Bahia

13 Abril 2021 - 10:00

Governo do estado volta a permitir eventos com até 50 pessoas na Bahia

Foto: Fernando Vivas /GovBa

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a permitir a realização de eventos com até 50 pessoas na Bahia. Desde 4 de dezembro do ano passado, essas atividades estavam proibidas, independentemente do número de pessoas, para evitar aglomerações e, assim, conter a contaminação pelo novo coronavírus. A nova regra está em decreto publicado na edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial do Estado. Ao fixar o limite máximo de 50 pessoas, a norma diz que ficam vedados "os eventos e atividades com a presença de público superior a 50 (cinquenta) pessoas, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos, religiosos, cerimônias de casamento, feiras, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica." A medida vem na esteira de uma série de flexibilizações que o governo estadual e prefeituras vêm fazendo nas medidas restritivas de combate à Covid-19. Em Salvador e Região Metropolitana, por exemplo, atividades econômicas não essenciais como comércio de rua, shoppings e centros comerciais e bares e restaurantes estão com funcionamento liberado deste o último dia 5, com anuência do estado. As liberações, no entanto, acontecem em um momento de quantidade de casos e óbitos ainda alta na Bahia. Nesta manhã, a ocupação de leitos de UTI adulto está em 84% no estado - o governo argumenta ter aberto uma quantidade maior de UTIs do que o existente na primeira onda, o que dá maior segurança para flexibilizações. Entre domingo (11) e segunda (12), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) registrou 1.581 novas contaminações pelo novo coronavírus e 95 novos óbitos. O número de internados com casos graves da Covid-19 voltou a crescer na Bahia e atingiu um novo recorde: são 1.316 pacientes com a doença ocupando leitos de terapia intensiva no estado, o maior número de toda a pandemia.

Vitória da Conquista

12 Abril 2021 - 14:33

Vitória da Conquista: Homem invade escritório da Embasa e atinge dois funcionários com golpes de faca

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Um homem invadiu a sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e atingiu dois funcionários do local com golpes de faca, na manhã desta segunda-feira (12). Um segurança, que tentou conter o suspeito, teve a mão cortada e um chefe de atendimento foi ferido gravemente no abdômen. Segundo a Polícia Militar, uma funcionária também foi feita refém, mas liberada em seguida. De acordo com informações de funcionários, o homem esteve no escritório na sexta-feira (9), fazendo uma reclamação e pedindo religação no fornecimento de água, que havia sido cortado por causa de atraso nos pagamentos. Nesta segunda, ele voltou ao local e cometeu o ataque. Exaltado, ele procurou o gerente local da Embasa, mas não encontrou e atingiu os servidores. Uma equipe da 77ª CIPM foi acionada e prendeu o suspeito em flagrante. O segurança, que teve a mão ferida, recebeu atendimento médico e foi liberado em seguida. O gerente foi levado para uma unidade de saúde e não teve o estado de saúde divulgado. O suspeito foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.

Covid-19

12 Abril 2021 - 14:22

Paulo Gustavo tem quadro clínico agravado e marido lamenta: ‘Está difícil’

Foto: Uol

O quadro de saúde do ator e comediante Paulo Gustavo apresentou uma piora no último domingo (11) e estado é considerado crítico. De acordo com o boletim apresentado pela equipe médica que acompanha o artista, as fístulas bronco-pleurais identificadas e tratadas somaram-se a complicações hemorrágicas, mas que vêm respondendo, de certa forma satisfatória, à reposição dos fatores da coagulação deficitários. “A situação clínica do paciente é crítica e todos os profissionais têm se empenhado incessantemente pela sua recuperação. Todos os equipamentos necessários para o suporte da vida, como a ventilação mecânica e a ECMO continuam sendo necessários”, concluiu os médicos. O comediante segue internado desde o dia 13 de março, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da capital carioca, por conta de complicações da doença. Paulo está intubado e foi submetido ao tratamento por ECMO [oxigenação por membrana extracorporal] no dia 2 de abril. Nas redes sociais, o marido do artista, Thales Bretas lamentou o estado de saúde de Paulo e comentou: “o quadro clínico do meu amor @paulogustavo31 está difícil, mas para ele nada é impossível, e nem pra Ele, nosso Deus”. Os amigos, familiares e fãs também têm compartilhado depoimentos e pedidos de orações para Paulo e manifestado apoio ao companheiro do ator. Durante o último fim de semana, os atores Monique Alfradique e Cláudia Raia, Jarbas Homem de Melo, além de anônimos realizaram doações de sangue em nome do comediante – mais de 200 bolsas foram doadas.

