Histórico de Nov/2021

  • Foto: Reprodução
  • 30 // Nov // 2021
  • 21h15

SP confirma os dois primeiros casos da variante Ômicron no Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira (30) os dois primeiros casos importados da nova variante Ômicron do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil. A confirmação foi feita após sequenciamento genético no laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein, com qualidade já avaliada e atestada pelo Instituto Adolfo Lutz do Governo de SP. Os dois casos de Ômicron (B.1.1.529) são de homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul. Ambos tiveram resultado positivo em exames de PCR coletado no laboratório do Einstein instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos antes de viagem à África do Sul. O exame inicial (PCR) foi feito no dia 25 de novembro e os dois apresentavam sintomas leves na ocasião. Diante do diagnóstico positivo, o casal foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar. Ambos estão sob monitoramento das Vigilâncias estadual e municipal de São Paulo, juntamente com seus respectivos familiares. Está em andamento no Instituto Adolfo Lutz o sequenciamento genético referente ao caso comunicado à Vigilância estadual no domingo (28). O passageiro com origem da Etiópia não apresentava sintomas e, por ter visitado a África do Sul, buscou a testagem no aeroporto de Guarulhos. Ele reside na cidade homônima, onde segue em isolamento desde o desembarque e é monitorado pela Vigilância do município. A responsabilidade no monitoramento nos aeroportos é da Anvisa e, até o momento, o Governo Federal não exige comprovante de vacinação contra Covid-19 de viajantes estrangeiros para entrada no país.

  • Foto: Divulgação/PL
  • 30 // Nov // 2021
  • 20h55

Após dois anos sem partido, Bolsonaro se filia ao PL

O presidente Jair Bolsonaro se filiou na manhã desta terça-feira (30) ao Partido Liberal. A cerimônia de filiação aconteceu na sede do partido em Brasília e contou com a presença do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, e de integrantes do governo. Bolsonaro foi eleito presidente pelo PSL em 2018 e deixou o partido em 2019, em meio a divergências com a cúpula da legenda. Na ocasião, chegou a articular a criação de um novo partido, a Aliança Pelo Brasil, que não passou da fase de coleta de assinaturas. O PL será o nono partido da carreira política de Bolsonaro. Em três décadas, o atual presidente passou por PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP, PSC e PSL. Além do presidente, se filiaram ao PL o senador Flávio Bolsonaro, que deixou o Patriota, e o ministro da Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

  • Foto: Divulgação/Polícia Civil
  • 30 // Nov // 2021
  • 14h36

Quatro pessoas são presas com R$ 1,3 em cédulas falsas em Seabra

Um homem e três mulheres foram presos nesta segunda-feira (29) após terem sido flagrados com R$ 1,3 mil em cédulas falsificadas na cidade de Seabra, na região da Chapada Diamantina. A ação aconteceu após denúncias de comerciantes do município, que estavam recebendo notas falsas em seus estabelecimentos.De acordo com o delegado Thomas Victor Galdino, da 13ª Coorpin/Seabra, Um dos suspeitos alegou que estava adquirindo o dinheiro pela internet. “Ainda estamos investigando a procedência desse material”, informou. As cédulas foram encaminhadas à perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT). O quarteto permanece custodiado na sede da Coordenadoria. Segundo a Polícia Civil, a prisão da quadrilha já foi comunicada à Justiça Federal.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 30 // Nov // 2021
  • 14h29

Decreto aumenta para cinco mil o limite máximo de pessoas em eventos na Bahia

O Governo do Estado publicou, nesta terça-feira (30), no Diário Oficial, o decreto n° 20.913, que aumenta de três mil para cinco mil pessoas o limite máximo de público em eventos na Bahia. A medida vale para cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais, em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins; funcionamento de zoológicos, parques de diversões, museus e similares, desde que observados os protocolos sanitários. Os espac?os culturais, como cinemas e teatros, funcionarão com o devido controle dos fluxos de entrada e sai?da nas depende?ncias dos locais, de modo a evitar aglomerac?o?es. Em todos os casos, o acesso do público fica condicionado à comprovação de vacinação, mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado COVID, obtido através do aplicativo “Conect SUS” do Ministério da Saúde. Válida até 10 de dezembro de 2021, a medida modifica o decreto n° 20.907, publicado no último dia 26.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 30 // Nov // 2021
  • 09h21

