Deputado Marquinho Viana agiliza demandas de energia e sistema de água para Iramaia
Foto: Divulgação
Bahia 29 Jul 2021 - 11:25
Deputado Marquinho Viana agiliza demandas de energia e sistema de água para Iramaia

O deputado Marquinho Viana (PSB), recebeu na quarta-feira, (28.07), em seu gabinete na Assembléia Legislativa da Bahia, os vereadores de Iramaia, Raimundinho e Rodolfo, e o ex-vice-prefeito Waldemar Ramos, acompanhados dos amigos Getúlio e Vaguinho. O deputado os levou à Diretoria de Energia, com Gilson, e a Diretoria da CERB, com Marcus Bulhões, quando encaminharam diversas demandas de energia  e sistema de água para a zona rural do município.

Deputado Marquinho Viana agiliza demandas de energia e sistema de água para Iramaia
Foto: Divulgação
Canarana: Homem suspeito de matar irmão é preso após se esconder em cima de guarda-roupa
Foto: Luciano Castro/ Central Notícia
Bahia 29 Jul 2021 - 11:14
Canarana: Homem suspeito de matar irmão é preso após se esconder em cima de guarda-roupa

Um homem suspeito de matar o irmão e de traficar drogas na cidade de Canarana, no norte da Bahia, foi preso na terça-feira (27), após se encontrado por policiais, quando estava escondido em cima de um guarda-roupa. Segundo a Polícia Civil, o homem, que não teve a identidade revelada, é considerado um criminoso de alta periculosidade. "Fechamos o cerco na residência. Ele tentou fugir, porém não conseguiu, escondendo-se em cima de um guarda-roupa quando demos a voz de prisão”, explicou o titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Irecê, delegado Alex Nunes. A polícia não detalhou quando foi o assassinato do irmão do suspeito, mas disse que aconteceu após uma "discussão banal". "O envolvido também tem passagens por tráfico de drogas e roubo e é investigado por homicídio. O preso também comanda um grupo criminoso na cidade de Canarana", disse o delegado. O mandado de prisão preventiva foi realizado pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e pelas Delegacias Territoriais de Irecê e Canarana.

Homem é preso suspeito de estuprar enteada por 17 anos; vítima ficou grávida
Foto: Polícia Civil
Bahia 29 Jul 2021 - 11:07
Homem é preso suspeito de estuprar enteada por 17 anos; vítima ficou grávida

Um homem de 42 anos foi preso na quarta-feira (28), suspeito de estuprar a enteada, em Juazeiro, cidade do norte da Bahia. Conforme a Polícia Civil, a vítima, de 29 anos, era abusada desde os 12. De acordo com a titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) em Juazeiro, delegada Licelma Bonfim, a mulher engravidou do suspeito em 2018. No entanto, a vítima foi obrigada a mentir para a mãe, ao dizer que o filho era fruto de um relacionamento com um homem que a abandonou. Segundo a delegada, o suspeito também teria, na ocasião, ameaçado matar a criança caso ela não o deixasse registrar como pai. Durante a denúncia na especializada, a mulher relatou que era ameaçada de morte, constantemente, pelo padrasto. O mandado de prisão preventiva foi cumprido na Deam. A polícia informou que o homem foi submetido aos exames de corpo de delito e deve ser encaminhado ao Conjunto Penal de Juazeiro.

