Histórico de Set/2022

  • Foto: Reprodução
  • 29 // Set // 2022
  • 19h57

Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos no 1º turno; Bolsonaro marca 36%

A três dias das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida com 50% dos votos válidos, o que mantém aberta a possibilidade de vencer já no primeiro turno. Em busca da reeleição, Jair Bolsonaro (PL) tem 36%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. É o que revela a mais recente pesquisa do Datafolha, que ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades de terça (27) a esta quinta (29). Ela foi encomendada pela Folha e pela TV Globo e registrada com o número BR-09479/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto passa a divulgar o resultado dos válidos, que exclui da conta de intenção de votos brancos, nulos e indecisos, pois esse é o critério usado pelo TSE para contabilizar o resultado do pleito. Assim, se mantém no limiar da vitória no primeiro turno, que demanda 50% dos válidos mais um voto ao menos, numa onda de recuperação: chegou a ter 54% em maio, descendo em setembro para 48%, patamar em que permaneceu até a semana passada, quando oscilou para 50%. Ou seja, a situação é de estabilidade. A campanha petista intensificou sua busca por votos, particularmente de Ciro, cuja reação energética contra a ofensiva resultou num comunicado à nação na segunda (27), quando disse que não deixaria a disputa. Não foi muito ouvido pelos eleitores: neste levantamento, ele oscilou negativamente ante o da semana passada. A senadora Tebet, por sua vez, manteve-se estável, provando que, se a campanha não lhe trouxe uma candidatura viável, ao menos a mostrou inoxidável em seu patamar. O Datafolha havia mostrado que 1 em cada 5 eleitores dela e de Ciro estava disposto a votar útil em Lula. Os resultados tornam ainda mais importante para Lula e para Bolsonaro o debate desta quinta na TV Globo, o último grande evento da campanha. Qualquer escorregão mais grave pode atrapalhar; empates ou vitórias por pontos são o que usualmente se espera desses encontros, cuja mística é algo exagerada na crônica política. Com efeito, a ausência de Lula no encontro do SBT no sábado passado (24) em nada lhe prejudicou a intenção de voto. Assim como a algo folclórica apresentação ao mundo das redes sociais de Padre Kelmon não ajudou o candidato do PTB, que não pontuou. Problema maior para o PT é a questão da abstenção, que atinge tradicionalmente mais eleitores de baixa rende que compõem a força de Lula nesta campanha. Não há como prever essa taxa, dada a imprevisibilidade de fatores, e segundo o Datafolha havia apurado na semana passada, 3% dos eleitores admitiam não ir às urnas. O fato é que esta é uma eleição definida nos detalhes, sem variações dramáticas nos números gerais. Com o voto cristalizado pela maioria dos eleitores há mais de um mês, tudo sugere que a propaganda gratuita teve impacto reduzido no resultado que se aproxima —todos os quatro principais candidatos aumentaram o tom dos ataques entre si, com Bolsonaro chamando Lula de ladrão diuturnamente.

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Set // 2022
  • 18h53

'Lula vem a Salvador pelo amor que tem à Bahia', afirma Jerônimo

O candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirma que a vinda de Lula a Salvador nesta sexta-feira (29) mostra o carinho que o presidente sente pela Bahia. “Ele esteve junto conosco no 2 de Julho, uma data muito importante para nossa população, e volta na reta final da campanha, para reafirmar seus compromissos com a Bahia e com os baianos, trazendo a mensagem de esperança que o Brasil tanto precisa”, ressalta. Lula virá a Salvador na manhã desta sexta-feira, para participar da Caminhada Brasil da Esperança. A concentração está marcada para 11 horas, no Largo de Roma, e o evento segue até a Colina Sagrada. “Lula vem a Salvador pelo amor que tem à Bahia”, afirma Jerônimo. “É o coroamento da campanha vitoriosa do time dele tanto no Brasil quanto na Bahia, o time que cuida de gente.” Acompanhando o candidato de Lula na Bahia em viagem pelos territórios do Portal do Sertão e do Piemonte do Paraguaçu, nesta quinta-feira, o candidato a vice, Geraldo Júnior (MDB) afirmou que “a vinda de Lula ao nosso Estado foi para consagrar a vitória do PT no Brasil e na Bahia”. “Vamos juntos mudar o Brasil e fazer a Bahia avançar ainda mais, com a liderança do próximo governador do Estado, Jerônimo Rodrigues”, ressaltou. “Neste domingo, o eleitor vai escolher o Brasil do amor e não o do ódio. Lula prestigiou a Bahia com esta agenda no final da campanha. Até porque o povo baiano o adora e vota maciçamente no 13.” A Caravana do Time de Lula na Bahia participou de uma carreata em Ruy Barbosa, cidade natal do senador e candidato à reeleição Otto Alencar (PSD), durante a manhã. À tarde, está programada uma caminhada em Itaberaba e, à noite, um grande evento em Santo Estêvão.

