• Foto: Divulgação - Banco Central
  • 27 // Jul // 2022
  • 15h00

Banco Central lança moedas comemorativas dos 200 Anos da Independência do Brasil

O Banco Central lançou, nesta terça-feira (26/7), duas moedas comemorativas, uma em prata e outra em cuproníquel, alusivas aos 200 Anos da Independência do Brasil. A cerimônia online foi transmitida ao vivo, às 15h, no canal do BC no Youtube, onde está disponível. O lançamento das moedas marca a contribuição do BC para a celebração e registro do momento histórico que instituiu o Brasil como nação. As moedas retratam, no anverso, dois momentos históricos ligados à Independência do Brasil: a de prata apresenta a sessão do Conselho de Estado, presidida pela princesa D. Leopoldina e com a participação de José Bonifácio, na qual foi tomada a decisão de enviar cartas a D. Pedro aconselhando-o a romper com a Coroa portuguesa; a de cuproníquel mostra o Grito da Independência, em que D. Pedro, ao receber as cartas da princesa e do ministro José Bonifácio, proclama a Independência do Brasil, às margens do Rio Ipiranga. No reverso, a primeira estrofe do Hino da Independência, escrito por Evaristo da Veiga e com música composta pelo próprio D. Pedro I, aparece como elemento comum às duas moedas. Na moeda de prata, aparece também a Bandeira Nacional. Já o reverso da moeda de cuproníquel traz uma novidade: pela primeira vez em uma moeda brasileira será usado o recurso da cor. Nesse caso, as cores verde e amarela, escolhidas por D. Pedro I logo após a Independência, aparecem em uma faixa em movimento. Essas cores são provenientes das casas de Bragança e Habsburgo e foram usadas na Bandeira do Brasil desde o Primeiro Império, tornando-se um símbolo nacional. Inicialmente serão cunhadas 5 mil moedas de prata e 10 mil de cuproníquel, podendo-se atingir as tiragens máximas de 20 mil unidades de prata e 40 mil de cuproníquel. Após o lançamento, as moedas poderão ser adquiridas no sítio do Clube da Medalha da Casa da Moeda do Brasil.

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Jul // 2022
  • 12h00

Após denúncia do MP, Detran diz que exonerou servidores e acompanha as investigações

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) se posicionou referente a denúncia feita pelo grupo da Atuação Especial de Combate às Organizações (GAECO) do Ministério Público da Bahia (MP-BA) de que seis pessoas do órgão estariam envolvidas em esquema criminoso. O Detran- BA disse que os servidores foram exonerados e as investigações estão sendo realizadas. "Integrantes da Corregedoria do Detran-BAparticiparam de todas as fases e acompanharam o desenvolvimento das investigações e a aceitação da denúncia pelo Judiciário após a Operação deflagrada pelo Ministério Público da Bahia sobre esquema fraudulento envolvendo ex-servidores e despachantes, em fatos ocorridos entre 2018 e 2019". Ainda de acordo com o órgão, "os fatos foram informados às autoridades competentes pela atual diretoria do órgão logo após conhecimento das irregularidades. Os servidores denunciados já estão exonerados".

Denúncia

A denúncia, recebida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador, é um desdobramento da "Operação Fake Rent" e embasada na investigação sobre esquema de adulteração documental de cerca de 100 veículos de luxo pertencentes a 20 locadoras que funcionam em Porto Seguro, Ilhéus, Camaçari, Salvador e Lauro de Freitas. A fraude consistia em apropriação indevida dos veículos com inserção de dados falsos no sistema do órgão para, em seguida, comercializá-los. Em fevereiro deste ano, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Salvador e Lauro de Freitas na segunda fase da Operação, a partir do aprofundamento das investigações do MP-BA, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), após análise dos sigilos bancário, fiscal e material apreendidos durante as buscas na primeira fase da operação. 

