Prefeitura de Livramento contrata nova empresa para serviços de manutenção e limpeza de áreas públicas
Foto: Blog Regional
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 29 Mar 2024 - 09:14
Prefeitura de Livramento contrata nova empresa para serviços de manutenção e limpeza de áreas públicas

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora homologou o contrato referente ao Processo Administrativo nº 1.411/2023, Pregão Eletrônico 104/2023, para a contratação de serviços de manutenção, conservação e limpeza de áreas públicas. A empresa Virtus Construções e Transportes LTDA, sediada em Alagoinhas, foi selecionada para realizar os trabalhos. O contrato abrange uma série de serviços essenciais para a conservação do espaço urbano, incluindo varrição, coleta de resíduos sólidos, poda de árvores, pintura de meios-fios e capina de ruas e prédios públicos. Além disso, a empresa irá disponibilizar transporte em caminhão compactador e basculante para a remoção adequada dos resíduos. A homologação do contrato ocorreu na última quarta-feira (27) e foi realizada pelo Prefeito Municipal José Ricardo Assunção Ribeiro. Com essa decisão, a empresa Cardoso Empreendimentos deixa de atuar no município.

Mulher morre e três ficam feridas em acidente em Xique-Xique
Foto: Reprodução / Xique-Xique
XIQUE-XIQUE 29 Mar 2024 - 00:30
Mulher morre e três ficam feridas em acidente em Xique-Xique

Na noite de quarta-feira (27), um trágico acidente em Xique-Xique, no Centro Norte baiano, deixou uma mulher de 38 anos morta e outras três pessoas feridas. A vítima fatal foi identificada como Vanessa Vieira dos Santos, que estava na carroceria de uma caminhonete no momento do acidente. De acordo com informações da TV Oeste, Vanessa foi arremessada do veículo após o motorista perder o controle da direção e colidir com um poste em uma estrada vicinal. Além dela, dois homens e uma mulher também ficaram feridos, conforme relato da Polícia Militar. Os feridos foram socorridos e levados para atendimento médico.

Idoso de 84 anos morre após ser atacado por boi em Antônio Cardoso
Foto: Reprodução / Acorda Cidade
ANTÔNIO CARDOSO 29 Mar 2024 - 00:12
Idoso de 84 anos morre após ser atacado por boi em Antônio Cardoso

Um trágico incidente chocou a cidade de Antônio Cardoso, localizada no Portal do Sertão, na última semana. Um idoso de 84 anos, identificado como Ladislau Moreira, faleceu após ser atacado por um boi. Segundo informações do Acorda Cidade, o idoso foi vítima de traumatismo toráxico e veio a óbito nesta quinta-feira (28) no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, para onde tinha sido transferido após o incidente. O incidente ocorreu no dia 22 de março, quando Ladislau Moreira foi socorrido pelo Samu e encaminhado à unidade de saúde. De acordo com relatos, o animal teria desferido um golpe de cabeça no tórax da vítima, resultando em graves ferimentos que culminaram em sua morte.

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro gera polêmica após condenação por estupro e pedido de retirada
Foto: Divulgação
JUAZEIRO 29 Mar 2024 - 00:07
Estátua de Daniel Alves em Juazeiro gera polêmica após condenação por estupro e pedido de retirada

A estátua de Daniel Alves, localizada na orla de Juazeiro, continua gerando polêmica após a condenação em primeira instância do ex-jogador por estupro. A estudante e ativista Manuella Tyler Medrado solicitou ao Ministério Público da Bahia a retirada do monumento que homenageia o ex-atleta. Medrado enfatizou a importância de não normalizar a cultura do estupro na sociedade. Ela afirmou que a estátua ainda de pé não apenas reflete sua própria indignação, mas também a de "todas as mulheres de Juazeiro". O Ministério Público da Bahia confirmou o recebimento do pedido de Manuella Medrado e encaminhou o caso ao MP de Juazeiro para análise e adoção de medidas apropriadas. Daniel Alves foi condenado em primeira instância a cumprir quatro anos e meio de prisão por agressão sexual a uma jovem em uma boate de Barcelona. Ele foi liberado da prisão após pagar uma fiança de um milhão de euros. Devido à condenação de Daniel Alves, a estátua que o homenageia foi alvo de protestos e atos de repúdio. No Dia Internacional da Mulher, várias mulheres manifestaram-se ao redor da estátua com faixas contra a cultura do estupro e em repúdio ao ex-jogador.

