Conquista: corpo encontrado em carro incendiado pode ser de empresário
Foto: Reprodução/Blog do Rodrigo Ferraz
Vitória da Conquista 18 Jul 2021 - 11:43
Conquista: corpo encontrado em carro incendiado pode ser de empresário

Ainda não foi identificado o homem encontrado morto na manhã deste domingo (18) na zona rural de Vitória da Conquista, sudoeste do Estado. De acordo com o blog do Rodrigo Ferraz, moradores da região disseram que o corpo pode ser de um empresário local. A identificação oficial ainda não foi feita pelo Departamento de Polícia Técnica, já que o corpo foi encontrado carbonizado dentro de um veículo. O crime foi próximo ao povoado conhecido como 'Boa Sorte'.

Deputado Marquinho Viana na solenidade de entrega de veículos no município de Ituaçu
Foto: Divulgação
Ituaçu 18 Jul 2021 - 11:25
Deputado Marquinho Viana na solenidade de entrega de veículos no município de Ituaçu

O deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhou neste sábado (17.07),  o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, o vice-prefeito Luiz Pessoa, o deputao federal Paulo Magalhães, o ex-prefeito Albercinho, vereadores, Secretários municipais, lideranças políticas e amigos, na solenidade de entrega de nove veículos 0 Km para servir à população do município.
 

Deputado Marquinho Viana na solenidade de entrega de veículos no município de Ituaçu
Foto: Divulgação
Prefeito de Ituaçu realiza entrega de sete novos veículos para o município
Fotos: Vinícius Silva/Vinny Publicidade
Ituaçu 18 Jul 2021 - 11:09
Prefeito de Ituaçu realiza entrega de sete novos veículos para o município

Na manhã de sábado (17/07) em frente a Prefeitura Municipal de Ituaçu, localizada na Chapada Diamantina (BA), o prefeito Phellipe Brito (PSD) entregou (07) sete, dos noves (09) veículos zero km, adquiridos com recursos próprios. Segundo Phellipe Brito os dois novos veículos serão entregues na próxima semana. Esteve presente no evento, o vice-prefeito Luiz Pessoa, Deputado Federal Paulo Magalhães (PSD-BA), Deputado Estadual Marquinho Viana (PSD), ex-prefeito Albercinho, Vereadores, Secretários Municipais, lideranças e amigos.
 

Prefeito de Ituaçu realiza entrega de sete novos veículos para o município
Fotos: Vinícius Silva/Vinny Publicidade

O prefeito de Ituaçu, destacou: "em sete meses de mandato muita coisa tem acontecido. As unidades modelos Hyundai HB-20 Sedan foram adquiridas na Aikon Veículos, na cidade de Vitória da Conquista, fortalecendo a economia do Centro Sul Baiano".

Moradores denunciam empresa francesa de invasão de propriedades e desmatamento em Dom Basílio
Foto: Divulgação
Dom Basílio 16 Jul 2021 - 19:01
Moradores denunciam empresa francesa de invasão de propriedades e desmatamento em Dom Basílio

Quem acompanha o noticiário sobre a questão ambiental sabe que o governo da França tem sido, pelo menos no discurso, um forte defensor do meio ambiente brasileiro, com posicionamentos duros contra o desmatamento das áreas protegidas no Brasil. Mas o comportamento de uma empresa francesa, que passou a explorar territórios baianos, pode jogar por água abaixo todo discurso da França em defesa da ecologia brasileira. A empresa francesa Voltália é acusada por moradores de supostamente cometer uma série de irregularidades contra o meio ambiente na Bahia. A primeira polêmica que a empresa teria se envolvido e teve forte repercussão foi em 2019, quando a Voltália iniciou um projeto no município de Canudos, na caatinga da Bahia, justamente no perímetro de uma Estação Biológica que abriga o principal refúgio no Brasil da arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), espécie considerada em perigo de extinção. O fato foi denunciado por entidades ambientais e noticiado por veículos de imprensa como O Globo e UOL. Já agora em 2021, a empresa teria se envolvido novamente em um episódio de irregularidade ambiental, na cidade de Dom Basílio,  Chapada Diamantina. Lavradores locais denunciam que a Voltália teria invadido propriedades privadas e desmatado quase 10 mil metros quadrados de vegetação nativa, sem nenhuma liberação ambiental, muito menos autorização dos donos das terras. O fato virou caso de polícia, após um morador, que não quis se identificar temendo represália, prestar queixa na Polícia Civil. No Boletim de Ocorrência, o nativo, que vive da lavoura, relata que a Voltália invadiu seu terreno derrubando árvores nativas, sem o seu consentimento. O desmate derrubou inclusive umbuzeiros, que são árvores protegidas por lei.