  • Foto: Reprodução
  • 27 // Jul // 2022
  • 10h30

Governo federal descumpre lei que prevê distribuição de absorventes

Promulgada pelo Congresso Nacional, desde março deste ano, a lei 4968/19 prevê a distribuição gratuita de absorventes para pessoas de baixa renda. O prazo para o governo federal colocar a lei em prática terminou, no último dia 8, e os itens ainda não estão sendo distribuídos. A situação é amenizada pelo Governo da Bahia que lançou o projeto "Dignidade Menstrual", que distribui absorventes em escolas públicas. Pela legislação nacional, as contempladas seriam estudantes de escolas públicas, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias. E o Ministério da Saúde (MS) precisa definir os critérios de quantidade e como os itens serão distribuídos. Por meio de nota, o MS afirmou que "a portaria com os critérios de regulamentação do programa está em fase de elaboração". "A gente faz esse esforço para que tenhamos uma sociedade com mais empatia, superando os aspectos competitivos, que temos maior colaboração", afirma o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Fábio Barbosa. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), uma a cada dez meninas no mundo faltam às aulas quando estão menstruadas pela falta de produtos de higiene específicos. São, no mínimo, 5 dias por mês, e por causa disso, outras meninas deixam de frequentar a escola de vez. Em agosto de 2021, foi aprovada pela Câmara a lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes para pessoas de baixa renda. No entanto, o presidente Jair Messias Bolsonaro vetou a distribuição dos itens em outubro de 2021, o que foi derrubado pelo Congresso Nacional este ano. Essa lei também prevê que as cestas básicas entregues pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) tenham o absorvente feminino. 

  • Foto: Reprodução - Redes sociais
  • 27 // Jul // 2022
  • 09h30

Feirense é convidado para ser representante global do TikTok

O cineasta e ator feirense Tiago Rocha, foi selecionado pelo TikTok Brasil para ser representante da Campanha Global "Vem Comigo" ao lado de Aline Djanikian, empresária e criadora de conteúdo. A campanha foi iniciada nesta segunda-feira (25), com objetivo de auxiliar empresas e produtores de conteúdos de todos os segmentos a divulgarem seus negócios e crescerem dentro da plataforma. "Tenho um curso de inglês chamado English Moves. Através do meu conteúdo, consigo atrair novos clientes para estudarem comigo. Então, é uma estratégia para impactar um número maior de pessoas e o TikTok tem sido uma grande ferramenta. ", relata Tiago. O aplicativo TikTok, popularizou e estabeleceu-se entre as grandes mídias digitais em 2019, mas ganhou uma força particular durante a pandemia, atingindo números altíssimos em downloads. Isso, graças a facilidade de tornar os conteúdos virais, independente do número de seguidores, pois o importante mesmo é a criatividade para se ter um produto que atraia o público alvo. "Meu conteúdo é dicas de inglês, mas com comédia, música, cenas e esquetes. Isso faz todo diferencial para quem está consumindo e assistindo." Segundo o cineasta, o Vem Comigo marca um novo passo em sua carreira. Sendo ele e Aline os dois únicos brasileiros convidados a serem embaixadores da campanha global, a conquista torna-se um símbolo de visibilidade e relevância para a Bahia, trazendo valorização num âmbito sociocultural. "Estar representando minha cidade, a Bahia e o Brasil é uma grande honra!", felicita Tiago. Para mais informações acesse o site TikTok For Business e o perfil @teachertiagorocha no TikTok. 

