• Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 10 // Mai // 2022
  • 19h44

Deputado Marquinho Viana inaugura mais uma obra em Livramento

A praça Cecília Pires de Aguiar no bairro Passa Quatro, no município de Livramento de Nossa Senhora foi inaugurada no domingo (08/05/22),  com as presenças do deputado Marquinho Viana (PV), do prefeito Ricardinho, da vice-prefeita Joanina, vereadores, secretários municipais,do deputado Federal José Rocha, lideranças políticas e população local.

  • Foto: Reprodução - Rede Sociais
  • 10 // Mai // 2022
  • 17h37

Caminhão desgovernado atinge estabelecimentos comerciais e deixa feridos

Um caminhão desgovernado destruiu uma mercearia e uma padaria que ficam no povoado de Riacho da Guia, em Alagoinhas, cidade a cerca de 160 km de Salvador, na tarde da última segunda-feira (9). Segundo o delegado da cidade, Fabio Pretto, três pessoas que estavam no local ficaram feridas. De acordo com o delegado, o caminhão, que transportava laranjas, perdeu o controle da direção e atingiu os estabelecimentos comerciais. Os feridos, incluindo o motorista, foram socorridos para o hospital de Inhambupe (a cerca de 47 km de Alagoinhas), com escoriações leves. Todos já foram liberados da unidade médica, conforme informou o delegado. Pessoas que estavam próximas ao local filmaram a situação após a batida. Nas imagens, a parte da frente de uma das lojas aparece totalmente destruída, com os tijolos caídos no chão. O teto de um dos estabelecimentos também cedeu diante do impacto da batida.

  • Foto: Divulgação
  • 10 // Mai // 2022
  • 16h55

Assinada a ordem de serviço para o asfalto de Pindaí a Guirapá

Na última segunda-feira (09), o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, assinou a ordem de serviço para as obras de pavimentação asfáltica do entroncamento com a BR-122, ligando Pindaí ao distrito de Guirapá, numa extensão de aproximadamente 16 km. O investimento de cerca de R$ 17 milhões é resultado da luta da deputada Ivana Bastos, do deputado federal Charles Fernandes e do prefeito João Veiga com o apoio do Governo da Bahia.

"Muitos não acreditaram que conseguiríamos levar esse investimento para Pindaí, mas a resposta tá aí. Essa obra é um sonho antigo da população que se torna realidade, graças a uma atuação séria e constante. A força do trabalho venceu, garantindo mais desenvolvimento e qualidade de vida para a população", destacou a deputada.

Ivana Bastos falou ainda da importância de trabalhar ao lado de um governo que gosta de gente. "Rui já provou que sua missão é trazer avanços para a nossa Bahia. Tenho muito orgulho de fazer parte desse time que se preocupa verdadeiramente com o crescimento dos municípios. Agradeço imensamente ao secretário Marcus Cavalcanti por atender mais esse nosso anseio", frisou a parlamentar.

  • Foto: Divulgação - Ascom
  • 10 // Mai // 2022
  • 15h53

Praça Cecília Pires de Aguiar é inaugurada no Passa Quatro em Livramento

O Passa Quatro recebeu mais uma melhoria em sua infraestrutura urbana, depois da pavimentação de praticamente todas as ruas do bairro, a praça do forró, agora Praça Cecília Pires de Aguiar, passou por uma grande urbanização para melhor acomodar os moradores e, principalmente, os visitantes durante os já tradicionais festejos juninos - Domingo de Sol. Na tarde do último domingo, 8 de maio de 2022, o prefeito Ricardinho Ribeiro inaugurou a praça. Os deputados Zé Rocha – federal e Marquinho Viana - estadual, a vice-prefeita Joanina Sampaio, vereadores e populares prestigiaram o evento. Cecília Pires de Aguiar nasceu na então Fazenda Passa Quatro que na época era de propriedade dos seus pais Manoel e Maria Mandú, foi uma grande benfeitora do local, em sua residência funcionou a primeira escola do bairro e também era quem organizava os festejos, a capela de Santo Antônio de Pádua foi construída por seu filho Antônio Pereira e Silva.

