• Foto: Reprodução - Rede Sociais
  • 08 // Jul // 2022
  • 08h30

Wesley Safadão cancela shows após intervenção cirúrgica devido a uma hérnia de disco

A equipe de assessoria do cantor Wesley Safadão, comunicou nesta quinta-feira (7), que os shows do artista agendados até o dia 10 de julho serão cancelados. A agenda de Safadão foi suspensa porque o cantor precisou passar por uma intervenção cirúrgica para remoção de uma hérnia discal. O artista já havia cancelado sua agenda de shows no período de São João porque vinha sofrendo um quadro de “espondilodiscopatia degenerativa da coluna lombo sacra, associada à hérnia discal lombar, com importante compressão das estruturas neurológicas dentro do canal vertebral". A equipe do ex-vocalista da banda Garota Safada informou ainda a cirurgia foi bem sucedida, o cantor passa bem e segue em recuperação.

  • Foto: Ricardo Stuckert
  • 08 // Jul // 2022
  • 08h00

Exame/ Ideia: Lula lidera na Bahia com 47% das intenções de voto

Uma pesquisa Ideia contratada pela Revista Exame e divulgada nesta quinta-feira (7), aponta que o ex-presidente Lula (PT) é o favorito dos baianos para assumir o Palácio do Planalto. O petista aparece com 47% das intenções de votos na Bahia. O atual presidente e pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 29%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 6%. Sofia Manzano (PCB), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros) aparecem com 1% das intenções de voto no estado. Em um possível cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista levaria as eleições na Bahia,  por 55%, contra 33% do atual presidente, de acordo com os entrevistados. 

  • Foto: Reprodução - Rede Sociais
  • 08 // Jul // 2022
  • 07h34

Trabalhadores morrem após deslizamento de terra em Porto Seguro

Dois trabalhadores foram soterrados após um deslizamento de terra, na tarde de quinta-feira (7), no distrito de Arraial D'Ajuda, no extremo sul da Bahia. Uma equipe do Corpo de Bombeiros retirou os corpos das vítimas no início da noite. Segundo a Prefeitura de Porto Seguro, os operários Sandro da Cruz Regis e Lucival de Jesus da Conceição trabalhavam em uma obra de macrodrenagem, de uma empresa que presta serviço para a Prefeitura de Porto Seguro. O caso aconteceu por volta das 15h20, na rua Rua Maria Moura, localidade conhecida como Alto do Vilas.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 07 // Jul // 2022
  • 20h34
Por A Tarde

Rui Costa processa prefeito de Brumado por associá-lo ao narcotráfico

O governador Rui Costa (PT) disse nesta quinta-feira, 7, que processou mais uma vez o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (sem partido), após ter sido associado por ele ao narcotráfico. “Eu evito fazer debates com pessoas desqualificadas ou que descem a esse nível. Meu nível educacional e moral, que minha mãe me ensinou, não é o mesmo dele. A resposta que eu dou é através da ação judicial e criminal. Eu já entrei com as ações, mais de uma ação, inclusive”, confirmou Rui Costa durante visita a Matina, no sudoeste baiano. Em transmissão na internet, Vasconcelos deu a entender que Rui Costa incentiva o tráfico de drogas. "O governador da Bahia, recentemente, fez um pronunciamento defendendo o jovem que trafica, dizendo que quem fazia delivery, entregando drogas, que poderia ganhar ou comprar uma moto e fazer a entrega no sistema delivery e que ele estava gerando emprego", disse. Segundo o governador, os ataques do prefeito de Brumado começaram por causa da licitação para privatização do sistema sanitário da cidade. Sem conhecimento do governador, Vasconcelos teria levado o representante de uma empresa numa reunião. “A irritação dele é porque eu não concordei e não concordaria em fazer direcionamento de licitação de obras. Então, ele está querendo privatizar o serviço de água e esgoto e levou ao gabinete do governador uma empresa interessada em participar da licitação dele e me pediu que eu concordasse com esse processo de licitação. E que concordasse com a privatização”. Rui Costa ainda narrou a reunião e disse que Vasconcelos informou que levaria um assessor. No momento do encontro proposto pelo prefeito, o governador diz ter se surpreendido. “Eu estou achando que é o assessor, mas quando a pessoa começou a falar era o representante da empresa que iria participar da licitação que ele estava fazendo ou que ele queria fazer”. Neste instante, o governador contou que interrompeu a reunião. “Eu disse: ‘olha, meu amigo, me desculpe, mas eu acho que você está no lugar errado, na hora errada, porque o prefeito me disse que iria trazer um assessor dele. Não me disse que iria trazer o representante de uma empresa que ainda vai concorrer à licitação'. Desde então, ele vem fazendo ataques de baixo nível”. O governador explicou que ainda ofereceu as melhores condições para fazer todo o esgotamento sanitário de Brumado. “Eu disponibilizei do governo do estado, da embasa, R$ 150 milhões pra fazer 100%  do esgotamento em no máximo cinco anos, para levar água pra diversas localidades, para aumentar a cota da barragem. E a resposta dele foi que não, que ele não gostava da Embasa e que ele queria privatizar”, finalizou. 