  • Foto: Divulgação - Nucom - PRF
  • 26 // Jul // 2022
  • 18h00

Cocaína avaliada em mais de R$ 2 milhões é apreendida em Barreiras

Mais de doze quilos de cocaína foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal na noite de segunda-feira (25), em Barreiras, no oeste da Bahia. O flagrante ocorreu durante fiscalização a um ônibus de passageiros, em frente a unidade operacional da PRF, localizado no KM 800 da BR 242. Inicialmente, foi dada ordem de parada ao veículo que seguia de São Paulo com destino a Teresina, no Piauí. Ao subir no ônibus e conversar com os ocupantes, a equipe decidiu vistoriar as bagagens e acabou encontrando uma bolsa 'recheada' com vários tabletes de cocaína que estavam cuidadosamente embaladas e prontas para comercialização. Ao todo foram apreendidos 12.3 Kg da droga, estimada em R$ 2.214.000. Um dos passageiros foi identificado como responsável pelo transporte da cocaína. Aos policiais ele relatou que passou alguns dias na casa de uma irmã na capital paulista e que estava retornando para sua cidade natal, Itaueira (PI). Diante dos fatos, o homem de 23 anos foi encaminhado com o produto apreendido para a Delegacia de Polícia Federal em Barreiras.

  • Foto: Divulgação
  • 26 // Jul // 2022
  • 16h30

UFRB abre seleção para 82 vagas para estudante especial de graduação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu processo seletivo para aluno especial dos cursos de graduação da instituição, para ingresso no semestre 2022.1. São oferecidas 82 vagas para nove cursos de graduação da UFRB.  Os cursos com vagas para alunos especiais são Agroecologia, Biologia, Zootecnia, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, no Campus Cruz das Almas; Artes do Espetáculo e Produção Musical, no Campus Santo Amaro; e Educação do Campo: Ciências da Natureza e Engenharia de Produção, no Campus Feira de Santana. As inscrições dos interessados podem ser feitas no período de 27 de julho a 1º de agosto, por meio do site de Processos Seletivos da UFRB, anexando a documentação exigida no Edital Nº 35/2022. O aluno especial é aquele vinculado exclusivamente a um ou mais componentes curriculares e não a um determinado curso de graduação da instituição. As aulas do semestre 2022.1 estão previstas para iniciarem dia 29 de agosto.

  • Foto: Fabio Rodrigues - Pozzebom
  • 25 // Jul // 2022
  • 13h27

Roma diz que ACM Neto impõe submissão a Bruno Reis

O candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), disse que o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato do União Brasil ao governo, ACM Neto, “deixou de ser prefeito, mas a prefeitura não saiu dele” e que, por conta disso, o atual prefeito da capital, Bruno Reis, tem sido submisso à figura do ex-gestor. “O ex-prefeito de Salvador ACM Neto deixou de ser prefeito, mas a prefeitura não saiu dele. E ele tem usado a prefeitura para os seus projetos políticos, inclusive sufocando a gestão de Bruno Reis, que tem sido submisso à figura do ACM Neto desde sempre”, disse João Roma, em entrevista a Adelson Carvalho, na Rádio Sociedade da Bahia, na manhã desta segunda-feira (25). O ex-ministro da Cidadania comentou que o prefeito não deixou a posição de ser assessor de ACM Neto, “inclusive atuando junto a prefeituras do interior, fazendo eventos políticos”. Ao ser questionado se isto não seria normal, Roma destacou que “ele [Bruno Reis], na administração, tem sido completamente submisso. Isso não o está deixando aflorar como prefeito. Ele não assumiu, não chamou para si a liderança enquanto prefeito de Salvador”. Na opinião de Roma, o uso da gestão da capital pelo ex-prefeito ACM Neto para atender a interesses políticos prejudica a qualidade dos serviços oferecidos à população. O candidato do PL disse ainda que Neto não assume lado na disputa nacional e quer pegar votos de um lado e do outro. “Ele diz que é contra o presidente Bolsonaro, e a gente viu na imprensa que ele foi procurar até o José Dirceu para fazer entendimento com o PT”, declarou Roma. O deputado federal ressaltou que, na política, é preciso ser bússola. “Você pode até não saber para onde rumar, mas tem que saber exatamente pra onde não ir, com quem não ir. Eu não estarei ao lado do PT. Já ACM Neto fica ciscando pra todos os lados”, criticou João Roma. Após ser perguntado sobre o drama da insegurança pública na Bahia, João Roma reiterou que “a questão da violência na Bahia já passou do limite do tolerável. E não é só em Salvador que essas cenas horripilantes ocorrem. Estão alastradas por todo o estado da Bahia. Muitos municípios enfrentam guerras de facção, pois a Bahia está se tornando solo fértil para o crime organizado, para o tráfico de drogas que vem destruir a família brasileira”. Roma lembrou que o governo do presidente Jair Bolsonaro enviou para a Bahia R$ 93 milhões para a aquisição de equipamentos e treinamento das forças policiais. “Já se passaram três anos, e o governo não conseguiu executar 20% desse valor. A verdade é que o Governo do Estado não tem dado respaldo para as suas forças policiais”, constatou Roma, que defende uma mudança de postura, valorização das forças policiais e um enfrentamento firme ao crime organizado e ao tráfico de drogas

