• Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 26 // Jun // 2021
  • 09h53

Defesa Civil Nacional alerta para frio intenso na maior parte do país

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), alerta que, a partir deste domingo (27), uma intensa massa de ar frio (de origem polar) deverá avançar pela Região Sul do Brasil e no decorrer da semana influenciar as temperaturas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte, dando origem a mais um episódio de friagem no ano. Na Região Sul, há a possibilidade de neve na tarde do dia 28 nas serras gaúchas e catarinenses e geada nos dias 29 e 30. Na Região Centro-Oeste, há previsão de temperaturas mínimas próximas de 12ºC nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na Região Norte, a temperatura mínima poderá ser de 15ºC em áreas de Rondônia, leste do Acre e sul do Amazonas. Entre os dias 29 de junho e 02 de julho, o frio intenso atingirá áreas de São Paulo e Sul de Minas Gerais, com temperaturas mínimas próximas de 7ºC (São Paulo). A partir do sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, os estados citados já realizaram o envio de notificações à população em geral por meio de mensagens SMS. O alerta é dado em conjunto com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 26 // Jun // 2021
  • 08h58

Câmara Municipal de Livramento aprovou a LDO para o exercício financeiro de 2022 e a alteração da estrutura administrativa de cargos em comissão do município

A Câmara de Vereadores aprovou na última sessão ordinária do dia 22 de junho de 2021, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 03/2021 que fixa a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, do ano base 2022, e o Projeto de Lei nº 10/2021 que altera a estrutura administrativa de cargos em comissão do município de Livramento de Nossa Senhora. No primeiro projeto, a Câmara que já havia discutido em audiência pública realizada no dia 15 de junho de 2021 suas adequações e finalidades, os vereadores aprovaram a LDO que, sobretudo, visa a sintonia das metas financeiras e aplicações de recursos do município para elaboração da Lei Orçamentária Anual – LOA (confira matéria aqui). No segundo projeto, a câmara deliberou e também aprovou a alteração da estrutura administrativa do município que impacta nas mudanças do quadro de cargos em comissão. O Poder Executivo municipal justificou a necessidade da alteração para “otimizar as estruturas existentes nas Secretarias e entidades da administração; reduzir os níveis hierárquicos, para que a tomada de decisão esteja mais próxima do cidadão; promover algumas inovações na gestão administrativa, buscando aprimorar a qualidade dos serviços prestados”. Após aprovação os referidos projetos seguem para sanção do prefeito municipal, Ricardinho Ribeiro, para, como isso, encerrar o processo legislativo e virar lei.

  • Foto: Divulgação
  • 26 // Jun // 2021
  • 08h31

Paulo Lessa Filho solicita recuperação de via e é atendido pela prefeitura

O vereador Paulo Lessa Filho (REDE), preocupado com a situação da Primeira Travessa da Rua Juracy Magalhães e  Rua Hermes Lima próximas ao Estádio Municipal, solicitou a recuperação da via ao Prefeito, Ricardinho Ribeiro (REDE), que já atendeu ao pedido. O local estava causando transtornos aos moradores e aos motoristas que passam pela região, devido às más condições asfáltica. De acordo com o vereador, a prefeitura atendeu a indicação Nº 47/2021 e enviou uma equipe para realizar o serviço de tapa-buracos. "Solicitei a recuperação da via e fomos atendidos em curto prazo pelo Prefeito Ricardinho. Fico muito satisfeito, porque era uma solicitação dos moradores, que estavam reclamando do estado da pavimentação no local", comentou o vereador. Paulo Lessa Filho apontou que aos poucos as demandas da população vão sendo atendidas pelo Poder Executivo. "Estamos trabalhando. Acredito que em breve nossa cidade terá uma grande mudança, melhorando assim o aspecto das ruas e avenidas de toda a cidade", afirmou Lessa em contato com a reportagem do Blog Regional.

  • Foto: Divulgação/Polícia Civil-GO
  • 26 // Jun // 2021
  • 07h30

Equipamento da PM do Rio vai auxiliar busca por Lázaro Barbosa

A força-tarefa responsável pelas buscas do fugitivo Lázaro Barbosa de Souza recebeu novos equipamentos para auxiliar na comunicação das equipes. De acordo com informações da Agência Brasil, a Polícia Militar do Rio de Janeiro enviou duas estações de rádio durante esta semana. O equipamento foi usado na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2026. Ele possibilita a conexão entre telefones celulares por meio de uma estação fixa, ajudando em buscas de grande extensão, onde a comunicação entre diferentes equipes é normalmente dificultada. O transporte das estações, que incluem torres de transmissão de 15 metros de altura, ficou a cargo do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

Relembre

Lázaro é acusado de assassinar quatro pessoas da mesma família no último dia 9 numa chácara do Distrito Federal. Uma quinta vítima teria sido morta em Goiás. Ele ainda é investigado por balear três pessoas no dia 12 no município de Cocalzinho de Goiás, onde se concentram as buscas. Ele já tem uma condenação por homicídio na Bahia e é também procurado no DF e em Goiás pelos crimes de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo.