  • Foto: Andressa Anholete - Getty Image
  • 29 // Set // 2022
  • 17h59

Bolsonaro usa fake news para dizer que Forças Armadas podem fechar seção eleitoral

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou nesta quarta-feira (28) uma notícia falsa para argumentar que poderia determinar que as Forças Armadas fechem seções eleitorais no dia do pleito. Segundo Bolsonaro, isso seria possível caso eleitores sejam proibidos de entrar nas seções com camisas verde e amarelas -hipótese que nunca foi cogitada. O presidente disse durante uma live que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estaria avaliando proibir o ingresso nas seções eleitorais de pessoas com camisas da seleção brasileira. Numa reunião da CTE (Comissão de Transparência das Eleições) com a entidade OTE (observatório da transparência das eleições), um participante pediu veto ao uso de camisa da seleção por mesários. A ideia não foi levada adiante. Nunca se cogitou proibição de uso de roupas verde e amarelas por eleitores. “É interferência demais. Está com medo de quê? De ter um mar de verde e amarelo? Você está preocupado com um mar de verde e amarelo votando [e depois] aparecer o nome do Lula ganhando. É isso TSE? É isso TSE?”, afirmou o presidente, em transmissão em suas redes sociais, após ter lido a notícia falsa. Na sequência, Bolsonaro conclamou os eleitores a irem votar com camisas com as cores da bandeira do Brasil e, então, ameaçou com o fechamento de seções eleitorais. “Eu estou convidando a todos voluntariamente votar com a camisa verde e amarela. O que as Forças Armadas puderem garantir [a] vocês de votarem com a camisa verde e amarela, vai ser garantido”, afirmou. “Eu vou determinar às Forças Armadas, que vão participar da segurança: qualquer seção eleitoral que for proibido entrar com a camisa verde e amarela, não vai ter eleição naquela seção. Ou estamos na democracia ou estamos no estado do Alexandre de Moraes”, completou o presidente da República.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 29 // Set // 2022
  • 16h24

Eleições 2022: saiba para quem o voto é obrigatório e facultativo

Mais de 156 milhões de eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), escolherão, no próximo domingo (2), os nomes que vão ocupar os cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal, estadual ou distrital. Você sabe para quem o voto é obrigatório e quem pode optar por não votar? O parágrafo 1º do Artigo 14 da Constituição estabelece duas categorias do eleitorado para as quais o voto é obrigatório ou facultativo nas eleições. Conforme o dispositivo, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os eleitores maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 e menores de 18 anos. Para o TSE, o voto, mesmo para quem o direito de não votar, é fundamental. “O exercício da cidadania começa pela escolha dos representantes da população para os cargos dos Poderes Executivo e Legislativo nas esferas federal, estadual ou municipal. Por isso, é muito importante que todos os eleitores – mesmo aqueles para os quais o voto é facultativo – compareçam às urnas eletrônicas no domingo (2), primeiro turno das eleições gerais, e no dia 30 de outubro (em eventual segundo turno) para contribuir com a definição do destino do país”, ressalta o tribunal. De acordo com dados da Justiça Eleitoral, divulgados em 15 de julho, houve aumento de 6,21% do eleitorado desde as últimas eleições gerais do país, em 2018. À época, o número de eleitores habilitados a votar era de 147.306.275. Nas Eleições 2022, são 2.116.781 jovens de 16 e 17 anos aptos a votar de maneira facultativa. Em 2018, essa faixa etária atingiu 1.400.617. Esse número corresponde aos eleitores com 16 e 17 anos que terão essa idade no dia 2 de outubro, data do primeiro turno do pleito. Também em relação a 2018 houve crescimento de 51,13% nessa faixa etária do eleitorado. Segundo a Justiça Eleitoral, o aumento é resultado, principalmente, das ações promovidas durante a Semana do Jovem Eleitor. Somente nos quatro primeiros meses de 2022, o Brasil ganhou mais de 2 milhões de eleitores jovens. O eleitorado acima de 70 anos também aumentou. O salto foi de 23,82%, passando de 12.028.608 em 2018 para 14.893.281 em 2022. Esse número representa 9,52% de todo o eleitorado habilitado a votar em 2 de outubro.

