Mais Médicos: cubanos começam a ir embora nesta quinta-feira (22)
Foto: Adenilson Nunes/ GOVBA
BRASIL 22 Nov 2018 - 10:34
Mais Médicos: cubanos começam a ir embora nesta quinta-feira (22)

Os médicos cubanos começam a deixar o Brasil nesta quinta-feira (22), de acordo com Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), responsável pela intermediação do convênio entre Brasil e Cuba. Há voos previstos também para sexta-feira (23) e para sábado (24). A expectativa da organização é que, até 12 de dezembro, todos os mais de 8 mil médicos que estão no Brasil voltem a Cuba. Os médicos voltam por causa de uma decisão  do governo cubano, que chamou de volta os profissionais por desacordo com condições impostas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para que os médicos permaneçam no programa, entre elas a realização do exame de revalidação de diplomas para reconhecimento no país (Revalida) e a não retenção de parte da remuneração dos médicos, que até então ficava com a administração cubana.

Operação contra roubo de carros-fortes localiza 12 criminosos
Foto: Gil Santos/ Site Noticias de Santaluz
MUNICÍPIOS 22 Nov 2018 - 09:41
Operação contra roubo de carros-fortes localiza 12 criminosos

A Polícia Federal, a Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram, na manhã desta quarta-feira (21), uma operação conjunta para desarticular organizações criminosas especializadas em assaltos a carros-fortes que atuavam na região metropolitana de Salvador. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), 12 criminosos foram localizados. Conforme a PF, no total foram expedidos 15 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão na capital baiana e em Lauro de Freitas. Ainda não há detalhes sobre os alvos de mandados de prisão e quantos foram presos. A operação ainda cumpriu medidas de bloqueio de contas bancárias utilizadas pelos investigados. O valor do bloqueio não foi informado. Segundo a Polícia Federal, o modus operandi dos grupos investigados consistia em roubar os malotes com o dinheiro no momento em que o recolhimento era feito pelas transportadoras de valores em estabelecimentos comerciais. Com o aumento do tipo de crime, em julho deste ano foi iniciada uma investigação para apurar a autoria dos assaltos. Ao longo das investigações, a operação identificou três grupos distintos, cujos integrantes eventualmente se associavam para a realização de alguns crimes. Foram comprovados ao menos dois assaltos praticados pelos investigados durante o curso das investigações. Outros três assaltos foram frustrados em decorrência da intervenção policial. Durante a investigação, dois integrantes dessas quadrilhas foram presos e um deles foi morto em confronto com a polícia. Os investigados, além de atuarem em conjunto nos assaltos aos carros-fortes, atuavam também isoladamente, em assaltos a estabelecimentos comerciais e no cometimento de outros delitos.

Pindaí: PM prende dupla que exercia ilegalmente profissão de cirurgião-dentista
Foto: Divulgação
MUNICÍPIOS 22 Nov 2018 - 09:17
Pindaí: PM prende dupla que exercia ilegalmente profissão de cirurgião-dentista

Uma ação conjunta entre Polícia Militar e Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) prendeu dois homens que exerciam ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista no município de Pindaí, no sudoeste do Estado. De acordo com a PM, Israel Borges de Matos, 65 anos, e Sinésio Ferreira Sena, 54 anos, confessaram que realizavam procedimentos odontológicos em pacientes, como restaurações e extrações, há mais de dez anos na região. Conforme o CRO-BA, o local em que os dois homem atendiam os pacientes estava em condições consideradas insalubres e com potencial de transmissão de doenças infectocontagiosas. Borges e Ferreira vão responder pelo exercício ilegal da profissão e podem ser condenados a prisão sob pena de seis meses a dois anos de reclusão. A polícia apreendeu materiais e instrumentos da dupla, que foi conduzida a Delegacia de Polícia.

Justiça nega pedido de Lula para prestar novo depoimento
Foto: Reprodução
POLÍTICA 22 Nov 2018 - 08:32
Justiça nega pedido de Lula para prestar novo depoimento

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), por meio do desembargador Gebran Neto, negou um pedido feito pela defesa do ex-presidente Lula (PT) para ser ouvido novamente ouvido na ação penal sobre o terreno para construção da sede do Instituto Lula e um apartamento em São Bernardo do Campo (SP). O novo pedido de depoimento foi feito pela defesa após o juiz Sérgio Moro aceitar o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça e o processo ficar sob a condução da juíza Gabriela Hardt. Ao julgar o caso, o magistrado entendeu que a decisão da juíza está fundamentada e que não há nenhuma ilegalidade. A defesa de Lula sustenta que as alegações do Ministério Público Federal (MPF) “reforçam a perseguição política imposta ao ex-presidente sem que ele tenha praticado qualquer crime ou recebido qualquer benefício”.

