• (Foto: Reprodução)
  • 28 // Nov // 2016
  • 10h07

Prefeito eleito e primeira dama participam da 4ª caminhada

O prefeito eleito de Livramento de Nossa Senhora Ricardo Ribeiro (REDE), participou neste domingo (27), da 4ª Caminhada "Passos que Salvam". Acompanhado de sua esposa, a futura primeira dama Leila Ismara, da vice prefeita Joanina Sampaio, Eduardo Tadeu fundador e presidente da CAASE. - Casa de Apoio Amigos da Saúde e do ex secretario de esporte Noberto Azevedo. A caminhada teve como o objetivo de alertar toda a população livramentense sobre o combate ao câncer infanto-juveni, e atraiu milhares de pessoas que caminharam pela Avenida Presidente Vargas em direção ao Clube de Campo Caiçara. 

  • (Foto: Divulgação)
  • 28 // Nov // 2016
  • 09h39

CAASE realizou caminhada Passos que Salvam em Livramento de Nossa Senhora

A CAASE (Casa de Apoio Amigos da Saúde) realizou, neste domingo (27), a 4ª caminhada "Passos que Salvam". Que teve início na Praça Zezinho Tanajura (Posto Pôr do Sol) e término no Clube de Campo Caiçara, onde contou com palestras, aula de dança e uma confraternização. A caminhada teve o objetivo de alertar toda a população livramentense sobre o combate ao câncer infanto-juvenil e a conscientização da população quanto a prevenção, o tratamento dos diferentes tipos de câncer e a importância do diagnóstico precoce. Todas as arrecadações serão destinadas a manutenção da residência.

  • (Foto: Reprodução | Sigi Vilares)
  • 28 // Nov // 2016
  • 08h23

Região Oeste: Ônibus da Novo Horizonte tomba no município de Angical

Na tarde de domingo (27), um ônibus da empresa Novo Horizonte que fazia linha de Angical à Goiânia, tombou na BA 447, na altura do povoado de Gameleira na Região Oeste do Estado. As causas do acidente não foram divulgadas, mas segundo informações obtidas três pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo SAMU para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Não há informações sobre o estado de saúde das vitimas.

  • (Foto: Bahia Verdade)
  • 27 // Nov // 2016
  • 19h25
Por Mandacaru da Serra

Livramento: Promotoria quer anular reajuste de subsídios

A 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, iniciou procedimentos para verificar indícios de irregularidades no reajuste de 26,34% que os vereadores concederam aos subsídios que recebem. Para se darem o aumento, eles aprovaram a Lei nº 1.339/2016, elevando o valor mensal de R$6.012,70 para R$7.596,68. E ainda brindaram os secretários municipais com o mesmo montante (Lei nº 1.340/2016). Para o promotor de justiça Millen Castro Medeiros de Moura, há suspeita de descumprimento da Instrução nº 01/2004, do Tribunal de Contas dos Municípios, e do art. 21 da Lei nº 101/2000 (Responsabilidade Fiscal). A Câmara ignorou o prazo mínimo de 30 dias antes da eleição, sugerido nas orientações do TCM, e o de 180 dias, antes do final do mandato do prefeito, exigido no art. 21 da LRF. As leis em tela foram publicadas em 29 de setembro e com o município em pleno estado de emergência, devido à seca que castigava grande área do seu território, deixando mais de 10 mil pessoas flageladas. Segundo a Promotoria, há ainda indícios de violação dos princípios da razoabilidade, economicidade e de falta de participação popular na discussão da matéria. Situação idêntica será apurada, também, em Dom Basílio. O promotor Millen Castro enviou recomendação aos prefeitos e presidentes das câmaras dos dois municípios para que adotem medidas para revogação das leis municipais concessivas do reajuste dos subsídios. Se isso não ocorrer, a inconstitucionalidade das leis será solicitada à Justiça, além da adoção de medidas judiciais contra os responsáveis pela publicação e sanção das leis, editadas em desacordo com princípios e normas constitucionais.