  • Foto: Reprodução - Uol
  • 29 // Set // 2022
  • 16h09

Eleitor de Ciro busca novidade na Presidência e critica polarização, mostra pesquisa

Eleitores do candidato do PDT a presidente, Ciro Gomes, entendem que tanto o ex-presidente Lula (PT) quanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) já tiveram suas chances no mais cargo do país e que é preciso um novo nome no posto para melhorar de fato a situação do país. As observações constam em pesquisa qualitativa feita pelo Datafolha com um grupo de homens e mulheres de diferentes regiões do país e de variadas ocupações, graus de escolaridade e idade. A pesquisa foi feita na última quarta-feira (22) e contou com 11 entrevistados que se declaram eleitores do pedetista. Segundo o instituto, os eleitores participantes também mencionaram como motivação para o voto o histórico do candidato em relação a acusações de corrupção e sua experiência em cargos públicos. Há citações também a propostas do presidenciável na área econômica, como alterar a política de preços da Petrobras. Também sobraram críticas para o comportamento de Bolsonaro enquanto chefe de Estado, especialmente em relação ao decoro no cargo. O grupo analisado, porém, se dividiria entre o candidato à reeleição e o petista em um eventual segundo turno sem Ciro. Os eleitores ouvidos se mostraram convictos no voto, sem intenção de trocar de candidato nas vésperas do primeiro turno. A campanha de Lula tenta desidratar o eleitorado de Ciro para liquidar a eleição já no próximo domingo (2), defendendo o chamado “voto útil”. Na mais recente pesquisa do Datafolha, o pedetista marcou 7% das intenções de voto, bem atrás dos dois primeiros colocados, Lula (tem 47%) e Bolsonaro, que está com 33%. O pedetista é alvo de críticas de apoiadores do PT, que o veem como linha auxiliar do bolsonarismo pelo tom de ataques a Lula. No grupo pesquisado pelo Datafolha, ainda há esperança de que o pedetista consiga ir para o segundo turno. Um eleitor ouvido diz que vota em Ciro “independente de ele ganhar ou não”. Diferentemente da pesquisa quantitativa, como a de intenção de voto, a qualitativa tem como objetivo se aprofundar em percepções de um grupo restrito de entrevistados que possam mostrar tendências de comportamento de determinado segmento da sociedade. A pesquisa não representa o total de eleitores. No grupo pesquisado, eleitores se ressentem da crise econômica vivida no país e da gestão do atual governo durante a pandemia do coronavírus. Mas há elogios a iniciativas da gestão Bolsonaro como o reajuste do Auxílio Brasil e a redução dos tributos sobre os combustíveis. O Datafolha também ouviu os eleitores sobre pontos negativos do pedetista. Houve menções a arrogância e “baixo autocontrole” do presidenciável. A maioria dos ouvidos votou em 2018 em Ciro e pretende votar novamente neste domingo.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 29 // Set // 2022
  • 16h05

Sistema de votação eletrônica é bom, diz engenheiro incluído em inquérito de fake news

