• Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 04 // Jun // 2024
  • 15h08

Cantor Pablo anuncia fim da 'Sofrência' em sua carreira

O cantor Pablo surpreendeu seus seguidores nas redes sociais ao anunciar uma mudança na carreira. Em vídeo compartilhado no Instagram, no início da tarde desta terça-feira (4), o artista afirmou que vai "parar com a sofrência", expressão usada para as músicas melódicas e românticas comuns em seu repertório. "Eu decidi que eu vou parar com a sofrência. Pelo menos até esse momento, é o que eu penso em fazer", disse o artista, surpreendendo os seguidores. Segundo Pablo, a decisão era cogitada há algum tempo e foi tomada após conversas com a esposa e com sua equipe. "Eu quero agradecer a todos os meus fãs, acho que é uma obrigação minha vir aqui dar uma satisfação a vocês sobre essa decisão que eu tomei. (...) Espero que vocês entendam. Pra mim, chega de sofrência", declarou. O anúncio, no entanto, vem sendo tratado por alguns fãs como uma jogada de marketing do cantor, devido a um projeto do artista previsto para ser lançado no dia 7 de junho.

  • Foto: Blog Regional
  • 04 // Jun // 2024
  • 15h02

Homem é preso por tentativa de feminicídio em Jequié

Policiais da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam/Jequié) prenderam em flagrante um homem por tentativa de feminicídio nesta terça-feira (4), na Rua Mário Liz, na localidade conhecida como Baixão, na cidade de Jequié. O suspeito invadiu um estabelecimento comercial e desferiu pauladas contra a vítima, que tentou se proteger com um martelo, mas foi atingida diversas vezes na cabeça. Ela foi socorrida por uma unidade do SAMU. Os policiais realizaram diligências e encontraram o suspeito, que fugiu pulando os muros de casas na Rua Mário Liz. Uma perseguição foi iniciada, e as equipes conseguiram conter o homem, que estava muito agressivo e resistiu à prisão. Ele foi encaminhado para Deam/Jequié, onde permanece custodiado à disposição da Justiça. A vítima, que teve fratura exposta no ombro e ferimentos na região da cabeça, segue internada em uma unidade hospitalar, em estado grave.

  • Foto: Divulgação
  • 04 // Jun // 2024
  • 14h59

OAB Bahia e OAB Conquista solicitam melhorias na assessibilidade universal do sistema judicial

A OAB Bahia, em conjunto com a OAB - Subseção de Vitória da Conquista, enviou, no dia 7 de Maio, um ofício ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) destacando a necessidade de aprimoramentos no sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJE) e Processo Judicial Digital (PROJUDI) para garantir maior acessibilidade. O ofício foi assinado pela Presidenta da OAB Bahia - Dra. Daniela Borges e pela Presidenta da OAB Conquista - Dra. Luciana Silva, destacando a importância de tornar os sistemas judiciais acessíveis a todas as pessoas, conforme estabelecido na Resolução nº 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Um dos principais pontos levantados foi a incompatibilidade do sistema PROJUDI com leitores de tela, como o NVDA, utilizado por pessoas com deficiência visual. Além disso, foi destacado a necessidade de implementar recursos de tecnologia assistiva, como a formatação OCR em documentos de imagem disponibilizados pelo PJE. A situação chegou em nossa Subseção através da representação da Dra. Jenivalda Sampaio, logo após atuação e parecer da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pelo Dr. André Peixoto, foi encaminhado para a Seccional.  Trata-se de uma ação para a tutela dos direitos da pessoa com deficiência, tendo em vista a superação de barreiras.

  • Foto: Divulgação
  • 04 // Jun // 2024
  • 08h32

Prefeitura de Paramirim entrega novo Hospital Municipal e UBS com emenda do deputado estadual Marquinho Viana

No último sábado (31), a população de Paramirim comemorou a entregas do Hospital Municipal Aurélio J. Rocha e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Elza Santos Brito. As obras foram realizadas através de emendas parlamentares do deputado estadual Marquinho Viana, com investimentos de R$ 1.380.000,00 no Hospital Municipal Aurélio J. Rocha  e R$ 1.027.100,73 na UBS. O deputado Marquinho Viana, autor das emendas que viabilizaram os projetos, ressaltou seu compromisso com o desenvolvimento da saúde pública no interior da Bahia. "Investir em saúde é investir na qualidade de vida das pessoas. É gratificante ver o resultado do nosso trabalho concretizado em obras que irão beneficiar toda a comunidade", afirmou o parlamentar. As entregas contaram com a presença do prefeito Gilberto Brito, do vice-prefeito João Ricardo, deputado estadual Marquinho Viana, vereadores, secretários municipais outras autoridades locais.

