• Foto: Divulgação
  • 02 // Mar // 2018
  • 18h03

Enquanto SSP persegue adversários, sala de Liderança da Oposição na Alba é atingida por tiros

O cenário de insegurança que vive a população baiana, com o aumento das ocorrências de violência chegou a Assembleia Legislativa da Bahia, sendo o alvo, a sede da Liderança da Oposição na Casa. A sala usada pelo líder da Bancada foi atingida por tiro de grosso calibre, quebrando a principal janela do ambiente. O projétil foi encontrado em cima da mesa do líder. No momento ninguém se encontrava no local. O fato chamou a atenção da Bancada, que acionou o comando da segurança do Parlamento e uma perícia já está sendo feita para identificar a origem dos disparos. “Foi um grande susto, mas graças a Deus não houve maiores danos. Contudo, o fato serve para que reflitamos não apenas sobre o clima de insegurança que todos nós cidadãos baianos estamos submetidos, mas também sobre a atuação da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Enquanto a Secretaria atua nos bastidores para perseguir adversários, nós todos estamos à mercê da violência. A SSP deveria está mais preocupada com a segurança da população e dos poderes constituídos e não utilizar o seu aparato para fazer investigações ilegais”, criticou o líder da Bancada, Luciano Ribeiro (DEM).  Segundo o democrata, a SSP faz operação ilegal para vasculhar de forma indevida as obras de requalificação da Barra, em Salvador, mas não tem os mesmos olhos para as supostas irregularidades, que envolvem a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb). “A Secretaria usa dois pesos e duas medidas. Isso fica claro, diante do fato de não ter levado adiante as investigações na CERB”. O deputado lembrou que a Oposição ingressou com uma representação que tinha como objetivo apurar a troca de vantagens indevidas entre o órgão do governo do estado e a empresa Odebrecht.  “Diante de tudo isso, queremos reiterar que nada deterá, nem intimidará o trabalho da Oposição na Assembleia”, mandou recado.

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Fev // 2018
  • 15h20

Luciano Ribeiro assume liderança da Minoria na Alba

Após reunião com os deputados que integram o grupo de oposição da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, na manha desta terça-feira (27), foi definido que o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) assume a liderança da bancada da minoria, que até a data foi liderada por Leur Lomanto Junior (MDB). Luciano Ribeiro reafirma a importância da função assumida na condução do grupo. “A decisão pelo meu nome foi de forma consensual, e desta forma é como pretendemos direcionar os trabalhos, acordos e as decisões a favor da minoria da Casa e favor do interesse do grupo, a exemplo da proposta que ontem fizemos para a instalação de CPI para investigar supostas irregularidades na construção da Arena Fonte Nova”, salientou Ribeiro.

  • Foto: Divulgação/SSP-BA
  • 26 // Fev // 2018
  • 18h34

Novo Horizonte: Polícia apreende 750 kg de explosivos e 9 km de fita para detonação

Guarnições do 4º Pelotão da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Seabra) localizaram, no final da manhã desta segunda-feira (26), 750 kg de explosivos granulados e cerca de nove quilômetros de cordel para detonação; O flagrante ocorreu, no município de Novo Horizonte, distante 580 quilômetros da capital. Nivaldo Umbuzeiro Guimarães dirigia uma camionete, modelo Amarok, de placa NZG 8153, quando foi abordado pela equipe. Na carroceria os policiais encontraram o material bélico que tem capacidade para produzir artefatos capazes de estourar 2.760 caixas eletrônicos. O suspeito afirmou que o material estava sendo levado para Umburanas, mas não apresentou nota fiscal ou autorização para transporte do mesmo. De acordo com o comandante da 29ª CIPM, capitão Nelson Normando Júnior, a unidade vem desenvolvendo ações para inibir ataques contra instituições financeiras. “Esta foi a maior apreensão do ano”, revelou o oficial. Nivaldo e o armamento foram levados para a 13ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra).

