Livramento

04 Dezembro 2020 - 10:21

Drº Antônio Cláudio assume novamente a Delegacia de Policia Civil de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia desta sexta-feira (4), a nomeação de Antônio Claudio Pereira de Oliveira, Delegado de Polícia Civil, para o cargo de Delegado Titular da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Livramento de Nossa Senhora/20ª COORPIN. Dr. Antônio Cláudio, era titular da unidade desde 2017. Em outubro de 2020 foi exonerado do cargo sendo nomeado Delegado Titular em Paramirim, substituindo a Delegada Maria Helena Tenório Teixeira que foi nomeada Titular em Livramento. Passado mais de 35 dias como Titular em Paramirim, Dr. Antônio Cláudio assume novamente a Delegacia de Policia Civil de Livramento de Nossa Senhora.

Brumado

04 Dezembro 2020 - 09:20

Brumado: Capitão PM Barcellos é o novo Coordenador do CICOM

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia a nomeação do Capitão PM Felipe Roberto Barcellos de Brito para o cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, da Superintendência de Telecomunicações, dos Centros Regionais Integrados de Comunicação - CICOM, da Secretaria de Segurança Pública, em Brumado. Capitão PM Barcellos, atuou por 3 anos na 46ª CIPM em Livramento de Nossa Senhora, onde prestou diversos serviços relevantes a comunidade. O CICOM era coordenado pela Major Leila Gonçalves que foi nomeada comandante da 2ª CIPRv-Brumado.

Paramirim

04 Dezembro 2020 - 08:13

46ª CIPM lança operação Fim de Ano em Paz no município de Paramirim

Foto: Divulgação/Policia Militar/46ª CIPM

Na manhã de quinta-feira (3), a 46ª CIPM deu continuidade ao lançamento da Operação ”Fim de Ano em Paz”, no município de Paramirim, onde estiveram presentes autoridades públicas e representações do comércio dos municípios que abrangem o 4º Pelotão: Paramirim, Érico Cardoso, Caturama, Rio do Pires e Botuporã. A Operação “Fim de Ano em Paz” se pauta na ação do policiamento ostensivo, na prevenção e combate às ações delituosas como: furtos e roubos a pessoas e veículos, extorsões, arrombamentos e vias de fato, os quais, comprovadamente costumam acontecer ao final de ano, quando há uma maior circulação de pessoas, de bens vendidos e comprados, de serviços  e de dinheiro na área comercial dos municípios.

46ª CIPM lança operação Fim de Ano em Paz no município de Paramirim

Foto: Divulgação/Policia Militar/46ª CIPM

Entre os motivos que ensejam esse momento de maior preocupação com o policiamento na área comercial estão: a visitação de pessoas aos seus familiares no fim de ano, o recebimento do 13º salário e a euforia de pessoas durante as compras que as transformam em vulneráveis e desatentas, tornando-as possíveis vítimas desses delitos. A partir da segunda semana de dezembro até o dia 31/12, o policiamento da 46ª CIPM será fortalecido com patrulhamento em viaturas e motocicletas, além do policiamento a pé, principalmente nos dias de maior movimento comercial e feiras livres, onde em alguns municípios acontecem as segundas-feiras e sextas-feiras, sendo a maioria aos sábados.

Covid-19

03 Dezembro 2020 - 23:07

Governo do Estado proíbe shows e festas independentemente do número de participantes

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional/Arquivo

A realização de shows e festas está suspensa em toda a Bahia. A decisão, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (4), faz parte do decreto nº 19.586. Conforme a publicação, ficam proibidos os “shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes”. O decreto tem validade até 17 de dezembro, com indicativo de renovação. Na última quarta-feira (2), o Governo do Estado já havia prorrogado o decreto, que também suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e proíbe eventos e atividades com presença de público superior a 200 pessoas. Nesta quinta, o governador da Bahia, Rui Costa, disse que não permitiria realização de festas no estado, incluindo eventos de réveillon, entre os meses de dezembro e janeiro, por causa da pandemia da Covid-19. O governador disse ainda que solicitou à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) que monitore as redes sociais de estabelecimentos no estado, para que fiquem cientes se há previsão para realização de festas ou não. "Passei hoje para o secretário de Saúde e vou pedir agora para o secretário de Segurança que faça o monitoramento das redes sociais para qualquer bar, qualquer barraca, qualquer estabelecimento comercial que esteja chamando para festa, nos meses de dezembro e janeiro", disse Rui Costa. O governador ainda afirmou que solicitou atuação da polícia para garantir o cumprimento do decreto. "Que a polícia atue preventivamente, faça a notificação desse ente comercial avisando que não será permitido, e que a polícia fará o bloqueio de entrada desses estabelecimentos. Nós não permitiremos festa em nenhuma quantidade de público", enfatizou. Rui Costa explicou que o decreto que permite a realização de eventos com até 200 pessoas não inclui eventos festivos.