Presidente do Instituto Voto Legal, contratado pelo PL para auditar a eleição, o engenheiro Carlos Rocha elogiou nesta quinta-feira (29) o sistema de votação eletrônica, um dia após ter sido incluído no inquérito das fake news em curso no STF. “Consideramos o sistema eletrônico de votação um bom sistema, e a urna eletrônica um bom equipamento”, afirmou ele ao Painel. “Não fomos contratados para dizer se a urna funciona ou não, ou se é boa ou não. Não estamos nem para atacar, nem para defender a urna eletrônica”, acrescentou. Nesta quarta (28), o instituto comandado por Rocha publicou relatório em que afirma que “o quadro de atraso encontrado no TSE” gera “vulnerabilidades relevantes” e pode resultar em invasão interna ou externa nos sistemas eleitorais. “Com grave impacto nos resultados das eleições”, diz. O documento provocou reação do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que incluiu o instituto no rol de investigados por espalhar desinformação. Em tom moderado, o engenheiro afirma ter ficado surpreso com a atitude, uma vez que vinha conversando com técnicos do tribunal sobre o tema há vários meses. “O processo foi feito a quatro mãos com o TSE até meados de agosto. Tivemos uma reunião produtiva com a Christine Peter, secretária-geral da presidência do TSE, que durou mais de 90 minutos. Ela elogiou o propósito do trabalho e as informações apresentadas”, diz Rocha. Segundo ele, o intuito do trabalho é apenas colaborar para fortalecer o modelo de votação. “A nossa função é avaliar as informações disponíveis em documentos públicos, para identificar pontos de atenção para contribuir com o TSE sobre como melhorar o sistema”, afirmou. Rocha disse ainda que está à disposição para prestar esclarecimentos ao TSE. “Estamos muito tranquilos”.

  • Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
  • 29 // Set // 2022
  • 16h03

TSE barra candidatura de Arruda

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou o registro de candidatura a deputado federal do ex-governador do DF José Roberto Arruda (PL-DF). Pivô do mensalão do DEM, Arruda chegou a ser preso e foi condenado em processos derivados da operação Caixa de Pandora, de 2009, quando foi filmado recebendo um maço de dinheiro. Ele alega que os valores seriam utilizados em ações sociais, como a compra de panetones. O ministro Kassio Nunes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu em agosto duas condenações que tornavam o ex-governador inelegível. O TSE atendeu a um pedido do Ministério Público Eleitoral ao negar o registro. Eles consideraram que Arruda segue inelegível por causa das condenações. Arruda é marido de Flávia Arruda (PL-DF), ex-ministra de Jair Bolsonaro (PL), que disputa o Senado. O MP havia apontado que as decisões para reestabelecer os direitos políticos eram “precárias”, “com base em uma possível aplicação retroativa dos novos prazos de prescrição”.

  • Foto: Liade Paula - Ministério da Cultura
  • 29 // Set // 2022
  • 09h00

Caetano Veloso declara apoio a Jerônimo Rodrigues

O cantor baiano, Caetano Veloso, se posicionou sobre apoio ao governo da Bahia. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o cantor declarou apoio a Jerônimo Rodrigues (PT) e convoca os eleitores para a reta final da campanha eleitoral. Ele já havia declarado voto em Lula (PT). "Vamos lá, minha gente! Vai dar Jerônimo para governador da Bahia!", afirma Caetano. "Vamos, nesses últimos dias (antes da eleição), tomar a decisão de fazer isso chegar lá. ‘Vambora’, Bahia! Jerônimo, 13! A gente vai vencer!", emendou. Também nas redes sociais, Jerônimo agradeceu o apoio. "Que honra! Muito obrigado, Caetano Veloso, pela confiança no nosso projeto coletivo que cuida de gente", respondeu. "Vamos trabalhar casadinho com Lula para a Bahia avançar ainda mais", pontuou.

