• Foto: Reprodução
  • 05 // Out // 2022
  • 08h36

Visando eleitores de Lula, ACM Neto mantém discurso e tenta se descolar de Bolsonaro

Precisando reverter uma diferença de aproximadamente 700 mil votos no segundo turno para se eleger governador da Bahia, ACM Neto (UB) tenta se descolar da figura do presidente Jair Bolsonaro (PL) para conquistar parte dos eleitores de Lula (PT) - maioria no estado. O ex-presidente teve quase 69,73% dos votos na Bahia, contra 24,31% de Bolsonaro, que nesta terça-feira (4) abriu as portas para um apoio a ACM Neto e, assim, evitar mais quatro anos de governo petista no estado. A candidata ao Senado pelo PL, Dr. Raíssa Soares, admitiu em live com o presidente que pode declarar apoio a Neto neste segundo turno. Com a popularidade de Lula entre baianos, contudo, é improvável que aconteça essa aliança, ao menos publicamente. Neto também fica sem espaço para tentar uma aproximação direta com o líder petista, já que a campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) apostou alto na vinculação do seu nome à figura de Lula. O que resta, aparentemente, é o que ele fez na madrugada desta quarta-feira (5), em publicação no Instagram: manter o discurso de 'tanto faz', slogan provocativo dos adversários petistas, e evitar nacionalizar a disputa na Bahia. O ex-prefeito de Salvador compartilhou postagens de apoiadores que reforçam o seu discurso. Já na foto de capa da publicação a primeira frase diz "Não estamos elegendo Lula nem Bolsonaro para o Governo da Bahia". Outras duas imagens mostram pessoas que admitem ser eleitores de Lula, mas que votam em ACM Neto na Bahia. Outro diz que votou no primeiro turno em João Roma, mas agora vai dar o seu voto a Neto.

  • Foto: Divulgação
  • 04 // Out // 2022
  • 22h12

Roma diz que o PT é adversário na Bahia: ‘se for preciso estarmos com ACM Neto, estaremos’

O deputado federal João Roma (PL), que disputou as eleições para governador da Bahia e obteve 9,08% dos votos no primeiro turno, anunciou que o adversário dele na Bahia é o PT e que, se for preciso estar ao lado de ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo pelo União Brasil, estará ao lado dele na disputa do segundo turno no dia 30 de outubro. Ele e a ex-candidata ao Senado pelo PL, Raíssa Soares, afirmaram que não houve nenhuma conversa com ACM Neto. “Essa nossa manifestação não passou por nenhum entendimento”, disse Roma, ao afirmar que a decisão dele não passou por promessas em caso de vitória do ex-prefeito de Salvador na disputa contra Jerônimo Rodrigues, do PT. “Eu estou aqui manifestando a minha voz e a minha posição política, pois eu estarei contra o PT. Se o nome disso é apoiar ACM Neto, que seja apoiar ACM Neto. Agora, para ele conquistar o voto dos bolsonaristas, ele precisa mostrar a sua diferença às pautas do PT, ele precisa conversar com cada um dos nossos apoiadores para mostrar justamente se ele defende a pauta da família, qual a sua posição sobre o aborto, se ele pretende diminuir os impostos na Bahia”, declarou Roma. Que complementou: “Essa mãozinha aqui não clica no 13”. Roma fez o anúncio ao lado da ex-candidata ao Senado, Raíssa Soares (PL), em live realizada na noite desta terça-feira (4) e transmitida pelo Instagram. Antes de anunciar o apoio, enquanto aguardava a entrada de Raíssa Soares, Roma disse que “não vai deixar o PT ganhar não”, num indicativo de quem votaria no ex-prefeito da capital no segundo turno. A médica e ex-candidata a deputada federal, Raíssa Soares, antes da fala de Roma, disse que ela e o ex-ministro da Cidadania não têm problemas em indicar apoio a ACM Neto (UB) pela disputa do Palácio de Ondina, mas que precisam de uma sinalização do ex-prefeito de Salvador de alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição à presidência. “Estamos aqui contra o PT”, disse a candidata ao Senado.