  • Foto: Divulgação
  • 04 // Jun // 2024
  • 08h29

Homem suspeito de tráfico de drogas é preso em Livramento de Nossa Senhora

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi preso na última sexta-feira (31) por policiais da Cipe Sudoeste em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. Durante um patrulhamento na região, os militares se depararam com um indivíduo que despertou a suspeita dos agentes. Ao realizarem a abordagem, foram encontradas 17 porções de maconha, 37 porções de cocaína, um tablete de cocaína, dinheiro em espécie, duas balanças de precisão e embalagens para acondicionar drogas. O homem e todo o material recolhido foram encaminhados para a delegacia de Brumado, onde a ocorrência foi registrada.

  • Foto: Reprodução
  • 04 // Jun // 2024
  • 07h43

Criança de dois anos morre após ingerir bebida alcoólica em Juazeiro

Uma criança de dois anos, que não teve a identidade revelada, sofreu uma parada cardíaca e morreu após ingerir bebidas alcoólicas na última sexta-feira (31), na zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia. A menina chegou a ser levada para o hospital mais próximo de onde morava, mas já chegou à unidade de saúde sem vida após sofrer uma parada cardíaca. De acordo com a Polícia Civil, o caso está sendo investigado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar, já que a morte está sendo considerada acidental. Os médicos que realizaram os primeiros atendimentos à vítima e familiares que estavam no momento do suposto acidente já foram ouvidos na delegacia de Juazeiro.

  • Foto: Blog Regional
  • 04 // Jun // 2024
  • 07h33

Corpo de mulher é encontrado com sinais de violência em Ituaçu

Na noite da última quinta-feira (30), o corpo de uma mulher foi encontrado no quintal de sua residência na Rua Eufrásio Pires, Bairro Primavera, em Ituaçu, na Chapada Diamantina, com sinais de violência. A vítima, identificada como Marizete Silva Nunes, de 40 anos, foi descoberta sem vida pelo cunhado, que imediatamente acionou a Polícia Civil. Segundo informações, a área foi isolada pela polícia até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Após a realização do levantamento cadavérico, o corpo de Marizete foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para necropsia. A ocorrência foi registrada na delegacia de Ituaçu e o caso está sendo investigado para determinar as circunstâncias e a causa da morte.

  • Foto: Nelson Jr/SCO/STF
  • 03 // Jun // 2024
  • 12h36

Ministra Cármen Lúcia toma posse na presidência do TSE

A ministra Cármen Lúcia toma posse nesta segunda-feira (3), às 19h, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela vai suceder o atual presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes. Esta é a segunda vez que a ministra preside o tribunal. Em 2012, ela foi a primeira mulher a comandar a Corte. Agora, assim como há 12 anos, Cármen Lúcia estará à frente do TSE para organizar as eleições municipais. Na mesma cerimônia, o ministro Nunes Marques assumirá a vice-presidência do TSE. Os dois foram eleitos no dia 7 de maio.

  • Foto: Divulgação
  • 03 // Jun // 2024
  • 12h30

Chefe de facção na Chapada Diamantina morre em operação policial

Iranildo Souza dos Santos, de 25 anos, chefe de uma facção criminosa atuante na região da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, morreu neste domingo (2) durante uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e da Polícia Militar. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Iranildo estava escondido no Paraguai e retornou à Bahia para ordenar ataques contra facções rivais. Ainda conforme a SSP-BA, ele enviava drogas, armas e munições para os integrantes de sua organização criminosa a partir do país vizinho. Por meio de ações de inteligência da FICCO e da Cipe Chapada da PM, Iranildo foi localizado na cidade de Mucugê. Durante a tentativa de captura, houve confronto, e Iranildo acabou ferido. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos, conforme relatado pela polícia. Com ele, foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, porções de cocaína, entre outros itens.

  • Foto: Rafael Rodrigues/ Ascom SSP
  • 03 // Jun // 2024
  • 12h24

Projeto de lei propõe instalação de câmeras corporais em agentes políticos

Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe a instalação de câmeras corporais (bodycams) em agentes políticos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A iniciativa, de autoria do deputado federal Marcelo Freitas (União-MG), visa registrar as ações dos agentes durante o expediente, além de instalar filmadoras nos gabinetes públicos. De acordo com a proposta, os órgãos dos Três Poderes deverão instalar dispositivos de captação de áudio e vídeo nos gabinetes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de juízes e desembargadores, de ministros de Tribunais Superiores, de conselheiros dos Tribunais de Contas, de membros do Ministério Público e de ministros de Estado. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, as imagens e áudios captados ficariam armazenados por pelo menos 360 dias. Esses registros poderiam ser utilizados na instrução de procedimentos criminais aos quais os agentes estão subordinados.