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 07 // Jul // 2022
  • 16h00

Contagem regressiva: sábado (09) tem Forró do Caiçara com Raí Saia Rodada em Livramento

Um Show com grande estrutura e atrações de peso, assim vai ser o "Forró do Caiçara", evento marcado para o próximo sábado (09), no Clube Caiçara em Livramento de Nossa Senhora.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 07 // Jul // 2022
  • 16h00

O local da festa foi totalmente planejado para receber o público e está em ajustes finais com montagem de palco, camarotes, área vip e demais espaços que irão proporcionar todo o conforto e segurança para a multidão que irá se divertir ao som de Toque 10, Jota Mario, DJ Rafa Gouveia e Raí Saia Rodada. Raí, principal atração do "Forró do Caiçara", tem posição de destaque também no ranking de músicas mais tocadas em plataformas digitais, acumulando milhões de ouvintes no Spotify e YouTube, por exemplo.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 07 // Jul // 2022
  • 16h00

Natural do Rio Grande do Norte, Raí faz sucesso desde a criação da Banda Saia Rodada no ano 2000 e, após diversas reformulações do grupo, está atualmente com agenda lotada de shows em diversas partes do país e liderando as paradas de sucesso em emissoras de rádio. As canções "Cheiro do Mato" e "Tapão na raba", são apenas algumas em meio ao vasto repertório que está na boca do povo. Garanta o seu ingresso para o "Forró do Caiçara" no 3º e último lote disponível nos seguintes pontos de venda: Restaurante Trindade - pagamento pode ser parcelado em até 3x no Cartão; Loja Vivo - dispõe também do parcelamento em até  3x no Cartão; Sofia Comissária  Sorveteria Beijo Frio  Padaria Ki Delicia Sorveteria Flor do Sol. Para comprar online basta acessar o site sympla.com.br "Forró do Caiçara", realização de Ney Eventos e Empreendimentos.

  • Foto: Composição - imagens da internet
  • 07 // Jul // 2022
  • 14h53

Caetité: Shows de João Gomes, Biquíni Cavadão e Roberta Miranda animarão a Festa de Santana 2022

Atrações reconhecidas no cenário nacional, diversidade de público e estilos musicais, assim deve ser a tradicional Festa de Santana na cidade de Caetité. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, deve reunir um grande número de visitantes entre os dias 23 e 26 de julho. No dia 23 o show principal fica a cargo da cantora Roberta Miranda, representante do autêntico sertanejo, dia 24 o destaque será a Banda Biquini Cavadão, nome consagrado quando se fala em Pop Rock e no dia 25, para delírio dos fãs, a apresentação de João Gomes, reconhecido pelo carisma e pelas canções que lideram execuções em plataformas digitais, emissoras de rádio, tendo inclusive, participação na trilha sonora da principal novela exibida pela rede globo. A Prefeitura Municipal ainda deve anunciar a atração do dia 26, mantida até o momento como surpresa.