Edital do Mais Médicos tem 853 vagas para estado
Foto: Ivan Baldivieso | AGECOM
MUNICÍPIOS 21 Nov 2018 - 12:03
Edital do Mais Médicos tem 853 vagas para estado

O edital para o programa Mais Médicos, publicado no Diário Oficial da União, na manhã desta terça-feira (20), tem 853 vagas distribuídas entre 323 municípios baianos. As inscrições começam na quarta-feira (21), a partirdas 8h, e seguem até o domingo (25). As vagas foram abertas com objetivo de substituir médicos cubanos que deixaram o Mais Médicos. Elas podem ser ocupadas por profissionais brasileiros ou estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil. Os interessados devem acessar o site do programa para fazer a inscrição. No edital, é possível ver o número de vagas por cada cidade. Ao se inscrever, o profissional deve escolher um município para a atuação. O salário é de R$ 11.800. A maioria das cidades baianas que estão listadas foram classificadas como perfil de extrema pobreza e áreas vulneráveis. Para a capital, são oferecidas duas vagas. Os médicos devem inicar as atividades a partir do dia 3 de dezembro. No entanto, a data-limite para o início é 7 de dezembro. Segundo o Diário,  caso haja vagas remanescentes, um segundo edital será lançado na próxima terça (27). No total, são 8,5 mil vagas para todo o país.

Número de mortes violentas cai cerca de 10% no estado, segundo SSP
Foto: Carla Ornelas/ GOVBA
MUNICÍPIOS 21 Nov 2018 - 11:59
Número de mortes violentas cai cerca de 10% no estado, segundo SSP

O número de Crimes Violentos Letais Intencionais caiu em 9,9% na Bahia, segundo a  Secretária de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Em comparação com 2017, mais de 550  pessoas não morreram. Em números absolutos, a maior redução ocorreu no interior do estado, com menos 233 mortes, uma diminuição de 6,4%. Já Salvador apresentou diminuição de 17,3%, com -211 registros. Também houve queda de CVLIs na Região Metropolitana de Salvador, que passou de 711 mortes violentas para 693 (-15,2). A motivação continua sendo, na maioria, relacionada ao tráfico de drogas. “Sem dúvidas esse é o resultado do trabalho de milhares de profissionais. Não é uma tarefa fácil, principalmente por conta do código penal defasado do nosso país. Tenho orgulho de dizer que a polícia baiana não se curva diante da bandidagem e dá o seu melhor para oferecer uma Bahia cada vez mais segura para todos”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Inscrições para o Programa Mais Médicos começam nesta quarta-feira (21)
Foto: Karina Zambrana/Ministério da Saúde
POLÍTICA 21 Nov 2018 - 11:30
Inscrições para o Programa Mais Médicos começam nesta quarta-feira (21)

As inscrições do Programa Mais Médicos para preencher vagas abertas com a saída dos médicos cubanos começam a partir das 8h desta quarta-feira (21) e vai até o dia 25 deste mês. Conforme o edital publicado nessa terça-feira (20) pelo Diário Oficial da União, poderão se inscrever os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país. De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais habilitados podem se inscrever por meio do site maismedicos.gov.br. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro. São ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. “O edital é a medida emergencial adotada pelo governo brasileiro para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no programa Mais Médicos”, diz nota publicada pelo ministério. Durante entrevista à imprensa na segunda-feira (19), em Brasília, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, detalhou o novo edital do programa e informou que caso as vagas disponíveis não sejam preenchidas elas serão oferecidas, por meio de um novo edital a ser lançado no próximo dia 27. “Estamos disponibilizando um sistema que o médico poderá acessar, fazer seu cadastro e escolher o estado e cidade que quer atuar. Se houver vaga, poderá acessar. Vamos dizer que numa cidade há 10 vagas. Os 10 primeiros médicos que acessarem e atenderem aos requisitos vão consumir essas vagas e elas serão retiradas do sistema”, explicou o ministro. O prazo para que os médicos assumam os novos postos de trabalho é curto, segundo o ministro, para evitar que a população fique desassistida após o anúncio do governo cubano de sair do programa no Brasil, por discordar de exigências feitas pelo governo eleito de Jair Bolsonaro. Com isso, mais de 8 mil médicos cubanos que atuavam no programa vão deixar o país. Os médicos aprovados deverão se apresentar nos municípios escolhidos a partir do dia 3 de dezembro para homologar a contratação e começar a trabalhar. O prazo final para que os médicos aprovados se apresentem é dia 7 de dezembro, às 18h, ou serão eliminados do processo e a vaga será disponibilizada novamente no sistema de inscrição do Ministério da Saúde.