Covid-19

12 Abril 2021 - 14:10

Livramento registra mais 01 óbito por Covid-19 total chega a 36

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

A Secretaria Municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora comunicou que foi registrado mais 01 óbito em virtude da Covid-19 de pessoa residente no município. O fato aconteceu na última sexta-feira (09/04) em Salvador.  “A Secretaria Municipal de Saúde informa que foi registrado 1 óbito em um residente do município, ocorrido na última sexta-feira, 9 de abril de 2021, em Salvador. Nossa solidariedade com a família neste momento de dor. Pedimos a todos que mantenham as medidas sanitárias, o distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscaras quando necessitar sair de casa”. Diz o comunicado. O município chega a 36 óbitos segundo a (SESAU).

Bahia

12 Abril 2021 - 13:59

Após fuga e condutor quebrar cancela de pedágio, PRF apreende quase 300 Kg de maconha na Grande Salvador

Foto: Divulgação/PRF

Durante uma perseguição policial que se iniciou na BR-324, mais de 267 quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em um carro, na manhã desta segunda-feira (12), na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. De acordo com a PRF, por volta das 4h30 da madrugada, policiais realizavam fiscalização Km-599 da BR-324, altura de Simões Filho, quando sinalizaram para que o condutor de uma caminhonete parasse. O motorista desobedeceu a ordem e fugiu em velocidade pela rodovia, iniciando a perseguição que se prolongou por dezenas de quilômetros. Ainda de acordo com a PRF, ao chegar na altura da localidade de Abrantes, o homem abandonou o veículo e correu para um matagal. Em seguida, os policiais fizeram uma vistoria na caminhonete, momento em que foram encontrados dezenas de sacos de maconha in-natura e prontas para venda. A PRF ainda destacou que a ocorrência foi apresentada na delegacia de Polícia Civil, para registro do crime e demais procedimentos cabíveis. Forças policiais foram acionadas e buscas foram iniciadas para encontrar o suspeito.

Saúde

12 Abril 2021 - 12:20

Confira agenda semanal do Doutor Ricardo Barbosa

Foto: Divulgação

Polícia

12 Abril 2021 - 12:15

Operação da PF apura tráfico de drogas por meio de jatos executivos

Foto: Divulgação | PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (12) a Operação Flight Level, que apura o crime de tráfico internacional de drogas por meio de jatos executivos. Os alvos da investigação também são suspeitos de lavagem de dinheiro e de integrar organização criminosa. De acordo com a PF, as investigações tiveram início em outubro de 2020, após ter sido apreendido no Aeroporto Internacional de Lisboa um avião executivo brasileiro que teria partido de Belo Horizonte com 175 quilos de cocaína a bordo. Ao todo, 90 policiais cumprem dois mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão. As diligências são cumpridas em Belo Horizonte, Lagoa Santa (MG), Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia. A 11ª Vara Criminal Especializada de Minas Gerais autorizou ainda o bloqueio de contas de 29 pessoas físicas e jurídicas e o sequestro de 15 veículos, cinco imóveis e oito aeronaves, bem como a suspensão de atividades de seis empresas. Ainda segundo a PF, além dos responsáveis pelas aeronaves, o esquema contava com a participação de laranjas e fantasmas para ocultação de bens. O órgão estimou que a operação desta segunda-feira (12) provocou um prejuízo de R$ 30 milhões ao crime organizado.