  • Foto: Divulgação
  • 04 // Out // 2022
  • 22h07

Com 0,59% no 1º turno, Kleber Rosa anuncia apoio a Jerônimo Rodrigues

O cientista social e candidato derrotado ao Governo da Bahia, Kleber Rosa (PSOL), declarou apoio no segundo turno à candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT), por considerar fundamental “derrotar o grupo carlista” no Estado. A decisão em apoiar o petista foi aprovada, por unanimidade, durante encontro no Palácio de Ondina, realizado na tarde desta terça-feira (4), que também contou com a presença de lideranças do PT e do governador Rui Costa. O psolista destacou que o candidato ACM Neto (União) e a vice Ana Coelho (Republicanos) formam a chapa de “brancos e herdeiros que representa a oligarquia conservadora da Bahia” e que não possui “compromisso com as famílias mais pobres do Estado”. Kleber Rosa salientou que, apesar de possuir críticas em relação às gestões do PT na Bahia, “os baianos não merecem o retorno do carlismo à frente da gestão estadual”. “ACM Neto governa para os ricos da Bahia. Precisamos de uma gestão estadual que foque no combate à fome, no combate à pobreza no nosso Estado. ACM Neto e Ana Coelho simbolizam a nossa elite branca, racista, oportunista, e que quer se manter no poder para dar continuidade ao projeto de governo que visa manter os privilégios históricos. A imagem de bom gestor de ACM Neto foi construída através de alto investimento de verba pública em um ‘marketing fake’ e dos veículos de comunicação. Mas, na verdade, nós sabemos que ACM Neto não tem como prioridade a população mais pobre do nosso Estado”, disparou Kleber Rosa.

  • Foto: Reprodução
  • 04 // Out // 2022
  • 22h02

RJ confirma segunda morte por varíola dos macacos; é o 3º óbito no Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou a segunda morte por varíola dos macacos, o terceiro óbito no país. A vítima é um homem de 31 anos de Mesquita, na Baixada Fluminense. Nesta segunda (3), o paciente apresentava baixa imunidade e comorbidades, que agravaram o quadro da doença. Ele foi internado em 31 de agosto na Fiocruz, e transferido, em 2 de setembro, para o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, na capital fluminense. O paciente recebeu tratamento com o medicamento experimental tecovirimat. Segundo a pasta, houve melhora parcial das lesões. No entanto, no último sábado (1º), ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu. Até esta segunda (3), o estado acumulava 1.064 casos confirmados de varíola dos macacos e 123 prováveis, segundo a secretaria. Outros 384 casos suspeitos continuavam em investigação e 2.043 foram descartados. Os casos suspeitos são aqueles em que os pacientes, de qualquer idade, apresentam início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção cutânea aguda sugestiva para varíola dos macacos única ou múltipla, em qualquer parte do corpo. Também podem apresentar edema nos órgãos genitais, podendo estar associada a outros sinais e sintomas. Os casos prováveis são os que a pessoa tem um ou mais dos critérios listados como exposição próxima e prolongada, sem proteção respiratória, ou contato físico direto com parcerias múltipla, entre outros. O estado confirmou a primeira morte em agosto, em Campos dos Goytacazes, no norte do estado. No Brasil, o primeiro óbito por varíola dos macacos foi registrado em Minas Gerais, em 29 de julho. Nos dois casos, os pacientes também apresentavam comorbidades. De acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde, fechado na última sexta-feira (30), o país tem 7.869 casos confirmados de varíola dos macacos e investiga 4.905. São três mortes no país por varíola dos macacos, sendo uma em Minas Gerais e duas no Rio de Janeiro. Desde o dia 23 de julho, a doença é considerada emergência sanitária global, o nível mais alto de alerta declarado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

  • Foto: Reprodução
  • 04 // Out // 2022
  • 21h21

Empresário e gerente suspeitos de queimar mãos de funcionários em Salvador são indiciados por tortura

Os empresários suspeitos de queimar as mãos de funcionários de uma loja, em Salvador, foram indiciados pela Polícia Civil, por tortura. Segundo informações do delegado Willian Acham, responsável por investigar o caso, nesta segunda-feira (3), o inquérito foi concluído e enviado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), na quinta (29). Em nota, a Polícia Civil confirmou a informação e acrescentou que o empresário Alexandre Carvalho também foi indiciado pelos crimes de constrangimento ilegal e exercício arbitrário. Já o gerente, Diógenes Carvalho, só responderá por tortura. No dia 26 de setembro, o laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também confirmou que os funcionários sofreram tortura pelos patrões. Um deles teve as mãos queimadas com o número 171, como “punição” pelo suposto furto de R$ 30 da empresa. O jovem nega que tenha roubado o dinheiro. Além das mãos queimadas, William de Jesus também foi agredido com pauladas nas mãos e no corpo. O colega de trabalho dele, Marcos Eduardo Serra, foi agredido a pauladas. Os dois trabalhadores registraram o caso no mês passado. Os patrões, Alexandre e Diógenes Carvalho, foram ouvidos mais de uma vez pelo delegado Willian Achan. Eles confessaram as agressões, mas alegaram que não torturaram os jovens. O delegado afirmou que ainda não há elementos para pedir a prisão dos patrões das vítimas, no curso das investigações.

