• Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 14 // Dez // 2023
  • 00h40

Corpo de homem desaparecido é encontrado em Brumado

O corpo de Fábio Moreira Alves, de 39 anos, foi encontrado em estado avançado de decomposição nesta quarta-feira (13), em uma área de mata fechada e de difícil acesso nas proximidades do Bairro Esconso, em Brumado. Fábio estava desaparecido desde 22 de outubro deste ano. O corpo foi descoberto por uma pessoa que fazia caminhada na região e imediatamente notificou a polícia. A identificação foi confirmada pela mãe de Fábio, Eunice Maria Moreira, que reconheceu as tatuagens do filho. A cena do crime, segundo relatos da polícia, apresentava várias cápsulas de arma de fogo próximas ao corpo, sugerindo que a vítima foi atingida por disparos. Vale destacar que Fábio Moreira Alves tinha um histórico criminal significativo, tendo sido condenado em 2013 a 15 anos de prisão pelo assassinato de seu próprio pai.

  • Foto: Blog Regional
  • 14 // Dez // 2023
  • 00h26

Homem é assassinado em Brumado durante jornada de trabalho

Na manhã desta quarta-feira (13), por volta das 9h30, um trágico incidente ocorreu na Rua Princesa Izabel, em Brumado. Renato Maximiliano Serafim da Silva, um homem de 29 anos, foi vítima de um ataque a tiros enquanto trabalhava em uma obra de recuperação de calçamento no Bairro São Félix. Segundo relatos, Renato foi surpreendido por indivíduos em um carro preto. Apesar da pronta resposta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Renato já estava sem vida quando a equipe de socorro chegou ao local. A Polícia Militar atuou rapidamente, isolando a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo foi posteriormente encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para a realização da necropsia.

  • Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 14 // Dez // 2023
  • 00h07

Câmara de vereadores de Barra da Estiva cassa mandato do vereador Valdnei da Silva Caires

Em uma sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (13), a Câmara de Vereadores de Barra da Estiva, localizada na Chapada Diamantina, decidiu pela cassação unânime do mandato do vereador Valdnei da Silva Caires, mais conhecido como Bô, do partido Progressistas (PP). A decisão, tomada com 10 votos a favor, veio em resposta às acusações de envolvimento de Valdnei no feminicídio da jovem Beatriz Pires da Silva, um caso ainda marcado pela não localização do corpo da vítima. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada para investigar as circunstâncias do crime e concluiu com um parecer favorável à cassação. Valdnei da Silva Caires, que está detido no Conjunto Penal de Brumado desde 21 de junho, perdeu seu cargo efetivo na Câmara. Em seu lugar, o suplente Marlon Abdon Coqueiro Pereira, também conhecido como Marlon da Academia e membro do mesmo partido, assumiu a vaga.

  • Foto: Divulgação
  • 13 // Dez // 2023
  • 23h57

Jovem admirador da PMBA visita quartel da 46ª Companhia Independente em Livramento de Nossa Senhora

Na manhã de terça-feira (12), a 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), localizada em Livramento de Nossa Senhora, teve uma visita especial do jovem Rafael Aguiar Lima, de 13 anos. Admirador da Polícia Militar da Bahia (PMBA), Rafael teve a chance de conhecer o trabalho dos policiais militares da unidade. Ele foi calorosamente recebido pelo Comandante da Unidade, Major PM Wagner Rocha, e teve momentos de interação e partilha de experiências com os militares. O encontro simbolizou a importância da conexão entre a polícia e a comunidade, especialmente entre os jovens. Major PM Wagner Rocha destacou o valor da visita, enfatizando a satisfação em ver o respeito e admiração de Rafael pela instituição. A visita foi marcada por emoção e inspiração, reforçando o significado da missão da polícia de servir e proteger a sociedade.

