Covid-19

08 Dezembro 2020 - 10:02

Morre, aos 58 anos, o ator Eduardo Galvão, vítima do coronavírus

Foto: Reprodução

Morreu na noite de segunda-feira (7), aos 58 anos, o ator Eduardo Galvão. O ator estava internado havia mais de uma semana no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, por causa do coronavírus. Ele deu entrada com cerca de 50% dos pulmões comprometidos. Por causa de complicações, o artista chegou a ser entubado e passou os últimos dias em uma UTI. A informação foi confirmada pela família para amigos mais próximos por volta da meia-noite. Nas redes sociais, famosos como Dadá Coelho, José de Abreu, Marina Moschen, Tuca Andrada, Inez Viana, Mayara Magri, Antonio Grassi e Marcelo Várzea manifestaram seu luto pela perda do colega. Há dois dias, a Mariana Galvão, filha do ator, chegou a afirmar que ele apresentou melhora e passou a tomar shakes de nutrição. Além de Mariana, filha única, Eduardo deixa uma neta, Lara, de um ano. A última novela de Eduardo foi "Bom Sucesso", em 2019, na qual interpretou o Dr. Machado. Na Globo, o ator era conhecido por trabalhos como o infantil "Caça Talentos" (1996), no qual contracenava com Angélica, e tramas como "Despedida de Solteiro" (1992), "Porto dos Milagres" (2001) e "O Beijo do Vampiro" (2002).
 

Geral

08 Dezembro 2020 - 09:52

Ceforc discute Gestão do Projeto Ater Mulher

Foto: Divulgação/CEFORC

Em reunião administrativa realizada na tarde de segunda-feira (7), o Centro de Formação e Organização Comunitária - CEFORC, discutiu com a Coordenação a Gestão e o Planejamento do Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater Mulher, que está sendo executado nos municípios de Souto Soares, Wagner, Nova Redenção, Boa Vista do Tupim , Iramaia e Itaete localizados na Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçú , cujo objetivo é promover a implementação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural para mulheres empreendedoras e agricultoras familiares. Esse Projeto é realizado com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia através da Bahiater.

Luto

08 Dezembro 2020 - 09:29

Morre aos 74 anos, Batista Borges, ex-secretário da Educação de Livramento

Foto: Reprodução/Rede Sociais

Faleceu no fim da noite de segunda-feira (7), João Batista de Novais Borges, Batista Borges, aos 74 anos. Segundo informações apuradas pelo Blog Regional, Batista, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ana Nery  em Salvador, após ter sido submetido a uma cirurgia de coração, porém sofreu uma parada cardíaca na noite do último sábado (5) para o domingo (6). Os médicos teriam conseguido reverter o quadro do paciente que inspirava cuidados, mas o mesmo acabou não resistindo e foi a óbito. Batista Borges, atuou como assessor administrativo bem como Secretário da Educação do município de Livramento de Nossa Senhora nas gestões dos ex-prefeitos, Emerson Leal e Fernando Ledo. O velório está previsto acontecer no Salão de Velórios da Funerária Bom Pastor e o sepultamento nesta quarta-feira (9), no Cemitério Local. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do Blog Regional.

Livramento

07 Dezembro 2020 - 19:40

Posse de prefeito e vereadores em Livramento será restrita a convidados por conta da Covid-19

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

A cerimônia de posse do prefeito reeleito em Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho Ribeiro (REDE) a vice-prefeita Joanina Sampaio (PL), e dos 13 vereadores escolhidos pela população será restrita ao público por conta da pandemia de Covid-19. O evento está marcado para o dia 1º de janeiro de 2021, às 10h, no plenário da Câmara Municipal, D. Didi Azevedo. Segundo apurou o Blog Regional, apenas 40% do plenário poderá ser ocupado no dia da cerimônia. Esse público será formado por convidados dos eleitos e por profissionais da imprensa credenciados. As posses serão transmitidas ao vivo pelo canal de Ricardinho no Youtube.

