• Foto: Divulgação
  • 14 // Out // 2022
  • 07h12

O Dia das Crianças em Livramento de Nossa Senhora mais uma vez foi marcado pela distribuição 100% gratuita de sorvetes expressos da Sorveteria Gaúcho e Baianinha

O festival foi realizado no ponto de sorvetes da empresa localizado na praça Coronel Zezinho Tanajura. Durante todo o dia do feriado,  filas enormes de crianças e adultos se formaram e todos puderam saborear o mais tradicional sorvete da cidade. Os proprietários da Sorveteria Gaúcho e Baianinha relataram ao Blog Regional que toda a distribuição gratuita foi feita exclusivamente pela própria empresa, sem nenhum tipo de patrocínio. Além de poder fazer a  alegria da população, os proprietários também são devotos de Nossa Senhora Aparecida e uniram a alegria com demonstração de solidariedade. Durante o evento da quarta-feira (12), foram distribuídos mais de 5.300 (cinco mil e trezentos) copinhos de sorvetes para crianças e adultos. A empresa Gaúcho e Baianinha conta com quatro kioskes em funcionamento na cidade de Livramento de Nossa Senhora: Praça da feira,  Praça do Bom Jesus do Taquari, ao lado do INSS e na Praça Coronel Zezinho Tanajura.

  • Foto: Divulgação
  • 14 // Out // 2022
  • 07h01

Livramento: Isaías Bar promoveu lançamento da cerveja Cabaré em uma noite com show ao vivo e grande público

Na terça-feira (11), véspera do feriado nacional da padroeira do Brasil, o Isaías Bar, localizado no Bairro Estocada em Livramento de Nossa Senhora, promoveu o lançamento da cerveja puro malte Cabaré. Animado pelo show do cantor Lázaro Jacarini, o evento contou com a presença de grande público e foi um sucesso. Já conhecido por ser um ambiente agradável, familiar e aconchegante, pelo variado cardápio e excelente atendimento, o Isaías Bar se tornou um ponto de encontro entre os livramentenses. Visite o Isaías Bar e experimente a cerveja Cabaré, sabor único e extremamente gelada.

  • Reprodução - Redes Sociais
  • 13 // Out // 2022
  • 15h05

Dias das Crianças: Vice-Prefeita de Livramento mantém a tradição de realizar festa para crianças; Ação contou com ajuda de voluntários

A Vice-Prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Sampaio, realizou na quarta-feira (12) uma verdadeira maratona entre os Bairros Benito Gama, Jurema, Rua do Areião e as Comunidades de Amola Faca, Barrinha e Patos, localidades onde realizou, com ajuda de voluntários, celebrações voltadas para o público infantil. A ação solidária já se tornou uma doce tradição no Dia das Crianças e anualmente Joanina interage com os pequeninos enquanto eles se deliciam com o variado cardápio que inclui bolo, cachorro-quente, refrigerante, picolé, salgados e doces diversos. Por meio de suas redes sociais a Vice-Prefeita compartilhou fotos e, em uma delas, escreveu que a festa foi dedicada às crianças, a Padroeira do Brasil - Nossa Senhora Aparecida e de forma especial a sua filha Maria Eduarda (in memorian).

  • Foto: Reprodução
  • 13 // Out // 2022
  • 15h00

Presidente do PT Bahia rebate ACM Neto: 'Teve várias oportunidades de debate e sempre fugiu'

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, rebateu nesta quinta-feira, 13, ACM Neto sobre o debate da TV Aratu. O dirigente estadual destacou que, diferentemente do ex-prefeito de Salvador, Jerônimo Rodrigues esteve em todos os debates no primeiro turno, apresentou todas a suas propostas e projetos para a Bahia continuar avançando. "O povo baiano aprovou as nossas propostas e Jerônimo venceu as eleições em 351 cidades da Bahia, então nossa meta é levá-lo ao maior número de municípios possível para ampliar ainda mais o diálogo com a população com caminhadas, carreatas e comícios", destacou Éden. O presidente do PT baiano disse ainda que ACM Neto "não tem autoridade moral" para criticar o candidato petista.  "O ex-prefeito teve várias oportunidades de debate e sempre fugiu. Só topou na TV em que é sócio. Fugiu de todos os outros convites, então não tem autoridade moral para falar desse assunto. Quando Jerônimo era desconhecido, e nos interessava a participação nos debates, Neto fugiu. Agora que Jerônimo venceu o primeiro turno, está ampliando e vai vencer ainda mais forte o segundo turno, nosso objetivo principal é conversar com o povo, com a sociedade para defender o projeto de Lula e de Jerônimo 13", declarou. O dirigente estadual relembrou ainda que no primeiro turno, quando as pessoas estavam buscando conhecer os candidatos e suas propostas, não houve nenhum movimento da TV Aratu, emissora da família da candidata a vice-governadora de Neto, Ana Coelho, para realizar um debate entre todos os candidatos. "Eles achavam que a eleição estava ganha e depois que eles perderam feio no primeiro turno, a TV da vice de Neto vai fazer debate? Fica evidente que bateu o desespero", concluiu.

