• Foto: Reprodução/Redes Bahia
  • 03 // Jul // 2019
  • 16h49

Jovem é internado em semi-UTI após ser agredido depois de assistir jogo do Brasil em Salvador

Um jovem de 19 anos foi internado na unidade de terapia semi-intensiva do Hospital do Exército, em Salvador, após ser agredido em uma briga, na madrugada desta quarta-feira (3). O caso ocorreu no bairro de Ondina, após a vítima assistir ao jogo entre Brasil e Argentina, pela Copa América, com amigos. Segundo Ary Santana, pai de Cayan Lima Silva Santana, o filho assistia à partida em um telão, no Bahia Othon Palace, antes da agressão. De acordo com informações do pai, Cayan, que é estudante de Direito e do Núcleo Preparatório Oficiais da Reserva (NPOR) do Exército Brasileiro, saiu de casa para assistir ao jogo com alguns amigos. Testemunhas afirmaram que ele foi atacado ao tentar separar uma briga entre os amigos e um outro grupo. Cayan foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde ficou na unidade semi-intensiva. Durante a manhã desta quarta, o estudante foi transferido para o Hospital do Exército. Ele sofreu traumas na face e nos pulmões, e segue desacordado. Segundo Ary Santana, os suspeitos de cometer o crime não foram encontrados. Ainda não há informações sobre o que motivou a briga entre os grupos. A Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado na Delegacia do Rio Vermelho.

  • Foto: Divulgação
  • 02 // Jul // 2019
  • 11h39

Livramento: Prefeitura realiza mais pavimentações na área central do município

Foram iniciados na manhã da última segunda-feira (01), os serviços de terraplanagem para a pavimentação da Ladeira do Bonfim, suas travessas, e todas as ruas do Bairro Santa Teresinha, em Livramento de Nossa Senhora. A Ladeira do Bonfim, suas travessas e o bairro Santa Teresinha serão pavimentados simultaneamente. Todo trabalho está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Livramento com recursos próprios do município.

  • Foto: Divulgação
  • 02 // Jul // 2019
  • 11h39

  • Foto: Arquivo | Blog Regional
  • 02 // Jul // 2019
  • 11h10

Livramento: Homem é encontrado morto no Bairro Estocada

Um homem foi encontrado morto na noite desta segunda-feira (01), na Rua Gabriel dos Santos Meira, Bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo informações da Polícia Militar, a vítima é Raimundo Almeida Santos e teria tido um mau súbito, pois não apresentava lesões aparentes. Uma equipe do SAMU192 foi acionada e constatou a morte do homem. A Polícia Técnica esteve no local e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

  • Foto: Divulgação | Polícia Militar
  • 02 // Jul // 2019
  • 10h02

Livramento: Homem é preso suspeito de tráfico de drogas no Bairro Jurema

Policias da 46ª CIPM receberam denuncia anônima de trafico de drogas no Bairro Jurema em Livramento de Nossa Senhora. Para constatar a veracidade do fato, uma guarnição foi a pé até o local informado, ao perceber a chegada da Policia, dois homens evadiram dispensando uma sacola durante a fuga, contendo maconha e cocaína. Um deles foi alcançando ao entrar na casa de uma senhora e se esconder de baixo da cama. De acordo informações da Policia, após busca pessoal mais trouxas de cocaína foi encontrada somando tudo 9 trouxas de maconha, 12 trouxas de cocaína, 22 reais em espécie  e embalagens para entorpecentes. O indivíduo foi conduzido para Delegacia de Brumado.

  • Foto: Reprodução
  • 01 // Jul // 2019
  • 18h48

Guerra de espadas e troca de tiros deixa um morto e um ferido em São Felipe

Tiros disparados durante uma guerra de espadas na noite de sábado (29), na cidade de São Felipe, no Recôncavo Baiano, deixou um homem morto e outro ferido. Ao G1, testemunhas relataram que as duas vítimas estavam participando da guerra de espadas, prática proibida na Bahia, na Praça do Centenário, quando foram surpreendidas pelos disparos. Pessoas que estavam no local deram socorro as vítimas e levaram para o hospital da cidade. Apesar da mobilização para salvar as vítimas, uma delas, um homem de 42 naos, não resistiu aos ferimentos. A Polícia Militar foi até o local após receber denúncias. Conforme o G1, a PM informou que a morte da vítima foi atestada pela equipe da unidade de saúde, no momento em que o homem deu entrada no hospital. Já o outro baleado, atingido de raspão em um dos pés, recebeu atendimento e, em seguida, foi liberado. Ainda não há detalhes sobre a autoria e motivação do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil.

