• Foto: Divulgação
  • 29 // Jul // 2022
  • 19h00

Bahia é quinto estado com maior número de queimadas em 2022

Segundo a medição do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Bahia ocupa o quinto lugar no ranking nacional do número de queimadas no Cerrado e Amazônia em 2022, com um acúmulo total de mais de 2 mil focos entre 1º janeiro e 20 julho. A plataforma indicou que, no Brasil, foram registrados 15.121 e 9.556 focos de queimadas no Cerrado e na Amazônia. Em comparação com o ano passado,  o levantamento havia indicado 4.252 e 2.023 focos nos biomas. Os dados indicam que a região conhecida como Matopiba, acrônimo para os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, destaca-se entre as que mais estão queimando os seus ecossistemas. O Cerrado, vegetação predominante nessas áreas, tem sido alvo da monocultura de grãos, a exemplo da soja, entre outras atividades agropecuárias. Entre os dez estados com mais focos de queimadas detectados pelos satélites do Inpe, desde janeiro, estão o Mato Grosso, com 7.859; Tocantins, com 3.920; Maranhão, com 3.170; Minas Gerais, com 2.039; Bahia, com 2.001; Pará, com 1.777; Goiás, com 1.567; Mato Grosso do Sul, com 1.394; Piauí, com 927; e São Paulo, com 761.

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Jul // 2022
  • 16h00

'Lugar de chorar é no pé do Cabloco', diz Rui sobre pedido para Jerônimo desistir de candidatura

O governador Rui Costa (PT) condenou, nesta sexta-feira (29), a divulgação de informações, consideradas por ele como “plantadas” pelos adversários na imprensa, sobre um suposto pedido de retirada da candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) a governador da Bahia, em troca do apoio do União Brasil, partido do ex-prefeito de Salvador, ao presidente Lula (PT) nas eleições presidenciais.  “O desespero é tanto que não quer nem disputar a eleição [na Bahia]. Quer ganhar a corrida de 100 metros sozinho. Para de desespero, lugar de chorar é no pé do Cabloco, no Campo Grande”, afirmou Rui, durante entrevista à Rádio Sucesso FM de Camaçari.  Para o governador, o ex-prefeito já deve começar a se conformar com a derrota em outubro próximo. “Ele sabe que iremos vencer as eleições, porque o povo está cansado da bagunça que fizeram com o Brasil. O partido dele [União Brasil] votou tudo que [o presidente] Bolsonaro quis. O povo quer a volta do Lula, quer alguém que invista em saúde, educação, alguém que cuide da vida das pessoas”, defendeu Rui.

  • Foto: Reprodução
  • 29 // Jul // 2022
  • 15h00

Homem suspeito de estuprar filha é preso na Bahia

Um homem de 32 anos,  suspeito de estuprar a própria filha na cidade de Barra, no oeste da Bahia, foi preso na quinta-feira (28). Segundo informações da Polícia Civil, o possível autor já está respondendo a um inquérito e teve o mandado de prisão temporária cumprido. Informações divulgadas pela TV Bahia dão conta de que a mãe da garota de 11 anos foi a responsável pela denúncia. Ela percebeu que a criança mudou de comportamento e se recusava a passar o final de semana com o pai. O suspeito atuava como vigilante e também como técnico de computadores.

  • Foto: Valter Campanato - Agência Brasil
  • 29 // Jul // 2022
  • 11h00

Atuação da Força Nacional traz segurança a terras indígenas

Com atuação em âmbito nacional, a Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação entre diversas organizações que atende à preservação da ordem pública, à segurança e também atua em calamidades. Subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Força Nacional pode ser empregada em diversas operações. Os exemplos mais recentes são as operações de busca pelo jornalista Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Pereira na Amazônia, ações em terras indígenas das regiões Norte e Centro-Oeste e o combate à violência urbana em alguns estados. “Todos os dias tínhamos um contingente de cerca de 250 homens empenhados nas buscas [por Bruno e Dom Phillips]”, informou o diretor da Força Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, em entrevista ao programa A Voz do Brasil. Segundo o diretor, a presença da Força Nacional em terras indígenas traz tranquilidade e segurança para os habitantes locais. Ele disse que a Força Nacional usa conhecimentos militares e inteligência especializada para prestar serviços de apoio às comunidades. Gaia informou, ainda, que a Força Nacional conta com equipamentos modernos e eficazes para as ações de segurança. “Hoje a Força Nacional utiliza o que se tem de melhor nas polícias militares do Brasil, inclusive do Exército”, complementou.

  • Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil
  • 29 // Jul // 2022
  • 10h00

Defesa de Jair Bolsonaro se manifesta sobre ações no TSE

A defesa do presidente Jair Bolsonaro, candidato do PL à reeleição, apresentou na quinta-feira (28) manifestação nas representações feitas por partidos de oposição no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A questão envolve reunião realizada no Palácio da Alvorada, no dia 18 de julho, com representantes de embaixadas.  Nas representações, o PDT , PT  e a Rede alegaram que houve disseminação de desinformação, propaganda eleitoral antecipada e utilização indevida de meio de comunicação durante o evento.  Na petição, a defesa pediu o arquivamento das ações e disse que as falas do presidente foram feitas na forma de manifestação de "opinião política própria inerente ao debate de ideias". "O que se tem nos autos é a exposição de críticas, ainda que duras e enfáticas, do presidente da República em relação a algumas fragilidades que, segundo pensa, existem no sistema eletrônico de votação atualmente vigente no País. De fato, a exposição de posicionamentos políticos individuais – que obviamente inclui críticas a posições diversas – configura manifestação de opinião política própria inerente ao debate de ideias, jamais indicando a suposta existência de propaganda eleitoral negativa", argumentou a defesa.  Os advogados também negaram a ocorrência de propaganda eleitoral antecipada. "Na realidade, essa representação apresenta-se como uma tentativa de, desde já, judicializar as eleições presidenciais que se avizinham, o que deve ser prontamente rechaçado por esse TSE, sob pena de o pleito sair de seu lugar constitucional – sufrágio popular – e encaminhar-se para a Corte, o que não pode ser permitido", concluiu a defesa. 

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Jul // 2022
  • 09h00

PSOL vai lançar ao menos 22 candidaturas indígenas

Na tentativa de levar maior pluralidade ao Congresso, o PSOL vai apostar este ano em ao menos 22 candidaturas indígenas. Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, eis a deputado estadual ou distrital, cinco a federal, dois a senador e dois a governador (Amazonas e Tocantins). O número, entretanto, pode ser ainda maior após a oficialização dos nomes que vão disputar o pleito. Nos dias 23 e 24 de julho, um seminário da sigla aprovou um documento para pressionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a incluir os indígenas no sistema de cotas partidárias e de financiamento, que hoje já existe para pessoas negras. Entre as pré-candidaturas mais fortes está a de Sônia Guajajara, candidata a vice-presidente em 2018 e que agora tenta uma vaga na Câmara Federal.

  • Foto: Reprodução - Corpo De Bombeiros
  • 29 // Jul // 2022
  • 00h01

Imagem de Nossa Senhora Aparecida fica intacta após carreta pegar fogo

Uma carreta carregada com fardos de algodão pegou fogo, na manhã de quinta-feira (28), na Rodovia Federal 267, em Bataguassu (MS). Apesar das chamas terem consumido a parte de carga do veículo, um painel de Nossa Senhora Aparecida, que estava acoplado na carroceria, ficou intacto. O chamado cavalo mecânico, onde fica a cabine, rodas e motor do veículo, que estavam diante do painel da padroeira do Brasil, também não foi afetado pelo fogo. O motorista não se feriu. Conforme o Corpo de Bombeiros da cidade, foram utilizados cerca de 600 mil litros de água para conter as chamas.Vários caminhões pipas de diversas empresas da região auxiliaram no combate às chamas. Também foram utilizados maquinários para remover a carga que estava obstruindo parte da rodovia. A causa do incêndio ainda não foi identificada. Segundo informações dos Bombeiros, o trânsito no local ficou lento por várias horas, mas já foi normalizado.

