Covid-19

17 Fevereiro 2021 - 07:54

Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde da Bahia, é diagnosticado com Covid-19

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, divulgou na terça-feira (16) que foi diagnosticado com Covid-19. Segundo publicação nas redes sociais, ele está bem, com sintomas leves e tomando medicamentos "sintomáticos". "Amigos. Depois de 11 meses tentando escapar do vírus, testei positivo para Covid-19. Permanecerei em isolamento, em casa, cumprindo agenda virtual de trabalho. Estou bem, com sintomas leves, com medicamentos sintomáticos. Essa doença é muito seria!", escreveu em sua conta do Twitter. No final de semana, o secretário utilizou as redes sociais para alertar que a vacinação no país caminha a passos "muito lentos". Segundo ele, a população "está sendo enganada pela falsa sensação de uma vacinação arrastada".

Covid-19

17 Fevereiro 2021 - 07:45

Governador Rui Costa decreta toque de recolher no estado a partir de sexta (19) das 22h às 05h

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

A partir desta sexta-feira (19), ficará restrita a circulação de pessoas nas ruas e o funcionamento de serviços não essenciais após as 22h em grande parte da Bahia, exceto nas regiões oeste, de Irecê e de Jacobina, que apresentam os três menores índices de ocupação de leitos de UTI para Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (16), em mais uma reunião com membros da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeitos e técnicos das secretarias estaduais da Educação e da Saúde. A restrição compreenderá o período das 22h às 5h. “O decreto que será publicado nesta quarta-feira (17) irá valer por sete dias e proíbe atividades comerciais não essenciais. É uma medida que precisamos tomar para conter as taxas de contágios e o número de casos ativos que hoje ultrapassam 15 mil. É uma forma de conter o avanço desse número alarmante que, se continuar crescendo, irá levar ao total colapso do sistema de saúde”, declarou o governador. Rui afirmou ainda que, para a volta às aulas, três critérios precisam ser obedecidos: a redução do número de casos ativos, a diminuição do número de óbitos e a queda das taxas de ocupação de leitos. “Definimos que esses critérios são os requisitos mínimos necessários para que possamos ter um retorno sem colocar em risco a vida de nossos professores, pais, alunos e todos os seus familiares”, concluiu. A declaração do governador seguiu uma apresentação de técnicos da Sesab mostrando que a Bahia alcançou uma taxa de 74% de ocupação dos leitos de UTI dedicados para atender pacientes com casos mais graves de Covid-19. “Os dados indicam um risco real de colapso do sistema de saúde e consequente aumento na mortalidade. Nesse momento, apenas medidas de distanciamento social mais severas minimizarão as altas taxas de transmissão do vírus”, explicou o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Política

Por: Patric Cassiano Silva Santos das Neves

12 Fevereiro 2021 - 23:21

Vereador Paulo Lessa Filho apresenta indicações para implantação de praças e academia ao ar livre em Povoados

Foto: Divulgação

O Vereador Paulo Lessa Filho (REDE), apresentou três indicações na Sessão ordinária da Câmara Municipal de Livramento, realizada nesta sexta-feira (12). Em duas delas, Paulo Lessa Filho, solicita ao Poder Executivo que viabilize estudos através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, para construção de duas praças de lazer, uma no Povoado de Papagaio e outra no Povoado de Tamboril II. “Essas praças, é um anseio dos moradores dos Povoados para momentos de lazer e descontração”. Justificou. Também foi solicitado pelo vereador, a construção de uma academia ao ar livre na Comunidade de Rio Abaixo. “campanhas educativas tem sido implementada em todo mundo visando a prática de atividades físicas, academias desse tipo tem agradado em cheio os frequentadores, sendo os aparelhos ocupados ao longo de todo o dia por pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida, e é um desejo muito grande da comunidade de Rio Abaixo, uma comunidade que respira o esporte poder contar com uma estrutura desta, que ajudará de jovens à idosos”. Finalizou.