Anagé: Três suspeitos de envolvimento nas mortes de PMs morrem em confronto
Foto: Divulgação
Polícia 29 Jul 2021 - 10:51
Anagé: Três suspeitos de envolvimento nas mortes de PMs morrem em confronto

Três homens suspeitos de envolvimento nos assassinatos do tenente Luciano Libarino Neves e do soldado Robson Brito de Matos, em Vitória da Conquista, no dia 13 de julho deste ano, morreram na tarde desta quarta-feira (28), em confronto com policiais, na cidade de Anagé, cidade que também fica no sudoeste da Bahia e a cerca de 50 km de Vitória da Conquista. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os homens, que fazem parte de um grupo de ciganos, foram encontrados, às margens do rio Gavião, após uma denúncia anônima que relatava a presença de homens armados. De acordo com a SSP-BA, equipes da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Delegacia Territorial (DT) foram até o local onde aconteceu o confronto. O órgão de segurança pública informou que os três terminaram feridos, foram socorridos e levados para o Hospital de Anagé, mas não resistiram. Um quarto homem, que também é cigano e participou do confronto, conseguiu escapar do cerco montado pelos policiais e é procurado. Os homens que morreram foram identificados como Sólon da Silva Matos, de 21 anos, Diogo da Silva Matos, de 34 anos, e Bruno da Silva Matos, de 30 anos. Os três eram irmãos e, segundo a polícia, todos tinham mandado de prisão temporária em aberto por suspeita de envolvimento na morte dos policiais. A SSP informou que, com o trio, os policiais recuperaram a pistola calibre .40 do soldado Robson Brito, roubada após ele ser morto.

Festejo do Bom Jesus do Taquari começa nesta quarta-feira (28) com transmissão ao vivo em diversos veículos de imprensa de Livramento
Foto: Divulgação
Livramento 27 Jul 2021 - 11:50
Festejo do Bom Jesus do Taquari começa nesta quarta-feira (28) com transmissão ao vivo em diversos veículos de imprensa de Livramento

A Paróquia do Bom Jesus do Taquari, estará iniciando na próxima quarta-feira (28/07), os festejos em louvor ao Bom Jesus, o santo padroeiro. Esse ano a festa tem como tema central “O chamado à santidade no mundo atual”. Esse ano, a Rádio Portal Sudoeste, Blog Regional, Site Livramento Hoje, Lotus Produtora, Rádio Clube Mais e Tô na Mídia Web TV, irão realizar a transmissão dos festejos a partir das 18hrs através de áudio e vídeo. A programação dos festejos você confere clicando (aqui) ou veja abaixo.

Caminhonete furtada em MG há três anos é recuperada na BR-242
Foto: Divulgação / PRF-BA
Bahia 27 Jul 2021 - 11:16
Caminhonete furtada em MG há três anos é recuperada na BR-242

Dois homens foram detidos após agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrarem e recuperarem uma caminhonete Toyota Hilux que possuía registro de furto. O caso aconteceu na manhã da última segunda-feira (26), no Km 800 da BR-242, trecho de Barreiras, no oeste do estado. Durante fiscalização de combate à criminalidade, a equipe deu ordem de parada ao veículo, conduzido por um homem de 26 anos. Inicialmente, foram solicitados os documentos de porte obrigatório. Durante a vistoria na Hilux, a equipe constatou indícios de adulteração em alguns elementos identificadores. Uma placa metálica soldada foi colocada sobre a numeração do motor. Após consulta aos sistemas informatizados, os policiais constataram que se tratava de um veículo furtado, conforme registro da queixa efetuado em dezembro/2017 no município de Delta (MG). O motorista relatou aos policiais que pegou o veículo emprestado para levar sua sogra a uma consulta médica, na cidade de Barreiras. Ele ainda afirmou que desconhecia as irregularidades apresentadas. Em seguida, compareceu à unidade policial um homem de 27 anos, que se apresentou como proprietário do veículo. Ele disse que recebeu a Hilux em troca de uma dívida no valor de R$ 160 mil. O veículo e os envolvidos na ocorrência foram apresentados à autoridade policial da Delegacia de Polícia Judiciária local. Eles vão responder pelo crime de receptação.