  • Foto: Divulgação - Ascom
  • 10 // Mai // 2022
  • 15h53

  • Foto: Reprodução - Rede Sociais
  • 10 // Mai // 2022
  • 15h34

Corpo de adolescente que desapareceu após entrar no mar é encontrado

O corpo da adolescente de 17 anos que desapareceu após entrar no mar da praia do Taipe, em Porto Seguro, no sul da Bahia, foi achado na tarde de segunda-feira (9), próximo à praia dos Barramares, a cerca de 28 km ao norte do local onde a jovem desapareceu. Brunelle Souza Brito Costa sumiu no domingo (8), após entrar no mar com a tia e o primo. Na ocasião, ela e a família comemoravam o Dia das Mães. Nesta segunda, após um estudo das marés, os bombeiros resolveram focar as buscas nas praias Pitinga e do Apaga Fogo, praias mais próximas da praia dos Barramares. Em seguida, o corpo da adolescente foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros. As buscas pro Brunelle foram iniciadas ainda no domingo, com ajuda de familiares e salva-vidas locais. 

  • Foto: Divulgação
  • 10 // Mai // 2022
  • 15h30

Nova ação na Justiça obriga ACM Neto a retirar publicação com paródia do funk

O desembargador do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Vicente Oliva Buratto, determinou que o pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UNIÃO), retire, do seu perfil no Instagram, uma publicação em que faz uma paródia do funk "Desenrola, bate, joga de ladinho". O magistrado entendeu que houve propaganda eleitoral antecipada. Assim, a ação foi ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), legenda do pré-candidato ao governo, Jerônimo Rodrigues. No post, a pré-campanha de ACM Neto troca a expressão "joga de ladinho", por "vota direitinho". "A ampla divulgação em rede social de adaptação musical com a mensagem 'vota direitinho', imediatamente seguida da veiculação da imagem e nome do primeiro Representado (ACM Neto), evidencia manifesto pedido de voto em seu favor, o que resta ainda mais corroborado pela legenda da referida postagem, da qual consta mensagem no sentido de que 'pra poder votar direitinho mesmo tem que garantir a emissão do título de eleitor', assim como pela repercussão externada por seus seguidores, devidamente registrada nos autos", diz o magistrado na decisão. Com isso, a retirada do conteúdo tem que ocorrer em até 12 horas, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 5 mil.

  • Foto: Reprodução - Panorama Geral
  • 10 // Mai // 2022
  • 15h15

Mulher é presa suspeita de matar filha de um ano afogada em uma pia

Uma mulher foi presa suspeita de matar a própria filha, na manhã desta terça-feira (10), em Feira de Santana, cidade que fica a 100 quilômetros de Salvador. A mulher de 26 anos teria matado a filha, identificada como Raquel Teixeira, de 1 ano e 9 meses, afogada em uma pia. O crime ocorreu no bairro da Pamplona. O Samu foi chamado para tentar socorrer a criança, mas no local, os profissionais de saúde atestaram a morte de Raquel. De acordo com informações de testemunhas, a mulher seria usuária de drogas. A criança vivia em Salvador, com a avó e estava em Feira em uma casa próxima de onde ocorreu a situação. Não há detalhes sobre as circunstâncias do crime. Após a prisão, a mulher foi levada pela Polícia Militar para o Complexo de delegacias da Polícia Civil de Feira de Santana. Em nota, a Polícia Civil diz que a apuração está em fase inicial e, que por conta disso, os detalhes não podem ser divulgados, para não interferir no andamento do caso. 

