Histórico de Out/2020

  • Foto: Divulgação | Polícia Militar | 46ª CIPM
  • 31 // Out // 2020
  • 02h48

Livramento: Rinha de galo é desmontada e 17 animais vítimas de maus-tratos são resgatados pela PM

A guarnição do PETO da 46ª CIPM recebeu na sexta feira (30), uma denúncia de crueldade e maus tratos aos animais em uma rinha de briga de galo, na zona rural da Matinha de Baixo, dentro de uma residência. De imediato, a guarnição foi até o local e constatou a veracidade dos fatos. As aves se encontravam em condições de desgaste, não tinham água e nem comida, inclusive uma ave estava cega e outras com ferimentos nas pernas. Além disso, haviam vários indícios de que o local era destinado ao uso de  rinha, tais como: esporas , buchas, bicos, balanças , anabolizantes e um tambor (local onde os galos são colocados para brigar). A guarnição levou 17 (dezessete) galos e todos os objetos e equipamentos à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para as devidas providências legais. Os animais foram encaminhados a uma ONG de Livramento de Nossa Senhora para os devidos cuidados e tratamento digno.

  • Foto: Divulgação | Polícia Militar | 46ª CIPM
  • 31 // Out // 2020
  • 02h48

  • Foto: Divulgação | Polícia Militar | 46ª CIPM
  • 31 // Out // 2020
  • 02h41

Livramento: Homem com mandado de prisão em aberto por lesão corporal em MG é preso com drogas em ônibus interestadual

A guarnição PETO da 46ª CIPM recebeu denúncia, na tarde de quinta-feira (29), que havia uma tentativa de assalto no ônibus de uma empresa interestadual. Após essa informação, a guarnição  intensificou rondas nas entradas e saídas da cidade de Livramento de Nossa Senhora com intuito de localizar o veículo. Instantes depois,  a guarnição avistou o ônibus passando na BA 148. Foi feito o acompanhamento até a rodoviária, a fim de ser realizada no local, a abordagem policial e averiguação da veracidade da denúncia. Ao ser realizada a busca pessoal no indivíduo suspeito, de 37 anos, foi encontrado uma pequena quantidade de substância análoga à maconha e um levantamento de que havia um registro de ocorrência referente a ele, sobre participação em lesão corporal grave a uma pessoa, no estado de Minas Gerais. A guarnição conduziu o citado indivíduo à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para as devidas providências, além de todo material apreendido que estava em posse do conduzido. "Vale ressaltar que a guarnição do PETO averiguou durante a abordagem ao ônibus e passageiros, que não houve nenhuma tentativa de assalto ou mesmo, assalto no citado veículo, como a princípio, havia sido denunciado", informou a compannhia.

  • Foto: Divulgação
  • 28 // Out // 2020
  • 17h54

Polícia de SP nega que assassino do ator Rafael Miguel tenha sido preso

O delegado-geral de Polícia de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, voltou atrás e disse que a Polícia Militar do Paraná se confundiu ao anunciar que Paulo Cupertino, assassino do ator Rafael Miguel e dos pais dele, foi preso. A informação foi divulgada pelas autoridades paranaenses e pelo próprio Fontes mais cedo. Cupertino teria sido preso no norte paranaense durante uma blitz, de acordo com a PM do Paraná. Na última segunda-feira (26), a Polícia Civil descobriu que Cupertino fez uma identidade com uma certidão de nascimento falsa em Jataizinho, no norte do Paraná. Segundo as autoridades, ele estava usando nome falso de "Manoel Machado da Silva" como um disfarce para se esconder. No dia que fez o pedido de nova identidade, o acusado usou um endereço de Ibiporã, cidade que fica a 8 quilômetros de distância de Jataizinho.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 28 // Out // 2020
  • 17h41

Bahia ganha voos diretos para todas as regiões do Brasil a partir de dezembro

A Bahia terá voos diretos para todas as regiões do Brasil a partir de dezembro. Com partida de Salvador, serão voos para todas as capitais do Nordeste e do Sudeste, duas capitais do Sul, duas do Centro-Oeste e uma do Norte. Destaque para a rota inédita Salvador-Palmas, com quatro viagens semanais. Com a novidade, Salvador se torna a única capital do Nordeste a ter voos diretos para duas capitais da região Sul. As viagens para Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) serão diárias e sem escala. De acordo com a Secretaria de Turismo do estado, as novas rotas são de responsabilidade da GOL, que decidiu ampliar sua base na capital baiana. Além das linhas para outras regiões do país, Salvador deve ganhar também um voo direto para Morro de São Paulo. A rota será ofertada pela Abaeté Aviação, com voos diários a partir de 18 de dezembro. O secretário Fausto Franco celebrou a conectividade aérea para alavancar o turismo, principalmente no turismo. O diretor-comercial do Salvador Bahia Airport, Marc Gordien, afirmou que a Bahia tem se destacado na retomada das viagens aéreas.

