O senador Walter Pinheiro (ex-PT) foi exonerado da Secretaria de Educação do governo de Rui Costa (PT), segundo o Diário Oficial do Estado de hoje (31). Com o retorno de Pinheiro à Câmara Alta do Congresso Nacional, Roberto Muniz (PP) fica sem mandato. Segundo a assessoria de comunicação da SEC, o ex-petista retornou ao Senado para negociar as emendas parlamentares e assume a secretaria novamente amanhã (1º). Provisoriamente, a chefe da Gabinete, Isabella Paim Andrade, fica responsável pela pasta. Pinheiro não foi candidato na eleição e a partir do próximo ano vai ficar sem mandato. O petista Jerônimo Rodrigues, que coordenou a campanha do governador reeleito Rui Costa (PT), retornou a Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Na tarde de terça-feira (30), uma mulher identificada com o prenome Magda se jogou contra um trem que estava atravessando a cidade de Licínio de Almeida. De acordo informações, a vitima sofria com problemas psicológicos. Na ocasião do acidente, o maquinista disse que acionou os freios de emergência e também a buzina ao perceber que havia uma pessoa sobre os trilhos, mas não conseguiu evitar o atropelamento. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local e removeu o corpo para o IML. A reportagem do Agora Sudoeste manteve contato com a Empresa VLi e aguarda o retorno para que possamos divulgar a nota da empresa a cerca do acidente.
Dois policiais militares, lotados em Livramento de Nossa Senhora, foram acionados pelo Ministério Público estadual por abuso de autoridade e lesão corporal. Caso a Justiça acate o pedido do MP, um deles pode ser afastado liminarmente por intimidação de testemunhas. O promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite pede que a Justiça determine o afastamento de um dos réus e suspenda seu porte de arma. Ele e o outro acusado foram acionados pelo uso de violência excessiva contra Neilson Coelho Pires, agredido durante uma partida de futebol. Conforme a ação no dia 11 de setembro de 2017, os réus faziam o policiamento durante uma partida de futebol no Estadio Edílson Pontes, quando foram acionados para controlar um tumulto entre torcedores na arquibancada. Segundo o promotor Ruano Leite, durante a abordagem, os policiais “agrediram Neilson com golpes de cassetete na cabeça, costas e braço”. Durante a intervenção, populares e outros policiais teriam pedido para que os réus parassem com as agressões, mas os policiais levaram a vítima para fora do estádio, onde “as agressões continuaram”, relata o membro do MP. A ação junta aos depoimentos de testemunhas, imagens de câmera de circuito interno e gravações ambientais de áudio que “evidenciam agressões quando a vítima já estava caída ao chão”. O promotor de Justiça esclarece que a ação não questiona a intervenção no momento do tumulto, mas busca responsabilizar os policiais que “empregaram violência desmedida e injustificada, mesmo diante do apelo dos próprios colegas e populares”.
O Major PM Raimundo Nonato de Almeida Júnior, conforme publicado no Diário Oficial da Bahia desta quarta-feira (13), através da estrutura da Secretaria da Segurança Pública, foi exonerado do cargo de Comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Livramento de Nossa Senhora. Passa a ocupar o cargo o Capitão PM Vandilson Santos Araújo.
Um morador da Fazenda Piabanha, zona rural de Aracatu, identificado como Seu Osvaldo Aragão, está desaparecido. De acordo com familiares, ele sofre de depressão e necessita de cuidados. Qualquer informação sobre a localização de Osvaldo entrar em contato através dos telefones (77) 9.9943-9296 ou 9.9970-3105.
Uma mulher acusou o filho do seu namorado de agressão em Livramento de Nossa Senhora. A agressão seria supostamente motivada por desavença familiar. De acordo com informações do L12 Sudoeste, o caso ocorreu quando a vítima foi a uma clínica da cidade visitar o namorado que está internado. Ela teria estacionado o veículo que conduzia em frente a clínica, situada na Avenida Dr. Edilson Pontes, quando o acusado teria chegado em outro veículo. Ele abriu a porta do carro em que a vítima estava, a puxou pelos cabelos e ainda a agredida com socos no rosto. O agressor ainda teria exigido que ela lhe entregasse um cordão de ouro que estava no pescoço e a chave do veículo em que ela estava. A mulher conseguiu correr e pedir ajuda na clínica, onde acionou a Polícia Militar. O acusado de agressão não foi localizado. O caso foi registrado na delegacia de Livramento de Nossa Senhora.