  • (Foto: Manu Dias | Secom)
  • 27 // Nov // 2016
  • 18h43

ACM Neto e Rui Costa analisam saída de Geddel do governo

A queda do ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) da Secretaria de Governo foi comentada na noite da última sexta-feira, 25, pelos dois principais líderes políticos da Bahia e possíveis adversários em 2018: o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), aliado do ex-articulador político do governo Temer, e o governador da Bahia, Rui Costa (PT). O prefeito destacou que o ex-ministro fez um trabalho importante para a Bahia e Salvador na sua passagem pelo primeiro escalão do governo e disse que “continua firme” a sua parceria com PMDB. “Tenho certeza que ele (Geddel) vai continuar a nos ajudando na construção das políticas públicas na cidade e vamos continuar usando nossa articulação em Brasília (com o governo federal) para defender os interesses da cidade”, afirmou Neto. Para o gestor municipal, a saída do ministro do governo não altera o atual quadro das forças políticas na Bahia, depois que a oposição saiu fortalecida da última eleição. “Geddel continuará sendo importante ator político no Estado. O PMDB é forte na Capital e no interior”, avalia ACM Neto. O governador Rui Costa (PT) não quis comentar sobre as repercussões políticas geradas pela demissão do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Mas disse esperar que o episódio não contamine o esforço que os estados vêm fazendo para superar a crise orçamentária. “É importante a união de todos os segmentos no sentido de recompor o equilíbrio fiscal e garantir os investimentos para importantes obras de infraestrutura e a geração de emprego. Meu foco está distante destas questões políticas”, afirmou Rui Costa.
 

  • (Foto: Reprodução | Arquivo Familiar)
  • 27 // Nov // 2016
  • 17h54

Soldado da PM reage a assalto e é baleado no rosto em Bom Jesus da Lapa

Um soldado da Polícia Militar foi baleado na noite de sexta-feira (25) em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. O soldado Thiago Rangel Fernandes Souza Silva estava na porta de casa, no bairro Vila Maia, e conversava com um vizinho quando dois homens em uma moto chegaram anunciando assalto. O PM reagiu à abordagem e foi baleado, sendo atingido no rosto - a bala ficou alojada no maxilar. O policial foi socorrido por uma viatura da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) para uma unidade de saúde. Por conta da gravidade do ferimento, ele foi transferido em seguida para o Hospital Regional do Oeste, em Barreiras. Três suspeitos foram presos logo em seguida por guarnições da PM e confessaram participação no assalto. A PM não esclareceu qual a função do terceiro suspeito no crime. Os três foram levados para a Delegacia de Bom Jesus da Lapa. O PM baleado segue internado, com estado de saúde estável e não corre risco de morrer. Até o final de outubro, a Força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública que investiga crimes contra policiais havia registrado a morte de 20 policiais na Bahia em 2016, sendo que 18 das vítimas eram PMs e as outras duas da Polícia Civil. 

  • (Foto: Reprodução)
  • 27 // Nov // 2016
  • 17h45

Bahia perde de virada para o Atlético-GO, mas garante acesso à Série A

O Bahia perdeu para o Atlético-GO por 2 a 1 neste sábado, 26, no estádio Olímpico, em Goiânia, mas conseguiu o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor dependeu do resultado do jogo entre Náutico x Oeste, na Arena Pernambuco, para confirmar a classificação para a Série A. A apreensão ficou maior porque o jogo do Náutico foi paralisado por conta de uma invasão quando estava 2 a 0 para o Oeste. O Esquadrão esperou para comemorar o acesso, mas no final pode soltar o grito de "O Tricolor voltou". O Esquadrão se classificou na 4ª colocação, atrás do campeão Atlético Goianiense, do Avaí e do Vasco. O time fez campanha de 18 triunfos, 9 empates e 11 derrotas. 

 

  • (Foto: EFE)
  • 26 // Nov // 2016
  • 10h30

Barcelona está de olho em meio-campista do Real Madrid, diz jornal

Com Iniesta cada vez mais próximo de uma aposentadoria, o Barcelona já começa a se mexer para buscar um substituto de seu camisa 8. E uma das opções estaria justamente no maior rival, o Real Madrid. Pelo menos é o que garante neste sábado o jornal Mundo Deportivo, que coloca Isco na mira do clube catalão. Com contrato até junho de 2018, Isco ainda não acenou positivamente sobre uma renovação com o Real Madrid, o que fez com que muitos clubes já ficassem atentos a oportunidade, entre eles o Barça. Segunda a publicação catalã, o jogador agrada por sua "indiscutível" qualidade, idade (tem apenas 24 anos) e oportunidade de mercado. Além de já ser conhecido pelo Barcelona - esteve próximo de assinar com o clube antes de fechar sua ida ao Real em 2013 -, Isco agrada o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu. Apesar de não interferir nas escalações, o mandatário sabe que poucos técnicos recusariam a contratação de um jogador deste nível. Outra fator importante para uma possível chegada do jogadar é que, se viesse de graça ao final do contrato, estaria ainda com 26 anos, enquanto Iniesta, jogador com um perfil parecido ao do madrilenho, já teria 34.