  • Foto: Reprodução
  • 28 // Out // 2020
  • 12h24

Assassino do ator Rafael Miguel e dos pais dele, Paulo Cupertino é preso no interior do Paraná

O empresário Paulo Cupertino Matias, acusado de matar a tiros o ator Rafael Miguel e os pais dele em junho de 2019 em São Paulo, foi preso no norte do Paraná, nesta quarta-feira (28). A informação foi confirmada pelo delegado geral da Polícia Civil de São Paulo. O nome da cidade onde ele estava escondido ainda não foi revelado. Cupertino estava foragido havia um ano e quatro meses. Na segunda-feira (26), a Polícia Civil descobriu que o empresário fez uma identidade com uma certidão de nascimento falsa em Jataizinho, no norte do Paraná. Ele estava usando nome falso de "Manoel Machado da Silva" como um disfarce para se esconder. O assassino não aceitava o namoro de sua filha com o rapaz. O crime aconteceu em junho de 2019, na Zona Sul de São Paulo. Paulo Cupertino é acusado de atirar 13 vezes em Rafael Miguel e em seus pais, o casal João Alcisio Miguel, de 52 anos, e Miriam Selma Miguel, de 50. Ele não aceitava o relacionamento da filha com Rafael Miguel. Em 19 de junho de 2020, a Justiça converteu o mandado de prisão temporária dele em preventiva. Desde julho deste ano, Paulo Cupertino estava na lista dos criminosos mais procurados pela polícia de SP.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de Amargosa
  • 28 // Out // 2020
  • 12h01

Novo tremor de terra é registrado em Amargosa, na Bahia; magnitude foi de 1.8

Um novo tremor de terra foi registrado na noite de terça-feira (27), na cidades de Amargosa, que fica no recôncavo baiano, segundo informações do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Não houve registro de feridos e nem de casas destruídas. De acordo com o laboratório, às 22h03, o tremor foi registrado pelas estações sismográficas da rede RSISNE, que faz parte da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e é operada pelo Laboratório Sismológico da UFRN. A magnitude preliminar calculada é de 1.8, a maior registrada desde o dia 30 de setembro. "A sismicidade na Bahia continua. O Laboratório Sismológico mantém uma rede sismográfica com diversas estações e tem continuamente registrado vários tremores na região. Na noite de ontem, nós tivemos mais um evento com magnitude de 1.8 e, dessa vez, nós acreditamos que a sismicidade já está próxima, nos limites da região de Corta Mão", disse coordenador do Laboratório de Sismologia da UFRN, Anderson Nascimento. Segundo o Laboratório Sismológico, os moradores da região informaram que foi possível escutar o estrondo do tremor. O Laboratório Sismológico informou que segue monitorando e divulgando toda a atividade sísmica da região nordeste em tempo real.

  • Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
  • 28 // Out // 2020
  • 11h34

Suspeito de usar nomes de Neymar e Paulo Guedes para receber auxílio é alvo de operação

Um homem suspeito de aplicar golpes usando nomes de figuras públicas foi alvo de mandados de busca e apreensão pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (27), em Fortaleza, no Ceará. Conforme as investigações, ele teria usado os nomes do jogador Neymar, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do empresário Luciano Hang, para receber o auxílio emergencial de R$ 600 pago pelo governo. As investigações apontam que em uma das ações, o homem teria aberto duas contas no nome do atacante do Paris Saint-Germain para receber o benefício. Ele ainda teria feito o mesmo com o nome de Guedes e Hang e, conforme a PF, ainda teria recebido o benefício de outras pessoas que teriam sido cadastradas por ele. Na casa do suspeito a polícia apreendeu documentos e mídias, que serão periciados. Caso a suspeita seja comprovada, o homem e outras pessoas que tenham participado do esquema, vão responder pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documento público, uso de documento falso e organização criminosa.

  • Foto: Divulgação
  • 28 // Out // 2020
  • 09h18

Deputado Marcell Moraes é cassado pelo TSE e fica inelegível por 8 anos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) optou, em votação unânime nesta terça-feira (27), pela cassação do deputado estadual Marcell Moraes (PSDB), acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2018. A decisão reverte a absolvição do parlamentar no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Marcell terá o diploma cassado, perderá o mandato e terá seus votos anulados, além de ficar inelegível por 8 anos, começando a contar a partir de 2018. Relator do processo, o ministro Sérgio Banhos afirmou que existem “provas robustas” de que Marcell valeu-se das campanhas de vacinação e castração de animais gratuitas ou com valores bem inferiores aos praticados no mercado para fins eleitorais.