Professores e estudantes do Ensino Médio retornam para as salas de aula em toda a Bahia
Foto: Divulgação
Educação 27 Jul 2021 - 11:04
Professores e estudantes do Ensino Médio retornam para as salas de aula em toda a Bahia

Estudantes do Ensino Médio, professores e trabalhadores da Rede Estadual de Ensino já estão em sala de aula na Bahia. O retorno às escolas reuniu, na segunda-feira (26), a comunidade escolar que desde março de 2020 não participava do ensino presencial. No dia 15 de março deste ano, as aulas voltaram, mas apenas de forma remota. O retorno dos estudantes do Ensino Fundamental está programado para o dia 9 de agosto. Para o retorno presencial, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 305 milhões na requalificação e adaptação das escolas públicas. Foram realizadas manutenções e adequações que possibilitam que os estudantes obedeçam protocolos sanitários, como distanciamento social e uso de álcool em gel, além do uso obrigatório de máscaras.
 

 Ibicoara: Mulher fica ferida após ser agredida por esposo no distrito de Cascavel
Foto: Divulgação/34ª CIPM
Polícia 26 Jul 2021 - 22:04
Ibicoara: Mulher fica ferida após ser agredida por esposo no distrito de Cascavel

Na noite de domingo (25), a Polícia Militar estava em atividade no distrito Cascavel, em Ibicoara, quando foi solicitada para atender a uma ocorrência no Povoado da Encantada. Segundo relato da solicitante, a sua tia estaria sendo agredida pelo esposo. No local, a guarnição, encontrou uma senhora (48 anos) com visíveis sinais de violência física e diversas pessoas dentro da mencionada residência contendo o fogo no imóvel, que segundo testemunhas teria sido provocado pelo autor das agressões. Diante de tais circunstâncias, a senhora foi conduzida até o posto de Saúde do Distrito de Cascavel para receber atendimento médico e a guarnição fez rondas na localidade para prender o autor do delito. Porém, o suposto agressor não foi localizado.

Prefeito Phellipe Brito participa da criação de consórcio para acompanhar obras da FIOL e BR-030
Foto: Divulgação
Política 26 Jul 2021 - 21:37
Prefeito Phellipe Brito participa da criação de consórcio para acompanhar obras da FIOL e BR-030

Na última  sexta-feira (23), o Prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, participou do encontro de Prefeitos realizado pela UPB, em Jequié, no Sudoeste da Bahia. No encontro esteve presente o vice-governador João Leão, debateu o andamento das obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e da BR-030. Juntos, os dois empreendimentos vão viabilizar o escoamento da produção de grãos e minérios de ferro na Bahia, possibilitando um acréscimo de até 25% à receita do estado. Durante o evento, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), os prefeitos decidiram criar dois consórcios para acompanhar e fiscalizar o andamento das obras nos municípios do traçado da ferrovia e da rodovia. Outro encaminhamento foi a elaboração de uma carta a ser entregue ao Ministério da Infraestrutura, demonstrando a importância econômica do projeto. O presidente da UPB, Zé Cocá, prefeito anfitrião do evento que reuniu gestores de 33 cidades, destacou a necessidade de um planejamento conjunto das ações dos municípios na defesa da Fiol e BR-030. Ele ressaltou que a criação do consórcio favorece a organização dos prefeitos e a articulação para o andamento da obra, que permitirá a interiorização do desenvolvimento no estado. “Precisamos de um marco, um consórcio para que a gente leve a Fiol à frente. Precisamos avançar mais e nos unir. Não estamos falando de uma simples passagem de trem, mas de uma obra que pode mudar a Bahia”, afirmou ao exaltar que a presença do vice-governador no encontro fortalece a pauta dos municípios. João Leão comandou uma apresentação de dados levantados pela Seplan para mostrar como a industrialização dos municípios da Bahia pode melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. “A região metropolitana concentra 76% da atividade econômica, na Bahia. Se juntarmos com o Litoral Norte, temos 87% da receita do estado concentrada em um território que representa apenas 4,3% da nossa população. Está errado isso, é inconcebível. Precisamos aumentar a receita de todos os territórios. Eu vim aqui cuidar daquilo que a gente pode consubstancialmente fazer para aumentar a receita e o desenvolvimento dos municípios. Para isso, temos essas duas obras fundamentais”, pontuou.
 

