• Foto: Divulgação
  • 18 // Ago // 2019
  • 11h07

Livramento: Prefeitura inaugura praça na comunidade de São Timóteo; veja vídeo

Com as bênçãos de Senhora D'Ajuda, a Praça de São Timóteo foi inaugurada na noite deste sábado (17).  A inauguração contou com a presença do Prefeito Ricardinho Ribeiro, Vice-prefeita Joanina Sampaio, secretários, vereadores e moradores da localidade. A praça era uma reivindicação antiga dos moradores que agora possui um local agradável para realizar as festas religiosas, mas também conversar com amigos. O Prefeito destacou que além da praça a lagoa da comunidade que passou por limpeza e ampliação também foi entregue. A praça foi construída pela Secretaria de Infraestrutura com recursos próprios do município. Veja Vídeo

  • Foto: Divulgação/SSP
  • 18 // Ago // 2019
  • 10h03

Polícia localiza 40 mil pés de maconha com auxílio de drone

Policiais Militares localizaram uma plantação de cerca de 40 mil pés de maconha com auxílio de um drone no município de Canudos (a 404 km de Salvador). A descoberta ocorreu por meio de denúncia anônima. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), equipes das companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Caatinga e Nordeste realizaram a operação que culminou com a apreensão da droga, no distrito de Bendegó. Após algumas horas sobrevoando a região, os PMs encontraram o terreno que abrigava o plantio ilegal. Uma quantidade relevante da droga, porém, já havia sido colhida.  O local era uma espécie de acampamento utilizado pelos criminosos que cuidavam das mudas de maconha. Ao avistarem as guarnições, um grupo fugiu utilizando um veículo. Um integrante do bando, contudo, foi cercado e preso com uma espingarda. Conforme a SSP, o material apreendido foi queimado. “Mais uma ação de combate ao tráfico de drogas na Bahia. Não paramos”, disse o coronel Sérgio Freire, comandante do Policiamento Especializado (CPE) da PM.

  • Foto: O Globo
  • 18 // Ago // 2019
  • 09h45

Bolsonaro diz que projeto de abuso de autoridade vai ter veto

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que “vai ter veto” ao projeto que define quais situações configuram abuso de autoridade, aprovado na Câmara dos Deputados. Em conversa com jornalistas na noite de sexta (17), Bolsonaro disse que ainda não leu o projeto, mas “que vai ter veto, vai”. O presidente já sinalizou que um dos pontos que deverão ser vetados é o artigo sobre a punição à utilização irregular de algemas. “Não li ainda o projeto. Segunda-feira eu leio, mas que vai ter veto, vai, afirmou o presidente após comer cachorro-quente em um food-truck que era acostumado a frequentar na época em que era cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), durante viagem a Resende (RJ), de acordo com a Agência Brasil. Bolsonaro tem 15 dias para decidir se sanciona ou veta o texto, parcial ou integralmente. O projeto tem sido alvo de críticas de várias entidades que participam do sistema Judiciário.

  • Foto: Reprodução
  • 18 // Ago // 2019
  • 09h37

Ações trabalhistas pendentes na Justiça caem abaixo de 1 milhão

O número de processos trabalhistas à espera de julgamento em primeira instância recuou a menos de 1 milhão pela primeira vez nesta década, informa reportagem da Folha de S. Paulo. O volume está no patamar de 2007, diz a publicação. De acordo com levantamento do jornal paulista. até junho deste ano, o volume residual despencou a 959 mil ações. Esse total é semelhante ao de 12 anos atrás, quando 2007 terminou com 946 mil reclamações sem julgamento. Segundo a Folha, a queda no total de processos residuais é reflexo da reforma trabalhista do governo Michel Temer (MDB). As alterações na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) entraram vigor em novembro de 2017. Em menos de dois anos, mudanças nas leis trabalhistas voltaram ao debate no Congresso. A MP (medida provisória) da Liberdade Econômica, que está tramitando, é chamada de minirreforma trabalhista. As mudanças implantadas a partir da reforma trabalhista, nos últimos dois anos, causaram grande impacto no dia a dia das Varas do Trabalho, em especial porque houve queda no número de novos processos recebidos desde então. Com um menor volume de processos ingressando, os juízes conseguiram baixar o estoque. De acordo com dados do TST (Tribunal Superior do Trabalho), a primeira instância fechou 2017 com 1,8 milhão de processos sem solução. O número caiu para 1,2 milhão em 2018. A queda, segundo especialistas, representa maior cuidado de advogados dos trabalhadores. Se derrotados, os empregados agora devem arcar com as custas da defesa dos empregadores. Ações pendentes na Justiça do Trabalho caem abaixo de 1 milhão pela primeira vez desde 2007 Até junho, eram 959 mil, total semelhante ao de 12 anos atrás, quando ano encerrou com 946 mil ações