Abastecimento temporariamente interrompido em localidades rurais de Livramento de Nossa Senhora

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que as fortes chuvas registradas na madrugada de segunda (29), causaram danos em equipamentos na captação de água destinada ao tratamento e distribuição em Tabuleiro, Monteiro, Várzea, Monte Oliveira e no Distrito de Itanagé. Por este motivo, o abastecimento nestas localidades rurais do município de Livramento de Nossa Senhora está temporariamente interrompido. A Embasa aguarda a redução da vazão do rio para que técnicos da empresa realizem o serviço corretivo com segurança e assim restabelecer o funcionamento da estação de tratamento que atende as localidades rurais listadas. Enquanto isso, a Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia de água, consumindo de forma racional a água armazenada em seus reservatórios domiciliares.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 28 // Nov // 2021
  • 09h22

Auto Escola Teixeira comemora mais um ano com uma belíssima confraternização

A confraternização da Auto Escola Teixeira aconteceu neste sábado (27) em Livramento de Nossa Senhora. O evento contou com a presença do Deputado Federal Ronaldo Carletto, colaboradores, parceiros familiares e amigos da Autoescola. Foi uma noite de lazer, em clima de descontração, alegria e muita diversão, com direito a som ao vivo, bebida e comida a vontade. 

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 26 // Nov // 2021
  • 19h52

Neoenergia Coelba esclarece sobre apagão na última terça-feira (23) em Livramento

Na última terça-feira (23), um apagão que teve início no fim da noite, deixou moradores e comerciantes das proximidades do Posto Sabrina em Livramento de Nossa Senhora na bronca. A energia na localidade só foi restabelecida às 14:50 de quarta-feira (24). A reportagem do Blog Regional manteve contato com a empresa, Neoenergia Coelba para falar sobre o assunto. “Sobre interrupção de energia no Centro da cidade de Livramento de Nossa Senhora, na última quarta-feira (24), a Neoenergia Coelba esclarece que identificou falha em componente da rede elétrica que atende a região, encaminhando equipe logo após a abertura da ocorrência e normalizando todos os clientes no início da tarde. A Neoenergia Coelba se coloca à disposição”. Diz a nota.

  • Foto: Divulgação
  • 26 // Nov // 2021
  • 19h11

Campanha Natal Solidário Convida 20 - Sem Fome

O Convida 20 – Sem Fome é uma rede constituída de colaboradores, benfeitores e voluntários que interagem para organizar e promover ações sociais, a exemplo de doações de cestas básicas, itens de higiene de uso pessoal e limpeza, fraldas infantis e fraldas geriátricas, roupas infantis e de adultos, móveis usados e seminovos, brinquedos, remédios... tudo em prol de pessoas que passam por essas necessidades, em razão de estarem desempregadas, convalescendo de alguma doença ou que momentaneamente, não estejam conseguindo garantir às suas necessidades básicas através da renda familiar.

História do CONVIDA 20.

O Convida 20 – Sem Fome teve o seu início no dia 6 de abril de 2020, a princípio, em forma de Campanha, no momento em que todos estavam vivendo o isolamento social causado pela Pandemia do COVID-19. Duas pessoas de Livramento, já faziam parte de um projeto social capitaneado pela Irmã Reginalda, o Projeto “Multiplique o Pão”. E vivenciando o período pandêmico de muita angústia e incertezas, essas colaboradoras resolveram contatar com a Irmã Reginalda para perguntar se estava acontecendo alguma ação voltada a atender as pessoas nesse sentido. Infelizmente, e em razão do isolamento social, as ações do “Multiplique o Pão” sofreram uma redução significativa, não sendo possível o contato presencial com as famílias, que já vinham sendo acompanhadas, e também, com novas pessoas que passaram à condição de necessidade devido ao aumento do desemprego.