Informe Publicitário

12 Abril 2021 - 08:55

Restaurante e Pizzaria Trindade: O seu almoço preferido está de volta nesta segunda-feira (12)

Foto: Divulgação

O Restaurante e Pizzaria Trindade, comunica a seus clientes e amigos que está de volta nesta segunda-feira (12/04), os serviços de almoço self-service sem balança. “O seu almoço preferido está de volta! Churrascaria, self-service no quilo e sem balança”. Diz o aviso. Além da melhor comida, no Restaurante Trindade, você recebe o seu pedido no conforto do seu lar, com o serviço de disk-entrega. Restaurante e Pizzaria Trindade – A marca da qualidade. Localizada na Avenida Presidente Vargas – Centro. Disk Entrega, (77) 99135-0022.

Esporte

12 Abril 2021 - 08:40

Livramento: Construção do Centro Esportivo do Bairro Taquari entra em fase de acabamento

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Entrou em fase de acabamento, a construção do Centro Esportivo do Bairro Taquari (CET). O local onde funcionava o antigo campo de futebol, passou por grandes mudanças. Foram construídos, vestiários, quadra de fustal, quadra de areia, pista de ciclismo, além da implantação de alambrados, dentre outros. A benfeitoria é fruto de uma parceria do Ministério da Cidadania e Prefeitura Municipal de Livramento.

Livramento: Construção do Centro Esportivo do Bairro Taquari entra em fase de acabamento

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Polícia

12 Abril 2021 - 08:03

Rio de Contas: Homem tenta pegar arma de Policial e é atingido na perna; disparo não foi intencional

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Na noite de domingo (11), Policiais Militares de serviço em Rio de Contas, atenderam a uma denúncia de briga generalizada, no Bairro Olaria. De acordo com relato dos próprios policiais, um homem (22 anos) natural de Rio de Contas, foi na direção de um deles para pegar a arma de fogo que estava no coldre do seu colete balístico, o PM tentou segurar a arma para se proteger, e houve um disparo não intencional, atingindo a perna direita do indivíduo, na altura da coxa. Imediatamente, os policiais priorizaram o atendimento do ferido, que foi levado ao Hospital de Rio de Contras e logo atendido pela médica plantonista.

Bahia

12 Abril 2021 - 07:46

Governo prorroga toque de recolher e proibição de eventos e aulas presenciais em toda a Bahia

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

O Governo do Estado decidiu prorrogar o toque de recolher, a proibição das aulas presenciais e a suspensão de eventos em toda a Bahia. As medidas, que venceriam nesta segunda-feira (12), passam a valer até 19 de abril. A prorrogação foi publicada ainda no domingo (11), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). Também fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 16 até as 5h de 19 de abril. Das 20h às 5h, em toda a Bahia, segue restrita a locomoção de pessoas, sendo vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. Segue proibida ainda, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 19 de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Continua autorizado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos. A circulação dos meios de transporte metropolitanos deverá ser suspensa das 20h30 às 5h, até 19 de abril. A circulação dos ferry boats também será suspensa das 20h30 às 5h do dia 12 a 16 de abril, ficando vedado o funcionamento nos dias 17 e 18 de abril. A circulação das lanchinhas fica proibida das 20h30 às 5h, até 19 de abril, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 17 e 18 de abril. Continuam suspensas, até 19 de abril, as aulas presenciais nas unidades de ensino, públicas e particulares, ressalvados os estágios curriculares obrigatórios dos cursos da área de saúde. Permanecem proibidos também os eventos e as atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

Política

11 Abril 2021 - 12:12

Deputado Marquinho Viana destaca o Dia da Chapada Diamantina, seu potencial e beleza

O deputado Marquinho Viana (PSB), destacou hoje (11.04), o Dia da Chapada Diamantina, afirmando que a Chapada contém inúmeros ecossistemas naturais e uma grande relevância ecológica, que atrai os olhares por sua grande beleza, suas cachoeiras e a grande possibilidade de lazer ao ar livre.