  • Foto: Ricardo Stuckert
  • 10 // Mai // 2022
  • 15h13

Lula diz que Bolsonaro tem medo de perder as eleições e ser preso: ‘Dias contados’

O ex-presidente Lula (PT), pré-candidato à Presidência da República que o presidente Jair Bolsonaro está com os "dias contados" no cargo e que faz ataques às urnas eletrônicas porque teme ser preso. 'Bolsonaro, seus dias estão contados. Não adianta desconfiar de urna. O que você tem é medo de perder as eleições e ser preso', disse Lula nesta segunda-feira (9) no Expominas, em Belo Horizonte. Lula afirmou também que Bolsonaro representa a "ignorância", a "violência" e o "fascismo" no Brasil. E que será necessário reconstruir o Brasil. Ele disse que é possível aumentar o salário mínimo e incentivar a pequena e média agricultura. 

  • Foto: Reprodução
  • 10 // Mai // 2022
  • 09h33

Colisão envolvendo Uno e Hilux deixa cinco mortos e dois feridos na BA 220

Um gravíssimo acidente no fim da manhã desta segunda-feira, 09, no Km 215 da BA 220 deixou um saldo de cinco pessoas mortas, sendo três de uma mesma família, e outras duas feridas quando o Fiat Uno de placa JPW 1655 licença de Monte Santo colidiu com uma caminhonete Hilux placa PWK 1418/ São Paulo, no trecho que liga a sede de Monte Santo ao Distrito Pedra Vermelha. A reportagem  apurou que o Fiat Uno conduzido por Eusébio Dantas de Jesus, retornava de Monte Santo onde os ocupantes tinham indo fazer compras e retornavam para o Povoado Bastião distante cerca de 15 km quando bateu de frente com a Hilux dirigida por Vivaldo de Jesus Almeida. Cinco pessoas morreram no local do acidente e uma foi socorrida para o Hospital Monsenhor Berenguer e diante da gravidade dos ferimentos foi transferida para o Hospital Geral Cleriston Andrade em Feira de Santana onde deu entrada em estado muito grave no início da noite. Vítimas tinham saído cedo para a sede de Monte Santo e no retorno aconteceu a tragédia. No Fiat Uno viajavam Roberto de Jesus Dantas, 64 anos, Edmundo Dantas de Jesus, 50 e Eusébio Dantas de Jesus, idade ignorada, os três de uma mesma família. Além de José Dias Reis, 69, e Martinha das Neves Moura, 62. A única sobrevivente do Uno foi a senhora Maria de Lourdes Silva Revés, 58 anos, ela que deu entrada no Cleriston no início desta noite. Ela é tia do vereador Nigeferson e esposa de José Dias uma das vítimas fatais. Vivaldo de Jesus Almeida, 40 anos, motorista da Hilux também foi socorrido para o hospital, seu estado de saúde estável. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Euclides da Cunha. 

  • Foto: Divulgação
  • 10 // Mai // 2022
  • 09h27

Ministério Público abre mais de 50 vagas para estagiário em Direito na Bahia

O Ministério Público estadual abriu seis editais para seleção de estagiários em Direito com um total de 52 vagas destinadas aos municípios da região de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença. O período, local e forma de inscrição de cada seleção e mais informações, como data, local e horário de prova, podem ser acessadas por meio do portal do MP. Os editais preveem 30% das vagas para candidatos negros e 10% para os com deficiência. A taxa de inscrição é R$ 55 reais. A bolsa é de R$ 663,00 mais auxílio-transporte e a carga horária é de 20 horas semanais. Nas provas, serão cobrados conhecimentos básicos em Língua Portuguesa e conhecimentos jurídicos em Direto Constitucional, Penal, Civil, Processual Penal e Civil e em legislação especial nas áreas do consumidor, meio ambiente e de improbidade administrativa; Estatutos do Idoso e da criança e do adolescente; e arbitragem.