Cirurgias eletivas serão retomadas de forma gradativa em toda Bahia
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
Bahia 16 Jul 2021 - 18:35
Cirurgias eletivas serão retomadas de forma gradativa em toda Bahia

O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) autorizou, nesta quinta-feira (15), o retorno gradativo das cirurgias eletivas em todo o estado, suspensas desde o ano passado em virtude da pandemia da Covid-19. Para que a retomada seja segura, as unidades de saúde devem manter o uso racional de medicamentos, como sedativos e bloqueadores musculares, atualmente com risco de desabastecimento no mercado. “Decidimos liberar as cirurgias eletivas, pois sabemos da demanda reprimida e da necessidade da população, mas é preciso entender que os mercados baiano e brasileiro não estão conseguindo atender de forma plena a demanda por medicamentos sedativos, limitando assim os estoques e, consequentemente, os procedimentos. Por isso, é necessário que as unidades atuem de forma racional e consciente no uso desses recursos, também utilizados no tratamento da Covid-19”, comenta o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Para a retomada, as unidades poderão relizar na totalidade os procedimentos ambulatoriais de pequenas cirurgias, sob anestesia local; cirurgias com anestesia locorregional; e procedimentos com bloqueio de plexo, raqui e peridural. Já as cirurgias com indicação de anestesia geral se limitar a 25% da capacidade operacional mensal da unidade, tendo como base de referência o ano de 2019. A exceção são os casos em que possa haver prejuízo aos pacientes pela questão tempo-dependente, tais como, cirurgias oncológicas e cardíacas. Devem ser mantidas as orientações de resguardar todas as medidas de prevenção e controle de infecção para a Covid-19, atentando para a adoção das medidas de biossegurança em todas as dependências físicas das unidades de saúde e o uso adequado de EPI’s pelos profissionais, conforme recomendações técnicas da ANVISA (Nota Técnica nº 04/ 2020) e do COE Saúde (Nota Técnica nº 17/ 2020). Dentre outras recomendações, a nota técnica sugere que os pacientes internados não recebam visitas, mesmo que em leitos de enfermaria, e que sejam incentivadas as visitas virtuais, por meio de vídeo-chamadas ou ligações. Acompanhantes estão liberados em unidades de internação tidas como abertas apenas para pacientes que necessitem de cuidado durante o período de internamento, conforme avaliação das equipes de cuidado multiprofissional e médica, com exceção dos casos previstos em lei. Para conferir a nota técnica de número 66, clique aqui.

APLB-Sindicato mantém decisão de não retornar aulas presenciais sem a imunização dos profissionais em Educação
Foto: Reprodução
Bahia 15 Jul 2021 - 10:25
APLB-Sindicato mantém decisão de não retornar aulas presenciais sem a imunização dos profissionais em Educação

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia mantém a decisão de não retornar as aulas presenciais na Bahia. O coordenador-geral do Sindicato, Rui Oliveira, afirmou que a categoria “não pretende retornar”, mesmo após a decisão do governo do estado para que a rede pública retome as aulas em formato híbrido, a partir de 26 de julho. Rui criticou o governo do estado e a secretaria de Educação que ameaçam cortar direitos e benefícios de professores e estudantes, caso desrespeitem a decisão. “Estamos sendo intimidados. Nós não fomos consultados em nada. Esperamos que o bom senso prevaleça. A nossa luta pela vida, segue! Nossa posição é retornar após 15 dias da segunda dose aplicada em 100% da categoria”, rebate o coordenador Rui Oliveira. Uma pesquisa interna realizada pela APLB consultou 13 mil profissionais em todo o território baiano. Destes, 97% decidiram que só retornarão as aulas presenciais após concluírem o calendário vacinal com a aplicação da segunda dose. “O que é mais razoável? Nós voltarmos com todo o gás, toda a energia, sem confusão, ou acatar a esta decisão unilateral do governador, sem conversar com ninguém, intimidando cortar salários, intimidando suspender os R$ 55 dos alunos, se não voltarem. Não vão voltar porque não é dessa forma”, declarou Oliveira. Em vista disso, a APLB convocou a categoria para uma Reunião Ampliada de forma remota, nesta sexta-feira (16), às 10h.