  • Foto: Reprodução
  • 13 // Out // 2022
  • 14h00

Eleitor que decidiu na última hora reavalia voto para presidente no 2º turno

Eleitores que só decidiram na última hora seu voto no primeiro turno da eleição presidencial foram às urnas frustrados com a radicalização política dos últimos anos e continuam reavaliando as escolhas que fizeram no último dia 2. É o que sugerem pesquisas qualitativas realizadas pelo Datafolha na segunda (10) e na terça-feira (11) desta semana com dois grupos de eleitores que só definiram o voto para presidente na última semana da campanha do primeiro turno. O objetivo desse tipo de estudo, em que as pessoas discutem suas preferências com ajuda de um moderador, é entender melhor suas escolhas. Os encontros foram realizados remotamente. Participaram 16 eleitores de diferentes regiões do país. Os institutos de pesquisa mostraram que a maioria das pessoas definiu seu voto para presidente desta vez muito mais cedo do que em eleições anteriores, mas um número significativo de eleitores deixou a decisão para as últimas horas. Segundo pesquisa feita pelo Datafolha na semana passada, 7% dos eleitores definiram o voto para presidente somente no dia da votação, 3% decidiram na véspera e outros 4% só fizeram sua escolha na última semana antes da eleição. Analistas que examinaram os números das pesquisas afirmam que a definição tardia do voto e mudanças de última hora podem explicar a discrepância entre as pesquisas de intenção de voto da véspera da eleição e o resultado das urnas. Os relatos dos eleitores confirmam essa hipótese. Alguns dos que cogitavam votar em Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno afirmaram que os abandonaram para votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Todos os eleitores desses grupos se disseram cansados das tensões criadas pelas disputas políticas dos últimos anos e criticaram Lula e Bolsonaro por terem se atacado nos debates da campanha, em vez de apresentarem planos de governo.

 

  • Foto: Reprodução
  • 13 // Out // 2022
  • 13h00

Real Time/TV Record: ACM Neto cresce dez pontos e empata com Jerônimo em primeira pesquisa do 2º turno

Pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, a primeira do segundo turno na Bahia, aponta que o candidato a governador ACM Neto (União Brasil) cresceu dez pontos percentuais e empatou com o adversário Jerônimo Rodrigues (PT). De acordo com o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (13) pela Record TV Itapoan, os dois oponentes estão empatados com 50% dos votos válidos. No cenário estimulado, ACM Neto e Jerônimo empatam em 47%, com 3% de brancos e nulos e outros 3% daqueles que não souberam ou não quiseram responder. No primeiro turno, ACM Neto terminou com mais de 40% dos votos válidos, o que levou a eleição na Bahia para o segundo turno, fato que não acontecia no Estado desde 1994. A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre os dias 10 e 11 de outubro e tem margem de erro de 3 pontos percentuais. A consulta foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00021/2022.

  • Foto: Divulgação
  • 13 // Out // 2022
  • 12h00

Morre terceira pessoa na Bahia com doença causada por infecção no cérebro

Morreu na última terça-feira (11) a terceira pessoa com a doença de Creutzfeldt-Jakob, causada pela infecção Encefalopatia Espongiforme Transmissível Humana na Bahia, este ano. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), um paciente com a doença continua internado e outro caso é investigado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). A paciente que morreu nesta terça estava internada no Hospital Municipal de Salvador. A Sesab não informou as datas dos óbitos dos dois primeiros pacientes. Os casos não têm relação com o consumo de carne contaminada pela Encefalite Espongiforme Bovina – popularmente conhecida como “vaca louca”. A doença, que é degenerativa, não tem uma causa definida. No entanto, uma das variantes da doença de Creutzfeldt-Jakob é causada pelo consumo de carne contaminada pela “vaca louca”. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 90% dos indivíduos infectados morrem em até um ano. Todos os pacientes contaminados com a doença de Creutzfeldt-Jakob na Bahia são residentes de Salvador. A Sesab não detalhou se eles consumiram carne contaminada. 

