• Foto : Luis Macedo / Câmara dos Deputados
  • 13 // Nov // 2018
  • 10h49

José Carlos Araújo diz que negocia com dois deputados para ampliar bancada do PR

Presidente do PR na Bahia, o deputado federal José Carlos Araújo revelou, em entrevista ao Metro1, que negocia com deputados federais para ampliar a bancada do partido na Câmara. Como Araújo não conseguiu se reeleger, o PR terá, no próximo ano, dois parlamentares José Rocha e João Carlos Bacelar. "Estamos conversando e eles devem se filiar, mas ainda não posso dizer os nomes. Isso é uma coisa que não se dizer neste momento", afirmou o republicano. 

 

  • Foto: Bruna Pires | Blog Regional
  • 12 // Nov // 2018
  • 23h45

Livramento: Desliga Enem aconteceu no último domingo e foi um sucesso

Realizado no último domingo (11), pela parceria entre a Unopar, o Colégio Probo COC e o Manjericão, o Desliga Enem teve o objetivo levar entretenimento para os estudantes que realizaram a cansativa e muito importante prova que foram feitas nos dias 04 e 11 de novembro.

  • Foto: Bruna Pires | Blog Regional
  • 12 // Nov // 2018
  • 23h45

A atração musical ficou por conta do cantor sertanejo Chris Pimenta, que levou o público a dançar e se divertir bastante, mesmo debaixo de chuva. Para os organizadores o evento foi de grande sucesso e atingiu os objetivos. Aproveitaram ainda para agradecer a todos que ajudaram na realização do evento.(Clique aqui e veja as fotos).

  • Foto: Bruna Pires | Blog Regional
  • 12 // Nov // 2018
  • 23h45

  • Foto: Divulgação
  • 10 // Nov // 2018
  • 09h45

Conheça os serviços do Armazém da Cerveja em Livramento; Disk Entrega 77 99944-1534

Livramento de Nossa Senhora conta agora com os serviços do Armazém da Cerveja, onde você encontra cerveja de todas as marcas, água mineral, gelo, carvão e bebidas em geral. E para facilitar ainda mais, dispomos do serviço de Disk Entrega, ligou entregamos na hora no seu endereço (77) 99944-1534. Não esqueça (77) 99944-1534. Armazém da Cerveja.

  • Foto: Reprodução
  • 09 // Nov // 2018
  • 12h28

Nilo rebate João Leão sobre delação de Nelson Leal: "mentiroso, vendedor de fumaça e não honra o cargo que tem"

O deputado federal eleito Marcelo Nilo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo vice-governador da Bahia, João Leão (PP), que o acusa de ser o responsável pelo vazamento da delação do empresário Kells Belarmino Mendes, investigado na operação Águia de Haia por liderar um esquema de fraude a licitações e desvio de verbas públicas. Na delação, o empresário cita o deputado estadual Nelson Leal (PP).  "Mentiroso, irresponsável e despreparado. É um vendedor de fumaça e que não honra o cargo que tem", disparou Marcelo Nilo. Segundo João Leão, Nilo "tem mania de perseguição" e teria feito o vazamento da delação, informação divugada com exclusividade pelo BNews. "O próprio Bocão News sabe que não fui eu que passei a matéria. Não sou homem de plantar matéria contra colegas. Tenho os meus problemas políticos com o deputado Nelson Leal, mas jamais faria isso com ele ou com a família dele", afirmou. Marcelo Nilo já presidiu a Assembleia Legislativa e tentou se reeleger no último pleito, mas desistiu na reta final da disputa após perder o apoio dos colegas para Angelo Coronel (PSD), o atual presidente. Nelson Leal é pré-candidato à presidência da Assembleia. No documento, o empresário Kells Belarmino Mendes contou ao Ministério Público Federal (MPF) que Leal, ao lado do irmão, intermediou um contrato que foi firmado com a prefeitura de Livramento de Nossa Senhora. O Ministério Público Federal (MPF), porém, apontou falta de provas contra o parlamentar.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 09 // Nov // 2018
  • 10h20

Veja as fotos da Solenidade de passagem de comando da 46ª CIPM em Livramento

Foi Realizada na tarde da última quinta-feira (08), a solenidade de passagem de comanda da 46ª CIPM - Companhia Independente de Policia Militar. O evento aconteceu na Rua Ibitiara, em frente ao antigo CETEB, futura sede da CIPM, no bairro Taquari. Deixa o comando da Unidade o Major PM Raimundo Nonato de Almeida Junior e assume o Capitão Vandilson Santos Araújo. (Clique aqui e veja as fotos).