  • Foto: Reprodução
  • 07 // Jul // 2022
  • 10h00

Matança de jegues pode ser alvo de investigação em CPI no Congresso

A Frente Nacional de Defesa dos Jumentos (FNDJ) está se articulando para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional que deve investigar o abate dos animais na Bahia, para a venda da pele para a China e da carne para o Vietnã. A estimativa do grupo é que no ano passado foram mortos 64 mil jumentos no Brasil, com previsão de 1.200 abates por semana neste ano. Entre outros pontos destacados pelos grupos que defendem os jegues, está a situação de abandono destes animais que deixaram de ter utilidade nas propriedades com o advento de maquinários e o risco de extinção pela ausência de locais de reprodução.

Denúncia

Formada em 2016 por Organizações Não Governamentais (ONGs) de diversos estados do Brasil, a Frente, que atua com o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, teme a extinção da espécie e denuncia que embora exista uma liminar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ BA) proibindo a matança, mas o abate continua ocorrendo em Amargosa, Itapetinga e Simões Filho. Coordenadora da Frente Nacional, Gislane Brandão afirmou que "é necessária uma CPI para investigar a fundo o assunto. Precisamos saber o que de fato está acontecendo e quais os reais interesses envolvidos neste tema", enfatizou, acrescentando que os grupos estão se articulando com deputados neste sentido. "O abate desses animais é um crime cruel e absurdo", disse, salientando ainda que "eles sofrem durante o transporte, além de serem acondicionados em locais com pouca água e comida". A estimativa do grupo é que, "pelos maus tratos", 20% dos jegues morrem a caminho do abate. Em 2018, uma grande mobilização denunciou a situação de abandono por falta de comida, água e assistência aos jegues presos em uma propriedade em Itapetinga, com ocorrência de mortes, motivando uma ação judicial que travou o abate por um ano. "Coisas terríveis continuam acontecendo", afirmou Brandão, que é advogada e reforçou a participação do Ministério Público (MP) no processo, com diversas ações em defesa dos animais. "Tivemos nova decisão favorável através de liminar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em fevereiro deste ano, que não foi cumprida ainda" reclamou a diretora técnica do Fórum Animal, Vania Nunes.

Fiscalização

Médica veterinária, Vania Nunes destacou que grande parte destes animais estão doentes, "com enfermidades que representam perigo para a população, principalmente as pessoas que lidam diretamente com eles no transporte, trato e abate, bem como para outros animais". Nunes criticou ainda a Portaria Estadual 13, de março de 2020, que dispensa apresentação dos exames que detectam doenças como anemia infecciosa equina e mormo para o transporte dos animais. De acordo com o diretor de Defesa Sanitária Animal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Carlos Espínola, a Portaria regulamenta o trânsito dos jegues e a dispensa dos exames: "Se dá apenas no transporte para o abate, com veículos lacrados no embarque pelos fiscais, para desembarque nos frigoríficos". Ele frisou que no estado o abate ocorre em unidades com Serviço de Inspeção Federal (SIF) e, por isso, a fiscalização não compete ao estado. Também argumentou que o órgão inspeciona, além do trânsito, as propriedades utilizadas para depositar os animais que aguardam o abate.

  • Foto: Reprodução
  • 06 // Jul // 2022
  • 18h00

Após decretar redução do ICMS na Bahia, Rui diz que preço da gasolina não deve mudar

O governador Rui Costa (PT) voltou a criticar, na noite desta terça-feira (5), o governo de Jair Bolsonaro (PL) e a nova lei complementar que determinou a redução do ICMS nos estados brasileiros. Segundo ele, mesmo com o imposto reduzido na Bahia, os combustíveis não devem ter queda de preço. “Eles votaram a lei, eu já fiz o decreto [de redução do ICMS]. Vamos agora acompanhar nos próximos 30 dias, 60 dias, ver como vai ficar o preço da gasolina. Eu não tenho dúvida: esse discurso é o mesmo de quem queria prevenir ou curar Covid com cloroquina e ivermectina”, afirmou o governador. Rui também criticou a privatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), vendida pelo governo Bolsonaro nos últimos anos. De acordo com ele, a venda é uma das responsáveis pelo preço alto dos derivados de petróleo na Bahia. “Para mim, é muito claro e fácil de perceber. Quanto custava um botijão de gás no governo Lula e no governo Dilma? 30 reais, 34 reais. Quanto custa hoje? Tem lugar vendendo até a 150 reais o botijão de gás. O ICMS é 12%, o menor do Brasil. Sempre foi 12%. Não mudou nada. A única coisa que mudou foi a incompetência do governo federal. O que mudou foi a privatização da refinaria da Bahia. Quem privatizou? O governo Bolsonaro e seus aliados”, criticou.

