Essa categoria tem 1174 posts encontrados
Numa demonstração efetiva de implementação de uma política de valorização do servidor, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, anunciou, nesta segunda-feira (29.09), um reajuste de 4,5% a partir de novembro deste ano e o mesmo percentual a partir de maio de 2026 nos vencimentos dos efetivos e comissionados. A notícia foi divulgada em reunião com o presidente Fábio Lima e demais dirigentes do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Sindsalba). Na mesma reunião a presidente da ALBA acolheu outra reivindicação da representação sindical, a promoção por mérito, que será regulamentada através de um projeto de lei do Poder Legislativo. “Nós vamos implementar”, garantiu Ivana Bastos. Sobre itens da pauta de reivindicações que não puderam ser atendidos, ela justificou: “não podemos resolver o que não foi resolvido em 192 anos que não tivemos uma mulher na Presidência, temos que pensar no futuro”.
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou nesta terça-feira (23) um processo contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por quebra de decoro parlamentar. A representação, feita pelo PT, pede a perda do mandato. Segundo o partido, Eduardo Bolsonaro tem utilizado sua estadia nos Estados Unidos para se dedicar "de forma reiterada a difamar instituições do Estado brasileiro".A decisão foi comunicada pelo presidente do conselho, deputado Fabio Schiochet (União Brasil-SC). Agora, abre-se o prazo regimental de 90 dias para que o colegiado conclua a avaliação do pedido.Os deputados Duda Salabert (PDT-MG), Paulo Lemos (PSOL-AP) e Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG) foram indicados por sorteio para relatar o caso. A decisão, no entanto, sobre quem ficará com a relatoria deve ser tomada nos próximos dias, pelo presidente da comissão.
O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, lidera a corrida pelo governo da Bahia com 40% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira (22). O governador Jerônimo Rodrigues (PT) aparece em segundo lugar, com 36%, e, considerando a margem de erro de três pontos percentuais, os dois estão em empate técnico. A pesquisa aponta que ACM Neto e Jerônimo Rodrigues já disputaram o governo em 2022, quando Jerônimo venceu no segundo turno. O levantamento mostra ainda o ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), com 5% das intenções de voto; Kleber Rosa (PSOL), com 2%; e o ex-deputado federal João Carlos Aleluia (Novo), com 1%.
Votos nulos ou em branco somam 10%, enquanto 6% dos entrevistados não souberam responder ou preferiram não opinar. A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro, por telefone, com 1.200 pessoas, e tem nível de confiança de 95%.
Na manhã da última terça-feira (16), a deputada Ivana Bastos, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi homenageada em uma cerimônia solene realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A parlamentar recebeu a Medalha Grande Mérito da Ordem do Mérito Legislativo, a mais alta distinção concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), destinada a personalidades que se destacam pelo serviço público e pelas contribuições à sociedade. A solenidade coincidiu com um momento de forte simbolismo histórico: a ALMG completa 190 anos de fundação, assim como a ALBA, que também celebra a mesma marca em 2025. Ivana Bastos destacou ainda a relevância de ser a primeira mulher a presidir a Assembleia baiana em quase dois séculos. “A vida é generosa quando nos oferece encontros que ficam para sempre na memória. Hoje, vivi um desses momentos raros: os 190 anos da Assembleia de Minas se encontraram com os 190 anos da Assembleia da Bahia, e eu tenho a honra de estar nesse tempo da história como a primeira mulher a presidir a ALBA”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença de representantes dos três poderes, parlamentares de diferentes estados e lideranças políticas, além do ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia, orador oficial do evento. O presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), conduziu a entrega da medalha, reforçando o reconhecimento ao trabalho desempenhado por Ivana Bastos na política brasileira. Ao agradecer pela honraria, a presidente da ALBA definiu a homenagem como um gesto de humanidade na política. “Receber esta medalha em Minas, neste palco tão significativo, tem um sabor especial. Essa medalha é o abraço de um povo, é a história sendo escrita com afeto, é a prova de que a política pode ser humana, pode ser próxima, pode ser grande e generosa ao mesmo tempo”, declarou Ivana Bastos.
O Partido Liberal (PL) anunciou nesta terça-feira (16) a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para assumir a liderança da minoria na Câmara dos Deputados, após a renúncia da deputada Caroline de Toni (PL-SC) ao posto. A decisão, porém, ocorre em meio a controvérsias jurídicas e políticas sobre a situação do parlamentar. Eduardo, que está nos Estados Unidos desde o início do ano, enfrenta questionamentos por conta de sua permanência fora do país. Sua licença terminou em 20 de julho, e desde então suas ausências têm sido contabilizadas pela Mesa da Câmara. Caso não haja justificativa legal, o deputado corre risco de perder o mandato por excesso de faltas.