Covid-19

07 Dezembro 2020 - 19:05

Bahia está vivendo segunda onda, lamenta Rui Costa

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

A Bahia já vive uma segunda onda da pandemia de Covid-19, na avaliação do governador Rui Costa. Nesta segunda-feira (7), o gestor alertou que a taxa de contágio tem se mantido alta em todo o território estadual e, nesta semana, isso começa a impactar no número de óbitos. “Os números começam a ficar, infelizmente, mais severos e mais críticos”, declarou. Leitos que haviam sidos fechados quando a curva de contágio diminiu estão sendo reabertos. Rui Costa lembrou que, na semana passada, o estado contava com cerca de 20 óbitos diários, índice que vinha se mantendo há cerca de 60 dias. No final de semana, o estado atingiu 30 óbitos em um dia. Por decreto, o govereno estadual proibiu a realização de qualquer show ou festa. Com o recrudescimento da pandemia, o governador faz um apelo à população, especialmente aos jovens. “Independente da classe social, os jovens estão se expondo excessivamente e estão fazendo aglomerações em ruas e praças e outros lugares públicos. Isso infelizmente vai levando a doença para dentro das casas das pessoas. Mesmo que o jovem não precise ir para a UTI, pode levar a mãe, o tio, o pai ou a avó para o hospital. Em função desse comportamento, o número de óbitos está crescendo”, alertou.

Bahia

07 Dezembro 2020 - 18:50

Operação do Inema identifica e combate atividade ilegal em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação/Inema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), através da Unidade Regional (UR) de Vitória da Conquista/BA, realizou, entre os dias 01 a 04 de dezembro, uma operação de combate ao desmatamento ilegal de Mata Atlântica e carvoarias ilegais, na região dos municípios de Cândido Sales e Encruzilhada. “A gente vinha recebendo muitas denúncias de comércio ilegal de carvão nesses municípios. Por isso, resolvemos verificar as informações pessoalmente através de uma operação técnica, com o apoio da Polícia Militar. Chegando lá, identificamos a atividade ilegal, e, prontamente, tomamos as medidas necessárias para combatê-la, visando minimizar os impactos de desmatamento e do comércio ilegal de madeira nativa”, relata o coordenador da UR de Vitória da Conquista, Glauber Guerra. Com o apoio da Polícia Militar, o Instituto destruiu 41 fornos que eram utilizados para a produção ilegal de carvão, cada um com a capacidade de queimar quatro metrosestéreo de madeira por fornada. Além disso, também foram apreendidos mais de 30 metros estéreos de madeira nativa em forma de lenha e flagrados mais de 100 hectares de mata atlântica, um bioma altamente sensível e que possuem pouquíssimos remanescentes de vegetação nativa, a qual foi suprimida ilegalmente. Foi identificado, também, durante a operação, que a situação dos trabalhos realizados nessas carvoarias ocorria em condições extremamente precárias. Não foi possível realizar a condução dos responsáveis pelos agentes à delegacia, pois, quando perceberam a presença da fiscalização, evadiram-se do local. Entretanto, vários proprietários dos imóveis rurais fiscalizados foram identificados e responderão pelos crimes ambientais.