  • Foto: Marcos Vicentti
  • 25 // Jun // 2021
  • 19h39

Após ordem de Cármen Lúcia, Ricardo Salles entrega passaporte à PF

A Polícia Federal informou à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles entregou, nesta sexta-feira (25), o seu passaporte e teve o nome incluído no Sistema de Tráfego Internacional para restrição de saída. A apreensão do passaporte foi feita após determinação da ministra, que atendeu a um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O ex-ministro é investigado em dois inquéritos no Supremo, um deles  está sob relatoria de Cármen Lúcia. As acusações apontam que Salles, o ex-presidente do Ibama Eduardo Bim e servidores do órgão, aturam para favorecer empresários do setor madeireiro, travando investigações sobre cargas ilegais de madeira.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 25 // Jun // 2021
  • 19h21

Transporte intermunicipal volta a funcionar com 70% da capacidade neste sábado

O transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário volta a funcionar, em toda a Bahia, a partir das 5h deste sábado (26). A circulação, a saída e a chegada dos transportes estavam suspensas até a próxima segunda-feira (28), mas o Governo do Estado decidiu antecipar o funcionamento para este sábado (26). Para evitar aglomeração, a ocupação deve ser limitada a 70% da capacidade do transporte até o dia 4 de julho. Não será permitida a disponibilização de transportes extras. A medida, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (26), vale para qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, assim como ferry boats, catamarãs, lanchinhas e balsas. A fiscalização do decreto é de responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba).

  • Foto: Divulgação/Policia Militar
  • 25 // Jun // 2021
  • 12h18

Polícia Militar apreende carga de origem desconhecida em Pindorama

Na última quinta-feira (24), Policiais Militares do 8° Batalhão foram informados sobre um furto ocorrido numa fazenda da região, onde 02 (dois) bois teriam sido subtraídos. Durante rondas, no distrito de Pindorama, a guarnição recebeu a denúncia de que o gado furtado teria como destino um açougue clandestino, que servia de local para receptação e abate de animais obtidos ilegalmente. Os policiais deslocaram-se rumo ao endereço informado. No local indicado, eles presenciaram a chegada do proprietário, que vinha conduzindo um veículo e transportava uma carga de carne bovina, cuja procedência não foi comprovada. O homem foi conduzido e o material apreendido, para que as medidas legais fossem adotadas, em relação ao descumprimento da Lei.

  • Foto: Reprodução/Rede Sociais
  • 25 // Jun // 2021
  • 00h09

São Gonçalo: Prefeito é detido por desacato após PM encerrar evento de São João

O prefeito de São Gonçalo dos Campos, Tarcísio Pedreira, acabou detido por desacato e levado ao complexo policial de Feira de Santana após uma confusão com a Polícia Militar nesta quarta-feira (23). Acontece que a prefeitura da cidade promoveu uma celebração de São João com utilização de minitrio elétrico e o evento foi interrompido pela Polícia Militar (PM), e a ação acabou gerando uma confusão. O motorista do veículo chegou a ser detido e também conduzido à delegacia por não portar Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A procuradora da cidade foi chamada ao local para negociar com os policiais. Um vídeo do momento em que o prefeito resiste a prisão foi gravado (assista abaixo) e vem circulando nas redes sociais. No dia 21 de junho a prefeitura da cidade divulgou uma nota em que informava que realizaria uma ação durante o período de São João. A ação foi chamada de “Forró Itinerante”, e tinha por objetivo, segundo a prefeitura, animar os moradores em casa. O texto ressalta que durante a apresentação musical, não seria permitida aglomerações de pessoas. Ainda na nota, o prefeito Tarcísio Pedreira diz que, se houvesse aglomeração, a ordem é parar imediatamente.

