Bahia

18 Abril 2021 - 21:54

Toque de recolher é ampliado na Bahia e Governo promove novas mudanças

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Em 208 municípios baianos (ver lista no Anexo 1 abaixo), o toque de recolher passa a vigorar das 20h às 5h de 18 a 26 de abril. Nos demais municípios, fica restrita a locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 21h às 05h, de 18 de abril até 26 de abril. A medida foi publicada neste domingo (18), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres, localizados nos municípios do Anexo I deverão encerrar o atendimento presencial às 19h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h. Fica vedada em todo o estado a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 23 até as 5h de 26 de abril. Excepcionalmente, essa medida não se aplicará aos municípios listados no Anexo 2 abaixo em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%.

Transporte

A circulação dos meios de transporte metropolitanos deverá ser suspensa das 21h30 às 05h de 18 de abril até 26 de abril de 2021. A circulação dos ferry boats deverá ser suspensa das 21h30 da segunda-feira (19) às 05h do dia 23 de abril de 2021, ficando vedado o seu funcionamento nos dias 24 e 25 de abril. A circulação das lanchinhas deverá ser suspensa das 21h30 às 05h de 19 de abril a 26 de abril de 2021, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação, nos dias 24 e 25 de abril.

Aulas e eventos

As atividades letivas, nas unidades de ensino públicas e particulares, poderão ocorrer de maneira semipresencial, conforme disposições editadas pela Secretaria da Educação, nos municípios listados no Anexo 2 abaixo, em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%. A realização das atividades letivas semipresenciais fica condicionada à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos. No restante do estado, continuam suspensas, até 26 de abril, as aulas presenciais nas unidades de ensino, públicas e particulares. Permanecem proibidos até o dia 26 de abril os eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica. Apenas eventos científicos, corporativos e reuniões continuam liberados, com público máximo de 50 pessoas, exceto para os municípios do Anexo 1. Segue proibida ainda, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 26 de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Continua autorizado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos. Continuam permitidos os atos religiosos litúrgicos, com limitação da ocupação ao máximo de 25% da capacidade do local.

Municípios integrantes do Anexo 1

Abaíra, Acajutiba, Adustina, Alagoinhas, Alcobaça, América Dourada, Anagé,Andaraí, Angical, Antas, Aporá, Araçás, Aracatu, Aramari, Baianópolis, Banzaê, Barra, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Belmonte, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caatiba, Caculé, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Canápolis, Canarana, Candiba, Cândido Sales, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Catolândia, Catu, Caturama, Central, Cícero Dantas, Cipó, Cocos, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Crisópolis, Cristópolis, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Érico Cardoso, Esplanada, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Firmino Alves, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guajeru, Guanambi, Guaratinga , Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibirapuã, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Iguaí, Inhambupe, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itaetê, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itamaraju, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jandaíra, João Dourado, Jucuruçu, Jussara, Jussiape, Lagoa Real, Lajedão, Lajedinho, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada de Pedras, Mansidão, Marcionílio Souza, Matina, Medeiros Neto, Mirante, Morpará, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Horizonte Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pedrão, Piatã, Pindaí, Piripá, Planalto, Poções, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sátiro Dias, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Teixeira de Freitas, Tremedal, Uibaí, Urandi, Utinga, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley e Xique-Xique.

Municípios integrantes do Anexo 2

Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Tapiramutá, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova.

Luto

18 Abril 2021 - 11:12

Major da PM morre após moto ser atingida por carro no sudoeste da BA; corpo será sepultado em Alagoinhas

Foto: Reprodução

Um major da Polícia Militar morreu após a moto em que estava ser atingida por um carro na noite de sábado (17) na BR-116, no município de Cândido Sales, sudoeste da Bahia. Nivaldo Góes de Oliva Júnior, de 48 anos, era comandante da 77ª CIPM, Zona Leste de Vitória da Conquista. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a moto conduzida pelo major foi atingida por um carro, que invadiu a pista no sentido contrário e bateu de frente com a motocicleta. A PRF suspeita que o motorista do carro estava sob efeito de álcool. Ele foi conduzido para a delegacia da cidade, autuado em flagrante por homicídio culposo na direção de veículo automotor e está à disposição da Justiça.  Por meio de nota, o Comando de Policiamento da Região Sudoeste prestou solidariedade à família e informou que o sepultamento acontece na cidade de Alagoinhas. O policial deixa pais e irmãos.