  • Foto: Blogbraga/ Repórter Edivaldo Braga
  • 01 // Jul // 2019
  • 18h21

Fazendeiro morre eletrocutado após veículo pulverizador encostar em rede elétrica

Um fazendeiro de 45 anos morreu eletrocutado enquanto trabalhava, no domingo (30), na zona rural da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a vítima manobrava um veículo pulverizador, quando uma haste do equipamento encostou na rede elétrica. Ao descer do veículo para ver o que havia acontecido, Gerson Luis Wilges acabou levando uma descarga elétrica e morreu na hora. O corpo da vítima foi encontrado por um trabalhador rural, que acionou a polícia. A rede de energia elétrica precisou ser desligada para ter acesso ao fazendeiro. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência esteve no local, mas o fazendeiro já estava morto. O corpo de Gerson Luis foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, na mesma região do estado.

  • Foto: Reprodução/Rede Sociais
  • 30 // Jun // 2019
  • 15h10

Larissa Mello deu um show de simpatia na primeira noite de São João em Ribeirão do Largo

A cantora Larissa Mello, deu um show de talento na última sexta-feira (28/06) primeira noite de São João de Ribeirão do Largo. Dona de uma voz marcante e um talento inconfundível, a ex-participante do The Voice Brasil, animou os foliões com um repertório inigualável. “Obrigada Ribeirão do lago por esse show incrível, quero agradecer tb a Bahiatursa por essa oportunidade maravilhosa de levar alegria pra vcs”. Agradeceu Larissa em uma rede social. A festa é uma a realização da Prefeitura de Ribeirão do Largo com o apoio da Bahiatursa e Governo do Estado da Bahia.

  • Foto - Divulgação / SDE
  • 28 // Jun // 2019
  • 09h40

Empresa de mineração deve gerar 440 novos empregos em Brumado e Tanhaçu

A implantação de uma unidade da MG Óxidos, no Município de Brumado, na Bahia, gera atualmente 40 empregos diretos e 100 indiretos. O investimento foi de aproximadamente R$ 6 milhões, com a produção de 15 mil toneladas de calcário/óxidos para o mercado Siderúrgico. As obras de implantação foram visitadas por uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na semana passada. O projeto é fruto de protocolo de intenções assinado com o Governo do Estado, por meio da SDE, no mês passado. “Esse investimento trouxe para Brumado, que é conhecida como a 'Capital do Minério', por possuir em seu subsolo variados tipos de minerais, e a Tanhaçu, que é produtor de cal, calcário e mármore, um crescimento significante na economia e geração de novos empregos na região”, afirmou João Leão, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico. A MG Óxidos atua na produção de calcário estabilizado e customiza calcário e minério, conforme solicitação dos seus clientes. A empresa possui um pré-acordo com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) para a construção de um terminal logístico ferroviário, proporcionando a geração de 300 empregos durante a construção e mais 150 na operação plena do projeto.

  • Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
  • 28 // Jun // 2019
  • 09h22

Suspeito de homicídios e roubos faz criança de dois anos refém ao ser preso

Um jovem fez uma criança de 2 anos refém na manhã desta quinta-feira (27), em Feira de Santana. A situação aconteceu no momento em que ele foi abordado por policiais devido a um mandado de prisão em aberto. Darlan da Silva Conceição é suspeito de cometer homicídios, latrocínios e roubos. Conforme a Polícia Civil, ele estava escondido dentro da casa de uma amiga, no bairro Caseb, quando foi surpreendido por policiais. Na ocasião, o suspeito segurou o menino, que é filho da amiga e afilhado dele, e disse que só soltaria quando ele chegasse na delegacia. Darlan da Silva ainda exigiu a presença da imprensa. Segundo informações da polícia, a criança não sofreu ferimentos, mas foi encaminhada em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Estadual da Criança (HEC). De acordo com a Polícia Civil, Darlan da Silva foi preso com uma pistola ponto 40, de uso da polícia, e um revólver 38. O suspeito negou os crimes e informou que estava com as armas para se defender de pessoas que fazem parte de um grupo criminoso e que querem matar ele. O jovem foi autuado em flagrante e será encaminhado para o Conjunto Penal de Feira de Santana.

