BUSCA PELO ARQUIVO "07/2019"

29 Julho 2019 - 09:23

Cerca de 150 pessoas são presas em rinha de galo no oeste da Bahia; 200 aves apreendidas

Foto: Blogbraga

Cerca de 150 pessoas foram presas em flagrante enquanto participavam de uma rinha de galo, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na tarde de sexta-feira (26). Duzentos galos foram apreendidos e, de acordo com a polícia, todos serão sacrificados por falta de um lugar para abrigar as aves. Os envolvidos na ação foram levados, em um ônibus, para a delegacia da cidade, onde prestaram depoimento. No local onde funcionava a rinha havia 27 baias, com seis gaiolas cada uma. Os donos dos animais serão enquadrados pela Lei Ambiental e os apostadores devem responder pelo crime de jogos de azar.

29 Julho 2019 - 09:16

Eunápolis:  Adolescente é flagrado com 49 kg de maconha prensada escondida em terreno

Foto: Divulgação/SSP-BA

Um adolescente de 17 anos foi detido após a polícia encontrar com ele 49 kg de maconha prensada, distribuídas em 79 tabletes. A droga foi encontrada em um terreno da cidade de Eunápolis, no sul da Bahia, na noite de sexta-feira (26). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o adolescente foi flagrado com a droga pelas Rondas Especiais (Rondesp) Sul, depois de uma denúncia anônima. Conforme detalhou a SSP-BA, o policiais chegaram ao bairro Alecrim I e iniciaram as varreduras. O adolescente foi avistado e detido. Na ocasião, ele informou que guardava maconha em um terreno e no local foram encontrados os tabletes de maconha prensada. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Eunápolis.

29 Julho 2019 - 09:04

Alcobaça: Dois morrem e seis ficam feridos após acidente com caminhão

Foto: Divulgação/PRE

Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas após o caminhão em que seguiam viagem tombar no sábado (27), na BA 290, entre as cidades de Alcobaça e Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o caminhão seguia no sentido Teixeira de Freitas - Alcobaça, quando o motorista perdeu o controle da direção em uma curva e acabou tombando em uma área de matagal no acostamento da rodovia. A PRE informou que chovia no momento do acidente e que o motorista do caminhão não tinha carteira de habilitação. O caminhão ficou destruído. Segundo a PRE, as vítimas trabalhavam na região de Alcobaça, Prado e Caravelas vendendo laranja. Duas das vítimas foram identificadas como: Evandro Nobre Candal, de 32 anos e Lorraine Santos Rocha, de 24 anos. O casal era natural do Espírito Santo. Eles morreram no local. O Samu esteve no local e encaminhou os dois feridos para um hospital em Alcobaça. Já os outros quatro feridos foram levados para um hospital em Teixeira de Freitas, os corpos foram encaminhados para o IML de Teixeira de Freitas. Não há detalhes sobre sepultamento. A PRE informou que organizou o trânsito para não gerar nenhum engarrafamento. O corpo de bombeiros também esteve no local.

 

Alcobaça: Dois morrem e seis ficam feridos após acidente com caminhão

Foto: Divulgação/PRE

29 Julho 2019 - 08:56

Itagi: Jovem é morta, namorado confessa e diz que esganou e agrediu vítima durante ato sexual