Instituições estaduais de Ensino Superior ainda não definiram adoção de aulas semipresenciais
Foto: Wilker Porto/Agora Sudoeste
Educação 15 Jul 2021 - 10:19
Instituições estaduais de Ensino Superior ainda não definiram adoção de aulas semipresenciais

A adoção da modalidade de ensino híbrido para o segundo semestre deste ano ainda não foi definida pelas instituições estaduais de Ensino Superior. De acordo com o decreto do governo do Estado relacionado ao ensino híbrido, a rede estadual baiana - incluindo universidade, faculdades e unidades de ensino das redes pública e privada dos 417 municípios baianos - poderá iniciar atividades semipresenciais a partir de 26 de julho. As Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estado do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) afirmaram que ainda não têm datas definidas para adotar o modelo semipresencial. Já a UESC não respondeu à informação até o momento. Ainda de modo remoto nos três campi, a UESB dará início ao novo semestre (2020/2) no dia 19 de julho, após decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), realizada entre 2 e 9 de junho, que considerou falta de condições efetivas de retorno às aulas presenciais diante da atual situação da pandemia. De acordo com o decreto estadual, a autorização do retorno às aulas semipresenciais está condicionada ao cumprimento de critérios para garantir o cumprimento de protocolos de combate à proliferação da Covid-19, como salas de aula limitadas a 50% dos estudantes, disponibilidade de álcool gel e distanciamento. As aulas presenciais na Bahia estão suspensas, por decreto estadual, desde 18 de março de 2020, por conta da pandemia do Coronavírus.

Homem é preso na BR-407 por não pagar pensão alimentícia
Foto: Divulgação/PRF-BA
Bahia 15 Jul 2021 - 10:01
Homem é preso na BR-407 por não pagar pensão alimentícia

Um homem com um mandado de prisão em aberto pelo não pagamento de pensão alimentícia foi preso durante fiscalização no km 13 da BR-407, na cidade de Juazeiro, Vale São-Franciscano da Bahia. A prisão ocorreu na última segunda (12) e foi informada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na terça-feira (13). Durante a fiscalização, um veículo com placas do município de Sobradinho, também no Vale São-Franciscano, foi abordado. Ao consultar os documentos do veículo e condutor, os policiais constaram que o motorista possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto decorrente de processo pelo não pagamento de pensão alimentícia, expedido pela Quarta Vara da Família – Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. O homem foi encaminhado à autoridade competente da Delegacia de Polícia Civil, para as providências cabíveis. Segundo informações da PRF, no primeiro semestre desse ano, 65 pessoas com mandado de prisão em aberto foram detidas em trechos baianos.

Vacinação reduz ocupação de UTIs nos estados para menos de 90%
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
Bahia 15 Jul 2021 - 09:53
Vacinação reduz ocupação de UTIs nos estados para menos de 90%

