Polícia encerra 'Brega Fest' com 250 pessoas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/SSP-BA
Polícia 26 Jul 2021 - 20:18
Polícia encerra 'Brega Fest' com 250 pessoas em Vitória da Conquista

Uma festa clandestina que acontecia em um sítio no bairro de Parque Imperial, no município de Vitória da Conquista, foi encerrada pela Polícia Militar na madrugada deste domingo (25). Após denúncia, agentes foram ao local e, ao se depararem com a quantidade de pessoas, solicitaram apoio das Rondas Especiais (Rondesp) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado, que atuam na região Sudoeste. Segundo a PM, os participantes estavam aglomerados e não usavam máscara de proteção. A organizadora da festa, denomidada "Brega Fest", foi conduzida à delegacia e os participantes dispersados. “Pela quantidade de pessoas foi necessário solicitar o apoio de outras unidades. Quando chegamos lá, descobrimos que o evento, chamado de “Brega Fest 5ª Edição'', possuía até bilheteria. Conseguimos identificar a responsável e, em seguida, a conduzimos até a delegacia da cidade”, contou comandante da 77 ª CIPM, major Vagner Ribeiro Almeida.

Mulheres são presas com 30kg de maconha em Seabra
Foto: Divulgação
Polícia 26 Jul 2021 - 20:09
Mulheres são presas com 30kg de maconha em Seabra

Mais de 30 kg de maconha foram encontradas com duas mulheres em Seabra, no Centro Sul da Bahia, na noite do domingo (25). A dupla, que embarcava de ônibus para o Ceará, estava acompanhada de duas crianças no momento da prisão. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os policiais foram acionados após suspeitarem do conteúdo que era levado por elas em duas malas. Conforme o órgão, elas estavam nervosas e tentaram fugir. As duas mulheres são do Ceará e pretendiam retornar para o estado. A dupla, que não tem passagens pela polícia, foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e permanece custodiada na 13ª Coorpin para prestar esclarecimentos à Justiça. O material apreendido também foi levado para a unidade.“Ainda não sabemos ao certo qual o serviço com o tráfico dessas mulheres e nos surpreendeu essa quantidade de drogas. Vamos investigar para saber ao fundo sobre o caso”, declarou o coordenador da 13ª Coordenaria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Marcelo Aguiar.

Deputado Marquinho Viana visita área em Maetinga que será requalificada para a prática de esportes e lazer
Foto: Divulgação
Política 26 Jul 2021 - 20:03
Deputado Marquinho Viana visita área em Maetinga que será requalificada para a prática de esportes e lazer

O deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhado da Prefeita de Maetinga, Aline, e seu esposo Aides Silveira, do vice-prefeito Valdivio, e do ex-prefeito Emídio, visitaram na sexta-feira (23.07), uma área que será totalmente requalificada para a prática de esportes e lazer da população.
 

PF prende suspeito de compartilhar conteúdo de exploração sexual infantil em Jacobina
Foto: Divulgação/PF
Bahia 26 Jul 2021 - 19:54
PF prende suspeito de compartilhar conteúdo de exploração sexual infantil em Jacobina

A Polícia Federal em Juazeiro deflagrou nesta segunda-feira (26) a Operação Desvelo, que combate o compartilhamento de fotos e vídeos de exploração sexual infantil na internet. As investigações tiveram início em março, quando um grupo criminoso que compartilhava este tipo de conteúdo foi identificado. Em Jacobina foi cumprido um mandado de busca e apreensão e prisão preventiva de um suspeito. Se comprovadas as suspeitas, os investigados responderão por posse e compartilhamento de arquivos contendo pornografia infanto-juvenil e associação criminosa. Juntas, as penas podem chegar a 13 anos de prisão em regime fechado.

Uso indevido de carro legislativo pode culminar na perda do mandato parlamentar em Brumado
Foto: Reprodução
Caetité 26 Jul 2021 - 19:45
Uso indevido de carro legislativo pode culminar na perda do mandato parlamentar em Brumado

Um veículo oficial da Câmara Municipal de Brumado, no Sudoeste baiano, foi flagrado transportando membros de uma empresa para participar de uma licitação, no município de Caetité segundo noticiou o Portal A Tarde. A solicitação à presidência da casa legislativa para o uso do carro foi feita pelo vereador Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem. O advogado eleitoral Manoel Nunes declarou que a situação pode culminar, de forma concomitante, em três tipos de responsabilização ao agente político: infração político-administrativa no próprio parlamento; pprocesso judicial por ato de improbidade administrativa; e processo criminal, a depender das nuances do caso concreto. Ainda segundo Nunes, o parlamentar pode perder o mandato político em qualquer das instâncias. “A Câmara não pode, sob pena de prevaricação, se eximir de apurar o possível fato infracional”, disse. A presidência da Câmara Municipal deverá esperar o retorno do recesso parlamentar, no dia 2 de agosto, para abrir uma sindicância com a finalidade de apurar os fatos.