Brasil

18 Abril 2021 - 11:04

Em 2021 Covid-19 é principal causa de pedidos de afastamento no INSS

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Nos primeiros meses de 2021, a Covid-19 se tornou a principal causa de pedidos de afastamento junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Só nos primeiros três meses deste ano, o número de benefícios solicitados ao órgão já passou de 13 mil, o que tornou a Covid a principal causa dos afastamentos acima de 15 dias. No ano passado, a doença foi a terceira maior causa de concessões do antigo auxílio-doença no país. Foram mais de 37 mil ao longo de todo o ano. Segundo o INSS, os estados que concentram o maior número de pedidos são São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O ranking leva em conta os afastamentos desde o início da pandemia. 

Covid-19

18 Abril 2021 - 10:59

Primeira dose da vacina já foi dada a 26 milhões de brasileiros

Foto: Agência Brasil

O Brasil ultrapassou a marca dos 26 milhões de vacinados contra Covid-19. Considerando as doses aplicadas até a noite deste sábado (17), 26.024.553 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número representa 12,29% da população brasileira. O processo de imunização já foi finalizado, com a aplicação da segunda dose, para 9.479.785 pessoas (4,48% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 35.504.338 doses foram aplicadas em todo o país. Os dados são levantados pelo consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, "O Globo", "Extra", "O Estado de S.Paulo", "Folha de S.Paulo" e UOL.

Brasil

18 Abril 2021 - 10:52

CPI da Covid quer começar trabalhos por Pazuello

Foto: CNN Brasil

Os primeiros passos da CPI da Covid, segundo o desejo da maioria de seus membros, devem ser a convocação de três ex-ministros. Os alvos devem ser Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, Ernesto Araújo, que chefiava a pasta das Relações Internacionais, e Fernando Azevedo, que comandou a Defesa. Além do depoimento dos ex-ministros, a CPI também deve buscar por material do MPF (Ministério Público Federal) e do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a atuação do governo no combate à pandemia. Os senadores discutem, ainda, a convocação do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A compra de vacinas também está na mira desse começo de trabalho da comissão. A primeira reunião do grupo deve ocorrer na próxima quinta-feira (22). 

Bahia

18 Abril 2021 - 10:40

Ministro do STF dá 10 dias para que governo da Bahia forneça informações sobre toque de recolher

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou na quinta-feira (15) que o governo da Bahia e de outros seis estados forneçam informações sobre medidas restritivas adotadas para conter a disseminação da Covid-19. Os estados terão 10 dias para prestarem as informações conforme descrito na decisão. Além da Bahia, os estados do Acre, Amapá, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe devem seguir as solicitações do STF. As informações requisitadas pelo Supremo Tribunal Federal não foram detalhadas. A medida foi publicada no processo eletrônico na sexta-feira (16), em que Gilmar Mendes ainda determinou que, após passar as informações, os estados “remetam-se os autos, sucessivamente, ao Advogado-Geral da União e ao Procurador-Geral da República, para que se manifestem no prazo de 5 dias”.