  • Foto: Alan Santos/PR
  • 28 // Jun // 2019
  • 09h01

No G20, Bolsonaro se reúne com Trump: 'Temos muita coisa em comum'

O presidente Jair Bolsonaro se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, hoje (28), durante o G20, em Osaka, no Japão. Os mandatários falaram sobre mais sanções econômicas tanto para Venezuela como para Cuba, de acordo com o declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro à TV Globo. "Sempre o admirei desde antes das eleições. Temos muita coisa em comum. Somos dois líderes de países que, juntos, podemos fazer muito por seus pobres. Estamos à disposição para conversar com Trump, de modo que possamos fazer parcerias. Gosto muito do povo americano. A política do Brasil mudou de verdade. Nos interessa e temos o prazer de nos aproximar dos Estados Unidos", disse Bolsonaro, durante o encontro. Bolsonaro também manifestou apoio a Trump na tentativa de reeleição e o convidou para visitar o Brasil antes do pleito. O presidente americano respondeu que pretende visitar o Brasil, mas não chegou a marcar uma data. "Você tem ativos que alguns países nem conseguem imaginar. É um tremendo país, com uma população tremenda, então estou entusiasmado para ir", declarou o presidente americano. Bolsonaro ainda se reuniu com o presidente espanhol, Pedro Sánchez, e publicou no Twitter um comentário que fez a ele sobre a prisão de um sargento brasileiro da aeronáutica, em um avião da FAB da comitiva presidencial, com 39 kg de cocaína, no aeroporto de Sevilha, na Espanha. “Aproveitei para agradecê-lo pelo modo como as autoridades espanholas estão lidando com o caso dos entorpecentes apreendidos em avião da FAB e reafirmei minha defesa por punição severa para o tráfico”, escreveu, na rede social.

  • Foto: Divulgação / PRF-BA
  • 27 // Jun // 2019
  • 09h59

PRF flagra adolescente viajando em para-choque de caminhão na BR-101

Uma situação inusitada e perigosa foi flagrada na manhã de terça-feira (25) na BR 101, quando policiais rodoviários federais avistaram um adolescente viajando pendurado no parachoque de um caminhão. A ação ocorreu durante patrulhamento de rotina da PRF no trecho entre as cidades de Itabela e Eunápolis. A equipe foi surpreendida ao visualizar o adolescente de 16 anos de idade, sendo transportado em local incomum e com alto risco de morte. O caminhão foi imediatamente abordado e o ‘passageiro’ identificado, o qual informou ter iniciado a sua viagem na cidade de Guaratinga (BA) e que teria como destino final a cidade de Eunápolis (BA). Disse ainda que tomou a decisão de embarcar no caminhão após perder o ônibus local. Ele apresentava sinais de confusão mental. O condutor do caminhão ficou surpreso com a presença do adolescente e afirmou não ter autorizado ele se pendurar no parachoque. A PRF informa que o parachoque é um equipamento obrigatório em veículos de carga e é a primeira peça a ser atingida em caso de colisão traseira. O final que poderia ser trágico foi evitado em decorrência da ação rápida e efetiva dos policiais durante atividade de policiamento na rodovia. O adolescente foi encaminhado ao Conselho Tutelar de Eunápolis e em seguida, foi levado até sua residência, sendo entregue a seus familiares que ficaram extremamente gratos com a atitude da equipe de policiais e agradeceram os cuidados dispensados na condução do ocorrido.