Entretenimento

07 Dezembro 2020 - 18:35

Com pandemia do coronavírus, rádio ganha força e novos anunciantes

Para as marcas, anunciar em rádio, sobretudo em tempos de crise, traz várias vantagens, porque é barato, eficaz e há cidades onde só o rádio chega. Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Emissoras de rádio do País inteiro viveram um fenômeno parecido no início da pandemia: a debandada dos anunciantes. O temor geral era de que, com todo mundo em casa, ninguém mais fosse ouvir rádio - meio consumido principalmente no trânsito, nas grandes cidades por exemplo. Porém, a audiência surpreendeu. Segundo a Kantar Ibope Media, 75% das pessoas que ouviam rádio antes da crise da covid-19 afirmaram, no estudo Inside Radio 2020, que estão consumindo na mesma intensidade. Outros 17% responderam que passaram a ouvir muito mais. A informação foi divulgada pelo Estadão. O número de ouvintes começou a subir repentinamente já no final de março. Com o isolamento social, as pessoas procuraram a companhia do rádio para ouvir músicas e notícias, enquanto trabalhavam, estudavam ou faziam faxina. Segundo a diretora da Kantar Ibope, Adriana Favaro, "esse período mais introspectivo fez com que os ouvintes passassem a experimentar novos formatos de rádio: 46% dos entrevistados ouviram serviços de streaming de áudio durante a pandemia e 25% aumentaram o consumo". Mas os anunciantes demoraram um pouco para voltar. Para o consultor de comunicação e mídia, Paulo Sant'Anna, esse é um reflexo do comportamento das marcas, que às vezes levam mais tempo para detectar tendências. Segundo a Kantar Ibope, no Brasil, foram 2.232 novos anunciantes durante a pandemia. Para as marcas, anunciar em rádio, sobretudo em tempos de crise, traz várias vantagens, porque é barato e eficaz. E tem também o aspecto da regionalidade. Há cidades onde só o rádio chega.

Livramento

07 Dezembro 2020 - 18:21

46ª CIPM intensifica o policiamento no trânsito da área comercial de Livramento

Antes do policiamento, por volta das 08 horas. Foto: Divulgação/Policia Militar/46ª CIPM

Consoante à Operação “Fim de Ano em Paz”, a 46ª CIPM iniciou também, na manhã desta segunda-feira (7), a intensificação do policiamento do trânsito na área comercial de Livramento de Nossa Senhora. O grande fluxo de pessoas, veículos do tipo carros e motocicletas, e também, caminhões de carga, principalmente, no final de ano promove um desordenamento no trânsito, causando não só congestionamento como também, o estacionamento de veículos em locais proibidos. Diante desta realidade, os policiais militares da 46ª CIPM orientaram motoristas e mototaxistas a desocuparem os veículos dos locais proibidos para estacionamento, além de manter o ordenamento e a fiscalização no trânsito.

46ª CIPM intensifica o policiamento no trânsito da área comercial de Livramento

Depois do policiamento. Foto: Divulgação/Policia Militar/46ª CIPM

Covid-19

07 Dezembro 2020 - 15:55

Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão é diagnosticado com Covid-19

Foto: Reprodução

O prefeito reeleito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, anunciou nesta segunda-feira (7) que foi diagnosticado com Covid-19. Em postagem nas redes sociais, o gestor informou que está com sintomas leves. "Comunico à população que hoje testei positivo para Covid-19. Estou com sintomas leves e em minha casa, cumprindo com o isolamento domiciliar. Peço as orações de todos por minha plena recuperação. Deus nos abençoe", escreveu no Instagram. De acordo com dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Vitória da Conquista contabiliza 12.448 casos de coronavírus confirmados desde o início da pandemia e 212 mortes pela doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto está em 75%.

Livramento

07 Dezembro 2020 - 15:43

PM detém indivíduos por porte ilegal de armas e posse de explosivo na zona rural de Livramento

Foto: Divulgação/Policia Militar/46ª CIPM

Na tarde do último sábado (05),  a guarnição do PETO da 46ª CIPM recebeu informações da Central de Operações  de uma denúncia advinda de um morador do Povoado de Lagoa das Canas, Distrito de Iguatemi, de que um senhor havia sido agredido fisicamente. Os policiais militares chegaram ao Povoado e foram informados pela vítima, de 42 anos, e seus familiares, que os possíveis agressores se encontravam em um garimpo na  citada localidade, contudo os presentes não foram identificados como os possíveis perpetradores da violência física.  Mas foram encontrados em posse dos mesmos indivíduos os seguintes materiais: 2 espingardas  cal. .32,  1 espingarda cal. .16,  30 kg de explosivo granulado,  aproximadamente 50 m de cordel para detonação, 1 bateria de 150 ah.

PM detém indivíduos por porte ilegal de armas e posse de explosivo na zona rural de Livramento

Foto: Divulgação/Policia Militar/46ª CIPM

Os homens de 60 anos, 26 anos e 38 anos foram apresentados à Delegacia de Livramento de Nossa Senhora para adoção de medidas cabíveis. Quando na Delegacia, a vítima das agressões físicas reconheceu um dos indivíduos conduzidos como um dos seus agressores. Até o momento de apresentação da ocorrência na Delegacia, presume-se que o garimpo onde os indivíduos foram encontrados é clandestino, pois nenhum deles apresentou documentação de autorização ambiental e nem de funcionamento do garimpo.

