• Foto: Arquivo/Giro Ipiaú
  • 27 // Ago // 2021
  • 14h00

Homem de 53 anos é assassinado na zona rural de Ipiaú

Um homicídio foi registrado na noite de quinta-feira (26), na zona rural do município de Ipiaú. De acordo com informações apuradas pelo GIRO, o assassinato ocorreu na Fazenda São Bento, Região do Tinguí. Segundo os moradores repassaram à PM, a vítima, Evonildo Pedral Batista, de 53 anos, estava em um bar com alguns amigos e quando caminhava para casa encontrou com um homem identificado como Jazanias, apelidado de Jarbas, com quem teve um desentendimento. Ainda de acordo com as informações, Jarbas teria efetuado um disparo de arma de fogo que atingiu a região do tórax de Evonildo, que acabou falecendo no local. O criminoso teria fugido em seguida a bordo de uma motocicleta. A Polícia Militar realizou rondas em busca do suspeito, mas até a manhã dessa sexta-feira (27), ele ainda não tinha sido localizado. O óbito foi constatado pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O homicídio será investigado pela Polícia Civil. (Giro Ipiaú)

  • Foto: Sílvio Júnior
  • 27 // Ago // 2021
  • 12h00

Jequié: Motorista perde controle e caminhão tomba

No final da manhã de quinta-feira (26), um caminhão baú acabou tombando em uma das ruas do Bairro São Luís em Jequié. Segundo informações do Blog Jequié Urgente, o motorista perdeu o controle do veículo após uma “pane mecânica”, e acabou tombando o veículo, para evitar uma tragédia maior, já que o local é uma rua bastante íngreme. O motorista não ficou ferido.

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Ago // 2021
  • 11h00

Polícia apreende 27 encomendas com drogas enviadas através dos Correios

Policiais da Coordenação de Narcóticos, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), apreenderam, nesta quinta-feira (26), drogas que seriam enviadas, pelos Correios, da Bahia para outros estados. Foram interceptadas também drogas enviadas do interior para Salvador. As drogas foram apreendidas durante mais uma fase da “Operação Correios”, que contou com o apoio do Canil da Coordenação de Operações Especiais (COE) e do Setor de Segurança dos Correios. Com ajuda de cães, as buscas foram feitas com ajuda dos no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios e no setor de cargas do Aeroporto Internacional de Salvador. Foram apreendido 3 mil comprimidos de ecstasy, 1,8 quilo de cocaína, 8,15 quilos de maconha, 1,10 de haxixe, 390 gramas de skank, 220 gramas de kush e 10 gramas de crack. As drogas estavam acondicionadas em utensílios domésticos, brinquedos e outros objetos empacotados para as encomendas.

  • Foto: Sesab
  • 27 // Ago // 2021
  • 10h30

Após confirmação de novas variantes da covid-19 na Bahia, Sesab alerta para importância de manter os cuidados contra a doença

Com a confirmação de casos das variantes Delta e Beta do coronavírus na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) reforça o alerta para a importância de manter os cuidados para evitar a transmissão da covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento e higiene das mãos. A secretária da saúde interina, Tereza Paim, também ressalta que a vacinação é fundamental para evitar que o vírus se propague e faça novas mutações. Dois tripulantes de um navio com bandeira estrangeira testaram positivo para as variantes Delta e Beta. Já as duas outras amostras da variante Delta foram detectadas em pacientes dos municípios de Feira de Santana e Vereda. Como medida de contenção, a Sesab fará o rastreamento com testes nas regiões onde foram detectadas as variantes. Além disso, todos os pacientes internados nas UTIs com Covid-19 terão amostras colhidas e sequenciadas para identificação do tipo da variante.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 27 // Ago // 2021
  • 10h00

Livramento: Homem fica ferido após acidente com moto

Duas motos colidiram na tarde de quinta-feira (26/08), na Avenida Doutor Nelson Leal, nas proximidades do Posto Bandeiras. Segundo informações obtidas pelo Blog Regional, no local do acidente, um homem teve fratura exposta em uma das pernas, foi encaminhado para UPA 24H por uma equipe do SAMU 192. O trânsito ficou interrompido no até que o socorro fosse realizado.