  • Foto: Tomaz Silva - Agência Brasil
  • 25 // Jul // 2022
  • 08h40

PL oficializa Jair Bolsonaro como candidato à reeleição

O PL oficializou no domingo (24) a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição no pleito de outubro. Também foi formalizada a participação do general Braga Netto como candidato a vice-presidente na chapa que concorrerá a uma vaga no Planalto neste ano. A votação foi por unanimidade. Durante convenção partidária no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, Bolsonaro lembrou dificuldades registradas em três anos e meio de governo. “Tivemos que enfrentar uma pandemia, uma guerra que não acabou ainda, uma seca como há muito não se via. Buscamos medidas para minorar o sofrimento do nosso povo. Alguns falam que eu não tenho olhado pelos mais pobres. Em 2020, quando falaram para todos ficarem em casa, eu disse para combatermos o vírus, mas sem destruir a nossa economia. Os informais foram obrigados a ficar em casa, para morrerem de fome”.  “Todo dia, quando me levanto, eu tenho uma rotina. Dobro meus joelhos e rezo um Pai Nosso. Peço que o povo brasileiro nunca experimente as dores do comunismo. Peço força para resistir e coragem para decidir. Por vezes, tento entender como cheguei até aqui. Neste país, quando acreditamos, os nossos sonhos tornam-se realidade”, disse Bolsonaro. Entre os convidados presentes, além de várias lideranças e pré-candidatos a diversos cargos, estão o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Somente Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro discursaram. A convenção começou com uma pregação religiosa e com o Hino Nacional. Bolsonaro iniciou sua fala passando a palavra à primeira-dama, que agradeceu o apoio e as orações de todos. "A reeleição não é por um projeto de governo, é um propósito de libertação”, disse.

  • Foto: Reprodução - redes sociais
  • 23 // Jul // 2022
  • 09h08

Sertanejos do jingle de Bolsonaro captaram R$ 1,9 milhão via Rouanet

Mecanismo oficial de incentivo à cultura que costuma ser duramente criticado pelos bolsonaristas, a Lei Rouanet foi usada por Mateus e Cristiano, dupla sertaneja que gravou o jingle para a campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo informações da coluna de Rodrigo Rangel, no portal Metrópoles, os músicos que se apresentarão na convenção do PL que oficializa a candidatura de Bolsonaro, neste domingo (24), captaram R$ 1,9 milhão via Rouanet. Bolsonaristas, segundo a publicação, os cantores sertanejos já foram contemplados pela lei de incentivo por duas vezes. Uma no fim de 2017, no governo de Michel Temer, quando foi autorizada a captação de R$ 1,7 milhão para a gravação de um DVD. O prazo para conseguir a verba foi prorrogado duas delas, uma em 2019, já na gestão Bolsonaro. Em 2020, a Secretaria Especial da Cultura, sob comando de Mario Frias, liberou que a dupla Mateus e Cristiano captasse R$ 199 mil por meio da Lei Rouanet para gravar um novo DVD ao vivo. No início deste ano eles conseguiram ampliar o valor do patrocínio, com mais R$ 25,2 mil, além de prorrogar o prazo de captação até dezembro.