  • Foto: Divulgação
  • 16 // Ago // 2019
  • 20h26

Livramento: Praça no distrito de São Timóteo será inaugurada neste sábado

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora irá entregar neste sábado dia (17), a nova Praça de São Timóteo que fica localizada em frente à Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda e foi construída com recursos próprios do município. A solenidade de inauguração está prevista para acontecer às 20h na comunidade e contará com a presença do prefeito municipal Ricardinho Ribeiro e moradores. Já no domingo dia (18), acontecerá à tradicional festa da padroeira local.

  • Foto: Divulgação
  • 16 // Ago // 2019
  • 20h26

  • Foto: Divulgação | Polícia Civil
  • 13 // Ago // 2019
  • 19h18

Motocicleta furtada em Livramento é recuperada pela Polícia em Jussiape

A coordenação de Serviço de Inteligência (SI) da delegacia de Livramento recuperou na manhã desta terça-feira (13), no município de Jussiape uma motocicleta Honda/CG, de cor vermelha, Placa Policial OKJ 2477, licenciada em Itabuna que foi abandonada no lixão do município e apreendida por uma guarnição da Polícia Militar. A moto havia sido furtada no povoado da Matinha em Livramento, próximo a uma boate, há um mês. O proprietário agradeceu o empenho das Policias Civil e Militar e de outras pessoas que ajudaram na recuperação através de denuncias.

  • Foto: Divulgação
  • 13 // Ago // 2019
  • 19h04

Livramento: Seminário debateu atualizações no Cultivo de Manga e Maracujá no Vale do Rio Brumado

O Polo Frutícola do Vale do Rio Brumado que compreende os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de Contas se destaca nos cenários estaduais e nacionais na produção de manga e maracujá. As áreas cultivadas com essas 02 frutas superam os 8 mil hectares, gerando mais de 15 mil empregos diretos, onde município de Livramento de Nossa Senhora é a sede desse Polo. Diante disso, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, através do Projeto Gest Frut, financiado pela FAPESB – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia, realizou um diagnóstico buscando identificar os principais entraves ao processo produtivo dessas 02 culturas. Esse diagnóstico culminou com a organização do Seminário – Atualizações no Cultivo de Manga e Maracujá no Vale do Rio Brumado, pela Embrapa, Secretaria de Municipal de Agricultura de Livramento de Nossa Senhora, Associação dos Irrigantes do Projeto Brumado – ADIB, SEBRAE e ADAB, que aconteceu nesta terça-feira, 13 de agosto de 2019, no Centro Diocesano. O evento é dirigido aos produtores rurais, técnicos e toda a população, buscando difundir conhecimentos acerca da fisiologia, manejo de pragas, nutrição, irrigação e novas variedades dessas culturas.

  • Foto: Divulgação
  • 13 // Ago // 2019
  • 19h04

  • Foto: Valter Campanato/ ABr
  • 13 // Ago // 2019
  • 19h00

Em dia de protestos, Moro coloca Força Nacional na Esplanada

O ministro da Justiça Sérgio Moro determinou o uso da Força Nacional para fazer a segurança da área da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes, em Brasília. A medida atende a um pedido do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e tem validade até quarta-feira (14). A solicitação ocorreu devido a três manifestações. Nesta terça ocorre o protesto de estudantes e docentes contra cortes na Educação, além da 1ª Marcha das Mulheres Indígenas. Mais uma está programada para quarta: a Marcha das Margaridas, organizada há 18 anos por trabalhadores rurais. A Força Nacional deverá atuar nas “ações de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, na defesa dos bens e dos próprios da União”. A permanência da FNSP pode ser prorrogada.

  • Foto: Agência Senado
  • 13 // Ago // 2019
  • 18h54

Petista deve ser novo integrante da Comissão de Relações Exteriores do Senado

O 19º integrante da Comissão de Relações Exteriores do Senado será o petista Humberto Costa, segundo a repórter Andréia Sadi, da Globo News. A informação representa um risco para o governo, uma vez que Costa deve votar contra a indicação de Eduardo Bolsonaro (PSL) à embaixada brasileira nos EUA caso a mesma se concretize. A Comissão de Relações Exteriores conta com a presença de Angelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT) como titulares. Ambos já anunciaram voto contrário à possível indicação.