  • Foto: Sesab
  • 26 // Ago // 2021
  • 19h05

Bahia detecta variante indiana e sul-africana da Covid-19

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou nesta quinta-feira (26), por meio de sequenciamento genético, três amostras da variante indiana da Covid-19 (Delta) e uma sul-africana (Beta) no estado. O governador Rui Costa se reuniu com técnicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e propôs o início imediato da terceira dose em todos os municípios que já alcançaram a faixa etária de 18 anos. A medida será pauta da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) prevista para esta sexta-feira (27), que é uma instância deliberativa do SUS que reúne representantes dos 417 municípios. De acordo com a secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, “281 municípios se enquadram nesta característica, sendo que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca”, afirma. A dose de reforço está estimada para um público superior a 950 mil baianos, e a ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses. Como medida de contenção, a Sesab fará ainda o rastreamento por meio de teste de antígeno e RT-PCR nas regiões onde foram detectadas as variantes. Todos os pacientes internados nas UTIs com Covid-19 terão amostras colhidas e sequenciadas para identificação do tipo da variante. “É preciso que os municípios acelerem a vacinação para impedir o avanço de novas cepas, bem como manter o distanciamento social, higienizar frequentemente as mãos e continuar usando máscara”, ressalta Tereza Paim. A secretária explica ainda que, apesar da detecção dessas variantes, a Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado. “Dois tripulantes de um navio com bandeira estrangeira testaram positivo para a variante Delta e Beta, porém, neste caso, a embarcação estava em isolamento, impossibilitando contactantes. Já as duas outras amostras foram detectadas em pacientes residentes nos municípios de Feira de Santana e Vereda”, afirma Tereza Paim. Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de mais de 150 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. Em 11 meses, o Lacen-BA já realizou 520 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19. A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

  • Foto: Sesab
  • 26 // Ago // 2021
  • 19h00

Novo lote com mais de 340 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chega à Bahia

Um novo lote com 341.140 doses de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia, na manhã desta quinta-feira (26). Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), toda a carga é composta por imunizantes da Sinovac/Coronavac. O avião que fez o transporte das vacinas pousou no aeroporto de Salvador às 9h35. A Sesab ainda destacou que um outro lote com 200.070 doses da vacina da Pfizer/BioNTech está previsto para chegar ao estado nesta quinta, às 20h45. As doses que chegam nesta quinta à Bahia serão destinadas para primeira e segunda aplicações. Após a conferência das cargas pela equipe de Imunização do Estado, as vacinas serão enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios.

  • Foto: Alexandre Santos/Metropress
  • 26 // Ago // 2021
  • 17h00

Lula diz que ACM Neto o tem como 'inimigo' e nega conversas com DEM

Virtual candidato ao Planalto em 2022, o ex-presidente Lula (PT) afirmou que, embora mantenha conversas com partidos de oposição, não tem o que tratar com ACM Neto, presidente nacional do DEM e pré-candidato ao governo da Bahia. “Não tenho o que conversar politicamente com ACM Neto", declarou durante agenda nesta quinta-feira (26) em Salvador. “Ele [ACM Neto] já definiu que o PT é inimigo dele. Ele vai trabalhar pra me derrotar. Me parece que o DEM está enfraquecido”, disse Lula, referindo-se a baixas recentes do partido, dentre as quais a conturbada saída de Rodrigo Maia (atualmente sem partido) e o desembarque de Eduardo Paes, hoje no PSD. Em seguida, o líder petista moderou o tom ao afirmar que se mantem aberto ao diálogo. “Mas o DEM, enquanto partido político, se quiser conversar com o PT, a gente vai conversar”, afirmou. "Eu conversava com o avô dele, o famoso 'Toinho Malvadeza'. Era uma relação boa. Quando fui presidente, ele tinha uma relação muito civilizada comigo", afirmou Lula, referindo-se ao ex-governador ACM (1927-2007).

  • Foto: Reprodução
  • 26 // Ago // 2021
  • 16h43

Ilhéus: Vereador tem mandato cassado após investigação de esquema de 'rachadinha'

O vereador Luca Lima (PSDB), da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, teve o mandato cassado após ser investigado por comandar um esquema de “rachadinha”. A decisão foi tomada pela Câmara Municipal em votação ocorrida na noite de quarta-feira (25). Foram 18 votos favoráveis e somente um contrário, além de uma abstenção e uma ausência (do próprio edil). Lima é acusado de assédio moral e sexual, além da prática de desvio de salário de funcionários. Eles disseram que eram obrigados a devolver tinham que devolver parte do dinheiro que recebiam ao vereador. Na recusa, alguns foram ameaçados de exoneração. Ele também é suspeito de deslocar funcionários do Legislativo para atuar em uma clínica particular de sua propriedade, que atende dependentes químicos no município. De acordo com o G1, o presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), disse que, embora não tenha sido “fácil julgar um colega”, foi respeitada a decisão do parlamento. A maioria dos vereadores decidiu acompanhar o relatório da Comissão Processante que investigou a quebra de decoro parlamentar. A votação durou cerca de cinco horas e a segurança foi reforçada no local. Segundo a Câmara, enquanto a sessão acontecia, manifestantes faziam um ato do lado de fora, exigindo a punição do edil. Ainda de acordo com a Câmara Municipal, Luca Lima se retirou antes do fim da sessão e não acompanhou a decisão dos outros colegas. Eleito com 442 votos no pleito de 2020, ele exercia mandato público pela primeira vez.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 26 // Ago // 2021
  • 15h39

Para levar água até Iguatemi, Embasa informa intervenções e interrupção do trânsito em ruas de Livramento

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, nos próximos dias, realizará escavações em ruas dos bairros Santa Cruz, Primeiro Gole, Santo Antônio/Passa-Quatro e Centro para possibilitar a instalação de tubulações da obra de implantação da Adutora de Iguatemi e ampliar a oferta de água em bairros da sede municipal. Durante o período da obra as execuções vão priorizar evitar a interdição de ruas, no entanto, quando houver a necessidade de fechamento das ruas, as equipes estarão aptas para dialogar com os moradores questões pontuais que possam ocorrer.