  • Foto: Reprodução
  • 26 // Fev // 2018
  • 18h29

Livramento: Pefeitura assinou a adesão ao Programa Internet para Todos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

O Governo Nossa Terra, Nosso Orgulho assinou a adesão ao Programa Internet para Todos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que tem o objetivo de levar, com um preço reduzido, conectividade para milhares de localidades brasileiras, tem previsão de início no primeiro trimestre de 2018. No programa, o Governo Federal entrará com o fornecimento do serviço e implantação das torres, enquanto a prefeitura arcará com os custos do terreno, para instalação dos equipamentos, e da energia elétrica. São mais de 30 comunidades já cadastradas em nosso município.

 

  • Foto: Divulgação / SSP
  • 24 // Fev // 2018
  • 17h29

Metralhadora 9mm e 21 kg de drogas são encontrados em Feira

Uma metralhadora calibre 9mm (uso restrito das Forças Armadas e Polícia Federal) e 21 kg de drogas foram apreendidos, neste sábado (24), pelo Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) da 65ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Feira de Santana). Adna Jane Silva Santos, 22 anos, foi presa em flagrante, no imóvel utilizado para guardar os materiais. Guarnições patrulhavam, na Rua Pará, bairro Asa Branca, quando perceberam um casal em atitude suspeita, na frente de uma casa. Os PMs se aproximaram e a dupla correu para parte interna do imóvel. O homem, marido de Adna, consegui escapar. Nos cômodos foram localizados a metralhadora, munições, carregadores, 27 tabletes de maconha, cocaína e crack, além de balanças. A traficante e os materiais foram encaminhados para a Central de Flagrantes. "Mais uma grande apreensão da polícia baiana, mostrando que o trabalho de combate ao tráfico é incansável. Seguiremos procurando o comparsa e companheiro desta mulher", informou o comandante do Policiamento na Região Leste, coronel Luziel Andrade.

  • Foto: Reprodução
  • 24 // Fev // 2018
  • 17h08

Andressa Urach diz que tanto morar junto quanto ter relação sexual antes do casamento é prostituição

Andressa Urach, 30, disse que tanto morar com o parceiro, quanto ter relação sexual com ele antes do casamento é prostituição. ”Sexo depois do casamento pode, mas tem de ser casado, não ajuntado, não morando junto, tá? Porque morar junto também é prostituição”, disse em vídeo publicado em seu canal no YouTube, na quarta-feira (21). A ex-modelo, que já chegou a assumir ter vergonha de seu passado, gravou um vídeo em que responde questões sobre a vida sexual ”de acordo com a palavra de Deus”. “Lembrando que se sua igreja fala que não, é melhor você obedecer, tá?” Entre os assuntos, Urach fala sobre frequentar motel,  assistir a filmes pornô, masturbação, objetos eróticos e sexo grupal. ”Motel, eu já fui, tá? Mas não acho legal para uma mulher de Deus. É um ambiente que tem muitos espíritos de prostituição.” Sobre sexo oral, a ex-modelo disse que é preciso analisar conforme a interpretação de cada igreja. ”Dúvida de muita gente, na Bíblia não tem nada de não poder sexo oral. Eu não vejo nenhum problema, desde que seja com o seu marido […] Para alguns religiosos, é pecado, mas aí é a fé deles.” No caso do sexo anal, ela não ponderou e apenas disse que ”não pode”.

  • 24 // Fev // 2018
  • 17h06

Leilão da Empresa Baiana de Alimentos – Ebal é remarcado pelo Estado para o dia 15 de março

A Comissão Especial constituída para conduzir o processo de alienação da participação acionária do Estado no capital da Ebal – Empresa Baiana de Alimentos – decidiu adiar para o dia 15 de março o leilão da empresa. O objetivo do Governo do Estado e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) é garantir aos interessados mais tempo para se prepararem para apresentar as propostas. O leilão ocorrerá a partir das 9h, no auditório da SDE, no Centro Administrativo da Bahia, 4ª Avenida, nº 415. O Edital de licitação pode ser encontrado no site da SDE.

