• Foto: Divulgação
  • 16 // Fev // 2022
  • 11h03

Estradas vicinais de Ibitiara serão recuperadas

Em atendimento ao pedido da deputada Ivana Bastos e do prefeito de Ibitiara, Wilson de Bubuda, foi publicado no Diário Oficial do Estado, na edição de segunda-feira (14), o convênio entre a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para a recuperação emergencial de estradas vicinais no município. Para a realização dos serviços serão investidos R$ 120 mil. "O convênio atende o pedido do prefeito Wilson para garantir melhores condições de trafegabilidade e auxiliar no escoamento da produção agrícola", contou a deputada.

  • Foto: Pixabay/Imagem Ilustrativa
  • 16 // Fev // 2022
  • 10h43

Menino morre após engolir balão de festa, no DF

Um menino de 10 anos morreu após engolir um balão de festa em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Ele estava na casa de uma amiga da mãe quando o acidente aconteceu. A criança chegou a ser levada para uma unidade de saúde, mas não resistiu. Pedro Henrique Silva, de 10 anos, estava brincando com outras crianças no sábado (12). Depois, foi até a cozinha e bebeu água. O menino disse que tinha engolido um balão de festa e, momentos depois, desmaiou. O menino foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Ingá. Ele foi atendido, mas não resistiu. O caso será investigado pela Polícia Civil. “Vamos ouvir a mãe dessa criança e demais pessoas que souberam do fato, que estavam na residência onde o fato aconteceu, para que possamos ver se realmente existe alguma responsabilidade a ser atribuída a alguém, se existe um responsável pela situação”, disse o delegado Fabiano Medeiros.

  • Foto: Divulgação
  • 16 // Fev // 2022
  • 10h37

João de Didi e Margareth Pina são eleitos Presidente e Vice do Consórcio Chapada Diamantina Sul

Na tarde da última terça-feira (15) na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, aconteceu a reunião híbrida do Consórcio Chapada Diamantina Sul para constituição, aprovação do estatuto e eleição. Participaram da reunião os Prefeitos, João Didi de Barra da Estiva, Margareth Pina de Contendas do Sincorá, Tunga Bastos de Iramaia, Wagner Ramos de Mirante, Phellipe Brito de Ituaçu e Dr. Cristiano Azevedo de Rio de Contas. Participaram também da reunião, Fabiana Matos da SEPLAN e o Contador Marcos Lopes. Foi eleito por unanimidade Presidente do Consórcio, o Prefeito de Barra da Estiva João de Didi e Vice Presidente Margareth de Contendas do Sincorá. “Este consórcio irá fortalecer não só o município de Ituaçu, mas sim toda a nossa região com a soma dos colegas Prefeitos que pensam no coletivo para  desenvolver ainda mais os municípios; São forças que se unem e tenho certeza que trará bons frutos para a Chapada Diamantina Portal Sul,” disse Phellipe Brito.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 16 // Fev // 2022
  • 09h28

Vídeo: Carro pega fogo no centro de Livramento

Um carro Renault Sandero de cor branca pegou fogo no começo da manhã desta quarta-feira (16), na avenida Dr. Nelson Leal no centro de Livramento de Nossa Senhora. As causas do incêndio, que deixou o carro completamente destruído, não foram informadas. Um pipa foi deslocado até o local para conter as chamas. Não houve feridos. A Polícia Militar esteve no local realizando os procedimentos necessários.

  • Foto: CNN Brasil
  • 16 // Fev // 2022
  • 08h34

Chuva já matou 34 pessoas em Petrópolis, no Rio de Janeiro

Ao menos 34 pessoas já morreram em decorrência dos estragos causados pela chuva, no município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Ao todo, até a manhã desta quarta-feira (16), foram contabilizadas 207, das quais 171 correspondem a deslizamentos. Durante esta a madrugada, os agentes da Defesa Civil atendendo aos chamados e realizando rondas na cidade. “A cidade se encontra devastada, um passivo do ponto de vista estrutural gigantesco. Uma situação muito difícil. Petrópolis já tinha sido vítima de muita chuva no mês de janeiro e agora veio essa chuva maior”, afirmou o prefeito Rubens Bomtempo (PSB) em entrevista exclusiva no 1º Jornal, da Band TV. No momento, 184 pessoas estão sendo atendidas nas estruturas de apoio, em sua maioria escolas, com o suporte de assistentes sociais, profissionais de Saúde, Educação e Agentes Comunitários, além da Defesa Civil. Estima-se que 80 casas tenham sido afetadas na localidade conhecida como Morro da Oficina, no Alto da Serra. Em outras regiões, como 24 de Maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar e as ruas Uruguai, Whashington Luiz e Coronel Veiga, também há registros de alagamentos.