Rua Delta (Centro/Santa Cruz) – Previsão de início: 25 de agosto

Rua Dona Laura (Centro) – Previsão de início: 03 de setembro

Rua Marinaldo Machado (Centro) – Previsão de início: 14 de setembro 

Avenida Ayrton Senna (Centro) – Previsão de início: 05 de setembro 

Avenida Enoque Gonçalo de Aguiar (Santo Antônio/Passa Quatro) – Previsão de início: 05 de outubro

A Embasa conta com a colaboração dos moradores e motoristas que circularem pelas vias destes bairros e lembra que, apesar do transtorno temporário, a obra levará o benefício da água tratada para a população do Distrito de Iguatemi. 

  • Foto: Divulgação
  • 26 // Ago // 2021
  • 11h44

Câmara de Vereadores retoma sessões presenciais a partir do dia 17 de setembro

A Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora retomará os trabalhos legislativos de forma presencial no dia 17/09/2021. A sessão ordinária está marcada para às 15h, no plenário D. Didi Azevedo, e acontecerá de forma presencial após cerca de 06 (seis) meses com sessões sendo realizadas por videoconferência. As sessões aconteciam em formato remoto desde março, quando houve agravamento no quadro da pandemia do novo coronavírus. Com as sessões presenciais, o público poderá assistir aos encontros no plenário da Câmara, observando as regras de distanciamento social e uso de máscara. Entretanto, as sessões continuarão a ser transmitidas por vídeo no canal da Câmara de Vereadores no Youtube e pela página do Facebook.

  • Foto: Divulgação
  • 26 // Ago // 2021
  • 11h36

Livramento: Estúdio L2 recebe premiação internacional em fotografia de casamento

Na última segunda-feira (23), o estúdio L2 recebeu uma premiação internacional em fotografia de casamento pela Bride Association, uma das maiores associações de fotografia de casamento do mundo. A foto premiada foi de um ensaio Pós Wedding (ensaio realizado após o casamento) realizado em uma propriedade privada nas imediações do município. Leopoldo Marinho e Lorena Souza são os responsáveis pelo L2 Studio, localizado na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Em quatro anos atuando na cidade são detentores de diversos prêmios internacionais em fotografia de casamento e gestante.

  • Foto: Divulgação/Policia Militar
  • 26 // Ago // 2021
  • 09h56

Homem é acusado de atirar contra carro de ex-companheira em Ibitira

Na noite da última terça-feira (24), durante atividade no Distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio, a Polícia Militar foi solicitada por uma jovem de 32 anos que relatou ter sofrido tentativa de feminicídio. De imediato, os militares deslocaram até o local informado e conforme relato da jovem, o seu ex-namorado, um rapaz de 33 anos, atirou em seu veículo na tentativa de lhe ferir. A moça que se encontrava na companhia de sua mãe no momento do ocorrido disse  que não sofreu nenhum ferimento e que os disparos de arma de fogo atingiram apenas a parte externa do automóvel. Foram feitas diversas rondas pela localidade. Porém, até o presente momento o autor do crime não foi localizado. A vítima foi acompanhada até a 20ª Coorpin para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 26 // Ago // 2021
  • 09h18

Caixa paga quinta parcela do auxílio emergencial a nascidos em julho

Trabalhadores informais nascidos em julho recebem quinta-feira (26) a quinta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família. O pagamento será feito ainda a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro é depositado nas contas poupança digitais e pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente. Também hoje, recebem a quinta parcela do auxílio emergencial os participantes do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) final 7. As datas da prorrogação do benefício foram anunciadas há duas semanas. Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros estão sendo beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. Ele é pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

  • Foto: Divulgação/46ª CIPM
  • 24 // Ago // 2021
  • 00h08

Livramento: Polícia Militar intensifica abordagens para evitar aglomerações e combater a poluição sonora

Na noite de sábado (21), a Polícia Militar (46ª CIPM) deu início à operação em Dom Basílio e  Povoado de Várzea D’água , contando com as Guarnições do PETO, Dom Basílio, Rio de Contas, Iguatemi e efetivo de complementação. Chegando a um posto de combustíveis, nenhum tipo de evento ou som automotivo foi encontrado e após orientações ao proprietário do estabelecimento, o comboio seguiu pela região, nada sendo encontrado de irregular. Diante disso, o comboio seguiu em direção ao povoado de Várzea D’água, a fim de continuar cumprindo a ordem de serviço. Chegando ao local, foi presenciada certa quantidade de jovens e adolescentes aglomerados em torno dos bares. Após revista pessoal a todos, nada foi encontrado de ilícito, sendo orientado que todos dispersassem para evitar aglomerações e possível contaminação da Covid-19, sendo toda operação registrada com imagens.