  • Foto: Divulgação/Arquivo
  • 13 // Dez // 2023
  • 23h52

Câmara dos deputados aprova projeto de lei do auxílio ensino médio

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (12) o Projeto de Lei 54/21, que institui o Auxílio Ensino Médio, uma iniciativa destinada a apoiar financeiramente os estudantes do ensino médio no Brasil. O projeto, co-autoria do deputado federal Bacelar (PV/BA), foi aprovado por ampla maioria e é visto como um passo inovador no cenário educacional brasileiro. O Auxílio Ensino Médio tem como objetivo proporcionar igualdade de oportunidades educacionais, visando melhorar o desempenho acadêmico e promover o acesso a uma educação de qualidade. Além disso, o projeto foca em estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na faixa etária de 19 a 24 anos, buscando diminuir as desigualdades socioeconômicas. O programa não apenas oferece suporte financeiro, mas também engloba medidas para fortalecer a infraestrutura escolar, aprimorar a formação de professores e incentivar metodologias educativas inovadoras. Bacelar enfatizou que o Auxílio Ensino Médio representa um investimento vital no futuro do país, contribuindo para a construção de uma nação mais educada e apta a enfrentar os desafios do século XXI. O deputado expressou otimismo, acreditando que a aprovação do auxílio sinaliza um futuro promissor para a educação brasileira, onde cada estudante tem a chance de realizar seus sonhos, independentemente de sua situação financeira. A medida é vista como um importante passo para a promoção da equidade educacional e para o fortalecimento da base educacional do Brasil.

  • Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
  • 13 // Dez // 2023
  • 23h36

Flávio Dino e Paulo Gonet Confirmados pelo Senado para STF e PGR

Na noite desta quarta-feira (13), o plenário do Senado aprovou as indicações do presidente Lula (PT) para duas posições cruciais na esfera jurídica do país. Flávio Dino, 55, atual ministro da Justiça, foi confirmado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto Paulo Gonet, 62, procurador-geral eleitoral interino, foi aprovado para liderar a Procuradoria-Geral da República (PGR). Dino recebeu 47 votos a favor e 31 contra, com duas abstenções, enquanto Gonet obteve uma aprovação mais ampla com 65 votos a favor e apenas 11 contrários, além de uma abstenção. Ambos os candidatos superaram o mínimo necessário de 41 votos dos 81 senadores, em votação secreta, para terem seus nomes ratificados. As indicações passaram primeiro pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde Dino e Gonet foram aprovados com 17 e 23 votos a favor, respectivamente. A sabatina conjunta dos candidatos, uma estratégia inédita e considerada superficial para cargos de tal magnitude, foi conduzida sob a liderança do presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), com o apoio do governo Lula. O objetivo era minimizar a possibilidade de contratempos, especialmente em relação à indicação de Dino, que enfrentou resistência da oposição. Durante a sessão, Dino evitou ironias e resistiu a provocações, enfatizando que não entraria em debates políticos. A indicação de Dino para substituir a ministra aposentada Rosa Weber no STF foi uma decisão de Lula, apesar da pressão de setores da esquerda para manter a representação feminina na corte. Com a entrada de Dino, a corte será composta por dez homens e apenas uma mulher, a ministra Cármen Lúcia. Por outro lado, Gonet, que já desempenhou papel significativo na Procuradoria Eleitoral, foi escolhido após uma intensa busca de Lula por candidatos adequados. Sua aprovação é vista como uma vitória para os ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, que apoiaram tanto Gonet quanto Dino. Os candidatos enfrentaram o desafio de separar suas carreiras políticas de suas futuras funções jurídicas. Dino, com uma trajetória diversificada que inclui experiência como juiz, deputado federal, governador do Maranhão e ministro, usou uma analogia de futebol para explicar a diferença entre os papéis de juiz e político. Gonet, ao ser aprovado para a PGR, representa uma mudança em relação aos procuradores-gerais que atuaram durante a Lava Jato, como Rodrigo Janot. O governo Lula, crítico da operação, busca um procurador-geral que não avance contra a classe política. A confirmação de Dino e Gonet contou com o apoio de ministros do governo Lula e do STF, que trabalharam junto aos senadores para garantir a aprovação. Ministros com mandatos no Senado, como Camilo Santana, Carlos Fávaro, Renan Filho e Wellington Dias, se licenciaram temporariamente de suas pastas para participar da votação. Esta decisão reflete a importância estratégica dessas nomeações para o governo Lula e o cenário político atual do Brasil.

