Bahia

12 Janeiro 2021 - 21:20

Coronel Paulo Coutinho é novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia

Foto: Divulgação

O governador do estado, Rui Costa (PT-BA), anunciou na tarde de segunda-feira, 11, em seu perfil nas redes sociais, a escolha do novo nome para ocupar o comando-geral da Polícia Militar na Bahia (PM-BA). Ele estava no posto de comandante de policiamento na Região Integrada de Segurança Pública Central, em Salvador, e substituirá o coronel Anselmo Brandão, que ficou no cargo por seis anos. "Quero fazer um comunicado nesta segunda-feira, dia 11, sobre a escolha do novo comandante da Polícia Militar: coronel Paulo Coutinho. Neste momento, quero agradecer toda a dedicação, trabalho e emprenho do coronel Anselmo (Brandão), que comandou a PM nos últimos seis anos", anunciou o gestor estadual. Durante seu pronunciamento nas redes sociais, Rui Costa ainda falou que a nomeação de Coutinho já será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça, 12. Na quarta, 13, está previsto para ocorrer a cerimônia de posse, no quartel da Cidade Baixa. "Amanhã será publicado no Diário Oficial a nomeação e, na quarta-feira, faremos a transmissão de posse lá do quartel na Cidade Baixa. Vamos seguir trabalhando duro, polícia Militar, Civil e Secretaria de Segurança para perseguir e alcançar nossas metas, melhorando nossos indicadores cada dia mais", complementou Rui. Natural de Recife, no Pernambuco, Paulo Coutinho possui uma experiência de 34 anos na PM-BA, tendo ingressado em 1986. Durante esse período, ele passou por diversas companhias e batalhões, onde chegou a comandar, inclusive, o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Coutinho ainda possui cursos de especialização e pós-graduação na área de segurança pública.

Brasil

12 Janeiro 2021 - 21:08

Ford encerra a produção de veículos no Brasil e fecha fábricas

Foto: Reprodução

As fábricas da Ford em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e a da Troller, em Horizonte (CE) serão fechadas. De acordo com informações do G1,  a marca vai continuar vendendo carros no Brasil, mas apenas modelos importados. O anúncio foi feito pela empresa na segunda-feira (11). A empresa, que fechou 2020 como a quinta que mais vendeu carros no país, com 7,14% do mercado, continuará comercializando produtos no Brasil. Dentre as instalações atuais, será mantido o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, além do campo de provas e da sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo.

Geral

12 Janeiro 2021 - 20:57

 Projeto de Lei que denomina BA-142 de Ana Lúcia Aguiar Viana é aprovado na ALBA

Foto: Divulgação

Numa justa homenagem a Dona Ana Lúcia Aguiar Viana, ex-prefeita de Barra da Estiva, a Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (12), aprovou por unanimidade a proposição do deputado Adolfo Menezes (PSD) e relator deputado Vitor Bonfim (PL), que deu o nome de dona Ana Lúcia Aguiar Viana à rodovia BA-142, importante via estadual que interliga os municípios de Barra da Estiva, Ibicoara, Mucugê, Andaraí, Barra da Estiva, Ituaçu e Tanhaçu. Grande liderança política regional, vice-prefeita e ex-prefeita de Barra da Estiva por dois mandatos, 2005 a 2008 e 2009 a 2012, faleceu em 28 novembro passado, em Salvador. Mãe de Marcelo e do deputado Marquinho Viana (PSB), o gesto de reconhecimento, mais que merecido sensibilizou a todos, especialmente ao deputado Marquinho seu filho, que agradeceu, comovido a Adolfo Menezes, Vitor Bonfim e a todos os colegas, profererindo: "Minha mãe foi uma pessoa justa que trabalhou muito por toda a região como professora, delegada estadual de educação e também no campo da política. Ela lutou por toda a vida".

