi hospitalizado em 31 de agosto para fazer exames anuais de rotina que haviam sido adiados em 2020, em razão da pandemia de Covid. Durante o procedimento, o tumor foi identificado.

  • Foto: Divulgação
  • 30 // Set // 2021
  • 19h27

Em Valença, ACM Neto diz que é 'absolutamente vergonhoso' que Bahia seja líder de homicídios

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou nesta quinta-feira (30) que é "absolutamente vergonhoso" que a Bahia seja líder no número de homicídios no país, ao realizar mais uma edição do movimento "Pela Bahia", em Valença, no Baixo Sul do estado. Em entrevista coletiva, Neto ainda falou sobre o potencial turístico da região e disse desejar que o estado seja palco dos grandes investimentos do Brasil. Ao ser questionado sobre a segurança pública, ele ressaltou que houve avanços em muitos estados do Brasil, enquanto a Bahia regrediu. No primeiro semestre deste ano, o estado teve aumento de 7,1% no número de assassinatos, de acordo com o Monitor da Violência, do G1, e segue na liderança do ranking de homicídios. A Bahia foi um dos poucos estados que tiveram crescimento, enquanto o país teve redução de 8%. “Somos o primeiro lugar (em homicídios) desde 2017. É um indicador absolutamente vergonhoso. Nós somos campeões de homicídio e último lugar na educação. Temos a rede pública estadual de todo o país, no ensino médio, com a pior avaliação. Éramos para ser primeiros em educação e último em violência. O que mostra que é preciso ter foco e prioridade", disse. Ele revelou que, nas viagens que tem feito pelo interior e nas conversas que tem mantido, prefeitos e lideranças contam que há municípios com apenas um policial. "Muitos municípios com um ou dois policiais. Como é que um ou dois policiais vão dar conta de fazer a segurança de um município?", questionou. Na área da saúde, o presidente nacional do Democratas disse que a região precisa ter um hospital regional, sediado em Valença e que atenda a todo o Baixo Sul. "Hoje a regulação inexplicavelmente é feita para Itabuna. Então as pessoas são obrigadas a se deslocar tantos quilômetros para ter acesso ao internamento hospitalar. Muitos inclusive questionam por que Santo Antônio de Jesus, uma cidade muito mais próxima, não é a referência. Só que a solução não é essa, a solução é a construção de um hospital regional em Valença que possa atender a toda região", ressaltou. A agenda na região reúne lideranças políticas locais e estaduais, além de prefeitos e vereadores da região. Além de Valença, ACM Neto também irá a Nilo Peçanha, Taperoá e Ituberá até esta sexta-feira (1°) na região do Baixo Sul.

  • Foto: Divulgação
  • 30 // Set // 2021
  • 19h23

Deputado Marquinho Viana agiliza água para distrito do município de Mirante, em audiência na CERB

O deputado Marquinho Viana (PSB), esteve em audiência na CERB, onde o presidente Antônio Matos informou, na presença do vereador de Mirante, Bruno Pitombo, que atendendo pedido do deputado e também do deputado federal Paulo Magalhães, já está autorizada a implantação da  estação de tratamento e ampliação do sistema de abastecimento de água do distrito de Areião. Serão beneficiadas 248 famílias com água de qualidade, e a obra está prevista para ter início em três meses.

  • Foto: Divulgação
  • 30 // Set // 2021
  • 19h09

Autoridades participaram de café da manhã na sede da 46ª CIPM em Livramento

Na manhã de hoje (30), o Comandante da 46ª CIPM, Capitão PM Wagner Rocha, promoveu um Café da Manhã com as principais autoridades de Livramento de Nossa Senhora e região. O intuito da reunião foi a apresentação do recém chegado Comandante da Unidade, bem como estreitar os laços entre as forças que atuam na área da Segurança Pública. O evento contou com a presença do Prefeito de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro, o Juiz de Direito, Bel. Fábio Marx Saramago Pinheiro, o Promotor, Bel. Luciano Valadares, os Delegados da Polícia Civil, Bel. Antônio Claudio Pereira Oliveira e Bel. Fabio da Silva Lago, além do Presidente do Conselho Municipal de Segurança, Sr. Artur Tanajura.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 30 // Set // 2021
  • 18h59

Preço da cerveja vai aumentar a partir dessa sexta-feira (1º)

