BUSCA PELO ARQUIVO "11/2020"

04 Novembro 2020 - 08:57

Promotor alega 'estupro culposo' e acusado de abusar de influencer é inocentado

Foto: Redes sociais

Dois anos após o crime, chegou ao fim o julgamento do empresário André de Camargo Aranha, denunciado por estupro pela promoter Mariana Ferrer, de 23 anos. Com o recurso de “estupro culposo”, o acusado foi considerado inocente. A decisão foi proferida em setembro deste ano, no entanto, ganhou as redes sociais após imagens da audiência serem divulgadas na terça-feira (03), pelo The Intercept Brasil. O crime aconteceu em 2018, durante uma festa no Café de La Musique Floripa, em Florianópolis, Santa Catarina. O promotor responsável pelo caso, Thiago Carriço de Oliveira, alegou que o empresário não tinha como saber que Mariana não estava em condições de consentir com o ato sexual, sendo assim, ele teria cometido “estupro culposo”. Como o suposto “crime” não é previsto por lei e não há possibilidade de condenar quem cometeu um crime que não existe, o juiz decidiu absolver Aranha. Imagens do julgamento mostram que Mariana ainda foi vítima de humilhações por parte do advogado do empresário, Cláudio Gastão da Rosa Filho. Ele chegou a apresentar cópias de fotos sensuais que foram feitas pela jovem quando ela trabalhava como modelo profissional. De acordo com ele, as imagens reforçariam o argumento de que o estupro tinha sido, na verdade, um ato consensual. O advogado ainda tratou as imagens da vítima como “ginecológicas”, alegou que “jamais teria uma filha” do “nível” da influencer e ainda a repreendeu por chorar durante a sessão. “Não adianta vir com esse teu choro dissimulado, falso e essa lábia de crocodilo”, disse. A fala foi rebatida por Mariana, que chegou a implorar por respeito ao juiz Rudson Marcos, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis. “Excelentíssimo, eu tô implorando por respeito, nem os acusados são tratados do jeito que estou sendo tratada, pelo amor de Deus, gente. O que é isso?”, afirmou.

04 Novembro 2020 - 08:50

Governo federal inicia retomada dos servidores ao trabalho presencial

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Em trabalho remoto na maioria desde o início da pandemia da covid-19, em março, os servidores do Poder Executivo Federal civil começarão a retomar gradualmente o trabalho presencial. Segundo instrução normativa do Ministério da Economia publicada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da União. Nesta etapa, cada órgão não poderá ultrapassar 50% do limite da capacidade física e deverá manter distanciamento mínimo de um metro entre os servidores. O limite de 50% representa a capacidade máxima. O percentual de retorno ao trabalho presencial poderá ser inferior caso cada órgão julgue necessário. Os critérios de retomada do trabalho presencial serão definidos pela autoridade máxima de cada órgão ou entidade ou por chefes de unidades administrativas ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança de nível 6 ou superior. As unidades de trabalho deverão atender a requisitos sanitários mínimos de saúde pública. A distribuição física deverá evitar a concentração e a proximidade de pessoas nos ambientes. Os horários de início e de término de trabalho, inclusive dos intervalos intrajornada, deverão ser flexibilizados, desde que mantida a carga horária diária e semanal prevista em lei para cada atividade. Por fim, as unidades deverão observar os protocolos e as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias e locais.

04 Novembro 2020 - 08:40

Cantor do Roupa Nova é internado com coronavírus após transplante de medula óssea

O vocalista da banda Roupa Nova, Paulo César dos Santos, o Paulinho, voltou a ser internado no Rio de Janeiro, desta vez com diagnóstico de coronavírus, pouco mais de dois meses após a recuperação de um transplante de medula óssea. De acordo com a assessoria, o artista vem reagindo bem ao tratamento, mas precisou ser entubado. “Ele está entubado, mas de forma preventiva. Ele está internado há duas semanas, e segue em constante melhora. É claro que é alarmante por ele ter mais de 60 anos e vir de um transplante, mas Paulinho está bem”, garantiu os representantes. Nas redes sociais, o grupo divulgou nota sobre o estado de saúde de Paulinho e pediu orações aos fãs. A banda afirma que continuará seguindo com a agenda de compromissos até que o cantor possa estar com eles novamente. “Em respeito a vocês, fãs e admiradores da nossa trajetória, estamos aqui para esclarecer sobre o estado de saúde do Paulinho, que muitos têm nos perguntado. Há 60 dias o Paulinho vem se tratando e se recuperando de um transplante bem-sucedido de medula óssea. Neste período ele também acabou sendo infectado pelo Covid e neste momento encontra-se internado num processo de recuperação. Enquanto ele se fortalece, nós seguimos com vocês, cumprindo a agenda da banda, que foi um pedido feito por ele, até que ele possa retornar junto com a gente. Em nome do Roupa Nova e em especial do Paulinho, agradecemos todos os pensamentos positivos e orações, e continuamos nessa corrente positiva para que o mais breve possível o nosso querido Paulinho esteja de volta aos palcos com a gente”, diz a equipe de comunicação da banda.

