• Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 30 // Out // 2021
  • 09h08

Livramento: Vereador 'Deca de Dionísio' realiza indicações de melhorias no Povoado de Arrecife

O vereador, José Marques da Silva “Deca de Dionísio” solicitou ao prefeito Ricardinho Ribeiro, através de indicação, para que seja realizado um estudo de viabilidade técnica para expansão da adutora do algodão com água do Rio São Francisco, que está chegando no município de Lagoa Real, até o povoado de Arrecife e região. A expansão até Arrecife, levará segurança hídrica para aproximadamente 200 famílias de agricultores familiares que residem e trabalham naquela região. Também foi solicitado através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, a limpeza da Barragem da mesma localidade. A indicação tem por finalidade, atender o clamor dos moradores que com período da estiagem, acreditam ser o momento ideal para que a limpeza seja feita. Ainda foi solicitado a construção de uma praça. “A atual administração tem investido constantemente em construção de praças no interior do município e Arrecife não pode ficar de fora deste investimento que traz tantos momentos de interação nas comunidades”. Justificou, José Marques. Na última semana iniciou a limpeza da Lagoa de Várzea D’ Água e o edil aproveitou para agradecer ao prefeito por essa benfeitoria.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 29 // Out // 2021
  • 22h41

Decreto do Estado amplia capacidade de eventos para até 2 mil pessoas

O Diário Oficial do Estado publica, neste sábado (30), uma atualização do decreto que regulamenta a realização de atividades com presença de público na Bahia. A publicação foi autorizada pelo governador Rui Costa, em diálogo com o governador em exercício, Adolfo Menezes, e permitirá eventos com até 2 mil pessoas. Até esta sexta-feira (29) estão autorizadas atividades com até 1,2 mil participantes. Todos os envolvidos, entre artistas, público, equipe técnica e colaboradores, devem comprovar ter tomado as duas doses de vacina ou dose única contra a covid-19, e apresentar o documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou o certificado obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde. Além disso, devem ser respeitados todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos municípios, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras.

Torcida nos estádios

A presença de torcedores em jogos de futebol na Bahia não vai sofrer alterações. Na última quarta-feira (27), foi autorizada pelo Governo do Estado a lotação máxima de 50% da capacidade dos estádios. Antes, esse limite era de 30%. Os torcedores devem comprovar que tomaram as duas doses da vacina contra covid-19 ou a dose única, mediante apresentação do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde.

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Out // 2021
  • 18h11

Tenha a máquina de cartão da Stone em seu negócio; em Livramento fale com Magna

A Stone é uma das líderes mundiais em pagamentos eletrônicos (crédito, débito e meios eletrônicos de pagamento), com presença em mais de 30 países e mais de 10 anos de experiência no mercado. Uma empresa que figura como uma das maiores credenciadoras do mundo. Os profissionais da Stone são referência no mercado, com ampla experiência nesse setor, apresentando sempre as melhores soluções em meios eletrônicos de pagamento aos seus clientes. Em Livramento de Nossa Senhora e Região, várias empresas já aderiram à Stone, são taxas personalizadas, atendimento imediato, troca em até 2 dias úteis e aceita PIX. Entre em contato com Magna da Stone e tire suas dúvidas. Cel/Whatsapp: (77) 98102-4008.

  • Foto: Reprodução | Fala Barreiras
  • 29 // Out // 2021
  • 18h00

Menor cidade da Bahia é a única sem registros da Covid-19 há três meses

A cidade de Catolândia, menor município em população da Bahia (cerca de 3.599 pessoas), é a única em todo o estado que já completa três meses sem novos casos da Covid-19. De acordo com o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), divulgado na sexta-feira (29), a cidade está há 93 dias sem registros a doença.  Pelo menos outras 12 cidades baianas também ficaram dois meses sem novos casos da Covid-19 — todas com população entre 10 e 20 mil pessoas.  Já as cidades maiores, como Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana, continuam registrando novos casos diariamente.  