  • Foto: Reprodução/Wilker Porto/ Agora Sudoeste
  • 12 // Dez // 2023
  • 15h07

Câmara de Barra da Estiva convoca sessão extraordinária para cassação de vereador

A Câmara Municipal de Barra da Estiva, anunciou a convocação de uma Sessão Extraordinária, através do Edital de Convocação Municipal nº 006, datado de 08 de dezembro de 2023. O propósito desta sessão, marcada para o dia 13 de dezembro de 2023, às 08h30min, é discutir e votar o Processo Político-Administrativo nº 001/2023. Este processo é fundamental para decidir sobre a cassação do mandato do vereador Valdnei da Silva Caires, conhecido como Bô, filiado ao Partido Progressista (PP). O presidente da Câmara, Vereador Valter Silva Pereira, justificou a convocação com base nas atribuições estabelecidas pela Constituição Federal, Constituição Estadual, Lei Orgânica do Município, Regimento Interno da Câmara Municipal e no Decreto-Lei nº 201/167. A sessão é essencial para o julgamento do caso de cassação do vereador Valdnei da Silva Caires. O vereador Bô está sendo processado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) pelo feminicídio de Beatriz Pires da Silva, um crime agravado por motivo fútil e pela impossibilidade de defesa da vítima. A decisão que será tomada na Sessão Extraordinária afetará significativamente a carreira política do vereador e a composição da Câmara Municipal de Barra da Estiva.

  • Foto: Blog Braga
  • 12 // Dez // 2023
  • 15h00

Tragédia na BR-020: Bebê morre em acidente de carro no Oeste da Bahia

Um trágico acidente de carro resultou na morte de um bebê de apenas um ano e um mês na BR-020, próximo ao município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O incidente ocorreu na segunda-feira (11), após uma tentativa de ultrapassagem mal-sucedida pelo motorista, que é pai da criança. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bebê, identificado como Alef Tailon Vasconcelos da Silva de Oliveira, viajava com os pais, que iniciaram a viagem em Brasília (DF) rumo a Boquira, localizada a 440 km de Luís Eduardo Magalhães. Durante a viagem, o motorista realizou uma ultrapassagem e, ao retornar para a faixa original, perdeu o controle do veículo. O carro, em seguida, colidiu com um barranco e capotou várias vezes, ficando completamente destruído. Não foram divulgados detalhes sobre se o bebê estava adequadamente acomodado em uma cadeirinha, como exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Após o acidente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro às vítimas, encaminhando-as para o Hospital do Oeste, em Barreiras, onde infelizmente o pequeno Alef veio a falecer. Os pais do bebê sofreram apenas ferimentos leves.

