Essa categoria tem 88 posts encontrados
A Polícia Civil da Bahia prendeu, na segunda-feira (15), um homem de 38 anos investigado pelo crime de furto qualificado. A captura ocorreu no município de Jequié, durante uma ação da Operação Malhas da Lei, iniciativa voltada ao cumprimento de mandados judiciais e à localização de foragidos da Justiça.
De acordo com a polícia, o suspeito é investigado por um crime ocorrido em 2015 na cidade de Jitaúna. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara de Jurisdição Plena da Comarca do município.
Após trabalho de investigação e diligências realizadas por equipes da Delegacia Territorial de Jequié, o homem foi localizado no bairro Jequiezinho. No momento da abordagem, ele foi informado sobre a decisão judicial e conduzido à unidade policial para os procedimentos legais.
Conforme informou a Polícia Civil, todas as medidas cabíveis foram adotadas após o cumprimento da ordem judicial. O investigado permanece custodiado e à disposição da Justiça, aguardando os próximos encaminhamentos do processo.
A bancada federal do Partido Social Democrático participou, neste sábado (23), da agenda institucional do governador Jerônimo Rodrigues no município de Jequié, no sudoeste baiano. A programação contou também com a presença dos ministros André de Paula e Édipo Araújo, além de deputados estaduais, prefeitos e lideranças políticas de diversas regiões da Bahia. Durante a agenda, foi realizado o lançamento da Pedra Fundamental da nova Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa do Sudoeste Baiano. Também ocorreram a inauguração do Ambulatório e do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Geral Prado Valadares, além da entrega de ambulâncias destinadas a municípios baianos. Os parlamentares participaram ainda da abertura da 45ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié, conhecida como Expo Jequié, promovida pelo Sindicato Rural do município. Durante o evento, o governador e os ministros realizaram a entrega de máquinas agrícolas para 36 cidades da Bahia, reforçando ações voltadas ao fortalecimento do setor agropecuário e apoio à agricultura regional. Entre os deputados federais presentes estiveram Antonio Brito, líder do PSD na Câmara dos Deputados, além de Charles Fernandes, Gabriel Nunes, Paulo Magalhães e Raimundo Costa. Segundo os organizadores, a programação reuniu representações políticas de mais de 40 municípios baianos.
Um grave acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (6) na Rodovia Santos Dumont (BR-116), no trecho urbano de Jequié, no sudoeste baiano. A colisão envolveu uma motocicleta e uma picape Fiat Strada e resultou na morte de uma mulher, que ainda não havia sido identificada até a última atualização. O acidente aconteceu por volta das 6h, na altura do km 699, em um ponto conhecido como “Lixão de Jequié”, nas proximidades do Trevo do Poliduto. Com o impacto, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outra pessoa ficou ferida e foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), na cidade. A ocorrência chegou a provocar interdição parcial da rodovia e congestionamento no trecho. O tráfego foi normalizado por volta das 7h, com orientação da Polícia Rodoviária Federal, que também apura as causas do acidente. O corpo da vítima foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde de segunda-feira (13), uma carga irregular de eletrônicos e produtos proibidos durante fiscalização no km 677 da BR-116, no município de Jequié. A ação ocorreu durante a abordagem a um ônibus interestadual que fazia a linha entre São Paulo e Patos, na Paraíba. Durante a vistoria no compartimento de bagagens, os policiais encontraram caixas contendo diversos aparelhos eletrônicos. Entre os itens apreendidos estavam 41 celulares iPhone, três aparelhos da marca Redmi/Xiaomi, um celular da marca Pacco, além de três tablets Redmi e quatro tablets iPad. Questionado, o motorista informou que não possuía notas fiscais da mercadoria. Na mesma carga, também foram encontrados 30 cigarros eletrônicos, cuja comercialização é proibida no Brasil, além de 15 ampolas de medicamentos para emagrecimento de origem estrangeira, com importação não autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o motorista, os produtos seriam entregues no município de São José do Belmonte, em Pernambuco. Diante da irregularidade, toda a mercadoria foi apreendida e encaminhada à Delegacia da Receita Federal em Vitória da Conquista, onde serão adotadas as medidas cabíveis.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, esteve em Jequié, no sudoeste da Bahia, nesta sexta-feira (20), para autorizar o início das obras na BR-330, com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Serão investidos R$ 57 milhões na intervenção, que tem como objetivo melhorar as condições de tráfego, aumentar a segurança e facilitar o escoamento de grãos e minérios na região. A rodovia é considerada estratégica para a ligação entre o sul e o sudoeste da Bahia, além de conectar o estado a outras regiões do país. Durante a assinatura da ordem de serviço, o ministro destacou a importância da conclusão do Anel Viário de Jequié, especialmente em um trecho de 13 quilômetros considerado prioritário. “Com essa intervenção, será possível retirar veículos pesados do centro da cidade, melhorando a fluidez do trânsito e garantindo mais segurança para motoristas e pedestres”, afirmou. A obra total contempla 128,7 quilômetros entre os municípios de Jequié e Ubaitaba. O ato de autorização ocorreu no canteiro de obras de outro empreendimento do Novo PAC, no bairro Jequiezinho, onde estão sendo construídos dois conjuntos habitacionais. Segundo Rui Costa, Jequié tem sido priorizada dentro do Novo PAC por seu papel como polo regional. No município, estão sendo investidos mais R$ 82 milhões em habitação, com a construção de 496 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, que já atingiram cerca de 30% de execução. O ministro também citou outras obras previstas na cidade, incluindo a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), duas Unidades Básicas de Saúde, um Centro Cultural e um campus da Universidade Federal do Sul da Bahia.
