• Foto: Divulgação
  • 19 // Dez // 2023
  • 13h01

Licitação de Maraú para destinação de resíduos sólidos é suspensa pelo TCM-BA

Uma licitação programada para esta quarta-feira (20) pela prefeitura de Maraú, no Baixo Sul da Bahia, destinada a contratar serviços de destinação de resíduos sólidos, foi suspensa pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). A suspensão, determinada pelo conselheiro Ronaldo Nascimento de Sant’Anna, atende a uma liminar apresentada pela empresa concorrente Abrema, que apontou supostas irregularidades na Concorrência Pública n° 001/2023, confirmadas pela Corte de Contas. O conselheiro do TCM-BA estipulou que a suspensão do processo licitatório permanecerá até o julgamento final das denúncias ou nova determinação do tribunal. O prefeito de Maraú, Manassés Souza (Avante), e o presidente da comissão de licitação, Edmilson Calo dos Santos, devem obedecer à decisão para evitar a anulação do procedimento e possíveis penalidades previstas na Lei Complementar Estadual n° 06/199. As irregularidades citadas incluem a falta de requisitos para a comprovação de qualificação técnica operacional e profissional, contradições no edital em relação ao valor da contratação e a ausência de prazo para o pagamento da contraprestação por parte do Poder Concedente. A prefeitura de Maraú, em nota, defendeu a necessidade da licitação, destacando a urgência de uma unidade de tratamento de lixo para evitar a contaminação do meio ambiente. A licitação previa uma concessão de 30 anos, prorrogáveis por mais 5, com um valor anual de R$ 16,7 milhões.

  • Foto: Reprodução / Blog do Anderson
  • 19 // Dez // 2023
  • 12h36

Unidade de Saúde em Vitória da Conquista é Interditada por riscos estruturais

Uma unidade de saúde da família localizada no loteamento Nova Cidade, em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, foi interditada pela prefeitura na tarde de segunda-feira (18). A decisão veio após queixas serem feitas à prefeita Sheila Lemos (União) e uma vistoria realizada pela Defesa Civil, conforme reportado pelo Blog do Anderson. Durante a vistoria, a Defesa Civil identificou diversos problemas estruturais no posto de saúde, incluindo rachaduras em paredes, danos em portas, janelas e no teto. Devido a esses riscos, a prefeitura optou por suspender as atividades na unidade para garantir a segurança dos usuários. Com a interdição, os serviços que eram prestados na unidade do Nova Cidade serão transferidos para a Unidade de Saúde Pindorama.

  • Foto: Reprodução
  • 19 // Dez // 2023
  • 12h31

'Gael' lidera nomes de bebês registrados na Bahia em 2023

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) divulgou nesta terça-feira (19) que o nome "Gael" foi o mais registrado em certidões de nascimento na Bahia em 2023, com 2.265 registros. Seguindo Gael na lista de nomes mais populares no estado estão "Theo", com 1.732 registros, e "Heitor", com 1.687. No ranking baiano, os nomes "Miguel" e "Arthur" completam os cinco primeiros lugares, com 1.686 e 1.458 registros, respectivamente. Na sequência, encontram-se "Anthony", "Ravi", "Helena", "Maria Alice" e "Laura". A nível nacional, os nomes mais escolhidos em 2023 foram "Miguel" para meninos, com 25.216 registros, e "Helena" para meninas, com 23.132 registros. O nome "Gael" também se destacou no cenário nacional, ocupando a terceira posição com 22.478 registros. Os dados refletem as tendências atuais de nomes de bebês no Brasil, mostrando uma variedade de escolhas populares entre os pais.