  • Foto: Divulgação
  • 13 // Out // 2022
  • 10h00

'A parceria entre governo federal e governo estadual é necessária; preciso que a Bahia eleja Jerônimo', afirma Lula

A população de Salvador preparou um grande carnaval para receber o presidente Lula pelo circuito Barra-Ondina da folia soteropolitana. Ao todo, cerca de 200 mil pessoas acompanharam o time de Lula na Bahia, em uma festa política sem precedentes no Estado. Durante a tarde, mais de 100 mil pessoas já seguiam o cortejo. “Obrigado por fazer a maior passeata que a Bahia já viu”, agradeceu Lula. “Estou aqui para agradecer a cada mulher, a cada homem, a cada adolescente que, no dia 2 de outubro, teve a ousadia e a coragem de colocar o meu nome na urna eletrônica.” O candidato à presidência aproveitou para reforçar os pedidos de voto também para o candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT), destacando a importância da parceria entre governos federal e estadual para que mais benefícios cheguem à população. “Eu preciso que vocês elejam Jerônimo o governador da Bahia”, pediu. “Quero repetir a parceria que eu fiz com o companheiro Jaques Wagner, quero repetir a parceria que o PT fez no primeiro mandato do Rui (Costa). A parceria entre governo federal, governo estadual e as prefeituras é necessária para que o povo seja beneficiado.” Lula destacou que a aliança entre as esferas de poder foi quebrada pelo atual presidente, ao qual chamou de “genocida”. “Esse genocida que governa o Brasil, em vez de conversar com os governadores, resolveu brigar com todos. Esse cidadão nunca recebeu um prefeito. Esse cidadão vive fazendo desaforo, sem o menor respeito à sociedade brasileira. Ele não merece governar nada”, afirmou. De acordo com Lula, o presidente Jair Bolsonaro “usa o nome de Deus em vão” ao tentar ganhar votos apelando para a religião. “Fui eu quem fez a lei, em 2003, da liberdade religiosa”, lembrou Lula. “E eu não tiro proveito de religião. Eu respeito todas. Cada um professa a religião que quer e Deus está olhando para todos em igualdade de condições.” O candidato do PT afirma que decidiu voltar a concorrer à presidência por “ter uma causa”. “Eu não precisaria voltar para a política, mas acontece que eu tenho uma causa: não é normal em um país que já foi a sexta maior economia do mundo, em um país que é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, em um país que é o maior produtor de carne do mundo ter gente passando fome, gente comendo osso e gente comendo carcaça de frango”, afirmou. “Quero voltar a provar que, outra vez, um metalúrgico vai acabar com a fome no País. Que outra vez nós vamos colocar pessoas pobres, da periferia, na universidade, nos institutos federais, nas escolas técnicas.” Emocionado, Lula lembrou, neste Dia das Crianças, da fome que se abate sobre a população brasileira e que vitimiza principalmente os menores. “Neste país, há 33 milhões de pessoas que não têm o que comer e eu fico me perguntando: quantas crianças, hoje, almoçaram? Quantas crianças tomaram café da manhã? Quantas crianças vão dormir sem poder tomar um copo de leite? Isso não é normal. Isso não é falta de dinheiro.” Jerônimo ressaltou que o retorno de Lula à presidência representa a volta da esperança ao Brasil. “Hoje, 12 de outubro, é o Dia da Criança, criança que simboliza a esperança, a esperança de um povo. Temos um grande compromisso com o Brasil: nós vamos, em 30 de outubro, passar o Brasil a limpo e dizer ‘volta, Lula, para cuidar do seu povo’. Nós teremos de volta a esperança de um Brasil sem fome, de um Brasil com emprego, de um Brasil que faça a inclusão das mulheres, dos jovens, das crianças, do povo negro. Nós vamos resgatar nossas políticas públicas, trazer a esperança de volta.” O candidato de Lula na Bahia também pediu para que os eleitores sigam levando a mensagem de esperança pelo Estado. “Até 30 de outubro, não baixem as bandeiras, não tirem as sandálias. Vamos continuar buscando cada voto para dar uma resposta concreta ao Brasil. Ao apertar o 13 de Lula e o 13 de Jerônimo, nós estaremos dizendo: ‘nós te amamos, Bahia, nós te amamos, Brasil.”