Governador Jerônimo Rodrigues assina contratos para aquisição de alimentos da agricultura familiar para colégios estaduais
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
BAHIA 29 Mar 2024 - 00:01
Governador Jerônimo Rodrigues assina contratos para aquisição de alimentos da agricultura familiar para colégios estaduais

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou 11 contratos do Edital da Chamada Pública nº 01/2023, para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, por meio da Secretaria de Educação (SEC) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Esses contratos vão abastecer o plano alimentar de 444 colégios estaduais em 56 municípios até abril. Essa iniciativa visa garantir uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos, e que respeite a cultura alimentar de cada região atendida. Cerca de 316 mil estudantes serão beneficiados por essa política alimentar. Durante a reunião para as assinaturas, o governador destacou a importância de utilizar produtos locais da agricultura familiar para compor a alimentação dos estudantes, contribuindo não apenas para a economia local, mas também para a saúde e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Senador Jaques Wagner confirma Murilo Franca como pré-candidato a prefeito em Irecê
Foto: Divulgação
IRECÊ 28 Mar 2024 - 23:58
Senador Jaques Wagner confirma Murilo Franca como pré-candidato a prefeito em Irecê

Nesta quinta-feira (28), o senador Jaques Wagner (PT) confirmou o nome de Murilo Franca como pré-candidato a prefeito em Irecê, no centro-norte da Bahia. A confirmação ocorreu após uma reunião entre Wagner e o prefeito Elmo Vaz (PSB) em Brasília, onde Elmo destacou a união da base em torno de Murilo Franca, atual secretário de Governo e recentemente filiado ao PSB, como o pré-candidato escolhido pelo grupo para concorrer este ano. Wagner reforçou o apoio de Jerônimo, afirmando: "Elmo Vaz contribuiu muito para Irecê. Meu pré-candidato a prefeito é Murilo e certamente será o pré-candidato de Jerônimo. Estamos aguardando a definição do vice, e então tomaremos uma decisão para manter Irecê no caminho do progresso e da política saudável, que é o que o Brasil precisa hoje", declarou o parlamentar.

Cena inusitada em Campinas: homem mostra a bunda ao passar por radar de trânsito
Foto: Reprodução/Redes Sociais
BRASIL 28 Mar 2024 - 23:52
Cena inusitada em Campinas: homem mostra a bunda ao passar por radar de trânsito

Uma cena inusitada chamou a atenção das autoridades de trânsito de Campinas, no interior de São Paulo, quando um homem abaixou as calças e mostrou a bunda ao passar por um radar. O incidente ocorreu no dia 16 de janeiro, mas a imagem só veio à tona recentemente nas redes sociais. Segundo relatos, o veículo envolvido no episódio era um Volkswagen Apolo que trafegava a 80 km/h em uma área onde a velocidade máxima permitida era de 70 km/h. O acontecimento ocorreu na Avenida Prestes Maia, próximo à Avenida das Amoreiras, no Jardim do Trevo. A atitude do indivíduo chamou a atenção das autoridades, que alertam para a importância de respeitar os limites de velocidade e as normas de trânsito, além de manter um comportamento adequado ao dirigir.

Big Brother Brasil 25 promete novidades com inscrições em dupla
Foto: Divulgação
ENTRETENIMENTO 28 Mar 2024 - 23:47
Big Brother Brasil 25 promete novidades com inscrições em dupla

A próxima edição do Big Brother Brasil já está dando o que falar mesmo antes de começar. O BBB 25, confirmado pela produção, terá inscrições em dupla, trazendo uma dinâmica totalmente diferente e inovadora para o reality mais popular do Brasil. De acordo com informações do Gshow, o principal requisito para se inscrever no BBB 25 em dupla será a existência de um laço muito forte entre as duas pessoas. A novidade é que essa dupla pode ser formada por amigos, casais de namorados, pais e filhos, irmãos, entre outros, não importando o tipo de relação. Essa mudança promete trazer ainda mais emoção e diversidade para o programa, ampliando as possibilidades de interação e relacionamento entre os participantes. As inscrições serão abertas em breve, e a expectativa dos fãs do reality está alta para conhecer as novas dinâmicas e surpresas que o BBB 25 reserva.