A cirurgiã-dentista Talita Barros Andrade, de 24 anos, morreu no sábado (14) no município de Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações, a jovem faleceu por causas naturais. A morte causou comoção entre familiares, amigos e moradores da cidade. Talita havia concluído recentemente o curso de Odontologia, realizando o sonho de se tornar dentista após anos de dedicação aos estudos. A formatura ocorreu cerca de 15 dias antes do falecimento. O velório foi realizado no domingo (15), na Igreja do Evangelho Quadrangular, localizada na Avenida Franz Gedeon, onde familiares e amigos prestaram as últimas homenagens. Nas redes sociais, diversas mensagens de pesar foram publicadas, destacando a trajetória da jovem e lamentando a perda precoce. Talita era filha de um subtenente da Polícia Militar da Bahia.
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na terça-feira (10), no bairro Joaquim Romão, em Jequié, pelos crimes de descumprimento de medida protetiva de urgência e lesão corporal no contexto de violência doméstica contra uma mulher de 43 anos. A prisão ocorreu após o registro da ocorrência, já que, mesmo após a concessão da medida protetiva, o investigado continuou frequentando a residência da vítima e passou a ameaçá-la com frequência. De acordo com informações da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Jequié, o homem aguardou a vítima na porta da residência e voltou a ameaçá-la de morte caso não fosse autorizado a retornar para a casa. Em seguida, ele teria desferido chutes contra a mulher, que conseguiu se refugiar dentro do imóvel e acionar a polícia. Após o crime, equipes da unidade especializada iniciaram diligências para localizar o suspeito. O homem foi encontrado no local de trabalho e se apresentou aos policiais, sendo conduzido à delegacia para a adoção das medidas legais. Depois da formalização do procedimento, o investigado foi encaminhado à carceragem da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, onde permanece custodiado à disposição do Poder Judiciário.
Uma fonoaudióloga de 44 anos foi presa na segunda-feira (3), suspeita de agredir uma criança de 8 anos com diagnóstico de Hidrocefalia durante um atendimento terapêutico na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil da Bahia, a vítima era acompanhada pela profissional há cerca de três anos no local onde ocorreriam os atendimentos. A identidade da suspeita não foi divulgada oficialmente pela polícia. No entanto, a TV Sudoeste apurou que se trata de Jerusa Farias de Sousa Reis. A reportagem informou que tenta contato com a defesa da investigada, mas não havia obtido retorno até a última atualização. As investigações começaram após um familiar da criança procurar a polícia e denunciar possíveis agressões ocorridas durante uma sessão terapêutica realizada no dia 23 de fevereiro deste ano. O atendimento acontecia em uma clínica que funcionava na extensão da residência da suspeita. Durante o cumprimento de um mandado de busca no local, os policiais apreenderam um equipamento de gravação do sistema interno de monitoramento, conhecido como DVR, além de prontuários terapêuticos relacionados ao atendimento da criança. Todo o material foi recolhido e será submetido a exames periciais. A suspeita foi localizada por policiais da 1ª Delegacia Territorial no bairro Pompílio Sampaio, também em Jequié. Após a prisão, ela foi encaminhada à delegacia e permanece à disposição da Justiça enquanto as investigações continuam.