Política

12 Fevereiro 2021 - 22:47

Cidão Aracatu comemora nomeação de João Roma para o Ministério da Cidadania

Foto: Reprodução/Rede Sociais

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Livramento, Aparecido Lima, comemorou a nomeação do Deputado Federal, João Roma (Republicanos-BA) para o Ministério de Cidadania. “Esta foto mostra a lealdade que João Roma tem para com os votos recebidos em nossa região. Não há momento, nem hora, para ele me receber ou conversar comigo. Torço pelo sucesso dele em frente à pasta ministerial que cuida do auxílio emergencial para que possamos amenizar a pobreza em todo o Brasil”. Escreveu ‘Cidão Aracatu’ em uma rede social. O presidente Jair Bolsonaro nomeou o deputado federal João Roma, para comandar o Ministério da Cidadania, um dos mais cobiçados, que cuida de programas de Assistência Social e Renda, como Bolsa Família e Auxilio Emergencial. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (12) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). João Inácio Ribeiro Roma Neto tem 48 anos de idade e está no primeiro mandato como deputado federal.

Política

12 Fevereiro 2021 - 22:15

Deputado João Roma é escolhido o novo ministro da Cidadania

Foto: Câmara dos Deputados

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o deputado federal João Roma (Republicanos-BA) para comandar o Ministério da Cidadania. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (12) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). João Inácio Ribeiro Roma Neto tem 48 anos de idade e está no primeiro mandato como deputado federal. Roma foi chefe de gabinete de ACM Neto na prefeitura de Salvador. O deputado será o terceiro ministro da Cidadania do governo Jair Bolsonaro. Antes de Onyx Lorenzoni, a pasta foi dirigida por Osmar Terra.

Polícia

12 Fevereiro 2021 - 08:14

PRF prende estelionatário acusado de aplicar mais de 100 golpes em mulheres

Foto: Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na manhã de quinta-feira (11), um foragido da justiça que possuía diversos mandados de prisão em aberto pelo cometimento do crime de estelionato. Conforme investigações da polícia, o foragido que responde a inquéritos policiais em vários estados do Brasil é apontado como autor de aplicar golpes em mais de cem mulheres. Ele também é acusado de roubar carros. Equipe fiscalizava no Km 830 da BR 116, trecho do município baiano de Vitória da Conquista, quando abordou um ônibus de transporte interestadual de passageiro. Ao subirem no veículo, os PRFs solicitaram os documentos do motorista e dos passageiros para uma consulta detalhada no sistema. Os policiais estranharam a CNH apresentada por um dos ocupantes. Posteriormente, confirmaram que o documento apresentava sinais de falsificação. O passageiro utilizou nome e identificação de outra pessoa com o intuito de enganar a fiscalização. Após alguns minutos de conversa, o homem relatou que comprou a CNH por 600 reais na Praça da Sé, em São Paulo e sabia que a carteira era falsa.

Covid-19

12 Fevereiro 2021 - 08:04

Covid-19 avança na Bahia e supera 14 mil casos ativos

Foto: Reprodução

Os dados da pandemia na Bahia, atualizados nesta quinta-feira (11) pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmam aumento no número de casos ativos da Covi-19 no estado, que subiram a 14.185. Desde o final de agosto à margem de ativos não alcançava os 14 mil. No acumulado, a Bahia já registrou 620.042 casos da doença, tendo sido 3.253 nas últimas 24h. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,87%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (12.173,46), Itororó (10.788,93), Itabuna (9.908,41), Muniz Ferreira (9.444,89), Conceição do Coité (9.148,50). O número de óbitos no período diário também avançou. O boletim desta quinta evidencia 47 notificações, ocorridas entre dezembro de 2020 e 10 de fevereiro. O total de óbitos em consequência do agravamento da Covid-19 na Bahia é de 10.543. De acordo com a Sesab, foi identificada uma tendência de aumento do número de óbitos em virtude do crescimento de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. Nesta sexta-feira (12), serão abertos 20 novos leitos de UTI no Hospital Geral de Camaçari (HGC), “reduzindo assim, a pressão na rede assistencial da Região Metropolitana”, diz a pasta. Até as 14h desta quinta-feira, conforme o boletim, 358.775 já foram vacinadas no estado. A Bahia é um dos estados brasileiros com o maior número de imunizados.