O avanço da vacinação continua a reduzir a internação de pacientes com covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTIs) no país e, pela primeira vez desde dezembro de 2020, nenhuma unidade da federação está com mais de 90% desses leitos ocupados. O dado consta do Boletim Observatório Covid-19, divulgado quarta-feira (14) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo os pesquisadores da Fiocruz, a vacinação tem feito diferença e traz reflexos positivos ao quadro pandêmico à medida que é ampliada. O boletim mostra que quatro unidades da federação permanecem na zona de alerta crítico, com mais 80% dos leitos ocupados. A pior situação é a de Santa Catarina (82%), seguida por Goiás (81%), Paraná (81%) e Distrito Federal (80%). A maior parte do país encontra-se na zona de alerta intermediário, em que as taxas de ocupação variam entre 60% e 80%, e sete estados estão na zona de alerta baixo, com menos de 60%: Acre (24%), Amapá (47%), Espírito Santo (55%), Paraíba (39%), Rio de Janeiro (57%), Rio Grande do Norte (55%) e Sergipe (50%). Entre as capitais, Goiânia é a única com mais de 90% dos leitos ocupados (92%), e a situação também é considerada crítica em Brasília (80%), Rio de Janeiro (81%) e São Luís (81%). De acordo com a Fiocruz, 12 capitais estão fora da zona de alerta: Porto Velho (57%), Rio Branco (24%), Belém (48%), Macapá (52%), Natal (53%), João Pessoa (40%), Recife (50%), Maceió (55%), Aracaju (50%), Salvador (52%), Vitória (54%) e Florianópolis (53%). As demais estão na zona de alerta intermediário.

Bahia recebe mais 280 mil doses de vacina da AstraZeneca nesta sexta (16)
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
Bahia 15 Jul 2021 - 09:46
Bahia recebe mais 280 mil doses de vacina da AstraZeneca nesta sexta (16)

O secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas anunciou em sua conta no Twitter a chegada de 280.750 doses de vacinas contra a Covid-19 da Oxford/AstraZeneca à Bahia nesta sexta-feira (16). De acordo com o secretário, a previsão de chegada é 0h40. Na última terça (13), em entrevista para a Rede Bahia, Vilas-Boas disse que cerca de 40 mil imunizantes produzidos pela Pfizer também devem chegar até o final da semana. Além disso, mais um lote da Coronavac é esperado para o início da próxima semana.

Operação 'Loki' em Jequié investiga possível formação de cartel em postos de combustíveis
Foto: Divulgação
Bahia 15 Jul 2021 - 09:37
Operação 'Loki' em Jequié investiga possível formação de cartel em postos de combustíveis

Uma equipe da Delegacia Territorial (DT) de Jequié, no Centro Sul da Bahia, cumpriu na terça-feira (13) dois mandados de busca e apreensão em postos de combustíveis localizados no bairro Cidade Nova. A ação é desdobramento de investigações que apuram uma possível formação de cartel. Intitulada de "Loki'', a operação apreendeu computadores e documentos. Segundo o titular da DT/Jequié, delegado Moabe Macedo Lima, a polícia busca identificar a movimentação financeira dos postos alvos da ação. O material apreendido será periciado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam e outras diligências serão realizadas.

Três têm mandado cumprido por tentar matar vereador em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Polícia 15 Jul 2021 - 09:32
Três têm mandado cumprido por tentar matar vereador em Luís Eduardo Magalhães

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Luís Eduardo Magalhães cumpriram, na manhã de quarta-feira (14), os três mandados de prisão temporária dos suspeitos de tentar matar o vereador Adernoel Mota de Santana, em março deste ano. Uma equipe da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Barreiras) também participou da ação, batizada de Operação Cerrado. Os três foram localizados na zona rural de Barreiras, nas proximidades da Cachoeira do Redondo. De acordo com o delegado Leonardo Almeida, da DT/Luís Eduardo, o trio é apontado como responsável pela execução do crime. “As investigações prosseguem, com o intuito de chegar até o mandante da ação delituosa”, acrescentou Almeida. Conforme apurações, o vereador foi atingido por dois disparos de arma de fogo, no seu escritório. Os suspeitos estacionaram próximo ao imóvel, caminharam até o local e chamaram a vítima, antes de começar a atirar. “Eles chegaram a efetuar mais um disparo, que não atingiu o político. O trio fugiu quando populares começaram a chamar atenção”, relatou o delegado. Dentre os três homens presos na Operação, um deles também tinha um mandado em aberto por um homicídio consumado. Os suspeitos devem ser encaminhados ao Conjunto Penal de Barreiras. “Vamos solicitar que as prisões sejam convertidas em preventivas”, salientou.
 