Mundo

17 Abril 2021 - 13:54

Princípe Philip é sepultado neste sábado em cerimônia restrita

Foto: Reprodução

Um antigo jipe modificado pelo próprio príncipe Philip vai carregar hoje o caixão do marido da rainha Elizabeth II na cerimônia fúnebre no palácio de Windsor, que terá apenas 30 convidados devido às restrições da pandemia da covid-19. O veículo, um Land Rover Defender, foi pintado de verde militar e adaptado de forma a funcionar como um carro funerário, de acordo com as ideias e desejos do duque de Edimburgo, que planeou meticulosamente seu próprio funeral, ao longo de 18 anos. Em vez de um cortejo de 40 quilômetros aberto ao público do centro de Londres até ao palácio de Windsor, a necessidade de evitar aglomerações levou à decisão de conter os preparativos dentro dos muros da propriedade real, onde o príncipe consorte morreu aos 99 anos em 9 de abril. O número de convidados também teve de ser reduzido das centenas previstas pelo protocolo, entre políticos e chefes de Estado estrangeiros, para um grupo de apenas 30 pessoas, número ditado pelas regras em vigor na Inglaterra para conter a pandemia. Os quatro filhos, príncipes Charles, Andrew, Edward e Anne, bem como os netos William e Harry, vão acompanhar o veículo a pé até à Capela de São Jorge, também no castelo, onde o corpo se encontra atualmente. A rainha Elizabeth fará o trajeto de carro.  Outros familiares convidados incluem netos, primos, sobrinhos e parentes do ramo alemão da família do príncipe Philip. Os filhos do príncipe William não estarão presentes.  Todos usarão trajes civis, uma solução encontrada para evitar uma situação incômoda, já que o príncipe Harry, que deixou de representar a família real e perdeu os títulos honoríficos, seria o único do núcleo mais próximo sem uniforme militar. 

Informe Publicitário

17 Abril 2021 - 11:57

Aguarde, vem aí a nova loja Elegance Shoes em novo endereço

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

A Elegance Shoes é conhecida por seus calçados e acessórios que trás juntamente com o conforto a beleza e as tendências para as clientes! A loja se tornou referência na cidade e, em breve, estará em novo endereço, um local amplo, moderno,  idealizado em cada detalhe.

Trazem coleções de sandálias, tênis, rasteiras, tamancos e scarpins de marcas conceituadas e parceiras : Arezzo, Tabita, Lialine, Santo Vício e Santo Vício Men.

Na linha de acessórios para usar e presentear a Elegance apresenta diversidade em bolsas, cintos feminino e masculino,  carteiras feminino e masculino e semi -jóias.

Em  breve, Elegance Calçados e Confecções!

Mantendo o seu bom atendimento    e aliado a  modernidade de um novo ambiente na Rua Castro Alves, 17, próximo a Eletrozema.

Enquanto tudo fica pronto, a loja continua atendendo à Rua Zeferino Santos Pereira, 88-A no centro de Livramento.

Contato Whatsapp: (77) 998221220. Instagram: @eleganceshoess

Região Sudoeste

17 Abril 2021 - 11:02

Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro em chamas em Itambé

Foto: Reprodução/Blog do Rodrigo Ferraz

Um corpo carbonizado foi achado dentro de um carro incendiado na noite de quinta-feira (15) às margens da BA-634, no trecho do município de Itambé, região sudoeste da Bahia. De acordo com a polícia, a suspeita é que o corpo seja de um homem, companheiro da dona do veículo. A Polícia Militar da cidade recebeu a informação de que havia um veículo em chamas na beira da estrada. Policiais foram até o ponto indicado e encontraram um corpo carbonizado, dentro do veículo. De acordo com informações iniciais passadas pela polícia, a suspeita é que o veículo trafegava pela rodovia sentido Ribeirão do Largo, município vizinho a Itambé, quando foi incendiado e abandonado no local. Ainda segundo a polícia, a suspeita é que o corpo seja do companheiro da dona do veículo, que informou que o marido havia saído de carro de Vitória da Conquista na tarde de quarta-feira (14) e desde então não foi mais visto. À polícia, ela teria dito que o marido havia passado por cirurgia no crânio compatível com os vestígios encontrados no corpo. Um suspeito de envolvimento com o caso foi interrogado pela polícia e liberado. O caso está sendo investigado pela delegacia de Itambé. 

Bahia

17 Abril 2021 - 10:54

Avião tem pane seca ao sair de Itapetinga para Salvador; vigilante de aeroporto confessa furto de combustível

Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma aeronave bimotor que saiu na manhã de terça-feira (13) do aeroporto de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, com destino a Salvador, teve pane seca em um dos motores e, após investigação, a polícia descobriu que o vigilante do terminal aéreo da cidade do interior teria furtado 200 litros de combustível da aeronave. O avião pertence a um deputado federal. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o vigilante e outro homem, que também estaria envolvido no crime, foram apresentados na delegacia de Itapetinga, na quinta-feira (15). O vigilante confessou, contudo o outro suspeito negou ter participado do roubo do combustível. Os dois foram ouvidos e liberados, porque havia passado o tempo da prisão em flagrante. De acordo com o delegado Antônio Roberto Gomes Silva Júnior, que investiga o caso, a aeronave passou a noite de segunda (12) para terça no terminal de Itapetinga.