  • Foto: Divulgação/Polícia Civil
  • 24 // Jun // 2021
  • 23h36

Polícia Civil da Bahia prende 380 pessoas na Operação Narco Brasil

Os 417 municípios baianos foram alvos da Operação Narco Brasil, integrada pela Polícia Civil da Bahia, por meio de três departamentos e deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em todo território nacional. As ações, realizadas entre 1º e 24 de junho, contabilizaram 380 prisões e a apreensão de 354 quilos de drogas em todo estado. Além de prisões em flagrante, mais de 250 policiais civis dos Departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão de envolvidos com o tráfico de drogas na Bahia.  A Delegada-Geral Heloísa Campos de Brito avaliou o reflexo das ações. “O tráfico de drogas é um crime que impulsiona outros, a exemplo dos homicídios, formação de grupos criminosos, além dos crimes contra o patrimônio. Estes resultados da Narco Brasil representam o enfraquecimento da criminalidade e o fortalecimento da ordem social em nosso estado. A Polícia Civil da Bahia seguirá integrada com o MJSP e todas as instituições envolvidas com a segurança pública, em defesa da sociedade baiana”, afirmou.  A Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (AEXPJ), do Gabinete da Delegada-Geral (GDG), coordenou as ações, que também apreenderam 90 armas de fogo e cumpriram 61 mandados de busca e apreensão, além de instaurar 295 inquéritos policiais e concluir 149.  “O apoio do MJSP e a integração e dedicação dos nossos delegados, escrivães e investigadores envolvidos com a operação foram fundamentais para estes resultados. Continuaremos alinhados nesta cadência, para avançarmos ainda mais”, complementou a delegada-geral.
 

  • Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
  • 23 // Jun // 2021
  • 12h30

Senado aprova MP que permite maior oferta de oxigênio medicinal

O Senado aprovou nesta terça (22) a Medida Provisória (MP) 1.033/2021, que retira o limite de exportação para empresas que comercializam oxigênio medicinal. Segundo o texto, as empresas do ramo localizadas em zonas de processamento de exportação (ZPEs) estão desobrigadas a ter um mínimo de 80% do faturamento obtido com exportações. A ausência dessa obrigação se limita ao ano de 2021. O texto volta à Câmara para nova análise. As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas direcionadas para a produção de bens a serem comercializados ou destinados exclusivamente para fora do país. Atualmente, no Brasil, existe apenas uma ZPE em efetiva operação. Ela fica localizada em Pecém, no Ceará. A ideia da MP, em sua concepção, era permitir a elevação da oferta de oxigênio medicinal para abastecer o mercado nacional diante de um cenário de falta de oxigênio em hospitais para atendimento de pacientes internados com covid-19, sobretudo em Manaus (AM). A área econômica do governo citou o caso da empresa White Martins, que possui uma grande capacidade de produção mas, por estar situada em uma ZPE, tem sua capacidade de abastecer o mercado interno limitada pela legislação atual.

Mudanças no Congresso

A MP que veio do Executivo saiu da Câmara com novos dispositivos, que ampliaram seu alcance. Na prática, o texto se transformou em um marco regulatório das ZPEs. Pelo novo texto, avalizado pelo relator no Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), o Poder Executivo estaria autorizado a criar as ZPEs nas regiões menos desenvolvidas. A proposta seria desenvolver a cultura exportadora, fortalecer o balanço de pagamentos e promover a difusão tecnológica, a redução de desequilíbrios regionais e o desenvolvimento econômico e social. As mudanças na Medida Provisória, que ampliaram o seu escopo, incomodaram a maioria dos senadores. Para eles, havia temas que não deviam ser tratados por MP e que fugiam do objetivo inicial do governo. Assim, o Senado aprovou um requerimento no qual foi votado o texto original da MP, sem as alterações vindas da Câmara e mantidas por Rocha. Por isso, será o texto da MP original que será analisado pela Câmara. O relator lamentou a decisão dos colegas. Para ele, a expansão das ZPEs no Brasil poderia aumentar o potencial exportador do país em relação a produtos semimanufaturados. “Um dia vamos abrir os olhos e enxergar que o Brasil não pode perder a oportunidade de abrir as suas portas para o comércio exterior. Comércio exterior são portos, navios. E aí precisa criar um ambiente de negócios que são as ZPEs. Paciência”.

CONTINUE LENDO

  • Foto: Reprodução/Twitter Fábio Vilas Boas
  • 23 // Jun // 2021
  • 11h30

Novo lote com 528 mil doses de vacina da Pfizer chega ao Brasil

O primeiro lote desta semana com vacinas da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), na noite desta terça-feira (22), com 528.840 mil doses. Mais duas remessas de vacinas serão feitas ao Ministério da Saúde ainda esta semana, segundo previsão da Pfizer, totalizando 2,4 milhões de doses no período. A chegada dos novos lotes ocorrerá nos dias 24 e 27 de junho, com 936 mil doses em cada lote, e desembarcará também em Viracopos. Segundo balanço da Pfizer, somadas aos lotes anteriores, mais de 13 milhões de doses terão sido entregues até o fim desta semana. De acordo com a farmacêutica, as entregas dessa semana fazem parte do acordo firmado em março, que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas ao Brasil até o final do terceiro trimestre deste ano. Em maio, o Ministério da Saúde e o laboratório assinaram um segundo contrato que garantiu mais 100 milhões de doses para o país, com previsão de chegada até dezembro de 2021, totalizando a entrega de 200 milhões de doses ao Brasil.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 23 // Jun // 2021
  • 10h30