  • Foto: Blog Regional
  • 16 // Dez // 2023
  • 20h16

H3F Construtora celebra confraternização de fim de ano em Livramento

A H3F Construtora e a loja H3F Construção comemoraram sua confraternização de fim de ano na última sexta-feira (15), realizando um evento festivo no Monumental Eventos de Livramento. O encontro foi marcado pela presença de colaboradores, amigos e familiares da empresa, celebrando as conquistas do ano. Durante a celebração, o casal de arquitetos Morgana Azevedo e Hebert de Azevedo expressou gratidão a todos os que contribuíram para o sucesso da empresa ao longo de 2023. Eles também compartilharam otimismo em relação ao ano de 2024, reforçando a expectativa de que será um ano ainda mais produtivo e próspero. A confraternização simbolizou não apenas o encerramento de um ano de trabalho duro, mas também a esperança e a antecipação por novas oportunidades e realizações no ano vindouro.

  • Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
  • 16 // Dez // 2023
  • 19h40

Homem morre e dois são presos após confronto com PMs em Camacan

Um confronto entre policiais militares e um grupo de sequestradores resultou na morte de um homem e na prisão de outros dois na sexta-feira (15), na cidade de Camacan, localizada no sul da Bahia. Os suspeitos estavam envolvidos no sequestro de uma família, que felizmente foi resgatada em segurança. O incidente começou quando os militares, agindo com base em informações recebidas, localizaram um veículo em Pau Brasil, correspondente à descrição do carro envolvido no sequestro. Isso levou a uma perseguição na BR-101, durante a qual os suspeitos perderam o controle do veículo. Após dispararem tiros contra os policiais, houve troca de tiros, resultando na prisão de um dos criminosos e no resgate das vítimas. Outros três envolvidos no crime conseguiram fugir para uma área de mata, mas foram localizados pelos policiais em uma região conhecida como Jaqueira. Durante o confronto subsequente, um dos suspeitos foi atingido, socorrido, mas não sobreviveu aos ferimentos.

  • Foto: Divulgação
  • 16 // Dez // 2023
  • 19h15

Gestante é esfaqueada em Caetité; suspeito é detido

Um homem foi preso neste sábado (16) em Caetité acusado de esfaquear uma mulher grávida. O crime aconteceu no bairro Nossa Senhora da Paz. A vítima, que está grávida, foi rapidamente atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para uma unidade de saúde local. Até o momento, não foram divulgadas informações adicionais sobre o estado de saúde dela. Os policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), parte da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), atenderam ao chamado e conseguiram prender o suspeito, que estava sem a arma utilizada no crime no momento da detenção. As circunstâncias que levaram ao esfaqueamento da gestante ainda não foram esclarecidas. O homem permanece detido na delegacia de Caetité, onde o caso está sendo investigado.

  • Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 16 // Dez // 2023
  • 19h02

Pai e Filho morrem em acidente envolvendo caminhão e motocicleta em Serrinha

Um trágico acidente ocorrido na BR-116, KM 362, em Serrinha, resultou na morte de Danilo Melo de Britto, agente de trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Feira de Santana, e seu filho, Athos e Silva de Britto. O acidente, que envolveu um caminhão e uma motocicleta, aconteceu nas proximidades da empresa Massa Fort. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o caminhão, um modelo Volkswagen branco conduzido por Gessivaldo Almeida Cardoso, colidiu frontalmente com a motocicleta Traxx 50 CC pilotada por Danilo, que levava seu filho Athos na garupa. A colisão ocorreu quando o caminhão realizava uma manobra para entrar na empresa e cruzou a rodovia, chocando-se com a motocicleta que vinha no sentido contrário. Pai e filho foram socorridos pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital Municipal de Serrinha, mas infelizmente não sobreviveram aos ferimentos. O caminhão foi retido no pátio da empresa Massa Fort, enquanto a motocicleta foi entregue aos familiares das vítimas.

  • Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
  • 16 // Dez // 2023
  • 16h26

Homem é encontrado morto com sinais de execução em Feira de Santana

Um homem, que ainda não foi identificado, foi encontrado morto na noite de sexta-feira (15) em uma área rural de Feira de Santana. O corpo foi localizado na estrada da Cascalheira, no distrito de Jaguara. De acordo com informações do Acorda Cidade, a polícia constatou que a vítima apresentava marcas de tiros na cabeça, ombros e tórax. A vítima estava vestida com uma bermuda jeans e tinha uma camisa amarrada no pescoço, além de ter as mãos amarradas para trás, indicando sinais de uma execução. A autoria e a motivação do crime são desconhecidas até o momento e serão investigadas pela delegacia de homicídios de Feira de Santana.

  • Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste
  • 15 // Dez // 2023
  • 11h43

Mulher morre em acidente de trânsito em Guanambi

Fabiana Maria da Silva, de 34 anos, faleceu na noite desta quinta-feira (14) em um trágico acidente de trânsito na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) confirmou a notícia ao site Achei Sudoeste. Fabiana estava pilotando uma motocicleta Kasinski quando colidiu com outra moto, uma CB300, nas proximidades do IF Baiano. O acidente resultou na morte imediata de Fabiana, que estava a caminho de casa após o trabalho. Um casal que estava na CB300 ficou ferido e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo encaminhado para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local, e o corpo de Fabiana será levado ao Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para necropsia. A Polícia Civil já iniciou um inquérito para investigar as circunstâncias do acidente.

  • Foto: Blog Regional
  • 15 // Dez // 2023
  • 11h22

Homem é detido por ameaçar vizinho com facão em disputa de terra em Tanhaçu

Na quarta-feira (13), um homem de 41 anos foi detido no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, região sudoeste da Bahia, após ameaçar de morte um vizinho durante uma disputa por terras. A ocorrência foi confirmada pelo 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e reportada ao site Achei Sudoeste. O acusado, cujo nome não foi divulgado, utilizou um facão para ameaçar o vizinho na Fazenda Matriculada. A Polícia Militar, acionada para o local, confirmou a denúncia após a vítima apresentar um vídeo gravado em seu telefone celular, mostrando o acusado em frente à sua residência com a arma em mãos. Diante da PM, o suspeito admitiu as acusações, entregou o facão e justificou o ato como resultado de uma discussão por terras. Ambos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Tanhaçu para que as medidas legais cabíveis fossem tomadas.

  • Foto: Sérgio Figueiredo / Bahia Notícias
  • 14 // Dez // 2023
  • 12h58

Nova mesa diretora do TJ-BA será empossada em 1º de fevereiro

A posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para o biênio 2024-2026 está agendada para o dia 1º de fevereiro. A cerimônia marcará o início da gestão sob a liderança da desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, conforme confirmado pelo atual presidente da Corte, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, ao Bahia Notícias. A nova administração do TJ-BA contará com a participação dos desembargadores João Bôsco de Oliveira Seixas na 1ª Vice-Presidência; José Alfredo Cerqueira da Silva na 2ª Vice-Presidência; Roberto Maynard Frank na Corregedoria Geral; e Pilar Célia Tobio de Claro na Corregedoria das Comarcas do Interior. Além disso, o desembargador Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto assumirá a Ouvidoria, com o desembargador Baltazar Miranda Saraiva como substituto. A cerimônia de posse ocorrerá um dia antes da eleição dos membros para o Órgão Especial do TJ-BA, prevista para o dia 2 de fevereiro.

  • Foto: Divulgação
  • 14 // Dez // 2023
  • 12h28

Evento gratuito sobre nova lei de licitações e pré-campanha eleitoral acontecerá em Livramento de Nossa Senhora

No dia 15 de dezembro, a cidade de Livramento de Nossa Senhora sediará um importante evento gratuito, focado na Nova Lei de Licitações e no período de pré-campanha eleitoral. Organizado com o apoio do Consórcio Interfederativo de Saúde da região de Brumado e seu presidente, o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, o encontro promete ser uma oportunidade enriquecedora para profissionais e interessados na gestão pública. O evento contará com a presença de especialistas renomados, como Bruno Lopes, Lycia Torres e Altamir Júnior, que tratarão de temas cruciais para a administração pública. As inscrições para o encontro são limitadas, mas gratuitas, podendo ser realizadas através do link (Clique aqui) ou pelo Instagram @alpha_licitacoes. Esta iniciativa representa uma chance valiosa para gestores, servidores públicos e demais interessados se atualizarem sobre as novidades legislativas e estratégias eleitorais, essenciais para a condução eficiente e ética da gestão pública. A organização do evento encoraja os interessados a se inscreverem rapidamente para garantir uma vaga.