A cerveja ficará mais cara. A Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois, aumentou o preço de seus produtos e já repassou o reajuste a logistas e distribuidores. Para O Globo, a cervejaria confirmou que os ajustes vão variar “de acordo com as regiões, marca, canal de venda e embalagem”. Via assessoria de imprensa, a empresa afirmou que os novos valores serão praticados já em outubro, a partir de sexta-feira, e que faz, periodicamente, ajustes nos preços de seus produtos. Não deu, no entanto, nenhum outro detalhe. “Há uma pressão dos custos muito grande, tanto para a Ambev, neste caso específico, quanto para os bares e restaurantes. O combustível, a energia, os insumos, entre outros, estão mais caros. Por isso, acredito que este reajuste chegará ao consumidor final imediatamente”, disse Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que cita dado de São Paulo sobre o mercado: “Cerca de 37% dos bares e restaurantes do país estão tendo prejuízo. Em São Paulo, essa porcentagem é de 50%. Por isso, acredito que o aumento da cerveja em São Paulo será de até 10%. No Rio, acredito que esse reajuste será menor, em torno de 7%”. Via nota, a associação comentou que “todo aumento de custo dificulta ainda mais a vida do setor, sobretudo em um momento em que este está pressionado por aumento no custo de alimentos, luz, aluguel e, inclusive, o combustível, que afeta diretamente o delivery”. Assim, “é mais um custo que vai pesar para o setor, o que certamente não é positivo, e que é muito difícil não repassar custo”.

  • Foto: Reprodução/Rede Sociais
  • 30 // Set // 2021
  • 18h53

Acidente com caminhão, ônibus e van deixa 12 mortos no sul da Bahia

Doze pessoas morreram e outras 22 ficaram feridas em um acidente envolvendo um ônibus, uma van e um caminhão com carga de eucalipto na noite da última quarta-feira (29). A batida aconteceu no trecho do Km 703 da BR-101, no distrito de Mundo Novo, na cidade de Eunápolis, sul do estado. O caminhão, um bitrem, seguia em direção a Itabuna. No trecho do acidente, o o ultimo vagão soltou, rodou na pista e avançou do outro lado da via. A van e o ônibus foram atingidos na colisão, vitimando os passageiros. Em sua conta pessoal no Twitter, o governador Rui Costa (PT) prestou solidariedade: "Toda minha solidariedade aos familiares e vítimas do acidente na BR-101 que deixou 12 mortos e 22 feridos no distrito de Mundo Novo, em Eunápolis. Estamos acompanhando esse caso triste com atenção. Que Deus conforte o coração das famílias", escreveu.

  • Fonte: Ascom/Polícia Civil
  • 30 // Set // 2021
  • 18h42

Polícia cumpre mandados de busca e apreensão contra ex-funcionários do Detran-BA

O Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), por meio da Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a ‘Operação Santaluz’, que investiga ex-servidores do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) envolvidos em falsificação de sentenças nos períodos de 2018 e 2019. “O grupo atuava com falsificação de documentos públicos, inserção de documentos falsos em sistema de informação e estelionato. Cada sentença falsificada dava o direito de sacar em média R$ 20 mil”, disse a titular da Dececap, delegada Márcia Pereira. Segundo a Polícia Civil, a Santaluz faz parte da Operação Cangalha, que consiste em ações de enfrentamento a organizações criminosas em todo o Nordeste do Brasil, por meio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (SEOPI/MJ).

  • Foto: Divulgação
  • 30 // Set // 2021
  • 18h28

Deputado Marquinho Viana anuncia que obras de pavimentação de ruas em Triunfo do Sincorá estão em fase de conclusão

O deputado Marquinho Viana (PSB), anunciou que as obras de pavimentação asfáltica nas ruas do Distrito de Triunfo do Sincorá, e do Povoado de Placa, no município de Barra da Estiva, estão em fase de conclusão. Trata-se de mais uma solicitação do deputado ao Governo do Estado, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores.
 

  • Foto: Agência Brasil
  • 30 // Set // 2021
  • 18h13

Câmara aprova auxílio Gás Social para famílias de baixa renda

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (29) a proposta que cria o auxílio Gás Social a fim de subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. A matéria segue para análise do Senado. O texto estabelece que o Ministério da Cidadania terá 60 dias para regulamentar os critérios para definir as famílias a serem contempladas, a periodicidade do benefício, a operacionalização do benefício e a forma de pagamento, cujas parcelas não podem passar de 60 dias de intervalo. Pelo texto, o Poder Executivo será autorizado a pagar o auxílio diretamente às famílias beneficiadas na modalidade de transferência de renda. A matéria assegura um benefício mensal às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo ou que tenham entre os seus integrantes pessoa que receba benefício de prestação continuada (BPC). Os créditos poderão ser concedidos por meio de cartão eletrônico ou outro meio previsto na regulamentação. Segundo o projeto, a primeira fonte de recursos para assegurar a medida é a parcela dos royalties e de participação especial, decorrentes da exploração de petróleo e gás natural que cabe à União. De acordo com o relator, deputado Christiano Aureo (PP-RJ), o preço do gás tem sido impactado, entre outros fatores, pela desvalorização do real frente ao dólar.