Em apenas 4 dias, essas mulheres junto com a Irmã Reginalda criaram uma rede que contou com mais de 50 colaboradores, dentre eles, pessoas físicas, empresários, lojistas, comunicadores, a Igreja, a CAASE, a Loja Maçônica... que imediatamente passaram a se comunicar por meio de um grupo de WhatsApp para traçar objetivos e estratégias, planos e ideias que amenizassem as necessidades prementes, que a Pandemia trouxe, principalmente de alimentos.

Nesse período foi criado o nome da Campanha, o slogan, uma página no Instagram, além de conseguirem instalar um ponto fixo de arrecadação das doações e cooptar pessoas que tivessem disponibilidade de tempo para trabalhar nesse local.

Outros pontos de coleta, também foram instalados no interior de farmácias e supermercados, os quais eram os únicos estabelecimentos que naquele momento poderiam estar em funcionamento.

Além das nuances da Campanha, os colaboradores e benfeitores se preocuparam também, com a segurança sanitária daqueles que estariam na linha de frente da distribuição. Foram providenciados EPI’s (luvas, álcool em gel, máscaras) material de higiene e limpeza para as mãos, o local que servisse como ponto de arrecadação e veículos para o transporte das doações.

Os primeiros meses foram tempos visivelmente difíceis para as pessoas que perderam seus empregos devido à Pandemia, que tinham que alimentar seus filhos, que antes poderiam passar uma parte do tempo na escola.

Centenas de famílias já eram cadastradas pelo Projeto “Multiplique o Pão”, sediado no Bairro Benito Gama. Eram pessoas que já perpassavam pela baixa renda e pelo desemprego, mas os colaboradores da Campanha já sabiam que diante da Pandemia, o número de cadastrados sofreria um aumento significativo por conta da necessidade de doação de alimentos à outras famílias em todos os cantos do município, seja na zona urbana ou rural, o que de fato aconteceu, além de a Campanha ter atendido municípios vizinhos.

Durante a distribuição de alimentos era comum, os voluntários perceberem que a fome de centenas de pessoas não era só de alimentos, era também, de dignidade, de perspectiva e de esperança agravados pela crise pandêmica.

O Convida 20 – Sem Fome hoje não é apenas um nome, deixou de ser Campanha e tornou-se uma realidade que veio confirmar a solidariedade das pessoas que são capazes de doar seu tempo, sua atenção, o pouco ou muito do que dispõem, seja no anonimato ou não, em momentos inesperados e difíceis para todos.

A soma de esforços individuais e institucionais desse trabalho filantrópico tornou possível a concretização de ações direcionadas ao bem comum que exprimem o verdadeiro significado de amor ao próximo e empatia.

Muitas pessoas perguntam sobre o porquê do nome Convida 20 – Sem Fome

O nome Convida 20 surgiu com a finalidade de estimular as pessoas a refletirem e ativarem a solidariedade, a caridade, a atenção em duplo sentido: no sentido Convida de convidar e se convidar e no sentido Convida “com vida”. Traz o chamamento do coração a convidar a vida a repartir, dividir e compartilhar o que se pode oferecer não importando ser muito ou pouco aos olhos.

Processo de registro das pessoas que recebem as doações

O registro de pessoas que recebem doações pode acontecer de duas maneiras:

1) A primeira é quando a própria pessoa procura o ponto fixo do Convida 20 – Sem Fome, localizado à Rua Miguel Tanajura, em frente à Padaria Pão de Mel, no Centro da cidade. No local, um voluntário elenca perguntas que irão traçar o diagnóstico da necessidade, para fins de ser catalogado, mapeado e inserido como propensa necessidade de doação.

2) A segunda é quando agentes comunitários de saúde, voluntários, benfeitores e colaboradores informam a necessidade observada em determinada família ou grupo de pessoas. Um grupo de voluntários visita o local para averiguar as condições humanas e socioeconômicas em que as pessoas apontadas estão vivendo, para que assim, sejam cadastradas a receber doações.