  • Foto: Beatriz Rêgo - Blog Regional
  • 13 // Out // 2022
  • 09h00

Auxílio Brasil é pago hoje para beneficiários de NIS final 2

A Caixa Econômica Federal paga hoje (13) a parcela de outubro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 2. Esta é a terceira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional. A emenda também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total atendido subiu para 20,65 milhões. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco. Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que uma nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, portaria editada no início de outubro antecipou o pagamento da parcela deste mês, que ocorre entre os dias 11 e 25.

Auxílio Gás
O Auxílio Gás também será pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 2. Com valor de R$ 112 neste mês, o benefício segue o calendário do Auxílio Brasil. Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivalia a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses, foi retomado em agosto com o valor de 100% do preço médio, o que equivale a R$ 112 neste mês. Esse aumento vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso. Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás originalmente tinha orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano, mas a verba subiu para R$ 2,95 bilhões após a promulgação da emenda. Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos
O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas. Podem receber os benefícios extras as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

  • Foto: Divulgação
  • 13 // Out // 2022
  • 08h14

Jerônimo revela motivo de ausência em debate da TV Aratu: 'Parcialidade'

Candidato ao Governo da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues emitiu nesta quinta-feira (13) uma nota em que justifica a sua ausência no debate promovido pela TV Aratu no segundo turno da disputa contra ACM Neto (UB). De acordo com a assessoria, a campanha petista vê indícios de "parcialidade" na emissora, que tem como CEO a candidata a vice-governadora de Neto, Ana Coelho, na chapa adversária, portanto, não vai comparecer no debate marcado para às 11h. No primeiro turno, ACM Neto foi somente para o debate da TV Bahia, emissora da sua própria família. O texto ressalta que a emissora não organizou nenhum debate no primeiro turno, justamente por não atender "naquele momento" ao interesse e estratégia do ex-prefeito de Salvador, e que "qualquer benefício" concedido a Neto irá provar o uso indevido do veículo de comunicação.

Leia na íntegra:

Considerando a aparente parcialidade da TV Aratu que é, fato público e notório, gerida (CEO) pela candidata a  vice-governadora na chapa adversária; Considerando que no primeiro turno a TV Aratu não realizou debate, fato que coadunava com o interesse do candidato a Governador Acm Neto naquele momento; Considerando que a televisão é uma concessão pública que não pode estar a serviço de interesse privados, contra o interesse público e a democracia; O candidato a governador da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues, não irá ao debate pelos motivos explicitados e qualquer benefício dado ao candidato a governador da qual a CEO da TV Aratu é postulante a vice-governadora, poderá ser considerado como abuso dos meios de comunicação e comprovação de parcialidade da concessionária.

  • Foto: Divulgação
  • 11 // Out // 2022
  • 17h00

3 em cada 4 eleitores dizem votar em um candidato para outro não ser eleito presidente

Três em cada quatro eleitores dizem ser grandes as chances de votar em um candidato para que o adversário não ganhe a eleição para a Presidência da República. Os dados são da pesquisa divulgada pelo Instituto IPEC, nesta terça-feira (11). Para 46% do eleitorado brasileiro, é muito alta a probabilidade de votar no ex-presidente Lula (PT) para que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), não seja reeleito. Já a taxa dos que dizem ser alta a probabilidade de votar no atual presidente para evitar uma vitória petista é de 33%. Segundo a pesquisa, entre os que dizem que a probabilidade de votar em Lula é alta, 32% dizem que é muito alta e 14% dizem que é alta. Os que afirmam votar em Bolsonaro 29% dizem que a probabilidade é muito alta e 12% dizem que é alta. A taxa dos que dizem ser muito alta a probabilidade de votar no petista para evitar a vitória de Bolsonaro cresce entre moradores do Nordeste (44%), pessoas com renda familiar de até um salário mínimo (39%), católicos (38%) e pretos e pardos (36%). E o percentual dos que dizem ser muito alta a probabilidade de votar em Bolsonaro para que o ex-presidente não seja eleito é maior entre os mais ricos, com renda familiar de mais de cinco salários mínimos (46%), evangélicos (43%), moradores da região Sul (38%) e pessoas com ensino superior (37%). O IPEC ouviu 2 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro em 130 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o código Nº 02853/2022.