  • Foto: Reprodução
  • 09 // Nov // 2018
  • 09h36

João Leão acusa Marcelo Nilo de articular vazamento de delação contra Nelson Leal: ele gosta de perseguir as pessoas

Presidente do PP na Bahia, o vice-governador João Leão acusa o deputado federal eleito Marcelo Nilo (PSB) de articular o vazamento de uma delação contra o pré-candidato à presidência da Assembleia Legislativa Nelson Leal (PP). No documento, o empresário Kells Belarmino Mendes contou ao Ministério Público Federal (MPF) que Leal, ao lado do irmão, intermediou um contrato que foi firmado com a prefeitura de Livramento de Nossa Senhora. O Ministério Público Federal (MPF), porém, apontou falta de provas contra o parlamentar. "Isso não é correto. Só porque o cara é candidato à presidência da Assembleia. Foi Marcelo Nilo, que tem mania de perseguição. Ele gosta de perseguir as pessoas, a mim, Otto Alencar, Jaques Wagner, Rui Costa...”, disse Leão ao BNews. "Ele [Nelson Leal] foi delatado. Não tinha culpa nenhuma. Se tivesse, teria sido indiciado como outros foram. Isso é um crime", acrescentou. Marcelo Nilo já presidiu a Assembleia Legislativa e tentou se reeleger no último pleito, mas desistiu na reta final da disputa após perder o apoio dos colegas para Angelo Coronel (PSD), o atual presidente. A reportagem tentou entrar em contato com Nilo, mas não obteve êxito até a publicação desta nota.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 09 // Nov // 2018
  • 09h22

Vaza delação de empresário que cita Nelson Leal; MPF apontou falta de provas contra o parlamentar

Concorrendo ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Nelson Leal (PP) foi citado na delação premiada do empresário Kells Belarmino Mendes, investigado na operação Águia de Haia por liderar um esquema de fraude a licitações e desvio de verbas públicas. De acordo com o documento obtido pelo Boção News, Kells Belarmino Mendes contou ao Ministério Público Federal (MPF) que o deputado, ao lado do irmão André Leal, intermediou um contrato que foi firmado com a prefeitura de Livramento de Nossa Senhora. No caso de Paramirim, narra o delator, a intermediação por parte do deputado e do irmão se repetiu. Segundo o empresário, os pagamentos feitos para o parlamentar eram entregues através de André Leal, fossem em espécie ou via transferência bancária. No depoimento, o Kells Belarmino também conta que nenhum dos contratos indicados por Nelson Leal foi executado, mas ainda assim efetuou pagamentos destinados ao parlamentar "em virtude de pedido do deputado Carlos Ubaldino". No entanto, o MPF não ofereceu denúncia contra o parlamentar na primeira instância por entender que não havia provas suficientes para os delitos apontados pelo delator. "No curso da investigação criminal, entretanto, não foram encontrados outras evidências que ligassem o deputado estadual Nelson Leal aos delitos perpetrados por Kells Belarmino Mendes e os outros denunciados. Assim, no que se refere à suposta participação de Nelson Leal nos crimes ora examinados, não foi possível colher outras provas que corroborassem as declarações de Kells Belarmino, restando comprovado apenas o vínculo direto entre André Souza Leal e a Orcrim [Organização criminosa], e a efetiva participação do denunciado André Leal nos crimes ora descritos", diz um trecho da denúncia apresentada pelo órgão ministerial. O esquema investigado envolvia diversos municípios do estado da Bahia e era liderado, em seu núcleo empresarial, por Kells Belarmino. De acordo com as investigações, a organizaçaõ criminosa reuniu prefeitos e servidores públicos de aproximadamente 20 municípios entre os anos de 2009 e 2015. O esquema consistia na contratação de empresas do grupo de Kells Belarmino para prestação de serviços educacionais e pedagógicos de tecnologia da informação. A reportagem tentou falar com o deputado Nelson Leal, mas as ligações não foram atendidas ao longo desta manhã do dia (08).