Policiais civis suspendem paralisação, mas mantêm ‘sirenaço’ nesta quarta

Os policiais civis da Bahia decidiram suspender a paralisação da atividades que estava marcada para quarta-feira em todo o estado. A decisão aconteceu após reunião com a delegada-geral Heloísa Britto, na noite desta terça (22), porém a categoria vai fazer o ‘sirenaço’ em frente ao Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), na Pituba. Os policiais protestam contra a contra a PEC 32 do Governo Federal que tem como objetivo realizar a reforma administrativa e também contra a PEC 163 do Governo do Estado que realizou reforma na previdência. De acordo com o Sindpoc, a delegada-geral garantiu que vai levar as reivindicações ao secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino. Entre os pleitos estão a classificação remuneratória dos policiais na tabela do salário de nível superior e o alinhamento de um parecer da Bahia com o parecer da AGU no âmbito federal que mantenha a integralidade e paridade dos proventos de aposentadoria dos Policiais Civis do Distrito Federal. Ainda segundo o sindicato, uma nova Assembleia Geral será convocada dentro de 30 dias.

  • Foto: Divulgação/PF
  • 23 // Jun // 2021
  • 09h30

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes na previdência

A Polícia Federal, juntamente com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, deflagrou na manhã desta quarta-feira, a operação Senha Forte, que visa desarticular grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários em diversos estados do Brasil, incluindo a Bahia, causando prejuízos que já superam R$ 31 milhões. De acordo com a PF, o grupo criminoso promovia a inclusão fraudulenta de dependentes/curadores fictícios nos sistemas do INSS com vistas a levantamento de valores indevidos. A investigação teve início com a prisão em flagrante de falsos dependentes/curadores, em Feira de Santana, em maio de 2020, no momento em que, de forma fraudulenta, tentavam sacar cerca de R$ 80.000,00 referente a um benefício manipulado. Nesta nova etapa das investigações foram cumpridas seis medidas judiciais, dentre elas, três mandados de busca e apreensão e trêsmmandados de prisão temporária, nas cidades de Guarulhos (SP), Ferraz de Vasconcelos (SP) e São Paulo, tendo como alvo pessoas que tinham por função arregimentar os falsos dependentes/curadores nos estados. A fraude está relacionada a mais de 100 benefícios previdenciários suspeitos, números estes que muito provavelmente se tornarão superiores com o avançar das investigações. Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles associação criminosa (art. 288, CP), estelionato previdenciário (art. 171, §3º do CP), inserção de dados falsos em sistemas de informações (art. 313-A do CP), dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão.

  • Foto: Reprodução / Redes Sociais
  • 22 // Jun // 2021
  • 18h34

Em post nas redes sociais, Ivete critica desorganização no combate à Covid-19: 'Esse governo que aí está não me representa'

Em uma postagem feita no início da tarde desta terça-feira (22), nas redes sociais, a cantora Ivete Sangalo criticou o que chamou de "desorganização" no combate à pandemia da Covid-19 no Brasil. Em uma série com três imagens, a cantora disse que torce para que as vacinas cheguem logo à população e afirmou que é necessário unir forças através do poder do voto nas próximas eleições. A cantora pediu aos seguidores que sigam o que diz a ciência, que tomem as medidas de saúde necessárias, como o uso de máscaras e que façam o que está ao alcance para evitar a proliferação da doença. Após dizer que o governo não a representa, Ivete afirmou isso será resolvido nas próximas eleições. Na última imagem, a cantora escreveu: "Então, que possamos nos vacinar. Eu sou favor de vacina para todos".

  • Foto: Divulgação/Policia Militar/4ª CIPM
  • 22 // Jun // 2021
  • 12h30

Mineiro que estava desaparecido desde 11 de abril é localizado em Oliveira dos Brejinhos

Um homem da cidade de Ninheira, triângulo mineiro, que estava desaparecido desde o dia 11 de abril,  foi encontrado pelos policiais da 4ª CIPM, em Oliveira dos Brejinhos, na manhã desta segunda-feira (21). De acordo com informações da polícia, ao realizar a abordagem ao indivíduo, no Povoado do Beira, na BR-242,  a guarnição constatou que se tratava de uma pessoa com registro de desaparecido da Delegacia de Mairiporã. O fato do desaparecimento do rapaz foi matéria de reportagem no Programa Balanço Geral mineiro, no dia 1º de maio do corrente ano, contando sobre seu sumiço no dia 11 de abril, quando ele saiu de casa sem avisar a família e, indo para a Cidade de São Paulo, onde fora visto pela última vez. Após a averiguação de seus dados pessoais, o mesmo foi conduzido para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social em Oliveira dos Brejinhos, ficando aos cuidados da coordenadoria do CREAS.