Foto: Giro Ipiaú

Uma jovem de 19 anos foi morta na noite de domingo (28), na cidade de Itagi, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil de Ipiaú, onde o caso foi registrado, o namorado da vítima, um rapaz de 21 anos, confessou que matou a companheira durante ato sexual. Conforme a polícia, o crime ocorreu por volta das 23h, na Rua Geraldo Chagas, no bairro Baixa da Colina, na casa onde a jovem morava com o namorado e a família dele. A vítima, de prenome Adriele, teria passado o domingo em casa com o namorado, identificado como Joseph Antuann Santos Torres, além da cunhada e sogro. De acordo com a polícia, inicialmente, Joseph negou envolvimento com o caso mas, em seguida, confessou que matou a vítima durante a relação sexual. Ele alegou, contudo, que a morte da jovem teria sido acidental, e que o casal tinha costume de praticar violência mútua durante o sexo, em comum acordo. Segundo o suspeito, durante a relação, ele esganou e bateu na vítima. Em determinado momento é ficou desacordada e morreu em seguida. A família do suspeito, ao encontrar Adriele morta, acionou a Polícia Militar, que entrou em contato com o plantão da Polícia Civil de Ipiaú. A polícia investiga o caso como feminícidio. Testemunhas e o suspeito foram conduzidos à delegacia. A polícia informou que já foi efetuado o levantamento cadavérico, e que, além do suspeito, algumas testemunhas foram ouvidas. A guia para perícia de local de crime e necropsia do corpo também já foi expedida. O corpo de Adriele foi encaminhado para o IML de Ipiaú. Não há detalhes sobre o sepultamento dela. Já Joseph Antuann segue preso, à disposição da Justiça.

27 Julho 2019 - 10:25

Deputado Marquinho Viana parabeniza Rio do Antônio pelos 57 anos de emancipação política

Foto: Divulgação

O município de Rio do Antônio comemora hoje (27.7), 57 anos de emancipação política, e o deputado MarquinhoViana (PSB), parabeniza toda a população. O deputado encaminhou à AssembléiaLegislativa da Bahia uma Moção de Congratulações, destacando que o prefeito José de Souza Alves vemtransformando o perfil socioeconômico domunicípio, com investimentos em infraestrutura, recuperação de estradas, perfuração e implantação de sistemas de abastecimento de água, melhorias nas áreasde educação e de saúde. E solicita que a ALBA dê conhecimento da presente Moçãoao prefeito José Souza Alves, ao vice-prefeito, Tarciso Batista Pereira,ao  presidente da Câmara Municipal,vereador Nelson Antônio Soares, aos demais vereadores e através deles, a todo opovo do município.

 

27 Julho 2019 - 10:16

Prefeitura de Rio de Contas promove I Primeiro Seminário de Educação, Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Foto: Divulgação

O evento aconteceu no Clube Riocontense, na tarde desta sexta-feira (26). O seminário foi organizado pela Sala Verde, projeto ligado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e contou com as presenças dos Brigadistas Voluntários Gaviões da Chapada, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e de pessoas da comunidade. O Seminário foi estrategicamente pensado para ser realizado em julho, mês que antecede o período das queimadas (agosto a novembro). O encontro possibilitou a interação entre  órgãos públicos, brigadistas, estudantes e o setor produtivo da comunidade rio-contense  que lidam com a problemática dos incêndios florestais.  A proposta do seminário foi de estabelecer um diálogo para além das questões de prevenção aos incêndios florestais, ou seja, promover a conscientização da sociedade, através da educação ambiental. A programação contou com palestras e exibição de vídeos, (abordando a problemática das queimadas) feitos por estudantes. Durante o evento foi entregue à coordenadora da Unidade Regional (UR) do Inema na Chapada, Simone Sodré, o Plano de prevenção aos Incêndios Florestais da cidade de Rio de Contas, elaborado pela coordenação da Sala Verde. “É o primeiro projeto nesse sentido de toda a Chapada Diamantina”, atestou Simone, ratificando o pioneirismo do município nessa questão. De acordo com Dilceleia Anjos, coordenadora da Sala Verde, o principal objetivo do Plano é de intensificar as ações de combate aos incêndios florestais para salvaguardar as  unidades de conservação  do município, inclusive a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Barbado, majoritariamente localizada em Rio de Contas, para proteger a biodiversidade e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais”. O prefeito Cristiano Azevedo reiterou seu compromisso com as questões ambientais e assegurou total autonomia à Secretaria de Meio Ambiente nas ações que promovam a conscientização, prevenção e combate às queimadas.  “ Pelo fato de a nossa cidade possuir uma área de preservação, animais e plantas endêmicos, além de um enorme potencial hídrico, temos que estar sempre discutindo e melhorando a prevenção para minimizar a ocorrência dos incêndios a cada ano”, analisou a coordenadora da Sala Verde.