  • Foto: Divulgação
  • 22 // Jul // 2022
  • 20h25

Distrito de São Timóteo em Livramento ganhará nova praça. Obras já foram iniciadas

Os moradores do Distrito de São Timóteo em Livramento de Nossa Senhora irão desfrutar, em breve, de um novo ambiente de lazer. A partir da indicação do Vereador Ronilton Carneiro (Batata) e por meio de emenda do Deputado Federal Bacelar, foram iniciadas as obras de construção do espaço (Praça) tão almejado pela população. A inauguração está prevista para o mês de dezembro de 2022 e representa mais um compromisso do Prefeito Municipal Ricardinho Ribeiro com a localidade. Segundo a Gestão Municipal,  em pouco tempo a Comunidade de Mucambo também será beneficiada com uma Praça.

  • Foto: Divulgação
  • 22 // Jul // 2022
  • 20h25

  • Foto: Eric Luis Carvalho - G1 Bahia
  • 22 // Jul // 2022
  • 17h00

João Roma lança oficialmente candidatura ao governo da Bahia

O ex-ministro da Cidadania João Roma (PL) lançou nesta sexta-feira (22), de forma oficial, a candidatura ao governo do estado da Bahia, em convenção do Partido Liberal (PL). Em conversa com a imprensa, criticou, sem citar nomes, ACM Neto (União) e Jerônimo Rodrigues (PT), principais adversários nas eleições de outubro. "É chegada a hora da mudança, da Bahia andar de mãos dadas com o Brasil. Por onde se anda, se vê uma grande decepção de nosso povo com um governo que não consegue sequer ofertar os serviços básicos para a população. Todos observam que precisamos de uma mudança pra valer. Não adianta uma mudança de seis por meia dúzia. Precisamos de uma mudança efetiva, porque a outra matriz que está aí é de uma política do atraso, da perseguição", comentou. O deputado federal também buscou vincular seu nome ao do presidente Jair Bolsonaro, e destacou os feitos de sua gestão no comando do Ministério da Cidadania. "Como ministro da Cidadania, administrei um orçamento mais do que três vezes superior ao do estado da Bahia e agora vamos fazer uma Bahia diferente e que dê oportunidades para todos", pontuou.

  • Foto: Divulgação
  • 22 // Jul // 2022
  • 16h00

Suspeito de estuprar estudante é preso no interior da Bahia

O homem suspeito de estuprar uma estudante de 20 anos, no fundo de hotel no bairro de Ondina, em Salvador, se apresentou na delegacia da cidade de Serra Preta. A informação foi confirmada pelo delegado que investiga o caso, Nilton Borba. Conforme detalhou o delegado, os policiais conseguiram localizar a casa onde o suspeito estava, no município de Anguera, a cerca de 19 km de Serra Preta. Ao avistar as equipes na quarta-feira (20), o suspeito fugiu pelo matagal. Durante toda a madrugada e esta quinta-feira (21), os agentes realizaram buscas na área de mata, mas o homem não foi encontrado. Já no período da noite ele se entregou na unidade policial de Serra Preta. O homem será encaminhado para Salvador e apresentado na 14ª Delegacia Territorial (DT), da Barra, na capital baiana. Além disso, ele deve ser apresentado na manhã desta sexta-feira (21), em coletiva de imprensa. O suspeito preso cometeu o crime de estupro contra ao menos seis vítimas, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil. "Nós temos aí em torno de seis vítimas já identificadas, temos a suspeita de que pode ter mais algumas vítima, com o estuprado concretizado, consumado e outras por tentativas", disse o delegado Nilton Borba, responsável pelas investigações. De acordo com a polícia, o suspeito cumpria pena pelo mesmo crime, mas foi posto em liberdade por causa da pandemia da Covid-19. O último crime que é atribuído ao homem preso nesta quinta, ocorreu na segunda-feira (18). A jovem de 20 anos seguia para a escola, quando foi abordada pelo suspeito. O homem estava armado e a obrigou a seguir com ele da Avenida Caetano Moura, no bairro da Federação, até a Avenida Garibaldi, na entrada da Avenida Milton Santos, que dá acesso à Ondina. A jovem disse que teve medo de reagir porque ouviu o barulho da arma sendo engatilhada, apontada para as costas dela. "O policial estava na hora distraído, estava conversando. Ela disse que tinha uma viatura, que tinha policiais inclusive de costa, que na verdade se eles estivessem olhando para ela, talvez ela até fizesse algum movimento no olhar, no gesto, mas ela disse que quando olhou para a polícia, ela estava de costa", contou a mãe da menina. Depois de cometer o crime e roubar pertences da vítima, incluindo o celular, o homem fugiu. A jovem então foi para a escola e contou aos professores o que aconteceu. A direção chamou a família da vítima e acionou a polícia. Além disso, a família conseguiu imagens de câmeras de segurança , do trajeto em que o homem seguiu a vítima e a ameaçou. Essas imagens são analisadas pela 7ª Delegacia Territorial (DT), no bairro do Rio Vermelho.