  • Foto: Divulgação
  • 16 // Fev // 2022
  • 07h47

Prefeito de Livramento de Nossa Senhora se reúne com a BAMIN

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que ligará o Porto Sul, em Ilhéus, com a Ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis/TO, terá um de seus trechos passando por terras livramentenses, trazendo a perspectiva de emprego e renda para o município. Na tarde desta terça-feira (15), o prefeito Ricardinho Ribeiro se reuniu, virtualmente, com prepostos da BAMIN, empresa que realizará a obra da estrada de ferro da FIOL, em Livramento. O intuito da conversa foi para apresentação da empresa ao chefe do executivo, para estreitar o relacionamento da construtora com a gestão municipal.

  • Foto: Divulgação
  • 15 // Fev // 2022
  • 21h58

Ivana, Charles e Olga unem forças e garantem investimentos para matina em reunião com Rui Costa

Em uma produtiva reunião, na tarde de ontem (14), com o governador Rui Costa e a prefeita de Matina Olga, a deputada Ivana Bastos e o deputado federal Charles Fernandes garantiram importantes investimentos para o município. Também participaram da audiência, o vice-prefeito Irineu e o ex-prefeito Dr. Zezito. Graças a essa união de forças, o governador autorizou a realização de microrrevestimento asfáltico para uma revitalização completa da estrada que liga Matina a Guanambi. Rui também autorizou que a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) realize o processo para construção do Mercado Municipal no bairro Alto dos Baias. Sobre o pedido para a pavimentação asfáltica que liga Matina a Riacho de Santana, o projeto está em fase de conclusão e o governador vai analisar assim que estiver pronto. Para fortalecer a saúde, Rui liberou equipamentos para hospital e maternidade, bem como para a Unidade de Saúde da Família Jaime Rodrigues, autorizou a reforma do hospital, e disponibilizou uma ambulância para o município. O chefe do executivo também deu uma resposta positiva para a construção de uma nova delegacia conjunta e solicitou que a prefeita providencie os documentos do terreno onde será instalada a unidade. Na área da educação, a parlamentar reforçou a necessidade da liberação de um ônibus escolar para o município, e recebeu o ok do governador. Atendendo ainda a reivindicação do grupo, o governador pediu que o time se reunisse com o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, para conversar sobre as demandas da agricultura familiar. "Com certeza saímos com um saldo muito positivo dessa reunião. O governador atendeu nossas reivindicações e da população. Essa união de forças tem levado muitos investimentos para a cidade e seguiremos juntos em prol do município", destacou a deputada.

  • Foto: Reprodução/Instagram
  • 15 // Fev // 2022
  • 21h33

Cantora Paulinha Abelha, da Banda Calcinha Preta, faz diálise em hospital de Aracaju

A cantora Paulinha Abelha, da Banda Calcinha Preta, continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em um hospital particular de Aracaju. De acordo com o último boletim médico, divulgado na noite desta terça-feira (15), a cantora está fazendo diálise. Ainda segundo o boletim, o quadro de saúde dela é estável e sem infecção. A cantora continua passando por exames para melhor elucidação do quadro clínico. A artista foi hospitalizada na última sexta-feira (11) com problemas renais.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 15 // Fev // 2022
  • 19h59

Jaques Wagner mantém pré-candidatura ao Governo da Bahia

O senador Jaques Wagner (PT) afirmou nesta terça-feira 15, manter sua pré-candidatura ao governo da Bahia, após uma reunião em São Paulo com o ex-presidente Lula (PT) para discutir uma possível mudança na chapa majoritária que concorre na Bahia. "Nosso objetivo é fortalecer a unidade do grupo para ganharmos mais uma vez na Bahia e com Lula. O quadro continua o mesmo, com minha pré-candidatura ao governo e o desejo de Otto e Leão de disputarem o Senado. Política é assim: se conversa muito até se chegar a um consenso", publicou Wagner no Twitter. Além de Lula e Wagner, participaram do encontro o governador Rui Costa (PT), o senador Otto Alencar (PSD) e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. "Tratamos do quadro eleitoral no Brasil e na Bahia. Nada melhor do que dialogar sobre isso com o grande maestro da política nacional", disse Wagner.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 15 // Fev // 2022
  • 19h53
Por Política Livre

Luiz Caetano afirma que pré-candidatura de Wagner está mantida e que formação é discutida pelas lideranças

O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Luiz Caetano, afirmou no início da noite desta terça-feira (15) que seguem abertas as discussões sobre as candidaturas no grupo político governista. Com isso, o governador Rui Costa tem a possibilidade de continuar no cargo até o final do mandato, em dezembro de 2022, e o senador e ex-governador Jaques Wagner segue como pré-candidato ao Governo do Estado e nome forte para encabeçar a chapa e disputar o palácio de Ondina pela terceira vez. “O mais importante é preservar a unidade de um grupo de lideranças que já trabalhou pelo bem da Bahia durante 15 anos e mantém diálogo aberto com todos os principais nomes da política nas esferas federal e estadual, inclusive com o vice-governador João Leão e o senador Otto Alencar”, afirmou Luiz Caetano. Ele disse ainda que “vencer as eleições estaduais e consolidar a vitória de Lula na Bahia devem ser os objetivos maiores de quem se coloca acima das diferenças individuais e à disposição da batalha para resgatar o Brasil desse pesadelo em que estamos mergulhados”.