  • Foto: Reprodução | Jovem Pan
  • 13 // Ago // 2019
  • 18h44

Após saidão para o Dia dos Pais, Tribunal manda Nardoni de volta para o regime fechado

A progressão prisional concedida a Alexandre Nardoni foi cassada nesta terça-feira (13) pela 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo, por unanimidade. Condenado à pena de 30 anos de reclusão pelo homicídio, em 2008, de sua filha, Isabela, Nardoni terá de retornar ao regime fechado na Penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista. Ele havia conseguido progressão prisional e estava em regime semi-aberto desde o final do mês de abril. Após a decisão inicial da Justiça de abrandar sua pena, o Ministério Público recorreu e obteve nesta terça-feira decisão favorável no órgão colegiado do TJ. O relator do caso, desembargador Luís Soares de Mello, disse em seu voto que, apesar de Alexandre Nardoni ter cumprido os requisitos temporais para a progressão prisional, ainda não está clara sua readaptação social. Mello destacou que o exame criminológico realizado foi insuficiente para determinar, de forma segura, se Nardoni faz jus ao benefício da progressão. “Tratando-se de delito hediondo, verdadeiramente nefasto, com penas altas a descontar, toda prudência será necessária para colocar-se o cidadão de volta ao convívio social. O caso, enfim, recomenda cautela de modo que o regresso do agravante ao seio social deve ser feito com toda a prudência possível”, disse em seu voto. Na decisão da 4ª Câmara ainda foi determinado que Nardoni seja submetido ao teste de Rorschach, avaliação em que são utilizadas pranchas com borrões de tinta. As respostas revelam dados a respeito do desenvolvimento psíquico, das funções e sistemas cerebrais do indivíduo. Alexandre Nardoni foi condenado à pena de 30 anos, dois meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial fechado, por homicídio qualificado por meio cruel, mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima, sua filha. A esposa dele e madrasta de Isabela, Ana Carolina Jatobá, também participou do crime e foi condenada a 26 anos e oito meses.

  • Foto: Blog Regional
  • 13 // Ago // 2019
  • 14h28

Vereadores desmentem boatos e assegura não ter nenhuma pretensão em se candidatar a Prefeito e Vice em 2020

Na tarde desta terça-feira (13), após ficarem cientes de uma notícia veiculada em um programa de rádio dando conta que os vereadores, Cidão Aracatu e Paulo Lessa estariam cogitando a romper com o atual prefeito Ricardinho Ribeiro para ambos se candidatarem a Prefeito e Vice respectivamente nas próximas eleições de 2020, os edis fizeram questão de se pronunciar sobre o assunto. “Ricardinho está tão forte que não tem oposição, de minha parte estarei com ele, pois é o melhor gestor dos últimos tempos, terá em 2020 uma Vitória histórica em Livramento”. Disse Paulo Lessa que completou “Os meus amigos sabem e estão conscientes da decisão que tomei. Ricardinho melhor gestor dos últimos tempos, não se pode esconder a Verdade. E o Trabalho não para". Finalizou Paulo. Já Cidão Aracatu atual Presidente da Câmara de vereadores, publicou uma nota de esclarecimento em sua pagina no Facebook “É falsa NOTA lida na rádio, que deveria ser comunitária, 88 FM. Não penso ser candidato a prefeito, principalmente rompendo com Ricardinho Ribeiro. Estou bem no grupo e considero a atual administração como uma as melhores, se não a melhor, que o município teve. Atualmente temos obras de norte a sul e de leste a oeste do município e o prefeito tem meu total e irrestrito apoio. Considero a nota lida na rádio uma total falta de assuntos, querendo criar atritos onde só existe união. Para um bom trabalho jornalístico a comunicadora deveria ter procurado apurar a realidade. Uma fonte me disse que a referida rádio recebeu vultosa quantia em dinheiro para vincular a nota. Estou com Ricardinho Ribeiro, pois o trabalho não para”. Escreveu Cidão. 

  • Foto: Divulgação SSP
  • 12 // Ago // 2019
  • 12h02

Cipe Caatinga captura bandido com armas e munições

Francisco Ribeiro da Silva Neto, 22 anos, foi preso no domingo (11), por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, em Chorrochó, na região de Paulo Afonso, com armas e munições. Segundo o comandante da Cipe/Caatinga, major Adriano Souza Dias, uma parte do armamento foi encontrada no veículo que Francisco dirigia e outra em sua residência. "Realizamos muitas ações de patrulhamento nas zonas rurais das cidades que cobrimos e ontem, quando as guarnições faziam esse trabalho, encontramos esse criminoso, com duas armas no carro e o restante do material apreendido escondido em sua casa", contou. Foram apreendidos dois rifles, um calibre 44 e outro 22, uma espingarda e uma garruncha, além de um carregador para armas e munições. Autuado por porte ilegal de arma de uso restrito, Francisco foi apresentado na Delegacia Territorial de Paulo Afonso. 

