Esse período tem 157 posts encontrados
Cinco estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) perderam suas vidas em um trágico acidente de carro na noite de quinta-feira (18) na BR-242, próximo à cidade de Itaberaba, localizada na região da Chapada Diamantina, Bahia. O veículo em que eles estavam colidiu frontalmente com um caminhão que transportava óleo vegetal. As vítimas, todos alunos do curso de pós-graduação em Ensino em Ciências Ambientais, estavam a caminho do campus avançado em Lençóis, onde teriam uma aula na manhã seguinte, sexta-feira (19). As vítimas foram identificadas como Cíntia de Souza Franca, de 36 anos, e Carolina Silva do Amor Divino, de 30 anos, ambas de Salvador; Jaris Medeiros Gonçalves, de 39 anos, e Marcos de Oliveira Silva, de 34 anos, de Santo Estevão; e Rauny Chaves Fernandes, de 35 anos, de Lauro de Freitas. Quatro deles perderam a vida imediatamente no local do acidente, enquanto o quinto foi levado para o hospital em Itaberaba, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos. Até o momento, a causa exata do acidente não foi confirmada, mas suspeita-se que tenha ocorrido uma ultrapassagem em local proibido. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está investigando qual dos dois veículos, o carro dos estudantes ou o caminhão, realizou a ultrapassagem indevida. A notícia do trágico acidente abalou a comunidade acadêmica da Uefs, levando a direção da universidade a emitir uma nota oficial lamentando a perda dos alunos e decretando um luto oficial de três dias. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também expressou sua tristeza e solidariedade às famílias das vítimas. Ele informou que dois dos estudantes falecidos também trabalhavam na rede estadual de ensino.
Desde que saiu o resultado do segundo turno das eleições para presidente e governador, o atual prefeito de Rio de Contas, Cristiano Azevedo (PSB), vem enfrentando dificuldades em conseguir uma reunião com o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT). Apesar de diversas tentativas, o prefeito tem se deparado com portas fechadas e respostas negativas por parte do governador. Diante dessa situação, Cristiano Azevedo teve que buscar apoio junto ao Presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), José Henrique Silva Tigre, conhecido como 'Quinho'. Nesta sexta-feira (19), o prefeito finalmente foi recebido pelo governador para tratar de assuntos de interesse da policlínica da regional de Brumado e do município de Rio de Contas. Nas redes sociais, o prefeito comemorou o encontro. No entanto, é importante ressaltar que Cristiano Azevedo apoiou o candidato derrotado ACM Neto tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições. Jerônimo Rodrigues, por sua vez, não deve ter esquecido essa postura do prefeito durante a campanha eleitoral. Durante sua agenda em Ibicoara, o governador Jerônimo Rodrigues fez uma declaração enfatizando a importância da gratidão na política. Ele destacou a necessidade de reconhecer aqueles que o acompanharam em sua trajetória política e afirmou que todos os que estiveram ao seu lado terão seu apoio nas eleições de 2024, mesmo que ele possa perder em algum município. Nesse contexto, o governador recebeu a comitiva de oposição do município de Rio de Contas, composta pelos vereadores Célio Evangelista, Lane Castro, Luciano Pierote e o ex-prefeito Márcio Farias, que são apoiadores do governador no município. Célio Evangelista, que faz parte do grupo de apoio a Jerônimo Rodrigues, desponta como pré-candidato a prefeito de Rio de Contas nas eleições de 2024, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo jornal O Eco Pesquisas. O vereador tem conquistado a simpatia da população local e ganhado destaque no cenário político. Vale lembrar que durante a gestão do ex-prefeito Márcio Farias, Célio ocupou o cargo de secretário de infraestrutura do município, o que contribui para sua visibilidade e apoio por parte da população.