Veja vídeo:

  • Foto: Reprodução
  • 29 // Set // 2022
  • 08h30

Bolsonaro e Lula voltam a se enfrentar nesta quinta-feira no debate da TV Globo

O debate talvez mais aguardado de toda a eleição será realizado na noite desta quinta-feira (29), transmitido pela Rede Globo. Será a segunda vez durante a campanha que o ex-presidente Lula (PT) e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), vão se enfrentar cara a cara. O evento começa às 22h30 e será dividido em quatro blocos, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Com base na lei eleitoral, foram convidados candidatos com ao menos cinco representantes no Congresso e sem dívidas com a Justiça. O debate será mediado pelo âncora do Jornal Nacional, William Bonner, e pode durar até 1h40 e passará também no GloboPlay. Foram convidados Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Luiz Felipe D'Ávila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Set // 2022
  • 07h53

101 anos de Livramento: Encontro de Bandas e Fanfarras fará parte das celebrações de aniversário da cidade.

Em homenagem ao 101° ano de Emancipação Política de Livramento de Nossa Senhora, integrantes da Fanfarra Águias da Escola Polivalente (FAEP), formada por jovens livramentenses, decidiram promover um grande encontro de Bandas e Fanfarras que irá resgatar a tradição dos grandes desfiles já realizados na cidade. O evento será realizado no dia 06 de outubro de 2022 a partir das 15h30min com a participação da FANRC de Rio da Caixa,  FANEV da comunidade de Varzinha , FANEC de Érico Cardoso, FANJOVEM de Dom Basílio e FANPAVI de Rio do Pires, FAM do Colégio Estadual João Vilas Boas, de Livramento e FADAC da Igreja Adventista do Sétimo dia, de Livramento. A ação conta com apoio da Prefeitura Municipal, empresários e comerciantes locais e deve reunir um grande público pelas principais Ruas e Avenidas da cidade.

  • Foto: Reprodução
  • 28 // Set // 2022
  • 16h45

Aliados de ACM Neto começam campanha por voto útil para derrotar o PT

Com o avanço de Jerônimo Rodrigues (PT) nas últimas pesquisas de intenções de voto para o Governo da Bahia, aliados do ex-prefeito ACM Neto (UB), que mantém o favoritismo, já começam uma campanha pelo voto útil para derrotar o PT.  A estratégia é conquistar os eleitores de João Roma (PL), ex-ministro e candidato de Bolsonaro na corrida pelo Palácio de Ondina, considerado também antipetistas, porém da direita mais radical. Braço-direito e sucessor de Neto na Prefeitura de Salvador, Bruno Reis (UB) acusou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (28) o PT de ter um acordo com Roma. O objetivo seria a união para enfraquecer Neto e tentar tirá-lo da jogada. "Ontem no debate ficou evidente o jogo combinado entre os candidatos João Roma e Jerônimo", disse Bruno com referência ao debate da TV Bahia, transmitido na noite desta terça-feira (27). "Está claro para a população que hoje você votar em João Roma é votar em Jerônimo. A gente alerta a população que quer tirar a turma que está aí há 16 anos, que tem convicção, capacidade para solucionar a segurança pública, o desemprego, a educação na Bahia [...] chegou a hora da mudança, todo mundo dia 2 vamos votar em ACM", apelou o gestor. Nas redes sociais o movimento também ganha força. Nomes da base netista têm compartilhado montagens comparando Roma a Jerônimo e pedindo o voto logo no primeiro turno em ACM Neto. Vereador de Salvador, Alberto Braga compartilhou uma imagem no seu perfil no Instagram, com a frase "PT nunca mais" e a foto do ex-ministro de Bolsonaro e do petista, lado a lado. "Votando em João Roma você está garantindo +4 anos de mamata para o PT na Bahia. Acordem", diz texto na imagem postada.