  • Foto: Mateus Pereira - GOVBA
  • 06 // Jul // 2022
  • 17h30

Reconhecimento Facial ultrapassa marca de 300 prisões na Bahia

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública auxiliou na prisão de 306 foragidos da Justiça. A marca foi atingida, entre a noite de segunda (4) e a manhã de terça-feira (5), com as prisões de cinco criminosos, em Salvador, Região Metropolitana e no interior da Bahia. Procurado pela prática de roubo, um homem foi alcançado por equipes da 16ª Companhia Independente de Polícia Militar ao ser encontrado em um dos pontos de monitoramento, na capital baiana. Em outro local de Salvador, um assaltante foi capturado e encaminhado para validação do mandado. Um procurado por estupro de vulnerável, após ser filmado pelas câmeras de reconhecimento, foi alcançado em um ponto de Camaçari, na RMS. Policiais da Companhia Independente de Políciamento Especializado (Cipe) Polo Industrial encaminharam o homem à Coordenação de Polícia do Interior (Polinter). Em Barreiras, no Oeste, a imagem de um homicida acabou captada pela ferramenta e os profissionais do Centro Integrado de Comunicação acionaram as equipes da 84ª CIPM. Ele foi encaminhado para a 11ª Coordenação Regional de Polícia do Interior. Em fase de teste ampliação para os municípios do interior, o sistema também ajudou na captura de um procurado por porte ilegal de arma de fogo, na cidade de Alagoinhas. A SSP prevê que a ferramenta chegará a 77 cidades do interior, proporcionando maior alcance da tecnologia, implantada de forma piloto em dezembro de 2018.

  • Foto: Reprodução - TV Santa Cruz
  • 06 // Jul // 2022
  • 16h37

Canavieiras: Criança morre após passar 1 ano com prego no pulmão

Um garoto de 3 anos, natural da cidade de Canavieiras, no sul da Bahia, morreu após passar um ano com um prego no pulmão. De acordo com a reportagem da TV Santa Cruz, os pais levaram a criança ao hospital público várias vezes, mas só descobriram o material no corpo do menino quando resolveram fazer um exame na rede particular. Em junho de 2021, Clarice Araújo e Cosme Conceição perceberam que o pequeno Cauan Araújo Conceição teria engolido um objeto, mas não conseguiram identificar o que era. O pai então levou a criança até o Hospital Municipal de Canavieiras. “Naquela noite, eu senti que ele estava engasgado, saiu até sangue da boquinha dele. Aí, imediatamente, eu levei para o hospital, na mesma noite. Chegando lá no hospital, o médico olhou e falou que não tinha nada na garganta da criança. Aí a gente voltou”, contou Cosme. Depois disso, Cauan foi levado ao hospital várias vezes, sempre com as mesmas dores. Clarice contou que, com o passar do tempo, os sintomas ficaram mais intensos. “Ele ficava sentindo febre e tossindo demais. De um tempo para cá, a dor foi começando a chegar. Uma dor do lado direito dele, que ele ficava andando torto, de lado. A gente sempre levando no hospital, e ele só davam medicamento. Aí quando o efeito do medicamento passava, a dor e a febre continuavam vindo”, lembrou ela. A penúltima entrada do garoto no hospital da cidade foi no dia 27 de junho. A médica que o atendeu disse à família que ele estava com sintomas de asma. Assim como das outras vezes em que os pais levaram o menino ao hospital, nenhum exame médico foi solicitado. 

  • Foto: Reprodução - Rede Sociais
  • 06 // Jul // 2022
  • 15h00

PoderData: Lula tem 44% contra 36% de Bolsonaro no 1º turno

O  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial, com 8 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL). Segundo a última pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (6), Lula está com 44% das intenções de voto no 1° turno, enquanto Bolsonaro está com 36%. Há 15 dias, Lula tinha 44% e Bolsonaro 34%.