  • Foto: Reprodução - Corpo De Bombeiros
  • 29 // Jul // 2022
  • 00h01

  • Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil
  • 28 // Jul // 2022
  • 19h00

MPT decreta sigilo em investigação contra ex-presidente da Caixa por assédio

O Ministério Público do Trabalho (MPT) colocou, nesta quarta-feira (27), em sigilo a investigação sobre as denúncias de assédio sexual e moral supostamente praticados pelo ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. A decisão foi tomada pelo procurador titular do 14º Ofício, Paulo Neto. As informações são do portal Metrópoles. “Com fundamento no Art. 7º, § 5º, da Resolução n. 69, de 12 de dezembro de 2007, do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho, para fins do interesse público, decreto o sigilo das informações e documentos apresentados pelos denunciados, dos depoimentos das testemunhas e de documentos apresentados pela polícia ou pelos órgãos de fiscalização, considerando que a publicidade de tais elementos de prova pode acarretar prejuízo à investigação”, escreveu o magistrado. Na terça-feira (26), o MPT transformou em inquérito civil a investigação preliminar aberta contra Guimarães. No despacho, o procurador considerou, inicialmente, que a denúncia “configura infringência à ordem jurídico-trabalhista e aos direitos coletivos dos trabalhadores”.

  • Foto: Reprodução
  • 28 // Jul // 2022
  • 18h00

União Brasil quer que Jerônimo retire a candidatura para Bivar desistir da Presidência, afirma coluna

O União Brasil, partido que tem como secretário-geral ACM Neto, pré-candidato ao governo da Bahia, quer que o PT retire a candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo do Estado para que Luciano Bivar (UB) desista de disputar à Presidência da República. Neste cenário, o PT declararia apoio a ACM Neto na eleição estadual. A informação é da coluna de Guilherme Amado, para o Metrópoles. Caso a estratégia seja oficializada, Bivar ganharia a vaga de senador na chapa de Danilo Cabral (PSB), em Pernambuco, e o União Brasil apoiaria a candidatura de Fernando Haddad (PT) no pleito ao governo de São Paulo. A sigla indicaria o vice do petista, caso a composição fosse fechada. Após a proposta do União Brasil, o PT deu um passo atrás nas negociações com a sigla. Entretanto, o Partido dos Trabalhadores ainda teria interesse de ter o União Brasil apoiando Haddad para enfraquecer o governador e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB).

  • Foto: Reprodução - redes sociais
  • 28 // Jul // 2022
  • 17h30

Ciro Gomes diz que sentiu “dor de cotovelo” após Anitta declarar apoio a Lula

O pré-candidato ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes (PDT), comentou sobre o apoio da cantora Anitta à campanha do ex-presidente Lula (PT). O ex-governador do Ceará afirmou em entrevista à Globonews nesta quarta-feira (28), que sentiu uma “dor de cotovelo” e disse que queria que a artista apoiasse ele na corrida presidencial. “A periferia está produzindo música absolutamente extraordinária que eu conheço e gosto. A ‘quebrada’ está acontecendo. Eu sou fã da Anitta, ela expressa isso. Uma menina extraordinariamente talentosa, que vem da quebrada, da periferia e explode para o mundo admirar”, declarou o candidato. Ciro ainda brincou sobre o apoio da cantora ao ex-presidente petista na corrida presidencial, o ex-ministro acredita que ela foi pressionada a apoiar o PT. “Pouco me importa… aliás, importa porque eu queria o voto dela para mim, ficou uma dor de cotovelo [...] Caíram de pau em cima dela e para se livrar dessa pressão fascista, que a turma do PT esculhamba o fascismo do Bolsonaro, mas é uma ‘fascistadazinha’ pra valer. Partiram para cima e as pessoas estão se rendendo, só para não serem canceladas na internet. Uma pena, mas ela tem direito”, acrescentou o pedetista.