  • Foto: Divulgação/ASCOM PML
  • 28 // Out // 2021
  • 21h25

Livramento: Prefeitura trabalha na recuperação asfáltica de vias em Iguatemi

A implantação da Adutora de Iguatemi em Livramento de Nossa Senhora, que levará água tratada para o distrito, é uma das maiores conquistas para aquela população. Nos próximos meses, quando iniciar o funcionamento da rede, os moradores, finalmente, terão água de qualidade, em suas casas. A rede hidráulica foi instalada em todas as residências da Sede do distrito, mas, durante estes serviços, as ruas foram danificadas. A prefeitura municipal iniciou a recuperação asfáltica das vias, nos próximos dias, os transtornos causados já estarão sanados.

  • Foto: Divulgação
  • 28 // Out // 2021
  • 20h36

Agricultores de Iramaia recebem equipamentos e insumos para garantir segurança alimentar e nutricional

Os agricultores e agricultoras familiares da Comunidade Novo Acre, no município de Iramaia, na Chapa da Diamantina, receberam, na terça-feira (26), do Governo do Estado, equipamentos e insumos, que irão contribuir para assegurar a segurança alimentar e nutricional. Na ação, foram investidos R$ 55 mil, por meio do projeto Bahia Produtiva. As entregas foram feitas à Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Novo Acre, e incluem caixas d´água, telas sombrite, esterco, pulverizador, regadores manuais e sementes para produção de hortaliças e outros alimentos como milho e feijão. A Associação foi selecionada no edital Emergencial de Segurança Alimentar e Nutricional, que vem investindo mais de R$ 15 milhões em ações direcionadas para a produção de hortaliças, frutas, raízes e plantas alimentícias não convencionais (PANC). Além dos recursos, os agricultores e agricultoras familiares têm o apoio fundamental das instituições prestadoras de assistência técnica e extensão rural (Ater). O secretário da Associação, Perivaldo dos Santos, destacou o entusiasmo dos agricultores na hora da entrega: "Foi extraordinário porque é uma comunidade carente. Todos ficaram felizes com os novos equipamentos, pois vão alavancar a produção aqui na comunidade e garantir a alimentação das pessoas". De acordo com Perivaldo, a expectativa é que, além do consumo, seja possível comercializar no futuro os excedentes para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Para o agricultor Jailton Santos, que produz abóbora, feijão, quiabo, aipim e algumas hortaliças, os investimentos trazem a certeza de produzir com qualidade: "Vai mudar muita coisa, pois vou ter assistência técnica para lidar com os plantios, além de servir como uma renda extra dentro de casa. Me sinto muito satisfeito, alegre e cheio de confiança. Agradeço muito esse apoio do Bahia Produtiva porque representa a alegria de dias melhores".  A chegada dos investimentos vai diversificar a produção, segundo o assistente territorial da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pablo Rocha: "É o início de um sonho sendo materializado na comunidade. Ampliando seus quintais, os agricultores poderão ter a soberania alimentar e comercializar o excedente". Os contratos de assistência técnica nesse edital foram estabelecidos entre entidade privadas e consórcios públicos com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). Nesse caso, a prestadora da assistência técnica será o Centro de Formação e Organização Comunitária (Ceforc). O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.

  • Foto: Ricardo Stuckert
  • 28 // Out // 2021
  • 20h23

Lula: 'Quem é responsável pela inflação é o governo'

O ex-presidente Lula  (PT) disse nesta quinta-feira (28) que não existe lógica para a alta observada nos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha. Segundo o petista, a solução para a situação econômica brasileira é inserir a população mais pobre no orçamento da prefeitura, Estado e União e “colocar o rico no imposto de renda”. As declarações foram feitas em entrevista à rádio Jovem Pan de Sorocaba. “Quem é responsável pela inflação é o governo. A inflação está descontrolada nos preços controlados, na gasolina, nos gás, óleo diesel, aluguel. Se o governo não controla os preços que estão subordinados a eles, ele não tem moral sequer para passar confiança”, afirmou Lula. Segundo o petista, para dinamizar a economia é necessário fornecer crédito para os empresários, microempreendedores e pequenos e grandes produtores rurais. Para o ex-presidente, o dinheiro precisa chegar nas mãos das pessoas para estimular o consumo e, consequentemente, produzir novos postos de trabalho, promovendo a circulação do capital. “Do jeito que está hoje, você tem muito desemprego, tem muita gente passando fome. Então as pessoas vão se endividando no cartão de crédito e depois não podem pagar. Essa não é uma dívida e um crédito saudável”, afirmou Lula.