  • Foto: Fernando Vivas - GOVBA
  • 10 // Mai // 2022
  • 08h42

Governo do Estado investe mais de R$ 170 milhões em convênios nas áreas de saúde, educação e esporte

Mais de R$ 170 milhões estão sendo investidos pelo Governo do Estado na construção de casas para vítimas das enchentes do final do ano passado, equipamentos para postos de saúde e hospitais e na construção e recuperação de equipamentos esportivos. O governador Rui Costa assinou 128 autorizações, entre convênios e ordens de serviço, que beneficiam 110 municípios baianos. A solenidade, realizada na tarde desta segunda-feira (9), reuniu prefeitos e autoridades no auditório da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia.  “Ainda iremos assinar mais alguns essa semana, mas temos que licitar e iniciar as obras desses convênios que estamos autorizando agora até o dia primeiro de julho, por causa do calendário eleitoral. Então eu peço aos prefeitos e prefeitas que atentem ao prazo, porque é preciso publicar a licitação, fazer a licitação e iniciar as obras até o dia primeiro de julho, um prazo que vai ficando cada dia mais curto e mais apertado”, enfatizou o governador. Rui comentou a diversidade de ações. “Os convênios são diversos, desde a construção de casas, para aqueles municípios que tiveram chuvas muito fortes e destruíram as residências, até outros que não tiveram, mas temos convênios diversos de saúde e equipamentos de educação”.  Para o prefeito de Dário Meira, William Sena, a parceria é fundamental para a recuperação da educação no município. “Não tinha condição, nosso município é pequeno. O governador, entendendo a necessidade real da nossa população, principalmente na área da educação, está celebrando hoje um convênio de quase R$ 2 milhões para a compra de cadeiras, carteiras, fogões, liquidificadores, todo tipo de equipamentos que foram perdidos. Vamos poder mobiliar nossa escola e voltar às aulas porque educação é a salvação do país. Quero dizer que Dário Meira fica feliz com essa celebração hoje”. A Secretaria da Saúde foi autorizada a celebrar mais de R$ 80 milhões em convênios. A titular da pasta, Adélia Pinheiro, explica que são contratos para reforma de unidades de saúde, aquisição de equipamentos mobiliários e cessão de equipamentos mobiliários. “A atenção básica, de responsabilidade dos municípios, é o pilar do Sistema Único de Saúde. Quando temos qualidade em atenção básica para todos os baianos e baianas,  nós estamos fazendo a promoção da saúde, prevenção de agravos e acolhendo as necessidades com resolutividade. Assim, nós diminuímos o número de demandas para a média e alta complexidade. Outros R$ 37 milhões serão destinados às prefeituras via Secretaria Estadual da Educação (SEC). O secretário da pasta, Danilo de Melo Souza, afirmou que este é um trabalho que vem sendo feito nos últimos 16 anos.  “Esses convênios, somados às diversas ações de municipalização que têm sido realizadas, têm dado aos municípios as condições de fazer os investimentos necessários para ampliar a matrícula de crianças e jovens e de cumprir o que está determinado no plano nacional de educação”. Os investimentos autorizados entre as prefeituras  e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) superam os R$ 50 milhões. São convênios e ordens de serviço que beneficiam amadores e atletas. “Com isso, estamos somando o maior investimento da história da Bahia em equipamentos esportivos. É esporte por toda parte, é um legado e é fundamental. Não tem como praticar esporte se não tiver onde. Então, além dos programas sociais que nós desenvolvemos, de inclusão do esporte de alto rendimento, uma outra ação fundamental é exatamente investir nos equipamentos esportivos”, ressalta o titular da Setre, Davidson Magalhães.]

Veja a lista dos municípios beneficiados: 

Convênios com a Secretaria da Educação (SEC):

Acajutiba, Aporá, Banzaê, Canudos, Cipó, Dário Meira, Esplanada, Irajuba, Iuiú, Jacaraci, Medeiros Neto, Nova Itarana, Novo Triunfo e Teolândia.