03 Novembro 2020 - 18:20

Jovem e criança são assassinados em Ibicoara, no Distrito Cascavel

Foto: Reprodução | Vinícius Silva | Vinny Publicidade

Um homem de 23 anos de idade e uma criança de 06 anos foram mortos na noite da última segunda-feira (02), no Bairro Renascer, no Distrito Cascavel, em Ibicoara. Segundo informações da polícia passdas ao Agora Sudoeste, populares e parentes das vítimas informaram que o suspeito do crime é o irmão de uma das vítimas. O suspeito estava preso em São Paulo e havia chegado na região há 02 meses. Os homens já tinham discutido anteriormente por causa de uma moto. A motivação do crime. Ainda segundo a polícia, outra criança foi ferida durante a ação. Ela socorrida e encaminhada a um posto de saúde do distrito. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhas ao IML de Brumado. A Polícia Civil investiga a motivação do crime. 

03 Novembro 2020 - 18:02

Governo do Estado garante novas viaturas para uso da Polícia Militar na capital e RMS

Foto: Camila Souza/GOVBA

Para substituir veículos antigos em operação, o governo estadual, via Secretaria de Segurança Pública (SSP), fez a entrega de 52 novas viaturas para uso da Polícia Militar, em Salvador e Região Metropolitana (RMS). As chaves foram entregues pelo governador Rui Costa, na manhã desta terça-feira (3), no estacionamento da sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia. Com cela e sem cela, os veículos entregues durante a cerimônia são caminhonetes operacionais que vão servir a companhias, batalhões e até para as operações Gêmeos e Apolo. Rui lembrou que o ato desta terça faz parte de um contrato mais amplo, que engloba 289 veículos. “O objetivo do Governo do Estado é melhorar a infraestrutura da corporação, garantindo condições dignas de trabalho aos nossos policiais, com a entrega de equipamentos, viaturas, entre outros investimentos. Além disso, ao longo desses anos, temos garantido uma melhor infraestutura nos postos de trabalho da Polícia Militar. Em todo o estado, batalhões e outros espaços da instituição já contam com áreas para a prática esportiva e lazer, com pista e campo de futebol, e eu quero ressaltar que os investimentos irão continuar”, destacou o governador.

03 Novembro 2020 - 17:39

Após denúncia de tentativa de assalto, PM apreende drogas em ônibus da Gontijo em Livramento

Foto: Divulgação | Policia Militar | 46ª CIPM

A 46ª CIPM, informou que a guarnição do PETO recebeu uma denúncia na última quinta-feira (29) que havia uma tentativa de assalto no ônibus da empresa Gontijo. Após essa informação, a guarnição intensificou rondas nas entradas e saídas da cidade de Livramento de Nossa Senhora com intuito de localizar o veículo. Instantes depois, a guarnição avistou o ônibus passando na BA 148. Foi feito o acompanhamento até a Rodoviária, a fim de ser realizada no local, a abordagem policial e averiguação da veracidade da denúncia. Ao ser realizada a busca pessoal em um indivíduo de 37 anos, foi encontrado uma pequena quantidade de substância análoga à maconha e um levantamento de que havia um registro de ocorrência referente a ele, sobre participação em lesão corporal grave a uma pessoa, no estado de Minas Gerais. A guarnição conduziu o citado indivíduo à Delegacia Territorial de Livramento para as devidas providências, além de todo material apreendido que estava em posse do conduzido. Vale ressaltar que a guarnição do PETO averiguou durante a abordagem ao ônibus e passageiros, que não houve nenhuma tentativa de assalto ou mesmo, assalto no citado veículo, como a princípio, havia sido denunciado.