Segundo o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), a indicação é respaldada por um ato da Mesa Diretora de 2015, editado durante a gestão de Eduardo Cunha, que prevê a justificativa automática das ausências de líderes partidários e membros da Mesa Diretora em sessões deliberativas. “Esse entendimento garante a Eduardo Bolsonaro a possibilidade de assumir o cargo sem risco de punição pelas ausências”, afirmou. No entanto, a assessoria do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), negou que haja acordo prévio para validar a indicação. Isso significa que a nomeação ainda depende de referendo oficial da presidência da Casa.
Em sua carta de renúncia, Carol de Toni declarou que a decisão foi tomada em conjunto com o partido, como gesto de apoio à família Bolsonaro. “O Brasil precisa de união e coragem, especialmente diante das perseguições políticas que tanto Eduardo quanto Jair Bolsonaro estão sofrendo”, afirmou a parlamentar, que deve assumir a função de primeira vice-líder da minoria. O movimento fortalece a posição de Eduardo Bolsonaro dentro do PL e no cenário legislativo, mas também abre espaço para disputas internas e possíveis questionamentos jurídicos sobre a legalidade de sua permanência como deputado em exercício sem registro de presença.
Entre os dias 12 e 14 de setembro, a deputada Ivana Bastos percorreu os municípios de Ibirapuã, Caculé, Caetité e Livramento de Nossa Senhora, em uma agenda intensa que uniu celebrações tradicionais, eventos de fomento à agricultura familiar e encontros com lideranças políticas, reforçando o compromisso com o trabalho e mais desenvolvimento. A agenda foi iniciada em Ibirapuã, município que passa a integrar a trajetória política de Ivana Bastos. A deputada, ao lado da prefeita Carla Chácara e da vice-prefeita Leda Pinho, participou da 38ª Festa do Vaqueiro. "É uma grande alegria chegar a Ibirapuã e participar de um dos eventos mais tradicionais da região", expressou Ivana Bastos, dizendo ainda: "Chego ao município para somar, com dedicação e vontade de transformar unindo forças a dupla de mulheres competentes, a prefeita Carla e a vice-prefeita Leda Pinho". No sábado, a deputada esteve em Caculé, junto ao prefeito Pedrão, à primeira-dama Inês, ao vice-prefeito William e demais lideranças, participando da 3ª edição do Festival do Maracujá, no distrito de Várzea Grande. A parlamentar reforçou o compromisso do mandato com o fortalecimento da agricultura familiar, a geração de empregos e renda para as famílias. Na oportunidade, destacou também o compromisso com a obra do asfalto ligando Várzea Grande à Caculé. "Meus amigos, tenham a certeza de que, com a união de forças e o empenho do nosso governador, esse investimento será realidade", completou. Já no domingo, Ivana seguiu com a agenda em Caetité, no distrito de Pajeú dos Ventos. Ao lado do prefeito Valtécio Aguiar, do vice-prefeito Walmique, da primeira-dama Hildete, de vereadores e secretários municipais, participou das comemorações em alusão ao 7 de Setembro. Na oportunidade, a deputada falou da alegria de mais uma vez participar desta festa "linda e cheia de tradição". "Sempre saio da celebração com o coração cheio de alegria e ainda mais disposição para batalhar por vocês e, juntos, alcançarmos muito mais. Mais uma vez, vocês brilharam nos mínimos detalhes. Foi uma verdadeira mostra de civismo, cultura e do tradicional desfile cívico, cheio de entusiasmo, empenho e patriotismo." A deputada encerrou a caminhada do final de semana em Livramento de Nossa Senhora, ao lado da prefeita Joanina Sampaio, de vereadores e demais lideranças, prestigiando a 10ª Cavalgada de São Timóteo. "Parabéns à gestão municipal pela organização dessa bonita e tradicional festa. Em Livramento de Nossa Senhora, o trabalho tem sido feito com amor e dedicação. De mãos dadas com Joanina e com o forte apoio do governador Jerônimo, temos colhido grandes frutos e, juntos, faremos muito mais", destacou.
Na última segunda-feira (8), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, recebeu na Governadoria o prefeito de Contendas do Sincorá, Didi, acompanhado do deputado estadual Marquinho Viana. Durante o encontro, foram discutidas demandas do município, com foco em obras e novos investimentos em diferentes áreas. Entre os pontos tratados, ficou definida a visita do governador à cidade, ocasião em que ele participará da inauguração do novo colégio de tempo integral, da sede da Polícia Militar e de uma praça. Também estiveram em pauta a execução da passagem urbana e a possibilidade de ampliar os investimentos estaduais em benefício da população.
A reunião reforçou a parceria entre o governo estadual, a gestão municipal e a representação legislativa, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas e garantir avanços em infraestrutura, educação e segurança para os moradores de Contendas do Sincorá.