Deputado Marquinho Viana na solenidade de autorização para início de obras de pavimentação de ruas em Cordeiros
Foto: Divulgação
Política 26 Jul 2021 - 19:31
Deputado Marquinho Viana na solenidade de autorização para início de obras de pavimentação de ruas em Cordeiros

O deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhou na sexta-feira (23.07),  o prefeito de Cordeiros, Delci, o vice-prefeito Teco, vereadores, Secretários municipais, lideranças políticas e amigos, na solenidade de autorização para o início das obras de pavimentação em diversas ruas da séde do município. Visitaram também a feira livre da cidade.
 

'Se urnas são confiáveis, dá um tapa na minha cara', diz Bolsonaro durante transmissão ao vivo
Foto: Marcos Corrêa/PR
Brasil 23 Jul 2021 - 01:24
'Se urnas são confiáveis, dá um tapa na minha cara', diz Bolsonaro durante transmissão ao vivo

O presidente Bolsonaro voltou a causar polêmica. Dessa vez, ele afirmou que, caso provem que as urnas eletrônicas são confiáveis, podem “dar um tapa” em seu rosto. “Nós queremos é fazer com que o sistema eletrônico de votação seja confiável e ninguém tenha dúvidas do resultado final. Mas por que estão contra? Quem consegue entender? Por que o ministro [do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso] foi para dentro do Congresso Nacional se reunir com lideranças partidárias, dizendo que as urnas são plenamente confiáveis? Se são, dá um tapa na minha cara”, afirmou Bolsonaro. As afirmações foram feitas na quinta-feira (22) durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Para Bolsonaro, as urnas permites fraudes e essa fraudes não aconteceriam caso o voto fosse impresso. A PEC do voto impresso foi adiada, na semana passada, pela base do governo na Câmara. Paulo Eduardo Martins, do PSC-PR, presidente da comissão, convocou a nova reunião para 5 de agosto, depois do recesso parlamentar.

Mulher perde a vida após ser atacada por 6 pitbulls enquanto visitava namorado em chácara
Foto: Arquivo Pessoal
Brasil 23 Jul 2021 - 01:15
Mulher perde a vida após ser atacada por 6 pitbulls enquanto visitava namorado em chácara

Marli Donega, de 53 anos, veio a óbito após ser atacada por seis cães da raça pitbull, em uma chácara que fica localizada em uma área rural de Birigui, São Paulo. A mulher teria ido visitar o namorado, que é o caseiro da chácara, quando foi atacada por seis cães na noite de quarta-feira (21), de acordo com a Polícia Civil. O namorado de Marli ainda tentou dispersar os cães, mas também foi atacado por eles. Apesar dos vários ferimentos pelo corpo, o namorado de Marli conseguiu fugir para dentro da casa e pedir ajuda da família e logo depois ficou desacordado. Marli já estava sem vida quando a equipe de resgate chegou. O caseiro recebeu atendimento ainda no local e foi encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal com vários ferimentos pelo corpo. Algumas pessoas que estavam na chácara conseguiram conter os animais. A filha de Marli registrou o caso como morte suspeita e as causas estão sendo investigadas pela Polícia Civil. A responsável pelo imóvel não quis comentar o caso.

Flávio Bolsonaro posta vídeo sendo vacinado por Marcelo Queiroga e ironiza: Obrigado ao 'negacionista'
Brasil 23 Jul 2021 - 00:58
Flávio Bolsonaro posta vídeo sendo vacinado por Marcelo Queiroga e ironiza: Obrigado ao 'negacionista'

Pela primeira vez nesta quinta-feira (22), uma pessoa da família de Bolsonaro revelou ter sido vacinado. Trata-se do senador Flávio Bolsonaro, de 40 anos. A vacinação para homens dessa idade, no Rio de Janeiro, aconteceu dia 09 desse mês. Mas com a repescagem determinada pela prefeitura da cidade, que permitiu a vacinação para pessoas acima de 35 anos que ainda não tinha sido imunizado, o senador se vacinou. Flávio Bolsonaro teve a vacina aplicada pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga. O senador registrou o momento e publicou nas suas redes sociais. Ele é o primeiro político da família de Bolsonaro a dizer que recebeu o imunizante. O imunizante foi a AstraZeneca e na legenda, ele escreveu: “Acabo de vacinar contra a covid!