03 Novembro 2020 - 17:15

Coelba emite comunicado a população de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A Coelba informa que registra, desde a segunda-feira (02), elevação no volume de chamados na região de Livramento de Nossa Senhora, em decorrência das fortes chuvas, associadas a ventos de maior intensidade e descargas atmosféricas (raios). Preventivamente, a empresa aumentou o número de equipes de prontidão e está atuando no restabelecimento da energia com a maior brevidade possível nas áreas afetadas. Em algumas localidades, inundações e dificuldades de acesso têm comprometido o tempo de atendimentos das ocorrências. A Coelba, no entanto, ressalta que manterá o reforço no contingente até que a situação entre em regime de normalidade. Em casos de ocorrências envolvendo a rede elétrica, a empresa deve ser acionada pelo teleatendimento gratuito 116 ou pelo aplicativo para smartphones. A companhia solicita aos clientes que durante a comunicação de interrupções no fornecimento tenham sempre em mão o número do contrato, o que facilita a identificação das ocorrências. A Coelba se coloca à disposição.

03 Novembro 2020 - 13:08

Érico Cardoso: Polícia flagra trio com entorpecentes após atitude suspeita

Foto: Divulgação | Policia Militar | 46ª CIPM

Em nota enviada a imprensa, a 46ª CIPM informou que no último sábado (30), Policiais do Pelotão de Emprego Operacional (PETO) em rondas na cidade de Érico Cardoso avistou três indivíduos em atitude suspeita. Ao ser feita a abordagem policial em um dos indivíduos, foi encontrada uma pequena quantidade de substância análoga à maconha. Foi questionado aos outros dois indivíduos se eram usuários, e responderam que sim. Ainda segundo a PM, foi encontrada com outro deles uma quantidade significativa de substância análoga à maconha. Nenhuns dos indivíduos portavam documentos de identificação e foi constatado que um deles tinha passagem por tráfico de drogas e havia saído da prisão há poucos meses. A guarnição conduziu todos os três indivíduos à Delegacia Territorial de Livramento para as providências cabíveis e legais, além da substância encontrada e três aparelhos celulares.

03 Novembro 2020 - 12:34

Eleições de 2020 tiveram aumento de 60 mil registros de candidatura

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou nas eleições deste ano um aumento de 60,4 mil pedidos de registros de candidatura em comparação com o pleito de 2016. Desta vez, foram 557.342 pessoas com desejo de serem candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador. Desses, 528.421 tiveram suas candidaturas aceitas pela Corte eleitoral. Por outro lado, 17,2 mil candidaturas foram consideradas inaptas. Ou seja, não foram aceitas pelo TSE. Dentre as candidaturas inaptas, 2,3 mil foram cassadas com base na Lei da Ficha Limpa . Mais 2,4 mil candidatos tiveram o partido ou a coligação partidária invalidada; 74 não puderam registrar candidatura por terem sido condenados por abuso de poder e 27 por gasto ilícito de recursos. A maioria teve a candidatura indeferida por ausência de requisito de registro. São condições de elegibilidade, dentre outros requisitos, a nacionalidade brasileira; o pleno exercício dos direitos políticos; o alistamento eleitoral; o domicílio eleitoral na circunscrição em que pretende concorrer; a filiação partidária e idade mínima para o cargo pretendido. Mais 11,6 mil candidaturas aguardam julgamento do tribunal.

03 Novembro 2020 - 12:12

Conquista: Motorista bêbado transitando pela contramão quase colide com viatura da PRF e acaba preso na BR 116

Foto: Divulgação / PRE-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na noite de segunda-feira (02), o condutor de um Honda/City por conduzir veículo alcoolizado, dirigir na contramão da direção e quase causar acidente grave na BR 116, em Vitória da Conquista (BA). Era por volta das 20h40, equipe da PRF realizava ronda na rodovia voltada à prevenção de acidentes quando, na altura do quilômetro 29 (anel rodoviário), foi surpreendida por um veículo em alta velocidade, na contramão da direção e para evitar uma colisão frontal que poderia ser trágico, a viatura foi obrigada a desviar de forma defensiva. De imediato, os policiais retornaram e iniciaram um acompanhamento tático. O veículo foi interceptado e durante a abordagem, os agentes perceberam que o homem apresentava visível estado de embriaguez como olhos vermelhos, forte odor de álcool no hálito, fala desconexa. O motorista, de 39 anos, ofereceu resistência e se negou a sair do veículo. Estava muito exaltado e tentou agredir os policiais. Dentro do carro foram encontradas latas de cerveja. Em seguida, os PRFs com base nos sinais notórios de embriaguez lavraram o termo de constatação e deram voz de prisão ao infrator, pelo crime de trânsito do art. 165 da Lei 9.503/97. Além de ser autuado por alcoolemia, foi notificado por dirigir pela contramão de direção e conduzir veículo sem cinto de segurança. O somatório das multas foi superior a 3.500 reais. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante. Além de detenção por crime de trânsito, a multa por alcoolemia custa R$ 2.934,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).