  • Foto: Reprodução
  • 11 // Out // 2022
  • 12h00

Ipec: No 2º turno, Lula tem 51% e Bolsonaro, 42%

Segundo pesquisa do Ipec divulgada na noite de segunda-feira (10), encomendada pela Globo, para o segundo turno o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 42%. Este é o segundo levantamento do instituto após o primeiro turno das eleições. As entrevistas foram feitas entre sábado (8) e segunda-feira (10). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Ainda de acordo com o Ipec, o cenário de segundo turno continua estável. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 55% dos votos válidos, e Bolsonaro, 45%. No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro. Foram entrevistadas 2.000 pessoas, entre sábado (8) e segunda-feira (10), em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.

  • Foto: Tomaz Silva - Agência Brasil
  • 11 // Out // 2022
  • 11h30

Bolsonaro quer ampliar número de ministros no STF; ideia só foi executada na Ditadura

O presidente Jair Bolsonaro (PL) colocou entre as sua prioridades caso seja reeleito, a ampliação de quadro de ministros no Supremo Tribunal Federal (STF). O número saltaria de 11 para 16 ministros.  Somente nos quatro anos iniciais da Ditadura Militar no Brasil, até 1969, o país teve 16 ministros. Foi a única vez na história com essa composição. Segundo Bolsonaro, essa medida seria na sua visão uma forma de reduzir o "ativismo judicial", já que as indicações seriam feitas por ele mesmo. "Já chegou essa proposta para mim e eu falei que só discuto depois das eleições. Eu acho que o Supremo exerce um ativismo judicial que é ruim para o Brasil todo. O próprio Alexandre de Moraes instaura, ignora Ministério Público, ouve, investiga e condena. Nós temos aqui uma pessoa dentro do Supremo que tem todos os sintomas de um ditador. Eu fico imaginando o Alexandre de Moraes na minha cadeira. Como é que estaria o Brasil hoje em dia?", disse o presidente em entrevista à revista Veja. Em entrevista ao UOL, o jurista Walter Maierovitch reitera que uma ação como essa seria empurrar o Brasil para uma forma de "ditadura" novamente, como ocorro hoje em países como a Venezuela e Hungria, onde Nicolás Maduro e Victor Orban reduziram a independência entre os poderes e comandam um regime autoritário. Na sexta-feira (7), Bolsonaro disse que vai precisar da ajuda do Congresso para colocar sua ideia em prática. "Não posso passar [sozinho] para mais cinco [ministros]", iniciou ele. "Se quiser passar, tem que conversar com o Parlamento. Isso se discute depois das eleições. Essa proposta não é de hoje, há muito tempo outros presidentes pensaram em fazer isso daí", disse.

  • Foto: Reprodução
  • 11 // Out // 2022
  • 10h00

Certidão de quitação eleitoral volta a ser emitida

A partir de segunda-feira (10), o eleitor já pode voltar a emitir a certidão que comprova estar quite com as obrigações eleitorais. O documento pode ser emitido pela internet, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais, bem como nos celulares, por meio do aplicativo e-Título. A emissão ficou suspensa na semana posterior ao primeiro turno das eleições, de 3 a 9 de outubro, conforme as normas eleitorais. Isso ocorrerá de 31 de outubro a 7 de novembro, após o segundo turno de votação. Sem estar quite com a Justiça Eleitoral, o eleitor pode ficar impedido de se inscrever em concurso ou de tomar posse em cargo público, por exemplo. Quem já tem emprego público pode ficar sem receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, entre outras vedações. A emissão de passaporte, por exemplo, também exige a regularidade eleitoral, embora não seja necessário apresentar a certidão. Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições passadas ou justificado as ausências. O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio de multas.

  • Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil
  • 11 // Out // 2022
  • 09h00

TRE-BA inicia preparação das urnas eletrônicas para o 2º turno

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) começa a preparação das urnas eletrônicas que serão usadas no 2º turno das eleições, nesta quinta-feira (13). De acordo com o TRE, a primeira etapa será a geração de mídias. Nas 100 primeiras zonas eleitorais do estado, as mídias serão geradas nesta quinta-feira, a partir das 9h. Da 101ª Zona Eleitoral em diante, a geração deverá ocorrer na sexta-feira (14). Ainda segundo o órgão, as novas mídias devem ser geradas, obrigatoriamente, na sede de cada zona eleitoral na capital e no interior. Com isso, está vedada a utilização das mídias do 1º turno. As urnas também deverão permanecer com todos os lacres, com exceção daquele destinado ao compartimento de mídia de resultado, que deverá ser rompido para inserção da nova mídia relativa ao 2º turno e, novamente, lacrado. Ainda segundo o TRE-BA, durante o processo, a verificação dos Sistemas Eleitorais é obrigatória.