Polícia

04 Dezembro 2020 - 16:15

Operação apreende 98 quilos de maconha em imóvel de Teixeira de Freitas

Foto: Reprodução/Anarriê

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica apreenderam mais de 98 quilos de maconha na quinta-feira (3), no município de Teixeira de Freitas/Ba. A denúncia foi recebida anonimamente no WhatsApp do Dique-Denúncia da unidade informando sobre o carregamento das drogas em um imóvel. As guarnições foram até o endereço fornecido pelo denunciante e flagraram dois homens com o material e a quantia de R$ 2.761,20. Além dos suspeitos de tráfico encontrados, os entorpecentes e o valor apreendido com eles foram apresentados na Delegacia Territorial do município.

Acidente

04 Dezembro 2020 - 16:05

MG: Ônibus cai de viaduto na BR-381 em João Monlevade

Foto: Reprodução/Rede Sociais

Um ônibus caiu de um viaduto no Km 350 da BR-381, conhecido como "Ponte Torta", em João Monlevade, perto da entrada para Dom Silvério, em Minas Gerais. Às 15h30, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que havia 10 mortos no local do acidente. Os bombeiros, que também participam do resgate, já falaram em 11 mortes. As vítimas estão sendo socorridas para o Hospital Margarida, em João Monlevade. Segundo os bombeiros, cerca de 20 pessoas já foram socorridas até 15h50. Segundo a PRF, o ônibus tem placa de Alagoas, mas ainda não se sabe a origem e destino da viagem.

Geral

04 Dezembro 2020 - 11:44

Missa de 7º dia de Dona Lúcia acontece nesta sexta (04)

Nesta sexta-feira (04), às 19:30, será transmitida via Facebook a missa de 7º Dia de Dona Lúcia. A transmissão acontecerá na página da ex-prefeita de Barra da Estiva. Também será celebrada uma missa pelo Padre Nicivaldo às 16:30.

Polícia

04 Dezembro 2020 - 11:22

Homem é preso por tráfico de drogas em Macaúbas

Foto: Divulgação/Policia Militar/4ª CIPM

Na noite da última quinta-feira (3), uma Guarnição da 4ª CIPM lotada em Macaúbas ao realizar rondas no Povoado do Escritório, avistou dois indivíduos em atitude suspeita. Nesse sentido foi dada a voz de abordagem e, ao realizar busca pessoal em um deles, foi encontrado 51 pinos de substância análoga a Cocaína, uma balança de precisão e 165 gramas de substância análoga a Maconha. O indivíduo foi apresentado  junto com o material apreendido a Delegacia de Policia Civil de Macaúbas para adoção das medidas cabíveis.

Eleições 2020

04 Dezembro 2020 - 11:01

Candidatos e partidos devem prestar contas à Justiça Eleitoral até o próximo dia 15

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Os candidatos às eleições municipais têm até o próximo dia 15 de dezembro para encaminhar as prestações de contas de campanha à Justiça Eleitoral. O prazo é o mesmo para candidatos eleitos, não eleitos e partidos políticos municipais e estaduais. A prestação de contas deverá ser feita pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais, na internet. O não encaminhamento das prestações de contas deixa o candidato e o partido político sujeitos ao julgamento das contas como não prestadas e à devolução de eventuais recursos arrecadados. A condição é também um empecilho à diplomação dos candidatos eleitos. Além da prestação de contas, os candidatos e partidos deverão apresentar, mediante agendamento prévio, o arquivo eletrônico contendo os documentos digitalizados da prestação de contas. Os candidatos eleitos e suplentes a serem diplomados têm até o diz 15 para tanto. Já os candidatos não eleitos e os órgãos partidários têm entre 7 de janeiro e 8 de março para apresentar os documentos.