Os outros pré-candidatos somam 11% das intenções de voto. Confira:

Lula (PT) - 44%
Bolsonaro (PL) - 36%
Ciro Gomes (PDT) - 5%
André Janones (Avante) - 3%
Simone Tebet (MDB) - 3%
Brancos ou nulos - 5%
Não sabem - 4%

A distância entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) em um eventual 2º turno caiu para 12 pontos percentuais. Hoje, o ex-presidente teria 50% das intenções de voto, contra 38% do atual chefe do Executivo.

  • Foto: Tânia Rego - Agência Brasil
  • 06 // Jul // 2022
  • 14h00

TRE-BA inicia convocação de mesários

Este ano, as Eleições Gerais estão marcadas para ocorrer no dia 2 de outubro. Já um eventual segundo turno está previsto para o dia 30 de outubro. Pensando em garantir que os mais de 10 milhões de eleitores baianos exerçam seu direito à democracia, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) convida os cidadãos maiores de 18 anos, em dia com a Justiça Eleitoral, para se voluntariar ao trabalho nas Mesas Receptoras de Votos, e contribuir ativamente para garantir a segurança, transparência e agilidade do processo eleitoral brasileiro. Aos que têm interesse em colaborar, a inscrição já pode ser realizada por meio do site doTRE-BA, na aba:Eleitor e Eleições > Mesários > Seja um mesário voluntário: Inscreva-se. Na página, será necessário informar o número do título eleitoral, nome completo, data de nascimento e nomes dos pais. A inscrição também pode ser feita por meio do aplicativoe-Título. O eleitor pode ainda entrar em contato diretamente com seu cartório eleitoral e solicitar a inscrição (clique aqui para consultar telefone e endereço dos cartórios eleitorais da Bahia). Clique aqui e faça sua inscrição. O TRE baiano ressalta que, além de contribuir com o processo democrático brasileiro, os mesários fazem jus a outros benefícios diversos, a exemplo de: 02 (dois) dias de folga por cada dia trabalhado, 01 (um) dia de folga para o dia do treinamento, ambos sem desconto no salário; auxílio-alimentação; critério de desempate em concursos públicos (caso esteja previsto no edital); além de 30 horas de crédito na grade extracurricular nas instituições de ensino superior conveniadas à Justiça Eleitoral. 

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 06 // Jul // 2022
  • 13h50

Paróquia do Bom Jesus do Taquari reúne imprensa para lançamento dos Festejos do Bom Jesus 2022

A tradicional Festa em louvor ao Bom Jesus do Taquari já tem data e programação definida. Em reunião de lançamento realizado na manhã de quarta-feira (06), direcionando à imprensa, o Padre Marcelo de Jesus Pires, responsável pela Paróquia do Bairro Taquari afirmou que as celebrações programadas para o período de 28/07 a 06/08 retornarão para o Santuário  que fica na Praça Bom Jesus, algo que havia sido suspenso em anos anteriores diante da Pandemia de Covid-19. Também foi anunciada pelo Pároco, a intronização de uma nova imagem do Bom Jesus. A obra, doada pelo médico Halley Spinola, mede 60 cm sendo totalmente esculpida em madeira pelo Santeiro pernambucano Eduardo Bezerra.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 06 // Jul // 2022
  • 13h50

Com o tema "Dízimo: sinal de Comunhão, Participação e Missão" a Festa do Bom Jesus contará com Novenário, Missa Solene, Alvorada, carreata com bençãos de veículos e sorteio de prêmios através da venda de bilhetes que irão contribuir para a continuidade da construção da Paróquia do Bom Jesus.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 06 // Jul // 2022
  • 13h50

A expectativa é de que toda Comunidade Católica se faça presente nas celebrações que reafirmam a fé e devoção ao Padroeiro. Confira a Programação Completa:

  • 06 // Jul // 2022
  • 13h50

  • Foto: Reprodução - TV Sudoeste
  • 06 // Jul // 2022
  • 13h30

Mulher é encontrada morta dentro de casa no sudoeste baiano

Uma mulher, identificada como Ana Clara de Jesus Fagundes, foi encontrada morta no chão da cozinha de sua casa, na madrugada desta quarta-feira (6) na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia.  Segundo a Polícia Civil de Jequié, a vítima foi atingida com tiros  na cabeça e no tórax. Testemunhas informaram à polícia que o suspeito de cometer o crime chamou a vítima pelo nome. Ela tentou fugir, mas foi atingida pelos disparos e não resistiu aos ferimentos. Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime. 
 