  • Foto: Divulgação
  • 04 // Out // 2022
  • 20h48

Ex-aliado de Roma, prefeito de Serrinha anuncia apoio a Jerônimo

Na tarde desta terça-feira (4), o prefeito de Serrinha, Adriano Lima (PP), anunciou apoio ao candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) no segundo turno da eleição baiana. No primeiro turno, Adriano Lima havia apoiado João Roma (PL). Agora, passa a integrar a base de apoio de Jerônimo, que já conta com mais de 300 prefeitos. “A população de Serrinha vê o carinho e o afeto que o (governador) Rui Costa tem com a cidade e a grande capacidade de trabalho do time de Lula na Bahia”, afirma Adriano Lima. “Tenho um grande prazer de integrar esta equipe. Agora, vamos com Jerônimo rumo à vitória no segundo turno.” Jerônimo agradeceu a chegada de Adriano Lima a sua base de apoio e à população de Serrinha pela confiança, demonstrada nos votos, dada ao time de Lula na Bahia, “Vamos continuar com a parceria que temos com Serrinha, para seguir levando melhorias à população, como as escolas, a policlínica, as redes de acesso à água, entre muitas outras, para que o prefeito possa continuar cuidando bem das pessoas.”

  • Foto: Camila Lima - SVM
  • 04 // Out // 2022
  • 20h39

Ciro divulga vídeo com apoio a Lula no 2° turno

Ciro Gomes (PDT) publicou um vídeo em suas redes sociais nesta terça (4) indicando seu apoio a Lula no segundo turno das eleições. O pedetista ficou em quarto lugar na disputa presidencial, atrás de Simone Tebet (MDB). Nesta terça (4), o PDT formalizou apoio a Lula, depois que a campanha do petista endossou três propostas de Ciro Gomes. A decisão foi tomada após reunião da Executiva do PDT realizada nesta terça (4) na sede do partido, em Brasília. No vídeo, Ciro diz que acompanha a decisão da legenda. “Ao contrário da campanha violenta da qual fui vítima, nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram nosso povo a essa situação grave e ameaçadora”, disse Ciro.

  • Foto: Tânia Rego - Agência Brasil
  • 04 // Out // 2022
  • 20h33

Coleta do Censo 2022 é prorrogada até dezembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu prorrogar, até o início de dezembro, o prazo de coleta de informações para o Censo 2022. A previsão inicial era encerrar os trabalhos até 31 de outubro deste ano. O instituto manteve, no entanto, a previsão de divulgar os dados do censo até o fim de dezembro. Segundo o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, apenas cerca de metade da população estimada do Brasil foi recenseada de 1º de agosto até agora, por isso decidiu-se prorrogar o prazo dos trabalhos. “A grande dificuldade que se encontrou foi de recrutamento de recenseadores, portanto o IBGE está tomando decisões importantes para aumentar a possibilidade de recrutamento e concluir, com isso, a operação do Censo Demográfico 2022”, disse Azeredo, em vídeo divulgado ontem (3) no site do IBGE. No vídeo, o diretor de Pesquisas também pediu ajuda aos prefeitos do país para garantir o sucesso das operações do censo.

  • Foto: Paulo Mocofaya
  • 04 // Out // 2022
  • 20h27

‘Sou candidato à reeleição’, reafirma Adolfo Menezes sobre presidência da Assembleia