De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na Bahia, Fernando Haddad (PT) venceu em 413 dos 417 municípios no segundo turno. O petista teve 72,69% dos votos válidos, contra 27,31% de Jair Bolsonaro (PSL) vencedor da eleição presidencial. No primeiro turno, Bolsonaro teve maioria em seis dos 417 municípios baianos. Dentre as seis, apenas quatro delas repetiram o feito neste domingo (28). De acordo com o TSE, a cidade de Luís Eduardo Magalhães foi onde Bolsonaro tem maior votação: 58,80%. Nesta cidade, Haddad teve 41,20%.
Na manhã de segunda-feira (29), guarnições da Polícia Militar lotada em Maetinga e Presidente Jânio Quadros abordaram um ônibus, às margens da BA 623, em Maetinga, onde detiveram o passageiro Marcos Cruz, oriundo do Estado de São Paulo. Na mochila desse indivíduo foram encontrados vários sacos de substância analóga à cocaína, que seriam comercializados na região. O indivíduo e o material apreendido foram apresentados na sede da delegacia de polícia em Presidente Jânio Quadros para adoção das medidas necessárias.
A Câmara Municipal de Livramento aprovou, na última sexta-feira (26), as contas de 2016 do prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo. Por 8 votos a 2 e 1 abstenção. Os vereadores José Araújo e Milane Alcântara não compareceram a sessão. O legislativo seguiu o parecer emitido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pela aprovação das contas com ressalvas. A Comissão de Finanças da Casa também já havia apreciado e aprovado o parecer do TCM. A Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, Estado da Bahia, faz saber que o Plenário aprovou e fica promulgado o presente Decreto Legislativo: Considerando o Parecer do Tribunal de Contas do Estado do Estado da Bahia – Processo TCM nº 07549e17, recomendando a Aprovação, porque regulares, porém com ressalvas das Contas do Executivo Municipal relativo ao ano de 2016; Considerando o Parecer da Comissão de Finanças, Orçamento, e Contas que emitiram parecer favorável ao Projeto de Decreto Legislativo relativamente às contas do Poder Executivo Municipal do exercício financeiro de 2016. Decreta: Art. 1º- Fica aprovado o Parecer Prévio nº 07549/2017 do Egrégio Tribunal de Contas do Estado do Estado da Bahia que recomenda à Câmara de Vereadores a Aprovação, porque regulares, porém com ressalvas das Contas Anuais do Poder Executivo Municipal de Livramento de Nossa Senhora, relativas ao Exercício Financeiro de 2016, Gestor Paulo Cesar Cardoso de Azevedo. Art. 2º- Seja dado ciência ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal da respectiva aprovação. Art. 3º- Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação.
Na próxima quinta-feira (01), acontecerá em Livramento de Nossa Senhora, o Mutirão do Glaucoma. O atendimento será no Hospital Municipal Doutor Ulysses Celestino da Silva, a partir das 7h. Atendendo a nova norma do Ministério da Saúde, serão atendidos pacientes com mais de 40 anos cadastrados antes de 2017. Com a nova norma, foram excluídos os pacientes com menos de 40 anos cadastrados em 2017. Para obter maiores informações, procure a Secretaria Municipal de Saúde de Livramento.
Arlete da Silva Aguiar faleceu na manhã do último domingo (28) no Hospital de Base em Vitória da Conquista devido problemas de saúde. A Servidora Pública Municipal era ocupante do cargo de professora, lotada na Secretaria Municipal de Educação de Livramento de Nossa Senhora, e lecionava na Escola Municipal Dona Tina. Em nota a prefeitura lamentou a morte da professora, “É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento da professora Arlete da Silva Aguiar, que lecionava na Escola Municipal Dona Tina. Que Deus, em sua infinita bondade, acalente e conforte o coração dos familiares. Em face dessa prematura perda está decretado luto oficial de três dias e as aulas na rede municipal de ensino, estarão suspensas nesta segunda-feira, 29 de outubro de 2018, retornando na terça-feira 30/10/2018”.