Homem fica ferido após acidente entre Abaíra e Jussiape
Foto: Reprodução/ Web Rádio Cidade PoP
Acidente 26 Jul 2021 - 21:22
Homem fica ferido após acidente entre Abaíra e Jussiape

Um acidente na tarde do último domingo (25), deixou uma pessoa gravemente ferida na BA-148, trecho que liga os municípios de Jussiape e Abaíra. Segundo informações obtidas pelo Blog Regional, Joaquim Francisco Souza, 50 anos, teria perdido o controle da direção do veículo, Chevrolet Agile. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (SAMU 192) e encaminhado ao hospital, porém acabou sendo transferido para o município de Seabra, devido a gravidade dos ferimentos. A Polícia Militar registrou a ocorrência e controlou o trânsito no local. 

Deputado Marquinho Viana participa da inauguração da reforma e ampliação do Hospital municipal de Livramento
Foto: Divulgação
Livramento 26 Jul 2021 - 21:13
Deputado Marquinho Viana participa da inauguração da reforma e ampliação do Hospital municipal de Livramento

O deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhou no sábado (24.07), o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho, a primeira dama, Leila, a vice-prefeita Joanina, vereadores, Secretários municipais, lideranças políticas e amigos, na solenidade de inauguração da reforma e ampliação do Hospital municipal.

Policial lotado em Livramento ganha medalha em campeonato internacional de Jiu-jitsu
Foto: Divulgação/SSP-BA
Esporte 26 Jul 2021 - 21:02
Policial lotado em Livramento ganha medalha em campeonato internacional de Jiu-jitsu

Os treinos intensos de domingo a domingo valeram a pena para o soldado da Polícia Militar Diego Macedo Santos, lotado na 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) Livramento de Nossa Senhora. Ele conquistou  medalha de bronze, nesta sexta-feira (23), no Campeonato Sul-americano de Jiu-jitsu, na Arena da Juventude, Parque Olímpico da Vila Militar, em Deodoro (RJ). O policial pratica o esporte há dois anos e não esconde a emoção ao ganhar um lugar no pódio, pela categoria master. “Venho me preparando há bastante tempo, mas para mim foi uma surpresa. Fico feliz em chegar até aqui e pretendo ir ainda mais longe”, contou o soldado. Apesar de pouco tempo praticando jiu-jitsu, ele já coleciona seis medalhas em disputas municipais realizadas em sua terra natal, Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Agora ele se prepara para a próxima disputa, em Porto Seguro, pelo Campeonato Baiano, em setembro. “Resta menos de dois meses para meu próximo desafio, por isso preciso manter minha disciplina nos treinos. Durante a semana não descuido dos treinos, além de trabalhar a musculação e o condicionamento físico”, disse. Ele revelou que o grande sonho nas artes marciais é participar do mundial, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que deve acontecer em novembro “Estou em buscas de patrocínios para tentar trazer essa medalha”, contou Diego, acrescentando a satisfação em ser acompanhado pelo mestre Izaias Correia da Escola da Luta HG.

Reformado e ampliado hospital de Livramento é entregue a população
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
Saúde 26 Jul 2021 - 20:40
Reformado e ampliado hospital de Livramento é entregue a população

Marcando o início das comemorações do centenário de Livramento, foi inaugurada no início da noite de sábado (24), a reforma e ampliação do Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva (HMDrUCS). O ato foi iniciado com cerimônia religiosa presidida pelo Bispo Dom Armando Bucciol com aspersão de água benta na capela e demais alas do hospital para bendição do recinto e dos presentes. O prefeito municipal Ricardinho Ribeiro ressaltou a importância e a necessidade dessa importante obra para o município. Com esta realização, o Hospital Municipal conta com nova lavanderia, novos quartos confortos de enfermeiros e técnicos, que não existia, e um novo quarto de descanso médico. Ambiente climatizado, novo centro cirúrgico equipado com arco cirúrgico, carro de anestesia moderno, um novo autoclave, dentre outros equipamentos que também fazem parte das novas aquisições.
 

