Em cerimônia virtual, TRE-BA nomeia fórum da 101ªZE
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 04 Mar 2021 - 21:49
Em cerimônia virtual, TRE-BA nomeia fórum da 101ªZE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, descerrou, na manhã desta quinta-feira (4/3), a placa que passa a nomear o Fórum Eleitoral da 101ª ZE, em Livramento de Nossa Senhora – de Fórum Procurador de Justiça Valdir Caires Mendes. A cerimônia virtual, obedeceu às regras de distanciamento social para o enfrentamento da transmissão da Covid-19.

Assista a cerimônia na TV TRE-BA

O TRE-BA tomou a iniciativa de dar nome às casas da cidadania, onde funcionam as unidades da JE na Bahia, através da Portaria nº 303, de 29 de novembro de 2020.  “E hoje, estamos em uma dessas casas da cidadania do Brasil, que é onde exercemos nossas funções institucionais, para nomeá-la. Parabenizo o Regional baiano por essa decisão. Aqui, em Livramento de Nossa Senhora, o nome a ser homenageado será do Procurador de Justiça Valdir Caires Mendes (in memorian), figura que merece todas nossas homenagens e reverências”, saudou o desembargador Jatahy. O prefeito da cidade de Livramento considerou a homenagem justa e proferiu palavras de gratidão. “Acho muito justo homenagear um homem tão ímpar pelo que ele fez em tantas áreas que atuou, deixando marcas positivas em Livramento. Eu acho essa homenagem muito importante, os livramentenses agradecem pela bela escolha do homenageado”. Além da presença do desembargador Jatahy Júnior, o evento contou ainda com a participação da esposa e filha do homenageado, Sílvia Jatahy; da esposa do homenageado, Maria de Lourdes Lima Assunção Mendes; do juiz eleitoral da cidade, Fábio Marx Saramago Pinheiro; e da equipe técnica responsável pela transmissão.

 

Homenageado

Valdir Caires Mendes nasceu em 20 de março de 1940 na cidade de Mucugê, na Bahia, e ainda criança foi viver em Livramento de Nossa Senhora. Em 1964 casou-se com a livramentense Maria de Lourdes Lima Assunção Mendes com quem teve seis filhos: Simone, Suzana, Sílvia, Silene, Silvana e Valdir Filho. Desse núcleo familiar vieram os genros: Valdinê, Stanley, Jatahy, Marcelo e a nora Ayana; doze netos: Thaíse, Túlio, Yasmin, Stanley Filho, Maria, Cíntia, Carole, Gabriel, Marcela, Lucas, Enzo e Júlia; e três bisnetos: Thainá, Fernando Filho e Aimée. Cursou o científico em Salvador, no Colégio Central da Bahia, retornando a Livramento de Nossa Senhora após a conclusão do curso. Foi professor de Língua Portuguesa e diretor do Colégio Educacional João Vilas-Boas; escrivão do Cartório Cível, vereador e presidente da Câmara Legislativa de Livramento. Em 1978 formou-se em Direito, exercendo a advocacia com muita competência, dedicação e seriedade. Em 1981 foi aprovado no concurso público de Promotor de Justiça, atuando nas Comarcas de Paramirim, Conceição do Almeida, Cruz das Almas e Salvador. Foi Secretário Geral e Presidente da AMPEB, sendo promovido, em 1996, a Procurador de Justiça, desempenhando suas funções nas Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. O homenageado deixou um acervo moral e intelectual que honra a Bahia.