  • Foto: Reprodução
  • 23 // Fev // 2018
  • 17h52

Estuprador de bebê de 04 meses em Belmonte é capturado

Rairone Moura, de 47 anos, acusado de ter estuprado uma bebê de apenas 04 meses de vida, na madrugada de domingo (18), em Belmonte, foi preso na tarde desta sexta feira (23) no distrito de Boca do Rio em Belmonte. O estuprador foi capturado por moradores, amarrado e colocado dentro de um carro. Após divulgação do estupro da criança que foi abandonada numa estrada vicinal, a foto foi divulgada nas redes sociais e causou revolta na população do extremo sul da Bahia. Desde a divulgação do crime a polícia começou a procurar o criminoso usando carros, barcos e cavalos, tudo para colocar o bandido atrás das grades. Rairone estava escondido em um local que fica a mais de 60 quilômetros de Santa Maria Eterna, onde ocorreu o estupro. A população comemorou a prisão do acusado.

  • Foto: Reprodução / G1
  • 23 // Fev // 2018
  • 17h26

Acm Neto nega plano B caso dispute governo da Bahia; temos vários nomes que podem disputar

Pressionado por aliados a anunciar candidatura mas ainda sem decidir se disputa o governo da Bahia este ano, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse nesta sexta-feira (23) que o escolhido para concorrer ao Palácio de Ondina será “o plano A” do grupo, que teria “vários nomes” para tentar o comando do Executivo estadual. Ao ser questionado sobre qual poderia ser o “plano B” caso resolva não sair candidato, Neto refutou a expressão. “Não tem plano B, nem plano C, nem nada. Qualquer um que seja apresentado como candidato será o plano A. Eu, Zé Ronaldo, Bruno [Reis], ou um dos deputados federais, ou um dos estaduais, ou outro prefeito. Temos vários nomes que podem disputar o governo da Bahia”, declarou o gestor. O democrata também foi curto, ao responder se convidou o vice-prefeito Bruno Reis (MDB) para se filiar ao Democratas: “Não”.

  • Foto: Blog Marcos Frahm
  • 23 // Fev // 2018
  • 09h03

Jovem de 26 anos é assassinado com vários tiros em via pública do bairro Casca, em Jaguaquara

Um jovem de 26 anos morreu após ser atingido por vários disparos de arma de fogo no início da madrugada desta sexta-feira (22), em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá. Segundo informações da Polícia Militar via ao Blog Marcos Frahm, a guarnição foi acionada e, quando chegou ao local, na Rua São Jorge [Rua do Brega], bairro Casca, a vítima apresentava sinais vitais e foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, que encaminhou o jovem ao Hospital Municipal de Jaguaquara – HMJ. Ao dar entrada na unidade hospitalar, por volta da 00h40, Cleiton Santos Costa não resistiu aos ferimentos à bala e foi a óbito logo após ser retirado da ambulância. No local, nem as cápsulas da arma utilizada para a prática do crime foram encontradas pela PM. Na via pública, moradores disseram que ouviram estampidos de armas de fogo contra Cleiton, deflagrados por criminosos a bordo de um veículo de características não anotadas. A Polícia Militar chegou a fazer buscas pela região, mas ninguém foi preso. A PM informou ainda que a vítima possuía passagens. A Polícia Civil investigará o caso.

  • 22 // Fev // 2018
  • 19h01

Por críticas, Temer pode criar apenas cargo de ministro da Segurança

Em meio às críticas à criação de mais uma pasta no primeiro escalão, o presidente Michel Temer (MDB) avalia apenas nomear um ministro extraordinário da Segurança Pública. De acordo com a coluna de Valdo Cruz, no G1, com a medida, não seria criada uma nova estrutura ministerial completa para tratar do tema. Outra razão para tal é que a nomeação do ministro extraordinário seria feita por decreto, sem a necessidade da edição de medida provisória ou projeto de lei. Ainda de acordo com a publicação, o presidente ainda não tem um nome para ocupar o cargo.