27 Julho 2019 - 10:08

Projeto prevê revitalização de praça em Jussiape

Foto: Divulgação

Um projeto, que deverá ser executado na atual gestão, deverá reunir novos elementos do paisagismo e urbanismo, que tem como principal objetivo tornar a praça Dr. Procópio Pereira de Alencar, na região central da cidade, um espaço de permanência, que ofereça convívio para a população. O projeto foi anunciado nesta quarta-feira (24) à imprensa. A proposta inclui um modelo com atividades na área completa da nova praça, como apresentações artísticas e canteiros para privilegiar as árvores. Além disso, o projeto inclui bancos no que pretende ser uma área de convivência para atrair mais moradores que transitam pelo local. A ideia é tornar uma praça para que a população se aproprie e cuide, se tornando, então, um espaço livre para recreação e lazer, com acessibilidade por piso tátil e rampas, em uma parte da cidade que atualmente está sem investimentos urbanísticos. Na última segunda-feira (24), o secretário de Administração e Governo de Jussiape Everton Novais oficializou com a Construmendes, empresa responsável pela execução da obra, uma ordem de serviços para a construção da nova praça, conforme previsto pelo Ministério da Cidade. A obra é oriunda de recursos obtidos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Cláudio Cajado (PP).

25 Julho 2019 - 17:40

Torre de linha de transmissão cai e mata dois funcionários da Cimy em Caetité

Foto: Reprodução | HR Bahia

Dois trabalhadores, que a princípio erguiam uma torre de transmissão de energia elétrica na região de Caetité, morreram após a queda da estrutura na manhã desta quinta-feira (25). De acordo com as primeiras informações passadas ao site HR Bahia, o acidente aconteceu por volta das 10h00 em uma propriedade rural em Caetité no Sudoeste Baiano. A torre que os funcionários estavam trabalhando tinha pelo menos 60 metros de altura. Após o ocorrido a polícia militar juntamente com os peritos foram chamados ao local e isolaram a área do acidente para iniciarem a investigação que vai apontar a causa real do acidente.

25 Julho 2019 - 17:25

Julho Amarelo:  Unidade Básica da Família de Livramento realiza teste de hepatites B e C e de HIV gratuito

Foto: Divulgação

O dia 28 de julho é considerado o Dia Internacional das Hepatites Virais, em alusão a data existe a campanha Julho Amarelo, que busca conscientizar a população sobre a doença. As UBS - Unidade Básica da Família de Livramento de Nossa Senhora participam da campanha realizando testes de hepatites B e C e de HIV. A Secretaria de Saúde do Município e a Prefeitura Municipal orienta que a população, procure a UBS mais próxima de sua residência e realize os testes gratuitamente.

25 Julho 2019 - 17:09

BA 148: Caminhão desengrena e por pouco não atinge condutor

Foto: Luiz Brito | Portal Sudoeste

Na tarde de quarta-feira (24), por pouco uma tragédia não foi registrada na BA-148, nas proximidades da Fazendinha, zona rural de Dom Basílio. Uma carreta modelo LS Volvo, carregada de postes de eletricidade, trafegava na rodovia sentido à Livramento de Nossa Senhora quando o motor "entrada de ar”. O condutor estacionou e ficou embaixo do motor tentando resolver o problema, quando de repente ouviu um estralo momento em que o tranporte começou a descer ladeira abaixo de ré e só parou quando o cavalo e a carroceria do veículo formaram uma espécie de “L”, tomando praticamente toda a via. “Ouvi um estralo e saí rápido de baixo, por pouco tinha atingido minhas pernas”, relatou o motorista à redação da Rádio Portal Sudoeste. Técnicos foram acionados para resolver o problema, que poucas horas depois conseguiram retirar a carreta do local. Apesar do incidente, condutores conseguiram transitar normalmente, usando o acostamento.