  • Foto: Reprodução/Vídeo
  • 28 // Out // 2021
  • 20h17

TSE cassa deputado bolsonarista que divulgou fake news sobre urnas eletrônicas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta quinta-feira (28) pelo cassamento do mandato do deputado estadual Fernando Francischini (PSL), do Paraná, por ter propagado informações falsas sobre a urna eletrônica e o sistema de votação durante as eleições de 2018. Durante o primeiro turno das eleições de 2018, Francischini afirmou em publicação nas redes sociais, sem apresentar provas, que as urnas eletrônicas foram adulteradas para impedir a eleição do presidente Jair Bolsonaro. Essa foi a primeira vez que o tribunal tomou decisão contra um político que fez ataque às urnas eletrônicas. De acordo com o TSE, a conduta de propagar desinformação pode configurar uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político. Pela decisão, além de perder o mandato, o deputado fica inelegível por oito anos. O TSE determinou que os votos obtidos por ele na eleição sejam anulados, e uma nova totalização seja feita pelo TRE-PR.

  • Foto: Reprodução/Rede Sociais
  • 28 // Out // 2021
  • 20h13

Cachorrinhas dão abraço de despedida horas antes de serem sacrificadas

Por causa da dificuldade de encontrarem novos lares para cachorros e gatos abandonados, nos Estados Unidos, é comum a existência de abrigos para animais que utilizam a eutanásia. Mas ainda há instituições que são contra a medida, e resgata esses cachorros para encontrar tutores dispostos a salvar as vidas dos pets.  E, justamente por serem contra esse método, uma ONG chamada Angels Among Us, que faz o trabalho de conseguir uma casa para os animais e evitar que sejam mortos, mudaram a vida de Kala e Keira, duas cadelinhas que estavam prestes a serem sacrificadas por um desses abrigos. A ONG compartilhou no Facebook uma foto de Kara e Keira se abraçando, como se estivessem se despedindo. “Eu sou Kala. Esta é Keira. Estamos tão assustadas aqui dentro. As pessoas que trabalham nos abrigos veem como estamos assustadas, mas acabaram de dizer um ao outro que hoje é o nosso último dia. Temos que conseguir alguém para nos resgatar ou seremos ‘os próximos’. Keira não é um ‘boxer’ de verdade, apenas um mix de raças. Ela é tão corajosa e me diz que vai ficar tudo bem, não importa o que aconteça. Ela me diz para ser corajosa também, mas eu não sei se consigo ser. Você pode ver nossos rostos. Keira sabe o que vai acontecer. Você pode ver isso em seus olhos. Ela está se fazendo parecer corajosa com certeza, mas eu posso sentir seu coração batendo rápido enquanto estou me agarrando a ela. Se ninguém nos salvar, alguém a levará para longe de mim. Eu a verei enquanto ela desce o corredor. Ela não vai voltar e eu vou chorar. Eles virão me buscar a seguir e eu não serei tão corajosa. Nós nos reconfortamos uma à outra enquanto estivemos aqui. Ela me deu esperança quando eu não tinha nenhuma. Agora acabou. A menos que…”, dizia a legenda da foto. Após alguns minutos, o simples abraço com uma forte motivação entre os cães salvou suas vidas. Kala e Keira foram adotadas juntas.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 28 // Out // 2021
  • 20h08

'Pode acabar sendo abandonada', diz ministro sobre ideia de auxílio a caminhoneiros

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, revelou, na quarta-feira (27), que o governo federal pensa em desistir de pagar um auxílio de R$ 400 para os caminhoneiros autônomos. De acordo com ele, isso acontece devido à reação negativa da categoria acerca da iniciativa. “Pode acabar sendo abandonada”, afirmou. “Houve uma reação negativa da categoria. Entendo que essa reação negativa da categoria pode fazer com que o auxílio simplesmente não aconteça”, explicou. Após a definição de uma paralisação dos caminhoneiros marcada para o dia 1º de novembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, no último dia 21, que pretendia pagar o auxílio para 750 mil trabalhadores da categoria. A ação seria uma compensação ao aumento no preço do diesel. Carlos Alberto Litti Dahmer, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), confirmou a manutenção da greve. Ele disse que iniciativa do presidente "não é uma boa notícia porque fundamentalmente ele não ataca a causa do problema", mas sim um "efeito colateral".

  • Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
  • 28 // Out // 2021
  • 19h59

Comando Vermelho manda postos em Manaus baixarem preço de gasolina, diz site

O Comando Vermelho mandou avisar aos donos de postos de gasolina de Manaus, no Amazonas, que o preço do combustível deve abaixar. A informação foi divulgada pela coluna de Guilherme Amado no Metrópoles. A facção criminosa dá um prazo de uma semana para os preços serem reduzidos. A ameaça foi feita em mensagem divulgada na última terça-feira (26). O litro da gasolina em Manaus está custando R$ 6,59 em média e já ultrapassou R$ 7 em algumas cidades da região metropolitana. “O Comando pede para os safados dos cartéis de postos baixarem o preço da gasolina. Estamos dando o prazo de uma semana, estamos do lado dos nossos irmãos que estão sendo prejudicados. Se não [cumprirem], vamos botar o trem na rua e colocar fogo em postos de gasolina e caminhões”, diz a mensagem.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 27 // Out // 2021
  • 20h45

Governador faz apelo aos deputados baianos para votar contra a PEC dos Precatórios

O governador Rui Costa usou o Twitter, na noite desta quarta-feira (27), para reforçar a importância de garantir os recursos dos precatórios para a educação da Bahia, já assegurados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC dos Precatórios deve ser votada ainda hoje no Plenário da Câmara. Se aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência, ela deverá abrir espaço no orçamento para os R$ 400 temporários do Auxílio Brasil, que reformula o Bolsa Família em 2022. "Independente de filiações partidárias, espero que os 39 deputados federais eleitos pelos baianos votem para manter os recursos para a educação da Bahia,  já assegurados pelo STF. É o anseio, principalmente, de estudantes, professores e pais de alunos", afirmou o governador na rede social.

  • Foto: Reprodução
  • 27 // Out // 2021
  • 14h31

Adolescente é suspeito de asfixiar e atear fogo nos próprios irmãos

Um adolescente de 16 anos é suspeito de matar os dois irmãos mais novos, Vicente e Valentim Costa, de 4 e 2 anos, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, segundo a polícia. As crianças foram encontradas carbonizadas dentro de casa e o adolescente foi apreendido na noite de segunda-feira (25). De acordo com a Delegacia de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG), o adolescente é suspeito de asfixiar os irmãos, mediante esganadura e, em seguida, atear fogo nas crianças ainda vivas.Segundo a polícia, o crime foi motivado por ciúmes da mãe, além do ódio que nutria pelo padrasto, pai das vítimas. O adolescente foi apreendido por fato análogo ao crime de homicídio qualificado por motivo fútil e encaminhado ao Degase. Testemunhas contaram que a mãe das crianças havia saído de casa para ir a um comércio e deixou os mais novos com o irmão mais velho. O caso aconteceu na Rua 02, no bairro Cordeirinho. Quando voltou, ela encontrou os filhos com os corpos em chamas e tentou salvá-los, mas os meninos não resistiram. Ainda segundo testemunhas, o adolescente não estava em casa no momento em que a mãe chegou, mas foi encontrado por vizinhos na região.

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Out // 2021
  • 14h23

Idoso de 84 anos cai em cisterna e é resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Teixeira de Freitas

Equipes do 18° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) realizaram o atendimento pré-hospitalar (APH) em um idoso de 84 anos que caiu em uma cisterna. O incidente aconteceu na noite do último domingo (24), no bairro Ulisses Guimarães, em Teixeira de Freitas. Os bombeiros identificaram que a vítima estava consciente, embora estivesse com escoriações pelo corpo e um corte na cabeça. O atendimento hospitalar é importante para que o homem possa receber uma avaliação especializada. Em caso de acidentes como esse é importante que o Corpo de Bombeiros seja acionado através da Central 193. Dessa forma a vitima pode ser retirada de forma segura e assim os primeiros socorros possam ser realizados de forma adequada e precisa.