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 08 // Nov // 2018
  • 12h58

Resistência de colegas da Casa e adversários de outros partidos podem barra a escolha de Nelson Leal para presidência da AL-BA

Durante reunião, o vice-governador João Leão, que lidera o Partido Progressista na Bahia, disse que Nelson Leal (PP) será o candidato da legenda para o comando da Casa Legislativa. Ressaltou, que a sigla aposta em 18 apoios ao partido para vencer o pleito e a resistência de colegas de AL-BA a Leal.  De acordo com informações do Bahia Notícias, a notícia, porém, foi aceita a contragosto por Aderbal Caldas, interessado na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).  Ele acredita ter mais condições de se eleger como sucessor de Angelo Coronel (PSD) e estava disposto a testar a hipótese. “Na reunião, sugeri a Leão que a gente submetesse ao colegiado do partido o meu nome e o de Leal para recolhermos assinaturas. Foi uma das propostas minhas para ver quem teria mais aceitação, mas a proposta foi negada. Modéstia minha, mas o meu nome tem muito mais aceitação. Eu não tenho atrito e nenhum deputado iria se opor em votar em mim”, disse o deputado ao Bahia Notícias. Para tornar Leal possível, o PP ainda vai precisar enfrentar adversários de outros partidos da base de Rui Costa que desejam a cadeira de presidente, como também a resistência de colegas da Casa.

  • Foto: Divulgação | ONG APA
  • 07 // Nov // 2018
  • 13h31

Livramento: Local que abrigava animais capturados pela ONG APA sofre ato de vandalismo

Um local provisório que abrigava alguns animais da APA - Associação Protetora dos Animais localizado na Rua Ursino Tanajura Meira, sofreu um ato de vandalismo na última segunda-feira (05).  Segundo informações apuradas pelo Blog Regional, o cadeado foi arrombado pela terceira vez e alguns dos animais tomaram destino ignorado. Em sua pagina no facebook, a ONG  lamentou o ocorrido  e disse que providencias serão tomadas. “Mais uma vez sofremos vandalismo, juntamente com invasão de privacidade, tivemos o cadeado arrombado pela terceira vez, dessa forma, decidimos tomar providências, vamos lavrar o Boletim de Ocorrência, bem como instalar câmera para monitoramento, uma vez que temos o suspeito, porém não temos provas. Lamentável o ocorrido!! Existem meios legais para resolução de qualquer problema entre “vizinhos”, mas... NOSSA INTENÇÃO NÃO É INCOMODAR!! Estamos nos movimentando para sair da cidade, breve iremos para um local distante”. Diz a postagem.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 07 // Nov // 2018
  • 11h51

Nota de esclarecimento: Embasa reafirma qualidade da água fornecida em Livramento de Nossa Senhora

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) contesta veementemente a informação divulgada na imprensa de Livramento de Nossa Senhora a partir de depoimento irresponsável e leviano de um vereador do município. A empresa reafirma e garante a procedência da água fornecida pelo Sistema de Abastecimento local, uma vez que a água é submetida a rigoroso tratamento e controle de qualidade nos laboratórios da empresa. Os resultados dos laudos dos exames que atestam a qualidade da água e o atendimento aos parâmetros de potabilidade estabelecidos na Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde, que determina os índices de cor, turbidez, cloro residual e bacteriológico, são documentos públicos e à disposição da comunidade. A Embasa ressalta, ainda, que a Vigilância Sanitária do Município e a Diretoria de Vigilância Sanitária Ambiental também fazem suas próprias coletas e análises para verificação do cumprimento das exigências do Ministério da Saúde. O desabastecimento ocorrido no início da semana passada foi ocasionado por problemas operacionais em função da alteração do estado físico e da coloração da água bruta causada pelas chuvas que restringiram momentaneamente o funcionamento da Estação de Tratamento.  Aliado a este problema, o manancial de captação de água bruta para tratamento foi desviado ilegalmente, ampliando o período de desabastecimento. Desde a quarta-feira (31 de outubro) o abastecimento foi retomado em Livramento e regularizado completamente no final de semana. Quanto à insinuação do surto de diarréia registrado no início deste ano no município, a Embasa lembra que os laudos das análises de água deram negativo para os itens bacteriológicos, entre eles, coliformes fecais, e que o surto foi causado por uma virose que acometeu, inclusive, pessoas residentes em localidades rurais não atendidas pelas redes desta concessionária. Como ficou comprovado, o caso não teve nenhuma relação com a água consumida pela população livramentense. Por fim, a Embasa lembra que o efluente descartado no rio Brumado, no município de Rio de Contas, após passar por tratamento, atende aos parâmetros de qualidade determinados pela Resolução 430/2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

  • Foto: Divulgação
  • 07 // Nov // 2018
  • 11h04

Neste domingo acontecerá 'Desliga ENEM' na Praça Zezinho Tanajura

Neste domingo (11) acontecerá na Praça Coronel Zezinho Tanajura o “Desliga ENEM”.  O evento  acontecerá às 19 horas e contará com animação do Cantor Chris Pimenta. Reúna os amigos e a família e venha curtir essa grande festa. A realização é da Unopar, Colégio Probo, Wizard e Manjericão.