  • Foto: Reprodução | Whatsapp Bahia Verdade
  • 22 // Fev // 2018
  • 18h40

Poste de energia cai e ruas ficam alagadas após forte chuva em Livramento de Nossa Senhora

A forte chuva que caiu na tarde desta quinta-feira (22) deixou estragos em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações apuradas pelo Bahia Verdade, em alguns pontos no município, houve registros de alagamentos. Um poste de energia elétrica caiu próximo a ponte do Bairro Taquari, Não houve registro de feridos. Segundo a previsão do tempo da agência Seagri, vinculada a Secretaria de Agricultura do estado da Bahia, mais de 100mm de chuva está previsto para os próximos 15 dias na capital da manga. Veja Vídeo:

  • Foto: Divulgação | Ascom PML
  • 22 // Fev // 2018
  • 18h18

Livramento: Com recursos próprios SEINF realiza serviços de esgotamento sanitário na Rua Durval Mandú

A Secretária de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano - SEINF iniciou os serviços de esgotamento sanitário na Rua Durval Mandú, no Taquari. O prefeito Ricardinho Ribeiro, com essa obra, resgata compromisso que foi feito com os moradores daquela rua. A benfeitoria está sendo realizada com recursos próprios e o pessoal da própria SEINF.

  • Foto: Divulgação
  • 22 // Fev // 2018
  • 09h13

Fornecimento de água será reduzido em Livramento de Nossa Senhora durante intervenção na Estação de Tratamento

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que no período de 27 de fevereiro até 08 de março, a oferta de água distribuída no Sistema de Abastecimento de Água de Livramento de Nossa Senhora será reduzida em toda a cidade. A medida faz parte do cronograma de ações previstas durante a realização dos serviços de melhoria na estação de tratamento com o objetivo de garantir a manutenção da qualidade da água disponibilizada pelo sistema. Durante o período é recomendável que a população instale reservatório domiciliar que atenda às necessidades de consumo do imóvel e adote medidas de consumo racional da água armazenada. Em alguns pontos da cidade o abastecimento alternativo acontecerá por meio de carros-pipa. É importante evitar o uso de água potável para a lavagem de carros, de calçadas ou rega de plantas e jardins. Para esses fins, é recomendável o reuso da água de lavagem de roupas ou da lavagem de hortaliças e legumes. Também é preciso que a população seja vigilante em relação a vazamentos na rede interna do imóvel. Para informar vazamentos na rede pública distribuidora ou uso clandestino da água da rede de distribuição, a população pode utilizar o site da Embasa ou ligar para o teleatendimento gratuito 0800 0555 195.

  • Foto: Estadão
  • 21 // Fev // 2018
  • 15h23

Proposta do governo Temer corta R$ 40 milhões de verba federal na segurança pública da Bahia

Uma proposta de remanejamento orçamentário proposto pelo presidente Michel Temer vai cortar R$ 40 milhões que iriam para Secretaria de Segurança Pública da Bahia. A matéria (PLN 01/2018) foi aprovada nesta terça-feira (20) por deputados e senadores no Congresso Nacional, que no somatório total cortou R$ 180 milhões de investimento federal que estava cotado para o estado da Bahia em áreas de educação, saúde e tecnologia. Pelo Facebook, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) criticou o movimento do Planalto que, na contramão do investimento maciço na intervenção militar no Rio de Janeiro, diminui o suporte financeiro para que Bahia consiga modernizar a inteligência policial. Além da segurança pública, houve cortes de R$ 40 milhões que serviriam para a reestruturação e modernização do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, R$ 40 milhões que seriam usados na inovação e produção de insumos estratégicos para a saúde, mais R$ 30 milhões que seriam aplicados na expansão e reestruturação de instituições federais de educação profissional e tecnológica, outros R$ 30 milhões de apoio a entidades de ensino superior não federais, além de R$ 120 mil que seriam para a aquisição de veículos para o transporte escolar da educação básica – Caminho da Escola. ”E o prefeitinho ACM Neto não diz nada? Não move uma palha para defender a Bahia? Permite que seu aliado golpista arranque tudo de nosso estado?”, provocou Solla. Na sessão desta terça, o Congresso aprovou a proposta que libera R$ 2 bilhões para os municípios investirem em saúde, educação e assistência social. O dinheiro concretiza auxílio financeiro previsto pela Medida Provisória 815/17. Serão R$ 600 milhões para educação, R$ 1 bilhão para a saúde e R$ 400 milhões para a assistência social.