  • Foto: Reprodução / Pauta Blog
  • 14 // Dez // 2023
  • 12h12

Vice-Prefeito de Itapé, André Jatobá, tem prisão preventiva decretada

André Jatobá, vice-prefeito de Itapé, no Sul da Bahia, afiliado ao partido União, teve um mandado de prisão preventiva decretado nesta quinta-feira (14) pela juíza Leandra Leal Lopes, atuante na Vara Criminal da Comarca de Ipiaú. Jatobá enfrenta acusações de peculato, que envolve a apropriação ou desvio de valores ou bens móveis utilizando-se de cargo público. Apesar de diversas diligências, o vice-prefeito não foi encontrado para receber a citação. As acusações foram formalizadas pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). André Jatobá, que foi eleito na chapa liderada pelo prefeito Naeliton Rosa Pinto do Partido Progressista (PP), rompeu posteriormente com o gestor e é considerado um possível pré-candidato à prefeitura de Itapé em 2024.

  • Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 14 // Dez // 2023
  • 09h57

Cantor gospel Pedro Henrique morre durante apresentação em Feira de Santana

Pedro Henrique, um conhecido cantor gospel, faleceu aos 30 anos enquanto se apresentava em Feira de Santana, na Bahia. O trágico incidente ocorreu nesta quarta-feira (13) e foi confirmado pela gravadora Todah Music em uma publicação nas redes sociais. Um vídeo do momento em que Pedro passou mal e caiu no palco circula na internet, mostrando a tentativa infrutífera de reanimá-lo. Na manhã desta quinta-feira (14), a Todah Music publicou uma nota no Instagram expressando a dificuldade de compreender a situação e reiterando a crença na vontade de Deus. A gravadora destacou o significativo legado de Pedro Henrique na música gospel, afirmando que suas canções e influência continuariam vivas através de sua esposa, sua filha Zoe, e das muitas vidas tocadas por sua música. A Todah Music lamentou o luto no segmento da música cristã e prestou uma última homenagem a Pedro Henrique, referindo-se a ele como um "filho ilustre" recebido em coro pelo céu. A nota encerra com um "até breve" ao querido irmão, demonstrando o impacto profundo que a morte do cantor teve na comunidade e entre os fãs.

  • Foto: Maurício Leiro / Bahia Notícias
  • 14 // Dez // 2023
  • 00h50

Exposição agropecuária e festa de emancipação de Belo Campo são canceladas devido à estiagem

A exposição agropecuária e a festa de 62 anos de emancipação de Belo Campo, no Sudoeste baiano, foram canceladas devido aos severos impactos da estiagem na região. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (13) pelo prefeito Quinho, que também é presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). As comemorações, que incluiriam a 4ª Exposição Agropecuária, estavam programadas para ocorrer entre 21 e 25 de fevereiro de 2024. Em um comunicado oficial, a prefeitura de Belo Campo destacou a necessidade de concentrar esforços e recursos em ações emergenciais e de longo prazo para combater os efeitos da seca. Apesar do cancelamento dos eventos principais, a programação esportiva ainda será realizada. A prefeitura também informou que está buscando apoio dos governos estadual e federal para obter carros-pipa, cestas básicas e ração animal. A administração municipal reafirmou seu compromisso com os moradores da zona rural, afirmando estar ao lado da população que sofre com a seca e aberta a receber demandas para enfrentar as graves consequências da falta de chuvas na região.