Nas últimas semanas, os moradores de Livramento têm expressado surpresa com o retorno dos orelhões à cidade. Após anos de ausência, os telefones públicos reapareceram em diferentes pontos do município, deixando a população curiosa e questionando os motivos por trás dessa iniciativa. Os orelhões, que eram uma presença comum nas ruas de Livramento em décadas passadas, foram gradativamente substituídos pelos avanços tecnológicos, como os celulares e a expansão da telefonia móvel. No entanto, a volta inesperada desses dispositivos tem chamado a atenção de todos. Com a popularização dos smartphones e a disponibilidade de planos de telefonia móvel acessíveis, muitos imaginavam que os orelhões fossem coisa do passado. No entanto, a reaparição desses telefones públicos levanta questões sobre a necessidade e a utilidade desses dispositivos em uma era cada vez mais conectada digitalmente.
Diversas teorias têm surgido entre os moradores para explicar o retorno dos orelhões. Alguns especulam que a medida visa atender a uma parcela da população que ainda não possui acesso aos smartphones ou que enfrenta problemas de conectividade em algumas áreas do município. Outros acreditam que a instalação dos orelhões está relacionada a regulamentações governamentais ou a parcerias entre a operadora responsável e as autoridades locais. Apesar das especulações, não houve um comunicado oficial por parte da operadora ou das autoridades locais esclarecendo os motivos para a volta dos orelhões em Livramento. Enquanto isso, a presença dos orelhões tem gerado um misto de nostalgia e curiosidade na população, que se acostumou com a ausência desses dispositivos ao longo dos anos. Alguns moradores têm aproveitado a oportunidade para testar os telefones e relembrar como era realizar chamadas públicas, e o melhor de tudo, oferecendo ligações gratuitas.
A intensificação das ações preventivas contra violência doméstica e feminicídio foram tema da reunião entre representantes da Secretaria da Segurança Pública e do Tribunal de Justiça da Bahia. O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (19), na sede do TJ, Centro Administrativo da Bahia (Cab). O subsecretário da SSP, Marcel Oliveira, destacou que os números 181 e 190 estão disponíveis para receber pedidos de socorro e denúncias. "É um debate importante para que possamos sempre melhorar os serviços já disponíveis à população", disse. Já a desembargadora criminal Nágila Brito, presidente da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulher e Familiar do TJ, pontuou os avanços judiciais a favor das vítimas de agressão, além de ressaltar a importância da união dos órgãos que compõem a rede de proteção. "As estratégias conjuntas de combate à violência são importantes para diminuição desses casos". Capacitações de servidores, criação de protocolo de atendimento especializado e celeridades nas respostas após denúncias contra agressores foram discutidos. Estiveram presentes a Superintendente de Prevenção à Violência, Denice Santiago, a comandante da Operação Ronda, Maria da Penha, major Tereza Raquel, a delegada-geral Adjunta da Polícia Civil, Elâine Nogueira, a secretária de Políticas para Mulheres, Elisângela Araújo.
Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos operadores e fortalecer as associações filiadas, a Central de Associações Comunitárias de Caetité está promovendo durante o mês de maio o Treinamento de Operadores e a Capacitação das Associações. Essas iniciativas têm como propósito fornecer treinamento especializado para os operadores, abordando temas relevantes relacionados aos sistemas de abastecimento de água, ao mesmo tempo em que capacitam as associações para um papel mais ativo na gestão compartilhada e no desenvolvimento comunitário. Fundada em 2020 com recursos do Governo do Estado, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Central adota um modelo de gestão compartilhada, com a participação ativa de Associações Comunitárias, Prefeituras Municipais, Governo do Estado e outras parcerias, visando garantir o abastecimento de água de forma equitativa e com qualidade. Atualmente, a Central opera um total de 49 sistemas de abastecimento de água, abrangendo 14 municípios e fornecendo água tratada para aproximadamente 31 mil pessoas residentes em áreas