  • Foto: Divulgação / Polícia Militar / 46ª CIPM
  • 28 // Out // 2020
  • 08h58

Livramento: Dupla é detida acusada de posse de entorpecentes e direção perigosa

No último domingo (25), em rondas próximo ao Mirante, a guarnição do PETO da 46ª CIPM, visualizou uma motocicleta desligada, com dois elementos em atitude suspeita, em uma estrada vicinal às margens da Estrada Parque Desembargador Antônio Carlos Souto, em Livramento de Nossa Senhora. Ao verem a viatura passar pelo local, tentaram empreender fuga, onde foi iniciado o acompanhamento o qual a guarnição conseguiu alcançá-los próximo ao Posto São Pedro II, em uma motocicleta  Honda Bros Preta. Quando os militares procederam com a busca pessoal, um dos indivíduos tentou dispensar um pacote, denominado “peteca”, de substância de cor branca, análoga à cocaína. O rapaz estava de posse, ainda, de uma quantia em dinheiro, no valor de R$1.400,00 e um aparelho celular e o outro indivíduo estava de posse de um SmartWatch, uma carteira com documentos, cartões e uma quantia em dinheiro, no valor de R$219,00. Ambos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Livramento para serem adotadas as medidas cabíveis.

  • Foto: Reprodução | Vídeos | Redes Sociais
  • 26 // Out // 2020
  • 10h55

Livramento: PM recebe denúncia e desfaz aglomeração de pessoas em Tabuleiro

A 46ª CIPM recebeu no domingo (25), denúncias através do CICOM, de que estava havendo o descumprimento da Portaria n° 05/2020 ZE 101 e das Resoluções sanitárias expedidas pelo TRE, por meio de aglomeração de pessoas com som automotivo em alto volume e brigas generalizadas entre pessoas de partidos políticos divergentes, com um número significativo de participantes sem uso de máscaras, na localidade de Tabuleiro, zona rural de Livramento. O coordenador reuniu as guarnições de Peto e Operação Distrito, as quais deslocaram à localidade e presenciaram a aglomeração, além de identificar três veículos com som em alto volume ligados. Foram feitas abordagens a pessoas e estabelecimentos e dispersado a aglomeração, sendo apresentados à Delegacia os veículos: VW Fusca e um GM Montana. O terceiro veículo abordado VW Gol, branco ninguém se apresentou como proprietário, porém como também estava com som em alto volume, o equipamento foi retirado pelos componentes da guarnição para apresentação na Delegacia e o veículo permaneceu no mesmo local.

  • Foto: Reprodução
  • 26 // Out // 2020
  • 10h30

Safadão volta a cobrar retorno de eventos: Não pode show, mas pode comício

O cantor Wesley Safadão voltou a pedir o retorno de shows. Durante apresentação do “Garota Vip”, no sábado (24), em Recife, o artista fez um apelo a prefeitos e governadores. No evento, Safadão chegou a questionar as aglomerações em comícios e praias. “O meu apelo aos governadores, aos prefeitos de todas as cidades… Olhem um pouco para o entretenimento. Não pode fazer show, mas pode fazer comício. Não pode fazer show, mas praia está lotada. Não pode fazer show, mas voo comercial está lotado. Não pode fazer show, mas os cabarés estão funcionando”, afirmou. “Olhem para o entretenimento, pelo o amor de Deus, a gente precisa voltar a trabalhar. A gente precisa sentir essa energia novamente. Perguntem o povo, se o povo quer show ou se não quer também. Uma coisa é quando está todo mundo trabalhando, né? Quando ninguém pode fazer nada, mas todo mundo voltou e o entretenimento não voltou”, disse. O show do cantor contou com a presença de 300 pessoas, após autorização do governo de Pernambuco. O novo decreto do estado permite realização de eventos coorporativos e institucionais com 50% da capacidade, ou no máximo 300 pessoas.