CDL de Vitória da Conquista inicia divulgação do Alerta Celular
Foto: Divulgação
Vitória da Conquista 15 Jul 2021 - 09:20
CDL de Vitória da Conquista inicia divulgação do Alerta Celular

O sistema Alerta Celular da Secretaria da Segurança Pública passou a ser divulgado, nesta quarta-feira (14), nos estabelecimentos comerciais de Vitória da Conquista. A parceria foi iniciada, após reunião com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, o empresário Clóvis Sousa Marques. Cartazes e panfletos serão exibidos e anexados, no comércio local, principalmente nas lojas que comercializam smartphones e tablets. Com o cadastro do aparelho, em caso de furto ou roubo, assim que recuperado, o bem é devolvido ao seu proprietário. "Muito importante a participação dos lojistas de Conquista. Contamos com a CDL para chegarmos a todos os estabelecimentos comerciais da Bahia", declarou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

 

Deputado Marquinho Viana parabeniza Barra da Estiva pelos 94 anos de emancipação política
Foto: Divulgação
Homenagem 15 Jul 2021 - 08:45
Deputado Marquinho Viana parabeniza Barra da Estiva pelos 94 anos de emancipação política

O deputado Marquinho Viana (PSB), neste 15.07,  envia mensagem comemorativa aos 94 anos de emancipação política do município de Barra da Estiva, sua terra natal. O deputado parabeniza a todos de Barra da Estiva, principalmente àqueles que produzem e destacam o município, fazendo-o crescer, citando os produtores de café, de morango, da tangerina Ponkan, de maracujá, aos comerciantes e a todos aqueles que com seu trabalho fazem o município ser o que é hoje. O deputado Marquinho Viana renova sua mensagem de parabéns a Barra da Estiva, a seus habitantes e todos que trabalham pelo seu desenvolvimento.

 

PM emite nota sobre as buscas aos ciganos que mataram PMs
Foto: Reprodução/Rede Sociais
Polícia 14 Jul 2021 - 21:02
PM emite nota sobre as buscas aos ciganos que mataram PMs

Nesta quarta-feira (14) o Comando do Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) divulgou nota oficial sobre a busca pelos ciganos que mataram dois policiais militares na zona rural de Vitória da Conquista. "Logo após o assassinato dos policiais militares na data de ontem (13), um homem, posteriormente identificado como sendo um dos autores e pai de alguns dos outros participantes, deu entrada no Hospital de Base de Vitória da Conquista, com lesões provenientes de disparos de arma de fogo, onde permanece sob cuidados médicos e custodiado. No período da tarde, uma guarnição da 92ª CIPM realizou a condução à DP (B.O. 109/21 - DH) de cinco familiares dos envolvidos, que se encontravam no local do crime, sendo destes, três mulheres, um homem e um adolescente, os quais à autoridade policial adotou algumas medidas legais. Ainda ontem, denúncias davam conta do paradeiro dos criminosos no distrito industrial e dentro da cidade de Vitória da Conquista, bem como da possibilidade de deslocamento para outros municípios do Sul e Sudoeste baiano. Durante buscas houve confronto armado no povoado da Lagoa das Flores, nesta, com um dos envolvidos, o qual foi alvejado e não resistiu aos ferimentos, e na manhã de hoje houve mais um confronto armado, dessa vez na cidade de Itiruçu - BA, com dois dos envolvido, que não resistiram aos ferimentos, estando de posse de um dos veículos automotores envolvido no crime. Outros veículos utilizados pelos perpetradores já haviam sido localizados e apresentados à DP, para adoção das medidas legais cabíveis. Segundo denúncias via 190 e levantamentos, os demais envolvidos encontram-se homiziados na Zona Rural de Vitória da Conquista - BA, onde foram estabelecidos pontos de bloqueio e cerco policial, com apoio aéreo do GRAER e de aeronaves remotamente pilotadas – drones, e as buscas continuam. Os Policiais Militares vitimados foram sepultados hoje, sendo o Ten PM Neves nas proximidades do povoado da Jibóia, nesta, e o Sd PM Robson Brito na cidade de Ibiassucê - BA, onde foi decretado luto oficial, devido ao ocorrido. Desde o Crime foi estabelecido um gabinete de crise na sede do CPRSO para coordenação da operação".