rurais. As capacitações estão sendo realizadas na sede da Central de Caetité, com o intuito de atender todas as comunidades filiadas. Os operadores recebem orientações técnicas, que englobam tanto aspectos teóricos quanto práticos. Os temas abordados incluem a manutenção adequada e preventiva dos equipamentos, os processos de tratamento de água e as diretrizes de segurança operacional.Poliana Brandão, gerente-geral da Central de Associações Comunitárias de Caetité, ressaltou a importância desses treinamentos para a eficiência dos sistemas. "Ao capacitar nossos operadores, estamos investindo na excelência dos serviços de abastecimento de água, que são essenciais para a comunidade. Esses profissionais desempenham um papel fundamental ao garantir um fornecimento adequado de água de qualidade às residências dos moradores". Paralelamente, a Central está proporcionando a capacitação dos presidentes das associações filiadas, buscando fortalecer o papel de liderança em suas comunidades. Essa iniciativa, realizada pela primeira vez na Central de Caetité, tem como objetivo capacitar os presidentes para que possam contribuir ativamente no planejamento, organização comunitária e fiscalização dos sistemas de abastecimento de água em suas respectivas comunidades. Milton Lacerda, presidente de uma das associações filiadas e participante da capacitação, expressou sua gratidão pela oportunidade de adquirir conhecimentos relevantes para aprimorar o seu papel como líder comunitário. "Achei extremamente interessante e espero que eventos como esse ocorram com mais frequência, pois nos conscientizam e também ajudam a sensibilizar nossos associados a fazer o melhor pelas nossas comunidades. Só tenho a parabenizar a Central pela iniciativa e expressar nosso profundo agradecimento".
Equipes das polícias Civil e Militar localizaram mais dois assaltantes envolvidos na tentativa de roubo a banco, na cidade de Barreiras. A dupla faz parte de uma organização criminosa que planejava sequestrar o gerente de uma agência e, posteriormente, atacar uma determinada instituição financeira. Através do depoimento de testemunhas, de imagens de câmeras de segurança e de ações de inteligência, a dupla foi localizada e presa em Barreiras. Outros dois comparsas acabaram morrendo em confronto na noite de quinta-feira (18). Dois revólveres e munições foram apreendidos. A tentativa de extorsão mediante sequestro é investigada pela 1ª Delegacia Territorial (DT) de Barreiras. A Polícia Civil não descarta a participação de outros criminosos.
Nas últimas semanas, os agentes de endemias do município de Livramento de Nossa Senhora têm intensificado suas ações de fiscalização e combate à dengue. Essas medidas visam prevenir a propagação da doença e proteger a população local. A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e sua prevenção é fundamental para evitar a disseminação da doença. Com o aumento das notificações de casos de dengue na região, a equipe de agentes de endemias tem trabalhado de forma incansável para identificar focos do mosquito e adotar medidas efetivas para eliminá-los. As ações dos agentes de endemias incluem visitas domiciliares, orientação à população e aplicação de larvicidas em áreas propícias à proliferação do mosquito. Nas últimas semanas, as comunidades de Lourenço e Itanagé receberam a visita dos agentes, que percorreram as ruas e residências dessas localidades em busca de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Durante as visitas, foram realizadas orientações sobre como evitar a formação de focos e a importância da limpeza dos quintais e terrenos. Nesta quinta-feira (18), a equipe de agentes de endemias concentrou seus esforços no distrito de Iguatemi. O objetivo dessa ação foi identificar possíveis focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre a importância de manter os ambientes limpos e livres de recipientes que possam acumular água parada. O trabalho dos agentes de endemias é essencial no combate à dengue, uma vez que a eliminação dos criadouros é uma das formas mais eficazes de reduzir a incidência da doença. Ações como a intensificação da fiscalização e as visitas domiciliares têm sido fundamentais para controlar a propagação da dengue e proteger a saúde da população de Livramento de Nossa Senhora.
Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (18) em Feira de Santana durante Operação da Polícia Federal. Outro mandado, este de busca e apreensão, também é cumprido na cidade. A ação é um desdobramento das investigações relacionadas à apreensão de cerca de 100 kg de cocaína [e substâncias adulterantes] em um caminhão no dia 25 de abril passado. Segundo a Polícia Federal (PF), a investigação, que agora visa identificar outros participantes do crime, apontou para uma pessoa que seria receptadora da droga na cidade. No local onde o acusado foi preso, os agentes apreenderam um aparelho celular e documentos, os quais serão submetidos a perícia com a finalidade de constatar a ocorrência do crime. A PF informou que o homem ficará custodiado no presídio de Feira de Santana à disposição da Justiça. Ele vai responder pelo crime de tráfico de drogas. Os mandados judiciais foram autorizados pela Vara de Tóxicos e Acidentes de Veículos de Feira de Santana.
Uma professora de geografia foi agredida com um facão por um aluno de 13 anos na manhã de quarta-feira (17), em uma escola municipal da cidade de Seabra, na Chapada Diamantina. Por sorte, o menino foi contido por outros estudantes e a vítima sofreu apenas um arranhão no pescoço. O caso aconteceu por volta das 8h. Ainda não se sabe se o crime foi planejado pelo garoto. Além do facão, ele portava um martelo na mochila. O garoto, que conforme funcionários da escola, tem transtornos psicológicos, foi levado para um hospital, porque estava bastante nervoso. De acordo com o G1, as aulas da escola foram suspensas e a diretora da unidade foi para delegacia prestar depoimento. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Um homem e uma adolescente morreram dentro de um carro que estava na garagem de uma casa em Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia. O caso, registrado como um acidente pela polícia, foi na terça-feira (16). As vítimas, Josiane Lopes da Silva, de 33 anos, e Cailane Ferreira da Silva, de 17, entraram na garagem por volta das 16h, e não foram mais vistas depois. Segundo informação da TV Bahia, os corpos foram achados depois que um amigo de Josiane, o dono da casa e do carro, notou a ausência dele à noite, chamando a polícia por volta das 22h. O carro estava desligado, com a chave na ignição. Os vidros estavam fechados. A garagem também estava fechada. O homem estava sem camisa e a adolescente estava sem short. Os dois estavam nos bancos da frente. A morte foi causada por asfixia de monóxido de carbono.
O pastor de uma igreja evangélica, de 43 anos, que estava com um mandado em aberto por descumprimento de medidas protetivas foi preso, na tarde da quarta-feira (17), no bairro São Caetano, em Itabuna, durante ação conjunta das Delegacias Especial de Atendimento à Mulher (Deam), daquela cidade, e das unidades de Brotas e Periperi, sediadas em Salvador. Ele foi denunciado por duas ex-companheiras. A ordem judicial foi expedida pela 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da comarca de Salvador, após ocorrências de ameaça, calúnia, difamação, injúria e violência psicológica terem sido registradas contra o suspeito nas Deams de Brotas e Periperi, pelas ex-mulheres. O investigado, que também trabalhava como locutor numa Rádio em Itabuna, foi preso logo depois que terminou de apresentar um programa. “Primeiro diligenciamos em Salvador, mas não localizamos o suspeito. Uma das vítimas informou que ele estava ao vivo na Rádio, alinhamos com as outras unidades e conseguimos cumprir o mandado”, informou a titular da Deam/Itabuna, delegada Sione Porto. O homem foi submetido ao exame de lesão corporal e está à disposição do Poder Judiciário, aguardando ser encaminhado para o Complexo Policial da Mata Escura, na capital baiana.
Uma tragédia ocorreu na cidade de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, quando uma criança de oito anos foi atropelada por um caminhão-pipa. O acidente ocorreu na terça-feira (16), quando a vítima, identificada como Davi Araújo dos Santos, estava voltando da escola Téodulo Leite, onde estudava. De acordo com relatos da equipe de apuração da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, Davi estava de bicicleta no momento do acidente. O caminhão-pipa, que saía de uma rua em obras, acabou atingindo a criança ao entrar na esquina onde ocorreu o atropelamento. O motorista afirmou que não viu a criança. A Polícia Civil da cidade informou que o motorista do caminhão-pipa permaneceu no local para prestar socorro e não há suspeitas de que ele tenha consumido bebidas alcoólicas.