Reformado e ampliado hospital de Livramento é entregue a população
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Estiveram presentes no evento a vice-prefeita Joanina Sampaio, os deputados federais Zé Rocha, Waldenor Pereira e Jorge Solla, os deputados estaduais Marquinho Viana e Zé Raimundo, todos os vereadores da base de apoio da gestão municipal, servidores municipais, Dr. Ulysses Celestino Filho e Murilo Celestino, filhos do homenageado que nomeia o hospital, Maria Ilza e Marílho Matias, respectivamente viúva e pai de Dr. Marilton Matias, ex-médico e diretor daquele hospital que empresta seu nome ao moderno Centro Cirúrgico, além de populares.

Reformado e ampliado hospital de Livramento é entregue a população
Foto: Divulgação
Prefeitos decidem criar consórcio para acompanhar e fiscalizar o andamento das obras da FIOL e BR-030
Foto: Divulgação
Bahia 26 Jul 2021 - 20:30
Prefeitos decidem criar consórcio para acompanhar e fiscalizar o andamento das obras da FIOL e BR-030

Um encontro de prefeitos, realizado em Jequié, no Sudoeste baiano, na sexta-feira (23), com a presença do vice-governador João Leão, debateu o andamento das obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e da BR-030. Juntos, os dois empreendimentos vão viabilizar o escoamento da produção de grãos e minérios de ferro na Bahia, possibilitando um acréscimo de até 25% à receita do estado. Durante o evento, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), os prefeitos decidiram criar dois consórcios para acompanhar e fiscalizar o andamento das obras nos municípios do traçado da ferrovia e da rodovia. Outro encaminhamento foi a elaboração de uma carta a ser entregue ao Ministério da Infraestrutura, demonstrando a importância econômica do projeto. O presidente da UPB, Zé Cocá, prefeito anfitrião do evento que reuniu gestores de 33 cidades, destacou a necessidade de um planejamento conjunto das ações dos municípios na defesa da Fiol e BR-030. Ele ressaltou que a criação do consórcio favorece a organização dos prefeitos e a articulação para o andamento da obra, que permitirá a interiorização do desenvolvimento no estado. “Precisamos de um marco, um consórcio para que a gente leve a Fiol à frente. Precisamos avançar mais e nos unir. Não estamos falando de uma simples passagem de trem, mas de uma obra que pode mudar a Bahia”, afirmou ao exaltar que a presença do vice-governador no encontro fortalece a pauta dos municípios. João Leão comandou uma apresentação de dados levantados pela Seplan para mostrar como a industrialização dos municípios da Bahia pode melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. “A região metropolitana concentra 76% da atividade econômica, na Bahia. Se juntarmos com o Litoral Norte, temos 87% da receita do estado concentrada em um território que representa apenas 4,3% da nossa população. Está errado isso, é inconcebível. Precisamos aumentar a receita de todos os territórios. Eu vim aqui cuidar daquilo que a gente pode consubstancialmente fazer para aumentar a receita e o desenvolvimento dos municípios. Para isso, temos essas duas obras fundamentais”, pontuou. Ao final do evento foi criada uma comissão de prefeitos, que se reúne na próxima terça-feira (27), em Salvador, para configurar a formação dos consórcios. O encontro contou ainda com a presença dos deputados federais Cacá Leão, Leur Lomanto Júnior, Jorge Solla e os deputados estaduais Antônio Henrique Júnior, Eduardo Salles, Fabíola Mansur, Euclides Fernandes, Zé Raimundo, Josafá Marinho e o secretario estadual de Trabalho, Emprego e Renda, Davidson Magalhães.