  • Foto: Secretaria da Segurança Pública da Bahia
  • 12 // Dez // 2023
  • 14h50

Suspeito de ataque a carro-forte na BR-101 é preso no Recôncavo Baiano

Nesta terça-feira (12), a polícia efetuou a prisão de Adailton Oliveira de Brito, conhecido como "Binho Negão" e "Binho do Beco", suspeito de envolvimento na explosão de um carro-forte na BR-101, entre Cachoeira e Governador Mangabeira, no Recôncavo Baiano. A tentativa de assalto ocorreu na segunda-feira (4), próximo à Barragem de Pedra do Cavalo. O veículo foi completamente destruído na ação, mas não houve confirmação se houve feridos ou se alguma quantia foi subtraída. Adailton foi detido no município de Maragogipe, na mesma região, e encontrado com uma pistola calibre 9mm, um carregador em formato "caracol", cordel detonante, carregadores adicionais para a arma e R$ 1800 em espécie. O Comando de Policiamento da Região do Recôncavo forneceu esses detalhes, mas não especificou as circunstâncias da prisão. O suspeito possui uma extensa ficha criminal, incluindo uma detenção em 2017 por participação em uma quadrilha que planejava explodir um banco em Maragogipe. Após a prisão, Adailton foi encaminhado para a delegacia da cidade de Santo Antônio de Jesus. A polícia continua as investigações para capturar outros envolvidos no ataque ao carro-forte. Imagens de câmeras de segurança instaladas na rodovia federal auxiliaram na identificação dos criminosos. A operação contou com a participação de policiais militares e civis, que atenderam a ocorrência, e teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), devido ao local do crime ser na BR-101. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia está atuando ativamente no caso para garantir a segurança na região e prender os demais envolvidos.

  • Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 12 // Dez // 2023
  • 14h28

Botuporã: Vereador é preso em operação policial por tentativa de feminicídio

Durante a 11ª fase da "Operação Unum Corpus" realizada pela Polícia Civil nesta terça-feira (12), um vereador foi preso na cidade de Botuporã, no sudoeste da Bahia. O vereador Renilson Costa Pereira, filiado ao Partido Progressista (PP), é suspeito de tentar assassinar sua companheira e incendiar o corpo dela. A operação, que teve ampla atuação em mais de 400 municípios baianos, resultou na prisão de mais de 170 pessoas. A ação policial teve um foco significativo no combate ao crime, com 84 prisões relacionadas a tráfico de drogas, homicídios e crimes contra o patrimônio. Além disso, a operação também teve como objetivo reforçar a segurança no interior do estado, levando a prisões por suspeita de estupro e violência doméstica. A operação resultou ainda na apreensão de drogas, armas e veículos. Mais de 600 policiais civis estiveram envolvidos na "Operação Unum Corpus", cumprindo 210 mandados de busca e apreensão.

  • Foto: Blog Regional
  • 12 // Dez // 2023
  • 13h30

Fabrício Abrantes se filia ao Partido Avante em Brumado em evento nesta sexta (15/12) na Câmara de Vereadores

O empresário Fabrício Abrantes, pré-candidato a prefeito de Brumado, participa do ato de filiação ao Partido Avante. O evento está marcado para esta sexta-feira, dia 15 de dezembro, a partir das 19h, e será realizado na Câmara de Vereadores de Brumado. A filiação de Abrantes ao Partido Avante promete ser um marco na preparação para sua candidatura à prefeitura, trazendo consigo não apenas o apoio da legenda, mas também a representatividade do Presidente do Partido na Bahia, o ex-deputado Federal Ronaldo Carletto, que estará presente no evento juntamente com outras lideranças políticas.

  • Foto: Fernando Vivas / GOVBA
  • 12 // Dez // 2023
  • 13h23

Estado assina contrato com empresa canadense para dobrar produção de energia solar na Bahia

Um importante passo para o setor de mineração do estado da Bahia foi dado, na segunda-feira (11). O governador Jerônimo Rodrigues assinou acordo com a Homerun Brasil Mineração LTDA, subsidiária da empresa canadense Homerun Resources Inc, que irá instalar plantas industriais em áreas da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), com investimentos que podem ultrapassar o valor de R$ 1,5 bilhão. Este pacto significa uma grande revolução no setor, pelo potencial dos projetos em duplicar a capacidade de geração de energia limpa no estado, colocando a mineração da Bahia em posição de destaque nacional e internacional. A cerimônia ocorreu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e também contou com as presenças do vice-governador, Geraldo Júnior, e do presidente da CBPM, Henrique Carballal. No ato de assinatura, Jerônimo reforçou o papel do Governo na atração de investimentos e de empresas que possam contribuir para o desenvolvimento do estado. "Esse é mais um exemplo do que estamos fazendo constantemente, prospectando empresas para investir na Bahia, buscando novas frentes. Essa é uma empresa de pesquisa mineral, com bastante informação. Vamos dar todo o suporte no acompanhamento da legislação, do respeito ao meio ambiente, do cuidado com os trabalhadores".