  • Foto: Vitor Barreto/SSP-BA
  • 15 // Fev // 2022
  • 19h32

Feminicídio tem queda de 21,4% em Janeiro na Bahia

As ações de unidades especializadas das forças de segurança conseguiram reduzir em 21,4% o índice de femicídios - contra a mulher por condição de gênero - em todo o território baiano. Foram contabilizados dados dos 417 municípios baianos durante o mês de janeiro de 2022. Em 2021 foram computados 14 mortes de mulheres em razão do gênero, contra 11 no primeiro mês deste ano, representando a preservação de três vidas. A capital baiana não registrou feminicídio e as cidades de Macaúbas, Santo Antônio de Jesus, Camaçari e Valença apresentaram redução de 100% no número de casos. A Secretaria da Segurança Pública conta com estruturas específicas para atendimento de casos de violência doméstica e de gênero na busca de combater este crime. Hoje, o estado dispõe de 22 unidades da Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, que acompanham mulheres com medidas protetivas de urgência, e 15 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) para registro de ocorrências. O gestor da SSP, Ricardo César Mandarino Barretto, explica que o combate a violência contra mulher é uma prioridade para a pasta. "Estamos alinhados com outras secretarias do estado para ampliar o combate. Além de prisões em flagrante, mandados cumpridos e monitoramento das medidas protetivas, nossas unidades também realizam ações educativas para reduzir a cultura do machismo e interromper o ciclo de violência", explicou o secretário. Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados por meio do telefone 190 e podem ser registrados também na Delegacia Virtual.

 

  • Foto: Divulgação
  • 15 // Fev // 2022
  • 17h04

Prefeito Ricardinho Ribeiro recebeu visita institucional do Juiz de Direito Dr. Gabriel Rosso de Oliveira na sede da Prefeitura

Em uma demonstração democrática entre os poderes executivo e judiciário, o município de Livramento de Nossa Senhora, representado pelo prefeito Ricardinho Ribeiro, teve a honra de receber em visita de apresentação o juiz de direito titular da Vara Criminal da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, Dr. Gabriel Rosso de Oliveira. O encontro aconteceu às 14h, desta terça-feira, 15 de fevereiro de 2022, onde foram debatidas questões no intuito de estabelecer uma harmoniosa relação institucional entre os poderes executivo e judiciário do nosso município. Também estiveram presentes representantes do corpo jurídico municipal os advogados Dr. Adailton Porto, Dra. Ingrid Rodrigues e Dr. Marcelo Brito.
 

  • Foto: Reprodução/Rede Sociais
  • 15 // Fev // 2022
  • 16h52

Conquista: Trio da Huanna e Iza são confirmados no Festival de Inverno Bahia 2022

A organização do Festival de Inverno Bahia (FIB) 2022 anunciou nesta terça-feira (15) a banda Trio da Huanna e a cantora Iza como atrações do evento. Os shows irão acontecer entre os dias 26 e 28 de agosto deste ano. Segundo a organização do evento, as duas atrações vão se apresentar no domingo, 29 de agosto. O Trio da Huanna está com o repertório pronto para o Festival de Inverno. Luizinho, Neto e Lúcio comemoram os 18 anos de carreira no palco do FIB. Já a cantora Iza não vai deixar ninguém parado. A artista foi considerada a celebridade brasileira mais influente do ano de 2021. Em 2019, Iza se apresentaria no Festival de Inverno, mas teve um problema de saúde. Os fãs esperaram e esse ano a musa estará na cidade baiana. Também já foram confirmados no Festival de Inverno: Maria Bethânia, Dilsinho, Os Paralamas do Sucesso e Alok. O evento seguirá todos os protocolos contra a Covid-19. Depois de dois anos sem acontecer por conta da pandemia da covid-19, o FIB terá a sua 16ª edição este ano. A produção do evento é assinada pela Icontent, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla e em quatro pontos fixos de Vitória da Conquista: Loja Taco, Central de Ingressos Shopping Conquista Sul, Central de Ingressos Galeria Panvicon e Banca Central.