  • Foto: Arquivo/Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 30 // Set // 2021
  • 17h52

Após aumento do diesel, caminhoneiros da Bahia ameaçam greve

A Bahia pode contar com uma greve de caminhoneiros, isso porque na próxima sexta-feira, 1º, os profissionais da categoria de todo o estado irão realizar uma assembleia para decidir se fazem ou não a paralisação como forma de protesto ao aumento do diesel pela Petrobras. O Presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), Plinio Dias disse ao colunista Chico Alves, do UOL, que o assunto vai ser tratado a nível nacional na próxima reunião das lideranças da categoria, que será realizada no dia 16 de outubro, no Rio de Janeiro. “Tem vários motoristas querendo parar, mas tudo vai depender desse encontro no Rio”, afirmou Dias à coluna. “Nossa intenção não é essa e sim sentar e dialogar pra todos saírem com ótimas condições de trabalho, sem ter que paralisar nosso país”, acrescentou. Na última terça-feira, 28, a Petrobras anunciou um reajuste no preço do diesel. Com isso, o valor médio de venda venda nas refinarias passou de R$ 2,81 para R$ 3,06 por litro, o que deve ocasionar em um acréscimo de R$ 0,22 para o consumidor final. De acordo com a Petrobras, o reajuste reflete “parte da elevação nos patamares internacionais de preços de petróleo e da taxa de câmbio”, disse. “Após 85 dias com preços estáveis, nos quais a empresa evitou o repasse imediato para os preços internos devido à volatilidade externa causada por eventos conjunturais, a Petrobras realizará ajuste no preço do diesel A para as distribuidoras”, informou em nota.

  • Foto: Divulgação / Sinspeb
  • 27 // Set // 2021
  • 19h00

Facas, celulares e drogas são apreendidos durante revista em celas do Complexo da Mata Escura, em Salvador

Facas, celulares e drogas foram apreendidos nesta segunda-feira (27), durante uma revista em celas do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Segundo informações da Seap, a apreensão foi feita durante uma operação conjunta com a Polícia Civil. O número exato dos materiais apreendidos não foi divulgado. O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb) informou que das 78 celas do pavilhão, apenas 30% foram inspecionadas por causa do baixo efetivo de policiais penais. De acordo com a entidade, a categoria segue cobrando que o Governo do Estado realize um concurso público para novos funcionários do presídio.

  • Foto: Reprodução
  • 27 // Set // 2021
  • 18h33

Polícia investiga se pediatra foi morto por alertar família sobre caso de abuso sexual

A Polícia Civil apura se o pediatra morto a tiros dentro de um consultório, em Barra, oeste da Bahia, foi assassinado após alertar uma família sobre uma criança atendida por ele, que apresentou sinais de abuso sexual. O caso teria ocorrido no ano de 2016, no município de Buritirama, que fica na mesma região. O delegado titular de Barra, Jenivaldo Rodrigues, responsável pelas investigações do crime, disse que foi informado sobre a situação pelos parentes do pediatra. O irmão dele também falou sobe o caso com a reportagem do G1, na sexta-feira (24). A partir disso, a polícia vai investigar se a morte foi causada por vingança. Segundo o delegado, na época em que o caso ocorreu em Buritirama, Júlio César não procurou a polícia para prestar queixa sobre possíveis ameaças que teria recebido. Agora, a polícia deve procurar pela família da criança que teria sofrido o abuso há cinco anos. Dois homens são suspeitos de participação no crime, mas eles ainda não foram identificados pela polícia. Um é o atirador, que invadiu o local, e o outro é o motociclista que levou o atirador ao local em uma moto e prestou fuga no mesmo veículo. O pediatra atendia em pelo menos cinco cidades da região, além do Hospital Roberto Santos, na capital baiana. “Ele sempre foi um cara longe de desavenças, de confusões, sempre foi unanimidade na cidade, sempre foi um cara solícito, profissional, um cidadão que sempre se deu bem com todos”, disse o irmão da vítima.

  • Foto: Divulgação
  • 24 // Set // 2021
  • 10h49

Recolhimento de embalagens de agrotóxicos aconteceu em Livramento

A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEMAR) iniciou o recolhimento de embalagens de agrotóxicos no último dia (21/09) em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e a Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Sudoeste (ARAS). O recolhimento aconteceu em algumas comunidades da Zona Rural e durou até ontem (23/09).

  • Foto: Divulgação
  • 24 // Set // 2021
  • 10h43

Dia da Árvore foi comemorado com distribuição de mudas de plantas diversas em Livramento

No último dia (21/09) foi comemorado o Dia da Árvore. Para celebrar essa data foram entregues, para criança e familiares atendidos pelo ‘PROGRAMA CRIANÇA FELIZ’, sementes de girassol e mudas de plantas diversas: Ipês (roxo, amarelo, rosa e branco), Murta, Aroeira Falsa e Oiti. Foi enviado um vídeo orientando as famílias como se planta e quais os cuidados necessários para a preservação das mudas, fortalecendo o contato com a natureza e o vínculo familiar. Esta iniciativa foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente – SEMAR e de Desenvolvimento Social – SEDES, através do PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA NO SUAS - CRIANÇA FELIZ.