Número de doações ao longo do tempo de existência do CONVIDA 20 - ANO 2020

De abril de 2020, mês de início do Convida 20, até o final daquele mesmo ano foram arrecadados quase 09 toneladas de alimentos. Ressalta-se que em cada cesta básica pesando aproximadamente 10 kg, 1/3 era composto de material de higiene de uso pessoal.

Além das 09 toneladas foram doados:

- 1.500 itens de material de limpeza e higiene pessoal;

- Mais de 60 kits de enxoval para bebê;

- Incontáveis pacotes de fraldas descartáveis infantis e geriátricas;

- Roupas e calçados;

- Móveis usados e seminovos;

- Cadeiras de roda e de banho;

- Colchões;

- Caixas de chocolate destinadas às crianças.

- ANO 2021 -

- 7,7 toneladas de alimentos;

- 1.100 itens de material de limpeza e higiene pessoal;

- 40 kits de enxoval para bebê;

- Incontáveis pacotes de fraldas descartáveis infantis e geriátricas;

- Roupas e calçados;

- 90 kits de roupas infantis da Campanha do Dia das crianças (numeração 0 a 12 anos); - 120 Kits de doces e guloseimas da Campanha do Dia das crianças;

- Móveis usados e seminovos;

- Assistência à pessoas em tratamento de saúde com a ajuda de compra de medicamentos, doação de cadeiras de roda e de banho;

- Encaminhamento de pacientes para alguns procedimentos médicos e cirúrgicos ao Sistema de Saúde.

No ano de 2021, em decorrência do retorno gradual e presencial das atividades, houve uma queda no número de doações.

As doações acontecem em maior número em meses sazonais, quando são períodos de simbologia e sensibilização social, a exemplo dos meses de abril (Páscoa), junho e julho (período junino), outubro (mês das crianças) e dezembro (Natal). Novembro é sempre o mês com menor número de doações.

Outras Campanhas de doações do CONVIDA 20 – Sem Fome

Além de cestas básicas, existem campanhas paralelas de doações de brinquedos, roupas infantis, roupas de adultos, itens de higiene pessoal, fraldas infantis e geriátricas, doces e guloseimas para o mês das crianças e Natal.

Campanha “Natal Solidário CONVIDA 20 Sem fome”:

- Como será desenvolvida essa campanha?

A Campanha “Natal Solidário CONVIDA 20 Sem fome” em parceria com 33 estabelecimentos comerciais de Livramento de Nossa Senhora irá instalar caixas de coletas de doações de alimentos para serem distribuídas às famílias em estado de necessidade, residentes em diversos locais de Livramento.

O ponto fixo do Convida 20 – Sem Fome, situado à Rua Miguel Tanajura, em frente à Padaria Pão de Mel, também servirá como ponto de coleta.

O que doar?

A Campanha visa arrecadar alimentos que compõem a cesta básica, além de itens alimentícios que compõem a mesa na noite de Natal.

- Os itens são:

Feijão, arroz, açúcar, macarrão, café moído e torrado, leite em pó, bolachas ou biscoitos, óleo de cozinha, farinha de milho para cuscuz, farinha de mandioca, sardinha ou atum enlatados, massa pronta para bolo e panetone.

Observação: Se alguém desejar ou algum empreendedor ou grupo de empreendedores desejarem doar em maior quantidade, algum alimento proteico como ovos ou frango, podem entrar em contato com os números de telefone do CONVIDA 20 ou enviar mensagens via Direct pelo Instagram.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode doar. É importante ressaltar que as pessoas que moram em Livramento, Região e até mesmo em outros estados são muito solidárias, se sensibilizam em doar e ajudar o próximo. E essas pessoas que fazem doações se personificam em trabalhadores e trabalhadoras que também batalham em levar o pão de cada dia às suas casas, que residem em locais distantes como zona rural, e até mesmo, Salvador e São Paulo, além de pequenas e grandes empresas.”