  • Foto: Blog Regional
  • 03 // Jun // 2024
  • 12h17

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber segunda parcela do 13º Salário

A partir desta segunda-feira (03), mais de 33 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a segunda parcela do 13º salário. Este pagamento, iniciado no final de maio de 2024, faz parte da política de antecipação dos benefícios adotada nos últimos anos, relevante diante do atual cenário econômico desafiador e incerto. De acordo com o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará uma injeção de R$ 67,6 bilhões na economia. Deste total, R$ 33,92 bilhões correspondem à segunda parcela, referente à competência de maio, sendo paga entre o fim de maio e o início de junho. A primeira parcela, da competência de abril, foi paga no fim de abril e início de maio. A maioria dos beneficiários receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela. No entanto, aqueles que começaram a receber o benefício após janeiro terão o valor calculado proporcionalmente. O Ministério da Previdência esclarece ainda que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício.

  • Foto: Divulgação
  • 01 // Jun // 2024
  • 09h21

Presidente da Câmara Ronilton Batata celebra parceria para obras de infraestrutura em Livramento

Hoje, 1º de junho, inicia-se oficialmente os Festejos Juninos no Bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora. O presidente da Câmara de Vereadores, Ronilton Batata, anunciou novidades importantes para a comunidade. Em parceria com a prefeitura municipal, através do prefeito Ricardinho, Ronilton solicitou ao Deputado Bacelar a liberação de emendas para a pavimentação em paralelepípedos nas ruas Santo Antônio e Travessa Santo Antônio, no Bairro Estocada. Além disso, foi solicitada a pavimentação nos Bairros Telha e Cruzeiro. As obras de topografia nessas localidades já começaram, e a proposta está no Ministério das Cidades. A expectativa é que em breve a emenda seja liberada e os trabalhos iniciados. As ações visam melhorar a infraestrutura da região, beneficiando os moradores dos bairros citados.

  • Foto: Divulgação
  • 01 // Jun // 2024
  • 00h56

Estudantes de Novo Horizonte ganham Laboratório Científico de R$200 Mil

Os estudantes de Novo Horizonte terão em breve um novo impulso para suas atividades educacionais com a instalação de um mega laboratório científico na unidade escolar. Após uma luta da deputada estadual e do prefeito Djalma, junto ao governador Jerônimo Rodrigues, a Secretaria de Educação confirmou a viabilização de equipamentos e mobiliário no valor total de R$200 mil. A boa notícia foi oficializada com a publicação do convênio no Diário Oficial. "Valeu a pena acreditar!", comemorou a deputada, destacando a importância da conquista para a comunidade escolar. "O novo laboratório representa um avanço significativo na qualidade do ensino, proporcionando aos alunos um ambiente moderno e bem equipado para o desenvolvimento de atividades científicas", disse. O prefeito Djalma também celebrou a realização, afirmando que o investimento contribuirá para o fortalecimento da educação em Novo Horizonte. Segundo ele, a parceria com o governo estadual e a atuação conjunta foram determinantes para alcançar esse resultado positivo.


  • Foto: Blog Regional
  • 01 // Jun // 2024
  • 00h54

Governador Jerônimo Rodrigues entrega obras e melhorias em Malhada de Pedras

Neste domingo (2), às 8h, o governador Jerônimo Rodrigues entregará a reforma e ampliação do Mercado Municipal de Malhada de Pedras. A cerimônia inclui a entrega de 50 barracas para feirantes e uma unidade classificadora de ovos. Além disso, Jerônimo inaugurará a pavimentação de ruas no Centro e no Bairro Popular IV, a Praça Neli Aparecida e uma Unidade Básica de Saúde (USB) para a localidade de Poço Dantas. Durante o evento, o governador também assinará autorizações para a pavimentação do acesso ao Colégio Estadual e para a construção de uma nova unidade escolar que abrigará o Centro Educacional Ruy Barbosa. Outra importante medida será a implantação de abastecimento de água para as localidades de Mosquito e Sapé.

  • Foto: Divulgação
  • 01 // Jun // 2024
  • 00h49

Justiça prorroga afastamento de presidente da Câmara de Ibirapitanga por suspeitas de fraudes

O juiz Carlos Eduardo Camillo, da Vara dos Feitos de Relações de Consumo Cíveis e Comerciais de Ubatã acatou um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e prorrogou por mais 90 dias o afastamento de Marlene de Jalmir (PSD), presidente da Câmara de Ibirapitanga. A vereadora, que está em seu segundo mandato como presidente da Casa Legislativa, foi denunciada pelo MP-BA por fraudes em licitações. As suspeitas envolvem a contratação de empresas fictícias e a utilização de documentos falsos nos procedimentos de dispensa de licitação. Segundo a investigação do Ministério Público, a gestão de Marlene de Jalmir instaurou um "estado de coisas ilegais" na Câmara. Os atos supostamente praticados por ela teriam resultado em enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário municipal, estimado em pelo menos R$ 101.261,86. Este valor é considerado alto para os padrões da Casa Legislativa, representando aproximadamente 44% do duodécimo recebido mensalmente em 2022. A decisão de prorrogar o afastamento da vereadora visa permitir a continuidade das investigações e evitar a interferência na coleta de provas.