  • (Foto: Divulgação)
  • 26 // Nov // 2016
  • 09h26

Em Livramento, Instituto Semiárido ISA, realizou seminário na câmara de vereadores

O ISA – Instituto Semiárido realizou na última terça-feira (22), na Câmara de Vereadores  um seminário com o tema “Identidade Negra e Racismo”, com o objetivo de trazer um debate sobre o porquê das políticas públicas afirmativas e valorização a identidade negra para combater ações de discriminação e preconceito que persistem na sociedade. O palestrante Flávio Passos abordou o tema: O porque das políticas afirmativas? Cleuza Juriti abordou o tema: O protagonismo e liderança da mulher negra. Gislene Bulhões uma das organizadoras do evento ressaltou que é preciso ampliar as discussões sobre o problema do racismo no Brasil e busque meios eficazes para que se fortaleça a autoestima de todos nós e se compreenda que a cultura de um povo ou o conjunto de suas práticas culturais constitui parte daquilo que chamamos de identidade. O ISA - Institudo Semiárido é uma Entidade sem fins lucrativos, idealizado por Georgia Botelho, Gislene Bulhões e Zorizeth Oliveira, tendo hoje os seguintes membros Célia Castro, Paula Pires , Lane Araújo e Laíze Nascimento com objetivo desenvolver projetos e programas que visem à alternativa de vida as camadas sociais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como fomentar estudos e pesquisas para comunidades em risco de vulnerabilidade principalmente as comunidades quilombolas que estiveram e ainda estão exclusas do processo de desenvolvimento.

  • (Foto: Divulgação)
  • 26 // Nov // 2016
  • 09h26

  • (Foto: AFP)
  • 26 // Nov // 2016
  • 09h04

Morreu aos 90 anos de idade Fidel Castro ex-presidente de Cuba

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro morreu aos 90 anos de idade, informou neste sábado (26) seu irmão, o atual mandatário do país, Raúl Castro, em um discurso transmitido pela televisão estatal. O líder histórico da Revolução Cubana faleceu na noite de sexta-feira (25), às 22h29 (hora local), e seu corpo será cremado "atendendo sua vontade expressa", explicou Raúl Castro, visivelmente emocionado. O presidente cubano afirmou que, nas próximas horas, será anunciado como acontecerá o funeral de Fidel Castro, que foi visto pela última vez no último dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã.

  • (Foto: Reprodução)
  • 25 // Nov // 2016
  • 19h19

Polícia Civil e Técnica fazem paralisação de 24 horas no próximo dia 2

Servidores das polícias Civil e Técnica decidiram em assembleia realizada nesta sexta-feira (25), na Faculdade Visconde de Cayru, por uma paralisação de 24 horas na próxima sexta-feira (2), além do início de uma operação padrão, por tempo indeterminado. Com a operação padrão, os policiais não executarão procedimentos sem as condições plenas de trabalho – um exemplo são as viaturas com pneus “carecas”, que não serão utilizadas neste período.“Estão sendo discutidas nas diversas assembleias que estão sendo realizadas no estado pelo movimento unificado a defasagem de pessoal, reposição inflacionária dos salários e as condições de trabalho oferecidas”, explica o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado da Bahia, Leonardo Fernandes. As categorias cobram do governo estadual a melhoria das condições de trabalho e a reestruturação das carreiras. Os sindicatos que participam da mobilização elaboraram um anteprojeto de lei de reestruturação da Polícia Civil e Técnica, o que inclui um novo Plano de Cargos e Salários para delegados, escrivães, peritos criminais, investigadores e  peritos técnicos.