Bahia

12 Fevereiro 2021 - 08:00

Queremos o retorno das aulas, mas o momento não está fácil, diz Rui em reunião com prefeitos

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Nesta quinta-feira (11), o governador Rui Costa se reuniu novamente por videoconferência com membros da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeitos, técnicos das secretarias estaduais da Educação e da Saúde (Sesab) e outras autoridades, para discutir os critérios que darão estrutura para que o retorno às aulas presenciais na Bahia possa acontecer. O governador voltou defender que as taxas de ocupação de leitos e de mortalidade pela covid-19 serão determinantes para a escolha de um momento de reinício das atividades escolares. “É importante que nós estamos tendo esse diálogo para formar uma frente única com os municípios. Queremos o retorno das aulas, entendemos que é fundamental para o desenvolvimento de nossos jovens, mas o momento não está fácil e infelizmente estamos constatando pelo número de leitos ocupados, óbitos e de crescente demandas nas UPAs é que a doença não está diminuindo, pelo contrário. É um problema grave que requer todo o nosso foco antes que possamos pensar num retorno”. A reunião deu continuidade a duas outras que foram realizadas nos dias 5 e 8 de fevereiro, nas quais ficou previsto que, em um primeiro momento, o retorno irá ocorrer seguindo um modelo híbrido, em que as turmas serão divididas em 50%, com aulas em dias alternados. No dia em que o estudante não estiver na escola, ele terá material pedagógico digital e impresso para utilizar em casa. Uma nova reunião será marcada na próxima semana com representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça da Bahia para apresentar os dados que já foram discutidos.

Bahia

12 Fevereiro 2021 - 07:53

Homem é preso após destruir imagens de igreja católica no norte da Bahia

Um homem foi preso após destruir imagens no altar de uma igreja, no centro da cidade de Antônio Gonçalves, no norte da Bahia, na quinta-feira (11). Segundo informou o G1, o suspeito, que não teve identidade revelada, entrou na Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus com um machado e quebrou seis imagens. O padre e quatro pessoas estavam na igreja, mas ninguém ficou ferido. De acordo com a polícia, esse mesmo homem já havia tentado, durante a madrugada do mesmo dia, destruir uma outra imagem que fica na praça em frente à igreja, mas foi impedido pelo padre. O suspeito foi levado para a delegacia, e nesta sexta-feira (12) ainda não há detalhes se ele ainda está detido.

Economia

12 Fevereiro 2021 - 07:48

Auxílio emergencial deve ser estendido por 3 ou 4 meses, diz Bolsonaro

Foto: Uol

O presidente Jair Bolsonaro disse na quinta-feira (11) que a prorrogação do auxílio emergencial "está quase certa, ainda não sabemos o valor" e que a ajuda deve ser liberada por mais três ou quatro meses. A extensão do auxílio, descartada inicialmente pela equipe econômica do governo, é alvo de pressão de parlamentares com o avanço da pandemia da Covid-19 no país. Arthur Lira (PP), novo presidente da Câmara, e Rodrigo Pacheco (DEM), que assumiu o comando do Senado, defendem que o governo estenda o benefício. A data para início da nova rodada de pagamentos ainda não foi definida. O presidente defendeu ainda, a abertura de estabelecimentos comerciais durante a pandemia: “Agora, não basta apenas conceder apenas mais um período de auxílio emergencial, o comércio tem que voltar a funcionar. Tem que acabar com essa história de 'fecha tudo', devemos cuidar dos idosos que tem mais comorbidades, o resto tem que trabalhar", disse Bolsonaro.