Acidente

03 Dezembro 2020 - 20:02

Livramento: Caminhonete perde freio e atinge motocicleta próximo ao Bairro Beira Rio

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Uma pessoa ficou ferida na tarde desta quinta-feira (3), após uma Caminhonete D20, perder o freio e colidir contra uma motocicleta que seguia sentido centro de Livramento. O acidente ocorreu em uma estrada vicinal ao lado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, próximo ao Bairro Beira Rio. Após a colisão o veiculo acabou derrubando uma cerca e invadindo uma propriedade rural.

Livramento: Caminhonete perde freio e atinge motocicleta próximo ao Bairro Beira Rio

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

A motocicleta ficou completamente destruída. A Policia Militar foi acionada bem como o SAMU192 que prestou socorro ao motociclista, encaminhando para Unidade de Pronto Atendimento Marilton Tanajura Matias – UPA 24H. O estado de saúde da vítima não foi divulgado.

Covid-19

03 Dezembro 2020 - 12:05

Guanambi: Criança de cinco anos morre vítima da Covid-19

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Nesta quarta-feira (02), a Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi confirmou o óbito de uma criança de cinco anos, ocorrido no último sábado (28), em decorrência da Covid-19. A criança era portadora de comorbidades: neuropatia, Anóxia Perinatal e Paralisa Cerebral. Segundo a nota de pesar da secretaria, a criança foi admitida no Hospital Geral de Guanambi no dia 23 de novembro, com suspeita da Covid-19. Dois dias depois, conseguiu transferência para uma UTI pediátrica no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, onde faleceu no último sábado. O exame laboratorial já havia sido coletada no momento da admissão do paciente no HGG, no entanto, o resultado do exame só foi oficializado nove dias depois.

Covid-19

03 Dezembro 2020 - 11:51

Secretário de Saúde do Estado diz que Bahia vive 2ª onda de contaminações da Covid-19

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, avaliou o cenário em decorrência da Covid-19 e considerou que, devido aos números crescentes de casos ativos e aumento da taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva, a Bahia vive uma segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus.  Ele frisou ainda  não ter dúvidas de que a Bahia já enfrenta uma segunda onda e que o governo do estado está tomando novas providências para conter o avanço da doença em território baiano: reforçar a mensagem de que  pandemia não acabou e que precisamos manter medidas de prevenção; ampliar a testagem RT-PCR em todos os municípios; manter a proibição de eventos, incluindo festas de réveillon; e ampliar a oferta de leitos de UTI.  Nesta quarta, o estado alcançou a marca de 11.771 casos ativos da Covid-19, o maior número desde 29 de agosto, e 71% de ocupação dos leitos de UTI reservados para o tratamento da doença, percentual mais alto desde 3 de agosto.

Educação

03 Dezembro 2020 - 11:36

Começa nesta quinta-feira (3) a matrícula para o Programa Universidade para Todos

Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) inicia, nesta quinta-feira (3) e prossegue até a próxima segunda-feira (7), a matrícula para os selecionados no Programa Universidade para Todos (UPT). O UPT é desenvolvido em parceria com as universidades Uneb, Uesc, Uesb, Uefs e UFRB, com o objetivo de contribuir para o ingresso dos estudantes no Ensino Superior. A matrícula será feita exclusivamente on-line, em plataforma específica adotada por cada universidade parceira. O passo a passo para o processo em cada universidade está disponível no Portal da Educação. Esse ano foram ofertadas 12.105 vagas, totalizando 17.232 inscritos, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. No ato da matrícula on-line, o candidato contemplado preencherá uma ficha contendo informações pessoais e escolares, um termo de compromisso atestando a veracidade das informações e cadastrará uma senha pessoal e intransferível. No retorno às atividades na modalidade híbrida (tempo casa/tempo escola), o estudante irá fazer a comprovação com a apresentação dos documentos, constantes no Edital SEC/CEPEE 011/2020. As atividades do UPT intensivo estão estruturadas para serem desenvolvidas, com 6h diárias de estudo, com atividades regulares e complementares, utilizando de recursos digitais e/ou tecnologias de informação e comunicação como plataformas digitais, vídeoaulas, aulas on-line ao vivo, lives semanais, com conteúdos preparatórios, concurso de redação, simulados, aulões virtuais interdisciplinares, repositório de aulas e trilhas de aprendizagem. Os estudantes serão acompanhados e monitorados diariamente, para assegurar o engajamento na realização das atividades propostas para o fortalecimento da aprendizagem. Havendo a possibilidade de retomada presencial, as atividades nos municípios e nos polos de funcionamento, conforme anexo II do edital, passarão a ser ofertadas na modalidade híbrida (tempo casa/tempo escola). Assim como ocorre no formato presencial, na primeira semana acontecem as aulas inaugurais, que esse ano será de 08 a 11 de dezembro, oportunidade para o acolhimento dos cursistas e apresentação da metodologia das atividades do Programa. Além disso, serão promovidas palestras e rodas de conversas com apresentação das políticas de assistência e permanência estudantil, depoimentos e vivências de cursistas egressos e professores sobre a experiência do Ensino Superior, dentre outros temas.