Bahia

12 Janeiro 2021 - 20:40

Roubos a bancos fecham em queda pelo sexto ano consecutivo

Foto: Arquivo/Patrick Cassiano/Blog Regional

O número de roubos a bancos na Bahia completou, em 2020, seis anos consecutivos com reduções. No ano passado, a polícia contabilizou 32 casos, enquanto, em 2019, foram registradas 49 ocorrências. A diminuição percentual foi de 34,7%. Os números dos últimos cinco anos refletem a queda acentuada. Em 2016 aconteceram 115 roubos, no ano seguinte foram registrados 108 casos, em 2018 a polícia computou 66 ataques a bancos, em 2019 investigou 49 crimes e, no ano passado, contabilizou 32 assaltos contra instituições financeiras. “É um trabalho de parceria total com a Polícia Militar e também com a PF. Conseguimos combater as organizações criminosas, mas a reincidência é um ponto importante a ser destacado. Nos ataques que presenciamos, nos meses de outubro e dezembro, prendemos um criminoso que, em abril de 2020, havia sido capturado com seis fuzis. É de grande urgência uma reforma nas nossas leis”, declarou o diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), delegado Marcelo Sansão.
 

Vitória da Conquista

12 Janeiro 2021 - 20:27

Dezenove tabletes de maconha encontrados em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação/SSP-BA

Dezenove tabletes de maconha prensada foram apreendidos, na manhã desta terça-feira (12), por equipes da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Vitória da Conquista). A droga foi localizada em duas ações, nos bairros de Patagônia e de Guanabara, em Vitória da Conquista, Sudoeste Baiano. Policiais faziam rondas ostensivas na Rua V, no bairro de Guanabara, quando um carro modelo Siena, placa OKR 8429, desrespeitou a ordem de parada e seguiu em direção ao Hospital de Base. O automóvel foi cercado e dentro dele encontrados 16 tabletes de maconha, quatro pedaços menores, três porções prontas para a venda e duas pedras de crack. “Também encontramos com o condutor do carro quatro balanças e facas para corte da droga”, detalhou o comandante da unidade, major Edmário José Britto Araújo.

Dezenove tabletes de maconha encontrados em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação/SSP-BA

Em outra ação, uma guarnição circulava na Rua dos Pampas, bairro de Patagônia, quando percebeu um veículo em alta velocidade. Com o condutor foram achados dois tabletes de maconha e dois pedaços menores. Segundo o oficial, o motorista também indicou um imóvel onde escondia uma balança e embalagens para acondicionar a droga. Os dois motoristas foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).

Bahia

12 Janeiro 2021 - 20:18

Miliciano envolvido na morte de contraventor do RJ é preso na BA

Foto: Divulgação/SSP-BA

Um miliciano envolvido na morte do contraventor Fernando Iggnácio de Miranda, no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro de 2020, foi capturado na tarde desta terça-feira (12), durante ação conjunta das polícias Civil e Militar da Bahia e do RJ. O criminoso estava escondido em uma pousada, na cidade baiana de Canavieiras, na região Sul do estado. Através de ações de inteligência e de uma ligação anônima para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), equipes da 6ª (Itabuna) e 7ª (Ilhéus) Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) e da 71ª CIPM localizaram o foragido da Justiça. Um outro homem encontrado com o miliciano também foi detido. A dupla foi encaminhada para a sede da 7ª Coorpin, na cidade de Ilhéus, onde a identificação humana do miliciano foi efetuada e o mandado de prisão cumprido. Após exames, no Departamento de Polícia Técnica (DPT), o miliciano ficará à disposição da polícia carioca. “Trabalhamos em parceria com as forças de segurança dos outros estados, visando sempre o combate ao crime organizado. As equipes de Ilhéus e Itabuna, com apoio da PM, vão apurar se o miliciano só se escondia, na Bahia, ou se praticava algum tipo de crime”, informou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis.
 

Bahia

11 Janeiro 2021 - 09:43

Duas cidades da Bahia fecham acordo com o Butantan para produzir vacinas

Foto: Governo de São Paulo

Os municípios baianos de Vera Cruz e Mutuípe firmaram um acordo com o Instituto Butantan, de São Paulo, para garantir a compra da vacina CoronaVac, que imuniza contra o novo coronavírus. Outras três cidades baianas se articulam para pleitear o mesmo acordo: Salinas da Margarida, para a compra 10 mil doses; Itaberaba, 30 mil doses, e Amargosa, para mais de 12 mil doses. Salvador também planejava realizar a compra, mas o prefeito Bruno Reis (DEM) recuou após o governo federal anunciar a compra de 100 milhões de doses da vacina.