  • Foto : Divulgação / SSP-BA
  • 12 // Dez // 2023
  • 13h18

Dezenas de munições são apreendidas pela DTE de Conquista

Uma equipe da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista em conjunto com policiais do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) apreenderam, na segunda-feira (11), um revólver 38 e 52 munições do mesmo calibre.O flagrante ocorreu na cidade de Nova Canaã, durante o cumprimento de três mandados de busca e apreensão no bojo da Operação Paz. Um inquérito foi instaurado na DTE de Conquista para apurar os crimes de posse ilegal de arma de fogo e munições, bem como identificar os responsáveis pelo material apreendido, que já seguiu para a perícia.

  • Foto: Divulgação / PF-BA
  • 12 // Dez // 2023
  • 13h12

PF combate fraudes a benefícios previdenciários na Bahia

A Polícia Federal, em trabalho conjunto com o Núcleo de Inteligência Previdenciária do Ministério da Previdência Social, deflagrou na manhã desta terça-feira (12), a Operação Zenon, que visa desarticular organização criminosa que fraudava benefícios de aposentadoria por invalidez na região metropolitana de Salvador. Cerca de 40 policiais federais deram cumprimento a 08 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão temporária e um mandado por condenação definitiva, nos municípios de Salvador, Camaçari e Dias D´Ávila. O nome da operação faz referência ao codinome utilizado por um dos fraudadores perante os demais partícipes do grupo. As investigações tiveram início há cerca três meses, quando se identificou a existência de diversos benefícios previdenciários concedidos fraudulentamente mediante a inserção de dados falsos nos sistemas do INSS. O grupo criminoso inseria informações nos sistemas do INSS como se houvesse um processo judicial concedendo benefícios de aposentadoria por invalidez, sempre com valor de salário no teto da Previdência. Todavia, após pesquisas, verificou-se que os números de processo não existiam e que não havia cópia das decisões judiciais anexadas ao dossiê da concessão. Além disso, constatou-se que as matrículas dos servidores que supostamente teriam concedido os benefícios pertencem a servidores já aposentados e que não possuem mais qualquer vínculo com o INSS. Foram identificados, até o momento, pelo menos 15 benefícios concedidos na forma fraudulenta acima descrita. Apesar da implementação dos benefícios fraudulentos, o setor de monitoramento do INSS conseguiu bloquear os pagamentos a tempo, não tendo havido saque das aposentadorias por invalidez. Todavia, mesmo após os bloqueios, os fraudadores entraram nos sistemas do INSS para solicitar o desbloqueio desses pagamentos.

  • Foto: Divulgação
  • 12 // Dez // 2023
  • 13h09

Barra da Estiva: Deputado Marquinho Viana prestigia comemoração do Dia da Consciência Negra em comunidades Quilombolas

No último domingo (10), o deputado estadual Marquinho Viana, representante do Partido Verde (PV), marcou presença na emocionante celebração do Dia da Consciência Negra nas comunidades quilombolas da Serra do Ginete, Camulengo e Moitinha, situadas em Barra da Estiva. O evento contou com a participação ativa de líderes políticos locais, incluindo Wilson do Café, e destacadas figuras da administração pública, como o presidente da Câmara, vereador Valter, e os vereadores Fabrício, Zito de Noé e Jurandir, além de membros de comunidades vizinhas e amigos. Marquinho Viana, conhecido por seu engajamento em causas sociais e defesa dos direitos humanos, expressou sua satisfação em participar desse momento significativo. Durante sua fala, o deputado destacou a importância de reconhecer e valorizar a rica herança cultural das comunidades quilombolas, destacando a contribuição histórica e cultural que elas oferecem à sociedade.