Informe Publicitário

10 Abril 2021 - 15:13

Promoção de aniversário de 06 anos da Pizzaria e Restaurante Trindade; participe

Foto: Divulgação

O Restaurante e Pizzaria Trindade, está fazendo aniversário e para comemorar, lançou uma grande promoção. Para comemorar 06 anos de e muito sucesso, você compra uma pizza grande por R$ 24,99, e o refrigerante é por nossa conta. Isso mesmo, compre uma pizza grande por R$ 24,99 e ganhe um refrigerante, e o melhor de tudo, você recebe no conforto do seu lar pelo nosso serviço de delivery. Restaurante e Pizzaria Trindade – A marca da qualidade. Localizada na Avenida Presidente Vargas – Centro. Disk Entrega, (77) 99135-0022.

Bahia

10 Abril 2021 - 15:08

Hemoba e Polícia Militar iniciam campanha de doação de sangue em todo o estado

Fonte: Ascom/Hemoba

A Fundação Hemoba e a Polícia Militar da Bahia se unem pelo segundo ano consecutivo com o tema “Doe uma Gota de Carinho” para mobilizar e conscientizar policiais militares em todo o estado para a doação de sangue. A campanha terá abertura nesta terça-feira (13), na Vila Policial Militar do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, onde um ônibus de coleta será instalado e ficará até sexta-feira (16), das 8h às 17h. A unidade móvel ficará aberta para atendimento aos policiais militares e à sociedade civil que resida ou trabalhe no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e no seu entorno. Na ocasião serão realizadas coletas de sangue e cadastros de doadores de medula no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Após a primeira semana no CAB, a campanha segue acontecendo até o dia 13 de maio nas unidades fixas de coleta da Hemoba do estado. O médico hematologista e diretor da Hemoba Fernando Araújo lembra que os militares são grandes apoiadores da causa do sangue. “É uma alegria ter os policiais militares da Bahia como parceiros. Eles vestem a camisa mesmo! Ano passado abasteceram nosso estoque em todo estado, mobilizaram muitos voluntários! Somos muito gratos por esse compromisso que eles têm com a doação de sangue”, diz. Em 2020, os policiais mobilizaram todos os batalhões da Bahia, incentivados pela baixa dos estoques de sangue, em função da pandemia — queda representou 10% nas doações em relação a 2019. Só na primeira semana de campanha foram 694 bolsas doadas. “A doação de sangue é um significativo ato de amor ao próximo. Com mais uma campanha, a corporação renova a parceria com a Fundação Hemoba e reafirma seu compromisso institucional”, ressalta o major Evanluiz, da Coordenação de Direitos Humanos da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH) da Polícia Militar da Bahia. No interior – As doações podem ser realizadas em um dos 24 pontos de coleta da Hemoba, localizados nos municípios de Feira de Santana, Camaçari, Eunápolis, Barreiras, Recôncavo da Bahia, Alagoinhas, Vitória da Conquista e outras regiões do estado. Os voluntários são atendidos por ordem de chegada, sem agendamento prévio, ou pelo Hora Marcada através do telefone de cada unidade de acordo com sua região. Quem pode doar – Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.

Livramento

10 Abril 2021 - 14:48

Livramento: Homem é detido após confusão em Restaurante

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

A guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) de Livramento de Nossa Senhora foi solicitada pela Central de Operações da 46ª CIPM, na tarde de sexta-feira (09), para averiguar uma denúncia da proprietária de um Restaurante, que havia um senhor descontrolado e quebrando todo o estabelecimento. Ao chegar no local foi comprovada a veracidade dos fatos, o senhor havia quebrado a mesa e alguns objetos, e após ser contido, alegou ser Coronel da Polícia Militar da Bahia. Sem apresentar nenhum documento funcional que o identificasse como Oficial Superior da ativa ou da reserva, passou a proferir palavras de baixo calão e humilhantes. Após a chegada do Coordenador de Área de serviço, o indivíduo foi conduzido à Delegacia desta cidade.