  • Foto: Divulgação
  • 22 // Jul // 2022
  • 14h00

Sandro Régis atende lideranças e percorre Sudoeste baiano ao lado de ACM Neto e Cacá Leão

O deputado estadual Sandro (União Brasil), líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, percorrerá municípios do Sudoeste do estado ao lado do pré-candidato a governador ACM Neto e do pré-candidato ao Senado, Cacá Leão, a partir desta quinta-feira (21). A agenda começa na cidade de Itororó, com ato na Fundação Cultural Cabana da Ponte, às 18h. Nesta sexta (22), Sandro Régis estará em três eventos junto com a chapa majoritária nas cidades de Potiraguá, às 10h30 no antigo comitê de Maurício Portugal, em Itarantim, às 12h40 no Raimundo Espertos Bar, e em Caatiba, às 16h40 com evento no Kanal Centro Automotivo. Já no sábado (23), Sandro Régis estará em Tremendal ao lado do prefeito Zé Bahia (Podemos), a partir das 16h na recepção a ACM Neto e Cacá Leão para o ato político no sítio Luar do Sertão. Além da agenda com a chapa majoritária, o líder da oposição também se reúne, desta quinta até domingo, com lideranças de Itapetinga e Macajuba.

  • Foto: Reprodução - TV Bahia
  • 22 // Jul // 2022
  • 13h00

Colisão entre veículos deixa uma pessoa morta e sete feridas no oeste baiano

Uma colisão entre dois carros na BR-242, trecho da cidade de Luís Eduardo Magalhães, resultou na morte de uma pessoa e em sete feridos. O acidente aconteceu na quinta-feira (21). Segundo informações da TV Bahia, com o acidente, uma idosa ficou presa às ferragens e morreu na hora. Entre os setes feridos, está uma criança. As vítimas foram levadas para unidades de saúde de Barreiras e Luís Eduardo, mas o estado de saúde delas não foi informado.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 22 // Jul // 2022
  • 12h00

PROS e PMB oficializam apoio a João Roma e Dra. Raíssa

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e o Partido da Mulher Brasileira (PMB) oficializaram o apoio a João Roma ao Governo do Estado e Dra. Raíssa como senadora. Os presidentes estaduais das legendas vão ratificar o apoio na Convenção Estadual do PL BAHIA nesta sexta-feira (22). A abertura da convenção será realizada pelo presidente do PL BAHIA, Vítor Azevedo, oficializando a chapa majoritária com Roma e Raíssa, além de 40 candidaturas para deputado estadual e 30 para deputado federal. Durante o evento será anunciado o nome do candidato a vice de João Roma.