Rui prega serenidade e defende candidatura única à presidência da Assembleia
Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
MUNICÍPIOS 19 Nov 2018 - 11:16
Rui prega serenidade e defende candidatura única à presidência da Assembleia

O governador Rui Costa (PT) disse que é favorável à candidatura única para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Para isso, ele defende o diálogo e a serenidade do bloco governista para chegar a um consenso favorável ao nome de um deputado. Em entrevista hoje (19), em visita ao canteiro de obras de revitalização do Rio Jaguaribe, em Piatã, o petista brincou e disse que comprou "muito suco de maracujá" para se preparar para o encontro com o conselho político. "Vou servir hoje pela manhã no conselho político e também pela tarde na reunião com os deputados estaduais. Vou retomar o diálogo. Antes de viajar eu informei que as pessoas deveriam conversar. Iremos fazer o diálogo com todos os candidatos e partidos. Vou retomar isso hoje pedindo serenidade. Tivemos um número expressivo de 76%, além de um número expressivo de deputados. Isso não pode ser sombreado por vaidade pessoal e partidária. Acima disso há os interesses do povo da Bahia", afirmou. Ainda de acordo com Rui, não há necessidade de correr para definir um nome, já que o pleito só acontece no ano que vem. "A eleição é só 2 de fevereiro. Não estou entendendo essa agonia e pressa. Esperei que a pressa fosse discutir uma nova composição do governo. Mas a pressa mais rápida é em compor a Assembleia. Não estou entendendo o espírito da coisa, mas peço serenidade e calma para que a gente possa conduzir e ter um presidente que reúna toda a base do governo", disse o governador.

Livramento: Morador da comunidade de Campo Alegre colhe beterraba  gigante
Foto: Reprodução | BA Hoje
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 19 Nov 2018 - 09:09
Livramento: Morador da comunidade de Campo Alegre colhe beterraba gigante

O senhor Ulisses de Souza, 66 anos, morador da comunidade de Campo Alegre, zona rural de Livramento de Nossa Senhora, colheu uma beterraba de aproximadamente 20 quilos. A beterraba gigante foi colhida em sua propriedade numa lavoura de verduras. A boa qualidade do solo pode ter ajudado no desenvolvimento da beterraba.

Livramento: Prefeitura realiza obras de manutenção das estradas vicinais do Distrito de Itanagé
Foto: Divulgação | PML
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 19 Nov 2018 - 08:49
Livramento: Prefeitura realiza obras de manutenção das estradas vicinais do Distrito de Itanagé

Os serviços de manutenção das vias vicinais, na última semana (12 a 16/11/2018), chegaram a região do Distrito de Itanagé. As estradas de Alves a Tabuleiro - via Malhada; Alves a Itanagé, as duas  vias-Tabuleiro a Itanagé;- Itanagé a Riacho das Salinas. Já foram finalizadas pela prefeitura de Livramento, nos próximos dias será concluída a via de Várzea dos Reis a Lagoa do Leite. A estrada de Alves a Tabuleiro sempre que precisaram de manutenção os moradores da comunidade realizavam um mutirão e faziam os reparos, essa é a primeira vez que um governo municipal executa os serviços de melhorias na estrada.