Avião tem pane seca ao sair de Itapetinga para Salvador; vigilante de aeroporto confessa furto de combustível

Foto: Divulgação/SSP-BA

Na manhã de terça, após 40 minutos de voo de volta para a capital baiana, houve uma pane seca no motor direito. Ainda assim, a aeronave conseguiu pousar no aeroporto de Salvador, onde foi constatado a falta de aproximadamente 200 litros de combustível. Segundo o delegado, o vigilante confessou que liberou a entrada do carro que o comparsa estava, e ele teria furtado o combustível. O vigilante e o outro suspeito foram indiciados por furto qualificado e exposição ao perigo de vida. A SSP destacou ainda que outros pilotos fizeram contato com a 21ª Coorpin e afirmaram que o furto de combustível pode ter ocorrido com diversas aeronaves que pernoitaram no aeroporto de Itapetinga. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos.

Polícia

17 Abril 2021 - 10:49

PM apreende 21 kg de maconha em Palmas de Monte Alto

Foto: Divulgação / Polícia Militar

Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste apreenderam, na quinta-feira (15), mais de 21 kg de drogas em tabletes prensados e porções prontas para comercialização, em um imóvel abandonado na zona rural do municipio de Palmas de Monte Alto. Foram encontrados 21 tabletes de maconha, 371 papelotes de cocaína, uma sacola com porção maior da mesma droga, uma balança, munições e um coldre para revólver. De acordo com o subcomandante da unidade especializada, capitão Jarbas Silva dos Santos, as equipes chegaram no local, após uma prisão realizada no dia anterior. “Tivemos a informação de que a droga ficava naquele imóvel", completou o militar. O material foi encaminhado para a 22ª Coordenadoria de Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Guanambi.

Informe Publicitário

17 Abril 2021 - 10:36

Joalheria JC comemora 3 anos de sucesso em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação

Nesses 3 anos a Joalheria JC vem crescendo, fazendo parte das datas mais importantes nas vidas dos nossos clientes e amigos e por isso, somos gratos pela confiança e parceria. Em comemoração aos nossos 3 anos de loja, a partir desse mês passamos a oferecer parcelamentos em até 12x no cartão. 

Jefferson de Castro, ourives responsável e proprietário da Joalheria JC, vem de tradicional família de ourives e preza pela honestidade, bom acabamento e satisfação de seus clientes. Faça-nos uma visita, não deixe de presentear quem você ama com as mais lindas joias em ouro 18k 750 e prata.

WhatsApp: 77 99965-2024; telefone fixo: 3444-1013; Instagram: @joalheria_jc. Praça Dom Basílio, nº 29, Centro – Livramento – Bahia

Bahia

17 Abril 2021 - 10:05

Governo prorroga toque de recolher e proibição de shows e festas em toda a Bahia

Foto: Divulgação/Policia Militar/46ª CIPM

O Governo do Estado decidiu prorrogar as medidas restritivas em toda a Bahia. O toque de recolher noturno e a suspensão de shows, festas e atividades esportivas coletivas continuam até o dia 26 de abril. A prorrogação das medidas, que têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19, será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (17). A restrição de locomoção noturna vale das 20h às 5h, sendo vedado a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. Os shows e as festas, públicas ou privadas, continuam proibidos, independentemente do número de participantes, em todo território baiano. Excepcionalmente, desde que respeitados os protocolos sanitários, os eventos exclusivamente científicos e profissionais podem ocorrer com público limitado a 50 pessoas. A exceção fica por conta de 99 municípios, onde permanecem suspensos eventos e atividades independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas. Também fica proibida a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 18h de 23 de abril até as 5h de 26 de abril, em toda a Bahia.