  • Foto: Divulgação
  • 12 // Ago // 2019
  • 11h12

Livramento: Vereadores e prefeitos participaram de reunião que discute situação da Barragem Luiz Vieira em Rio de Contas

Por iniciativa dos Vereadores de Livramento, Rio de Contas, Dom Basílio e Jussiape na última  quarta-feira (07), foi realizada uma reunião na Câmara de Vereadores de Livramento para tratar dos problemas da barragem Luiz Vieira em Rio de Contas. Segundo noticiários e constatação de uma Comissão da Assembleia Legislativa da Bahia a Barragem corre risco de, inclusive, desmoronamento. Nesta reunião o vereador e Presidente da Câmara de Livramento, Cidão Aracatu e os demais deliberaram por formar uma comissão para conversar com autoridades da área e que seria feita uma reunião com os prefeitos, incluindo Jussiape. No último sábado (10) vereadores, prefeito de Livramento (Ricardinho), Dom Basílio (Roberval), Rio de Contas (Cristiano) e o Presidente da Câmara de Jussiape, representando o prefeito, Dr Éder Jakes se encontraram em uma reunião. De acordo com Cidão Aracatu, ficou acordado que cada Câmara de Vereadores vai fazer uma indicação ao Ministério da Integração Nacional e ao DNOCS solicitando providencias para que a barragem seja consertada no menor período de tempo possível.

  • Foto: Blogbraga
  • 12 // Ago // 2019
  • 10h15

Galos apreendidos em rinha são abatidos após decisão judicial

Galos apreendidos em uma rinha em Luís Eduardo Magalhães, o oeste da Bahia, foram abatidos na tarde de sexta-feira (9). O abate de 90 aves foi feito em uma indústria de processamento de aves, após autorização judicial. Desde o dia 26 de julho, quando foram apreendidos, os galos estavam no antigo pátio da delegacia do município, mas foi solicitado o abatimento por não haver condições de mantê-los no local. Na decisão judicial, o juiz Flávio Ferrari esclareceu que tentou de várias formas evitar o sacrifício dos galos, mas que órgãos de defesa, como Ibama e Secretaria do Meio Ambiente não tinham onde colocar as aves. Conforme o documento judicial, o Ministério Público, que acompanhou o caso, pediu a transferência dos animais para uma comunidade terapêutica da cidade, com o objetivo das aves servirem de alimento para as pessoas atendidas pela instituição. No entanto, um parecer técnico apresentado por um médico veterinário, apontou a impossibilidade dos galos serem utilizados para alimentação, já que eles foram submetidos a stress continuado, traumas, e tratados com procedimentos veterinários inapropriados, devido a ferimentos causadas pelas lutas. Ainda na decisão, o juiz acrescenta que consta no laudo que a carne dos animais não servia para consumo humano, por conta dos hormônios que recebiam. A Justiça disse, também, que não tinha como ser feita a doação dos galos para Ongs, por exemplo, porque todos foram treinados para matar. Inicialmente, o delegado Leonardo Mendes, titular de Luís Eduardo Magalhães, disse que cerca de 200 galos foram apreendidos na ação. No entanto, segundo o delegado Rivaldo Luz, coordenador da Polícia Civil na região, não se sabe o número exato de animais capturados. Rivaldo disse que outros galos apreendidos na ação, que não precisaram ser sacrificados, foram entregues a órgãos de proteção aos animais. O delegado não tinha detalhes de quantas aves deixaram de ser abatidas.

  • Foto: Divulgação
  • 08 // Ago // 2019
  • 19h27

Livramento: Prefeito inaugura nova estrutura da Feira do Gado

Há algum tempo o prefeito Ricardo Ribeiro entregou a nova Feira do Gado de Livramento de Nossa Senhora, diante da necessidade melhorias no local para a comodidade dos comerciantes, frequentadores e dos animais. O gestor e a vice-prefeita Joanina reinauguraram na última terça-feira (06) de agosto de 2019, a nova estrutura da feira com quiosque, banheiros e cobertura para os animais de menor porte, que, a partir dessa data, passa a ser conhecida por Feira do Gado Florindo Silva Leite, mais conhecido por Galego, a família do homenageado, primeira Dama Leila, vereadores estiveram presentes prestigiando o evento.