  • Foto: Divulgação
  • 07 // Nov // 2018
  • 09h13

Livramento: Prefeitura realiza limpeza de lagoa e aguadas na comunidade de Santa Cruz

As limpezas das lagoas e aguadas continuam no município de Livramento de Nossa Senhora. A lagoa de Santa Cruz, no Distrito de Iguatemi, comunidade com 51 residências, começou a receber os serviços no último dia (06). As lagoas e aguadas são de extrema importância para o cotidiano do sertanejo, esses reservatórios, muitas vezes, é a principal fonte de água para o consumo dos povoados, por isso essas manutenções são muito importantes. Essa foi uma solicitação da comunidade em reunião da Agenda Positiva do prefeito Ricardinho Ribeiro, que está sendo cumprida.

  • Foto: Divulgação
  • 07 // Nov // 2018
  • 09h13

  • Foto : Reprodução/TV Bahia
  • 07 // Nov // 2018
  • 08h52

Prefeitura de Correntina decreta situação de emergência após fortes chuvas

A Prefeitura de Correntina, no oeste da Bahia, decretou na última segunda-feira (05) situação de emergência devido aos estragos causados pela chuva que atingiu o município na sexta-feira (02). A cidade afirma não ter recursos suficientes para os reparos imediatos. De acordo com o G1, a Prefeitura informou que foram registrados 80mm de chuva em três horas. Por isso, o rio de Correntina transbordou e o asfalto de uma rodovia cedeu. Muitas ruas da cidade ficaram completamente alagadas, mas não houve registro de desabrigados ou desalojados. Ainda de acordo com a Prefeitura, a chuva destruiu estrada, pontes e bueiros, provocando ainda mais alagamento.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 07 // Nov // 2018
  • 08h18

'Embasa serve bosta para população', diz vereador de Livramento de Nossa Senhora

O vereador João Batista Pereira dos Santos (PTB), popularmente conhecido como João de Ogum, de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, tem direcionado severas críticas à Embasa em razão dos serviços oferecidos pela empresa na cidade. “Essa empresa é uma vergonha”, disse. Segundo ele, a Embasa não respeita a população e distribui água com coliformes fecais, conforme atestado em documentação que está com a Promotoria Pública. Há um ano e oito meses, o vereador cobra explicações da empresa, mas sem sucesso. “A Embasa não serve água potável nenhuma, serve uma lavagem para população. A água de Livramento é bosta pura”, completou ao site Achei Sudoeste. Recentemente, houve um surto de casos de diarreia na cidade, que teria sido provocado, segundo Ogum, devido aos coliformes fecais presentes na água. O vereador ainda coloca em cheque o funcionamento da estação de tratamento da Embasa, que constantemente apresenta defeito. Para João de Ogum, não se trata de uma briga política e sim por humanidade. “Será que eles não têm capacidade de oferecer uma água sadia para 40 e poucos mil habitantes?”, questionou.

  • Foto: Reprodução
  • 06 // Nov // 2018
  • 09h16

Petrobras anuncia aumento de 8,5% em preço de botijão de gás nas refinarias

A Petrobras revisou o preço nas refinarias do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para consumo residencial, de 8,5% para R$ 25,7, o equivalente a um reajuste de R$ 1,97 por botijão. A alta acumulada no ano é de 2,8%. Desde o começo do ano a estatal faz reajustes trimestrais do valor do botijão de gás. Em janeiro e abril o preço diminuiu, já em julho aumentou. De acordo com o Estadão, em comunicado, a empresa explicou que “a desvalorização do real frente ao dólar e as elevações nas cotações internacionais do GLP foram os principais fatores para a alta” e que a metodologia de reajuste trimestral tem o propósito de suavizar os impactos da transferência da volatilidade externa para os preços domésticos.