  • Foto: Divulgação
  • 15 // Fev // 2022
  • 15h06

Ivana e Rui Costa entregam ambulâncias, tratores e oficializam convênios para diversos municípios

A segunda-feira (14) foi marcada pela entrega de importantes benefícios para diversas cidades baianas. No Parque de Exposições de Salvador, a deputada Ivana Bastos e o governador Rui Costa entregaram aos municípios de Jussiape, Feira da Mata, Jacaraci, Novo Horizonte, Malhada de Pedras, Botuporã, Caetité e Caturama, ambulâncias, tratores agrícolas, e assinaram convênios para pavimentação e construção de praças. Marcaram presença no ato, o senador Otto Alencar, a secretária de Saúde Adélia Pinheiro; os secretários de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural, Marcus Cavalcanti e Josias Gomes, o presidente da Conder, José Trindade, os deputados federais Charles Fernandes e Otto Filho, autoridades e lideranças de diversas localidades do estado.

  • Foto: Divulgação
  • 15 // Fev // 2022
  • 15h06

Ambulâncias

A deputada entregou ambulâncias tipo Van, 0 km para quatro municípios. Receberam o veículo, o prefeito de Jussiape, Éder Aguiar; o prefeito de Feira da Mata, Valmir Rodrigues, com o apoio do deputado federal Charles Fernandes; o prefeito de Caturama, Paulo Mendonça, atendendo também a um pedido do vice-prefeito Antônio Leão; o prefeito e vice-prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar e Walmique. O veículo de Caetité também contou com o apoio do deputado federal Waldenor Pereira para a sua viabilização. "O fortalecimento da saúde é uma das prioridades do nosso mandato. Sabemos das dificuldades dos municípios e, por isso, empenhei emenda do nosso mandato, com o apoio dos deputados federais, para garantir esse reforço no transporte de pacientes", afirmou a deputada.

  • Foto: Divulgação
  • 15 // Fev // 2022
  • 15h06

Tratores

No dia de investimentos, as cidades de Jacaraci e Feira da Mata receberam através de emenda parlamentar da deputada Ivana Bastos tratores com implementos agrícolas. Para Jacaraci o equipamento foi destinado à Associação dos Pequenos Produtores Rurais das Comunidades de Patos, Lagoa Funda e Lagoa Rasa. O equipamento foi entregue ao presidente da associação, Iraze Aguiar, a pedido da vice-prefeita Cleulete Fernandes e do líder político Airton. Já para Feira da Mata, o equipamento foi entregue ao prefeito da cidade, Valmir Rodrigues.

  • Foto: Divulgação
  • 15 // Fev // 2022
  • 15h06

Convênios

Após a luta da deputada e do prefeito de Novo Horizonte, Djalma dos Anjos, foi assinado convênio no valor de R$3.1 milhões para pavimentação asfáltica de diversas ruas da sede do município. A conquista recebeu o apoio do senador Otto Alencar. Como resultado do empenho parlamentar, ao lado do prefeito Beto de Preto Neto, foi assinado o convênio para a pavimentação em paralelepípedo nos bairros Populares. Para a realização dos serviços serão investidos R$ 793 mil. Para Feira da Mata, foi assinado um convênio no valor de R$ 521 mil para as obras de pavimentação em paralelepípedo na comunidade de Várzea da Cruz. Na oportunidade, o governador Rui Costa e o vice-prefeito de Botuporã, Eron Malheiros, assinaram o convênio para a destinação de R$706 mil que visa a construção da Praça no bairro Irmã Dulce. O mandato em parceria com o prefeito Edimilson Saraiva, o vice-prefeito Eron Malheiro, o deputado federal Charles Fernandes e todo o grupo político têm levado importantes investimentos para o município.

  • Foto: Divulgação
  • 15 // Fev // 2022
  • 15h06

Consórcios

A parlamentar participou ainda da entrega de maquinário agrícola e de infraestrutura para o Consórcio Chapada Forte, na ocasião representado pelo prefeito de Novo Horizonte Djalma; para o Consórcio Bacia do Paramirim, representado pelo presidente e prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira, e para o Consórcio Alto Sertão. "Tenho orgulho de ver o empenho do nosso trabalho revertido em benefício para toda a Bahia", ressaltou Ivana Bastos.

  • Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo/Arquivo
  • 15 // Fev // 2022
  • 09h32

Arnaldo Jabor morre aos 81 anos em São Paulo

O cineasta, cronista e jornalista Arnaldo Jabor, de 81 anos, morreu na madrugada desta terça (15) em São Paulo. Ele estava internado desde dezembro do ano passado no Hospital Sírio-Libanês, na região central da cidade. Jabor havia sido hospitalizado após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo a família, ele faleceu por volta da meia-noite, em decorrência de complicações do AVC.