Como doar e onde doar

Depositando os alimentos nos postos de coleta que serão lidos abaixo e que também constam na página do Instagram @convida.20

- Pontos de Coleta –

1) Supermercado Grand Mix;

2) Supermercado São Francisco;

3) Supermercado Avenida;

4) Supermercado Pagão;

5) Supermix;

6) Supermercado América;

7) Supermercado Teônia;

8) Supermercado União;

9) Supermercado do Tõe;

10) Supermercado Eliane;

11) Supermercado Super Cesta;

12) Banfrios;

13) Demolay – Maçonaria;

14) Mercado Santa Helena;

15) Supermercado Souza;

16) Padaria Ki Sabor;

17) Mercado Magalhães;

18) Supermercado Economia Certa;

19) Mercadinho Gonçalves;

20) Joamar Material de Construção;

21) Mercado R R – Renan – Taquari;

22) Supermercado Viana;

23) Central das Carnes;

24) Supermercado de Dadai;

25) Mercadinho Machado;

26) Mercadinho Boa Vista;

27) Mercadinho Ponto Bom;

28) Hortifruti Lima;

29) Mercado São Bento;

30) Lula Super Mercado;

31) Mercadinho Parada da Economia;

32) Essencial Idiomas;

33) Farmácia Luz.

Ou na própria Sede do Convida-20, em frente a Padaria Pão de Mel

Contato direto pelos telefones:

(77) 99913-6339

(77) 99115-3359

(11) 99647-4362

Período de doações; De 26Nov a 18Dez2021. Sabemos que “A fome não espera. Neste Natal, ajude alguém doando, dividindo ou compartilhando um alimento.”

Período de entrega das doações: O objetivo final da Campanha “Natal Solidário CONVIDA 20 Sem fome” é entregar todas as doações às famílias cadastradas antes da véspera de Natal, a fim de que essas pessoas possam celebrar o Natal com o alimento à mesa.O período previsto de entrega das doações será de 21 a 22Dez2021.

Agradecimentos finais O CONVIDA 20 agradece a todas as mídias de imprensa e comunicação pela divulgação da Campanha “Natal Solidário CONVIDA 20 Sem fome”.

Ao final, apresentaremos os resultados, que temos certeza que serão positivos.

 

Livramento de Nossa Senhora/BA, 26 de novembro de 2021. Convida 20 – Sem Fome

CONTINUE LENDO

  • Foto: Enel Green Power
  • 26 // Nov // 2021
  • 10h00

Novo parque eólico é inaugurado na Chapada Diamantina, na Bahia

O parque eólico Morro do Chapéu Sul II foi inaugurado nesta quinta-feira (25), na cidade homônima, na Chapada Diamantina. O projeto contribui para a consolidação da liderança da Bahia na geração de energia elétrica a partir de fontes eólica e solar. A expectativa é de que o parque eólico Morro do Chapéu Sul ll, projeto da Enel Green Power Brasil, esteja em plena operação em janeiro de 2022. Quando estiver em funcionamento, ele será capaz de gerar mais de 1.800 GWh de energia por ano, evitando a emissão de cerca de 992 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Segundo o governador Rui Costa, a Bahia possui hoje os maiores projetos de energia renovável, em funcionamento e implantação do país. Atualmente o estado possui 205 parques eólicos e 34 parques fotovoltaicos. Além de energia limpa, os projetos também têm gerado empregos no estado. Alguns dos municípios beneficiados com a instalação de parques eólicos e fotovoltaicos são Caetité, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Barreiras.

  • Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
  • 25 // Nov // 2021
  • 17h00

Bolsonaro diz ser contra realização do Carnaval por tentativas de culpá-lo por mortes na pandemia

Em meio à polêmica sobre a realização ou não do Carnaval na Bahia em 2022, o presidente Jair Bolsonaro se posicionou contrário à realização da festa, mas destacou que não cabe a ele essa definição. O mandatário lembrou que a partir de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), prefeitos e governadores têm autonomia para decisões deste tipo. A declaração foi dada durante entrevista a Rádio Sociedade da Bahia, na manhã desta quinta-feira (25). ”Por mim não teria Carnaval, mas quem decide não sou eu”, disse na ocasião. Ele atribuiu a chegada do coronavírus no Brasil à realização da folia momesca em 2020. Segundo o presidente, após a festa ”consequências vieram” e houve tentativas de culpá-lo pelas mortes causadas pela doença pandêmica. ”Não estou me esquivando, nem apontado outras pessoas”, disse ao destacar mais uma vez que todo o trabalho de combate à pandemia coube e cabe a governadores e prefeitos, e que ele, enquanto presidente da República, ficou com a responsabilidade de distribuir recursos para que medidas fossem adotadas.