Banco Central abre caminho para uso do Pix pelo WhatsApp e em e compras online
Foto: Shutterstock
Economia 22 Jul 2021 - 17:46
Banco Central abre caminho para uso do Pix pelo WhatsApp e em e compras online

O Banco Central (BC) divulgou mudanças na regulamentação do Pix nesta quinta-feira (22) que devem abrir caminho para que aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, passem a usar o serviço e comércios on-line ofereçam processos mais simplificados de pagamento instantâneos. O inicio da implementação da funcionalidade está marcado para 30 de agosto. Com uma resolução, o BC criou a figura de iniciador de pagamentos do Pix. Diferente de um banco ou fintech em que o cliente tem uma conta transacional, o iniciador de pagamentos servirá justamente apenas para iniciar um pagamento entre duas partes. Por exemplo, se o WhatsApp decidir aderir ao Pix, ele fará o meio de campo entre duas contas. Caso o cliente estiver em uma conversa com um amigo no aplicativo, ele poderá iniciar um pagamento via Pix dentro do WhatsApp sem precisar abrir o aplicativo do banco. Assim, somente a autenticação de quem está mandando o dinheiro seria feita no aplicativo do banco no celular.

Jussiape é contemplado com ônibus escolar do Governo do Estado
Foto: Carol Garcia/GOVBA
Educação 22 Jul 2021 - 17:35
Jussiape é contemplado com ônibus escolar do Governo do Estado

O governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, realizou, nesta quinta-feira (22), mais uma entrega de ônibus escolares para prefeituras baianas. Desta vez, foram 43 ônibus, beneficiando as cidades de 12 Territórios de Identidade do Estado. O ato de entrega foi no pátio externo da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde estiveram presentes representantes de cada município contemplado. São 43 ônibus modelo ORE 1 (Ônibus Rural escolar), com capacidade para 29 lugares. Todos os veículos dispõem de Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física. O investimento para a aquisição desses veículos foi de, aproximadamente, R$ 12 milhões, segundo o governo estadual. "Esses veículos dão um suporte importante aos alunos, principalmente para aqueles que mais precisam e que moram longe da sua escola. Esses são os que mais precisam das aulas presenciais, muitas vezes pela falta de infraestrutura em suas casas, a falta de internet, computador ou smartphone para acompanhar as aulas remotas. Por isso, estamos dando continuidade nestas entregas aos municípios e ajudando as famílias a não perderem a esperança na Educação como instrumento transformador de suas vidas", afirmou Rui Costa, que determinou para o próximo dia 26 a retomada das aulas presenciais. O secretário Jerônimo Rodrigues reforçou que os ônibus são equipamentos que possibilitam que os alunos da rede pública cheguem às unidades escolares com conforto e segurança “O transporte escolar é uma ferramenta estratégica para a educação do Estado". Os municípios contemplados são Antônio Cardoso, Aratuípe, Biritinga, Botuporã, Cachoeira, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Catolândia, Cocos, Dom Macedo Costa, Euclides da Cunha, Firmino Alves, Ibicuí, Ichu, Igrapiúna, Iguaí, Ipecaetá, Itacaré, Itapé, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Jaguarari, Jaguaripe, Jussiape, Macururé, Malhada, Monte Santo, Nazaré, Palmas de Monte Alto, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Quijingue, Rodelas, Salina das Margaridas, São Gonçalo dos Campos, São José da Vitória, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Simões Filho, Sobradinho, Teodoro Sampaio e Vera Cruz.