Ministro do STF concede liberdade provisória a ex-integrantes da cúpula da PM-DF acusados de omissão no 8 de janeiro
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
BRASIL 28 Mar 2024 - 23:45
Ministro do STF concede liberdade provisória a ex-integrantes da cúpula da PM-DF acusados de omissão no 8 de janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu liberdade provisória nesta quinta-feira (28) a ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal acusados de omissão durante os eventos do dia 8 de janeiro. Os beneficiados são os coronéis da PM Klepter Rosa Gonçalves, Fábio Augusto Vieira e Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues. Klepter Gonçalves, que assumiu o comando da PM após os eventos, foi escalado pelo interventor na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, para assumir a posição de forma interina. A liberdade concedida pelo ministro inclui o uso de tornozeleira eletrônica, a entrega do passaporte, a proibição de utilizar redes sociais e a impossibilidade de se comunicar entre si. Os três haviam sido presos em agosto do ano passado pela Polícia Federal. A investigação apura a suposta omissão no enfrentamento dos incidentes ocorridos no dia 8 de janeiro, quando golpistas invadiram e depredaram diversas sedes governamentais em Brasília.

Dois homens são presos em Itabuna por compartilhamento de pornografia infantil
Foto: Divulgação / Polícia Civil
ITABUNA 28 Mar 2024 - 19:43
Dois homens são presos em Itabuna por compartilhamento de pornografia infantil

Dois homens, de 54 e 59 anos, foram presos em Itabuna, no Sul da Bahia, acusados de compartilhar imagens de pornografia infantil. As prisões ocorreram na quarta-feira (27) após a Polícia Civil identificar perfis usados pelos suspeitos para compartilhar o material criminoso na internet. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os policiais encontraram dispositivos eletrônicos utilizados pelos dois indivíduos. O material apreendido foi encaminhado para perícia. Os acusados serão responsabilizados pelo artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe aquisição, posse ou armazenamento de imagens de sexo explícito ou pornográfico envolvendo crianças ou adolescentes. A ação foi realizada pela 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Itabuna. A polícia continua investigando o caso para identificar outras pessoas envolvidas.

Confronto durante operação policial resulta na morte de suspeito em Jequié
Foto: Divulgação/Rondesp Sudoeste
JEQUIÉ 28 Mar 2024 - 19:36
Confronto durante operação policial resulta na morte de suspeito em Jequié

Na tarde desta quinta-feira (28), durante a Operação Força Total, uma Guarnição da Rondesp Sudoeste, em resposta a informações sobre atividades criminosas no KM 4 de Jequié, Bahia, foi recebida a tiros por dois indivíduos armados ao chegar ao local. Após revidar a agressão, um dos suspeitos foi encontrado caído ao solo, ainda com vida, junto a uma pistola e uma quantidade de substância semelhante a crack. O indivíduo, ainda não identificado, foi socorrido pela guarnição ao Hospital Prado Valadares, mas foi declarado morto posteriormente pelo médico plantonista. Materiais apreendidos incluem uma pistola da marca Taurus calibre .380 e uma barra de substância análoga a crack.

Homem é preso em flagrante por ameaçar e agredir mãe e irmã em Araci
Foto: Divulgação/Ascom - PC
ARACI 28 Mar 2024 - 19:28
Homem é preso em flagrante por ameaçar e agredir mãe e irmã em Araci

Na quarta-feira (27), um homem foi preso em flagrante no povoado de Tapuio, em Araci, Bahia, por ameaçar e agredir fisicamente sua mãe e irmã. Testemunhas relataram que o acusado chegou em casa embriagado na noite anterior, ameaçando e agredindo verbalmente as vítimas. Após a intervenção da irmã, ele desferiu um soco na boca da mulher. O suspeito foi encontrado na mesma casa onde o crime ocorreu e está sob custódia, respondendo por ameaça e lesão corporal no contexto da violência doméstica, aguardando decisão judicial.