Bahia

03 Dezembro 2020 - 11:31

 Polícia Civil recebe viaturas com nova identidade visual

Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

O investimento do Governo do Estado na área da Segurança Pública resultou em um novo incremento na frota de viaturas da Polícia Civil. Na manhã desta quinta-feira (3), no pátio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o governador Rui Costa entregou 62 veículos que serão utilizados pelos policiais civis distribuídos entre 40 municípios baianos. Esta é a primeira entrega de um lote de 284 viaturas adquiridas pela gestão estadual e que representa um investimento de R$ 14,5 milhões. Com nova padronização na cor preta, seguindo norma nacional, as novas viaturas foram entregues na data que marca as celebrações pelo dia do delegado, comemorado em 3 de dezembro. “Primeiramente, quero agradecer aos policiais pelo empenho e dedicação ao trabalho realizado na Bahia. Eu gostaria de estar governando em um momento de crescimento econômico mas, mesmo com todos os desafios, estamos superando as dificuldades e garantindo um investimento significativo na área da Segurança Pública, equipando e reestruturando as unidades físicas das Polícias, entregando novas viaturas e oferecendo mais qualidade ao trabalho dos policiais. Tudo isso reflete no reforço do combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas no estado”, destacou o governador. Rui também ressaltou o apoio da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) para garantir mais agilidade na recuperação das estruturas físicas das delegacias baianas. “Com o apoio da Saeb, o nosso objetivo é agilizar os processos de licitação para a melhoria da infraestrutura nas delegacias. Daremos melhores condições de trabalho aos delegados e agentes”, explicou. Inicialmente, foram beneficiadas com as novas viaturas as unidades operacionais e especializadas. A previsão é de que até o final deste mês de dezembro seja concluída a entrega dos outras 229 equipamentos. Os veículos entregues nesta quinta-feira foram 40 modelos Nissan, 11 Spin e 11 Gol. Segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, as ações para equipar as unidades terão continuidade. “A intenção é cuidar e cada vez melhor das nossas Polícias, que têm o dever de prover a segurança pública e têm se dedicado muito para diminuir os índices de criminalidade no nosso estado”, afirmou. O evento de entrega também contou com as presenças do comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, e do Delegado Geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho. As viaturas foram distribuídas da seguinte forma: 20 para Salvador, três para Feira de Santana, duas para Jequié e uma para cada municípios a seguir: Abaré, Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brumado, Canavieiras, Curaçá, Eunápolis, Glória, Guanambi, Iguaí, Ilhéus, Ipecaetá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Macururé, Morpará, Paulo Afonso, Rafael Jambeiro, Remanso, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e Xique-Xique.

Brumado

Portal A Tarde

03 Dezembro 2020 - 08:50

PM lotado na 46ª CIPM é agredido após injúria racial em Brumado

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Um policial militar foi agredido após uma injúria racial durante uma abordagem após uma briga, na Praça Coronel Zeca Leite, no centro da cidade de Brumado, Sudoeste da Bahia. O caso aconteceu na madrugada da última segunda-feira, 30. De acordo com o suspeito de agressão, o PM, lotado na 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, teria lhe chamado de negro de maneira pejorativa. As informações são do Achei Sudoeste. Após o fato, o homem acionou a polícia e o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para que outra viatura atendesse à ocorrência. Ainda de acordo com o site, a dupla foi encaminhada para Delegacia de Polícia Civil de Brumado, onde prestaram depoimento para o delegado plantonista. Em contato com o Portal A TARDE, a Polícia Civil declarou que um inquérito foi instaurado para investigar injúria racial e as agressões. A unidade expediu guia de lesão corporal e os envolvidos foram ouvidos.