 

  • Foto: Reprodução - TV Câmara
  • 06 // Jul // 2022
  • 13h00

Congresso derruba vetos e restaura leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2

O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira (5) os vetos presidenciais a duas propostas de incentivo à cultura: a Lei Aldir Blanc 2 (PL 1518/21) e a Lei Paulo Gustavo (PLP 73/21). Os vetos serão publicados como lei. De autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e outros cinco deputados, o projeto da Lei Aldir Blanc 2 prevê repasses anuais de R$ 3 bilhões da União para estados, Distrito Federal e municípios para ações no setor cultural. A lei beneficiará trabalhadores da cultura, entidades e pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, incluindo o patrimônio cultural material e imaterial. O texto lista 17 grupos de atividades culturais que poderão ser contempladas por meio de editais, chamadas públicas, prêmios, compra de bens e serviços, cursos e outros procedimentos. Entre eles, incluem-se estudos e pesquisas, concessão de bolsas de estudo no Brasil ou no exterior, aquisição de imóveis tombados, manutenção de grupos, companhias e orquestras e construção e manutenção de museus, centros culturais e bibliotecas. A política terá vigência de cinco anos, e o valor global previsto de R$ 3 bilhões deverá ser entregue no ano seguinte ao da publicação da lei. Já a Lei Paulo Gustavo teve origem em projeto de autoria do Senado e determina o repasse de R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para fomento de atividades e produtos culturais em razão dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19. O texto foi batizado em homenagem ao ator e comediante que morreu em maio do ano passado, vítima da Covid-19. Deputados de diversos partidos celebraram o acordo que possibilitou a derrubada dos vetos. A mobilização incluiu a participação de diversos artistas, que acompanharam as negociações e a votação em Plenário. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou que a presença de representantes do setor foi fundamental para o acordo. “A presença de vocês [artistas] fez o ambiente mudar, fez com que o coração e a consciência dos parlamentares compreendessem que arte é ofício, arte é trabalho, as pessoas vivem da arte”, afirmou. Feghali destacou que a Lei Aldir Blanc 1 demonstrou a capacidade de articulação dos gestores estaduais e municipais nos investimentos do setor e na desburocratização. Foi essa norma que inspirou a aprovação da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc 2, que cria uma política pública permanente inspirada na lei de 2020. O deputado Henrique Fontana (PT-RS) ressaltou que as propostas podem destinar R$ 6 bilhões para a cultura. “Hoje é um dia histórico de nós darmos uma demonstração de respeito a tudo que a cultura já fez e a tudo que ela fará pela identidade e pelo nosso projeto de Nação”, disse. A líder do Psol, deputada Sâmia Bomfim (SP), afirmou que a votação é mais uma vitória do Congresso diante do Poder Executivo que, na sua avaliação, tentou desmontar as fontes de financiamento da cultura. “Além de o acesso à cultura ser um direito da população, é também um setor econômico importante: são cerca de 4% do nosso PIB. Isso não pode ser irrelevante, só mesmo na mente de um governo negacionista”, criticou. Para o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), o acordo construído chegou a um equilíbrio para fortalecer a cultura do País. “Nós tivemos um avanço muito grande com a Lei Aldir Blanc. A Lei Aldir Blanc 2 é fundamental porque os nossos fazedores de cultura estão preparados. Só no estado do Rio de Janeiro, atendeu mais de 2.500 projetos”, informou. O deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) destacou que deputados de diferentes correntes ideológicas conseguiram se unir em defesa do setor em duas leis que dão sustentabilidade ao setor. “É importante entendermos que essa luta em defesa da cultura não é uma luta da direita ou da esquerda, não é uma luta de liberal. A luta pelo direito à cultura equivale à luta pelo direito de comer, pelo direito de trabalhar, é uma luta por liberdade”, disse. Fonte: Agência Câmara de Notícias.