Mundo

11 Janeiro 2021 - 09:32

Encontrados corpos e destroços do Boeing 737 que caiu na Indonésia

Foto: divulgação/Sriwijaya Air

As autoridades indonésias dizem ter encontrado o local onde caiu o Boeing 737, com 62 pessoas a bordo, após terem detectado um sinal proveniente do aparelho e localizado as caixas pretas da aeronave. Mergulhadores já encontraram objetos e partes de corpos no local. “Localizamos a posição das [duas] caixas pretas”, disse Soerjanto Tjahjanto, chefe do comitê de segurança que faz parte do Ministério dos Transportes da Indonésia. Centenas de funcionários dos serviços de socorro, da Marinha, quatro aviões e mais de uma dezena de navios com mergulhadores estão agora no mar à procura dos destroços. As autoridades esperam que “não demore muito tempo”. Um navio da Marinha “detectou um sinal do aparelho (…) e uma equipa de mergulhadores desceu e encontrou destroços e peças com números de identificação da aeronave, entre outros”, disse o comandante das Forças Armadas indonésias, Hadi Tjahjanto, citado em um comunicado do Ministério dos Transportes. A polícia indonésia tinha já anunciado que investigadores analisam objetos que se acredita serem destroços do avião, incluindo uma roda e aquilo que dizem ser parte da fuselagem da aeronave. Segundo um porta-voz da polícia de Jacarta, foram já recolhidos dois sacos de objetos por parte da equipe de busca e resgate. “O primeiro saco possuía pertences dos passageiros e o outro saco continha partes de corpos”, adiantou Yusri Yunus à estação Mero TV. “Ainda estamos identificando estas descobertas”.

Brasil

11 Janeiro 2021 - 09:12

Eleitor tem até esta semana para justificar ausência no 1º turno

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno das eleições municipais de novembro tem até esta semana para justificar a ausência. Caso o procedimento não seja realizado, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições. O prazo vence na quinta-feira (14) para quem faltou ao primeiro turno das eleições municipais 2020. Para o segundo turno, o limite é 28 de janeiro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS. O procedimento pode ser feito também pela internet, por meio do Sistema Justifica. Ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Em qualquer um dos casos, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta. Isso porque o RJE pode ser recusado pela Justiça Eleitoral, se a justificativa não for plausível ou se o formulário for preenchido com informações que não permitam identificar corretamente o eleitor, por exemplo. Se tiver o requerimento negado, para regularizar a situação o eleitor precisará pagar a mesma multa de quem perdeu o prazo para a justificativa. O valor da multa pode variar, de acordo com o estipulado pelo juízo de cada zona eleitoral. Existe a possibilidade de o eleitor solicitar isenção, se puder comprovar que não tem recursos para arcar com a penalidade. Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Ou seja, se não tiver votado no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência de cada um, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno. Nas eleições 2020 foi registrada abstenção recorde tanto no primeiro (23,14% do eleitorado) quanto no segundo (29,5%). Quando foram realizadas as votações, o Brasil tinha 147.918.483 eleitores aptos a votar.

Dom Basílio

09 Janeiro 2021 - 10:14

Homem é morto a tiros em Dom Basílio

Foto: Reprodução/Rádio 105 FM

Na noite de quinta-feira (07), a Polícia Militar foi informada que havia acontecido um homicídio  nas imediações de um posto de combustíveis, em Dom Basílio. Informações preliminares apontam que o crime teria sido cometido por dois indivíduos, a bordo de uma motocicleta de cor vermelha, onde o garupa desembarcou e efetuou disparos, atingindo  a vítima, que veio a óbito. Após o crime, ambos tomaram sentido ignorado. A guarnição em serviço, manteve a preservação do local até a chegada do DPT para remoção do corpo.

Geral

09 Janeiro 2021 - 10:06

Defensoria Pública pede adiamento do Enem após aumentos de casos de Covid-19

Foto: Reprodução

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com uma ação na Justiça Federal de São Paulo nesta sexta-feira (08) para que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja adiado. O pedido, em caráter de urgência, foi feito por causa do crescimento no número de casos do novo coronavírus no Brasil. O exame foi marcado para os dias 17 e 24 de janeiro. “Temos uma prova agendada exatamente no pico da segunda onda de infecções, sem que haja clareza sobre as providências adotadas para evitar-se a contaminação dos participantes da prova, estudantes e funcionários que a aplicarão”, disse o pedido, assinado pelo defensor João Paulo Dorini. “Não há maneira segura para a realização de um exame com quase seis milhões de estudantes neste momento, durante o novo pico de casos de Covid-19. Qual será o impacto de mais um aumento exponencial de contaminações em decorrência do Enem, que não se restringirá apenas a estudantes e funcionários, mas também a seus familiares e pessoas de suas convivências, em um sistema de saúde já colapsado?”, questionou a ação. As entidades estudantis União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) ingressaram no pedido como “amicus curiae” (amigo da corte). Antes disso, elas já haviam solicitado o adiamento ao Ministério da Educação (MEC), que negou.