Educação

03 Dezembro 2020 - 08:17

Livramento: Estudantes são premiados em Feira Científica e conquistam credenciais para eventos fora do país

Foto: Divulgação

Os estudantes da rede estadual de ensino estão tendo cada vez mais destaque nas feiras científicas nacionais e internacionais. Dois projetos, desenvolvidos por estudantes de Salvador e Livramento de Nossa Senhora, foram premiados na 16ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), que aconteceu no período de 24 a 28 de novembro, em Recife, Pernambuco. Com isto, foram credenciados a representar a Bahia e o país em eventos internacionais. As estudantes Julya Pires da Silva, Tainá Larissa Nascimento, ambas com 17 anos, 3º ano, do Colégio Estadual João Vilas Boas, localizado em Livramento de Nossa Senhora, conquistaram o primeiro lugar na área de Meio Ambiente e o credenciamento para participar da MILSET Expo-Sciences Asia, que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2022. Elas são autoras do projeto “Lima-da-pérsia como solução alternativa e natural para a desinfecção da água”, orientado pela professora Ana Paula da Rocha. O projeto também será apresentado durante a Feira Científica-Tecnológica Mariscal Estigarribia (FECIMAR), que acontecerá em 2021, no Paraguai. Para Julya, este reconhecimento é gratificante. “Estamos muito felizes com esta conquista, pois realmente queríamos criar uma solução eficaz e de baixo custo e isso é fruto de muito estudo e dedicação. Tivemos a oportunidade de apresentar o projeto em outro estado e isso é muito bom. Agradeço a todos que nos ajudaram para participar da feira”, disse, entusiasmada.

Luto

03 Dezembro 2020 - 07:56

Luto em Livramento: Morre Juraci dos Correios aos 63 anos

Foto: Reprodução/Rede Sociais

Morreu na madrugada desta quinta-feira (03), Juraci Miranda dos Santos, "Juraci dos Correios", 63 anos. Segundo informações apuradas pelo Blog Regional, Juraci sofreu infarto devido complicações do diabetes, ele estava em sua residência na comunidade de Itaguaçu, zona rural de Livramento quando passou mal, foi socorrido por uma equipe do SAMU192 porém não resistiu e foi a óbito. Juraci era servidor dos Correios de Livramento a mais de 37 anos, já estava aposentado, porém continuava na ativa. Por conta da pandemia do Coronavírus e por ser de grupo de risco devido à idade e comorbidades, o mesmo estava afastado de suas atividades. O velório acontecerá em sua residência na Comunidade de Itaguaçu a partir das 9hs da manhã. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do Blog Regional.

Brumado

02 Dezembro 2020 - 22:18

Brumado: 20ª Coorpin receberá nova viatura do Governo do Estado nesta quinta-feira (3)

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Um lote de 62 viaturas novas serão entregues à Polícia Civil nesta quinta-feira (3). Marcado para às 10hs, na sede da Secretaria de Segurança Pública, o ato terá a presença do governador Rui Costa e dá inicio a uma renovação da frota que prevê a chegada de mais 222 unidades. Os novos equipamentos vão substituir veículos antigos. Serão 20 veículos para Salvador, três para Feira de Santana, dois para Jequié e um para Abaré, Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brumado, Canavieiras, Curaçá, Eunápolis, Glória, Guanambi, Iguaí, Ilhéus, Ipecaetá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Macururé, Morpará, Paulo Afonso, Rafael Jambeiro, Remanso, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e Xique-Xique.

Luto

02 Dezembro 2020 - 22:00

Humorista Rodela morre vítima de Covid-19, aos 66 anos, em SP

Foto: Lourival Ribeiro/SBT

O humorista Luiz Carlos Ribeiro, conhecido popularmente como Rodela, morreu nesta quarta-feira (2) em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do SBT. Ele estava internado havia duas semanas no Hospital Geral de Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a assessoria da emissora, o diagnóstico para Covid-19 foi confirmado na terça-feira (1). "É com pesar que o SBT lamenta o falecimento do humorista Luiz Carlos Ribeiro, mais conhecido como Rodela, nesta quarta-feira, 02 de dezembro. Nesta terça-feira, 01, foi confirmado seu diagnóstico para Covid-19. No início desta noite, foi submetido a hemodiálise e sofreu paradas cardíacas, vindo a falecer [...] O SBT presta solidariedade e deseja que Deus conforte sua família", diz a nota.

Covid-19

02 Dezembro 2020 - 21:17

Livramento confirma o 7° óbito por Coronavírus

Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Por meio de Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (02), a Secretaria Municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora confirmou o 7° óbito por Coronavírus. São atualmente 719 casos confirmados de Covid-19, sendo 07 óbitos. São 151 casos suspeitos monitorados, 41 em tratamento e 667 curados. No total são 3.134 casos notificados.