Polícia

12 Fevereiro 2021 - 07:36

Polícia Civil erradica plantação de maconha avaliada em R$ 32 milhões no interior do Estado

Foto: Divulgação/SSP-BA

48 mil pés de maconha foram localizados e erradicados na quarta-feira (10) na localidade conhecida como Baixa Branca, no município de João Dourado, durante uma operação da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e da Delegacia Territorial (DT) de Irecê. De acordo com a investigação, a droga seria colhida e vendida por até R$ 32 milhões. Na operação também foi encontrado um dos responsáveis pelo plantio, que foi preso em flagrante. Os investigadores ainda apreenderam uma motocicleta, além de material usado no cultivo da droga. A ação teve a participação de equipes de Irecê, João Dourado, Morro do Chapéu e Cafarnaum. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi chamado e realizou a perícia no local. Durante a operação, foi encontrado um dos responsáveis pelo plantio, que foi preso em flagrante. Os investigadores ainda apreenderam uma motocicleta, além de material usado no cultivo da droga. O delegado Alex Nunes, da DTE de Irecê, explicou como a eliminação da roça de maconha impacta o cotidiano da região. As unidades da Polícia Civil em Irecê e região continuam investigando os demais responsáveis pela plantação e pela organização criminosa.

Agricultura

12 Fevereiro 2021 - 07:26

Governo disponibiliza mais de R$ 74 mi para pagamentos do Garantia-Safra

Foto: Reprodução

O Ministério da Agricultura liberou mais de R$ 74.992.100,00 milhões para pagamento do Garantia-Safra a 88.226 agricultores familiares, de acordo com portaria publicada na quinta-feira (11) no Diário Oficial da União. O programa busca amparar famílias que tenham sofrido perdas na lavoura por causa de estiagem ou enchentes. Foram beneficiados agricultores de 142 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe, que vão receber uma parcela de R$ 850,00.

Quem pode receber o benefício?

Os agricultores que tenham uma renda mensal de até 1 salário mínimo e meio, quando sofrerem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%. O pagamento do programa é realizado obedecendo o calendário de pagamentos dos demais benefícios sociais.

Bahia

11 Fevereiro 2021 - 17:30

Caminhoneiro é sequestrado e foge de cativeiro após matar um dos suspeitos a tiros

Foto: Reprodução

Um caminhoneiro foi sequestrado e conseguiu fugir do cativeiro na quarta-feira (10), na cidade de Teodoro Sampaio, a cerca de 90 km de Salvador, após matar um dos suspeitos a tiros. De acordo com a Polícia Militar (PM), o homem, que não teve a identidade revelada, foi encontrado por uma guarnição da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (20ª CIPM) durante ronda no município. A vítima estava visivelmente desesperada e contou toda a situação aos policiais. Segundo o homem, ele aproveitou um momento de descuido de um dos sequestradores e tomou a arma dele. Em seguida, atirou contra o suspeito, que morreu no local. A vítima então fugiu do cativeiro e saiu em busca de ajuda. Os policiais voltaram ao local do cativeiro, junto com a vítima, para constatar a veracidade dos fatos. Chegando lá, encontraram o caminhão da vítima e o corpo do suposto criminoso. A arma que teria sido utilizada para atingir o suspeito não foi encontrada pois, segundo a vítima, ela foi lançada às margens da BA-516. Ainda de acordo com os PMs, a área foi isolada para perícia e remoção do corpo do suspeito. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Amaro, a cerca de 48 km do local do crime. O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil região. Em nota, a corporação informou que familiares de um homem de 39 anos procuraram a Delegacia Territorial (DT) da cidade, na manhã de quarta-feira (10), informando que ele havia sido vítima de sequestro depois de aceitar um frete, saindo de Camaçari para o distrito de Jacu, zona rural de Terra Nova. A polícia destacou ainda que os sequestradores ligaram para a família e pediram uma quantia em dinheiro, que deveria ser paga até as 14h. Com isso, a Polícia Civil iniciou as investigações e preparava-se para estourar o cativeiro, já descoberto, quando a própria vítima ligou para um familiar informando que havia conseguido desarmar um dos sequestradores, que acabou baleado, e fugir.