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), utilizou as redes sociais neste sábado (7) para criticar duramente a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no ato bolsonarista realizado na Avenida Paulista. Segundo o parlamentar, Tarcísio “cruzou o Rubicão” ao afirmar que “ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Alexandre de Moraes”, em referência ao relator do julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Para Lindbergh, a fala do governador extrapolou o debate político e configurou um “ataque frontal ao STF”, com potencial de se caracterizar como coação no curso do processo. O deputado também acusou o governador de manipular declarações do ministro André Mendonça, ao citar a frase “o bom juiz deve ser reconhecido pelo respeito e não pelo medo” como crítica indireta a Alexandre de Moraes. “Com cinismo, fez coro pela anistia, que só serviria para consagrar a impunidade e a continuidade do golpe”, escreveu Lindbergh. Para o líder petista, ao adotar esse discurso, Tarcísio deixa de agir como chefe do Executivo paulista e passa a atuar como “defensor político de Bolsonaro”. Ele concluiu afirmando que quem ataca ministros e defende anistia para investigados “não luta por liberdade, mas legitima o crime, sabota a Justiça e abre caminho para novos atentados contra a democracia”.
O senador Angelo Coronel (PSD) afirmou nesta segunda-feira (1º) que não fará mais comentários sobre a formação da chapa majoritária para as eleições de 2026. A decisão ocorre em meio à possibilidade de o Partido dos Trabalhadores lançar a dupla formada pelo senador Jaques Wagner, que também buscará a reeleição, e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, o que poderia deixar Coronel de fora da disputa. Em entrevista durante evento promovido pelo Conselho Regional de Educação Física da Bahia (CREF13/BA), na Assembleia Legislativa da Bahia, Coronel destacou que caberá ao presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, conduzir as articulações políticas da legenda. O parlamentar frisou que Otto terá autonomia para definir se o partido continuará na base do governo ou seguirá outro caminho.
No último fim de semana, em Bom Jesus da Lapa, Otto Alencar afirmou que o PSD pretende manter espaço na chapa majoritária e que a definição ocorrerá em março de 2025, após reuniões com Rui Costa, Jaques Wagner e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Angelo Coronel também comentou sobre manifestações de apoio à sua recondução ao Senado. O senador disse que não houve conversas formais com partidos de oposição ou da base, mas que recebe declarações de incentivo de aliados em diferentes siglas, inclusive no PT e no União Brasil. Ele ainda brincou ao citar o deputado Samuel Júnior (Republicanos), que, apesar de minimizar apoio público da oposição, é considerado por Coronel um aliado de longa data.
O ex-ministro João Roma (PL) pode desistir da pré-candidatura ao governo da Bahia para disputar uma vaga ao Senado em 2026, na chapa do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). A articulação, ainda sem acordo formal, é vista como uma tentativa de fortalecer a oposição e tentar encerrar a hegemonia de 20 anos do PT no estado. Interlocutores apontam que a indefinição sobre os rumos do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível e em prisão domiciliar, contribui para a movimentação de Roma. O ex-ministro afirmou que a prioridade é construir um projeto coletivo para a Bahia, independentemente dos nomes, e negou conversas detalhadas sobre a formação da chapa com ACM Neto, embora tenha havido encontros recentes em Brasília.
Roma reafirmou que, oficialmente, continua pré-candidato ao governo, enquanto ACM Neto segue como pré-candidato pelo seu partido, mas ressaltou que há sentimento de soma de esforços para enfrentar o PT.
União Brasil e Progressistas (PP) anunciaram a formação de uma federação partidária e planejam atuar em conjunto pelos próximos quatro anos. A decisão representa um rompimento com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deve levar à saída dos ministérios atualmente ocupados pelas duas siglas. Segundo o portal Metrópoles, há resistência dentro do PP em abrir mão do comando da Caixa Econômica Federal, presidida por indicação do deputado Arthur Lira (PP-AL). O banco é considerado estratégico pelo Centrão, pois gerencia programas sociais de grande impacto, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.
De acordo com aliados, o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, pretende oficializar a saída até a próxima quarta-feira (3), após reunião com o líder do PP, Ciro Nogueira. A maior dificuldade será convencer os progressistas a entregar a Caixa, considerada peça-chave na negociação. Outro ponto de impasse é a permanência do ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), que tenta seguir no governo. Ele avalia que o apoio de Lula poderia ser determinante em uma futura disputa pelo Senado em 2026.
No caso do União Brasil, o partido já abriu mão de parte dos cargos estratégicos que controlava, como a direção da Codevasf e do Denocs. A principal indefinição está no futuro do ministro do Turismo, Celso Sabino, que ocupa a pasta por indicação da bancada na Câmara.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou em entrevista ao jornal Diário do Grande ABC que, se eleito presidente, sua primeira medida seria conceder perdão à pena do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Segundo ele, o processo contra Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) é “absolutamente desarrazoado”. Além de prometer o perdão ao ex-presidente, Tarcísio defendeu a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, quando houve tentativa de golpe de Estado em Brasília. O governador cobrou do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), prioridade para votação da proposta.
Apesar das declarações, Tarcísio negou intenção de concorrer à Presidência da República. Ele afirmou que o cargo de governador de São Paulo costuma projetar políticos nacionalmente, mas lembrou que, na história recente, apenas Jânio Quadros e Washington Luís chegaram ao Planalto após governar o estado.