  • Foto: Reprodução
  • 28 // Jul // 2022
  • 15h59

Planilha na Funai separa servidores entre os que são contra e apoiadores do governo Bolsonaro

Uma planilha produzida por uma servidora bolsonarista da Fundação Nacional do Índio (Funai), obtida com exclusividade pela Agência Pública, mostra uma separação entre funcionários que eram críticos e os que apoiavam o governo Bolsonaro. Os servidores avaliados ocupavam cargos de direção no órgão, e passaram a ser remanejados a partir da definição ideológica que constava na planilha elaborada em Excel. O documento foi elaborado por Adriana Ariadne Albuquerque Marques, em setembro de 2019, dois meses após a nomeação do delegado da Polícia Federal para presidência da Funai, Marcelo Xavier. Desde que assumiu o órgão, tem aumentado a presença de militares. Segundo o levantamento “Fundação Anti-Indígena: um retrato da Funai sob o governo Bolsonaro”, divulgado no mês passado pela INA (Indigenistas Associados) e pelo INESC (Instituto de Estudos Socioeconômicos), desde a gestão passada, tem se intensificado a "“perseguição a servidores de carreira e a sua substituição por profissionais sem experiência alguma com a política indígena". Na planilha são listados 39 nomes dos chefes das CRs nos Estados, e cada um é separado como a favor ou contra o atual governo. Um grupo de 11 servidores têm o nome grifado em vermelho e a legenda "Retirar com Urgência da CR". Neste período, oito dos 11 listados foram substituídos nos meses seguintes ao arquivo. Nas redes sociais, Adriana Marques debochou do desaparecimento do indigienista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips nas redes sociais, assassinados na terra indígena do Vale do Javari, chamando a dupla de "Debi & Lóide". No mesmo dia, ironizou com um post perguntando "Onde está Wally". Procurada, a servidora negou ter conhecimento sobre a planilha e afirmou que já deixou o cargo na Funai. Na terça-feira (26), a Funai respondeu, em nota, que “os cargos em comissão e as funções de confiança são de livre nomeação e exoneração por parte do gestor, e devem atender às exigências do Decreto nº 9.727, de 15 de março de 2019, que regulamenta critérios, perfil profissional e procedimentos gerais a serem observados para a ocupação dos cargos de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) e as Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE)”. A nota da Funai não cita a planilha questionada pela Pública. O órgão escreveu ainda que “o cargo de Coordenador Regional é um cargo de Direção e Assessoramento Superior de nível 3, no qual, segundo o Decreto nº 9.727/2019, o indicado deve possuir idoneidade moral e reputação ilibada;  perfil profissional compatível com o cargo, não enquadramento nas hipóteses de inelegibilidade, bem como um dos requisitos do artigo 3º e 4º da referida norma”. “Observado o disposto no Decreto nº 9.727/2019, a escolha final do postulante é ato discricionário da autoridade responsável pela nomeação ou pela designação, que tem como fundamentos a experiência profissional, a qualificação técnica e a confiança, amparado no princípio da Supremacia do Interesse Público. Por fim, no que tange à exoneração de ocupantes de cargo em comissão, a Funai esclarece que a decisão é livre de motivação, pois os motivos são as razões de fato e de direito que justificam a prática do ato administrativo, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).”

  • Foto: Reprodução - Correio 24 horas
  • 28 // Jul // 2022
  • 11h01

Diretor de Hospital é exonerado após entrega de rim em saco plástico à família de paciente

O diretor do Hospital Geral Menandro de Faria, Ramon Nelson Bezerra de Lima Souza, foi exonerado do cargo, nesta quarta-feira (27). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, com assinatura do governador Rui Costa (PT). A mudança acontece após o caso do paciente Jeferson Bispo, que teve rim colocado em saco plástico e entregue para família no último sábado (23), para ser levado para biópsia. Para substituir Ramon Souza, de acordo com publicação, Vicente Miranda Borges assume o cargo provisoriamente. Ele já acumula outra diretoria da unidade. Questionada sobre a exoneração e a relação com o caso, a Secretaria de Saúde do estado informou que “a mudança na diretoria do Hospital Menandro de Faria foi uma decisão a fim de aperfeiçoar a assistência na unidade”. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reconheceu que houve falha no fluxo de atendimento e afirmou que a função já está sendo corrigida. “O material foi entregue novamente ao hospital, que providenciará a biópsia. Foi aberta apuração para identificação e correção do fluxo com reforço de treinamento da equipe”. O estado de saúde de Jeferson é estável, embora esteja na UTI em observação, de acordo com novo pronunciamento do advogado da família, Ronicleiton Martins. Ele também reforça que ouviu dos profissionais de saúde do Menandro de Faria que o procedimento de saúde realizado em Jeferson era padrão. Ou seja, após a retirada de um órgão do corpo, deveria ser realizada a biópsia.