Previsão do Tempo: Abril trará chuvas e temperaturas acima da média para a Bahia e regiões do Brasil
Foto: Blog Regional
BAHIA 28 Mar 2024 - 19:24
Previsão do Tempo: Abril trará chuvas e temperaturas acima da média para a Bahia e regiões do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para o mês de abril, indicando que a Bahia e partes do Brasil terão um cenário variado. Na Bahia, especialmente nas regiões norte e leste do estado, há possibilidade de chuvas devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e ao aquecimento do Atlântico Tropical. Em contrapartida, o oeste da Região Norte deve ter chuvas acima ou próximas da média, enquanto o centro-leste do Pará, Tocantins e grande parte da Região Nordeste podem enfrentar chuvas abaixo da média. Essas condições climáticas podem impactar a safra de grãos 2023/2024, especialmente no Matopiba, que abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Enquanto as chuvas abaixo da média podem afetar o desenvolvimento das lavouras em algumas regiões, o processo de colheita pode ser beneficiado. No entanto, regiões como Sul, Sudeste e centro-norte de Mato Grosso do Sul devem ter volumes de chuva próximos ou acima da média, favorecendo o desenvolvimento das culturas. Por outro lado, áreas específicas no sul de Mato Grosso do Sul e centro-sul do Rio Grande do Sul podem enfrentar restrição hídrica, o que afetaria o crescimento das plantações. Além disso, a previsão indica temperaturas acima da média em várias partes do país, com destaque para as regiões oeste das regiões Sul e Sudeste, e Centro-Oeste, enquanto no Norte e Nordeste as temperaturas podem ultrapassar os 26ºC.

Celebração da Semana Santa em Livramento de Nossa Senhora conta com participação das crianças e lava-pé
Foto: Divulgação
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 28 Mar 2024 - 16:50
Celebração da Semana Santa em Livramento de Nossa Senhora conta com participação das crianças e lava-pé

Nesta quinta-feira (28) às 16h, a programação da Semana Santa 2024 em Livramento de Nossa Senhora teve continuidade na Catedral da cidade. A celebração, conduzida pelo Pe. Jandir Silva, foi marcada pela participação das crianças e pelo tradicional lava-pé. O momento de fé e reflexão reuniu catequizandos e fiéis, que se uniram em oração e participaram ativamente dos rituais que simbolizam a Paixão de Cristo. A presença das crianças trouxe um elemento de inocência e pureza à cerimônia, destacando a importância da renovação espiritual e da partilha entre os membros da comunidade. Durante a celebração, o Pe. Jandir Silva realizou o lava-pé, um gesto simbólico que remonta à Última Ceia de Jesus com seus discípulos. Esse ato de humildade e serviço representa a mensagem de amor e entrega que a Semana Santa busca transmitir aos fiéis. Ao final da cerimônia, os participantes saíram fortalecidos em sua fé e renovados em seu compromisso com os ensinamentos cristãos, preparando-se para os próximos momentos de reflexão e devoção que marcam esse período especial do calendário litúrgico.

Celebração da Semana Santa em Livramento de Nossa Senhora conta com participação das crianças e lava-pé
Foto: Divulgação
Deputado Marquinho Viana articula benefícios para municípios em audiência com Secretaria de Relações Institucionais
Foto: Divulgação
IRAMAIA 27 Mar 2024 - 23:40
Deputado Marquinho Viana articula benefícios para municípios em audiência com Secretaria de Relações Institucionais

Nesta terça-feira, dia 26 de março, uma importante reunião política ocorreu na sede da Secretaria de Relações Institucionais. O deputado estadual Marquinho Viana liderou uma comitiva composta pelo pré-candidato a prefeito de Iramaia, Waldemar Ramos, além de vereadores, pré-candidatos a vereador e o prefeito de Cordeiros, em busca de benefícios para os municípios. A audiência foi marcada pela presença do chefe de gabinete do Secretário de Relações Institucionais, Jonival Lucas, que recebeu as lideranças políticas com interesse em discutir projetos e ações que possam impulsionar o desenvolvimento local. O deputado Marquinho Viana desempenhou um papel fundamental como intermediador, buscando estabelecer um diálogo frutífero entre as partes presentes.