Mais de 200 municípios baianos não registraram óbitos decorrentes da Covid-19 em julho
Foto: Divulgação/Sesab
Bahia 22 Jul 2021 - 17:02
Mais de 200 municípios baianos não registraram óbitos decorrentes da Covid-19 em julho

Até esta quinta-feira (22), 202 municípios baianos não registraram óbitos decorrentes da Covid-19 no mês de julho. Na avaliação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, isso é uma vitória para a sociedade e reflexo da imunização. De acordo com o secretário, “a Bahia ultrapassou a marca de 6 milhões de vacinados com a primeira dose ou dose única de imunizante contra a Covid-19. Isso representa mais de 53% da população baiana com 18 anos ou mais. Outros indicadores positivos se apresentam, como uma queda de até 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos, quando comparado os meses de março e junho deste ano”, destaca Vilas-Boas. Na avaliação do titular da pasta da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “os dados comprovam a eficácia da vacinação, mas isso só está sendo possível graças ao planejamento estadual na aquisição de insumos para a aplicação das vacinas e a logística de distribuição em até 24 horas para os 417 municípios. Os gestores municipais também estão de parabéns ao criarem estratégias para vacinar rapidamente”, analisa o secretário.

Confira abaixo a lista completa dos municípios que não registraram óbitos relacionados à Covid-19.

Abaíra, Abaré, Adustina, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Amélia Rodrigues, América Dourada, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antônio Cardoso, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Araças, Araci, Aramari, Arataca, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra Do Choça, Barra Do Rocha, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Biritinga, Boa Vista Do Tupim, Bom Jesus Da Serra, Boninal Bonito, Brejões, Brejolândia, Buritirama,Caém, Caetanos, Cafarnaum, Cairu Caldeirão Grande, Camacan, Canápolis, Candiba, Canudos, Capela Do Alto Alegre, Caraíbas, Caravelas, Cardeal Da Silva, Castroalves, Catolândia, Caturama, Chorrochó, Coaraci, Conde, Contendas Do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Dário Meira, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Érico Cardoso, Esplanada, Fátima, Feira Da Mata, Firmino Alves, Floresta Azul, Gavião, Gentio Do Ouro, Governador Mangabeira, Guajeru, Guaratinga, Ibipeba, Ibiquera, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibitiara, Ibititá, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Iraquara, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaju Do Colônia, Itambé, Itanagra, Itapé, Itapebi, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Jacarac, Ijaguaripe, Jandaíra, Jiquiriçá, João Dourado, Jucuruçu, Jussara, Lagoa Real, Lajedinho, Lajedo Do Tabocal, Lamarão, Lençóis, Licínio De Almeida, Macajuba, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada De Pedras, Mansidão, Mascote, Matina, Milagres, Mirangaba, Mirante, Morpará, Mortugaba, Mulungu Do Morro, Mundo Novo, Muniz Ferreira, Muquém De São Francisco, Nordestina, Nova Fátima, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Ouriçangas, Ourolândia, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Pedrão, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piripá, Piritiba, Planaltino, Ponto Novo, Presidente Tancredo Neves, Quixabeira, Retirolândia, Riachão Das Neves, Riachão Do Jacuípe, Ribeira Do Amparo, Ribeirão Do Largo, Rio Do Pires, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz Da Vitória, Santa Inês, Santa Teresinha, Santa Luz, Santo Amaro, São Félix, São Félix Do Coribe, São Francisco Do Conde, São Gabriel, São José Da Vitória, São José Do Jacuípe, Saubara, Saúde, Sebastião Laranjeiras, Senhor Do Bonfim, Serra Do Ramalho, Serra Dourada, Serra Preta, Sítio Do Mato, Sítio Do Quinto, Souto Soares, Tabocas Do Brejo Velho, Tanquinho, Taperoá, Teofilândia, Terra Nova, Ubaitaba, Urandi, Utinga, Várzea Da Roça, Várzea Do Poço, Várzea Nova, Varzedo Vereda, Wagner.

Todos os trabalhadores da educação na Bahia serão vacinados contra a Covid-19
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
Educação 22 Jul 2021 - 16:28
Todos os trabalhadores da educação na Bahia serão vacinados contra a Covid-19

Os trabalhadores da educação a partir de 18 anos, desde que estejam na ativa, serão vacinados contra a Covid-19. A decisão será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (23), conforme deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Bahia, que é uma instância do Sistema Único de Saúde (SUS) e reúne os 417 municípios e o estado. A proposta do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, foi aprovada por unanimidade e vem atender a um pleito formulado pela Secretaria de Educação. “Cerca de 4 mil trabalhadores com idade inferior a 40 anos não tinham recebido nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, impossibilitando o pleno retorno as aulas em parte dos 417 municípios da Bahia”, afirma o secretário. A Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. “Ultrapassamos os 6 milhões de baianos vacinados com a primeira dose da vacina, o que representa uma esperança para a sociedade, mas é preciso que o Governo Federal envie doses em quantidade suficiente para manter o acelerado ritmo de vacinação que nos encontramos”, avalia Vilas-Boas.