  • Foto: Reprodução
  • 28 // Jul // 2022
  • 09h00

Salvador deve ser uma das próximas cidades a receber sinal 5G, diz Anatel

As cidades de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia devem ser as próximas a receberem sinal de internet 5G puro, oferecido na faixa de 3,5 gigahertz, de acordo com informações divulgadas pela Agência Nacional de Telecomunicações nesta quarta-feira (27). Brasília foi a primeira cidade a contar com a nova geração da internet. O sinal será ativado em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre nesta sexta-feira (29). “São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Salvador são capitais em que a EAF [entidade administradora de faixa] está trabalhando, mas até o momento ela não adiantou nada sobre data”, afirmou o conselheiro da Anatel Moisés Moreira. 

  • Foto: Tânia Rêgo - Agência Brasil
  • 28 // Jul // 2022
  • 08h01

Censo Demográfico 2022 começa no dia 1º de agosto em todo o país

O Censo Demográfico 2022 começa na próxima segunda-feira (1º/agosto) e, pelos próximos três meses, milhares de recenseadores irão visitar todos os domicílios, em todos os municípios do país, para atualizar o mais amplo, detalhado e preciso retrato de quantos somos, onde estamos e como vivemos. Assim como no Censo de 2010, também no Censo 2022 os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário via internet. Após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online. Para evitar que o morador se esqueça de responder e o e-ticket perca a validade, inicia-se o procedimento padrão, como explica Andrea Salvador, coordenadora do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador do IBGE. “No segundo dia, vai haver um disparo por SMS e e-mail para a pessoa. No quarto dia, nós vamos ligar e verificar por que a pessoa não começou a preencher ou, caso ela tenha começado, por que ela não continuou, se houve alguma dúvida ou se ela perdeu o e-ticket”. Se o informante mantiver sua escolha pelo preenchimento via internet, o CAC tentará o contato uma última vez no sexto dia. Se o prazo de sete dias expirar e o questionário permanecer sem resposta, o domicílio retorna aos aparelhos dos recenseadores para que possa ser realizada uma entrevista presencial. Outra novidade do Censo 2022 será a possibilidade de preenchimento por telefone, processo pelo qual o CAC também é responsável. Após a visita para o cadastramento do endereço e de pelo menos um contato com o morador, ele poderá escolher responder por telefone, momento no qual precisará conceder autorização ao agente para que este preencha o questionário junto ao entrevistado.

  • Foto: Getty images
  • 27 // Jul // 2022
  • 17h00

Bahia terá fábrica de hidrogênio verde instalada em Camaçari

O Estado da Bahia, representado pelo governador Rui Costa e secretários, participou, na manhã desta terça-feira (26), do lançamento da pedra fundamental da Fábrica de Hidrogênio Verde da Unigel, no Polo Petroquímico, em Camaçari. O hidrogênio verde é uma fonte de alta densidade energética e de carbono nulo, produzido a partir de fontes renováveis, como a energia eólica e a solar. Com investimento inicial de US$ 120 milhões, a planta deve entrar em operação até o final de 2023 e promete ser uma das maiores em operação do mundo. Quando estiver em funcionamento, a planta do combustível vai gerar 500 empregos. A primeira fase do projeto prevê uma capacidade de produção de 10 mil toneladas por ano de hidrogênio verde. Esse volume deve ser convertido em 60 mil toneladas de amônia verde, substância que poderá ser usada como matéria-prima para a produção de fertilizantes e acrílicos, ou vendida diretamente a clientes que buscam reduzir a emissão de gás carbônico nas operações. A Bahia foi escolhida para a instalação da planta, pois a unidade da Unigel em Camaçari já possui toda a estrutura para converter hidrogênio verde em amônia verde, e por ser um estado líder em produção de energia renovável. O lançamento do projeto responde ao Plano Estadual para Economia de Hidrogênio Verde na Bahia, lançado pelo Estado da Bahia em abril de 2022, colocando o estado baiano na vanguarda dos investimentos que permitirão a substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis no país.