O município de Jequié registrou mais de 30 milímetros de chuva apenas nesta segunda-feira (2), conforme dados divulgados pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). Com o novo volume, o acumulado dos últimos dias já ultrapassa os 300 milímetros, índice considerado elevado e que mantém a cidade em estado de alerta. A continuidade das precipitações tem exigido atenção redobrada da população, principalmente nas áreas mais vulneráveis a alagamentos, como regiões próximas aos rios. De acordo com as secretarias municipais de Infraestrutura e de Serviços Públicos, o grande volume de chuva tem provocado a saturação do solo, reduzindo a capacidade de absorção da água e ocasionando alagamentos inclusive em locais que não costumavam apresentar esse tipo de ocorrência. Até o momento, foram registrados dez desabamentos de imóveis. Três dessas residências estavam ocupadas no momento dos incidentes, mas não houve registro de feridos. Ao todo, 21 famílias foram afetadas e estão recebendo assistência da Secretaria de Desenvolvimento Social, com suporte emergencial e acompanhamento. As equipes municipais seguem atuando e monitorando pontos considerados críticos, com ocorrências registradas nos bairros Cachoeirinha, KM 3, trechos do Joaquim Romão, Alto da Bela Vista, Cidade Nova e nas proximidades do Centro de Educação Infantil Nayara Souza, na comunidade da Rua Vovó Camila, entre outras áreas impactadas pelas chuvas iniciadas no dia 14 de fevereiro. Segundo informações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, atualmente integrante da Axxis Energia, o reservatório opera com 48,7% do volume armazenado e 36,38% do volume útil, sem indicação de risco no momento. A Prefeitura informou que mantém monitoramento contínuo e equipes mobilizadas para garantir resposta rápida às demandas da população. Em caso de emergência ou risco à vida, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone (73) 93505-0750.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informaram a interdição total e preventiva da BR-330 entre os quilômetros 792 e 796, no trecho que liga os municípios de Jequié e Jitaúna. A medida foi adotada após o transbordamento de um riacho, que invadiu a pista em decorrência das fortes chuvas registradas na região. O tráfego está suspenso para garantir a segurança dos motoristas e demais usuários da rodovia. De acordo com as instituições, uma equipe de engenharia do DNIT realizará avaliação técnica nesta terça-feira (3) para verificar as condições estruturais da via e definir quando será possível a liberação do trecho. Como rota alternativa, os condutores devem utilizar o desvio pela Estrada da Frisuba para seguir viagem em ambos os sentidos. A PRF e o DNIT informaram que continuam monitorando a situação e que novos comunicados serão divulgados conforme a evolução do cenário.
O prefeito de Jequié, Zé Cocá, afirmou que o aumento dos custos para realização dos festejos juninos pode comprometer a continuidade dos eventos nos municípios baianos nos próximos anos. Segundo o gestor, a elevação das despesas dificulta a contratação de artistas e impacta o turismo e a economia das cidades do interior. De acordo com Cocá, os custos para realização do São João aumentaram até dez vezes em cerca de cinco anos. Ele afirmou que municípios de pequeno porte têm enfrentado dificuldades para manter a tradição, mesmo com a demanda da população por esse tipo de entretenimento. O prefeito avaliou que o cenário é preocupante e pode afetar uma das festas mais tradicionais do Nordeste. Segundo ele, os custos continuam crescendo, com aumento de milhões de reais em comparação com anos anteriores, e valores que antes eram suficientes para realizar a festa hoje não cobrem nem a estrutura básica. Diante do cenário, Cocá defendeu a necessidade de uma discussão ampla entre os gestores municipais para garantir a realização dos festejos juninos e, ao mesmo tempo, controlar as despesas. A proposta é buscar alternativas para manter as festas de forma sustentável. A pauta foi apoiada pelo prefeito de Andaraí e presidente da União dos Municípios da Bahia, Wilson Cardoso, que sugeriu a criação de um tabelamento de preços para contratação de serviços e artistas, principalmente para municípios de menor porte. Ele defendeu diálogo com órgãos de controle para alinhar regras e buscar soluções conjuntas.
Um casal foi encontrado morto em uma estrada vicinal nas proximidades de uma residência no distrito de Florestal, área rural de Jequié, no Médio Rio de Contas, no início da manhã de segunda-feira (29). Segundo informações repassadas à polícia, populares acionaram as autoridades após encontrarem os corpos de Aluana Ângela Matos dos Santos, conhecida como Guila, de 35 anos, e Cleber de Jesus Santos, de 37 anos. As vítimas foram localizadas próximas uma da outra. Os corpos foram removidos ao Instituto Médico Legal por uma equipe da Polícia Técnica, com acompanhamento da Polícia Civil, responsável pela investigação do caso. A principal linha apurada é a de homicídio seguido de suicídio, hipótese que ainda está em análise. Informações preliminares indicam que o casal estaria separado e que a mulher contava com medida protetiva de urgência. Moradores relataram que Aluana Ângela Matos dos Santos era bastante conhecida no distrito, com participação ativa na vida social da comunidade. As circunstâncias das mortes seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.