  • Foto: Reprodução
  • 25 // Nov // 2021
  • 16h00

PL da Bahia deve romper com ACM e apoiar candidatura de João Roma em 2022, diz jornal

A filiação de Jair Bolsonaro ao PL deve mesmo ter consequências nas eleições de 2022 na Bahia. O partido que já estava apalavrado com ACM Neto (DEM) para a disputa pelo governo do Estado, deve mudar de rumo e apoiar um candidato que dê palanque a Bolsonaro. Tudo indica que esse nome será o do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos). A filiação de Jair Bolsonaro ao PL deve mesmo ter consequências nas eleições de 2022 na Bahia. O partido que já estava apalavrado com ACM Neto (DEM) para a disputa pelo governo do Estado, deve mudar de rumo e apoiar um candidato que dê palanque a Bolsonaro. Tudo indica que esse nome será o do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos). Conforme publicado pelo jornal O Globo, para garantir a filiação de Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, teria garantido a ele que romperia com Neto. Uma fonte do partido procurada pelo site Bahia Notícias, confirmou a negociação, mas afirmou que um posicionamento oficial da legenda na Bahia não tem data para acontecer. “Só deve ser anunciado depois do dia 30 [data da filiação de Bolsonaro]. É o que ele [Valdemar] está falando nos jornais. É uma dedução lógica”, afirmou. O PL apoiou a candidatura de Bruno Reis (DEM) à Prefeitura de Salvador, no pleito de 2020, saiu do arco de aliança do governo de Rui Costa (PT) e desde então faz parte da base de Neto. Quando questionado sobre a possibilidade de perder os liberais, o presidente do Democratas apenas disse que ”só quem pode falar é o próprio PL”.

ROMA NO PL
Caso a candidatura ao Palácio de Ondina se confirme, a situação de João Roma no Republicanos pode ficar delicada. Segundo uma fonte ouvida pela reportagem, o partido não vai apoiar Roma na disputa. A tendência é que a legenda siga com ACM Neto na Bahia. Com isso, existe a possibilidade do ministro da Cidadania se filiar ao PL.

  • Foto: Reprodução
  • 25 // Nov // 2021
  • 15h00

CPI dos Respiradores diz haver provas suficientes para indiciar nomes do governo Rui Costa

O presidente da CPI dos Respiradores no Rio Grande do Norte, deputado Kelps Lima (Solidariedade), garante ter em mãos elementos suficientes para indiciar nomes que integram o alto escalão do governo Rui Costa (PT) por suposto envolvimento no escândalo. Segundo apurou a Coluna Satélite, Lima contou a aliados na CPI ter detalhado os indícios durante encontro com parlamentares da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, realizado anteontem, em Natal. Procurados pela Satélite, deputados da bancada que participaram da reunião afirmaram que, por acordo com Lima, manteriam em segredo as novas descobertas até a conclusão do relatório pela CPI, prevista para 16 de dezembro. *As informações são da Coluna Satélite do jornal Correio da Bahia

  • Foto: Itana Alencar/G1 BA
  • 25 // Nov // 2021
  • 14h30

Auxílio Emergencial: Operação contra fraudes cumpre mandados na Bahia; R$ 200 mil foram bloqueados pela Justiça