  • Foto: Alan Santos / PR
  • 27 // Jun // 2019
  • 09h37

Bolsonaro desembarca no Japão para participar do G20

Começa hoje (27) o encontro dos líderes das maiores economias do mundo, o G20, em Osaka, no Japão. De acordo com o G1, a cúpula deve ser marcada por discussões sobre conflitos comerciais globais, especialmente em meio às negociações entre China e Estados Unidos. Será a primeira vez em sete meses que os presidentes dos EUA e China, Donald Trump e Xi Jinping, se encontram. A última reunião ocorreu na edição anterior do encontro do G20, em Buenos Aires. Na ocasião, os dois países chegaram a acertar uma espécie de "trégua", mas meses depois as negociações foram interrompidas.  O encontro vai até este sábado (29) e ainda deve ter conversas sobre as tensões que envolvem os EUA e o Irã, além do acordo entre Mercosul e UE. Essa será a primeira participação de Jair Bolsonaro na cúpula do G20 como presidente do Brasil.  O mandatário brasileiro deve participar de encontros com os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, da França, Emmanuel Macron, e da China, Xi Jinping. Logo após desembarcar no Japão, Bolsonaro disse que aguarda ser tratado com respeito. "O presidente do Brasil que está aqui não é como alguns anteriores, que vieram aqui para serem advertidos por outros países. A situação aqui é de respeito para com o Brasil. Não aceitaremos tratamento como no passado", afirmou à imprensa. Ao ser questionado sobre o que achou da declaração da chanceler alemã Angela Merkel, que afirmou que quer conversar com Bolsonaro sobre o desmatamento no Brasil, o presidente disse que a Alemanha tem "muito a aprender com o Brasil sobre meio ambiente".

  • Foto: Ricardo Stuckert
  • 27 // Jun // 2019
  • 09h31

Justiça determina 'sequestro' de R$ 78 milhões de Lula

O juiz da Lava Jato Luiz Antônio Bonat determinou o sequestro e arresto de até R$ 77,9 milhões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi do dia 18 de junho, após pedido do Ministério Público Federal (MPF), no processo que envolve a compra de um terreno onde seria construída nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente, em São Bernardo do Campo. Na denúncia, apresentada em dezembro de 2016, os procuradores sustentam que a  Construtora  Odebrecht teria pago R$ 12,4 milhões pelo terreno onde seria construída a nova sede, mas a obra não foi feita. Na ação, Lula responde pelos crimes de corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro. Outras sete pessoas também são partes do processo.

  • Foto: Reprodução
  • 27 // Jun // 2019
  • 09h22

Belmonte: Jovem é preso suspeito de estuprar e engravidar irmã de 13 anos

Um jovem de 22 anos foi preso suspeito de estuprar a irmã de 13 anos, em Belmonte, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, via G1, o jovem, que não foi identificado, foi localizado na segunda-feira (24), após a garota falar sobre os abusos para os pais. A polícia informou que os pais desconfiaram das reclamações de mal-estar da menina e fizeram um teste de gravidez. O suspeito é irmão da menina somente por parte de mãe. A vítima disse que não contou sobre os abusos porque era ameaçada pelo irmão. Ainda de acordo com a publicação, o suspeito foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e está preso na delegacia da cidade. O jovem ainda prestará depoimento.

  • Foto: Blog Regional
  • 22 // Jun // 2019
  • 08h41

Livramento é destaque no Índice de Governança Municipal avaliado pelo Conselho Federal de Administração

O Índice de Governança Municipal – IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, violência e outras. A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM é atualizado anualmente. Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para medir a performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre as dimensões fiscal, gestão e desempenho. Para observar e destacar o desenvolvimento dos municípios brasileiros, foi criado o Índice CFA de Governança Municipal. Atualizado anualmente, ele possibilita aos gestores e à população uma análise comparativa da qualidade de gestão de cada município. Diferentemente de outros índices, o IGM adota uma visão mais abrangente, contemplando indicadores fiscais, de gestão e de desempenho. São utilizadas diversas fontes de dados de bases públicas como: Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério Público Federal, IBGE, Datasus, INEP, entre outras. Para evitar distorções nos resultados, foi agrupado os 5.570 municípios brasileiros em 8 grupos com características socioeconômicas similares. A classificação utiliza os parâmetros de porte e renda per capita. Dessa forma, podemos comparar cidades que têm desafios e oportunidades semelhantes. O município de Livramento foi avaliado no Grupo 3 com municípios de 20.001 a 50 mil habitantes e PIB Per Capita até R$14.460, sendo que na Bahia ficou em 2º (segundo) colocado e no Brasil em 81º (octogésimo primeiro) colocado.