Convênios com Setre e Sudesb:

Apuarema, Bom Jesus da Serra, Contendas do Sincorá, Cotegipe, Irecê, Itapebi, Itororó, Lafaiete Coutinho, Maracás, Miguel Calmon, Nordestina, Ouriçangas, Santa Inês, Santanópolis, São Domingos, Sebastião Laranjeiras, Tanquinho , América Dourada, Anagé, Barra da Estiva, Cachoeira, Camamu, Catu, Coaraci, Conceição do Jacuípe, Dias D’Ávila, Elísio Medrado, Gavião, Ibotirama, Itaberaba, Itagibá, Itajuípe, Itaparica, Laje Maraú, Mascote, Mirangaba, Mulungu do Morro, Piripá, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, Taperoá, Uibaí, Remanso, Sento Sé, Lauro de Freitas e Camaçari. 

Convênios com a Secretaria da Saúde (Sesab):

Alagoinhas, América Dourada, Anagé, Anguera, Barra do Choça, Brumado, Caculé, Carinhanha, Central, Cícero Dantas, Cocos, Conceição da Feira, Coração de Maria, Dom Basílio, Elísio Medrado, Fátima, Ibitiara, Ibotirama, Ilhéus, Ipecaetá, Irajuba, Irará, Itagibá, Itaparica, Itapicuru, Itapitanga, Itiruçu, Ituaçu, Jacaraci, Jiquiriçá, Juazeiro, Lauro de Freitas, Lençóis, Malhada, Miguel Calmon, Mirangaba, Mortugaba, Mulungu do Morro, Nova Soure, Paramirim, Paratinga, Pindaí, Pindobaçu, Planalto, Poções, Pojuca, Remanso, Ruy Barbosa, Santa Brígida, Santa Inês, Santa Rita de Cássia, Santo Amaro, São Domingos, Sátiro Dias, Saúde, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Sitio do Mato, Sitio do Quinto, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Uauá, Ubaitaba, Várzea do Poço e Wanderley.

CONTINUE LENDO

  • Foto: Joa Souza - GOVBA
  • 10 // Mai // 2022
  • 08h35

Rui anuncia novo concurso com 2 mil vagas e compra de mil fuzis para a Polícia Militar

Mais 2 mil policiais militares vão reforçar o efetivo da corporação, a partir do próximo ano. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta segunda-feira (9), durante a cerimônia de formatura de 917 novos soldados, na Vila Militar dos Dendezeiros, em Salvador. “Prometi e cumpri que, quando esta turma se formasse, abriríamos este novo concurso. E, assim, queremos que, no próximo ano, os aprovados já possam iniciar o curso de formação”, afirmou. Até o final de 2022, 1.700 policiais aprovados no último concurso iniciam o curso de formação. Com esse contingente, serão 2.617 novos policiais no enfrentamento da violência, somente este ano. Rui disse ainda que a Bahia segue investindo em equipamentos para as forças de segurança, com a autorização para a compra de mil novos fuzis para a Polícia Militar. O armamento será adquirido por meio de licitação do estado ou registro de preço de outros estados. “São muitos recursos destinados à infraestrutura, na aquisição de equipamentos e novas viaturas e na qualificação desses profissionais. Seguimos em frente para reforçar a segurança no estado, de maneira ágil, assertiva e eficaz no combate ao crime”, completou o governador. Esses investimentos incluem outros dois concursos. Um deles oferece mil vagas para a Polícia Civil, e as inscrições começaram nesta segunda-feira (9). São 150 para o cargo de delegado, 150 para escrivão e 700 para investigador. Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o certame é organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e Polícia Civil. As inscrições são realizadas pelo endereço www.ibfc.org.br, até 7 de junho. O outro concurso já autorizado oferecerá 456 vagas para peritos em diversas áreas da Polícia Técnica.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 09 // Mai // 2022
  • 19h32