A Polícia Federal cumpre 11 mandados em uma operação contra fraudes no Auxílio Emergencial, nesta quinta-feira (25). As ações acontecem nas cidades de Salvador e Coração de Maria. As investigações apontam que 90 contas foram falsificadas no aplicativo da Caixa Econômica Federal. Das 11 determinações judiciais, três são de busca e apreensão, quatro de afastamento de sigilo bancário e as outras quatro de sequestros de bens. Além disso, a Operação Parcela Baiana também bloqueou R$ 200 mil de contas bancárias, por determinação da Justiça. Não há mandados de prisões temporárias. As investigações identificaram fraudes que causaram prejuízos de R$ 90 mil ao programa assistencial. Os valores foram transferidos e depositados para contas vinculadas aos fraudadores, e também para pagamentos de boletos bancários emitidos pelos suspeitos. A estimativa da PF é de que os valores sejam ainda maiores, porque os dados investigados são de curto período, cerca de 14 dias, além de possivelmente existirem casos em que os beneficiários não contestaram o não recebimento do auxílio. A investigação corre em três inquéritos diferentes, apurados a partir da base de dados da Polícia Federal e também de proteções de contestação, fornecidos pela Caixa Econômica Federal. Participam também da operação o Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União. Os fraudadores responderão por furto qualificado mediante fraude e, caso condenados, poderão pegar pena de dois a oito anos de reclusão.

  • Foto: Divulgação
  • 25 // Nov // 2021
  • 11h30

Pai que devia R$ 14 mil de pensão tem mandado cumprido em Araci

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Araci, distante 221 quilômetros de Salvador, cumpriram, na terça-feira (23), o mandado e prisão de um homem que devia R$ 14 mil de pensão alimentícia. A ordem havia sido expedida pela 10ª Vara de Família. Depois do cumprimento do mandado, o homem foi encaminhado para a sede do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Serrinha, onde aguarda ser recambiado para o sistema prisional. Como explicou o titular da DT/Araci, delegado Hidelbrando Alves da Silva, foi determinada prisão de 60 dias. “Após esse prazo o homem pode permanecer sendo monitorado por tornozeleira eletrônica”, explicou. 
 

  • Foto: Divulgação
  • 25 // Nov // 2021
  • 11h00

Câmara de Municipal de Livramento aprova PPA E LOA

Por 09 (nove) votos favoráveis e 03 (três) contrários, a Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora aprovou na última sessão, dia 19 de novembro de 2021, o Projeto de Lei nº 23/2021 que dispõe sobre o Plano Plurianual – PPA, para o quadriênio 2022/2025, e o Projeto de Lei nº 24/2021 que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual – LOA, para o exercício financeiro de 2022. O Projeto de PPA encaminhado pelo Poder Executivo é constituído de diretrizes gerais, conjunto de objetivos e metas da área pública para investimentos e para programas de duração continuada, diretrizes orçamentárias, metas e prioridades da área pública para orientar a formação dos orçamentos anuais, objetivando maior integração entre o planejamento de longo prazo e elaboração e execução dos orçamentos anuais. Já o Projeto da LOA é embasado em dados socioeconômicos e financeiros, estruturado de forma a refletir as prioridades, demandas e necessidades do Município, de modo a possibilitar, ao Poder Legislativo municipal e a sociedade, como um todo, uma visão integrada deste importante instrumento, permitindo ainda, maior transparência dos objetivos, programas e ações priorizados, os quais serão desenvolvidos e executados no exercício financeiro de 2022. O processo legislativo orçamentário é especial e, por isso, todas as proposições passam exclusivamente pela Câmara Municipal à qual cabe o exame e parecer sobre matérias orçamentárias, incluídas as contas apresentadas anualmente pelo Prefeito Municipal, os planos e programas locais e setoriais, e o acompanhamento e a fiscalização orçamentária. Sem o orçamento público o Município não consegue desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, agricultura, esporte, lazer, cultura dentre outros. Votaram pela aprovação os vereadores Joaquim da Silva (Kinka), Uilton Nunes (Huga de Lafaiete), José Marques (Deca de Dionísio), Joseph Lima (Zé Pinha), Aparecido Lima (Cidão Aracatu), José Roberto (Zé de Vital), Vitalmir Moura, Paulo Lessa Filho e Osvânio Carvalho. Votaram contra o PPA e a LOA os vereadores Josemar Miranda (Professor Zemar), Márcio Alan (Alan de Gonçalinho), e Juscélio Pires.