Deputado Marquinho Viana agiliza investimentos para os esportes e sistema de água em Ituaçu
Foto: Divulgação
Ituaçu 22 Jul 2021 - 11:54
Deputado Marquinho Viana agiliza investimentos para os esportes e sistema de água em Ituaçu

O deputado Marquinho Viana (PSB), e o prefeito de  Ituaçu, Phellipe Brito, estiveram na última segunda-feira (20.07), em audiência com o Secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Davidson Magalhães, e também com o Presidente da CERB, Antônio Matos. Trataram de investimentos para o esporte e a implantação de sistema de água na zona rural do município.
 

Deputado Marquinho Viana agiliza investimentos para os esportes e sistema de água em Ituaçu
Foto: Divulgação
MP ajuíza ação cível e denúncias criminais contra 'posseiros' na Chapada Diamantina
Foto: Reprodução
Bahia 22 Jul 2021 - 11:42
MP ajuíza ação cível e denúncias criminais contra 'posseiros' na Chapada Diamantina

O Ministério Público estadual, por meio da Promotoria Regional Ambiental na Chapada Dimantina, denunciou criminalmente, nesta quarta-feira (21), José Mariano Batista e Afonso Felinto Tomóteo por conta de degradações ambientais efetuadas por ambos na Unidade de Conservação – Parque Municipal do Boqueirão, no Vale do Capão, em Palmeiras (Chapada Diamantina). Segundo o promotor de Justiça Augusto César Carvalho de Matos, autor das denúncias, José Mariano Batista foi denunciado por invadir e ocupar ilegalmente uma área no interior do Parque Municipal do Boqueirão, além de atear fogo na vegetação de Mata Atlântica, causando danos a área de proteção ambiental. “Em 2018, o alegado posseiro ateou fogo no interior da Unidade de Conservação, provocando incêndio na Mata Atlântica existente, em área diversa das construções e intervenções inicialmente erigidas por ele, impedindo e dificultando a regeneração da vegetação nativa”, afirmou. Já Afonso Felinto Timóteo foi denunciado criminalmente pelo MP em razão da prática de degradação ambiental consistente na abertura de uma estrada no interior do Parque, com supressão de vegetação nativa, além de ter dificultado a regeneração natural do bioma Mata Atlântica no início de 2019. “A materialidade do dano ambiental  efetuado pelo alegado posseiro foi comprovada através de Nota Técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a qual dispõe que o denunciado suprimiu vegetação nativa no total de 525 m² de área no interior da Unidade de Conservação e que um dos trechos em que a estrada chega, na beira do Rio Riachinho, houve supressão de vegetação nativa em sua área de preservação permanente”, destacou o promotor de Justiça. O Parque Municipal do Boqueirão constitui-se em uma Unidade de Conservação Integral disciplinada pela Lei 9.985/2000 (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) e protegido pelas disposições da Lei da Mata Atlântica n° 11.428/2006, tendo sido criado pelo Decreto Municipal n° 224 de 11 de maio de 2015, ou seja, anteriormente às degradações ambientais que foram objeto das denúncias criminais.  Além disso, o MP também ajuizou ação civil pública contra ambos e requer, em caráter liminar, que José Mariano Batista desocupe imediatamente a área do Parque Natural Municipal do Boqueirão, no prazo de 15 dias; e apresente cronograma para a total retirada das construções na área, em período não excedente a 60 dias, incluindo todas as benfeitorias e construções existentes no local e entulhos decorrentes da retirada.  O MP requer ainda que a Justiça determine que ambos os acionados apresentem Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), no prazo de 60 dias; e não efetuem novos danos ambientais no Parque que, de qualquer forma, impeçam a regeneração da vegetação nativa. Segundo o promotor de Justiça Augusto César Carvalho, as ações e as denúncias criminais fazem parte de um conjunto de medidas do MP para coibir e responsabilizar civil e criminalmente aqueles que se ‘apropriarem’ indevidamente de terras públicas, fatos que vem acontecendo com frequência na região do Vale do Capão por conta da forte especulação imobiliária na região da Chapada Diamantina. Confira a íntegra da ação e das denúncias criminais clicando aqui e aqui.