Forró do Passa Quatro 2022: domingo de estreia reuniu multidão

Sob a organização do festeiro Herbert Azevedo e apoio de empresários, comerciantes e Prefeitura de Livramento, a edição 2022 do Forró do Passa Quatro começou em grande estilo. No domingo (08), a chamada "manhã de sol" reuniu uma multidão que se divertiu ao som de Pedro José, Vitor Caires e a atração principal: o forrozeiro de reconhecimento nacional, Targino Gondim. O público se surpreendeu com as modificações realizadas no espaço do evento, incluindo a Praça do Bairro, inaugurada pelo Prefeito Ricardinho Ribeiro. Entre as novidades deste ano, estavam dois espaços de estacionamento, que ficaram completamente lotados, realocação do palco, que garantiu um maior espaço para os amantes do forró e o Camarote, com iluminação, decoração e total comodidade para quem optou em ficar na área reservada.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 09 // Mai // 2022
  • 19h32

Para o próximo domingo (15) Anny Souza, Zé de Salvador e Leleu de Zé de Chico prometem seguir a tradição com muito xote, baião e arrasta-pé, do jeito que os livramentenses gostam. (Clique aqui e veja fotos)

  • Foto: Divulgação
  • 09 // Mai // 2022
  • 15h30

Ivana Bastos acompanha pedidos de energia na Supec

A deputada Ivana Bastos segue trabalhando para levar mais e mais energia elétrica para famílias da zona rural. Na última terça-feira (3), a parlamentar esteve reunida com o superintendente de Energia e Comunicações do Estado, Celso Rodrigues, para reiterar solicitações para comunidades dos municípios de Iuiu e Palmeiras.


IUIU
Ivana e os vereadores Reinaldo Sales e Diogo Ribeiro verificaram o andamento dos pedidos de obras de energia para as localidades de Boa Nova, Fazenda Vista linda, Bairro Alto Bonito e Araça. "Seguimos acompanhando os próximos passos para assegurar a concretização dessas obras e, assim, garantir mais qualidade de vida e conforto para as famílias de Iuiu", ressaltou Ivana Bastos.

PALMEIRAS

Ainda no órgão, a parlamentar e os vereadores Dudu e Tiago Rôla solicitaram agilidade para execução das obras de energia na localidade de Campos de São João, na Boa Vista.
 Na oportunidade, Ivana Bastos destacou que a obra é uma prioridade do mandato. "Buscamos o apoio do órgão para solucionar as pendências e garantir a concretização do pleito, uma luta antiga nossa ao lado dos prefeitos e vereadores da região", concluiu.

  • Foto: Ed Santos - Acorda Cidade
  • 09 // Mai // 2022
  • 11h05

Cachorro percebe incêndio, chama a atenção de cuidadora e salva idosos em Feira de Santana

Um casal de idosos foi salvo de um incêndio de uma casa em Feira de Santana após intervenção de uma cuidadora e de um cachorro. O fato ocorreu na madrugada desta segunda-feira (9) em uma rua do bairro Ponto Central. Conforme o Acorda Cidade, a idosa Aline Lustosa, de 82 anos, e o esposo, Ivaldo Lustosa, de 86, dormiam quando o cachorro Bob percebeu o incêndio no quarto. O animal então pegou um pedaço de tecido que exalava fumaça e foi até o quarto da cuidadora de idosos e técnica de enfermagem, de nome Luciene. A mulher então percebeu que havia algo estranho e ao sair do quarto viu que se tratava de um incêndio. Ainda segundo informações, a cuidadora socorreu os idosos, e os tirou de dentro de casa. Depois, ela chamou o Corpo de Bombeiros. O fogo consumiu grande parte do imóvel que ficou destruído. A casa deve ser demolida. Tanto a idosa como o idoso não sofreram ferimentos. Um genro deles, identificado como Roberval Aleixo, disse que o casal chegou a inalar fumaça. Não há mais informações sobre o estado de saúde deles. Até o momento não se sabe o que provocou o incêndio. A suspeita é de um curto-circuito em um ventilador. O cachorro herói, Bob, é da raça pinscher e está há cerca de oito anos com a família.