  • Foto: Jose Sena Goulao / Reuters
  • 26 // Out // 2020
  • 10h22

Lewis Hamilton se torna maior vencedor da Fórmula 1

Na manhã de domingo (25), o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, escreveu mais um capítulo da história da Fórmula 1. Ele venceu o GP de Portugal, em Portimão, e chegou à 92ª vitória na carreira, se tornando o piloto com maior número de conquistas na categoria. A marca anterior era do alemão Michael Schumacher, com 91 provas vencidas. A conquista histórica foi tranquila. Na verdade, apesar de largar na pole position, Hamilton só teve dificuldades nas primeiras voltas, até aquecer os pneus médios. Ele foi ultrapassado por Bottas e por Carlos Sainz Jr. O piloto espanhol da McLaren liderou a prova por algumas voltas. Mas, logo na sequência, a dupla da Mercedes fez prevalecer o melhor carro e passou à frente. Na volta 20, das 54 previstas, Hamilton já era o líder. A partir daí, seguiu sem problemas para confirmar a vitória emblemática. Essa foi a oitava conquista do piloto britânico em 12 provas no ano. Agora, na temporada, Hamilton tem 256 pontos. São 77 de vantagem para o vice-líder, Valtteri Bottas, que tem 179. Sendo assim, o inglês pode se tornar heptacampeão mundial daqui a duas provas, na Turquia. Max Verstappen, da RBR, fechou o pódio, em terceiro.

  • Foto: Divulgação | Policia Militar | 46ª CIPM
  • 26 // Out // 2020
  • 10h05

Livramento: Polícia Militar encerra festa com grande aglomeração de pessoas

Na madrugada de sábado (24) a Guarnição do PETO recebeu uma denúncia, via CICOM, de que no bairro Passa Quatro, em Livramento de Nossa Senhora estava acontecendo uma festa de grandes proporções, com grande aglomeração de pessoas e som automotivo em alto volume, no interior de uma área privada. Segundo informações da Polícia Militar, ao chegarem no local, junto com o Coordenador de Área de serviço e a Guarnição da RP avistaram  um evento sendo realizado. Um homem responsável pelo evento abaixou o som acoplado em um VW/fusca, após a guarnição determinar, porém, quando a viatura da PM deslocou das proximidades, recebeu novas denúncias, as guarnições então, retornaram ao endereço, e conduziram os organizadores do evento. Todavia, ao retornar dessa situação, os policiais visualizaram outro evento sendo realizado, também com som automotivo em alto volume, o proprietário foi identificado e também conduzido com o seu veículo VW/Saveiro para a Delegacia de Polícia Territorial de  Livramento de Nossa Senhora. Todos os envolvidos juntamente com a saveiro e o som automotivo foram apresentados na Delegacia da cidade, para que as medidas cabíveis fossem adotadas pela autoridade policial competente.

  • Foto: Divulgação / Polícia Civil
  • 26 // Out // 2020
  • 09h50

Dois caminhões e cargas roubadas são encontrados sob lonas em Encruzilhada

Dois caminhões que haviam sido roubados e mais uma terceira carga, de peças de panelas de pressão, foram recuperados na sexta-feira (23). Os veículos estavam escondidos sob lonas, em uma fazenda na zona rural de Encruzilhada, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, um dos veículos era um caminhão carregado de peças de ventiladores industriais, roubado na última terça-feira (20), na BR-251. O outro, um caminhão carregado com gesso, foi roubado na mesma rodovia, em data não informada. Também foi recuperada uma carga de peças de panela de pressão. Os caminhões e as cargas estavam escondidos sob lonas em um local próximo ao povoado de Mocó, no Km-918 da BR-116, zona rural de Encruzilhada. A polícia chegou ao local após investigações prévias. Nenhum suspeito estava no local durante a recuperação dos veículos. Os proprietários dos bens foram contatados para restituição. Funcionários da fazenda onde os caminhões foram encontrados foram intimados e caso é investigado pela polícia.

  • Foto: Divulgação
  • 20 // Out // 2020
  • 17h26

Marquinho Viana agradece Marcus Cavalcante e o governador Rui Costa pelos novos acessos rodoviários para Barra da Estiva

O deputado Marquinho Viana (PSB) esteve na segunda-feira (19) no gabinete do secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcante, no CAB, para agradecer ao secretário e ao governador Rui Costa a conclusão das obras de dois acessos da Palestina para a BA-142, um chegando de Ituaçu e  o outro na saida para Mucugê, beneficiando a população de Barra da Estiva. Os dois acessos não estavam previstos no planejamento da obra, sendo incluidos no contrato pelo secretário a pedido do deputado. Marcus Cavalcante destacou o trabalho do deputado Marquinho Viana, "um lutador e defensor do governador Rui Costa", explicando ainda a demora por conta de atrasos do Banco Mundial. E garantiu que em breve o governador vai inaugurar todo o trecho do distrito de Sussuarana e passando por Tanhaçu, Ituaçu, Barra da Estiva, Mucugê e Andaraí.