  • (Foto: Reprodução)
  • 25 // Nov // 2016
  • 16h14

Criadores de toda a Bahia já podem vacinar seus rebanhos contra Febre Aftosa

Começou no dia 1º de Novembro a segunda etapa de Vacinação contra Febre Aftosa em todo o território baiano. Nesta etapa, que segue até o dia 30 deste mês, todos os bovinos e bubalinos com idade de 0 a 24 meses deverão ser vacinados, e o rebanho acima desta idade deverá obrigatoriamente ser atualizado, mesmo que o criador não tenha animal nesta faixa etária para vacinar. A expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), vinculada à Secretaria da Agricultura (SEAGRI), é que sejam vacinados 95% dos bovinos e bubalinos nesta faixa de idade. A população vacinável nesta etapa é de 3,5 milhões de cabeças, de um total de 10,3 milhões existentes no Estado. A Bahia é reconhecida Internacionalmente como Livre da Febre Aftosa com Vacinação desde 2001, pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE. A novidade desta etapa, é que o criador pode fazer a declaração da vacinação do rebanho via internet, através do site da ADAB. O secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, explicou que o processo de vacinação e declaração vem sendo atualizado e facilitado a cada ano. “A declaração da vacinação pelo produtor hoje pode ser realizada de forma virtual, não sendo mais necessário se deslocar até um escritório da ADAB, como também já acontece com a emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA, para que os animais possam transitar sem restrição”, disse. Bonfim pontuou ainda, que “a participação do governo do Estado, através da SEAGRI/ADAB, com o apoio dos serviços veterinários e do setor agroprodutivo, segue na luta para a prevenção contra febre aftosa, e na busca de alcançar este status semvacinação, na Bahia e no Brasil”. O diretor-geral da ADAB, Marco Vargas, destacou que “a Bahia vem atingindo índices de vacinação preconizados pela OIE, e apesar da seca que se abate sobre o Estado, atingimos uma taxa de vacinação de 93,84 na etapa anterior, com população de 10.389.079 cabeças, e um total de 299 mil produtores com bovinos e bubalinos. Somos o 8º rebanho nacional”. Na primeira etapa da campanha, as regionais de Salvador (98,05%); Itapetinga (97,95%) e Teixeira de Freitas (97,03%) obtiveram os melhores índices de vacinação, seguidas por Itaberaba (96,24%) e Irecê (95,27%). Destacaram-se ainda os municípios de Acajutiba, Cairu, Cardeal da Silva, Ibititá, Itaparica, Ituberá e Rio do Pires, que alcançaram o índice de 100%. O Diretor de Defesa Animal da ADAB, Rui Leal, ressaltou que “este é um período importante, em que o produtor tem o compromisso de manter a garantia e a qualidade do rebanho do Estado. É importante que o produtor não deixe para vacinar seu rebanho na última hora e não se esqueça de declarar via internet ou num escritório da ADAB”.

  • (Foto: Bahia Verdade)
  • 25 // Nov // 2016
  • 11h11

Geddel pede demissão após crise gerada com denúncia de ex-ministro

Acusado de ter pressionado o ex-titular da Cultura Marcelo Calero para liberar uma obra em Salvador, o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, enviou na manhã desta sexta-feira (25), por e-mail, uma carta de demissão ao presidente Michel Temer. Geddel, que está na capital baiana desde quarta (23), conversou por telefone com o presidente depois de encaminhar a solicitação para se desligar do primeiro escalão. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, Temer aceitou o pedido de Geddel, que era responsável pela articulação política do governo federal com o Congresso Nacional. Em meio ao turbilhão que atingiu até mesmo seu gabinete, o presidente tentará sair de foco nos próximos dias. Ele anunciou que vai viajar para sua residência em São Paulo na tarde desta sexta. Geddel é o sexto ministro a deixar o governo desde que Michel Temer assumiu o comando do país em maio. Antes dele, caíram Romero Jucá (Planejamento), Fabiano Silveira (Transparência), Fábio Medina Osório (AGU), Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Marcelo Calero (Cultura). Na carta de demissão, na qual se referiu ao presidente da República como "fraterno amigo", Geddel escreveu que "avolumaram-se as críticas" sobre ele e, em Salvador, vê o"sofrimento" de sua família, que é o "limite da dor que suporta". Ele, então, diz ao presidente que "é hora de sair". Na mensagem, ele também pediu desculpas a Temer pela dimensão das "interpretações dadas", referindo-se à acusação de Marcelo Calero de que Geddel o pressionou para desembargar a construção de um condomínio de luxo em um bairro nobre de Salvador que havia sido barrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

  • (Foto: Manu Dias | Secom)
  • 25 // Nov // 2016
  • 08h37

Governador prevê retomada de obras do Porto Sul e da Fiol em 2017

Com obras desaceleradas mesmo após obter licenças prévia e de implantação - além da autorização para supressão de vegetação, emitidas pelo Ibama -, o Porto Sul deve retomar o ritmo em 2017. Durante palestra para empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o governador Rui Costa informou que as obras devem ser retomadas no início do próximo ano. A expectativa do governador é retomar também as obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), um dos projetos que despertaram interesse de empresários chineses, durante a visita do governador à China no primeiro trimestre. “Essas obras representam a realização de um sonho de mais de 50 anos de implantar um corredor de desenvolvimento, não só para o Oeste mas ao longo de toda a ferrovia, viabilizando grande parte do interior da Bahia para o mundo”, sugeriu Rui Costa. Com a retomada das obras para breve com investimento dos chineses, o Porto Sul se transformará em um dos principais exportadores de minério de ferro, grãos, biocombustíveis e fertilizantes, transportados pela Fiol. Vinte e seis diretores da Fieb e 42 presidentes de sindicatos participam do evento.