  • Foto: Reprodução
  • 28 // Set // 2022
  • 15h30

Ex-ministro do STF Carlos Velloso declara voto em Lula

O ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Velloso declarou, nesta quarta (28), voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito deste domingo (2). “Diante das ameaças do candidato Bolsonaro [PL] contra o sistema eleitoral brasileiro, especialmente contra às urnas eletrônicas, reconhecidas aqui e no exterior como seguras e confiáveis, o que redunda em ameaça ao Estado Democrático de Direito, meu voto, no próximo domingo, será para o Lula”, afirmou Velloso, que é ex-presidente do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). De acordo com a Folha, ele enviou a mensagem a pedido dos advogados Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e Marco Aurélio de Carvalho, ambos do grupo Prerrogativas. Na segunda (26), o também ex-ministro do STF Joaquim Barbosa declarou voto em Lula e fez críticas a Bolsonaro.

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Set // 2022
  • 12h00

Pesquisa AtlasIntel: Com 68,6% dos votos, Lula confirma favoritismo na Bahia

A pesquisa AtlasIntel/A TARDE registrou o favoritismo do candidato à presidência pelo eleitorado baiano. Com 68,6% das intenções de voto, Lula (PT) se elege com o triplo de eleitores do seu principal adversário, Bolsonaro, que registrou 22,8%. Com a alavancada do ex-presidente e confirmação da preferência do eleitorado baiano, o crescimento de Jerônimo Rodrigues, candidato do PT ao governo da Bahia, tem assustado a concorrência. A nova pesquisa apontou que  o petista aparece com 46,5% das intenções de voto, liderando com quase sete pontos de diferença a preferência em relação ao seu principal adversário, ACM Neto (União Brasil). A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo TSE-BA-04292/2022, e foi realizada entre os dias 22 e 26 deste mês.

  • Foto: Wilker Porto - Agora Sudoeste
  • 27 // Set // 2022
  • 11h00

Eleitores não podem ser presos a partir de hoje

A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, no próximo domingo (2), nenhum eleitor poderá ser preso por qualquer autoridade, a não ser que seja pego em flagrante delito ou condenado por crime inafiançável. A outra exceção é se a pessoa impedir o salvo conduto (direito de transitar) de outro cidadão, prejudicando assim o livre exercício do voto. Quem for pego praticando o delito poderá ser preso pela autoridade policial. A regra e as exceções constam no Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). A lógica do dispositivo, herdado de normas eleitorais antigas, é impedir que alguma autoridade utilize seu poder de prisão para interferir no resultado das eleições. O artigo é o mesmo que veda a prisão de candidatos, fiscais eleitorais, mesários e delegados de partidos nos 15 dias que antecedem o pleito. A vedação não se aplica a quem for pego cometendo crime, ou logo depois de cometê-lo. Isso inclui crimes eleitorais. No dia da votação, por exemplo, poderá ser detido quem desrespeitar algumas proibições, como fazer propaganda de boca de urna, tentar arregimentar eleitores, usar equipamento de som na rua e promover comícios, entre outros.

  • Foto: Reprodução
  • 27 // Set // 2022
  • 10h00

Bolsonaro celebra crescimento de Jerônimo (PT) ao governo da Bahia, diz site

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem demonstrado interesse ao perceber o crescimento do candidato Jerônimo Rodrigues (PT) na disputa ao governo da Bahia, segundo informações do colunista Fábio Zanini, no jornal Folha de São Paulo. Segundo a publicação, seus conselheiros enxergam a possibilidade de ter um palanque forte na Bahia, caso Jerônimo consiga empurrar a disputa para o segundo turno para atrair procura por apoio por parte do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil). Bolsonaristas esperam que em um confronto direto com o petista, ACM Neto acabe sendo jogando mais à direita e precise acenar ao presidente. Apesar de ACM Neto liderar a corrida para o governo do estado, segundo levantamento do Datafolha na Bahia , divulgado na última terça -feira (21) , a diferença ente ele e o seu principal rival diminuiu. Neto apareceu com 48% das intenções de voto na pesquisa estimulada contra 31% de Jerônimo. Na pesquisa em questão, os votos em branco e nulo somaram 6%. Não souberam responder são 6%. A pesquisa ouviu 1.526 eleitores, e foi feita entre 19 e 21 de setembro. A margem de erro é 3 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. A consulta está registrada no TSE : BA-07738/2022 e BR-09822/2022.