Transporte

A circulação dos meios de transporte metropolitanos segue suspensa das 20h30 às 5h, até 26 de abril. A circulação dos ferry boats deve ser suspensa das 20h30 às 5h de 19 de abril a 23 de abril, ficando vedado o funcionamento nos dias 24 e 25 de abril. Já a circulação das lanchinhas permanece suspensa das 20h30 às 5h, até 26 de abril, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 17, 18, 24 e 25 de abril.

Região de Irecê

Por conta do alto índice de contaminação da Covid-19, o Governo do Estado também decidiu prorrogar as restrições na região de Irecê. O toque de recolher permanece das 18h às 5h, em 23 municípios, até 26 de abril: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Souto Soares, Tapiramutá, Uibaí e Xique-Xique. Fica vedada ainda, nesses municípios, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, até as 5h do dia 26 de abril.

Eventos proibidos

Ao todo, 99 municípios não podem realizar qualquer tipo de evento, independentemente da quantidade de pessoas. São eles: América Dourada, Angical, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barra dos Mendes, Barreiras, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caculé, Caetité, Cafarnaum, Canápolis, Canarana, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Central, Cocos, Contendas do Sincorá, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Dom Basílio, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro e Guanambi.

Os eventos estão proibidos ainda em Ibiassucê, Ibicoara, Ibipeba, Ibipitanga, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, João Dourado, Jussara, Jussiape, Lagoa Real, Lapão, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Morporá, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Pindaí, Presidente Dutra, Riachão das Neves e Riacho de Santana.

Completam a lista os municípios de Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Felix do Coribe, São Gabriel, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Tapiramutá, Uibaí, Urandi, Wanderley e Xique-Xique.

Bahia

17 Abril 2021 - 10:01

Bahia recebe mais 396 mil doses de vacinas, entre Sinovac e Astrazeneca

Foto: Camila Souza/GOVBA

Mais 396 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram à Bahia nesta sexta-feira (16). Do total, 239 mil foram produzidas pela Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 157 mil pelo Butantan/Sinovac. Com esta carga, que chegou ao aeroporto de Salvador por volta das 9h30, o estado totaliza 3.670.000 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa. Este é o décimo terceiro envio que chega à Bahia. Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Vânia Vanden Broucke, as vacinas serão imediatamente conferidas e separadas para todas as regionais de Saúde e também para todos os municípios da região metropolitana. “Quando as vacinas chegam lá nas regionais de Saúde, elas também são distribuídas para todos os seus municípios de abrangência, completando assim a entrega para os 417 municípios do estado da Bahia”, afirmou Vânia.

Brasil

16 Abril 2021 - 13:35

STF confirma anulação de condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato

Foto: Ricardo Stuckert

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, na quinta-feira (15), a decisão do ministro Edson Fachin que, ao declarar a incompetência da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba (PR), anulou as ações penais contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por não se enquadrarem no contexto da operação Lava Jato. Por 8 votos a 3, o colegiado rejeitou recurso (agravo regimental) da Procuradoria-Geral da República (PGR) no Habeas Corpus (HC) 193726. Segundo Fachin, relator, as denúncias formuladas pelo Ministério Público Federal contra Lula nas ações penais relativas aos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula (sede e doações) não tinham correlação com os desvios de recursos da Petrobras e, portanto, com a Operação Lava Jato. Assim, apoiado em entendimento do STF, entendeu que deveriam ser julgadas pela Justiça Federal do Distrito Federal. O julgamento dos recursos no HC continuará na próxima quinta-feira (22), quando os ministros irão examinar se os processos contra o ex-presidente serão remetidos para a Justiça Federal do DF, conforme propõe o relator, ou para a de São Paulo, segundo proposta do ministro Alexandre de Moraes. O Plenário também examinará o recurso da defesa contra a decisão do relator que, ao anular as condenações, declarou a perda de objeto, entre outros processos, do HC 164493, em que é discutida a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro. No agravo, a PGR sustentava que os fatos atribuídos a Lula no caso do triplex do Guarujá estariam dentro dos limites definidos pelo STF sobre a competência da 13ª Vara de Curitiba em relação à Lava Jato. Segundo a argumentação, as vantagens indevidas supostamente obtidas pelo ex-presidente teriam sido pagas pela construtora OAS com recursos originados de contratos com a Petrobras.