 

Livramento: Prefeitura realiza obras de manutenção das estradas vicinais do Distrito de Itanagé
Foto: Divulgação | PML
Cardeal da Silva: Lotérica é assaltada e suspeitos usam reféns como escudo
Foto: Reprodução / Bahia 10
MUNICÍPIOS 19 Nov 2018 - 08:31
Cardeal da Silva: Lotérica é assaltada e suspeitos usam reféns como escudo

Suspeitos invadiram uma casa lotérica no município de Cardeal da Silva, roubaram o estabelecimento e usaram os pessoas que estavam passando pelo local como escudo, na sexta-feira (16).  De acordo com uma testemunha ao site Bahia 10, os assaltantes fizeram de reféns jovens que estavam em um trailer próximo ao estabelecimento, um motorista e uma médica de uma ambulância, que passava pela lotérica no momento do crime. Os acusados levaram uma parte dos reféns para a porta da delegacia e outra para a frente da lotérica. Todos tiveram os aparelhos celulares levados pelos suspeitos. Na ação criminosa, a porta que dá acesso ao interior do estabelecimento foi destruída. Ninguém se feriu durante a ação e ainda não há informações sobre prisões e o valor roubado.

Bahia tem maior número de barragens ameaçadas de rompimento
Foto: Reprodução
MUNICÍPIOS 19 Nov 2018 - 08:19
Bahia tem maior número de barragens ameaçadas de rompimento

A Bahia registra dez barragens com maior risco de rompimento, maior número entre os reservatórios de todos os estados do país. Os dados são de um relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), referente a 2017, divulgado nesta segunda-feira (19) pela Folha de São Paulo. As barragens apontadas na Bahia estão na categoria de risco e de dano potencial associado, o que representa risco de rompimento devido à falta de manutenção adequada. Conforme o relatório, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi constatado árvores e formigueiros que comprometem a estabilidade do reservatório. As barragens baianas apontadas com problemas são: Pinhões, Araci, Afligidos, Apertado, Zabumbão, Luiz Vieira, Cipó, Tábua, RS1 e RS2.

Feriado combina com Armazém da Cerveja em Livramento; Disk Entrega 77 99944-1534
(Foto: Divulgação)
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 14 Nov 2018 - 19:27
Feriado combina com Armazém da Cerveja em Livramento; Disk Entrega 77 99944-1534

Quinta (15/11) é feriado e feriado combina com Armazém da Cerveja em Livramento de Nossa Senhora, onde você encontra cerveja de todas as marcas, água mineral, gelo, carvão e bebidas em geral. E para facilitar ainda mais, dispomos do serviço de Disk Entrega, ligou entregamos na hora no seu endereço (77) 99944-1534. Não esqueça (77) 99944-1534. Armazém da Cerveja.

Só um governador do Nordeste comparece a encontro em Brasília
Foto : Marcelo Camargo/Agência Brasil
POLÍTICA 14 Nov 2018 - 19:12
Só um governador do Nordeste comparece a encontro em Brasília

O governador reeleito do Piauí, Wellington Dias (PT), foi o único do Nordeste a marcar presença no Fórum de Governadores, hoje (14), em Brasília. O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), foi à reunião como representante de Rui Costa (PT), que está em Israel. Ao chegar à reunião, Dias adiantou que o Fórum de Governadores do Nordeste quer conversar com o novo chefe do Executivo nacional para tratar de uma agenda comum da região. Ele negou que haja resistência por parte dos governadores nordestinos. "Quando recebemos o convite, vários governadores estavam com missões no exterior, outros com compromissos, com dificuldades de alteração [na agenda], então acertamos que eu compareceria", explicou. A programação para hoje também prevê um encontro dos governadores com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e com o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.

Cuba anuncia retirada de médicos do Brasil após eleição de Bolsonaro
Foto : Karina Zambrana /ASCOM/MS
BRASIL 14 Nov 2018 - 19:01
Cuba anuncia retirada de médicos do Brasil após eleição de Bolsonaro

O governo de Cuba anunciou nesta quarta-feira (14) o fim do programa Mais Médicos no Brasil e a retirada dos profissionais de saúde do país. A medida ocorre após a eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência da República. Segundo o Ministério da Saúde cubano, questionamentos feitos pelo presidente eleito à qualificação dos médicos de Cuba e a exigência de revalidação de diplomas no Brasil foram fundamentais à decisão. Criado em 2013 durante o governo de Dilma Rousseff (PT), o programa teve como objetivo para ampliar o número desses profissionais no interior do país. Desde então, 20 mil profissionais atenderam a mais de 113 milhões de brasileiros. Pelas redes sociais, Bolsonaro confirmou a saída dos cubanos do programa.