Bahia

11 Fevereiro 2021 - 16:30

Correios informa funcionamento na Bahia durante o Carnaval

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Confira como irá ficar o funcionamento dos Correios durante o Carnaval na Bahia: No dia 12/2 (sexta-feira), todas as unidades de atendimento funcionarão normalmente, bem como a rotina de entregas de cartas e encomendas na Bahia. Segunda, terça e quarta-feira (15, 16 e 17/2), haverá atendimento regular nas agências e também ocorrerá a entrega de objetos postais. A consulta de manifestações e o rastreamento de objetos estarão disponíveis 24 horas, 7 dias por semana. 

Livramento

11 Fevereiro 2021 - 15:14

Contas da Prefeitura de Livramento são aprovadas

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

O Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas das prefeituras de Ourolândia e Livramento de Nossa Senhora, da responsabilidade dos prefeitos João Dantas de Carvalho e José Ricardo Ribeiro, respectivamente. Ambas são referentes ao exercício de 2019. A decisão foi proferida na sessão desta quinta-feira (11/02), realizada por meio eletrônico. No município de Ourolândia, a despesa com pessoal alcançou o montante de R$25.363.390,22, que correspondeu a 51,48% da Receita Corrente Líquida de R$49.267.167,99, não ultrapassando, assim, o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. O conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, em seu parecer, aplicou ao prefeito uma multa no valor de R$4 mil pelas ressalvas contidas no relatório técnico. A prefeitura teve receita de R$52.993.651,17 e promoveu despesas no total de R$58.949.607,97, o que resultou em um déficit de R$5.955.956,80. Os recursos deixados em caixa, no montante de R$12.741.863,76, foram suficientes para cobrir despesas com “restos a pagar” e de “exercícios anteriores”, o que demonstra a existência de equilíbrio fiscal. De acordo com a relatoria, o prefeito atendeu as obrigações constitucionais, vez que aplicou 25,46% dos recursos específicos na área da educação, 20,93% dos recursos nas ações e serviços de saúde e 78,14% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério. Em seu parecer, o conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna apontou, como ressalvas, impropriedades na elaboração dos demonstrativos contábeis; baixa cobrança da Dívida Ativa do município; questionamentos envolvendo o pagamento da remuneração devida aos secretários municipais; irregularidades em processos licitatórios; e desconformidades nas informações de dados lançados no sistema SIGA. Já em relação às contas da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, o conselheiro Paolo Marconi, relator do parecer, opinou pela rejeição das contas em razão da extrapolação do limite para gastos com pessoal. No seu entendimento – e do conselheiro Fernando Vita –, sem a aplicação da Instrução nº 003, do TCM, a despesa com pessoal teria alcançado 61% da Receita Corrente Líquida do município, superior, portanto, ao limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. No entanto, os demais conselheiros acompanharam o voto divergente apresentado pelo conselheiro substituto Ronaldo de Sant’Anna pela aprovação com ressalvas, vez que com a aplicação da instrução o percentual foi de 52,37% da RCL, cumprindo, assim, a determinação da LRF. O relatório técnico registrou, como ressalvas, a reincidente baixa cobrança da dívida ativa; omissão na cobrança de multa (R$9.823,54) e ressarcimento (R$879,02) imputados a agentes políticos do município; ausência de ato de designação de agente responsável pela fiscalização da execução de contratos; contratação de show artístico sem comprovação do vínculo de exclusividade; e falhas na inserção de dados no sistema SIGA. Por estas irregularidades o prefeito foi multado em R$6 mil. Os índices constitucionais também foram respeitados, representando em educação (25,60%), saúde (20,76%) e no pagamento dos profissionais do magistério com recursos do Fundeb (80,99%). Cabe recurso das decisões.