“Sou candidato à reeleição”. Com esta declaração, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) reiterou que pretende ser reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a partir de 2023. Terceiro mais votado nas eleições do último domingo (2), com 107,7 mil votos, ele disse ser natural, em um ambiente democrático, que surjam outras candidaturas à presidência da Mesa Diretora. Correligionários de Menezes, Ivana Bastos e Alex da Piatã foram os mais votados, com 118,4 mil e 114,7 mil, respectivamente. “Outros quererem se eleger é natural. Vamos ver quem terá mais apoio se surgirem outros candidatos”, disse Menezes, em conversa com este Política Livre no final da manhã desta terça-feira (4). “Tenho direito a disputar a reeleição porque é permitido, pois se trata de uma legislatura diferente. Todos os 63 deputados eleitos têm direito”, comentou Adolfo Menezes, que disse que estas discussões somente ganharão corpo após a realização do segundo turno das eleições, em 30 de outubro. Ele disse ainda que a votação nas urnas não tem peso sobre a decisão dos deputados sobre quem será escolhido para a Presidência da Assembleia. “Eu fui o nono [mais votado em 2018] e fui presidente. Uma coisa não leva à outra. Na Assembleia, o que pesa muito é relacionamento, é palavra. [O senador e ex-deputado estadual Angelo] Coronel foi um dos últimos e foi presidente. Nelson [Leal] foi um dos últimos e foi presidente”, exemplificou. “Todos têm direitos iguais de pleitear”, finalizou.

  • Foto: Marcos Brandão - Senado Federal
  • 04 // Out // 2022
  • 20h05

Moro ataca Lula e declara apoio a Bolsonaro no 2º turno

O ex-juiz Sergio Moro (União), afirmou nesta terça-feira (4) que o ex-presidente Lula (PT) não é uma opção eleitoral para o país e declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. “Lula não é uma opção eleitoral, com seu governo marcado pela corrupção da democracia. Contra o projeto de poder do PT, declaro, no segundo turno, o apoio para Bolsonaro”, afirmou no Twitter. Moro deixou a magistratura em 2018 para ser ministro da Justiça no governo Jair Bolsonaro (PL). Ele permaneceu no cargo por um ano e quatro meses, mas rompeu com o presidente em 2020 e saiu do governo acusando o mandatário de tentar interferir na Polícia Federal. Após a demissão, foi trabalhar para uma consultoria americana que tinha entre clientes empreiteiras envolvidas na Lava Jato. No domingo, Moro foi eleito senador pelo Paraná com 1,9 milhão de votos, superando seu padrinho político, o senador Alvaro Dias (Podemos), que terminou em terceiro lugar. Durante a campanha, o ex-juiz adotou o discurso antipetista. Ele prometeu liderar no Senado a oposição a um eventual governo liderado pelo PT, partido que foi o principal alvo dos processos que conduziu nos anos em que esteve à frente da Lava Jato. Ele assumirá o mandato de oito anos em fevereiro.

  • Foto: Ricardo Stuckert
  • 04 // Out // 2022
  • 19h45

Equipe de Lula avalia exibir na campanha vídeo de Bolsonaro na maçonaria

O comando da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia a hipótese de exibir, em inserções, um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece discursando em uma loja da Maçonaria. Segundo petistas, a ideia é usar as imagens caso Bolsonaro suba o tom da campanha, trazendo a pauta religiosa à disputa. O vídeo, na lista dos assuntos mais comentados do Twitter nesta terça (4), assim como “maçonaria”, “decepção” e “Bolsonaro satanista”, é de 2017, antes de ele assumir a Presidência. O uso do registro seria uma forma de deter avanços mais agressivos de Bolsonaro sobre os evangélicos. Em uma espécie de altar com símbolos tradicionais da maçonaria, como o esquadro e o compasso, Bolsonaro fala sobre corrupção, questões ideológicas e diz ter “saído da zona de conforto” do mandato parlamentar para viajar pelo Brasil e investigar “quais são os grandes problemas que temos que enfrentar”. O vídeo está publicado ao menos desde 2017 num canal no YouTube chamado O Democrata, atualmente identificado com as páginas Todos Com Ciro, de apoio ao candidato derrotado Ciro Gomes (PDT). O uso da gravação, em meio à disputa do segundo turno entre Bolsonaro e Lula, numa disputa marcada pelo discurso fortemente religioso do atual chefe do Executivo e pelo peso do eleitorado evangélico, oferece munição a opositores do presidente, que tentam fazer com que o material chegue a essa fatia. A maçonaria é uma confraria mundial, que teve origem na Idade Média e possui forte representação no Brasil. Os membros refutam a pecha de sociedade secreta e preferem classificá-la de instituição dedicada às bandeiras filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