Saúde

09 Janeiro 2021 - 08:50

Livramento: Mutirão de glaucoma para entrega de medicamentos acontecerá na segunda-feira (11)

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

A Secretaria de Saúde informa que o município de Livramento de Nossa Senhora, realizará na próxima segunda-feira (11) na Escola Municipal Dona Tina, o Mutirão de Glaucoma, para entrega de medicamentos. As consultas continuam suspensas. Os atendimentos iniciarão às 07h, por ordem de chegada. Os pacientes que tiverem idade superior a 40 anos e cadastrados no programa antes do ano de 2017 serão atendidos. Pacientes com idade inferior a 40 anos e que foram cadastrados no ano de 2017 foram excluídos do projeto, por decisão do Ministério da Saúde. Para mais informações os pacientes deverão procurar seus postos de saúde ou a Secretaria de Saúde.

Livramento

09 Janeiro 2021 - 08:31

Distritos de Livramento tem decreto de situação de emergência por danos de estiagem

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, publicou no Diário Oficial de sexta-feira (8) o decreto nº 013/2021 que declara situação de emergência na microrregião dos distritos de Iguatemi, São Timóteo e Itanagé afetados pela estiagem. O documento informa que essas regiões não têm disponibilidade de água potável para consumo humano e muitas delas em decorrência dos danos derivados da referida estiagem, estão tendo que ser abastecidas com carros pipa. A prefeitura Municipal encaminhará cópias desse decreto a todos os órgãos  responsavéis para que medidas sejam adotadas.

Polícia

09 Janeiro 2021 - 08:20

Livramento: Após denúncia, PM apreende drogas e conduz dois homens por tráfico

Foto: Divulgação/Policia Militar/46ª CIPM

Na tarde de sexta-feira (8), a guarnição do PETO da 46ª CIPM recebeu uma denúncia de que um veículo Corsa Classic, encontrava-se transportando drogas na BA-148, próximos ao Povoado dos Patos. De imediato, os policiais se deslocaram ao local denunciado e avistaram o veículo informado, onde foi realizada a abordagem e encontrada uma sacola contendo uma grande porção de substância análoga à maconha, bem como, a quantia de R$ 300,00 e 03 aparelhos celulares. Ao verificar as informações dos ocupantes do referido veículo foi possível identificar um suspeito que possui passagens por tráfico de drogas na cidade. Houve necessidade do uso da força policial para conter o conduzido por ter apresentado resistência a abordagem. Além dele também foi apresentado à Delegacia o indivíduo que o acompanhava. Havia um Mandado de Busca e Apreensão na residência do primeiro indivíduo, o qual foi cumprido pelos policiais, e sendo então encontrado no imóvel: uma balança e (02) trouxas com substância aparentando ser maconha.

Covid-19

08 Janeiro 2021 - 19:16

Livramento decreta situação de calamidade pública em razão do coronavírus

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

O prefeito Ricardinho Ribeiro (REDE), decretou situação de calamidade pública no município de Livramento de Nossa Senhora. A medida foi tomada em razão da pandemia do novo coronavírus. O decreto Nº 012/2021, foi publicado nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial do Município. O prazo do estado de calamidade pública perdura até o dia 30 de junho de 2021 se mantiver a gravidade da pandemia, conforme orientação das autoridades de saúde competentes. Em boletim divulgado hoje o município chegou a 1.197 casos confirmados e 4.465 notificados à Secretaria Municipal de Saúde. A decretação do estado de calamidade pública tem como um dos fundamentos as diversas medidas adotadas pelo governo para conter o avanço da doença. Foi considerada ainda a necessidade de ações emergenciais ao enfrentamento da pandemia da COVID-19 que poderão comprometer gravemente a arrecadação desta municipalidade bem como a necessidade de adotar medidas administrativas extraordinárias no regular andamento da Administração Pública Municipal.