  • Foto: Reprodução
  • 04 // Out // 2022
  • 19h33

Zema declara apoio a Bolsonaro, e presidente fala em ajuda decisiva

O governador reeleito Romeu Zema (Novo-MG) anunciou nesta terça-feira (4) o apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). O mandatário afirmou que a ajuda de Zema é “essencial” e “decisiva” para que vença as eleições. Zema, por sua vez, disse que tem divergências com o chefe do Executivo, mas que neste segundo turno das eleições é importante deixar as diferenças de lado para evitar uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Sempre dialoguei com o presidente Bolsonaro, sabemos que em muitas coisas convergimos e em outras, não, mas é momento em que Brasil precisa caminhar para frente e eu acredito muito mais na proposta do presidente Bolsonaro do que na proposta do adversário”, disse. Bolsonaro afirmou que sempre teve afinidades com Zema, mas que lançou o senador Carlos Viana (PL-MG) para a disputa ao Governo de Minas para facilitar a chegada de seu nome em “pontos mais isolados do estado”. “Quem ganha lá [em Minas Gerais], diz a tradição, pode ganhar a Presidência”, resumiu o presidente. Ao lado de Zema, Bolsonaro afirmou que também está marcado para encontrar nesta terça-feira o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que ficou em terceiro lugar nas eleições e não conseguiu ir para o segundo turno. Bolsonaro também disse que está aberto a conversar com ACM Neto (União Brasil), que disputará o segundo turno das eleições para governador da Bahia contra Jerônimo Rodrigues (PT), que tem o apoio de Lula. “Se o ACM Neto quiser, estou à disposição”, disse.

  • Foto: Divulgação - Ascom
  • 04 // Out // 2022
  • 19h21

Derrotado nas urnas, Igor Kannário diz que 'não roubou o povo' e que não falará mais de política

Sem conseguir sucesso na reeleição à Câmara Federal, o deputado federal e cantor de pagode Igor Kannário (União), usando as redes sociais, disse que não falará mais de política e que a sua missão foi cumprida. O pagodeiro também frisou que “não roubou o povo” e que nem participou de “falcatruas” enquanto parlamentar. “Na vida a gente perde e a gente ganha. É isso, eu acho que a missão a foi cumprida, é isso que importa. Não roubei o povo, não me misturei nessas falcatruas, enfim, não vou mais falar de p* de política aqui nessa parada não, só quero dizer que a vida não acaba, que o mundo não acaba e a vida continua”, disse. Kannário, que estava em seu primeiro mandato na Câmara, teve apenas 20.514 mil votos no pleito. Ele também tentou eleger a sua tia de criação, a candidata Irá Kannário, que também não obteve êxito, fechando as eleições com 3.663 votos computados.

  • Foto: Divulgação
  • 04 // Out // 2022
  • 18h57

Faltaram 44,7 mil votos para Jerônimo Rodrigues vencer no primeiro turno, e 747,8 mil para Neto

Com 49,45% dos votos válidos, o candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), precisaria de mais 44,7 mil votos para ter vencido a eleição no primeiro turno. O petista foi votado por 4.019.830 milhões de eleitores, contra 3.316.711 em ACM Neto (União), que teve 40,8% dos votos. Para que o ex-prefeito de Salvador conseguisse sair vitorioso no domingo (02), ele deveria ter tido 747,8 mil votos a mais. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 8.129.042 válidos na Bahia. Para um candidato a governador vencer em primeiro turno, ele precisa ter 50% desse número, acrescidos de mais 1 voto.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 04 // Out // 2022
  • 18h52

Tarcísio prioriza busca por prefeitos como aliados contra Haddad

A campanha do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) definiu como alvos preferenciais de busca no segundo turno contra Fernando Haddad (PT) os prefeitos de São Paulo, mais do que as cúpulas partidárias. O tucano Rodrigo Garcia (PSDB) dizia ter o apoio de mais de 500 prefeitos, que agora serão disputados pelos concorrentes. Tarcísio passou para a segunda etapa em primeiro lugar, com 42,32% dos votos apurados. Na segunda posição ficou Fernando Haddad (PT), com 35,70%. Para o grupo que comanda a campanha de Tarcísio, os prefeitos são hoje mais importantes do que os partidos para construir mobilização de rua nas diferentes regiões do estado no segundo turno. Duarte Nogueira (PSDB), prefeito de Ribeirão Preto, anunciou apoio ao vencedor do primeiro turno na segunda-feira (3). Na seara da política partidária, o grupo vê vantagem em relação a Haddad, pois diz acreditar que as legendas que apoiavam o atual governador de São Paulo têm mais afinidade ideológica com ele do que com o petista, o que deve facilitar o diálogo. Nesta terça-feira (4), um desses partidos, o PP, vai oficializar sua adesão à chapa bolsonarista. MDB e União Brasil são outras duas grandes siglas cobiçadas pelo candidato do Republicanos.